Um babador é uma peça do peito que fica visível através do decote de uma peça de roupa usada por cima. É usado por crianças para proteger o pescoço do vento, em vez de um cachecol. Um babador é um item universal do guarda-roupa, podendo ser tanto masculino quanto feminino.
Você pode tricotá-lo usando agulhas de tricô usando moldes para gola alta e suéteres, já que o princípio de sua criação é semelhante. Para conveniência Babadores infantis são feitos com botõespara que a criança possa colocar e tirar o babador sozinha.
Dicas para iniciantes
O babador com botões é tricotado com agulhas de tricô (o modelo infantil difere do babador adulto apenas no tamanho e no design) e é tricotado rapidamente.

Um artesão inexperiente precisará de cerca de 2 dias para concluir o trabalho, enquanto uma pessoa com experiência em tricô precisará de 3 a 5 horas.
Características a considerar antes de tricotar
Para trabalhar no babador, você precisa levar em consideração várias nuances:
Tópicos | O fio para tricotar a gola deve ser macio e não deve haver fiapos nos fios. O material pontiagudo pode irritar a pele, e os fiapos salientes podem entrar nos olhos e na boca do bebê. É aconselhável dar preferência aos fios naturais: algodão ou bambu, lã angorá ou merino. |
Raios | Você pode selecionar o número de agulhas de tricô por tentativa e erro, mas os iniciantes devem se concentrar no diâmetro dos fios. Os fabricantes de fios colocam uma nota na embalagem indicando qual tamanho de agulha é adequado para trabalhar com o material. É melhor comprar ferramentas circulares em vez das retas (de vaivém): elas são mais convenientes para tricotar. |
Amostra | Todo artesão sabe o quanto é importante tricotar uma amostra antes de trabalhar com os fios, agulhas de tricô e molde escolhidos para o trabalho. Mesmo que você siga as instruções passo a passo e tenha os mesmos fios e ferramentas das master classes, você pode tricotar um produto de tamanho diferente. Isso acontece por causa das diferentes densidades de tricô: algumas pessoas preferem puxar as laçadas firmemente, enquanto outras tricotam frouxamente com um fio sem tensão. Por isso, talvez seja necessário amarrar o babador novamente primeiro. A amostra é necessária para calcular o número de laçadas ao tricotar. De acordo com os cânones convencionais, é necessário discar 20 P e tricotar com o padrão principal de 10 cm de altura. A amostra precisa ser lavada e passada, depois só é possível fazer medições e cálculos. |
Fazendo medições e cálculos | Para que o babador seja fácil de vestir e ao mesmo tempo fique bem ajustado ao pescoço, é preciso tirar as medidas: circunferência da cabeça e circunferência do peito da criança. Para descobrir o número exato de voltas, você precisa multiplicar a circunferência da cabeça (em cm) pelo número de voltas em 1 cm da amostra. Para entender quantas linhas você precisa, você precisa multiplicar o comprimento estimado pela soma das linhas em 1 cm da amostra. |
Ferramentas adicionais | Ferramentas auxiliares facilitam o trabalho no babador. Para tirar medidas e medições você precisará de uma fita métrica de costura. Para não se confundir nas carreiras e fazer marcas no tecido para facilitar o trabalho, você precisa de marcadores de tricô. Elas geralmente marcam o início ou o fim de uma fileira ou linhas raglan na frente de uma camisa. |
Seleção de linhas e agulhas de tricô
As agulhas de tricô são classificadas por números que correspondem ao seu diâmetro. A ferramenta é selecionada de acordo com a espessura das roscas. A densidade do tricô é regulada pelas agulhas de tricô: quanto mais grossas elas forem em relação ao fio, mais solto o tecido ficará, e vice-versa, se as agulhas de tricô forem mais finas que os fios, o tricô ficará apertado.
As ferramentas nº 1, 2 e 3 são usadas para tricotar padrões vazados com fios finos. Para agulhas de tricô nº 3, 4 e 5 você precisa de fio mais grosso. Os fabricantes de linhas indicam nas etiquetas dos novelos qual o diâmetro da ferramenta adequado para trabalhar com o material.
Se não houver marcação nas agulhas de tricô, seu diâmetro será determinado usando uma folha de papel. Um furo é feito nele com uma ferramenta, e a largura é medida com uma régua. O valor (mm) corresponderá ao número de agulhas.
Na situação oposta, quando a espessura dos fios é desconhecida e é difícil selecionar ferramentas para o trabalho, mede-se o diâmetro do fio. No tricô, há uma regra que é seguida neste caso: a espessura das agulhas de tricô deve ser 2 vezes maior que o diâmetro do fio. Você precisa dobrar o fio em 2 camadas e medir sua espessura. O valor resultante corresponderá ao número apropriado de agulhas de tricô.
Por tipo, os instrumentos são divididos em:
- circular (adequado para trabalhar com peças tricotadas em círculo ou quando o tecido é muito largo para agulhas de tricô comuns);
- As agulhas retas (de meia) são divididas em curtas e longas (as primeiras são necessárias para criar meias, cachecóis e outros itens estreitos, e as longas são para itens de tamanho médio).
Ambos os tipos de agulhas de tricô são úteis para tricotar uma gola de bebê.
Os raios são feitos dos seguintes materiais:
- árvores;
- plásticos;
- alumínio;
- metal (adequado para iniciantes, pois as laçadas deslizam facilmente neles e são universais, adequados para qualquer fio).
O fio para tricotar uma gola de bebê deve ser macio, não espinhoso e quente. O fio de lã é considerado universal, mas pode causar alergias. Fios sintéticos (em sua forma pura, mais indicados para peças decorativas do que para roupas quentes) e naturais também são utilizados.
Um babador de malha com botões (um modelo infantil deve ser quente) geralmente é feito de uma mistura de fios sintéticos e naturais. O primeiro tipo estabiliza a densidade, a resistência e a aparência do produto. O fio natural dá ao babador as propriedades necessárias.
Para roupas infantis, são utilizados fios de lã macios, quentes e leves:
- merino;
- alpaca;
- angorá;
- mohair.
Se você usar um babador de lã com frequência, o produto pode ficar feltrado, a penugem pode ficar embaraçada e sua aparência pode se deteriorar. Para evitar isso, os fabricantes adicionam fios sintéticos ou de algodão (tricotados) ao fio de lã. Isso também afeta o preço dos materiais: quanto maior a porcentagem de sintéticos na composição, mais baratos os fios.
Símbolos convencionais em master classes
As instruções usam designações convencionais para os nomes dos laços usados ao tricotar uma gola com agulhas de tricô:
- P – laço;
- R – linha;
- LP – laço frontal;
- IP – laço purl;
- KrP – laçada de borda (a primeira laçada da carreira é removida sem tricotar, a última é feita como PI).
Tipos adicionais de loops são descritos em master classes.
Dimensões do braço
O comprimento do babador é determinado pela circunferência do pescoço. Se possível, meça com uma fita métrica.
Se a gola for tricotada para presente e não houver como tirar medidas, você pode usar os valores padrão de circunferência do pescoço para crianças:
3 meses | 6 meses | 9 meses | 1 ano | 1,5 anos | 2 anos | 3 anos | 4 anos |
22 cm | 22,5 cm | 23,5 cm | 24-24,5 cm | 25 cm | 26 cm | 26,5 cm | 27,5-28 cm |
Babador para menina (1 ano)
Para tricotar um babador você vai precisar de:
- fios de uma única cor (composição: 65% acrílico, 35% merino, o comprimento do fio em um novelo é de 150 m);
- agulhas de tricô circulares em cordão #2,5;
- 3 botões.
Antes de tricotar, você precisa calcular o número de laçadas. A master class fornece instruções para 88 pontos. Mas o número de pontos pode ser alterado ajustando o algoritmo de tricô com babador ao número necessário de pontos.
Instruções para tricotar uma gola:
- Monte 88 pontos.
- Os primeiros 9 cm são feitos com um elástico simples 1x1. A altura da gola é feita levando em conta a lapela.
- Próxima carreira depois do elástico: de cada laçada frontal do elástico, faça 2 laçadas frontais. Como resultado, a linha ficará parecida com um elástico 2x1.
- Continue tricotando com um elástico 2x1 até que esta parte atinja uma altura de 6 cm.
- Na próxima carreira você precisa aumentar novamente para obter um elástico 2x2. Do lado de trás, 2 LPs são feitos de cada LP.
- É necessário continuar tricotando o elástico 2x2 por mais 15 cm de comprimento.
Uma vez atingida a altura desejada, todas as laçadas devem ser fechadas, o fio preso e escondido dentro do tricô. Como o babador deve ser abotoado, é necessário tricotar 2 painéis laterais. Uma delas deve ter passadores para enfiar botões.
Instruções para tricotar uma abertura de botão:
- De cada laçada da borda lateral da gola, monte 34 ou 36 pontos nas agulhas de tricô.
- Tricotar elástico 1x1 na altura por 6 carreiras.
- Feche todos os laços.
Tábua com furos:
- Da mesma forma, disque 34 ou 36 P.
- Tricotar 2-3 cm de elástico 1x1.
- Coloque marcadores onde os furos devem ser localizados. A distância entre os furos deve ser a mesma. Normalmente, é feito um furo correspondente ao diâmetro do botão e acrescenta-se 1 cm a ele. O valor resultante será igual à distância entre os furos.
- As laçadas são feitas com uma laçada. No local do buraco, 1 ND é feito, os próximos 2 P são realizados como LP.
- Pelo avesso, tricote a tira de acordo com o molde. O laçada é realizada como LP.
- Depois de tricotar 6-7 carreiras, as laçadas são fechadas e o fio é escondido.
No final, os botões são costurados.
Babador de bebê simples
Um babador de botões para bebês é tricotado com agulhas de tricô sem gola alta, já que o pescoço da criança ainda não é suficientemente alongado e o queixo frequentemente toca o peito. A gola alta do babador vai interferir e esfregar a pele sensível do bebê.
Para trabalhar você precisará de:
- Fio 100% lã de ovelha – 50 g;
- agulhas de tricô nº 4;
- 2-3 botões;
- marcadores de tricô.
O padrão básico da gola é o ponto meia, onde todos os pontos são tricotados tanto na frente quanto nas costas do trabalho. A borda e o padrão vazado são feitos separadamente.
Instruções para tricotar a borda:
- 1-2 R: todas as laçadas são tricotadas como LP.
- 3 R: 2 P juntos como LP, 1 ND, dos próximos 2 P você precisa fazer 2 LP de cada.
- 4 R: 1 laçada P, 1 LP, puxe a laçada deslizada através dela, 1 LP, puxe a primeira laçada através da segunda, 1 LP.
- 5-8 R: repita as 4 primeiras carreiras.
Esquema para fazer um padrão vazado:
- 1 R: execute o rapport até o final da carreira *2 P juntos como LP, 1 ND*, 1 LP.
- 2 R: tricotar todas as laçadas como se fosse para LP.
A densidade de tricô em ponto meia é de 21 pontos x 42 carreiras, o que equivale a uma amostra medindo 10 x 10 cm.
Um babador com botões (um modelo de babador infantil pode ser tricotado com agulhas de tricô em 2 a 3 horas) nesta versão é feito para um bebê de 3 meses:
- Monte 16 pontos.
- Na primeira carreira, faça as 4 primeiras laçadas de acordo com o padrão da borda, coloque um marcador, 11 LP, 1 KRP. Após completar 2 cm entre o KRP e o marcador, tricote 2 carreiras em ponto vazado.
- Em seguida, continue tricotando em ponto meia em carreiras encurtadas: 6 LP (tricote após o marcador instalado, vire o produto, tricote os pontos como LP e vire novamente. Você precisa tricotar 2 carreiras assim.
- Depois do marcador, tricote 10 pontos, vire o trabalho e tricote os pontos restantes até o final da carreira.
- Vire o produto novamente. 2 Carreiras tricotar todos os pontos como LP.
- Tricotar as próximas 10 carreiras, fazendo um ponto vazado no final a cada 5 cm.
- Na carreira seguinte, tendo completado os primeiros 17 pontos, depois do orifício, tricotar 2 cm de LP sem carreiras encurtadas.
- Depois de mais 2 carreiras, faça 2 furos para os botões. Para fazer isso, você precisa fazer 2 P juntos como LP e depois 1 ND.
Mudanças no trabalho dependendo da idade do bebê:
Para uma criança de seis meses | Para um bebê de 8 meses |
1. Monte 22 pontos. 2. Repita 1 R, mas em vez de 11 P, faça 17 LP. 3. Continue trabalhando o ponto meia com carreiras encurtadas: tricote 10 pontos depois do marcador, vire o tecido, tricote até o final dos pontos e vire o trabalho novamente. Repita 2 carreiras desta maneira. 4. Após colocar o marcador, tricote 14 pontos, vire o trabalho e tricote as alças da frente até o final. 5. Vire o trabalho novamente. Tricotar todas as laçadas de 2 carreiras. 6. Trabalhe 10 carreiras, repetindo o padrão vazado no final a cada 5 cm. 7. Na carreira seguinte, após os primeiros 22 pontos, tendo tricotado um padrão vazado, faça mais 2 cm como LP sem carreiras encurtadas. 8. Na próxima carreira, você precisa fazer 2 a 3 furos para os botões (no lugar de cada um, você precisa fazer 2 P juntos como LP e depois 1 ND). | 1. Monte 30 pontos.
2. Repita 1 R, mas em vez de 11 P, faça 25 LP. 3. Em seguida, tricote com carreiras encurtadas: 16 LP após o marcador, vire o produto, tricote as alças como LP, vire o trabalho. Repita 2 carreiras no total. 4. A partir do marcador, tricote 20 LP, vire o trabalho e tricote todas as laçadas na direção oposta à LP até o final. 5. Vire o tricô novamente. Complete 2 carreiras completamente. 6. Complete 10 carreiras, fazendo um padrão vazado a cada 5 cm. Após completar os primeiros 22 pontos da próxima carreira, tricote um padrão vazado e, em seguida, tricote 2 cm de altura como uma laçada frontal sem carreiras encurtadas. 7. Na última carreira, faça 3 furos para os botões. Para fazer um buraco, você precisa fazer 2 P juntos como LP e depois 1 ND. |
No final, todas as laçadas são fechadas, o fio é fixado e escondido dentro do tricô. Na última etapa, os botões são costurados.
Antes de colocar o babador no seu filho, ele deve ser lavado em água fria e deixado para secar em uma superfície horizontal para que o babador não estique e perca a forma.
Para tricotar uma gola infantil, você precisa ter um mínimo de habilidade em tricô. Os designs de babadores com botões lembram cachecóis e raramente são decorados com elementos complexos. O principal é costurar os botões com firmeza para que a criança não os rasgue ou engula acidentalmente.
Vídeo sobre como tricotar uma gola
Aula magistral sobre como tricotar um babador com botões: