Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

Ao processar o tecido durante a costura, para evitar o desfiamento das bordas, é utilizado um ponto de chuleado. Pode ser feito de qualquer maneira, até mesmo à mão. Como fazer isso corretamente, manualmente ou com máquina, é descrito passo a passo mais adiante no artigo.

Métodos de costura de sobreposição de bordas de produtos

A aparência do produto depende da qualidade do processamento realizado. Graças às técnicas e equipamentos modernos para sobreposição de produtos, o aparecimento de desfiamento é evitado. O ponto nublado é o estágio final do processamento do tecido durante a costura. Eles podem ser usados ​​para prender diferentes pedaços de tecido, resultando em um corte perfeito.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

A costura da borda do material é feita de várias maneiras:

  • Manualmente. O método parece simples, mas requer certa habilidade e treinamento. Este método é bom para processar materiais finos ou para acabamento decorativo de tecidos grossos. Se necessário, qualquer produto pode ser processado manualmente.
  • Overloque. O dispositivo foi projetado para o processamento profissional das bordas do produto, ele pode cortar excesso de tecido, fios salientes e o resultado será um corte overloque perfeito.
  • Máquina de costura. Uma das funções do aparelho é processar o corte do produto. Para o overcasting, um tipo específico de ponto é selecionado, o que produz um ponto overcasting. O processamento é ligeiramente diferente do overlock.
  • Sem processamento. Alguns tipos de tecidos não-tecidos não necessitam de sobreposição e não desfiam. Elas incluem: couro, camurça, neoprene e outros.
  • Queimando. Este método envolve tratar o corte com fogo, fazendo com que ele derreta. O método é adequado para tecidos com fibras sintéticas. A desvantagem é a borda dura resultante do produto, o que pode ser um obstáculo quando desgastado.
  • Meios especiais, com as quais as bordas são aparadas e coladas com uma composição especial que não tem cor. Após a secagem, as fibras serão coladas.
  • Tesoura em zigue-zague. Antes do corte, o tecido é passado a ferro e é feita uma costura à máquina a uma distância de 0,5 cm da costura. É melhor processar as bordas dessa maneira em tecidos com trama apertada.
  • Bainha aberta. Deixe mais tecido para margem de costura, até 3 cm. As bordas passadas a ferro são dobradas e costuradas.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  • Costura dupla. Pode ser virado do avesso, francês ou sobreposto. Dessa forma, os cortes ficam conectados e evita-se que se desintegrem.
  • Borda. O método de processamento do produto é adequado para agasalhos feitos de tecidos grossos e desfiados. Fica bonito no verso.

Aplicação prática de pontos chuleados

O ponto overloque é um ponto feito à mão enrolando a linha ao redor do tecido ou da costura. O método de processamento se tornou difundido.

Os pontos de quilting feitos à mão são usados:

  • na ausência de overloque ou quando a máquina de costura não tiver função de overloque;
  • para reparar bordas desfiadas;
  • para processamento decorativo;
  • a máquina não aceita o tecido utilizado;
  • quando é necessário fazer caseados;
  • para conectar as bordas do produto.
Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
O ponto de sobreposição, seja feito à mão ou à máquina, desempenha um papel muito importante no produto.

Usando o ponto overlock você pode conseguir:

  • fortalecimento das bordas;
  • produto finalizado e com bela aparência;
  • contorno finalizado, sem desfiar.

Materiais e ferramentas

Para fazer costura à mão, só habilidade não basta; é necessário um certo conjunto de ferramentas:

  • agulhas Existem diferentes, eles são selecionados dependendo do comprimento e da espessura. É melhor comprar agulhas de costura de alta qualidade imediatamente. Para manter a integridade do tecido, é importante que a ferramenta esteja afiada, sem ferrugem ou amassados;
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  • tópicos. Eles têm suas próprias marcações dependendo da espessura. A gama de cores é muito diversificada e é selecionada individualmente para o material;
  • dedal protege seu dedo de furar enquanto costura e ajuda a empurrar a agulha de costura no material. Ele deve se ajustar bem ao seu dedo e não escorregar;
  • tesoura são usados ​​com bordas retas ou especialmente curvas para bordados;
  • giz (marcador). Marca uma linha no material. O marcador é vendido solúvel em água e não deixa marcas no tecido.

Como fazer um ponto overloque à mão?

Você pode fazer o ponto overlock manualmente, passo a passo, apesar da falta de uma máquina overlock em casa, e o processamento das bordas sempre resulta em alta qualidade e perfeição.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

Sem este dispositivo, fazer pontos manuais não será difícil. Levará mais tempo, mas o resultado ficará decente.

Dicas antes de começar

Antes de começar a trabalhar, você precisa avaliar suas capacidades e garantir que tem as ferramentas.

Preparação para o trabalho:

  • Selecionando uma agulha. Ela é feita em função do comprimento desejado e da abertura dos olhos. A agulha deve ser de alta qualidade com um revestimento especial para melhor enfiamento e deslizamento suave pelo material. Quanto mais grossa for a agulha escolhida, mais grossa deverá ser a linha.
  • Prepare um dedal para proteger seus dedos e unhas de danos.
  • Antes de começar, é aconselhável testar o tipo de chuleado em um pedaço de tecido e depois executá-lo na peça de trabalho.
  • A superfície de trabalho da mesa deve ser lisa e bem iluminada.
  • Recomenda-se começar a costurar pelo avesso do material. Dessa forma o nó não ficará visível, ele ficará na parte de trás.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

Não utilize:

  • agulhas rombas, tortas e enferrujadas;
  • agulha de bordar porque tem uma ponta romba.

Tipos de sobreposição manual de produtos, descrição passo a passo

Pontos de chuleado bem feitos evitarão que os fios caiam das bordas do material.

A sobreposição manual é realizada para:

  • unindo as bordas do produto;
  • costura decorativa;
  • decorações.

Você pode fazer um ponto overloque manualmente, passo a passo, usando diferentes técnicas, que dependem da espessura do material e de qual parte do produto precisa ser processada.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

A sobreposição manual de produtos pode ser dos seguintes tipos:

Tipo de encobrimento Direção dos pontos Informações e breve referência Execução
Viés (overlock) Da direita para a esquerda É usado com mais frequência do que outros métodos. Usado para fazer bainhas e chuleados em itens. O comprimento do ponto atinge 5 mm. Eles não os arrastam muito para fora. A agulha é inserida no tecido por baixo e puxada por cima. São 4 pontos para cada 1 cm de costura.
Loopy Da esquerda para a direita Este tipo de sobreposição é adequado para tecidos com maior desfiamento ao longo da borda aberta. É feito com fio duplo ou simples. O método é semelhante ao método do ponto viés, a diferença está em inserir a agulha na laçada antes de apertar. O comprimento do ponto é de até 6 mm. Existem 3 pontos de quilting para cada 10 mm de tecido. 1. É necessário fazer um laço por onde a linha é puxada e apertada. O início da rosca é ajustado à borda do corte.

2. Se a linha acabar, a ponta restante da linha antiga e da nova é puxada através do laço feito para o próximo ponto. As pontas dos fios devem ficar ao longo do corte.

3. Os pontos são feitos, as pontas dos fios são ligeiramente puxadas para cima e aparadas.

4. O último ponto de quilting é feito várias vezes no mesmo lugar. O material é virado do avesso. A agulha é inserida sob os últimos pontos, os fios são puxados para cima e cortados.

Bainha (em torção) Da direita para a esquerda Este método é usado para processar seções abertas de produtos transparentes, escorregadios e peludos. A borda é enrolada e costurada com um ponto de viés fechado. A agulha de costura se move de baixo para cima. A distância entre os pontos manuais e o comprimento devem ser os mesmos. A frequência das costuras é selecionada com base no grau de perda de fios no tecido. 1. Um pequeno rolo é enrolado a partir do material, colocado no dedo da mão esquerda e segurado pelos dedos adjacentes.

2. Pegue uma agulha fina e costure em círculo com pontos frequentes localizados próximos uns dos outros. A agulha se move "em direção a si mesma".

Borda Da direita para a esquerda O método desempenha duas funções ao mesmo tempo: elimina o desfiamento e faz a bainha do produto. A técnica é a mesma do ponto viés, com a diferença de que é feita uma captura adicional de vários fios do material ao qual está sendo costurado.
Em forma de cruz Da esquerda para a direita Ela é feita tanto de forma decorativa quanto por costura. O tecido é costurado de baixo para cima. Para deixar a costura bonita, é importante fazer os furos em intervalos iguais.
Bainha escondida Da direita para a esquerda Isso cria uma bainha escondida no tecido. A bainha dos produtos é feita perfurando-se o tecido dentro do corte da bainha fechada, sem puxá-lo muito forte para evitar deformações do material. A costura do acolchoado é invisível de qualquer lado do produto. 1. A linha é selecionada de acordo com a cor do tecido.

2. As bordas são dobradas para dentro e fixadas com alfinetes.

3. Para esconder o nó, comece a primeira costura pelo lado avesso.

4. O ponto de quilting entra na bainha e sai da mesma maneira, capturando as laçadas da segunda peça.

5. Quando terminar, a linha estará presa e apertada, e a agulha será enfiada no laço.

Como finalizar a costura e como ela deve ficar?

O ponto overloque é feito manualmente passo a passo; pode ser finalizado de forma limpa e segura realizando uma fixação.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

Isso é feito de várias maneiras:

  • cruzado. O fio é fixado com 2 pequenos pontos cruz;
  • O fio é preso com um nó.

Para fazer um nó de qualidade que não se desfaça, você precisa:

  • aperte a ponta do fio com o dedo e enrole o fio em volta dele, formando um laço;
  • os fios cruzados são torcidos, movendo-se em direção ao início do dedo em que está o laço;
  • O laço torcido é preso e puxado em um nó.

Qualquer artesã pode fazer o acabamento manual de uma borda de tecido passo a passo, usando os segredos e dicas descritos no artigo. O resultado não será pior do que o overcasting feito em um dispositivo especial.

Como fazer um ponto overlock à mão?

Você pode fazer o ponto overlock manualmente, passo a passo, assim como o ponto overlock. Este é um processo trabalhoso e demorado. Materiais densos que não se esfarelam muito são mais fáceis de processar. Antes de iniciar o trabalho de corte, a margem de costura é cuidadosamente aparada, o excesso de tecido é cortado ou isso é feito durante o processamento para evitar desfiamento desnecessário da linha.

Etapas de implementação:

  1. Uma borda é costurada em uma máquina de costura a uma distância igual à largura do futuro ponto manual e não é cruzada ao colocar os pontos.
  2. O material é segurado com o corte voltado para longe de você, o ponto de quilting é feito da esquerda para a direita.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  3. O processo de perfuração do tecido com uma agulha começa no lado direito. Depois, o fio é puxado e preso com um nó.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  4. A agulha é inserida novamente no mesmo orifício e puxada para fora. O fio que sai do material é recolhido e esticado. O resultado é um ponto de quilting na borda.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  5. Um laço é formado a partir da linha, a agulha é inserida no novo furo através do laço e puxada firmemente. O ponto resultante deve ficar diagonalmente para o lado direito.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  6. O próximo laço é formado, a agulha é inserida novamente no último furo e o processo é repetido: a agulha e a linha são puxadas através do laço e apertadas. O final do ponto de quilting deve estar na linha de corte lateral.
  7. O número necessário de pontos é executado.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  8. O ponto da máquina colocado previamente é removido.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  9. Depois de terminar as costuras inclinadas do quilting, você precisa costurar outra linha na direção oposta.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  10. As partes superiores dos pontos inclinados finalizados são conectadas com pontos retos.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  11. Ao chegar ao fim da linha, outra linha reta é traçada na direção oposta, preenchendo os espaços vazios entre os trilhos finalizados.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

Quando o ponto overloque feito à mão é finalizado, ele se parece com o ponto original em ambos os lados e é excelente para evitar o desfiamento da linha.

Como fazer um ponto overlock em uma máquina de costura

Algumas pessoas acreditam que o overlock pode ser feito sem overloque, usando apenas uma máquina de costura.

Este julgamento é incorreto, devido às características distintivas destes dispositivos:

  • a costura é feita de forma diferente;
  • estrutura de costura complexa em um overlock em comparação com uma máquina de costura;
  • aparar o produto durante o overlock. Em um overlock, o mecanismo componente é uma faca que remove o excesso de material;
  • Não é possível costurar várias camadas de tecido em uma máquina de costura sem antes alinhavá-las.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

Se você conectar um calcador especial à sua ferramenta de costura, você poderá fazer qualquer ponto overloque, exceto o ponto overloque.

A máquina realiza:

  • ziguezague;
  • ponto nublado;
  • processando a borda usando um calcador de overlock.

Às vezes, a máquina de costura é equipada com uma função de overloque falso. Essa técnica de costura só é adequada para tecidos com pouca elasticidade, caso contrário, a borda ficará repuxada e perderá suas propriedades de malha.

Usando um calcador overlock

Um calcador de overloque é um dispositivo que guia o movimento do tecido para produzir um ponto uniforme. Externamente, é composto por uma pequena escova que regula o material e impede que ele ultrapasse a superfície de trabalho. É importante controlar a borda do material para que fique próxima do limitador.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

Vantagens:

  • guiando o tecido usando uma placa de metal;
  • evitando torção de cortes;
  • a linha é colocada estritamente ao longo da borda do produto;
  • processa cuidadosamente o corte;
  • Adequado para tecidos que exigem manuseio especial durante o processamento, especialmente malhas.

Etapas do trabalho:

  1. o calcador regular é removido e um calcador overlock é instalado;
  2. a máquina de costura é ajustada de acordo com os parâmetros de tensão da linha e largura do ponto;
  3. um ponto ziguezague contínuo é selecionado e seu comprimento é definido;
  4. uma linha de teste é colocada;
  5. o produto está sendo processado.

Usando um calcador de overloque, você pode usar pontos diferentes na sua máquina de costura.

Usando um ponto ziguezague

Para fazer overloques em tecidos, um ponto clássico chamado ziguezague é adequado. Esse tipo de processamento de tecido é típico de máquinas de costura modernas e soviéticas. São feitos pontos retos regulares e, movendo a agulha para a direita e para a esquerda, cria-se um ziguezague.

Etapas de implementação:

  1. A posição do ponto muda para ziguezague.
    Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina
  2. O comprimento e a largura apropriados do ponto são selecionados. Recomenda-se selecionar o maior comprimento de ponto para um corte aberto com largura de ponto normal.
  3. É feita uma linha do comprimento necessário.

O resultado é um ziguezague uniforme e um corte processado.

Importante! Para cada tipo de tecido, são selecionadas uma agulha e uma linha adequadas. Executando pontos de chuleado em máquinas de costura

Se você não tiver um calcador de overloque, costure um ponto de chuleado usando um calcador comum. Neste caso, após o processamento do material, a borda deve ser aparada. Este tipo de costura mantém sua elasticidade.

Além de um simples zigue-zague, é possível fazer um overloque na borda:

  • ziguezague pontilhado. Cada parte do ziguezague tem 3 pontos. A linha é colocada recuando da borda a uma distância de até 10 mm;
  • costura elástica. O método requer o corte do material até o nível do overcasting. O material com esse tratamento estica bem, mas oferece menos proteção contra desfiamento. Mais adequado para acabamento decorativo.

Como fazer um ponto overloque à mão, na máquina

As máquinas de costura têm vários padrões de pontos e opções de proteção de bordas diferentes. Todos eles parecem variações do ziguezague regular. A diferença está na aparência da costura, na elasticidade e no grau de proteção contra a perda do fio.

Saber como fazer pontos chuleados é útil para costurar roupas à mão. A principal tarefa é escolher o método necessário, porque todos são diferentes, e então dominar a técnica de execução passo a passo. Então processar o material não será difícil, mesmo sem equipamentos especiais caros.

Vídeo sobre como fazer ponto overloque à mão, na máquina

Como fazer um ponto nublado:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho