Quase todas as pessoas passam por um período em que começam a manter um diário pessoal. Como fazer isso, cada um decide por si. Mas há algumas recomendações gerais que serão úteis para um iniciante.
Para que serve um diário pessoal?
O gênero do “caderno secreto” continua em demanda desde o século X (na forma de notas de viagem e autobiográficas) até os dias atuais. É claro que hoje em dia um diário pessoal parece completamente diferente, mesmo em versão eletrônica.
Mas as razões para o aparecimento do diário permanecem as mesmas:
- desejo de falar;
- compartilhe algo muito pessoal;
- entender seu mundo interior;
- para salvar no papel alguns momentos particularmente importantes e memoráveis.
Não é por acaso que as pessoas geralmente começam a manter um diário na adolescência, durante o período de formação do caráter e da visão de mundo.
Do ponto de vista psicológico, manter um diário pessoal é uma excelente maneira de manter e fortalecer o equilíbrio mental, reduzir os níveis de estresse e aliviar a tensão acumulada durante o dia.
Este é um método reconhecido de psicoterapia, cuja eficácia foi comprovada pela prática. A variedade de diários desafia qualquer descrição.
Pode ser um caderno fino, um álbum de desenho, um conjunto de folhas, um blog online – tudo depende da vontade do autor. O mesmo se aplica ao estilo de design. Poderia ser o diário de um adolescente escrito em gírias juvenis, decorado com todas as cores do arco-íris, cheio de adesivos e outras bugigangas.
Ou poderia ser um diário organizado de um adulto pedante, com páginas numeradas e um calendário. Há apenas um requisito: o dono do diário deve estar confortável.
O que eles escrevem em LD
Um diário é um retrato de seu dono. E o conteúdo do diário reflete o mundo interior da pessoa que o mantém.
O que as páginas do diário podem conter:
- Cronologia:
- descrição do dia anterior;
- eventos significativos;
- conhecer pessoas interessantes;
- pequenas coisas e detalhes memoráveis.
- Análise do dia:
- análise dos eventos ocorridos;
- pensando sobre o que aconteceu, sua avaliação, emoções pessoais;
- pensamentos interessantes que me vieram à mente durante o dia;
- realizações pessoais;
- sonhos e planos para o futuro.
- Autoeducação e autoaperfeiçoamento:
- citações interessantes;
- poemas e músicas favoritas;
- notas sobre livros e filmes que você gostou;
- impressões de visitas a espetáculos, exposições e excursões.
- Interesses, hobbies:
- receitas culinárias;
- esboços de roupas;
- padrões de tricô;
- dicas sobre limpeza doméstica, jardinagem, cultivo de vegetais;
- Criação:
- meus poemas;
- seus desenhos, esboços;
- recortes de revistas, adesivos, cartões postais, etc.
- Lembretes:
- fotografias especialmente memoráveis;
- folhetos sobre exposições, excursões;
- cartas interessantes, bilhetes românticos.
Para alunos mais jovens que estão planejando manter um diário, será interessante e útil começar com uma descrição de familiares, amigos, hobbies, jogos, livros e filmes favoritos, etc.
Diário de um caderno
Há muitas opções de como fazer um diário pessoal. Cada um escolhe o formato do diário. Um caderno fino é adequado para anotações ocasionais e raras. Para manter um diário regularmente, é melhor comprar imediatamente um caderno grosso que seja suficiente para registros por um longo período. Para que seu diário dure muito tempo, é melhor comprar um caderno de alta qualidade com papel grosso.
Pode ser melhorado:
- A capa é ainda reforçada colando-a com tecido ou papelão. Para decoração, você pode adicionar adesivos, desenhos, bordados, etc.;
- Para deixar o caderno mais resistente, costure-o;
- para maior comodidade, você pode criar marcadores;
- As gravações podem ser protegidas adicionalmente. Para fazer isso, um furo é feito nas páginas com um furador, no qual um cadeado é inserido.
Diário de um caderno
Uma opção prática é um diário feito de caderno. É melhor comprar um caderno com um grande número de folhas encadernadas com espiral.
Para adicionar originalidade a um caderno padrão, você pode:
- Você pode decorar a capa de uma forma inusitada, cobrindo-a com tecido ou papel. Uma colagem bonita e organizada não só decorará a capa, mas também lhe dará resistência. Você também pode decorar a capa com elementos decorativos;
- Para proteção adicional, você pode fazer um furo em todas as páginas do caderno e inserir um cadeado nele;
- A espiral pode ser substituída por um lindo cordão, fita ou trança. Mas você deve remover a bobina e passar o cabo de substituição com muito cuidado.
Diário do álbum
Para aqueles que vão preencher seu diário pessoal com seus esboços, o melhor é usar um álbum de desenho. Esta opção é mais indicada para amantes de apliques, scrapbooking e outras técnicas criativas. Papel grosso e de grande formato é ótimo para desenhar (papel fino de caderno ficará encharcado de tinta ou marcadores) e para trabalhar com cola.
Ao criar um diário a partir de um caderno de desenho, você pode:
- reforçar e decorar a capa colando cuidadosamente uma camada de tecido ou papel grosso por cima;
- proteger as notas com um cadeado enfiado nas folhas do álbum;
- Você também pode costurar as folhas do álbum para que elas não se desfaçam quando houver um grande número de apliques volumosos.
Pasta de diário
Não é necessário comprar um caderno ou bloco de notas pronto, mas você pode fazer uma pasta-diário original usando folhas separadas:
- Fazendo a capa:
- uma folha grossa de papel A4 (ou um pouco maior) é cortada em duas partes. Você pode reforçá-lo e decorá-lo ainda mais com tecido;
- quatro gravatas são cortadas de fita, fita ou cordão decorativo - duas de cada lado - o comprimento da gravata é de cerca de 30 cm (dependendo da espessura esperada do diário, o comprimento pode ser ajustado);
- as amarras são fixadas (com cola ou linha) nas tampas superior e inferior - duas amarras por tampa;
- os locais onde as gravatas são fixadas são decorados com botões, pedaços de couro, etc.;
- Os laços superiores são amarrados em pares com os inferiores.
- Criando páginas:
- folhas finas individuais de papel A4 são dobradas ao meio (você pode usar papel de cores diferentes);
- as folhas são colocadas em uma pasta, alinhadas ao longo da linha de dobra com a borda da capa e presas a ela com um grampeador;
- As folhas são adicionadas à medida que o diário é preenchido.
- Para conservar as folhas, você pode coloque a pasta em uma capa removível.
Diário de papel de escritório
Outra maneira de criar um diário a partir de folhas individuais é encadernar uma pilha de papel de escritório com argolas:
- As capas superior e inferior são feitas de papel grosso;
- Coloque as páginas do futuro diário em uma pilha organizada entre as capas. Eles podem ser multicoloridos, ter um formato bonito (por exemplo, com bordas estampadas ou cantos arredondados) e ter densidades diferentes para diferentes seções;
- no lado esquerdo, use um furador para fazer dois furos passantes na parte superior e inferior, atravessando toda a pilha;
- passe os anéis de conexão pelos furos.
Livro antigo - base original para LD
Uma pessoa criativa vai querer ter um diário pessoal especial. Um livro antigo e desnecessário lhe ensinará como tornar seu diário criativo. Criar um diário pessoal com base nisso dá espaço ilimitado para imaginação e criatividade. A capa é decorada de acordo com o gosto da anfitriã. Algumas páginas podem ser removidas, coladas, imagens podem ser coladas, etc.
E para fazer anotações, a fonte tipográfica terá que ser pintada por cima, ou coberta com corretivo líquido, ou colada com papel fino. Em suma, tal diário exigirá esforços adicionais para resolver problemas emergentes. O processo de preenchimento se tornará ainda mais interessante – perfeito para naturezas extraordinárias.
Diário encadernado em couro
Para diários grandes que serão usados por muito tempo, você precisará fazer uma capa durável. Uma das melhores opções é o couro.
Para fazer isso:
- Uma base grossa de papelão é coberta com uma placa de couro. O pedaço de couro deve ser maior que a base para que as margens possam ser dobradas e coladas na parte interna da capa. É utilizada uma cola durável como a "Moment";
- Na hora de colar, o couro deve ser bem alisado e pressionado bem firme na base;
- Em seguida, as margens também são firmemente coladas na parte de trás;
- Para melhores resultados, coloque a tampa sob uma prensa.
Diário na Internet
A versão mais moderna de um diário pessoal é a versão eletrônica.
Existem duas opções possíveis:
- Diário salvo no computador pessoal. Existem programas de diário especiais equipados com serviços para manter entradas de diário (DiaryOne 6, Diary, etc.). A tecnologia de computadores torna mais fácil manter um diário – datação automática de entradas, belo design usando computação gráfica, proteção por senha, facilidade de cópia. Você pode adicionar contabilidade diária, cálculo de calorias, lembretes e muito mais;
- Blogue. É possível compartilhar parte do seu diário (ou sua versão completa) com o mundo inteiro, trocar pensamentos e comentários com outras pessoas. Esse tipo de diário é chamado de blog. Para criar um blog, você precisa se registrar em um site especial. A Internet oferece recursos (tyca.ru/dnevnik, diary.anek.ws, inmybook.ru) com muitos serviços criados para manter diários online. Publicar um blog na Internet lhe dá a oportunidade de acessar suas postagens a qualquer momento.
Fazendo a capa
O diário começa com uma capa, que deve ser atraente e criar um clima positivo.
O que você pode aconselhar sobre o design:
- A capa deve ser durável.para garantir a segurança do diário. Ele pode ser reforçado envolvendo-o ou colando-o com tecido ou papel grosso. Você pode até fazer uma capa removível adicional;
- Ao projetar a capa do seu diário pessoal, você pode usar todas as suas habilidades de artesanato e fantasias criativas. Como fazer:
- colagem de fotos: fotos favoritas associadas a memórias agradáveis irão imediatamente levantar seu ânimo;
- uma imagem positiva ou uma colagem de várias ilustrações;
- ditados favoritos, citações, um trecho de um poema favorito (impressos em fonte clara, decorados com uma linda moldura, eles criarão uma atmosfera de inspiração criativa);
- adesivos brilhantes, que são convenientes porque têm uma capa lisa e podem ser facilmente substituídos por novos;
- decoração com artesanato: renda habilmente tricotada, scrapbooking ou quilling, apliques engraçados de papel ou tecido, bordados, miçangas (essa capa será uma lembrança agradável de seus talentos existentes);
- O design da capa com flores e folhas secas parece incomum e elegante: as plantas secas são dispostas em uma composição e fixadas por envernizamento, laminação, etc.;
- Mesmo que você não tenha nenhuma habilidade com artesanato, você pode criar uma capa exclusiva e elegante usando materiais descartados: botões, strass, papel de embrulho, fitas, tranças, flores artificiais, etc.
Origami para a capa
A técnica do origami é insubstituível na decoração de um diário – tanto a capa quanto as páginas internas. Figuras intrincadamente dobradas se tornarão um verdadeiro destaque do diário, você só precisa escolher as opções certas. Figuras grandes e tridimensionais não são adequadas, mas o origami oferece muitos artesanatos “planos” diferentes de altura mínima: molduras, silhuetas, laços, envelopes intrincados.
Não é difícil aprender a dobrar figuras de origami, especialmente porque o diário não exige composições supercomplexas - um simples leque inserido entre duas páginas fica muito impressionante.
Design da primeira página
A primeira página merece atenção especial. Para o design estético, você pode usar as mesmas técnicas e regras da capa. Mas seu conteúdo informativo precisa ser pensado.
Na primeira página você pode colocar:
- Informações sobre o autor do diário. A página pode ser feita como um questionário baseado no princípio “pergunta-resposta”, colocando informações padrão: idade, hobbies, etc.;
- Você pode postar informações incomuns. Por exemplo, liste seus traços de caráter — aqueles que você gosta e aqueles que você gostaria de mudar. E depois de algum tempo, avalie as mudanças;
- É possível listar os 10 eventos autobiográficos mais importantes para o dono do diário. E então adicione a esta lista;
- A ideia de uma página de humor é interessante. No calendário improvisado, cada dia vivido recebe uma classificação. Você pode desenhar um rosto sorridente correspondente ou pensar em um esquema de cores para dias bons e ruins. Será muito interessante analisar o último mês ou ano;
- A primeira página pode ser ocupada por uma foto bem-sucedida ou engraçada do proprietário, que levantará o astral toda vez que o diário for aberto;
- O diário pode ser aberto com um trabalho original – um desenho, aplique, scrapbooking, etc.
Calendário no diário
O diário implica a indicação de dados de calendário para cada entrada. Você pode simplesmente indicar a data no início da entrada ou destacá-la usando tinta colorida, uma fonte especial, etc.
Se o diário tiver as funções de um planejador diário (lista de tarefas diárias, lembretes, análises diárias, etc.), é conveniente alocar imediatamente um certo número de páginas para o planejador diário, criando um “calendário aninhado”. Por exemplo, reserve uma página separada para cada dia.
Então você pode indicar a data, o mês e o dia da semana em cada página com antecedência.
Para maior comodidade, as páginas podem ser decoradas com marcadores adesivos que se projetam além da folha e indicam a data. Outra opção: recorte as páginas em "etapas" e escreva a data nelas.
Design de interiores de páginas
Como projetar as páginas internas para torná-las interessantes fica a critério do autor do diário pessoal. É importante que elas evoquem emoções positivas e o desejo de preenchê-las.
Algumas dicas:
- Design temático. Ao descrever algum evento significativo, você pode decorar a página adequadamente. Por exemplo, ao descrever férias na praia, um fundo azul, uma foto de praia, uma moldura de conchas pintadas ou um adesivo com peixes seriam apropriados. Você pode até anexar uma pequena concha que você trouxe de sua viagem. Uma olhada em tal página, mesmo sem ler o conteúdo, trará de volta memórias;
- Para destacar pensamentos, citações e notas particularmente importantes, você pode usar molduras. Eles podem ser desenhados, feitos com a técnica de origami ou recortados com fita decorativa. Você pode escrever coisas importantes em um fundo colorido, por exemplo, em um pedaço de papel colorido especialmente colado. Você pode até desenvolver um sistema completo de designações de cores: azul para pensamentos sérios, vermelho para eventos felizes, etc.;
- É conveniente usar marcadores para encontrar coisas importantes no seu diário.. Eles podem ser muito incomuns - tricotados, tecidos, feitos de clipes de papel coloridos, etc. Eles também podem ser temáticos - uma descrição de férias à beira-mar pode ser facilmente encontrada usando um marcador de golfinhos;
- Recortes de revistas vão decorar seu diário, que atraíam a atenção pelo seu conteúdo ou pela beleza da imagem;
- Os enfeites vão agradar aos olhos, padrões, bordas de páginas lindamente cortadas;
- Você pode criar páginas especiais. Por exemplo, uma folha de mau humor: cole imagens engraçadas e brilhantes nela e até mesmo faça cupons destacáveis com inscrições encorajadoras. Esta página certamente levantará seu ânimo.
Envelopes, bolsos secretos, truques em LD
Os diários são frequentemente usados para armazenar recordações: ingressos para eventos, folhetos, bilhetes, pequenas lembranças, cartas. Para isso, é conveniente utilizar bolsos e envelopes especiais. Bolsos para guardar pequenas lembranças ou informações secretas podem ser feitos com páginas de diário dobradas ou coladas de uma maneira especial. Você também pode usar fita adesiva para essa finalidade.
Os bolsos podem ser feitos separadamente e depois colados no diário. Eles são feitos de papel, tecido, papel alumínio, plástico e depois decorados com imagens, adesivos, padrões, strass, etc. Até mesmo um bolso simples feito de uma folha de papel bonito dobrada ao meio e presa nas bordas com fita decorativa ficará lindo.
Você pode comprar envelopes prontos ou fazê-los você mesmo – por exemplo, usando a técnica de origami.
Se o envelope contiver itens relativamente grandes (por exemplo, várias fotografias), é melhor prendê-lo a uma capa grossa. Mas um bolso para uma nota especial ou uma flor seca memorável pode ser colado na página. É muito prático e esteticamente agradável usar fita decorativa para fixar bolsos pequenos.
Decoração de texto, padrões, bordas em células
Canetas e marcadores multicoloridos são usados para decorar o texto. Um arranjo incomum de entradas também é adequado para esse propósito - por exemplo, em várias colunas ou em blocos em diferentes lugares da página. Você pode diversificar as páginas com lindos padrões ao longo das bordas da folha, diversas molduras, tanto desenhadas quanto coladas. Para criar essa borda é muito conveniente usar modelos.
Com a ajuda deles, até mesmo aqueles que não sabem desenhar conseguem criar uma página de diário muito bonita. Outra ótima oportunidade para quem não tem muita habilidade em desenho é desenhar por células. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um desenho que goste e transferi-lo para seu diário, célula por célula. É fácil encontrar coleções inteiras de desenhos semelhantes na Internet.
Fotos para LD
Você pode decorar seu diário usando desenhos prontos. Podem ser fotos de revistas – por exemplo, fotos do seu cantor ou artista favorito. Conjuntos inteiros de adesivos temáticos estão à venda (gatos, princesas, etc.) que ficam lindos no texto.
Você pode encontrar uma imagem que goste na Internet e imprimi-la em uma impressora colorida. Lindos papéis de embrulho para doces, cartões comemorativos, selos, etc. também funcionam.
Inscrições e recortes de revistas no diário
Em revistas de luxo você pode encontrar não apenas imagens, mas também citações interessantes, ditados e belas manchetes. Eles também podem ser usados para decorar seu diário. Se você emoldurar ou destacar esses recortes de alguma outra forma, eles imediatamente atrairão atenção.
Última página
A última página do seu diário pessoal, assim como a primeira, também pode ser especial. Talvez contenha pensamentos que impressionaram particularmente o dono do diário. Ou planos para o futuro. Ou você pode simplesmente desenhar uma porta que leva ao “lugar maravilhoso e distante”.
Envelope para LD
Você também pode proteger seu diário, tanto do desgaste quanto da atenção desnecessária. Para isso, é feita uma capa-envelope adicional para guardar um diário pessoal. Para criar um envelope simples, pegue um pedaço de papel e dobre-o em três partes, de modo que a parte maior caiba no diário e a parte menor restante seja a aba do envelope. As dobras laterais são fixadas com cola ou fita.
Papel bonito e fita decorativa deixarão esse envelope elegante, mesmo sem decorações adicionais.
Você pode fazer uma capa de tecido usando o mesmo princípio. A válvula pode ser facilmente fixada com um botão ou velcro.
Dicas sobre como iniciar e administrar um LD
Um diário é um assunto muito pessoal. E cada um decide por si como conduzi-lo.
Mas existem algumas recomendações gerais:
- É apropriado na primeira página coloque informações sobre o autor do diário ou sua fotografia. Você também pode começar o diário com uma citação que seja especialmente importante para o proprietário;
- Pode criar páginas temáticas especiais. Por exemplo, aqueles dedicados a hobbies. Ou para descrever livros lidos, escrever poemas, planos para o futuro;
- Pode reserve algumas páginas para amigos, uma página por amigo, que eles preencherão com histórias sobre si mesmos e desejos para o dono do diário;
- Não abandone seu diário por muito tempo. É interessante e útil quando registra, se não todos os dias, pelo menos eventos significativos;
- As inscrições devem ser datadas.. Então será mais fácil restaurar a imagem ao reler;
- Você tem que ser honesto com seu diário. Você não deve embelezar seus pensamentos e ações ao descrevê-los, caso contrário o diário perde o significado;
- É útil reler as entradas periodicamente.. Isso lhe dará a oportunidade não apenas de lembrar, mas também de repensar o passado.
É muito útil reler seu diário pessoal periodicamente.
Um diário pessoal pode se tornar um verdadeiro amigo, ajudando você a entender como construir sua vida, como torná-la harmoniosa e gratificante. Esta é uma oportunidade única de lembrar do seu passado e apreciá-lo como adulto.
Vídeo: Como fazer um diário pessoal
Como fazer um diário pessoal a partir de um caderno, assista ao vídeo:
Como criar um diário pessoal, assista ao vídeo:
Obrigado. Agora terei um diário muito lindo e organizado! O que fazer quando acaba?
Comprar novo
uu ...
Você não entende nada! Se você não gosta, não interfira!
Obrigado! Estou começando a manter um diário pessoal e não sabia nada sobre como fazê-lo. Agora eu sei!!!???
🙂 🙂 🙂 legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Tentei várias vezes apenas cobrir com papel e desenhar, mas agora vou tentar fazer uma capa dura.
? 🙂 🙂 ótimo
Concordo em comprar um caderno grosso na Fix Price e escrever nele
Você não precisa comprar nada, basta pegar um caderno, uma apostila, etc., decorar e pronto?
Fácil de dizer. Eu decoro com adesivos e recortes de revista, mas mesmo assim não fica muito bom. E então estou procurando algumas boas ideias.
?
Muito legal!!!
🙂 tantas ideias legais, fazia tempo que eu procurava um site assim
Artigo muito útil, há muitas ideias legais aqui. Eu leio sem parar?! Obrigado?
Obrigado!