Os suéteres de Ano Novo combinados para dois apaixonados são um acessório brilhante, original e moderno. Decorados com veados, flocos de neve e outros padrões festivos, eles são tricotados usando padrões especiais e criam uma atmosfera especial, caseira e acolhedora na família.
Suéteres combinados para duas, três ou mais pessoas próximas se tornaram a norma na sociedade de muitas nacionalidades extraordinárias na véspera dos feriados de Ano Novo. Esses produtos são especialmente populares no Canadá e nos Estados Unidos da América.
Ferramentas e materiais para tricô
Os suéteres emparelhados para dois com padrões são feitos de fios em tons de branco, azul, preto, vermelho ou branco usando a técnica jacquard, que impõe exigências especiais aos materiais usados., a saber:
- À espessura do fio. Todos os fios utilizados no trabalho devem ter a mesma espessura e densidade de torção. Fios com espessura de 150-300 m por novelo de 100 g de torção média são considerados ideais.
- À sua composição.

Recomenda-se tricotar suéteres de inverno com fios que contenham 50-90% de lã de ovelha, cashmere ou mohair com 10-30% de fibra sintética (nylon, poliéster) ou algodão, que são responsáveis por manter a resistência do produto acabado, aumentando sua durabilidade e evitando alongamento durante a lavagem.
- À cor. O fio deve ser tingido com corantes resistentes à lavagem.
- Para o fabricante, responsável pela qualidade do fio.
Fios recomendados para tricô:
Nome do produto | Suas características |
BC Garn Bio Shetland | Fio de alta qualidade feito de lã de ovelha Shetland (100%). Ideal para tricô jacquard, possui gramatura de 250 m/50 g, torção média-baixa e pelo fino que abre somente na lavagem. |
BC Garn Bio Balance | Fio ecológico com 55% de lã orgânica e 45% de algodão, possui torção tripla, textura lisa e fosca, sem fiapos e sem brilho. Metragem – 225 m/50 g. |
Gazzal de lã de bebê | Fio macio de semilã com 40% merino, 40% acrílico e 20% cashmere, com um fio leve, fino e elástico. Tamanho - 50g / 175m. |
"Merino Australiano" de Pekhorka | Fio contendo 95% lã merino e 5% acrílico. A linha de torção média permite obter um padrão uniforme, e o produto final em si não estica quando lavado. Tamanho – 400 m/100 g. |
Para criar suéteres emparelhados com um padrão de Ano Novo, você precisará de fios em 2 tons (por exemplo, azul e branco), bem como agulhas de tricô circulares, tamanhos 2,5, 3,5, 5,5. A quantidade de novelos vai depender do tamanho do par e será de aproximadamente 1000 g de cada tipo de fio.
Tirando medidas
O processo de tricô é necessariamente precedido pelo procedimento de tomada de medidas do par, realizado com o auxílio de uma fita métrica. Durante o processo, o homem ou a mulher deve ficar em pé, com a postura normal e os braços para baixo. A fita é aplicada ao corpo sem tensão ou afrouxamento.
Os seguintes valores são determinados:
- Circunferência do tórax (CG), correspondente ao valor do segmento traçado entre as axilas através dos pontos salientes do peito.
- Comprimento do ombro (L), medido da base do pescoço até o meio da inclinação do ombro.
- Comprimento da manga (comprimento), correspondente ao valor obtido pela medição da distância do pulso até a costura do ombro. O braço deve estar dobrado no cotovelo.
- Comprimento das costas até a base esperada do produto (EBP), medida da sétima vértebra cervical até a linha do quadril.
Técnica de colocação e criação de padrões
Os suéteres emparelhados para dois para o Ano Novo e o Natal são decorados com padrões jacquard com veados ou flocos de neve, feitos em várias versões.

Dicas para tricotar suéteres pareados para duas pessoas:
- listras alternadas de padrões jacquard (animais, corações, flocos de neve) ao longo de todo o comprimento do produto;
- coloque a fita com veado na parte central dos suéteres e complemente com outro padrão na parte superior e inferior;
- coloque um padrão jacquard com veados na parte superior e inferior das peças, emoldurando-as com ornamentação adicional, mas deixando as partes centrais dos suéteres lisas;
- escolha um veado de desenho animado volumoso com detalhes claramente definidos como padrão.
Para criar um padrão jacquard, é recomendável usar fios de tons diferentes, combinando em espessura e qualidade.

Os fios na parte de trás podem ser dispostos de várias maneiras:
- Ao tecer entre fios de novelos de cores diferentes, áreas de cores diferentes são formadas no verso.
Durante o trabalho, é preciso ajustar a tensão do fio; deve ser médio, pois com tensão fraca podem aparecer buracos na parte da frente e com trama apertada podem aparecer áreas puxadas.
- Um método mais confiável, que não requer puxões cuidadosos, é considerado o método de fixação, no qual fios de um tom diferente são entrelaçados após cada laçada tricotada e permanecem no verso.
- O cruzamento de fios é usado para criar grandes desenhos. No trabalho, são utilizadas várias bolas de fio da mesma cor, sendo cada seção tricotada separadamente, e ao mudar para outra cor de fio, elas são cruzadas no lado avesso.
Os profissionais também aconselham os artesãos iniciantes a tentar tricotar uma pequena amostra do produto com um padrão antes de começar a trabalhar em suéteres pareados, o que lhes permitirá praticar a técnica de apertar os fios.
Os produtos são feitos de acordo com padrões, onde o ornamento na técnica jacquard é sempre indicado não por uma descrição de texto, mas por células que diferem em número e tonalidade:
- 1 célula corresponderá a 1 loop;
- 1 linha horizontal – uma linha que precisa ser tricotada ao longo delas, movendo-se de cima para baixo;
- as carreiras pares correspondem às carreiras em meia e são feitas da direita para a esquerda;
- ímpar - carreiras da frente, tricotadas da esquerda para a direita.
- Ao tricotar em redondo, os pontos são contados e todos os movimentos são realizados da direita para a esquerda.
- rapport – um padrão aplicado a um diagrama, representado usando linhas.
Padrões aproximados de desenhos jacquard:
Aula magistral sobre como fazer suéteres brancos em pares
Os suéteres para dois, na cor branca, decorados com uma listra de veado preto, podem ser tricotados a partir de:
- 7-9 novelos de fio contendo 80% de lã com adição de 20% de náilon (tamanho 50g/160m);
- 4 novelos de lã preta (com as mesmas características).

Você também precisará do seguinte para o trabalho:
- agulhas de tricô circulares nº 2, 3,5 (para suéteres femininos e masculinos);
- marcadores;
- agulha de tapeçaria.
Densidade de tricô: 27 laçadas * 10 cm.
O tricô de suéteres femininos e masculinos é realizado de acordo com o esquema:
O número de laçadas montadas dependerá diretamente do tamanho do produto (de 42 a 50). Ao tricotar um suéter masculino do tamanho 52-56, o número de laçadas montadas deve aumentar adicionalmente em 5-10 em cada carreira de tamanho a cada montagem.
Descrição do cargo:
Para a frente e o verso do produto: | Obrigatório:
|
Para mangas | Precisa: · Usando agulhas circulares de tricô nº 2, monte 52-64 pontos com fio branco. · Usando um elástico 2*2 (feito de pontos meia e tricô), tricote uma seção de 6-7 cm. · Troque para agulhas de tricô nº 3 e tricote em ponto meia, aumentando de 5 a 9 pontos em cada carreira até alargar. Você precisa parar assim que a linha atingir um tamanho de 57-71 laçadas. · Para alargar a manga, é necessário fazer um aumento de 28 a 32 laçadas, começando a adicionar uma adicional de cada extremidade, a partir da 10ª carreira. O resultado deve ser 85-103 loops. · Feche a primeira laçada para criar a cava e 5 laçadas de cada lado antes dela (11 no total). · Separe os 74-92 pontos restantes. |
Para a coquete | Obrigatório:
· Utilizando as agulhas circulares nº 3, junte todos os pontos reservados (348-472 peças) e tricote a seção “A” de acordo com o diagrama. · Retire 28-24 laçadas na quinta carreira, de modo a obter 320-448 laçadas, e comece a fazer a secção “B”, fazendo diminuições de acordo com o diagrama para estreitar o produto em direção à parte inferior. · Depois de tricotar a seção, deslize 22 pontos do centro ao longo dos lados da frente e de trás e tricote as carreiras de tricô e da frente até o final da seção “B”. A peça restante deve ter 172-228 pontos. · Tricotar a secção “C” conforme o diagrama e terminar diminuindo 52-68 laçadas. · Para fazer a gola, mude para as agulhas circulares de tricô nº 2 e tricote 16-18 laçadas com um padrão canelado 2*2, depois feche-as ao mesmo tempo. |
Montagem de produtos acabados | · Junte as partes acabadas da peça, unindo as costuras dos ombros, costure com agulha e prenda as mangas nas cavas.
· O modelo resultante deve ser lavado, seco, passado e experimentado. |
O suéter branco masculino também é feito de acordo com o padrão acima. O número de laçadas montadas deve ser aumentado em 5-15 para cada faixa de tamanho – 225-280 para os tamanhos 52, 54, 56, 58. O aumento também é mantido ao tricotar as mangas.
Suéteres Jacquard
Suéteres pareados para dois usando um padrão jacquard que se repete diversas vezes são feitos de fios de lã de diferentes tons. Neste caso, recomenda-se tricotar pela frente, puxando os fios restantes pela carreira e prendendo-os para o avesso.
Para trabalhar você precisará de:
- 350-400 g para um suéter feminino e 500-600 g (para um suéter masculino) de fio de lã azul escuro com adição de náilon ou poliamida (20%);
- 300-350 g (para suéteres femininos) e 450-550 g (para suéteres masculinos) de linha branca da mesma espessura e qualidade;
- agulhas de tricô circulares nº 5.5 nº 6.
Os suéteres são feitos de 2 tons de linha de acordo com o padrão de acordo com os dados de circunferência do peito (CG), comprimento do produto (PL) e comprimento da manga ao longo da costura interna (SL).
Diagrama do produto:
O trabalho em suéteres emparelhados é realizado em várias etapas:
Para criar a prateleira traseira do produto | Obrigatório: · Usando agulhas circulares de tricô nº 5.5, monte 70 pontos para o modelo feminino e 85 pontos para o modelo masculino e tricote-os em ponto canelado 1*1 (alternando as alças meia e frontal) por um comprimento de 10 cm. · Substitua todas as laçadas da última carreira por laçadas em tricô e passe a trabalhar com as agulhas de tricô nº 6.5. · Usando fios brancos, tricote 2 carreiras em ponto meia e comece a criar o padrão de acordo com o diagrama 1, para o qual: · Da 3ª à 14ª carreira, tricotar a prateleira de trás em altura; · Da 15ª à 20ª carreira, complete o padrão (rapport) e repita-o 3 vezes. · Da 21ª à 38ª carreira, tricote o padrão verticalmente e passe para o padrão nº 2. · Trabalhe uma carreira de pontos de simetria antes do início do rapport do padrão e, em seguida, repita o padrão de 17 pontos “A” duas vezes. · Coloque uma laçada frontal e uma traseira entre os padrões e comece a criar o padrão B, repetindo as laçadas incluídas nele várias vezes (conforme mostrado no diagrama). · Seguindo o diagrama nº 2, faça o molde do avesso, posicionando-o entre as carreiras 39 e 52. · Feche as alças das cavas quando a peça atingir 47 cm de altura. Isso é feito pegando alternadamente laços de 4 x 2 x 1, de modo que haja apenas 69 laços na carreira final. · Após completar a 56ª carreira, passe para o molde 3, colocando o molde no espaço entre a 57ª e a 89ª carreiras. · Separe-o do próximo padrão com duas carreiras tricotadas em ponto meia e repita o rapport, colocando-o o número necessário de vezes entre a 90ª e a 95ª carreiras. · Feche as laçadas no pescoço quando a altura da cava atingir 21 cm, contando 21 laçadas a partir do meio. As partes laterais do produto são tricotadas separadamente. · Feche as duas próximas laçadas pelo lado de dentro, arredondando assim ambas as partes do pescoço. |
Para criar a prateleira frontal do produto | Precisa:
· Usando agulhas circulares de tricô nº 5.5, monte 70 pontos para a peça feminina e 85 pontos para a peça masculina e tricote-os da mesma maneira (conforme o diagrama do molde). · Após a cava atingir 13 cm de altura, conte 19 laçadas no centro, transfira-as para uma agulha de tricô adicional (você pode usar um alfinete) e deixe-as, continuando a trabalhar nas partes laterais. · Arredondando os pescoços, feche alternadamente em cada carreira 2 vezes duas laçadas e 3 vezes uma laçada e, então, assim que o segmento atingir 20 cm de altura para um suéter feminino e 23 cm para um suéter masculino, feche simultaneamente as 15-20 laçadas restantes em um e no segundo ombro. |
Para mangas de tricô | Obrigatório:
· Coloque 35-45 pontos (para mulheres e homens) em agulhas de tricô de 5,5 cm e tricote usando um elástico 1*1 (laçada frontal + alça traseira) por um comprimento de 10 cm. Na última carreira, são utilizadas apenas as alças traseiras. · Transfira o tricô para as agulhas de tricô nº 6.5 e tricote 2 carreiras em ponto meia. · Aumente 2-4 pontos (dependendo do tamanho) até atingir 37-49 pontos e comece a trabalhar no padrão, usando o diagrama 1 como guia, colocando: · nas carreiras 3-14 o primeiro rapport; · da 15ª à 20ª carreiras - 2 rapports seguidos, separados por alças da frente e de trás; · nas carreiras 21-38 – 3 padrões (1+2). · A partir da 8ª carreira, adicione constantemente 2 a 4 laçadas de cada lado (para formar chanfros). Na 6ª carreira, o aumento deve ser de 1 laçada, seis vezes, para que no final você tenha 60-65 laçadas. · Vá para o diagrama nº 2, colocando o padrão desejado nas carreiras 39-56. A partir da 57ª carreira, você precisa passar para o padrão três e completar uma conexão vertical. · Nas carreiras 71-80, repita o padrão o número necessário de vezes e, a uma altura de 45-50 cm, comece a trabalhar na manga. Para fazer isso, um fechamento gradual é usado em cada lado, simetricamente, em cada 2ª linha de laços de acordo com o padrão - alternadamente 5 * 1 + 3 * 1 + 2 * 2 + 1 * 5 + 2 * 1 + 1 * 3 (o primeiro número indica o número de laços, o segundo - o número necessário de fechamentos). |
Montagem de produtos | Depois que todas as partes dos suéteres estiverem prontas, você precisa:
· Feche todas as laçadas restantes nas agulhas. Coloque as peças juntas, unindo-as ao longo das prateleiras, e costure as costuras dos ombros com uma agulha de tapeçaria. · Transfira as alças restantes do adicional (alfinete) para as agulhas circulares de tricô e tricote o pescoço com um padrão elástico 1*1 (alça frontal + alça traseira) em uma seção de 15-18 cm. · Costure as mangas nos produtos acabados usando um ponto tricô. · Lave, seque e passe os modelos resultantes e depois experimente-os. |
Com um veado de desenho animado

Os suéteres de Ano Novo para dois com a rena de desenho animado Rudolph são feitos de acordo com o padrão de:
- 400 g (para suéteres femininos) e 500-600 g (para suéteres masculinos) de fio de lã preta (45% lã com adição de 55% acrílico), tamanho 380 m/100 g);
- 50-60 g (para cada produto) de fios em tons de branco, bege e vermelho;
Você também precisará de agulhas de tricô circulares nº 2 - 2,5 e uma agulha de tapeçaria. Densidade de tricô: 26 laçadas * 36 carreiras = 10 * 10 cm.
O trabalho passo a passo no produto é estruturado da seguinte forma:
Para criar a frente | Precisa: · Usando linha preta, monte 104 pontos (para um suéter feminino) e 110 pontos (para um suéter masculino) nas agulhas de tricô circulares nº 2 e tricote-os em ponto canelado 2*2 (alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia) para um comprimento de 5,5 cm. · Usando linha branca, continue tricotando em ponto meia até a peça atingir 6-8 cm (dependendo do tamanho do suéter). · O desenho do veado é feito de acordo com o esquema, para o qual: · A uma distância de 51 (para produtos femininos) – 55 cm (para produtos masculinos) do início do produto, diminua em ambos os lados - 3 laçadas (uma vez) + 2 laçadas (duas vezes) + 1 laçada (2 vezes); · A uma altura de 55 cm (para produtos femininos) - 59 cm (para produtos masculinos), feche 12 laçadas, formando assim o pescoço, e depois tricote cada lado do produto separadamente. · Arredonde o decote fechando por dentro 2 vezes, 2 laçadas por vez, + 1 laçada por vez (3 vezes). Assim que o tecido atingir uma altura de 67-71 cm, feche todas as alças de uma só vez. O segundo lado do pescoço é tricotado da mesma forma que o primeiro. · Use uma agulha para bordar pequenos detalhes do desenho (olhos e chifres) nos suéteres finalizados. |
Para criar a parte de trás | Você precisa fazer um trabalho semelhante sem um desenho. O fechamento do pescoço aqui é feito em 58-62 cm, para o qual você precisa:
· Feche as 16 laçadas localizadas no centro e tricote cada lado separadamente. · De dentro para fora, feche alternadamente 3+2 laçadas uma vez. Feche as alças restantes simultaneamente em uma seção de 67-71 cm de altura. O segundo lado do pescoço é tricotado simetricamente ao primeiro. |
Mangas | Obrigatório:
· Usando linha preta, monte 50 pontos (para mulheres) e 53 pontos (para homens) nas agulhas de tricô circulares e tricote uma seção de 5,5 cm com um padrão canelado 2*2 (alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia). · Continue tricotando com fio branco, usando ponto meia, e aumentando em uma laçada ao longo dos chanfros das mangas a cada 6ª carreira. · Após 7 cm do início da manga, adicione um fio preto. · Feche a manga a uma altura de 50-55 cm da cava de acordo com o padrão – 3*1 + 2*2 (o primeiro número é o número de laçadas, o segundo é o número de fechos) e continue a diminuir, retirando uma laçada de cada carreira até atingir um segmento de 40-43 laçadas. · Feche primeiro em ambos os lados de acordo com o padrão – 3*2 + 5*2 e, em seguida, feche os 12-15 laços restantes ao mesmo tempo. |
Montagem do produto | · Conecte todas as partes acabadas dos modelos masculino e feminino ao longo das costuras dos ombros.
· Usando fio preto, monte pontos ao longo da borda do pescoço e tricote-os com um elástico 2*2 (alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia), criando uma seção de 3 cm. · Feche todos os circuitos. · Usando uma agulha de tapeçaria, costure as mangas nas cavas e depois una todas as peças ao longo das costuras dos ombros. · Os suéteres acabados precisam ser lavados, secos e passados, e depois experimentados. |
Diagrama de desenho:
Diagrama de montagem do produto acabado:
Dicas para iniciantes
Para concluir o trabalho com sucesso, os profissionais também aconselham os artesãos iniciantes a se familiarizarem com algumas dicas, recomendando:
- Ao contar os loops, use o diagrama como guia para evitar possíveis erros.
- Preste atenção na tensão do fio na parte de trás, o que permitirá que você deixe a parte da frente do produto bonita (sem folgas e apertos).
- Antes de começar o trabalho, coloque os fios de cores diferentes que você vai usar em caixas diferentes, o que evitará que os fios fiquem emaranhados e agilizará consideravelmente o trabalho.
- Todos os aumentos e diminuições no tricô devem ser registrados em um caderno especial, o que ajudará a evitar erros.
Suéteres de Ano Novo em pares - itens de malha originais, geralmente destinado a um casal apaixonado ou pessoas próximas. Essas coisas parecem originais e permitem que os outros entendam que existe uma conexão especial, invisível, mas forte, entre as pessoas, que se baseia no amor, na confiança e na compreensão mútua.
Feitos com os mesmos padrões de lã, com uma ligeira diferença no número de laçadas, eles darão ao feriado uma atmosfera especial, permitirão que você aprenda a fazer um padrão usando a técnica jacquard e também podem se tornar um presente original para dois.
Vídeo sobre tricô
Suéteres emparelhados para dois: