A necessidade de se agasalhar é ditada pelo clima rigoroso da Rússia, e o melhor sinal de atenção para um ente querido é um suéter masculino, tricotado por você. A variedade de padrões e vários esquemas com descrições permitem que tanto uma tricotadora experiente quanto uma iniciante agradem sua pessoa amada. A principal tarefa é selecionar os materiais corretos e seguir as instruções fornecidas nos materiais.
O que precisa ser preparado – ferramentas, materiais
A preparação para o artesanato é um componente necessário para um processo rápido e confortável. O primeiro passo é escolher o modelo e o estilo. Em seguida, selecione um diagrama claro e fácil de ler. Tradicionalmente, ele especifica o tipo de fio necessário, mas às vezes ele pode ser substituído por outro.
O mercado oferece fios de origem natural e sintética:
- Velo. Quente, resistente à umidade, pode formar pelotas quando esfregado.
- Merino. Ele retém o calor perfeitamente, é muito leve e tem um preço alto.
- Alpaca. Resistente ao estiramento, não forma pellets. Dependendo da densidade do tricô, podem ser criados tanto suéteres grossos e quentes quanto pulôveres leves.
- Mohair – fibras obtidas a partir da penugem de cabras Angorá. Muito quente, mas itens feitos com esse fio exigem cuidados especiais.
- Caxemira – novelos de fios entram no mercado misturados com outros tipos de lã devido à alta suscetibilidade da caxemira a fatores externos.
- Angorá – as bolas contêm cerca de 40% dessa lã, que é macia e arejada.
- Acrílico – fibras sintéticas, de qualidade próxima à lã natural. Resistente ao atrito, durável, leve.
O próximo passo é preparar as agulhas de tricô necessárias. O número necessário também é indicado no diagrama.
Próximos passos:
- tire medidas precisas para garantir que o suéter se ajuste ao seu corpo;
- tricotar uma amostra - isso permitirá que você determine a densidade do tricô e o padrão.
Modelo simples para iniciantes
Os especialistas recomendam que os iniciantes escolham uma opção simples com um elástico largo para sua primeira experiência. O resultado será um suéter comum para o dia a dia, então a cor do fio deve ser neutra. O tamanho sugerido do produto é 48/50. Recomenda-se comprar fio feito com lã de ovelha e livre de impurezas, com peso de 650 g.
Você precisará de 2 tipos de agulhas de tricô:
- direto;
- circular número 5.
O princípio de tricotar o padrão: primeiro faça 4 laçadas frontais e depois 2 laçadas traseiras.
O trabalho está dividido em 4 etapas:
- Fazendo as costas.
- Tricotando a parte da frente.
- Mangas.
- Montagem do produto acabado.
A primeira fileira das costas é composta por 90 laçadas.
Princípio do tricô:
- O primeiro loop é sempre um loop de borda.
- O próximo é o tricô.
- 14 repetições dos laços do padrão principal.
- Ponto tricô.
- Acabamento - borda.
É necessário tricotar 98 carreiras desta maneira. Em seguida, você precisa preparar as cavas. Para fazer isso, você precisa fechar 2 laçadas e executar uma ação semelhante em cada 2 carreiras subsequentes. Quando 46 carreiras com cavas estiverem prontas, você precisa trabalhar no chanfro do ombro, fechando 6 laçadas. Ao mesmo tempo, feche 32 alças centrais para a abertura do pescoço. As carreiras subsequentes nas laterais são tricotadas separadamente.
Para finalizar, feche 1 laçada de cada vez, fazendo isso nas segundas carreiras. Devem sobrar 7 laçadas na última. A segunda parte precisa ser concluída por espelhamento. A frente deve ser tricotada usando o mesmo padrão. A única diferença é o pescoço mais profundo. Para tricotá-lo, você precisa fechar as 26 alças centrais na 38ª carreira das cavas. O restante dos passos é semelhante.
A primeira carreira da manga é feita da mesma forma que a frente e as costas. A diferença é que você só precisa repetir o padrão básico 6 vezes. Para fazer chanfros, você precisa adicionar 1 laçada a cada 6ª carreira. Na 104ª carreira a partir da inicial, feche 2 laçadas para a cava. Em cada carreira subsequente, diminua o número de laçadas. Elas devem ser fechadas quando restarem 14.
Antes da montagem, cada peça deve ser molhada, fixada ao molde e deixada para secar.
Em seguida, você precisa fazer as costuras dos ombros. Usando agulhas de tricô circulares, monte 74 pontos ao longo da borda do pescoço e tricote 44 carreiras. O produto é costurado nas laterais, depois as mesmas ações são realizadas com as mangas e elas são fixadas no produto de malha acabado.
Tricô com elástico inglês
Para fazer você mesmo um suéter masculino com agulhas de tricô, cujos padrões com descrições são amplamente apresentados em muitos sites de artesanato, é importante decidir se você precisa de um produto elegante ou esportivo, cujo objetivo principal é mantê-lo aquecido em climas frios. Tricotar com canelado inglês permite fazer roupas o mais quentes possível, enquanto um homem com esse suéter parece respeitável.
Para um produto de tamanho 50-52, você precisa comprar fio de lã de 2 cores - 700 g da cor principal e 400 g da cor adicional.
Para garantir que o padrão principal esteja correto, você precisa seguir cuidadosamente a ordem de tricô das carreiras:
- Na 1ª carreira as laçadas se alternam, a primeira é a da frente.
- A 2ª carreira também começa, mas o ponto meia deve ser removido com uma laçada.
- Linha 3 – tricote uma laçada e uma laçada frontal ao mesmo tempo, o que cria um efeito torcido.
- Em seguida, você precisa tricotar as últimas 2 carreiras sequencialmente ao longo de todo o comprimento do produto.
A alternância de cores é realizada de acordo com o seguinte esquema: 17 fileiras da tonalidade principal, 1 fileira da tonalidade adicional, a alternância nas prateleiras frontal e traseira ocorre 4 vezes. Então o tricô fica assim: 18 carreiras da cor adicional, 18 carreiras da cor principal e novamente 1 carreira da cor adicional.
A cava é feita assim: ao longo da borda da última tira da cortina principal, você precisa diminuir 6 cm. As mangas são tricotadas no mesmo esquema de cores da frente e das costas.
Fazendo o pescoço:
- A carreira inicial é tricotada com fios de cor auxiliar, as laçadas são laçadas frontais.
- Várias carreiras, dependendo da altura desejada da gola, - cor principal, técnica - ponto meia.
- Várias fileiras de padrão de nervuras inglês.
- Uma fileira de pontos tricô em uma cor complementar.
- Costurado ao produto principal usando um ponto de laçada.
Monte todas as partes do suéter da maneira usual.
Modelo semi-lã
Para o modelo de semi-lã você vai precisar de:
- agulhas de tricô nº 4 regulares;
- circular também nº 4;
- 900 g de fio.
No processo de trabalho, dois tipos de padrões são usados:
- Superfície frontal - os mesmos laços são usados para a parte da frente e os mesmos para a parte de trás.
- O "arroz longo" é feito em 4 carreiras:
- Alternando 2 tipos de laçadas, começando pelas da frente.
- De acordo com o padrão da tela.
- Quase como o primeiro, só que você precisa começar com laçadas do tipo tricô.
- Como o segundo.
Os primeiros 5 cm das costas são tricotados em ponto canelado e são montadas 115 laçadas.
A próxima linha é distribuída da seguinte forma:
- O primeiro e o último loops são sempre loops de borda.
- 10 laçadas do padrão “arroz longo” antes e depois da laçada da borda, 17 no centro.
- 41 pontos em ponto meia entre os “grãos de arroz”.
Depois que o tecido atingir 68 cm de comprimento, feche as 31 laçadas centrais. Em cada segunda carreira, diminua 3 laçadas uma vez e 1 laçada uma vez. A próxima segunda carreira é fechar as alças dos ombros. A parte da frente da peça deve ser tricotada da mesma maneira, mas a gola deve ser iniciada 20 mm abaixo da parte de trás do suéter. Para tricotar uma manga, você precisa de 45 laçadas.
7 cm – elástico, 13 laçadas são adicionadas na carreira final. Em seguida, você precisa repetir 10 voltas do “padrão de arroz” e 20 usando a técnica de “ponto frontal”. Em cada 6ª carreira, adicione uma laçada ao longo das bordas. Repita 20 vezes. As laçadas são fechadas depois de 55 cm de tecido terem sido tricotados. O pescoço é tricotado com elástico, altura 12 cm. Todas as partes do suéter são costuradas.
Suéter feito de fio grosso
Um suéter masculino tricotado com fios grossos e agulhas de tricô fica volumoso e quente. Os moldes com descrições desses produtos são frequentemente desenvolvidos para tricô em 2 fios de cores diferentes, o que aumenta a elegância das roupas.
Para trabalhar você precisa preparar:
- novelos de linha de 500 e 400 g nas cores desejadas;
- agulhas de tricô. Você precisará de 3 números retos - 7-9, circulares - 40 cm de comprimento, nº 8.
O padrão básico de tricô é construído da seguinte forma:
- 1 carreira – laçada na borda, 1 tricô, remova 3 laçadas, repita os 2 últimos passos várias vezes, borda.
- 2ª carreira – borda, 1 laçada frontal, 3 laçadas traseiras, execute esses 2 passos o número necessário de repetições, borda.
Fazendo as costas. Monte 63 pontos nas agulhas de tricô nº 7 e tricote o elástico com 2 fios da cor principal. Após 13 carreiras, pegue as agulhas de tricô nº 9. Tricote 16 carreiras do padrão principal com 2 fios de cores diferentes, usando as agulhas de tricô nº 8 para a superfície frontal - 56 laçadas, 19 carreiras. Padrões alternativos. Ao chegar na carreira 74, você precisa fechar 4 laçadas para as cavas. Após 38 carreiras dessa ação, feche 13 laçadas para o pescoço.
Cada lado é tricotado separadamente. A partir da borda interna, feche 2 laçadas na 2ª carreira e 19 laçadas para o ombro. O segundo lado é completado em uma imagem espelhada. A frente do suéter é feita da mesma maneira, mas o pescoço deve ser fechado na 26ª carreira a partir das cavas - as 5 alças centrais da 12ª carreira da tira, tricotadas com a superfície frontal.
O punho é tricotado na mesma cor do elástico do futuro suéter. Monte 35 pontos usando agulhas de tricô #7. Após 13 carreiras, inicie o padrão principal com as agulhas de tricô nº 9 – 16 carreiras e 14 – com a superfície frontal. São necessárias 3 repetições. Em seguida, o produto final é montado. A gola é tricotada na cor principal. Padrão: elástico, 32 carreiras, agulhas de tricô circulares.
Método de cima para baixo sem emendas
Na maioria das vezes, um pulôver irlandês é tricotado dessa maneira, cujo detalhe característico são as alças largas que escondem a costura do ombro. De acordo com as regras, o tricô sem costura começa com o decote, que é feito com agulhas de tricô circulares usando um padrão canelado.
Não é necessário um molde para esse modelo, mas são necessárias adaptações frequentes para poder corrigir rapidamente quaisquer defeitos que surjam.
Depois que o pescoço estiver pronto, é hora de tricotar as alças, para as quais metade das alças nas laterais são usadas, o restante é fixado com alfinetes. O padrão tradicional para esta parte do suéter são os trançados.
O próximo passo é tricotar as costas e a frente separadamente enquanto a cava é tricotada. Em seguida, são utilizadas agulhas de tricô circulares para finalizar o produto. O mais alto nível de habilidade é a ausência de costuras nas mangas, então são usadas alças das alças dos ombros, da frente e de trás para fazê-las.
Raglan com gola
Fazer um suéter raglan masculino requer a seguinte preparação:
- 550 g de fio, de preferência com alto teor de lã merino;
- agulhas 6.5.
Padrões usados:
- Elástico duplo.
- Suave.
O princípio básico de tricotar a frente e as costas é simples. É necessário tricotar um elástico e depois usar um ponto cetim. Uma condição importante neste modelo é o tricô correto das mangas.
Após 45 cm da borda, você precisa fechar 3 laçadas em ambos os lados. Depois das 3 primeiras carreiras e antes das 3 últimas carreiras, você precisa remover 1 laçada nas carreiras pares.
As mangas são tricotadas de acordo com o seguinte padrão:
- Você precisará montar 46 pontos e, usando o padrão elástico, tricotar 7 cm de tecido.
- Eles usam a técnica de "ponto liso".
- Em cada 7ª carreira adicione 1 laçada.
- A linha raglan é formada quando 52 cm de tecido são tricotados.
- Feche 3 laçadas de cada lado.
- Retire 1 em cada segunda carreira, tendo tricotado as 3 primeiras carreiras. Termine de diminuir quando ainda restarem 3.
- Separe 22 laçadas após 76 cm.
A gola é tricotada em ponto canelado, 32 carreiras. O último passo é costurar todas as peças do suéter.
Com veados
Um suéter masculino com um padrão popular de "veado" também é tricotado.
De acordo com as instruções no diagrama com descrições, você precisará de:
- agulhas de tricô nº 8;
- fio feito de lã pura, aditivos sintéticos são permitidos. As cores são contrastantes. Peso dos novelos: 550 e 100 g.
O produto utiliza tricô canelado e ponto meia. A principal dificuldade é tricotar o molde, que fica nas costas, na frente e nas mangas. Para fazer isso, você precisa de um diagrama que mostre a localização das flores.
O princípio geral do tricô é o seguinte. Para a frente, você precisa montar 67 pontos e tricotar uma tira de 7 cm de comprimento com uma faixa canelada. Os próximos 37 cm são tricotados com a superfície frontal, após o que você precisa recorrer a um esquema de padrão para o qual uma cor adicional é usada. Após 39 cm, prepare as inclinações dos ombros - você precisa fechar 3 laçadas e depois diminuir 1 laçada em cada segunda carreira.
Quando o molde estiver pronto, continue tricotando com a cor principal e ponto meia até atingir 62 cm de comprimento. Para o pescoço, você precisa fechar as 9 laçadas do meio e depois a cada 2 carreiras, 2 laçadas. Repita três vezes. As costas são tricotadas usando o mesmo princípio. A uma altura de 65 cm, as alças restantes devem ser reservadas para o pescoço e não tricotadas. Para as mangas você precisará de 35 laçadas. Usando o padrão canelado, tricote até o punho ter 9 cm de comprimento.
Próximo – a superfície frontal. Após 14 cm, adicione 1 laçada em 2 lados a cada 4ª carreira, 8 vezes, e a cada 2ª carreira, 5 vezes. O padrão conforme o diagrama é feito a uma altura de 44 cm. Com 46 cm, você precisa fechar 3 laçadas para as mangas e depois diminuir 1 laçada a cada 2 carreiras. Quando o design estiver concluído, somente a cor base será usada. Os laços são dispostos a uma altura de 72 cm.
Costure as peças, tricote o decote com um elástico – você precisará de 60 pontos nas agulhas de tricô. A altura depende da vontade da artesã.
Com padrão norueguês
O suéter clássico com padrão norueguês é tricotado de forma idêntica ao suéter com veado. A principal tarefa de um tricotador é escolher um padrão escandinavo adequado. Para o trabalho você precisará de 700 e 100-150 g de fio em cores contrastantes. Tradicionalmente, fios brancos são usados para o padrão em si. Ao usar novelos contendo 50-60% de lã, os especialistas aconselham usar agulhas de tricô nº 3 ou 4.
No processo de trabalho são utilizadas as técnicas “elástico” e “ponto de rosto”.. As características do trabalho com cavas e mangas são semelhantes ao suéter decorado com veados. Costureiras experientes recomendam começar a tricotar o padrão escandinavo após 100 carreiras de ponto cetim, no entanto, detalhes adicionais dependem do tamanho do padrão escolhido.
Suéter juvenil
Um suéter masculino adequado para um jovem não precisa necessariamente ser comprado em uma loja. O produto da moda é tricotado com agulhas de tricô, e os padrões disponíveis com descrições permitem que você escolha o modelo ideal.
Para um suéter juvenil espetacular você precisará de:
- fio – uma mistura de lã e acrílico, 0,6 kg da cor principal e 0,1 kg da adicional;
- agulhas de tricô nº 3.
As técnicas utilizadas no padrão são elástico e ponto meia. O design inclui listras.
Para obtê-los, você precisa seguir as instruções:
- A alternância de listras começa com a cor auxiliar.
- O princípio da mudança de tons: 2, 2, 2, 8, 8, 8, 2, 2, 2. Os números são o número de linhas.
Para as costas você precisará de 90 laçadas. Tricotar o elástico até atingir 5 cm de comprimento, utilizando a cor principal. Em seguida, tricote o padrão em ponto meia, usando a cor principal. Depois que a peça de 25 cm estiver pronta, comece a adicionar uma laçada em cada 4ª carreira. O aumento é realizado seis vezes.
Quando o tecido atingir 45 cm de altura, feche 6 laçadas para a cava uma vez e 1 laçada três vezes. Tricotar mais 26 cm e fechar 30 laçadas para o pescoço. Em seguida, as metades são tricotadas separadamente - para o pescoço, 3 laçadas são fechadas duas vezes, para a inclinação do ombro - 7 laçadas três vezes.
A frente é feita desta forma:
- Após 15 cm você precisa introduzir um padrão com listras.
- Repita depois de 40 cm.
- Após 58 cm, você precisa fechar 20 laçadas para o pescoço.
Mangas: montar 50 pontos e tricotar os punhos em canelado de 5 cm. A alternância de listras deve ser introduzida na mesma distância da frente do suéter. 15 vezes em cada 6ª carreira adicione 1 laçada. Quando 45 cm de tecido estiverem prontos, eles começam a preparar a ombreira: feche 6 laçadas, depois 3 e na 21ª carreira - uma de cada vez. Após 20 cm, as 20 alças restantes são fechadas.
Para o decote, tricote 10 carreiras, montando 100 laçadas. Monte as peças do suéter.
Com capuz
Ter um capuz é uma tendência jovem.
Para tricotar um suéter como este, você precisará de:
- fio de lã de ovelha – 1100 g;
- agulhas de tricô nº 5;
- Agulhas de tricô circulares de 40 cm de comprimento – Nº 4.
A obra utiliza:
- Borracha.
- Suave.
Costas: montar 100 pontos e tricotar 7 cm em ponto canelado. O pescoço é fechado após 148 carreiras – as 20 alças centrais. Para arredondar a gola, feche 2 laçadas duas vezes em cada segunda carreira. Após 156 carreiras, feche 33 alças de ombro. A frente é tricotada da mesma forma, para o decote, feche 12 laçadas após 139 carreiras. Próximo – 2 laçadas 4 vezes em cada carreira e 1 laçada 4 vezes.
O punho é tricotado com 44 laçadas e um padrão canelado. Altura – 6 cm. Em cada 6ª carreira, adicione 1 laçada 17 vezes. Feche após 108 carreiras.
Para fazer o capuz, você precisa costurar as partes do suéter na área dos ombros e montar 137 pontos nas agulhas de tricô circulares ao longo da borda do pescoço.
Instruções: comece a 8 cm do centro da parte da frente e termine também a 8 cm. Tricotar 46 carreiras.
Arremate 44 laçadas externas e trabalhe as 49 centrais. Você deve ter um total de 110 carreiras.
Para a montagem, você deve utilizar agulhas de tricô circulares..
Depois de montar 95 laçadas, comece a tricotar usando o padrão elástico. É necessário fornecer um cordão no qual o fio seja inserido. Costure as peças do suéter.
Com arans
O suéter Aran masculino é um produto feito usando a antiga técnica de tricô irlandesa. Os padrões existentes com descrições detalhadas ajudam os tricoteiros a reproduzir o padrão escolhido em detalhes, no entanto, é difícil para artesãs iniciantes entenderem as complexidades do ornamento.
É importante seguir estas diretrizes ao escolher um estilo com Aran:
- Siga o diagrama com cuidado e atenção.
- Use o princípio básico de mover os laços, quando primeiro o segundo é tricotado e depois o primeiro, o que forma inclinações e, como resultado, padrões graciosos e complexos.
- Use a técnica de loop envolvente.
- Cones de malha.
Com tranças
O padrão "trança" é usado em vários modelos de suéteres masculinos, adicionando elegância à peça final.
O padrão de trança mais simples é tricotado de acordo com o seguinte padrão:
- É necessário tricotar a carreira inicial - as laçadas alternam de 3 em 3. Finalize com tricô.
- Em cada linha par, você deve levar em consideração a correspondência do tipo de laços abaixo e repeti-los.
- Carreira 3 – 3 tricô, 3 meia, retire 3, 3 tricô, retorne removido, termine com tricô.
- Semelhantemente à primeira, você precisa tricotar as carreiras n.º 5 e 9.
- Na 7ª carreira, o ângulo de inclinação muda - 3 laçadas são removidas, o mesmo número de laçadas frontais são tricotadas, as laçadas removidas são tricotadas como laçadas meia e as laçadas frontais são repetidas.
A partir da décima carreira, o padrão da trança deve ser repetido.
Com padrão jacquard
O padrão jacquard é usado há muito tempo e envolve o uso de 2 cores. Essa técnica pode ser usada para criar não apenas padrões geométricos, mas também paisagens estilizadas. A principal condição para um tricô de alta qualidade é a escolha de fios de qualidade idêntica.
Para tricotar um suéter usando um padrão semelhante, você precisará de um diagrama que mostre todas as transições em detalhes.
Os princípios básicos desta técnica são:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô, de acordo com o molde e as medidas.
- Tricotar carreiras com o tom principal e depois introduzir cores adicionais.
- Conte os pontos com cuidado.
- Os pontos em meia não devem puxar o tecido.
- O fio que não está envolvido no trabalho permanece no lado avesso.
- Para carreiras pares, são usados pontos tricô, e para carreiras ímpares, são usados pontos tricô.
- O método com alongamentos é recomendado caso a alternância de cores ocorra em distâncias curtas.
Com um padrão de diamante
O suéter masculino com padrões de diamantes é um clássico de tricô atemporal. Selecionar um padrão com descrições é o primeiro passo do trabalho, pois existem muitas opções para esse tipo de enfeite.
Os losangos são usados para tricotar uma grande variedade de padrões.. Para a opção mais simples, você deve escolher um suéter ou pulôver casual tricotado com ponto meia regular e decorá-lo com um padrão volumoso semelhante.
Com relâmpagos
O suéter masculino com zíper é feito usando vários padrões. Um aspecto importante deste modelo é tricotar tendo em mente a futura costura de um fecho de metal. As costas e as mangas devem ser tricotadas de acordo com o padrão selecionado.
Como a largura da parte de trás é de 107 laçadas, para tricotar a prateleira esquerda você precisa:
- Tricotar 16 carreiras, tendo previamente montado 62 laçadas.
- Em seguida, continue trabalhando de acordo com o esquema e os padrões selecionados.
- A uma altura de 42 cm da cava, em cada 2ª carreira, retire 1 laçada 9 vezes.
- Após 4 carreiras, retire a laçada novamente.
- Quando 63 cm de tecido estiverem tricotados, feche 6 laçadas em cada segunda carreira, depois 4, depois duas vezes 3 laçadas, uma vez 2 laçadas e mais 2 vezes uma laçada.
- A 5 cm do início do pescoço, para formar o chanfro do ombro, feche 7 laçadas três vezes em cada 2ª carreira e 8 laçadas duas vezes.
A prateleira da direita é feita em imagem espelhada. Para a gola, monte 77 pontos e tricote em canelado até obter um tecido de 8 cm de altura. Monte as partes da jaqueta e costure um zíper.
Suéter masculino estilo esportivo
O estilo esportivo inclui bolsos e gola polo, que exigem atenção especial. As costas e as mangas devem ser feitas da maneira usual, usando o molde escolhido.

Para tricotar as aberturas dos bolsos, você precisa:
- Divida o tricô em 3 partes: direita, esquerda e meio.
- Para completar o trabalho em 36 carreiras, diminua 1 laçada nas laterais e adicione 1 em cada lado da parte central. Essas etapas devem ser executadas a cada duas carreiras.
- Conecte o tecido e continue tricotando-o continuamente.
Para preparar o pescoço para costurar no zíper, você precisa fechar 9 laçadas do meio no nível necessário - dependendo do tamanho, isso é aproximadamente 58-60 cm - e depois tricotar separadamente. Quando o suéter estiver completamente pronto, você deve tricotar o tecido no pescoço, de acordo com o molde proposto, e costurar o zíper.
Com um padrão de laços deslizados
Os padrões com alças removidas criam um efeito vazado e são considerados um ornamento feminino. No entanto, também é possível escolher uma opção elegante e discreta de suéter masculino para criar uma peça de estilo casual.
Tricoteiros experientes recomendam usar um padrão para itens masculinos que seja tricotado da seguinte maneira:
- Você precisará de 2 cores.
- Você precisa tricotar 14 carreiras.
- As linhas 1, 2 e 9-14 requerem a cor principal, 3-8 – a cor auxiliar.
- Para carreiras ímpares, você precisa fazer 10 laçadas, chamadas laçadas frontais.
- Par - o mesmo número de pontos tricô.
- Começando pela terceira carreira, adicione as alças removidas.
- Linha 3 – remova 2-5 laçadas.
- Desloque 1 para a esquerda para formar uma diagonal.
- Tendo começado a tricotar a carreira 9, desloque para a direita, as alças removidas são semelhantes às da carreira 3.
Para repetir o padrão, use o rapport das carreiras 3 a 14.
Nervurado
O padrão canelado é uma das opções mais simples. O princípio básico do tricô é dobrar as laçadas em uma carreira e diminuir o número delas em outra. Devido a essa técnica, listras volumosas aparecem no tecido de malha, o que dá nome ao padrão.
Com ele, até uma artesã inexperiente consegue tricotar um suéter masculino. O principal é selecionar diagramas detalhados e claros com descrições para os primeiros experimentos. É importante que a informação seja o mais clara possível e não levante dúvidas adicionais, e que os símbolos sejam decifrados.
Um suéter ou pulôver feito com suas próprias mãos é uma ótima alternativa aos comprados em lojas. O trabalho artesanal permite que você tricote roupas exatamente de acordo com seu corpo, escolha suas cores favoritas e encontre um padrão que seu marido ou pessoa amada goste. O mais importante é comprar materiais de qualidade, assim o suéter servirá ao seu dono por muitos anos.
Vídeo: suéter masculino com agulhas de tricô. Esquemas com descrições
Suéter masculino com estampa original, veja o vídeo:
Tricotando um raglan masculino: