Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

Um sarafan, decorado com botões na frente, é um modelo de guarda-roupa de verão de estilo retrô. Incrivelmente popular nos anos 50 e 90. No século passado, ela ganhou um segundo nascimento graças à coleção primavera-verão da grife Dolce & Gabbana, que apresentou uma linha espetacular e feminina de vestidos de verão.

Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

Esses modelos são feitos com padrões simples e costurados com tecidos brilhantes e naturais, decorados com botões volumosos e não exigem habilidades profissionais de costura para serem feitos.

Características do produto

Um vestido de verão com botões na frente é um modelo retrô popular de comprimento midi ou maxi, feito de malha, linho ou algodão, liso ou decorado com listras, bolinhas pequenas ou grandes ou estampas florais. Se desejar, você pode fazer um modelo de sarafan de corte reto ou um com saia Tatyana, com mangas inteiras, alças ou babado decorando os ombros.

Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

Os designers de moda recomendam costurar sarafans com tecidos naturais, ajustando o padrão de acordo com seus desejos e focando nos parâmetros do seu corpo.

Com alças

O modelo com alças, corpete ajustado e saia Tatyana é costurado de acordo com o molde básico do vestido, com uma margem adicional de 2-3 cm para ajuste. A parte da frente do vestido de verão é decorada com botões, e a parte de trás é equipada com um zíper. Também há bolsos aqui, mas a cor do tecido os torna quase invisíveis.

Como fazer medições

As medições são feitas antes que o padrão seja modelado.

Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

Medidas necessárias para costurar um vestido de verão:

Tipo de medição Como atirar
DI (comprimento do produto) Uma medida correspondente ao comprimento desejado do vestido de verão. É adiado de duas maneiras:

· do ombro até a cintura (FWL – comprimento da frente até a cintura);

· do início da cintura até o final da saia (LWL – comprimento da cintura).

OB (volume do quadril)

O valor corresponde ao tamanho do círculo que passa pela parte convexa das nádegas.

OT (circunferência da cintura) Ao medir com uma fita métrica, você precisa envolvê-la firmemente em volta da cintura e anotar o valor da circunferência resultante.
OG (circunferência do busto) A medição deve ser feita ao longo de um círculo passando pelos pontos do mamilo.
CG (centro do peito) A distância horizontal entre as pontas dos dois mamilos é medida.
CH (altura do peito) O segmento medido é desenhado da veia jugular até o topo do mamilo.
BS (largura traseira) A medida é feita horizontalmente na altura das escápulas, a uma distância de uma mão à outra.
AH (profundidade da cava) Ela é removida com o uso de uma tira de papel de 3 a 4 cm de largura, presa entre as axilas de modo que sua outra extremidade toque a coluna vertebral.

Construção do padrão

Para modelar o corpete você precisa:

  1. Corte a metade da frente do molde ao longo da linha da cintura e, em seguida, transforme a pinça do busto da peça em uma pinça da cintura.
  2. Separe um segmento de 25-35 cm de comprimento (se necessário, a profundidade do corte pode ser aumentada ou diminuída) para cima a partir do ponto A. A partir do valor encontrado, desenhe uma linha horizontal para a esquerda, igual a 14-15 cm.
  3. Desenhe uma nova linha de cava a partir do ponto formado pelo desvio de 1 cm do valor anterior.
  4. Para adicionar à barra, aumente a largura da seção AB em 5,25 cm.
  5. Para fazer as tiras, desenhe 2 retângulos, cada um com 15 cm de largura. No sarafan finalizado, eles devem ter 2 cm de largura, costurados nas costas e abotoados nas costas.
  6. Para criar um forro na borda superior da parte frontal do corpete, adicione mais 4 cm ao desenho.
  7. A parte de trás do modelo é modelada da mesma forma que a parte da frente do produto. O comprimento das costas depende diretamente dos parâmetros da figura feminina.
  8. Recorte uma saia para vestido de verão no formato de um retângulo com comprimento igual a 75 cm e largura calculada pela fórmula: OB (circunferência do quadril) * 1,7 cm (ou 1,9 cm para material fino).
  9. Adicione 5,5 cm à parte frontal do molde, o que é necessário para a criação posterior da tira.
Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho
Vestido de verão com botões na frente - molde com descrição.

Nas laterais do produto, adicione mais 1,5–2 cm, que serão usados ​​posteriormente como margem de costura.

Materiais necessários

Um vestido de verão com botões na frente pode ser feito de popeline, cetim, piquê e outros tecidos leves.

Materiais necessários para costura:

Tipo de material Suas características

Tecido principal

1,8-2 m cetim (popeline) 145 cm de largura

Material de forro

1,4 m de viscose

Equipamento de costura

· zíper oculto;

· 11 botões com diâmetro de 2,5 cm

Ferramentas auxiliares

· máquina de costura;

· tesoura para cortar tecido;

· agulhas;

· fios de tonalidade contrastante e que combinem com a cor do tecido principal;

· pinos;

· giz ou lápis de alfaiate.

Como costurar?

Ao modelar um produto:

  1. Todos os detalhes do vestido de verão devem ser cortados com uma margem obrigatória para as costuras laterais (1,5-2 cm) e para o acabamento da parte inferior da peça (4 cm).
    Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho
  2. Todos os elementos do corpete (exceto os acabamentos) e a saia também são cortados em tecido de forro com uma margem de franzimento obrigatória de 1,4 cm em relação ao valor OB (circunferência do quadril).
  3. O forro de viscose deve ser usado para aparar o decote, a carcela e as partes internas das alças.
  4. É necessário costurar as pinças, o corpete, as costas e a saia ao longo das costuras laterais, passar as margens e processá-las com overloque.
  5. Depois de franzir a saia na cintura, você precisa determinar a posição dos bolsos. O tecido usado para criá-los é dobrado e, depois que a montagem é relaxada, é costurado no produto final.
  6. Ambas as partes da peça de trabalho devem ser varridas, tendo-as primeiro unido às tiras (elas devem permanecer livres) e os produtos devem ser experimentados para possível correção de defeitos.
  7. Para conectar as partes inferior e superior da peça de trabalho, você precisa fazer um ponto à máquina próximo à linha de alinhavo. Os cortes resultantes precisam ser passados ​​e chuleados.
  8. É necessário inserir um zíper oculto na costura traseira
  9. Com a parte da frente voltada para fora, conecte as partes das tiras em pares, costure-as ao longo das costuras e vire-as para o direito. As margens de costura ao longo das bordas precisam ser aparadas e passadas, e então cantos oblíquos e curvados precisam ser criados nas extremidades das tiras. Para ajustar o comprimento das alças, você precisa experimentar o produto.
  10. O debrum precisa ser costurado ao longo da costura lateral e chuleado ao longo da borda inferior e, então, aplicando o lado curto, costurado com ponto à máquina na parte superior do modelo.
  11. A tira deve ser dobrada e presa ao corpete e nas costas ao longo da borda superior. As margens de tecido precisam ser cortadas, e o forro, virado para o lado direito, precisa ser varrido para ficar limpo.
  12. A margem deixada na parte inferior do modelo deve ser dobrada, costurada e passada a ferro.
  13. A tira vertical que corre ao longo de ambas as bordas do produto deve ser dobrada para a frente, costurada à máquina exatamente ao longo da borda do tecido e passada a ferro.
  14. Na abertura e nas alças finalizadas, você precisa furar e chulear as laçadas. No outro lado do modelo, você precisa aplicar marcações correspondentes aos laços e costurar botões ao longo delas.

Com uma peteca

Um sarafan abotoado com babado na frente é feito da mesma forma que o modelo clássico com alças.

Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

O comprimento do produto aqui é determinado de forma independente e para costurá-lo você precisa:

  1. O sarafan, cortado de dois retângulos (saia e corpete), é primeiro alinhavado e depois costurado ao longo das costuras laterais.
  2. Finalize a cava superior com um overlock.
  3. O babado é feito com base em medidas tiradas em círculo sobre os ombros. O valor resultante deve ser dobrado e então devem ser acrescentados mais 2 cm a ele.
  4. Costure o babado, dobre-o nas bordas e faça a bainha em ambos os lados. Na parte superior, é preciso costurar um elástico e, depois, levando em conta a cava, costurar um babado no corpete da peça principal.
  5. Corte o sarafan acabado na frente e use uma tira feita do material principal para finalizar as pontas de ambos os lados.
  6. No lado direito, faça as laçadas ao longo de todo o comprimento do produto e, à direita, faça as marcações correspondentes e costure os botões.

Com mangas de uma peça

Um sarafan com botões e mangas de uma peça na frente é uma versão clássica do produto, pode ser combinado com qualquer estilo e é adequado para qualquer tipo de corpo.

Ao contrário de outros tipos de sarafans, este modelo não possui cavas, sendo necessárias medidas adicionais para a confecção das mangas:

  • OP (circunferência do ombro) – correspondente à medida do antebraço;
  • SST (circunferência do pescoço) – calculada pela circunferência que se estende da base do pescoço;
  • VPK (altura oblíqua do ombro) – mede-se a distância do ponto da coluna vertebral localizado na região da cintura até o ombro;
  • Dpl (comprimento do ombro) – o cálculo é baseado no segmento que começa na veia jugular e termina no ombro.

Ao modelar um produto usando um padrão previamente baixado da Internet, você precisa:

  • desenhe uma linha vertical correspondente à distância DPI (comprimento do produto lombar);
  • reduzir o tamanho das pinças, aumentando ao mesmo tempo o comprimento da cava;
  • conectar novos pontos e seções do produto com linhas perpendiculares;
  • eleve a linha dos ombros ao longo do corpete em 5 cm e ao longo das costas em 0,7 cm;
  • movendo-se pelo pescoço a partir do topo do ombro, separe um segmento igual a 7 cm.

Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

Ao costurar um modelo você precisará de:

  1. Recorte o tecido e costure as laterais do produto. Os cortes resultantes precisam ser suavizados e chuleados.
  2. Costure as peças de revestimento cortadas do material principal na tira do corpete e, em seguida, virando-as para o avesso, costure-as na borda superior da peça. Depois de dobrar o forro para a frente, ele precisa ser chuleado e o excesso de tecido cortado.
  3. A parte inferior do produto precisa ser dobrada e costurada à máquina. As sobras resultantes devem ser passadas e chuleadas.
  4. A tira vertical do vestido de verão precisa ser dobrada para o lado avesso, costurada à máquina exatamente ao longo da borda e passada a ferro.
  5. De um lado da tira, você precisa furar e costurar as alças e, do outro lado, aplicar as marcações correspondentes e costurar os botões.

Com costas abertas e elástico

O modelo de vestido de verão com elástico e costas abertas é feito de acordo com um padrão retangular, cuja largura corresponderá ao tamanho da circunferência do quadril e o comprimento variará de acordo com a vontade da menina. O elástico aqui é inserido na parte superior do corpete e abaixo do peito, e seu comprimento é medido dependendo da densidade do produto a ser apertado (aproximadamente 75-85 cm). O elástico selecionado (para facilitar a costura) deve ser enrolado em uma bobina de máquina.

Ao costurar o modelo você precisa:

  1. Costure o retângulo cortado ao longo das bordas, depois dobre-o com os lados chuleados voltados para dentro e costure. As costuras resultantes precisam ser passadas a ferro e processadas com overloque.
  2. Dobre a borda superior do produto em aproximadamente 2-6 cm (dependendo da largura do elástico) e, recuando 0,5-0,8 cm da borda, costure com ponto à máquina.
  3. Corte a margem resultante na largura de modo que ela exceda o volume do elástico em 0,6 cm e costure, deixando primeiro aberturas para a inserção do elástico.
    Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho
  4. Após inserir a bobina com o elástico na tampa da máquina de costura, costure-a na peça com pontos perfeitos, com uma distância de 0,4-0,6 cm entre eles, de modo que fique localizada estritamente verticalmente à linha do corpete do vestido de verão.
  5. Da mesma forma, junte a parte superior da peça e a área abaixo do busto.
  6. Corte o produto final ao meio. A parte inferior do modelo precisa ser dobrada e chuleada.
  7. Dobre a tira vertical do lado avesso e costure. De um lado você precisa costurar os botões, e do outro lado você precisa furar e costurar as alças correspondentes.
  8. Se desejar, o corpete e a bainha da peça podem ser decorados com franzidos ou rendas decorativas.

Com decote em V e wrap

Este vestido de verão com decote em V e botões é perfeito para meninas plus size e possui mangas curtas e um decote atraente.

Este modelo é feito com base em um molde de vestido, no qual:

  • o topo deve ser cortado na cintura;
  • a pinça do busto deve ser fechada, e a pinça da cintura, ao contrário, deve ser alargada;
  • a peça deve ser cortada até o topo da pinça fechada do busto;
  • um segmento de 4 cm é separado do ponto superior do corte lateral, estendido para baixo em 1 cm e é o início de uma linha paralela que passa por ele;
  • A partir do ponto encontrado, você também deve desenhar uma linha horizontal paralela à parte inferior do produto.
  • uma distância de 14-16 cm é medida a partir da linha central da frente e um segmento de 10 cm é separado do pico inferior da pinça do ombro; Os pontos encontrados devem ser conectados.

Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

Ao costurar roupas você precisa:

  1. Corte as duas partes do vestido de verão e costure ao longo das costuras laterais. Os cortes devem ser passados ​​e processados ​​com overloque.
  2. Costure todos os dardos. Passe as margens de costura e faça o chuleado.
  3. Conecte a manga à base ao longo da costura principal e alinhave-a no ombro. Alinhe os pontos de controle nas costuras e costure ambos os elementos.
  4. Experimente o produto e elimine quaisquer possíveis defeitos.
  5. Finalize a borda da dobra e do pescoço com a frente.
  6. Dobre e faça a bainha na parte inferior do modelo.
  7. Costure os botões em um lado do vestido e corte e costure as laçadas correspondentes no outro lado.

Para o escritório

O modelo de escritório de um vestido de verão é feito de um retângulo, no desenho do qual são dispostos segmentos horizontais e os valores correspondentes à altura do peito, cintura e quadris são conectados.

Ao criar um padrão, você precisa:

  • reserve 1/2 do valor da largura das costas de uma das bordas do retângulo ao longo da linha da cintura;
  • um segmento semelhante desenhado na outra borda deve ter 1⁄2 da profundidade dos dardos;
  • conecte ambos os pontos e a borda superior do retângulo com linhas retas passando em um ângulo de 90 graus;
  • para modelar as costuras dos ombros, separe da borda do retângulo uma quantidade igual a 1/4 do valor da circunferência do pescoço (circunferência);
  • levante as marcas no painel frontal e desenhe uma linha decorada com botões;
  • separando a área da cava do centro do molde, trace uma linha perpendicular direcionada para a parte inferior da figura principal;
  • determine a diferença entre OG (busto) e OT (cintura) e use esse valor ao criar pinças;
  • recuando de ambas as bordas do retângulo um segmento igual a 1/4 do valor OB (volume do quadril), desenhe uma costura lateral curva;
  • usando 2 retângulos (cada um com 50 cm de comprimento) modele as alças do produto.

Vestido de verão com botões na frente. Molde, como costurar com corpete modelado, alças largas, fecho

Ao costurar um vestido de verão você precisa:

  1. Recorte todos os detalhes do produto com uma margem de costura obrigatória de 1,5-2 cm.
  2. Costure todos os dardos.
  3. Costure as laterais.
  4. Usando o corte de frente do material principal, finalize a parte superior do vestido de verão.
  5. Dobre cada retângulo de tiras ao meio, costure ao longo das costuras e, em seguida, virando-as para o lado direito, costure à mão a abertura previamente deixada.
  6. Costure as alças ao corpete da peça.
  7. Faça a bainha na parte inferior do modelo, dobrando-a primeiro em 3-4 cm.
  8. Dobre as tiras centrais do produto e faça a bainha, usando um ponto à máquina para atingir a borda da peça de trabalho.
  9. Costure os botões na tira de um lado do produto, marque e corte as laçadas correspondentes no outro lado e, em seguida, faça um ponto caseado.

Um sarafan com botões localizados na frente é um verdadeiro sucesso da próxima temporada primavera-verão. Feitos de tecidos naturais leves e respiráveis, esses produtos são fáceis de modelar, cortar e costurar, e podem ser costurados usando moldes modificados para se ajustar aos parâmetros do corpo até mesmo por costureiras novatas.

Vídeo sobre como fazer um sarafan com botões na frente

Como costurar um vestido de verão simples com botões:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho