Técnica de macramê surgiu no século IX a.C. É uma tecelagem de padrões usando nós. Feitos em muitas fileiras, eles formam um lindo produto destinado à decoração ou uso prático. Existem padrões simples para iniciantes que ajudarão você a dominar a arte de fazer coisas com suas próprias mãos.
O que é arte em macramê
Macramê é uma técnica de nós. Esta é uma arte aplicada que originalmente era de natureza puramente prática. No início de sua aparição, a tecelagem de nós permitiu a confecção de equipamentos, roupas e outras coisas úteis.
Com o tempo, a tecelagem evolui de uma rotina para uma arte. As artesãs conseguem criar obras-primas com investimento mínimo de tempo. A técnica também traz benefícios ao corpo. Ajuda na concentração e desenvolve a coordenação motora fina.
Quais fios são adequados para tecer
Existem muitas opções de fios para macramê. Cada um tem suas próprias características. A escolha geralmente é feita com base no item que se planeja fazer. Você pode ver os tipos populares na tabela abaixo.
Tipo de rosca | Características da seleção | Para que elas são adequadas? |
Cordão de algodão encerado | ![]() Não há dificuldades na escolha, já que o algodão é um material barato e não é economicamente viável falsificar produtos feitos com ele. Qualquer produto no mercado serve. | Usado para tecer joias: brincos, pulseiras, colares.
Importante: a ponta do cordão natural não deve ser fixada com calor, ela deve ser amarrada para dentro. |
Tópicos "Mouline" | ![]()
O fio deve ser macio e agradável ao toque. Quanto menos fiapos houver na parte externa, melhor será a qualidade do material, mas geralmente mais caro ele será. | Uso limitado - adequado apenas para fazer enfeites (pulseiras que eram populares entre os jovens nos anos 80). |
Fios de seda | ![]()
Um material caro que deve ser natural. Estude as informações na embalagem; se houver aditivos sintéticos, é melhor não comprá-lo. | Bolsas e clutches femininas são feitas desse material.
Considerando a naturalidade, as pontas são amarradas com nós fortes ou tratadas com cola. Atear fogo não produzirá resultados. |
Para iniciantes | Elas surgiram recentemente no mercado e são especializadas no ensino de técnicas de macramê.
A escolha não é difícil, não há falsificações. Eles são feitos em uma base sintética. | Adequado para criar qualquer produto, desde um pingente até uma bolsa. |
Fio encerado | ![]()
Feito de nylon (composição 100%). Portanto, se na embalagem ou no rótulo estiver indicada uma porcentagem diferente na hora de escolher, é melhor não comprar. | Eles são usados para decorar produtos acabados e criar joias, inclusive pequenas, como pequenos pingentes ou brincos. |
corda de juta | ![]()
Na hora de escolher, você precisa apertar o cordão entre os dedos e passá-lo um pouco ao longo do comprimento da corda. Se a pilha cair, o produto é de má qualidade. | Ideal para criar tapetes, vasos e painéis. Graças à sua estrutura felpuda, ele é macio, mas ao mesmo tempo proporciona a resistência necessária. |
Materiais e ferramentas
Para trabalhar você precisará das seguintes ferramentas:
- travesseiro duro para tecelagem horizontal.
Dica: Se você não tiver um travesseiro à mão, um pedaço de espuma serve. Para muitos, é ainda mais prático trabalhar com ele.
- pinos para fixação;
- agulhas de crochê (tamanhos grandes);
- tesoura;
- fita métrica (você pode usar uma régua, mas não é conveniente medir com ela);
- grampos - grampos têxteis especiais para fixação de fios verticalmente;
- cola;
- pesos pendurados para alinhamento de linhas;
- decorações – botões, strass, miçangas (dependendo da ideia da costureira).
Começando. Fixação de roscas
O macramê para iniciantes (padrões de tecelagem não são tudo o que você precisa dominar) deve ser dominado desde a preparação para o trabalho.
Os fios são vendidos em novelos. Para funcionar, elas são cortadas nos comprimentos necessários. Depois disso, eles são fixados nas ferramentas de trabalho (horizontais ou verticais).Conselho: é melhor aprender com cordas grandes. Eles são mais fáceis de trabalhar e os nós são mais claramente visíveis.
Existem várias maneiras simples de anexar threads:
- eles são dobrados ao meio e fixados com alfinetes (se o método horizontal for escolhido para o trabalho);
- elas são fixadas com fita adesiva (se não precisarem ser dobradas ao meio);
- eles são amarrados em um laço simples (se o método vertical for escolhido para o trabalho);
- Eles são amarrados em um laço forte e complexo quando se planeja prender pesos nas pontas.
Também é melhor tratar imediatamente as pontas dos fios com fogo para que eles não se desfaçam durante o trabalho. Se o material for natural, você não precisa fazer nada com ele. No final do trabalho, um nó forte é dado na ponta.
Nós básicos de macramê
Existem muitos nós de macramê. Como essa técnica existe há milhares de anos, ela adquiriu características próprias em cada país.
A tecelagem pode ser dividida em várias subcategorias:
- trabalhadores. Esses são os nós mais simples usados na criação de tecidos, joias ou produtos;
- Chinês. As costureiras sempre colocam essa tecelagem em uma categoria separada, pois ela se distingue por sua complexidade particular e padrões únicos;
- decorativo. Esses nós são feitos em uma única cópia. Eles servem como decoração. Por exemplo, fechar um botão de uma bolsa;
- auxiliar. Essas tramas são projetadas para prender os fios com segurança depois que o item é finalizado.
Nó Hércules Simples
O macramê para iniciantes, cujos padrões de tecelagem devem ser estudados começando pelo nó de Hércules, baseia-se no desenvolvimento de habilidades. Quanto melhor forem desenvolvidas as habilidades motoras finas, menos problemas surgirão no aprendizado de formas mais complexas de tecelagem.

Para fazer um nó Hércules simples, você precisa prender 2 cordas em uma superfície horizontal. Ferramentas especiais para fixação são vendidas nas lojas. Depois, basta dar um nó regular. Depois, o procedimento é repetido até que o produto atinja o comprimento desejado.
A tecnologia normalmente não é usada para fazer coisas complexas. Mas é ideal para iniciantes que querem aprimorar suas habilidades. Essa técnica é usada para fazer pulseiras simples e bijuterias.
Nós planos direito e esquerdo
Os nós planos têm um padrão de trama completamente idêntico. Eles são chamados de maneiras diferentes porque você pode começar a amarrar com cordas diferentes.

Instruções para tecer um nó plano para destros:
- 4 cabos estão presos, os 2 do centro serão axiais, e os da extrema esquerda e direita estarão funcionando.
- A linha externa direita é colocada em cima da base, enquanto a esquerda fica embaixo.
- O fio da extrema direita passa por cima do fio da esquerda, e o fio da esquerda passa por baixo do fio da direita.
- O nó está apertando.
- O procedimento é repetido até que o produto atinja o comprimento desejado.
Para tecer um nó plano para a esquerda, você precisa seguir as mesmas instruções, mas o fio mais à esquerda passará por cima da base.
Nó quadrado plano
Para dominar rapidamente o nó quadrado, você precisa aprender a tecer nós planos. Os esquemas do lado esquerdo e direito são compatíveis entre si.

Ao contrário dos nós planos simples, aqui trabalharão 2 fios (esquerdo e direito, e não apenas 1, como na versão anterior). A técnica de tecelagem é preservada, exceto pela alternância e uso paralelo dos fios.
Corrente de nós quadrados
Instruções para tecer correntes:
- Dois fios são presos à base, cada um deles dobrado (a saída deve ser de 4 fios para o trabalho).

- Os nós esquerdo e direito são tecidos alternadamente.
- As ações são repetidas até que o produto atinja o comprimento desejado.
Nó rep
Este nó é universal e é adequado para tecelagem densa e vazada. Tudo depende de quão apertados os laços são. Uma série de nós é chamada de "ponte". Você pode usar linha de trabalho esquerda e direita. O nó rep deve ser tecido em uma superfície horizontal para que a gravidade não atue sobre os fios. Caso contrário, não será possível montar a raça.

Instruções:
- 4 fios estão presos.
- O segmento mais à esquerda é movido para uma posição horizontal em relação aos outros. A dobra é presa com um alfinete. Esta linha horizontal será a base.
- O segundo fio da esquerda é jogado para a esquerda e depois para cima.
- O mesmo fio é jogado sobre a base à esquerda e depois para baixo.
- O mesmo fio é jogado sobre a base à direita, formando um laço. A ponta do fio é enfiada nele e o nó é apertado.
- O processo é repetido com os threads restantes no pacote. Os fios sempre se alternam.
Você pode fazer um nó rep estendido se quiser obter um tecido forte. Para isso, após a formação do laço, o fio é primeiro girado em torno da base e só então entra nela. Para fazer uma trança vertical, você precisa colocar os fios de trabalho na horizontal e os fios de base na vertical.
Nó de frivolité
Como muitos outros, o "Frivolite" vem nos modelos esquerdo e direito (para a mão que trabalha). Para fazer isso, dobre o fio ao meio de modo que uma ponta fique 8 carreiras mais longa que a outra. O cordão curto é chamado de cordão de nó, o longo é chamado de cordão de trabalho.

Próximos passos:
- O fio de dar nós é puxado de modo que os nós dados com o segundo cordão não o dobrem.
- O fio de trabalho forma um nó de laçada.
- O fio de trabalho passa por baixo do fio do nó.
- O nó de laçada é feito novamente.
- O processo é repetido até que o produto atinja o comprimento desejado.
Independentemente dos lados de trabalho e de nó escolhidos, o padrão é o mesmo. Somente ele estará localizado no lado esquerdo ou direito (espelhado).
nós chineses
Nem todos os nós chineses usados no macramê foram inventados pelas costureiras do país correspondente. Eles receberam esse nome por causa das técnicas complexas. Mas os primeiros tecidos complexos baseados em tecelagem com nós surgiram na China.

Existem muitas variedades de nós chineses:
- floral. É feito de 1 fio, que forma 4 laçadas de canto. A ponta do fio passa por eles um por um e então é apertada até a resistência necessária. Segundo as crenças, esse nó traz boa sorte, por isso você deve sempre carregá-lo com você;

- o nó do amor verdadeiro. É feito de 1 fio, que forma 3 pétalas (superior e laterais). As pontas do fio simbolizam o caule e estão localizadas na parte inferior;

- cruciforme. É feito de 2 fios, necessariamente de cores diferentes. Ela é apertada em forma de cruz, daí seu nome;

- "flor". Este nó é feito usando a técnica do “amor verdadeiro”, só que aqui você precisará de 5 pétalas em vez de 3;

- "botão". É feito com 1 fio, que forma 1 pétala, e na base é feito um nó duplo em forma de cruz.
Existem muitos outros nós chineses, cada um com suas próprias características. Você não deve tentar reproduzir nós chineses a menos que já tenha aprendido e aperfeiçoado outras técnicas. É difícil dar um nó desses, sem mencionar a trama estruturada de vários produtos.
Padrões de tecelagem de macramê
O macramê para iniciantes (os padrões de tecelagem para os primeiros trabalhos são os mais simples) é mais frequentemente aprendido para criar coisas ou joias. Nós complexos são principalmente decorativos e raramente usados para criar telas longas.

Os esquemas mais comuns são:
- "aranha". Aqui, nós quadrados são usados em 8 ou mais fios originais;

- "losango com lapela". O padrão permite criar lindos tecidos vazados que são bastante fortes, mas não preenchidos;

- "diamante com nós rep". Um esquema universal que permite criar telas preenchidas e também com vazios. Tudo depende do grau de aperto;

- "tabuleiro de xadrez". Um dos esquemas mais simples. Ele usa nós de gravata dispostos em um padrão xadrez. Apertando fortemente, é possível criar uma tela preenchida;

- "anexo". Um sistema que é executado sobre o produto principal. É decorativo.
Master classes e padrões de macramê, instruções passo a passo para iniciantes
O macramê para iniciantes, cujos padrões de tecelagem são baseados em padrões simples, oferece amplas possibilidades no design do produto final.
Até mesmo iniciantes sem experiência podem fazer belas joias ou coisas úteis para uso doméstico e pessoal.
Vaso de flores
Para criar um vaso de flores você precisará de:
- vaso redondo (ou outro formato);
- fios de nylon;
- tesoura;
- uísque;
- urdidura.
Instruções:
- Pegue 8 fios, cada um dobrado ao meio. Elas são fixadas com fita adesiva.
- Um fio adicional é pego, o qual é enrolado ao redor dos 8 anteriores. Um laço de fixação seguro é amarrado (não é necessário fazer um nó decorativo, pois ele não ficará visível).
- O pacote é dividido em 4 partes, cada uma contendo 4 threads.
- Nós planos à esquerda são tricotados em cada grupo.
- A corrente continua até atingir o tamanho desejado.
- É feito um pequeno recuo (aproximadamente 10 cm), após o qual nós esquerdos são tricotados novamente.
- O processo com entalhes é repetido (necessário para criar leveza e maciez).
- Cada pacote é dividido em 2 partes com 2 fios em cada.
- São feitos nós duplos planos.
- Um nó torcido é dado.
- Um nó quadrado plano é amarrado na base.
- Se os fios forem sintéticos, as pontas são tratadas com fogo. Se forem naturais, são feitos nós nas pontas para prendê-los.
Tapete
Para um tapete medindo 1x1 m, você precisará de cerca de 500 m de cordão de poliéster, com 5 mm de espessura.
Instruções:
- O número de fios é considerado para determinar a largura do tapete, mas é múltiplo de 4. Eles são dobrados ao meio ao longo de uma linha reta. Os meios são presos em uma linha com pinos ou fita.
- Fixe as pontas com fogo para evitar que desfiem.
- Nós duplos planos são tecidos ao longo da borda esquerda. O trabalho é realizado a cada 4 cordas.
- Os nós são apertados um de cada vez a cada 4 fios.
- A próxima carreira começa separando os 2 fios externos. Em seguida, mais 2 fios da próxima carreira são adicionados aos 2 fios restantes. Esse tipo de tecelagem é chamado de "tabuleiro de xadrez".
- Se você apertar bem os nós, a trama ficará mais forte. Se for fraco, então mais delicado.
- A próxima linha é feita novamente em um padrão xadrez.
- O processo continua até que o tapete atinja o comprimento desejado.
Painel de parede
Para trabalhar, você precisará de 60-70 m de varal (outros fios grandes são possíveis) e várias contas para decoração. É melhor escolher contas de madeira, pois os materiais naturais parecem mais harmoniosos.
Instruções:
- Um pedaço redondo de madeira processada é preso a cabides ou a um gancho. Este será um suporte para o painel.
- A corda é cortada em 16 partes iguais.
- Os fios são inseridos ao meio e presos com laços fortes no suporte. Elas são distribuídas uniformemente por todo o comprimento e não devem ficar muito próximas umas das outras.
- A primeira fileira de fixação é executada.
- A próxima carreira é feita com nós rep.
- De tempos em tempos, outros nós são adicionados à trama, de forma sistemática ou aleatória, para adicionar variedade ao padrão do painel.
- De tempos em tempos, contas são inseridas na trama para decoração.
- Quando a peça atinge o comprimento desejado, é feita uma fileira de nós duplos planos para prendê-la.
A ausência de um sistema resulta em um painel exclusivo que se adapta a qualquer estilo.
Cinto
Para fazer um cinto você precisará de um cordão grosso e uma fivela.
Instruções:
- Três cordas dobradas ao meio são amarradas na placa. Para fixação são utilizados laços simples.
- Qualquer nó pode ser usado durante o processo de tecelagem, mas o formato escolhido deve ser mantido até a última carreira.
- Quando o produto atinge o comprimento necessário, a fileira é presa com nós planos duplos (eles são os mais fortes).
A cor dos fios é selecionada de acordo com o conjunto final de roupas com o qual o cinto será usado.
Pulseira
Os padrões de macramê para iniciantes permitem que você crie joias coloridas e exclusivas para uso pessoal. Nós simples formam padrões atraentes. Portanto, você pode fazer uma pulseira com suas próprias mãos, mesmo que não tenha habilidade.
Para trabalhar você precisará de:
- pino para fixação;
- travesseiro (base para trabalho);
- fios;
- cola;
- tesoura.
Instruções:
- Pegue 2 fios de cores diferentes, dobre-os ao meio e amarre-os formando um laço na base.
- O laço irá segurar os fios e servir como fecho ao mesmo tempo, então você precisa selecionar um botão ou conta que corresponda ao seu diâmetro para prender a pulseira na sua mão.
- A tecelagem é feita com nó duplo plano (ou nós quadrados).
- Quando a peça atinge o comprimento desejado, as pontas são amarradas e queimadas. Um botão é costurado em cima delas.
Durante a tecelagem, a pulseira pode ser decorada com pequenas contas ou strass.
Pingente
Para trabalhar você precisará de:
- 5 fios de cores diferentes (é melhor escolher fios contrastantes em vez de coloridos);
- corrente com fecho;
- fita métrica;
- tesoura;
- alicate.
Instruções:
- Usando um alicate, corte a corrente no comprimento necessário e dobre-a ao meio.
- Quase na base da corrente, os fios são dispostos em linhas horizontais e uniformes, em ordem aleatória.
- A corrente é enrolada em volta dos fios, prendendo-os com um laço simples.
- As bordas dos fios e a corrente são fixadas com fita adesiva (que é removida depois).
- A tecelagem começa. Você pode escolher qualquer nó decorativo, editar sua quantidade e densidade de adesão entre si.
- Quando o molde estiver pronto, os fios não serão cortados completamente. Faltam alguns cm para criar uma moldura para o pingente. As pontas são tratadas com fogo.
Corrente
Na maioria das vezes, uma corrente torcida é feita usando a técnica de macramê. É usado não apenas como decoração, mas também como alças de bolsas, cadarços e decorações trançadas.
Instruções:
- 2 fios dobrados ao meio, presos à base.
- A partir dos 4 cordões resultantes, são tecidos nós simples planos. Importante: outros nós não funcionarão porque não torcem a corrente.
- À medida que você tece, a corrente irá torcer. Por isso, é preciso virá-lo de vez em quando. Dependendo da tensão, você precisará girar a corrente a cada 4-7 carreiras.
- Quando a corrente atinge o comprimento desejado, as pontas são presas com um nó decorativo. Ele é puxado firmemente para que o produto não se desfie.
- A corrente também pode ser decorada com uma fita colorida.
Chaveiro
O chaveiro mais simples é feito da mesma forma que uma corrente ou um pingente. Mas os fios aqui serão presos a um anel, onde as chaves serão penduradas após a conclusão do trabalho.
Você também pode fazer um chaveiro no formato de algum animal, de uma pessoa ou simplesmente dar um nó chinês complexo.
Bolsa
Bolsas feitas com a técnica do fio dental são itens elegantes e únicos.
Para trabalhar você precisará de:
- fios;
- alças (você não precisa comprá-las, você mesmo pode fazê-las, como uma corrente);
- alfinetes e uma almofada para fixação;
- tesoura;
- fecho para prender (um zíper serve, mas botões ou ímãs servem);
- contas ou outros elementos decorativos.
Instruções:
- Pegue 18 fios de 4 m cada. 17 deles são dobrados ao meio e presos à base – 18 fios.
- Fileiras de nós quadrados são tecidas a cada 4 fios.
- As carreiras continuam até o tecido atingir 60 cm de comprimento, a borda é processada com um nó rep.
- A tela está dobrada ao meio.
- Nas laterais são aplicados mais 2 fios, dobrados ao meio. Eles são tecidos com nós quadrados planos, mas de até 30 cm para preencher o espaço lateral.
- Zíperes ou outros fechos são costurados com linhas comuns. É melhor fazer costuras escondidas.
- As alças da bolsa são costuradas.
- A parte frontal do produto é decorada com miçangas, botões ou outros elementos decorativos.
Bolsa de corda
O saco de barbante mais simples é feito da mesma forma que um vaso de flores. Mas neste caso, você precisa usar 4 vezes mais fios e também não fazer recortes para dar leveza.
A alça é tecida como uma corrente comum e posteriormente presa à peça principal usando um ou mais nós decorativos.
Animalística
Você pode facilmente fazer uma coruja usando a técnica do fio dental.
Para trabalhar você precisará de:
- 8 fios de 60 cm cada (3 cores);
- 2 contas grandes (olhos de coruja);
- Alguns fios simples para a base.

Instruções:
- Os fios são dobrados ao meio e presos à base com laços simples.
- Pegue 4 fios restantes e faça uma corrente com eles usando o nó “Frivolite”.
- A ação é repetida com os 4 fios direitos.
- Dos fios restantes, 2 de cada lado são retirados para o lado, e no centro é novamente tecida uma corrente usando nós “Frivolite”, mas não tão longa quanto os laterais.
- As contas são enfiadas nos 2 fios restantes nos lados direito e esquerdo.
- 2 fios livres de cada lado são tecidos na parte central da mesma forma que são tecidos enfeites ou pulseiras.
- Em seguida, adicione 1 fio de cada uma das carreiras externas e teca-os na parte central.
- Depois, adicione mais 1 fio de cada vez, e assim por diante até usar todos os 4.
- A linha completa é tecida com nós planos simples de dois lados; este será o corpo da coruja.
- Para criar as patas, selecione 2 fios de cada lado. 4-7 carreiras são feitas com nós de canto simples.
- As patas são entrelaçadas e depois a parte inferior é processada com nós simples de colza.
- Não é necessário cortar os fios restantes, eles desfiarão e servirão como decoração adicional. Mas eles podem ser alinhados.
É fácil fazer uma cobra com animais. É tecido da mesma forma que uma corrente, mas adicionalmente é decorado com 2 contas – olhos. O rosto pode ser dividido para criar uma boca com uma língua de cobra característica.
Existem técnicas simples para fazer peixes usando a técnica de macramê. Para facilitar o trabalho, é melhor usar uma tampa de caneta ou outro formato similar que será trançado em nós.
Instruções:
- 8 fios (se grossos, então 4) são dobrados ao meio e presos em um ponto.
- A tecelagem é feita usando quaisquer nós que consistam em 2 fios.
- Após 2 carreiras, você precisa enfiar o formato no anel resultante para poder continuar as próximas carreiras ao longo dele.
- Quando o molde é fechado ou o corpo atinge o comprimento necessário, ele é puxado para fora.
- Em seguida, ocorre o estreitamento da trama, do qual um fio de cada vez é gradualmente removido. Eles são dobrados para dentro e aparados.
- Vários fios curtos são enfiados no corpo acabado usando ganchos. Vários nós rep são feitos, o resto é deixado. Essas serão as barbatanas e a cauda.
- Costure as miçangas na parte da frente (olhos).
É bastante difícil dominar a técnica do macramê; muitos padrões de tecelagem exigem alta concentração e perseverança. Mas se você aprimorar suas habilidades e desenvolver habilidades motoras finas, poderá criar verdadeiras obras-primas.
Alguns itens simples serão suficientes para que iniciantes dominem a prática. E muitas costureiras, tendo alcançado a perfeição, ganham um bom dinheiro tecendo. Portanto, é bem possível rentabilizar um hobby se você se esforçar e praticar bastante.
Vídeo sobre macramê
Macramê para iniciantes. Padrões de tecelagem: