Desenhar uma orelha para crianças pode ser difícil porque o órgão é composto por muitos detalhes aos quais nem sempre é dada atenção suficiente para serem transmitidos com precisão na imagem. Este é um elemento importante do corpo, sem o qual uma pessoa não consegue ouvir., por isso, ao criar um retrato, é importante não se esquecer das orelhas para que o desenho pareça verossímil e completo.
Ferramentas necessárias
O desenho de uma orelha para crianças pode ser feito usando diferentes ferramentas:
O que você vai precisar | Para que |
Papel | A densidade do material depende da ferramenta escolhida: para tintas e marcadores, são escolhidas folhas mais grossas, enquanto ao trabalhar com lápis, podem ser escolhidas folhas mais finas. |
O lápis é macio | Usado para sombreamento claro para criar um efeito de sombra projetada. |
Lápis duro-macio ou duro | Crie um esboço e desenhe linhas auxiliares. |
Apagador | Remova detalhes desnecessários ou malsucedidos. |
Régua ou compasso | Uma ferramenta auxiliar para criar linhas retas ou curvas para esboços. |
Forro | Trace o contorno final do desenho. |
Tintas ou lápis de cor | Pinte o desenho finalizado. |
Desenho simples para crianças
A orelha (um desenho para crianças desta parte do corpo pode ser feito de maneira simples) começa com uma imagem da base e gradualmente adiciona novos detalhes.

O método é adequado para iniciantes ou crianças em idade pré-escolar, pois não leva muito tempo e envolve a repetição de formas e proporções simples:
- Desenhe uma oval vertical no centro da folha. Seu lado esquerdo é reto e não arredondado. O resultado é uma representação esquemática do formato da orelha.
- Desenhe uma linha curva a partir do topo e estenda-a até o centro à direita. O arco segue a curva da orelha com uma leve reentrância para dentro.
- Eles começam a representar a cartilagem da orelha. A partir do início do arco curvo, desenhe uma marca de verificação alongada, repetindo todas as curvas anteriores. Esta linha auxiliar representa a cartilagem da orelha. Trace essa linha em ambos os lados e apague a base com uma borracha.
- Usando uma linha curva na parte inferior, desenhe a cartilagem, repetindo a linha no desenho abaixo.
- Contorne o contorno com um delineador ou caneta e apague o esboço a lápis. Pinte a orelha com tintas ou lápis de cor. Adicione uma cor mais escura onde a sombra incide. As cores marrom, cinza e preto são usadas para isso.
Método fácil passo a passo
Este método, apesar de sua simplicidade, é mais adequado para pessoas que têm habilidades de desenho ou para crianças de 8 a 10 anos. No processo, eles tentam reproduzir o formato da orelha usando formas geométricas e, então, desenham detalhes assimétricos pequenos e curvos.
Como desenhar:
- Comece com uma imagem retangular como base. Todas as quatro bordas são os limites da própria orelha e não se projetam além delas durante o processo de desenho. No topo, desenhe um círculo; deve caber na metade do retângulo. Para fazer isso, você pode usar uma ferramenta auxiliar - uma bússola ou traçar uma figura redonda.
- Na parte central inferior do retângulo, desenhe uma oval. Ele é colocado no círculo e atinge seu centro. O oval não toca as laterais do retângulo. Conecte essas 2 partes pelas laterais para formar uma figura comum e apague todas as linhas auxiliares com uma borracha. O resultado é uma imagem do formato da orelha.
- Eles começam a desenhar as linhas de visão. No topo, desenhe uma linha semicircular curva. À esquerda, essa linha se curva acentuadamente para dentro da figura. Na parte central esquerda, desenhe a cartilagem do tragus em forma de uma linha ondulada. Uma linha curva é desenhada acima do lóbulo da orelha, ligeiramente recuada da borda. Do início da linha cartilaginosa superior até a linha central ondulada, desenha-se um cacho com uma curva para a direita.
- Desenhe pequenas curvas nas partes superior e inferior da orelha. Apague a linha auxiliar inferior. Todas as linhas são traçadas novamente para dar realismo à imagem.
- O contorno é desenhado com um delineador ou caneta e o esboço a lápis é apagado.
- Usando um lápis, desenhe linhas curvas para indicar onde a sombra incide.
- Pinte o desenho da maneira que for conveniente para você: com lápis, marcadores ou tintas. O contorno fica mais escuro – preto ou marrom escuro.
- As áreas onde a sombra incide são pintadas duas vezes ou com uma cor mais escura que a pele.
Desenhar com um lápis simples
A orelha (um desenho para crianças pode ser representado com um lápis simples, focando no realismo da imagem e nos locais onde a luz e a sombra incidem) é bastante difícil de desenhar, mesmo no estilo de desenho animado, pois tem um padrão e curvas complexas. Se você quiser reproduzir essa parte do corpo de forma realista, você deve manter as proporções.
Os artistas aconselham focar na parte inferior da sobrancelha, que coincide com a borda superior das orelhas. As orelhas também são duas vezes mais altas do que largas. Ao representar a aurícula, é importante não deixar de notar o trago, a cartilagem e o canal auditivo, que podem ficar escurecidos no final do processo de desenho.
Como desenhar:
- Eles começam desenhando uma grade esquemática na folha. Desenhe 3 linhas verticais a distâncias iguais uma da outra e 2 linhas horizontais. A distância entre as linhas horizontais é igual ao comprimento da orelha.
- Na parte superior esquerda, desenhe uma sobrancelha para orientar você sobre o tamanho da orelha em relação ao rosto. No lado direito da grade, desenhe o formato da orelha, repetindo as curvas ao longo das células.
- Eles começam a representar a cartilagem. Na parte superior esquerda, desenhe uma linha curvada para a esquerda.
- Desenhe uma linha angular na parte inferior da orelha para mostrar o trago e uma pequena curvatura a partir dele.
- Na parte inferior direita da orelha, a cartilagem é mostrada com uma linha que lembra um ponto de interrogação em curva.
- Adicione pequenos detalhes ao desenho da aurícula. Repita as dobras conforme mostrado na imagem.
- Coloque o lápis sobre o papel e sombreie as áreas na parte superior e inferior esquerda da orelha, mostrando onde a sombra ficará.
- Misture as sombras aplicadas. Continue sombreando, pintando sobre as áreas onde a penumbra cai – a parte superior da orelha e o padrão interno da cartilagem. As áreas de sombreamento anteriores são cobertas novamente com um lápis para escurecê-las.
- Sombreie o sombreamento do desenho. Eles pintam a orelha inteira. As áreas onde a luz incide são levemente apagadas para criar um efeito de brilho.
- O contorno da orelha é delineado com um lápis duro.
Desenhando com lápis de cor
A orelha (um desenho para crianças pode ser representado usando figuras geométricas auxiliares) é colorida com lápis de cor ou tintas para tornar o desenho mais realista. Este método utiliza os parâmetros 6 cm de comprimento da orelha e 4 cm de largura. Esses dados são suficientes para representar uma orelha pequena. Se desejar, esses valores podem ser alterados seguindo a proporção 2:1, onde a parte maior é sempre o comprimento da orelha.
Como desenhar:
- A folha é colocada verticalmente e um retângulo com os parâmetros fornecidos é contornado. Se a orelha ocupar apenas parte do desenho na folha, essa área é posicionada previamente no lugar certo, usando as proporções corretas.
- Eles desenham uma representação esquemática da posição da orelha dentro de um retângulo. As linhas são angulares e são suavizadas nas próximas etapas. Um lápis e uma régua são usados no processo.
- Uma linha reta curta mostra o início da orelha na parte superior esquerda do retângulo. Uma linha oblíqua é desenhada através do ângulo até a borda superior. A mesma linha é desenhada no canto superior direito.
- Faça um pequeno recuo para baixo e desenhe uma linha cortando o canto inferior direito. Este ângulo deve ser maior que os anteriores.
- Dê um passo para trás para a esquerda e desenhe uma linha reta curta para cima, mostrando o final do formato da orelha. A última linha deve ir ligeiramente à direita da linha onde começa a orelha.
- Apague o retângulo auxiliar com uma borracha.
- Adicione pequenos detalhes para mostrar as linhas da cartilagem dentro da orelha. Um longo arco, curvado para a direita, segue a curva principal da orelha. O caldeirão é mostrado com uma linha curva curta. Um arco é desenhado a partir dele até o início da cartilagem anterior.
- Arredonde o contorno principal da orelha para dar uma silhueta humana e realista. Todas as linhas dentro da orelha também ficam mais suaves. Apague o esboço com uma borracha.
- Eles começam a colorir o desenho. Usando um lápis marrom, contorne o contorno da orelha e todas as linhas principais. Usando um lápis bege, faça um sombreamento claro em uma direção por toda a área da orelha. Aplique mais pressão e passe novamente nas áreas onde a sombra incide.
- Use um lápis marrom para sombrear as áreas onde as sombras incidem e as linhas próximas ao contorno principal para adicionar volume à figura. Use preto para fazer traços nas áreas mais escuras do desenho e contornar levemente. O desenho é sombreado para tornar todos os traços mais suaves.
- Usando uma leve pressão, apague as áreas onde a luz incide para criar um efeito de brilho.
Esboço a lápis para quem tem habilidade para desenhar
A orelha (o desenho para crianças pode variar dependendo do nível de desenho delas) pode ser feita de diferentes maneiras. Esta lição é mais adequada para crianças de 10 a 12 anos ou para aquelas que têm habilidades de desenho. O processo envolve o uso de linhas irregulares e assimétricas, o que pode ser difícil para iniciantes replicarem. Eles também usam a técnica de aplicar claro-escuro com um lápis.
Como desenhar:
- A folha é colocada verticalmente e eles começam a desenhar uma imagem esquemática da silhueta da orelha. Para fazer isso, desenhe 2 círculos de formatos diferentes. Desenhe um círculo maior no topo da folha. Abaixo, com um pequeno recuo à direita, desenhe um círculo menor. As figuras são conectadas por uma linha reta no lado direito.
- As figuras do lado esquerdo estão conectadas de maneira semelhante. O círculo grande é ligeiramente aparado com uma linha vertical reta.
- Eles começam a desenhar os detalhes da parte interna da orelha. Eles começam desenhando um cacho - uma linha grossa ao longo da borda superior da orelha. Sua curvatura acompanha a silhueta da orelha e começa no meio da orelha até o lóbulo.
- Uma anti-hélice é desenhada na parte superior interna. Começa no cacho, depois se bifurca e vai até o topo do cacho e desce.
- Na parte central direita, desenhe um pequeno tubérculo – o tragus, e um pouco abaixo e à esquerda dele, o antitragus em forma de tubérculo.
- A parte mais baixa da orelha, em forma de um pequeno círculo, é o lóbulo.
- O espaço no centro da aurícula é sua cavidade.
- Contorne o contorno e as linhas, apague as partes auxiliares. Eles começam a sombrear o desenho. Nesta fase, não desenhe a luz e a sombra, mas sombreie levemente os locais onde a sombra incidirá.
- Adicione sombreamento oposto - aplique linhas de lápis frequentes em direções diferentes. As áreas onde a sombra incide são pintadas com mais intensidade para tornar a sombra mais profunda. O sombreamento claro cobre as áreas onde há sombra parcial.
- Para adicionar realismo ao desenho, o cabelo preso atrás da orelha é desenhado usando longas linhas curvas e traços acima da orelha. Sombreie o espaço atrás da orelha, adicionando realismo à imagem.
- Usando um lápis duro, desenhe os contornos principais, áreas de destaque e áreas de sombra.
- Sombreie o desenho.
Esboço realista a lápis
O método é adequado para quem tem habilidade de desenho, já que no processo as orelhas são desenhadas ao vivo:
- Eles começam com a imagem de um arco curvado para a direita – a silhueta de uma orelha. Para representar corretamente a inclinação da orelha, desenhe 2 pontos, desenhe uma linha reta através deles e a partir deles desenhe o início e o fim da figura da orelha. Se for difícil repetir o formato da orelha na primeira vez, tente construir as direções principais com linhas retas e depois arredondar a silhueta geral.
- Visualmente, a orelha é dividida em 3 partes: o lóbulo, o trago e a hélice. Comece com uma curvatura - repita a curva principal da orelha com um pequeno recuo para dentro. O tragus é desenhado do início da orelha até o início do lóbulo.
- O lóbulo da orelha é desenhado mais redondo e apontado para baixo. O tragus é indicado por um tubérculo acima do lobo.
- A aurícula é preenchida com pequenos detalhes. Repita as linhas como no desenho de exemplo.
- Para mostrar o formato da orelha, a luz e a sombra são indicadas com sombreamento realista. Sombreie com um lápis simples usando movimentos leves e curtos em uma direção. Pinte a parte interna da orelha, da hélice até o trago. A cartilagem saliente no centro é omitida. Todas as cavidades estão localizadas a distâncias diferentes da luz, então a intensidade do sombreamento é diferente - repita como no exemplo.
- Continue pintando a superfície do desenho, tentando não focar a atenção em uma área específica. As sombras engrossam gradualmente em todos os lugares. Para dar volume ao desenho, a direção dos traços é guiada pelo formato das áreas arredondadas.
- Eles determinam onde estão os lugares mais escuros e mais claros na natureza. Todos os outros lugares são comparados em relação a esses lugares pela intensidade do tom. Neste exemplo, a área mais clara é a anti-hélice na parte interna da aurícula, e a mais escura é a área abaixo da anti-hélice.
- O sombreamento é aplicado de acordo com essas observações. Para deixar o tom mais uniforme, use sombreamento em diferentes direções, misturando-o periodicamente.
- Trabalhe cuidadosamente os locais onde as sombras fazem a transição com sombreamento fino. As áreas claras são sombreadas levemente ou uma borracha é usada para clarear a linha. Eles passam por toda a área da orelha dessa maneira.
- No final, adicione uma linha de cabelo acima da orelha para fazer o desenho parecer lógico e mais realista. Use um lápis duro para desenhar ao longo do contorno.
Dicas úteis
Desenhar uma orelha para crianças pode levar um tempinho se você seguir algumas regras simples:
- Antes de começar a desenhar, marque previamente na folha o local onde ficarão as orelhas. Se você planeja desenhar orelhas em um personagem, primeiro esboce sua figura de modo que o esboço final fique centralizado na folha. Os papéis também são colocados horizontalmente ou verticalmente.
- Eles começam com uma representação esquemática da orelha e suas principais características. Depois, eles passam para um esboço mais preciso. Na etapa final, o desenho é colorido e os locais onde a sombra incide são sombreados.
- A sombra no desenho é mostrada por sombreamentos leves e frequentes feitos com um lápis macio. Pode ser um lápis simples ou um lápis de cor mais escuro que o seu tom de pele. Outra maneira de mostrar a sombra é usar tintas ou lápis de cor.
- O desenho finalizado é contornado com um delineador ou caneta somente quando o esboço estiver finalizado. Depois disso, apague todos os detalhes desnecessários com uma borracha.
- Para crianças em idade pré-escolar ou com nível básico de desenho, recomenda-se o uso de canetas hidrográficas, tintas ou lápis de cor para desenhar. No processo, não tente criar uma imagem realista e transmitir apenas as características principais. Crianças que não estão acostumadas ao longo processo de desenho ou à representação de muitas linhas complexas podem rapidamente ficar entediadas com o processo criativo.
- Ao desenhar um retrato, as orelhas são colocadas no espaço entre o nariz e as sobrancelhas. A posição das orelhas pode mudar dependendo da posição da cabeça. Se a cabeça estiver levantada, as orelhas se movem e ficam posicionadas no espaço entre a ponta do nariz e o nível dos lábios. Se a cabeça estiver abaixada, as orelhas serão movidas para cima e serão representadas entre o meio do nariz e o meio da testa.
Vídeo sobre como desenhar uma orelha
Como desenhar orelhas facilmente: