Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

Coisas feitas de fios volumosos com o início da temporada de inverno, eles atingiram o pico de popularidade. Os produtos ficam macios e arejados. E qualquer costureira pode criá-los se adquirir materiais para o trabalho e ferramentas de tricô adequadas.

Classificação de fios volumosos para tricô

A gama de fios volumosos para tricô é muito ampla.

Inicialmente, o material é determinado:

  • natural. Feito de algodão, lã, cashmere e outras fibras naturais. Usado para fazer roupas que entrarão em contato direto com a pele exposta. Fibras artificiais podem causar alergias. Eles também acumulam poeira e ficam eletrificados;
Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê
O fio volumoso para tricô vem em muitos tipos
  • sintético. São acrílico, poliéster, náilon e microfibra. As fibras sintéticas parecem muito mais atraentes do que as naturais, por isso são usadas para fazer brinquedos, cobertores, tapetes e outros tecidos decorativos para o lar;
  • misturado. O fio é feito de fibras artificiais e naturais. Dessa forma, os fabricantes tentam criar um material que demonstre as vantagens de todos os tipos, ao mesmo tempo em que elimina suas desvantagens.

Você precisa escolher a classificação do fio dependendo do tipo de produto que pretende fazer com ele.

Fita de malha

A fita de malha é obtida cortando o tecido. Sua largura varia entre 2-3 cm. Geralmente é enrolado em um tubo com diâmetro de 6-8 mm. Anteriormente, não havia fábricas produzindo fitas de malha. No entanto, a ideia em si tem uma longa história de existência. Os antigos mestres cortavam tecidos de malha para criar fios.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

Para trabalhar com fita de tricô, selecione agulhas de tricô e ganchos com diâmetro de 9-15 mm. Eles dependem do diâmetro do próprio fio e do tamanho do padrão planejado (quanto maior, maior a agulha de tricô). A produção moderna nos permite produzir novelos de fita de malha de ~ 100 m sem nós. As fitas podem ser coloridas, estampadas ou lisas.

Rovnitsa

Roving é uma mecha penteada muito grossa que não é fiada. É feito torcendo duas ou mais fibras juntas. Não há necessidade de fazer isso manualmente – a mecha é oferecida no mercado em uma ampla variedade.

O fio é muito volumoso. Para trabalhar com ele, selecione ganchos e agulhas de tricô a partir do nº 15. As maiores mechas são trabalhadas à mão.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

Os seguintes itens são feitos a partir da mecha:

  • cardigans;
  • cachecóis;
  • chinelos;
  • cobertores;
  • colchas;
  • cobertores de bebê;
  • vestes.

Não é recomendado para fazer tapetes. Após vários meses de uso sob carga constante, ele ficará rígido.

Renda

O cordão de lã recebeu esse nome devido à sua semelhança externa com o item de mesmo nome. É oco por dentro. Na maioria das vezes, esse fio é feito à mão ou usando uma máquina doméstica especial. Produtos feitos à mão se destacam porque você pode escolher a cor (ou misturar vários tons), a composição e o tamanho.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

A renda também é oferecida em formato de fábrica. Pode ser natural ou sintético. A primeira opção é usada para fazer roupas, a segunda – tapetes e toalhas de mesa.

Fio de pelúcia

O fio de pelúcia é feito de chenille. Sua principal característica é que o cordão condutor é volumoso, mas pequenas fibras se projetam dele em diferentes direções. Isso cria uma sensação de suavidade e leveza.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

O fio plush é adequado para tricô manual, à máquina ou com agulha. Devido à sua versatilidade, há muitas coisas que ele pode ser usado para fazer. É melhor escolher fios de pelúcia acrílicos, pois são da mais alta qualidade - os produtos posteriormente mantêm sua aparência original por muito tempo.

Fio de pompom extravagante

O fio de tricô volumoso, pertencente à categoria pompom, é único em seu gênero. Sua principal característica são os diferentes diâmetros de rosca ao longo de todo o seu comprimento. O tamanho pode mudar aleatoriamente ou sistematicamente. Esse tipo de fio também é difícil de trabalhar. Para isso, são utilizados ganchos grandes ou agulhas de tricô, mas a execução é caracterizada por um trabalho minucioso.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

É usado para fazer:

  • coisas de criança;
  • brinquedos;
  • têxteis decorativos para o quarto ou quarto das crianças;
  • vestidos incomuns para meninas, mulheres jovens e mulheres.

Para agasalhos, escolha as fitas de pompom mais grossas.

Fio de pilha

O fio de pelo é criado a partir de fibras regulares, mas de forma que pequenos fios se projetam da parte da frente, imitando pelo. O material é muito popular na produção de jaquetas e agasalhos.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

Além disso, devido às propriedades decorativas deste fio, ele é usado para decorar vestidos e suéteres de inverno.

Fio de tecido

Fios de tecido quase nunca são encontrados à venda. É realizado em casa. Para criá-lo, você precisa pegar qualquer produto têxtil, cortá-lo em pequenas tiras e enrolá-lo em uma bola.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

É usado para fazer:

  • tapetes para casa;
  • almofadas para cadeiras, poltronas;
  • significa vasos ou jarras de flores.

Como esse fio de tecido é considerado um material reciclado, roupas geralmente não são feitas com ele.

Geléia

"Jelly" é o nome de um fio de borracha. Os fios de borracha podem consistir em um ou ser torcidos a partir de vários.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

Este produto é usado para fazer cintos, bolsas, decoração para casa (por exemplo, uma capa para um vaso de flores comum ou um abajur exclusivo).

Outros tipos

Outro tipo comum de fio é o "Sinnel". Este é um tecido macio e denso, feito sobre uma base de algodão e acrílico. Algumas opções são feitas apenas de acrílico. Devido à sua estrutura delicada, esse fio é utilizado na produção de artigos infantis. Você também pode fazer brinquedos lindos e macios com ele.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

Outra opção é o fio com fios de diferentes diâmetros, feito à mão. Fitas de fábrica são difíceis de encontrar. Para fazer roupas bonitas com esse fio, você precisa escolher o corte mais simples. Padrões e texturas são criados por diferenças de diâmetro. Se você tomar um estilo ornamentado como base, ele ficará muito sobrecarregado.

Como escolher fios grossos

O fio grosso para tricô é prático porque você pode trabalhar com ele usando tanto ferramentas especiais quanto as mãos.

Há recomendações para escolher fios para cada método de criação de coisas.

Para agulhas de tricô:

  • espessura uniforme em toda a superfície;
  • o diâmetro é 1-2 tamanhos menor que o tamanho da agulha (caso contrário, a linha irá esfregar na superfície, o que prejudicará sua densidade e integridade);
  • superfície relativamente plana. Quanto maior a aspereza, maior o inconveniente no processo de tricotar algo com agulhas de tricô.

Para o anzol:

  • diferenças uniformes de espessura ao longo de todo o comprimento (então você pode criar laços uniformes), ou sua ausência;
  • combinação perfeita entre o diâmetro da linha e o tamanho do anzol. Caso contrário, será inconveniente agarrar os laços;
  • É permitido comprar fios com superfície áspera ou felpuda - eles não interferem no trabalho com a agulha de crochê.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

Se suas habilidades motoras finas estiverem bem desenvolvidas e suas habilidades forem aprimoradas, você poderá trabalhar com qualquer fio volumoso à mão, independentemente do tipo. Somente a atenção é dada às matérias-primas. Algumas pessoas têm pele sensível a fibras sintéticas, então você precisará escolher somente fios naturais. Caso contrário, podem ocorrer irritações ou alergias.

Fabricantes e cores populares de fios volumosos

Muitas empresas produzem fios de tricô volumosos. Você pode ver os mais famosos deles na tabela.

Nome País de origem Sortimento Características da marca
Alize Turquia A escolha é muito ampla: cerca de 70 cores, fitas de diferentes volumes e comprimentos.

O fio oferecido não é apenas volumoso, mas também fino.

O fabricante se concentra na qualidade e disponibilidade para um amplo público consumidor.
Viciado Portugal Somente fios para tricô manual. O princípio básico da empresa é fornecer produtos para artesanato sem o uso de ferramentas (somente trabalho manual).
Nako Turquia Somente fios de pelúcia de fantasia (mas em uma ampla variedade - mais de 30 variedades). O fio é feito de matérias-primas de alta qualidade (acrílico, lã, poliéster), por isso os preços são altos.
Semenovskaya Rússia Fios de lã e acrílico de diferentes tipos. A ênfase está no comprimento do fio para que o comprador possa realizar qualquer fantasia, mesmo a mais complexa.
Kamtex Rússia Fio de lã disponível em 30 tons diferentes. O princípio básico do fabricante é baixo peso e longo comprimento. Os novelos de 400g contêm 40m de fio grosso e volumoso.

Onde comprar, preço

A maneira mais conveniente de comprar fios volumosos é em lojas online.

Há empresas comerciais operando dentro do país. Eles geralmente oferecem entrega para todas as principais cidades. Caso não haja entrega, você pode utilizar os serviços de empresas de transporte.

Fios grossos também podem ser encontrados em lojas online na Turquia ou na China. Nesse caso, a compra será mais lucrativa, mas você precisará esperar de 2 a 8 semanas pela entrega.

Preços aproximados para alguns tipos de fios:

  • fita de malha - um novelo de 100 m custará 500-600 rublos;
  • roving - um novelo de lã natural (40 m ou 500 g) custará 1300-1500 rublos;
  • renda. O preço depende da composição. Se o produto for sintético, o preço por novelo será de cerca de 200 rublos, se natural – 400-500 rublos.

O custo do produto depende do fabricante. Quanto mais popular for a marca, mais você terá que pagar. Na maioria das vezes, as compras são feitas em lojas online chinesas, pois elas oferecem a melhor relação custo-benefício.

Quais ferramentas você precisa para tricotar com fios volumosos?

Fios de tricô volumosos podem ser usados ​​para tricotar com qualquer ferramenta e até mesmo à mão.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê
Agulhas de tricô para fios volumosos

Você pode trabalhar com os ganchos nº 9 e nº 10, mas eles não são adequados para tricotar todos os itens. E ganchos ou agulhas de tricô nº 15-20 só podem ser comprados em grandes lojas especializadas.

As costureiras destacam alguns dos melhores fabricantes de ferramentas para tricotar itens com fios volumosos:

  • A empresa alemã usa bambu e plástico para fazer agulhas e ganchos de tricô. Os de bambu são mais caros, mas são de melhor qualidade. A linha inclui agulhas de tricô circulares.
  • A empresa oferece agulhas de tricô retas e de baixo custo e ganchos de plástico grossos.
  • Este é um dos poucos fabricantes que oferece ganchos de madeira de qualidade (maple). Eles são processados ​​de forma que não haja cortes no produto, o que poderia afetar negativamente a condição do fio.

Aulas master passo a passo sobre tricô

Fios de tricô volumosos são usados ​​para criar vários itens para casa ou vestuário. Os produtos ficam lindos e inusitados. Essas linhas também são adequadas para ensinar iniciantes, pois são práticas para trabalhar e pequenas imperfeições durante o tricô não serão perceptíveis no produto final.

Xadrez

Você pode criar um lindo cobertor com suas próprias mãos no sentido literal (sem usar ferramentas).

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê
Cobertor feito de fio grosso (volumoso)

Instruções:

  1. A primeira laçada é montada manualmente. É usado um pincel - um fio é passado por ele e então o laço é apertado (não muito apertado, pois o fio é volumoso e não haverá espaços vazios).
  2. A segunda e as alças subsequentes são pegas com o pulso e empurradas ao longo do braço em direção ao cotovelo em uma linha reta. É importante monitorar o tamanho dos loops. Como eles não são coletados com ferramentas, você precisa controlar seu diâmetro.
  3. Após terminar a fileira (o tamanho é controlado de forma independente), ela é cuidadosamente removida da mão. Então a segunda fileira é coletada.
  4. A última carreira é fechada com uma laçada dupla. Faça 2 laçadas, passe a linha por elas e aperte. Em seguida, a ação é repetida com os próximos 2 loops.

Não há necessidade de prender a rosca. O produto não desfia devido ao peso do fio.

Brinquedo macio

Para criar um brinquedo macio, é melhor escolher fios de pelúcia. É prático de trabalhar e os produtos acabados são volumosos. Você também pode selecionar diferentes ferramentas para esses fios, como ganchos e agulhas de tricô. Você pode fazer diferentes brinquedos com fios grossos: ursos, lebres, raposas, gatos. Mas é mais fácil trabalhar com um boneco de neve - e é isso que os iniciantes devem escolher.

Instruções:

  1. Um anel amirugumi é criado a partir de 6 correntinhas de crochê simples. Este será o topo da cabeça. Toda a base é feita de fio branco ou azul claro.
  2. Da cadeia inferior há 6 meias colunas.
  3. A partir da 4ª carreira, o número de laçadas é adicionado em 1 a cada vez até a 7ª carreira.
  4. Até a carreira 9, o número de laçadas diminui em 1 a cada vez.
  5. Em seguida, o número de laçadas aumenta em 7 em cada carreira.
  6. O número de voltas é reduzido em 7, após o que é realizada a saída para o anel amirugumi.
  7. O anel não está preso porque o boneco de neve precisa ser enchido. Para isso você pode usar enchimento sintético ou clorofibra. Qualquer pano doméstico também serve.

Dica: use massa fina. É melhor cortá-lo em pedaços pequenos. Então o preenchimento será de alta qualidade e não haverá áreas vazias. Esse tipo de enchimento também é mais fácil de cuidar – a peça não cai após a lavagem na máquina.

  1. As mãos de pau estão se preparando. Você pode usar fio preto ou marrom. Na técnica japonesa, são feitas 6 correntinhas com uma laçada.
  2. Se desejar, é possível fazer mãos em formato de palitos com galhos. Para fazer isso, vários laços são adicionados à lateral da corrente principal.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

O rosto do boneco de neve é ​​decorado com bordados. Você pode usar fios de cores diferentes, miçangas, botões ou outros elementos decorativos. Além disso, para decoração, um cachecol, uma capa, um chapéu ou um balde são tricotados separadamente se você planeja criar um boneco de neve clássico. É melhor manter a técnica de tricô que você escolheu inicialmente para que não haja dissonância nos estilos.

Chapéu e cachecol

O produto de lã mais popular é o cachecol. É com ele que aprendem a trabalhar com agulhas e linhas de tricô. Para fazer um cachecol snood, você precisará de material para trabalho e uma agulha de tricô grossa nº 12. Durante o processo, você não deve apertar as alças; elas devem ficar ligeiramente soltas.

Instruções:

  1. Monte 18 pontos nas agulhas de tricô. A primeira fileira é feita com lindas alças frontais.
  2. São feitas 2-3 carreiras com laçadas levemente apertadas para que o produto não desfie.
  3. Na 4ª carreira, as laçadas são desfeitas e uma laçada em tricô é feita no lugar delas. Isso é necessário para a execução subsequente do padrão.
  4. Na 5ª carreira, tricote novamente em ponto meia.
  5. O processo é repetido até que o cachecol atinja o comprimento desejado.
  6. O produto é finalizado fechando os laços.
  7. Após fechar as laçadas, deixe um pouco de fio (20-50 cm, conforme desejar). Um cordão é tecido à mão a partir deles, que pode então ser usado para apertar o cachecol enquanto você o usa.

Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê Fios volumosos para tricô, tricô manual, crochê

O chapéu pode ser feito usando a mesma técnica, usando moldes conforme desejado.

Instruções:

  1. São utilizadas agulhas retas, as laçadas são divididas em 4 partes.
  2. O tricô começa com um elástico, então as primeiras carreiras precisam ser esticadas.
  3. Monte 18 pontos, que serão levantados em 9 carreiras.
  4. Na 10ª carreira, 2 laçadas são removidas. O procedimento é repetido com cada linha subsequente.
  5. O fio se rompe quando não há mais laçadas.
  6. A linha é puxada para o lado avesso e presa. Basta dar um nó para que o produto não se desfaça. Considerando o grande peso do fio, o item irá esticar com seu próprio peso, então ele não irá desfiar.

Fios volumosos são adequados para tricotar diversas coisas. É rápido e fácil de usar, por isso até iniciantes podem usá-lo.

Vídeo sobre tricô com fios volumosos

Fios volumosos para tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho