Os pastéis secos e a óleo surgiram como ferramenta para criar imagens no início da civilização, quando não havia lápis nem tintas. Então o homem usou um pedaço de carvão ou giz para as primeiras pinturas rupestres. Melhorando gradualmente e adicionando novas cores à paleta, o pastel se tornou uma das técnicas de desenho mais interessantes, uma ferramenta única para criar imagens brilhantes e atmosféricas.
O que é pastel para desenho, do que é feito
Um instrumento de desenho chamado pastel é um produto que se assemelha a:
- giz colorido;
- lápis;
- caneta hidrográfica.
A semelhança é externa: diferentemente das ferramentas pictóricas listadas, o pastel produz cores mais brilhantes e ao mesmo tempo mais delicadas e arejadas.



Suas principais vantagens incluem:
- facilidade de aplicação e mistura de cores;
- possibilidade de correção do desenho;
- durabilidade do pigmento: um desenho criado com pastel não desbota no sol, não desbota nem muda de cor;
- possibilidades únicas para criar gradientes – transições suaves de uma cor para outra, de um tom mais escuro para um mais claro;
- textura: a camada de pastel aplicada ao papel confere-lhe uma agradável textura aveludada, o que torna os desenhos em pastel com um aspecto nobre.
As desvantagens incluem:
- tendência de alguns tipos de pastéis esfarelarem;
- a necessidade de usar um fixador para fixar os desenhos, o que altera levemente as cores, deixando-as mais escuras;
- Dificuldade em desenhar imagens com precisão ou desenhos pequenos e claros: esta ferramenta requer espaço e não é adequada para detalhes.
A composição dos pastéis é simples: é um pigmento corante e um aglutinante, devido ao qual as partículas de tinta não se esfarelam, proporcionando uma forma conveniente da barra para o trabalho.
O seguinte depende do ligante:
- propriedades do pastel como ferramenta de desenho;
- força;
- poder de cobertura (capacidade de pintar por cima, cobrir a cor da superfície);
- brilho da imagem;
- a possibilidade ou impossibilidade de sombreamento.
Os seguintes são frequentemente usados nessa capacidade:
- caulino;
- gesso;
- talco;
- goma arábica (resina de acácia);
- óleo de linhaça;
- cera natural ou artificial.
Técnicas de pintura em pastel
Trabalhar com pastéis requer um mínimo de ferramentas.
Esse:
- pastel;
- uma folha de papel (não menor que A3) com estrutura felpuda de granulação grossa;
- escovas (às vezes);
- um pano macio ou um pedaço de espuma de borracha para misturar.
O trabalho é condicionalmente dividido nas seguintes etapas:
- Esboço: As linhas do lápis aparecerão através da camada de pastel, então você precisa torná-las quase invisíveis ou usar o próprio pastel para essa finalidade.
- Aplicação de cores primárias.
- Elaboração do desenho: criação de acentos de cor, destacando objetos centrais desenhando-os de forma mais contrastante.
- Crie transições suaves entre cores.
- Trabalhando com fundo e sombras.
- Representação de pequenos detalhes que tornam o desenho mais realista.
Caso contrário, as características da técnica de desenho e o método de aplicação da tinta dependem em grande parte do tipo e das propriedades da ferramenta utilizada.
De acordo com este critério, distinguem-se as seguintes técnicas:
- pastel seco;
- pastel de óleo;
- pastel de cera;
- pastel de aquarela;
- lápis pastéis.
Pastel seco
Os pastéis secos para desenho são semelhantes aos giz de cera infantil. A semelhança é ainda mais acentuada pelo seu formato: as barras são quadradas ou redondas na seção transversal.
O agente de ligação é:
- goma arábica;
- gesso;
- coala.
Devido à sua estrutura pulverulenta, os pastéis secos:
- vai para o papel facilmente;
- simplesmente removido da folha;
- presta-se bem para sombreamento e criação de meios-tons.
Entretanto, devido à sua fragilidade, trabalhar com pastéis secos não é fácil, e o desenho final pode esfarelar se não for fixado.
Dependendo da proporção quantitativa de pigmento e aglutinante, existem variedades de pastéis secos:
Tipo de pastel | Descrição |
Sólido | Ele contém muito mais aglutinante do que pigmento. Esses lápis de cera têm menos probabilidade de quebrar, mas não produzem linhas suaves ou mesmo cores na superfície do papel. A área de aplicação dos pastéis duros é o desenho de detalhes individuais. |
Macio | É constituído quase inteiramente de pigmento. No desenho, o pastel suave é usado principalmente para pintar grandes áreas e para criar um fundo.
Entre as vantagens estão as cores brilhantes e a possibilidade de aplicar no papel de forma fácil e suave. A principal desvantagem é a fragilidade do giz, sua tendência a quebrar ou esfarelar. |
Ultra macio | Esse pastel contém tanto pigmento que não consegue manter o formato de uma barra, por isso é produzido em potes. Usado principalmente por artistas profissionais para reprodução de cores mais precisa. |
Características e regras de uso
A técnica de desenho com pastéis secos tem as seguintes características:
- Uma folha de papel é fixada em uma superfície lisa horizontal. Deve-se levar em conta que a menor irregularidade certamente “aparecerá” na imagem. É melhor usar fita isolante para prender o papel.
- Os traços são feitos na direção horizontal, com movimentos curtos. Não é aconselhável usar linhas em ziguezague, pois a cor não será aplicada uniformemente. O giz pastel se desgasta rapidamente, por isso é recomendável virá-lo levemente a cada 5-6 pinceladas.
- Para suavizar transições nítidas, é usado sombreamento. Para evitar contaminação do desenho, áreas pintadas com cores diferentes são sombreadas com dedos diferentes. Para o mesmo propósito, durante o trabalho, é recomendável sacudir periodicamente as partículas de pastel esfareladas do papel e limpar a superfície do giz.
- Ao criar um desenho, nenhum esboço é feito. Primeiro, são aplicados traços fracos para determinar a posição dos principais elementos da imagem. Nesta fase, você pode corrigir o desenho facilmente removendo as linhas malsucedidas com uma borracha. Depois os detalhes são desenhados em cores mais intensas.

Ao trabalhar com pastéis secos, é necessário fixar o desenho, mas é preciso levar em conta que o fixador deixa as cores mais escuras.
Aula de Desenho a Pastel Seco
Pastéis secos para desenho são ótimos para representar pores do sol, mares ou ilhas solitárias.
Para trabalhar você precisa:
- Prenda uma folha de papel na mesa com fita isolante (a fita não só evitará que o papel se mova, mas também protegerá a mesa de movimentos descuidados enquanto você trabalha), giz de cera pastel e uma faca afiada.
- Identifique áreas de céu limpo e a posição das nuvens coloridas em rosa, vermelho, amarelo e laranja ao pôr do sol.
- Escolha um lugar onde o sol tenha acabado de se pôr no horizonte e deixe-o sem pintura.
- Use o mesmo giz, mas aplique mais pressão para criar detalhes.
- Para obter um melhor sombreamento, aplique um pouco de pigmento branco no desenho, raspando-o do giz branco com uma faca.
- Faça o sombreamento: esfregue a tinta com os dedos para criar transições de cores suaves.
- Realce novamente as áreas mais brilhantes do céu.
- Desenhe o mar usando o mesmo princípio: primeiro, crie um fundo usando azul, depois, usando azul, marque as ondas com traços horizontais e, então, faça o sombreamento.
- Contorne as montanhas usando giz preto e depois pinte-as.
- Adicione duas palmeiras ao desenho, primeiro usando um leve traço arqueado para contornar o tronco de uma delas e depois desenhando-o com mais clareza. Nesta fase você precisa ter cuidado, pois será difícil corrigir o desenho.
- Desenhe a copa da palmeira em formato de espinha de peixe. Usando o mesmo princípio, desenhe a 2ª palmeira.
- Com cuidado, para não rasgar o papel, retire a fita, apare as bordas e prenda a imagem.
Pastel de óleo
Os pastéis a óleo sempre contêm óleo de linhaça, que, quando pressionado, une as partículas de pigmento, dando a elas o formato de hastes grossas que parecem um marcador.

Os pastéis a óleo são gordurosos e duros ao toque e apresentam as seguintes características:
- deixa linhas brilhantes e claras no papel, sua superfície tem um leve brilho oleoso;
- os traços aplicados praticamente não são sombreados e não podem ser corrigidos;
- o desenho não esfarela e não necessita de fixação, porém sua superfície é levemente pegajosa e com o tempo podem aparecer manchas de gordura;
- Quando aquecido nas mãos, o pastel mancha os dedos, e é por isso que artistas inexperientes muitas vezes acabam com desenhos estragados;
- Os pastéis a óleo não impõem nenhuma exigência quanto à superfície: você pode desenhar com eles em qualquer papel, tela, madeira, vidro, pedra.
A imagem final assemelha-se a um trabalho feito com tintas a óleo.
Características e regras de uso
O trabalho com esta ferramenta começa com o desenho das linhas principais que definem os contornos e a forma do objeto. Em seguida vem a etapa de coloração, e depois a aplicação de sombras e realces, que dão volume, textura e deixam a imagem mais realista.

Em vez de sombreamento, o que não é aplicável aos pastéis de óleo, para suavizar transições nítidas entre cores e tons Os seguintes métodos podem ser usados:
- mecânico: aplicação sequencial de tintas. São utilizados sombreamento de gradiente, sombreamento e sobreposição de cores. Este método permite obter uma imagem brilhante e realista, mas requer uma certa experiência e habilidade no trabalho com pastéis a óleo;
- usando compostos que dissolvem o óleo contido no pastel. O método é mais simples, mas a imagem fica um pouco borrada e difusa. Essas deficiências são removidas por correção subsequente;
- aquecendo a superfície do desenho com um secador de cabelo. Sob a influência do calor, o óleo amolece e depois endurece, “selando” o desenho, removendo parte da viscosidade inerente aos pastéis a óleo. Ao aquecer, a nitidez da imagem também diminui um pouco.
Aula de desenho com pastel a óleo
Para representar uma abóbora com pastéis oleosos, você precisará de:
- pastel;
- folha de papel;
- pincel ou ferramenta especial de sombreamento;
- solvente (pineno);
- lápis simples;
- trapos.
As etapas do trabalho são as seguintes:
- Crie um contorno da abóbora. O trabalho é feito com um lápis simples, usando traços finos e quase imperceptíveis, caso contrário, as linhas do lápis ficarão visíveis através da camada de pastel.
- Aplique as cores principais na seguinte ordem: laranja brilhante - marcará as depressões entre as fatias; laranja claro – criará sombras; amarelo (mais claro e mais escuro) e laranja transmitirão a irregularidade da superfície.
- Desenhe a cauda e use o solvente para suavizar levemente as transições de cores nítidas.
- Trabalhe em pequenos detalhes, como o rabo da abóbora. É feito com o pincel mais fino, onde primeiro é aplicado o diluente e depois o pastel.
- Desenhe as seções da cauda usando tinta azul, azul claro, verde escuro e verde claro.
- Adicione destaques, sombras e crie um fundo.
Pastel de cera
Os pastéis para desenho, além dos secos e a óleo, também podem ser pastéis de cera. Este tipo é semelhante ao óleo e também está disponível na forma de “lápis” grossos com ponta pontiaguda. É uma ferramenta mais simples de trabalhar.
Características e regras de uso
Como os pastéis de cera são duráveis e não mancham as mãos, e os desenhos feitos com eles não precisam ser corrigidos, eles são frequentemente usados na arte infantil ou em obras de artistas inexperientes.
Suas vantagens são consideradas:
- segurança: os pastéis contêm pigmentos naturais e cera de polímero;
- maciez e capacidade de deixar uma marca suculenta e brilhante mesmo com leve pressão, o que é especialmente importante para bebês;
- conveniência: você pode segurar o giz de cera da maneira que quiser, ele ainda vai desenhar;
- praticidade: os pastéis não esfarelam nem quebram, são fáceis de apontar e os resíduos resultantes podem ser derretidos e reutilizados;
- a capacidade de usar qualquer superfície para desenhar: papel, papelão, vidro.

Como a superfície de cera do desenho não é umectante, esse tipo de pastel pode ser usado junto com guache ou aquarela, e pode ser usado para pintar em técnicas mistas que não são possíveis com óleo ou análogos secos.
Ao mesmo tempo, os desenhos feitos com giz de cera acabam ficando um tanto grosseiros, simplificados, e a possibilidade de criar gradientes é praticamente inexistente. Por essas razões, os profissionais raramente os utilizam, preferindo os pastéis a óleo, mais difíceis de usar.
Outra desvantagem dos pastéis de cera é que eles não são adequados para trabalhos ao ar livre (ao ar livre) na estação fria., quando a cera perde sua plasticidade sob a influência de baixas temperaturas.
O trabalho com esta ferramenta começa com a criação de um esboço, para o qual são usados giz de cera da cor apropriada. Depois os detalhes individuais são pintados e desenhados. Na etapa final, as sombras são aplicadas e o fundo é indicado.
Aula de desenho com pastel de cera
Usando giz de cera, você pode representar uma natureza-morta com laranjas, para o qual precisará de giz de cera e uma folha de papel.
As etapas do trabalho são as seguintes:
- Para marcar os contornos, pegue um lápis laranja e desenhe uma laranja inteira e 2 fatias.
- Marque segmentos nas fatias e uma depressão na parte superior da laranja inteira.
- Preencha as áreas iluminadas com uma cor mais brilhante e adicione vermelho onde haverá sombra. Embora você não precise tentar pintar tudo completamente, é importante criar o fundo básico.
- Remova as “ilhas” brancas e realce as sombras com mais brilho com pastel vermelho. Não tente fazer o desenho uniformemente colorido: os pontos brancos restantes adicionarão realismo ao desenho, tornando-se destaques de luz.
- Usando um lápis preto, adicione volume à laranja com alguns traços, contorne o caule, adicione contraste aos contornos e, então, crie o fundo.
Pastel de aquarela
Este é um tipo relativamente novo de pastel, que difere dos análogos descritos porque na sua produção são utilizados pigmentos solúveis em água. Óleo ou cera são usados como agentes de ligação. Usando pastéis de aquarela, você pode facilmente obter o efeito de uma pintura em aquarela trabalhando a imagem com um pincel úmido.
Características e regras de uso
Para inovadores e sonhadores, os pastéis de aquarela oferecem muitas possibilidades para criar combinações de pastel e aquarela.

Por exemplo, você pode:
- deixar o desenho em estado “seco”;
- trate-o com um pincel úmido para obter um efeito de aquarela;
- primeiro crie um fundo de aquarela e depois pinte sobre ele com pastéis;
- umedeça o papel e imediatamente pinte uma obra-prima em aquarela.
No entanto, você precisa escolher uma das opções com antecedência, pois precisará de um papel especial para criar o efeito de aquarela. O primeiro estágio do desenho com giz de cera aquarela não é diferente de trabalhar com pastéis a óleo ou de cera.
Na 2ª etapa, ao criar aquarelas, é necessário seguir o seguinte algoritmo:
- Selecione uma área de uma cor e passe um pincel úmido sobre ela.
- Se você quiser criar uma transição suave de cores entre as áreas selecionadas e vizinhas, o pincel vai um pouco além de suas bordas, mas se a borda permanecer clara, ele se move exclusivamente dentro da área.
- Mova o pincel ao longo das linhas deixadas pelo giz pastel.
- Comece a processar a área adjacente somente depois que o papel estiver seco.
- Enxágue a escova periodicamente.
- O desenho finalizado deve secar, e depois você pode corrigir pequenas falhas ou tornar a imagem mais expressiva adicionando alguns traços de pastel onde necessário.
Aula de Desenho em Pastel com Aquarela
Para esta lição você precisará de:
- giz de cera aquarela;
- papel para aquarela;
- escovar;
- água;
- trapos.
Como você trabalhará com água, é aconselhável fixar a folha de papel verticalmente. O processo de criação de um desenho de lírios é dividido em duas etapas: aplicação da imagem em pastel e criação de aquarelas.
Na primeira etapa é feito o seguinte:
- Um esboço é criado com pastel preto, linhas e pequenos detalhes (estames) são aplicados, que são característicos de uma determinada flor e determinam sua forma.
- Comece a pintar: a cor principal será laranja, então ela é aplicada primeiro.
- Adicione tons de vermelho ao design: escarlate e bordô.
- Realce as cores reaplicando-as e criando realces.
Borrife algumas gotas de água na superfície da folha (de cima para baixo) e comece a criar aquarelas, para as quais:
- Aplique a cor laranja nas áreas com um pincel.
- Depois de enxaguar o pincel, repita o mesmo para todos os tons de vermelho, ultrapassando ligeiramente os limites das áreas para criar transições suaves.
- Desfoque levemente a cor preta, o que resultará em um fundo cinza claro.
A pintura deve secar, após o que linhas individuais são trabalhadas com giz de cera aquarela seco e detalhes de cor são criados.
Lápis pastel
Pastéis secos para desenho podem ser em forma de lápis. Esta é uma simbiose de pastel seco e lápis, que recebeu as vantagens de ambas as ferramentas.

Em comparação com os pastéis tradicionais, sua principal vantagem é a capacidade de desenhar pequenos elementos de um desenho em detalhes e, em comparação com um lápis comum, a suavidade e o brilho das linhas.
Características e regras de uso
Para aproveitar as vantagens de um lápis pastel e obter um desenho realista e elegante, você precisa conhecer as regras básicas de trabalho com ele e selecionar todos os acessórios necessários.
Para desenhar você precisará de:
- um tablet que pode ser montado em um pequeno ângulo;
- lápis pastéis de qualidade;
- papel com superfície áspera que retém bem partículas de pastel. Os profissionais geralmente compram papel que não seja branco, mas sim terracota, cinza ou marrom claro.
Ao aplicar a cor, são utilizados traços curtos para dar volume à imagem, sua configuração deve repetir o formato do objeto. O trabalho é realizado de acordo com o seguinte algoritmo: primeiro são aplicadas as cores claras e depois as escuras. Sombras, realces e acentos de cor são desenhados por último.
Para criar meios-tons e transições suaves, você pode usar:
- sombreamento;
- método de mistura óptica (traços alternados de cores diferentes);
- um método de mistura mecânica (sobreposição de uma cor sobre outra).
A saturação da cor pode ser ajustada usando sombreamento, o que pode ser feito convenientemente com um bastão de sombreamento especial ou com os dedos.
Para criar perspectiva, objetos distantes são colocados mais acima na folha e seus contornos são indicados com traços suaves e desfocados. Objetos próximos são colocados na parte inferior da folha, representados com linhas mais claras e detalhes cuidadosamente desenhados.
Para evitar contaminar o desenho, é aconselhável aplicar as cores começando de cima para baixo. O sombreamento de áreas com cores diferentes é feito com ferramentas diferentes, a ponta do lápis também é limpa periodicamente e as partículas de pastel são removidas do papel com um pincel.
Aula de desenho com lápis pastel
Um artista inexperiente pode tentar pintar uma paisagem marinha. Não exige estrita aderência ao original, há espaço para a imaginação e a imagem final, apesar de possíveis imprecisões, parece realista.
O trabalho está dividido em 5 etapas:
- Criando um esboço. Os principais elementos da paisagem são delineados com linhas finas, quase imperceptíveis: é aconselhável começar pela linha do horizonte, depois delinear a posição do sol, depois as nuvens, o mar, as rochas e, por fim, desenhar os contornos dos iates.
- Sobreposição de cores primárias. Nesta etapa, os principais elementos do desenho são levemente preenchidos: o azul marca as áreas de céu claro e o mar, o amarelo marca a área do céu ao redor do sol poente, os tons de vermelho marcam as nuvens iluminadas pelo sol e os tons de marrom marcam as rochas.
- Criando um fundo de cores ricas. Para evitar borrar o desenho, coloque uma folha de papel branco sob a mão e, gradualmente, movendo de cima para baixo e da esquerda para a direita, aplique traços curtos e, em seguida, sombreie o lápis para obter transições suaves no céu, no mar e nas rochas.
- Detalhamento. Eles desenham pequenos detalhes: o sol, iates, padrões de nuvens, silhuetas de rochas, curvas da costa e aplicam sombras de forma mais vívida.
- A fase final. Eles adicionam clareza aos elementos localizados no primeiro plano, criam destaques e aprofundam sombras.
- Proteção de desenhos em pastel. A melhor maneira de proteger desenhos em pastel é colocá-los sob um vidro (ele não deve tocar a superfície do papel). No entanto, nem sempre é possível utilizá-lo, por isso, muitas vezes são utilizados fixadores, que criam uma película no papel que impede a tinta de cair.

Os seguintes tipos de fixadores são frequentemente utilizados:
- difusores;
- aerossóis;
- pulverizadores.
Deve-se levar em conta que as cores mudam ligeiramente (escurecem) após o processamento com fixador, por isso, às vezes, os artistas processam suas pinturas em etapas, o que lhes dá a oportunidade de ajustar a intensidade dos tons ao aplicar a cor posteriormente.
O spray de cabelo é frequentemente usado como fixador, mas você deve conhecer as seguintes nuances:
- o resultado é imprevisível: não se sabe se o padrão escurecerá ou permanecerá o mesmo;
- você precisará de um spray de fixação forte;
- É necessário pulverizar a uma grande distância, caso contrário, um jato forte estragará o desenho;
- são necessárias pelo menos 2 aplicações.
O custo das tintas pastéis. Principais produtores
Os pastéis para desenho, secos, de cera ou a óleo, devem ser de alta qualidade. Este é um pré-requisito para um desenho bem-sucedido. Como neste caso o principal critério de qualidade é a marca, o fabricante é importante.
Os líderes na produção de pastéis são:
Pastel | Descrição |
Seco | Sennelier (França) e Rembrandt (Holanda). O preço de um conjunto Sennelier de 24 cores é de 5.350 rublos; quando comprados individualmente, o custo por peça é de 300 rublos. |
Cera | Sennelier, MANLEY (Espanha).
O preço de um conjunto de 6 lápis de cera MANLEY é de 350 rublos. |
Oleoso | Sennelier, Mungyo Artists (Coreia) e Maimeri Classico (Itália).
O preço do conjunto Sennelier para 24 cores é de 3.600 rublos. Compra individual – 177 RUR. por peça. |
Aquarela | Galeria Mungyo (Coreia) Derwent (Inglaterra).
O preço de um conjunto profissional Mungyo para 36 cores é de 1.500 rublos. |
Lápis pastel | Cretacolor, Derwent, Stabilo, Faber Castell.
O preço dos conjuntos Derwent de 36 cores é de 575 rublos. Quando comprados individualmente, o custo de 1 lápis é de 142 rublos. |
A variedade de pigmentos e as cores que eles criam nos conjuntos profissionais atuais de pastéis secos e outros tipos de pastéis para desenho somam várias centenas. No entanto, é melhor para um iniciante comprar um conjunto simples de 6 a 12 cores: isso é suficiente para criar a primeira obra-prima.
Vídeo sobre pastéis
Pastéis para desenho: