Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Para crianças que estão aprendendo os segredos da pintura, as frutas são os melhores objetos para desenhar, graças à sua forma simples, cores brilhantes e ausência de requisitos rígidos de proporções. Para garantir que a pintura resultante não decepcione o criador, é preciso primeiro entender os princípios básicos da imagem e compondo naturezas-mortas a partir delas.

Ferramentas e materiais

Nem todos se tornam grandes artistas, mas habilidades de desenho são úteis para todos. Os adultos precisam apoiar o pequeno artista em seus empreendimentos, fornecendo-lhe tudo o que é necessário para a criatividade.

Para fazer isso, você deve responder às seguintes perguntas:

Pergunta Responder
O que desenhar? Frutas. É aconselhável selecionar espécimes de formato simples, cor uniforme e tamanho médio para simplificar a tarefa o máximo possível. Seu número não deve ser muito grande: você não deve se deixar levar por composições complexas.
Em que desenhar? Tela, vidro, pedra e madeira são melhores se deixados para pintores experientes. Para um artista iniciante, a melhor opção seria um papel liso e grosso, sem brilho ou relevo. O formato ideal é A4 ou A3.
Com o que desenhar? Para começar, use um lápis simples, pois um desenho a lápis é fácil de corrigir e não requer muita experiência e conhecimento, que ainda não estão disponíveis. Quando elas aparecerem, você pode passar para aquarela e guache.
Como corrigir o desenho? Para fazer isso, você precisará de uma borracha de densidade média, moderadamente elástica, que não risque o papel e consiga remover facilmente linhas de lápis malfeitas.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Ao comprar tudo o que um pequeno artista precisa, você deve se concentrar no preço médio. Não é aconselhável comprar ferramentas e materiais muito caros desde o início, e trabalhar com lápis e papel baratos não dará prazer à criança, e o desejo de dominar a arte do desenho desaparecerá rapidamente.

Regras para iniciantes

Existem algumas regras básicas para representar objetos, cuja observância ajudará você a dominar a técnica de desenho mais rapidamente. Eles são simples e muitas vezes intuitivos.

Regra de arranjo mútuo de objetos

Itens do mesmo tamanho dispostos em fila parecem sem graça e não criam perspectiva. A pintura parecerá tridimensional, harmoniosa e bonita se os objetos nela estiverem parcialmente sobrepostos ou se houver uma pequena distância entre eles.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Uma natureza-morta que combina esses dois tipos de arranjo de elementos de desenho parece ainda mais interessante. Isso permite criar uma sensação de volume e profundidade: no desenho, alguns elementos se sobrepõem parcialmente a outros ou estão distantes.

O arranjo mais vantajoso de objetos é considerado triangular. O ápice do triângulo é o ponto mais alto do objeto, e os elementos de menor altura formam sua base. Há também maneiras horizontais e circulares de organizar elementos de natureza-morta.

Regra de seleção de cores

Uma grande variedade de cores tornará o design colorido e atraente, por isso, geralmente, são selecionadas de 2 a 3 cores principais e seus tons.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Se houver muitas frutas e todas elas tiverem cores diferentes, uma das cores se torna dominante e as demais devem complementá-la.

A regra do centro de composição

Em uma natureza morta, um dos objetos deve ser o foco da atenção, destacar-se nitidamente em cor, tamanho, forma e posição, atraindo a atenção do observador. Ao compor uma composição, você precisa determinar esse objeto com antecedência e colocá-lo no centro da composição.

Regra das proporções

Não é necessário que todas as frutas e outros objetos no desenho sejam representados em tamanho natural, mas é necessário manter a proporção do tamanho, caso contrário, o desenho parecerá artificial.

Regra da perspectiva

Objetos mais próximos ficam na parte inferior, são maiores e desenhados com mais detalhes. Objetos mais distantes são colocados mais acima na folha, sobrepondo-se parcialmente a outros objetos mais próximos. Eles são desenhados com poucos traços, sem detalhes. Isso permite que você crie a impressão de volume.

A Regra da Sombra

As sombras de todos os objetos devem ser direcionadas na mesma direção, caso contrário o desenho não parecerá realista. Objetos e partes de objetos que estão na sombra têm uma cor mais escura, e aqueles que estão bem iluminados têm uma cor mais clara.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Para criar um efeito de brilho, basta deixar uma área sem pintar da superfície do objeto, tendo determinado previamente onde exatamente ela deve ser localizada em relação a uma fonte de luz imaginária. Sombras e realces criam uma sensação de volume e uma superfície brilhante.

Regra de layout de folha

O desenho ficará bonito se ocupar o centro da folha, deixando um pequeno espaço livre nas laterais, superior e inferior, sempre sobrando menos espaço na parte inferior do que na superior. Isso cria a ilusão de que os objetos representados estão sobre alguma superfície.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Os tamanhos dos objetos representados devem corresponder ao tamanho da folha, não podendo ser nem muito pequenos nem muito grandes, chegando até as bordas.

Natureza morta de frutas a lápis

O lápis é a ferramenta de desenho mais popular entre os artistas iniciantes, pois perdoa prontamente os erros dos artistas inexperientes e permite que eles sejam facilmente corrigidos. Mas é preciso levar em conta que os lápis vêm em diferentes graus de dureza e, portanto, são destinados a diferentes tipos de trabalho. A dureza de um lápis é determinada por suas marcações.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Ao trabalhar em uma natureza-morta, você precisará dos seguintes lápis:

  • difícil (H) - para um esboço;
  • semi-rígido (HB) – para delinear os contornos;
  • macio (2B) – permitirá que você crie sombras;
  • lápis de cor - para colorir. Não há necessidade de comprar um conjunto caro com um grande número de cores e tons no início: 6 cores básicas são suficientes.

Natureza morta com frutas para crianças, ao trabalhar, além de lápis, será necessária a presença de:

  • Faca ou amolador. Os lápis precisam ser apontados corretamente: lápis duros e semiduros devem ser apontados de modo que as linhas que eles deixam sejam finas. Para lápis macios e coloridos, a ponta é ligeiramente arredondada.
  • Apagador. Uma regular, com um lado macio e outro duro, e uma borracha amassável, que pode assumir qualquer formato desejado. Ela é usada para remover pequenos detalhes que uma borracha comum não consegue remover.
  • Papéis. A melhor opção é papel Whatman grosso e liso. Papel muito fino, felpudo ou com superfície texturizada não é adequado para desenho.

Por onde começar

É melhor que as crianças comecem a natureza morta criando uma composição de frutas, que se tornará um modelo para a futura obra-prima.

Para fazer isso você precisa:

  • Selecione as frutas necessárias e outros objetos que estarão no desenho, por exemplo, um vaso.
  • Organize-as lindamente: cada fruta deve estar claramente visível, mas, ao mesmo tempo, parcialmente coberta por outras frutas ou objetos. Somente neste caso a imagem parecerá completa e tridimensional.
  • Escolha um ângulo favorável com base na posição relativa dos elementos da composição e como eles são iluminados. O efeito mais expressivo de um desenho é dado pela iluminação lateral. Não é recomendado posicionar-se em frente a uma fonte de luz.

Depois que a composição estiver pronta e o ponto de onde ela parece mais impressionante tiver sido determinado, você deve escolher a figura central para a qual a atenção principal será direcionada e começar a desenhar.

Por exemplo, você pode criar uma natureza-morta escolhendo como amostra:

  • cacho de uvas;
  • maçã;
  • pera;
  • várias ameixas;
  • um lindo vaso.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Para representá-los você deve:

  1. Desenhe uma linha horizontal que se tornará a borda da mesa.
  2. Encontre o centro da composição. Pode não coincidir com o centro da folha, mas você não deve colocá-lo muito perto da borda.
  3. Descreva os principais elementos do desenho.

A principal tarefa desta etapa é posicionar corretamente o futuro desenho em uma folha de papel, observando todas as proporções.

Como desenhar frutas

Para transformar círculos e ovais em imagens de frutas, você precisa:

  1. Encontre e marque seus eixos de simetria na figura.
  2. Detalhe o formato e marque a depressão no caule da maçã e da pera, dê-lhes caudas e desenhe cada uva.Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas
  3. Pinte as frutas. Recomenda-se fazê-lo em movimentos lentos. No início, eles devem ser feitos quase imperceptíveis e raros, indicando apenas a direção do sombreamento, e depois adicionar uma cor mais intensa: com esse método de coloração, o risco de erro será mínimo. Ao aplicar o sombreamento, você precisa garantir que ele não ultrapasse os limites dos objetos.

Como desenhar tecido

O tecido deitado é representado com traços cruzados, imitando o entrelaçamento de fios. Às vezes, cortinas são usadas para criar um fundo. Para desenhar um tecido reunido em belas dobras, você terá que praticar, tentando, por exemplo, representar uma pequena mesa coberta com uma toalha.

O trabalho está dividido em várias etapas:

  1. Use uma figura oval para representar a superfície horizontal da mesa e desenhe a parte inferior do tecido aleatoriamente.
  2. Usando o fundo como guia e de acordo com as curvas existentes, marque as dobras.
  3. Aplique sombreamento: mais escuro nas reentrâncias, mais claro nas áreas salientes.
  4. Crie um efeito brilhante por meio de sombreamento.

Como terminar

No estágio final, a imagem precisa ganhar mais realismo aplicando sombras corretamente. Para fazer isso, você precisa determinar de onde vem a luz, quais áreas ficarão na sombra e quais serão bem iluminadas.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Se você quiser deixar o desenho contrastante, adicione tons escuros às áreas sombreadas. Para tornar a imagem mais nítida, você pode usar um lápis semiduro para delinear os contornos dos objetos (os contornos também podem esconder pequenas falhas de sombreamento).

Como desenhar em cores

É melhor pintar uma natureza-morta com frutas para as crianças depois que elas já dominarem o uso do lápis. Este é um trabalho mais difícil porque será difícil, e às vezes impossível, corrigir o erro cometido. Isso exigirá alguma experiência, paciência e precisão.

Guache

Guache é uma tinta cola solúvel em água que se tornou popular para a criatividade infantil devido a:

  • boa capacidade de cobertura;
  • secagem rápida;
  • facilidade de dissolução em água;
  • a um preço acessível.

Para trabalhar com guache você precisará de:

  • lápis duro;
  • folha de papel whatman (formato A3 ou A4);
  • guache (para desenhos simples você pode comprar um kit escolar comum de 9 cores);
  • pincel fino;
  • água.

Uma forma simples para criar seu primeiro desenho a guache poderia ser, por exemplo, limões. Os passos iniciais não são diferentes daqueles feitos para o desenho a lápis.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Será necessário:

  • compor uma composição;
  • escolha um ângulo favorável;
  • determinar de onde vem a luz;
  • faça um esboço em um pedaço de papel.

Não há necessidade de tentar deixar as linhas de contorno perfeitamente uniformes e geometricamente corretas: pode haver irregularidades e defeitos na casca do limão.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas
Instruções passo a passo para crianças sobre como desenhar um limão para uma natureza-morta de fruta.

O guache tem uma consistência espessa: se você usá-lo em sua forma original, não conseguirá obter uma cor uniforme, por isso ele precisa ser diluído. No entanto, não é necessário despejar água na tinta: basta molhar o pincel e misturar um pouco de guache com ele.

Serão necessários os seguintes tons:

  • verde – para colorir as folhas;
  • marrom – para sombras nas folhas e sob os futuros limões, bem como na última etapa para criar a superfície da mesa;
  • amarelo - casca e polpa de limão:
  • laranja – para criar sombras em limões. Ela será aplicada em pinceladas curtas após a tinta aplicada anteriormente estar completamente seca;
  • cal – para extrair o sabor e dar brilho à casca e às folhas.

Aquarela

As vantagens da aquarela incluem a capacidade de criar efeitos de neblina, translucidez e transições suaves de uma cor para outra. No entanto, pintar com aquarela é um processo mais complexo do que usar guache, exigindo certas habilidades e precisão.

Um artista inexperiente pode primeiro tentar usar aquarelas em fragmentos, adicionando alguns detalhes brilhantes aos desenhos a lápis com a ajuda delas, e só então passar para pinturas totalmente em aquarela.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

As seguintes nuances deste tipo de tinta devem ser levadas em consideração:

  • Não use papel fino, pois ele pode ficar molhado e deformar imediatamente. Você precisará de papel Whatman com densidade de pelo menos 300 g/m2.2, idealmente – 600 g/m2.
  • Um formato pequeno também não funciona: a melhor opção é uma folha A3 padrão.
  • Tintas baratas, quando espalhadas no papel, não ficam bonitas. Você terá que comprar um conjunto profissional: custará mais, mas trabalhar com tintas se tornará muito mais agradável e fácil.
  • Pincéis de papelaria não são adequados: você precisa daqueles projetados especificamente para aquarela, de preferência de tamanhos diferentes, para pintar áreas grandes e pequenas.
  • O recipiente para misturar a tinta deve ser branco, caso contrário será impossível selecionar o tom desejado. Para pintar, é melhor preparar 2 recipientes com água: um será necessário para enxaguar o pincel e o outro para diluir a tinta.
  • Antes de começar a trabalhar, é aconselhável experimentar tintas para avaliar seu “caráter”, aprender a proporção necessária de água e aquarela, entender como obter uma determinada tonalidade e aprender tudo sobre as propriedades de certas cores, tonalidades e suas combinações.

Para o primeiro desenho, você deve escolher uma composição simples usando frutas grandes. Por exemplo, você pode tentar representar uma pêra e uvas.

Natureza morta com frutas para crianças usando aquarela é feita nas seguintes etapas:

  1. Crie um esboço a lápis.
  2. Recorte com aquarela: pêra com cádmio claro. Quando a tinta estiver seca, "doure" a lateral adicionando vermelho cádmio. Pinte as uvas com azul cobalto e carmim. Tanto na pêra quanto nas uvas, é preciso deixar áreas sem pintar onde haverá destaques.
  3. Aplique sombra. Para destacar o formato da pêra e das uvas, você precisa aplicar sombras com uma tinta mais escura. Nesse caso, você pode usar amarelo cobalto com adição de ocre para a pêra e uma mistura de carmim e ultramarino para as uvas.
  4. Desenhe o caule da pera e a videira usando verde-grama com um pouco de vermelho cádmio adicionado.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Ao trabalhar com aquarela, é necessário levar em consideração suas características, cujo conhecimento ajudará o pequeno artista a minimizar o número de erros, evitar decepções e, consequentemente, esfriar a cabeça em relação ao próprio processo de desenho.

Nomeadamente:

  • Para deixar a tinta translúcida, é preciso aumentar a quantidade de água. Misturar com branco não dará o efeito desejado, mas apenas retirará o brilho da aquarela e a deixará turva.
  • Ao colorir, você precisa mover do claro para o escuro. Primeiro, uma tinta mais clara é aplicada e, depois, tons mais escuros são aplicados por cima.
  • A peculiaridade do amarelo é que ele cobre todas as outras cores, por isso deve ser aplicado logo no início.
  • Cores opostas (como vermelho e verde, laranja e azul, roxo e amarelo) quando misturadas produzem cinza: é recomendável não colocá-las próximas umas das outras ou ter muito cuidado ao colorir.
  • Pouca água na aquarela fará com que a tinta fique muito grossa e os traços não ficarão uniformes. Por outro lado, quanto mais água, mais transparente será a tinta, por isso é necessário procurar um “meio-termo”.

A aplicação preliminar de primer líquido em uma folha de papel ajudará a corrigir parcialmente os erros cometidos. Isso facilitará a remoção da tinta seca, mas também tornará a superfície do papel mais escorregadia e o processo de desenho mais difícil.

Natureza morta para crianças do 2º ao 3º ano

Os alunos mais novos começam a desenhar com entusiasmo, mas devido à inquietação típica desta idade, às habilidades motoras finas insuficientemente desenvolvidas e à incapacidade de se concentrar por muito tempo, eles rapidamente “esfriam”.

As aulas não devem ser muito longas, mas sim interessantes para a criança e divertidas.

É aconselhável escolher objetos simples como objetos para esboço. Para começar, você pode oferecer ao seu filho a tarefa de aprender a desenhar 1 fruta, por exemplo, uma maçã. Quando ele pegar o jeito, tente desenhar uma natureza-morta simples de maçãs.

Para fazer isso, você precisa executar os seguintes passos:

  1. Faça um esboço, marcando a localização de cada elemento da natureza-morta, observando as proporções.
  2. Desenhe os detalhes de cada maçã, marque o local onde ficará o destaque e a depressão perto do caule.
  3. Remova linhas desnecessárias e desenhe o contorno do desenho com mais clareza.
  4. Aplique sombras.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

Mais tarde, quando você dominar o lápis, poderá passar a desenhar com guache, escolhendo objetos grandes e de configuração simples como “modelos”. Você pode começar com uma natureza morta de 2 abóboras.

O trabalho é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Desenhe uma linha do horizonte e marque os locais onde as abóboras ficarão.
  2. Dê às abóboras o formato desejado e adicione caudas.
  3. Delineie vários objetos menores que adicionarão variedade à futura natureza-morta. Neste caso, serão cebolas e pimentas.
  4. Use linhas curvas para criar “fatias” nas abóboras, remova detalhes desnecessários e desenhe os contornos dos objetos com mais clareza: o esboço a lápis está pronto.Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas
  5. Comece a trabalhar com guache. Primeiro, crie um fundo usando tinta azul e azul claro.
  6. Em uma abóbora grande, contorne listras em amarelo e depois pinte-a em tons de amarelo-carmesim. Como a luz incidirá sobre a abóbora pela esquerda, o lado esquerdo ficará mais bem iluminado e mais claro na imagem, enquanto o lado direito ficará na sombra, ficando mais vermelho.
  7. Suavize o excesso de contraste com traços leves e curtos: agora a transição do escuro para o claro ficará mais suave, e a imagem será mais realista.
  8. Usando um tom claro de laranja ou branco, adicione destaques: a casca da abóbora ficará brilhante.
  9. Pinte a abóbora menor na mesma ordem. Use tons amarelo-alaranjados para isso.
  10. Pinte o pimentão de vermelho, a cebola de ocre claro e adicione laranja nas áreas sombreadas.
  11. Para as caudas, use tinta verde e um pouco de amarelo para criar uma tonalidade.
  12. Pinte a mesa de marrom e crie sombras com um tom de tinta mais escuro. O trabalho está concluído.

Natureza morta para crianças do 4º ao 6º ano

Crianças em idade escolar já são mais assíduas, seus dedos são bem desenvolvidos e sua capacidade de concentração é bastante alta.

Uma natureza morta com frutas para crianças do 4º ao 6º ano pode consistir em um número maior de objetos, por exemplo:

  • 2 fatias de melancia;
  • laranja (inteira e fatias);
  • maçãs;
  • peras.

Natureza morta com frutas para crianças do 2º ao 3º ano. Como desenhar com lápis e tintas

As etapas do desenho são as seguintes:

  1. Faça um esboço a lápis no qual serão marcadas as posições de todos os elementos da futura natureza-morta, levando em consideração seus tamanhos.
  2. Escolha uma laranja (círculo) como figura central, seguida de 2 fatias de melancia. À esquerda da laranja há uma maçã (círculo), à direita há uma pera (2 círculos de diâmetros diferentes, o menor acima do maior). Na frente da laranja há 2 fatias de laranja (2 semicírculos).
  3. Desenhe pequenos detalhes (folhas, caules), marque destaques futuros, remova linhas desnecessárias e contorne os contornos dos objetos com mais clareza. O esboço está completamente pronto, você pode pegar seus lápis de cor ou guache, aquarelas.
  4. Pinte a laranja e suas fatias de amarelo e laranja. Certifique-se de deixar uma pequena área sem pintar para simular um brilho de luz. Para representar a polpa, aplique traços radiais com um lápis amarelo; deixe as raspas brancas. Um pouco de branco dará às fatias um brilho leve e úmido.
  5. Colorir a melancia, sem esquecer das sementes, assim como a maçã e a pera.
  6. Desenhe nervuras nas folhas, decore os frutos com talos, adicione sombras e o desenho está pronto.

Assim, passo a passo, você pode complicar as composições adicionando detalhes novos e mais complexos a elas. As habilidades adquiridas no desenho de naturezas-mortas com frutas serão úteis às crianças na idade adulta, desenvolvendo nelas a observação e a precisão, mesmo que a especialidade escolhida não tenha nada a ver com desenho.

Vídeo sobre natureza morta com frutas

Tutorial em vídeo sobre como desenhar uma natureza morta com frutas em um vaso para crianças:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. dima.korotkov

    OK

    Responder
  2. Albina

    Uma lição incrivelmente gentil, simples e linda!! Obrigado...
    Como assinar? Gostaria de ver mais lições. Eles nos deram aulas de arte com crianças com deficiência. Interessante. Tentando. O hemisfério direito ajuda. Obrigado novamente!!!!!

    Responder

Criação

De costura

Desenho