Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

As crianças têm a oportunidade de se expressar criativamente desde pequenas. A educação pré-escolar permite que a criança desenvolva suas habilidades nas artes plásticas. Os professores usam vários métodos em seu trabalho técnicas de desenho, às vezes até mesmo não tradicionais. Uma dessas técnicas é a grattage.

Scratchboard como uma forma não convencional, mas popular, de desenhar

Scratchboard é uma técnica de desenho para crianças que envolve usar uma ferramenta afiada para riscar uma imagem em papel de cor escura. As composições resultantes são contrastantes. O nome da técnica é de origem francesa: na tradução, gratter soa como “riscar” ou “raspar”. Os especialistas também chamam a técnica de ceragrafia.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Este movimento artístico foi popular na primeira metade do século XX. Na Rússia era chamado de grattografia. A técnica foi usada por artistas que criaram pinturas inusitadas e fantásticas.

Um dos primeiros a utilizar esta técnica, em 1922, foi o artista M. Dobuzhinsky, quando assumiu o design do livro “Noites Brancas”, de Fiódor Dostoiévski. O artista gráfico lituano D. Tarabildienė ilustrou a publicação “100 Folk Ballads” usando a mesma técnica.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Hoje em dia, os pintores raramente usam gratificação em seus trabalhos. Existem apenas alguns especialistas que o dominam perfeitamente. Por exemplo, a artista americana Cristina Penescu cria imagens de animais realistas em telas.

Especificidades da organização de aulas de pintura em cera em instituições de ensino pré-escolar

No jardim de infância, é fácil interessar crianças em idade pré-escolar em técnicas de desenho incomuns. É adequado para crianças de 3 a 4 anos, no entanto, especialistas recomendam começar com crianças de meia idade. A técnica requer uma certa quantidade de força e habilidades motoras finas desenvolvidas nas mãos.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Para uma criança, tal composição está associada à magia. Eles observam com prazer enquanto, depois de arranhar, imagens de padrões complexos começam a emergir da superfície escura.

Scratchboard é uma técnica de desenho para crianças que ajuda a formar e desenvolver habilidades criativas.

A prática regular traz resultados rápidos:

  • a coordenação visomotora e a motricidade fina dos dedos serão melhoradas;
  • a capacidade de encontrar e usar métodos gráficos para criar uma imagem expressiva é melhorada. São linhas, contraste e sombreamento;
  • a imaginação criativa se desenvolve;
  • as crianças se tornam ousadas na autoexpressão e não têm vergonha de usar diferentes métodos de criação de desenhos;
  • torna-se possível criar belas pinturas sem nenhuma habilidade especial. Isso permite que crianças que não são muito boas em desenhar com pincel ou lápis acreditem em si mesmas;
  • dê à criança a confiança de que ela pode criar pinturas originais que agradarão aos outros.

A principal característica do estágio inicial de treinamento desta técnica é o trabalho confiante com um objeto de desenho afiado. No início, os professores deixam as crianças se acostumarem com esse tipo de trabalho, usando estênceis e moldes especiais que permitem desenhar linhas com clareza.

Se os movimentos forem borrados, o erro será difícil de corrigir, e traços e linhas extras não serão mais apagados. Ao traçar a imagem, as crianças treinam a dureza dos pincéis e, quando começam a obter as imagens corretas que foram planejadas com antecedência, podem passar para o próximo nível.

Crianças mais velhas podem adicionar características originais ao design do estêncil. Por exemplo, em um desenho com pássaros, um galho ou uma nuvem seriam apropriados. Nos grupos intermediários do jardim de infância, o professor faz toda a preparação dos materiais para a aula. No entanto, crianças mais velhas já têm experiência suficiente para ajudá-lo com isso.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Preparar a base de papel onde o desenho será feito exige perseverança e atenção. A textura do revestimento deve ser densa e cobrir toda a folha sem falhas. A sequência de ações exigirá que você não se distraia com outras atividades, o que é muito difícil para as crianças.

Durante o processo de desenho, o professor deve monitorar as ações dos alunos e lembrá-los de terem cuidado. Afinal, eles têm um objeto cortante nas mãos que podem usar para machucar a si mesmos ou aos seus vizinhos.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Criar desenhos usando a técnica scratchboard requer uma certa dose de esforço, concentração e desejo. Antes dessas atividades, é melhor aquecer os dedos e deixar o excesso de energia fluir para que a criança possa ficar sentada por mais tempo.

Materiais para o trabalho

Scratchboard é uma técnica de desenho para crianças que exige preparação para o processo criativo:

Material Descrição
Papel grosso A folha de papel será a base do desenho, que deve suportar uma forte pressão sem quebrar sob a pressão de uma ferramenta afiada. Qualquer papelão serve, independentemente da cor.
Velas ou giz de cera, tinta ou guache grosso Eles são necessários para criar o revestimento de base. Todos os tons escuros são bem-vindos, o ideal é escolher o preto.
Detergente e cola PVA Por exemplo, sabonete líquido ou xampu. Elas precisam ser despejadas em guache ou tinta para aumentar a densidade da estrutura da composição.
Pincel ou esponja grande Necessário para aplicar matéria corante na base.
Adesivo afiado Você pode usar um palito de dente. Eles são obrigados a riscar a imagem.
Tecido natural branco Ajuda a remover cuidadosamente vestígios de trabalho após a conclusão.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Se as aulas forem realizadas em um estúdio, é melhor usar cavaletes como suporte. Eles não permitirão que gotas de tinta fiquem na folha, todo o excesso rolará para baixo e o desenho permanecerá limpo.

Métodos de projeto de base

Ao decidir criar obras utilizando a técnica de grattage, recomenda-se utilizar as seguintes opções:

  • não pinte sobre uma folha de papel ou papelão;
  • selecione um tom de cor pintando o papel com o tom selecionado em uma camada espessa;
  • cubra a folha com giz de cera. Você pode pegar não um, mas vários lápis de cera de cores diferentes e tentar distribuir a cor em listras sem deixar espaços. A textura deve ser uniforme;
  • escolha um papelão para o trabalho que inicialmente tenha a tonalidade desejada;
  • pegue uma base na qual haja uma imagem. Por exemplo, uma folha de um calendário de parede, uma tampa de um pacote de doces ou uma caixa de presente.

Esfregando com vela de cera

Uma das opções populares é usar velas de cera para tratar os lençóis. Esta é uma maneira fácil de criar uma boa base para seu desenho. Ao trabalhar, é preciso garantir que não haja espaços vazios na superfície.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Existem várias maneiras de esfregar:

  • esfregue a cera uniformemente na folha, desenhando como se estivesse segurando um lápis;
  • Após ralar a vela, derreta as aparas resultantes em banho-maria. Espalhe a cera derretida e resfriada sobre o papelão com um pincel;
  • Acenda uma vela sobre a mesa, que está inserida em papel alumínio e parece um comprimido. Quando as gotas pararem de se formar no interior, você pode pegá-las cuidadosamente com um pincel e aplicá-las no papelão.

Artistas profissionais escolhem em vez de velas:

  • giz;
  • gema de ovo;
  • argila especial.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

É difícil para iniciantes, mas é interessante saber sobre essas possibilidades. Depois que a cera esfria, uma camada de guache é aplicada. Deve ser grosso o suficiente. É mais fácil trabalhar com um pincel largo, certificando-se de que não haja espaços entre as fileiras.

Os profissionais aconselham adicionar sabão líquido, cola PVA ou outro agente de limpeza ao guache antes da aplicação. Os aditivos evitarão que o artista tenha manchas pegajosas nas mãos ao arranhar. Esta preparação permitirá obter linhas claras e finas do desenho.

Fundo com guache colorido

Ao decorar um fundo com guache colorido, você pode usar vários tons. Depois que a tinta secar, o papel deve ser revestido com cera por segurança. A cor de fundo é escolhida de acordo com o tipo de imagem que está sendo criada. Por exemplo, uma paisagem marinha pode ser pintada com segmentos azuis, pretos e amarelados. Eles dirão que o mar está muito agitado.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Após a secagem do pigmento colorido, a base é coberta novamente com guache, mas dessa vez na cor preta. O processo de desenho prossegue normalmente.

Fundo de giz de cera

Uma maneira interessante de colorir a base é usando giz de cera. Você pode escolher lápis coloridos ou de uma única cor.

Elas são aplicadas conforme o desejo do artista:

  • manchas;
  • listras;
  • golpes.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Esse pano de fundo definirá o clima para o trabalho futuro. Este processo, diferentemente dos métodos descritos acima, requer muito menos tempo e esforço. Até crianças pequenas conseguem realizar essa tarefa.

O principal é garantir que não haja lacunas, então a folha é coberta com uma camada de guache escuro.

Ao trabalhar com guache, você pode usar a seguinte recomendação: para evitar que a tinta role sobre o revestimento de cera, sugere-se tratá-lo com talco. Isso desengordurará a superfície e a tinta se espalhará mais facilmente. Para isso, uma fina camada de substância em pó é despejada sobre a folha e depois distribuída uniformemente sobre a superfície com movimentos quase imperceptíveis de um disco de algodão.

Como pintar sobre cera para a técnica grattage?

Para cobrir a cera, recomenda-se usar tinta guache ou acrílica. O mais popular é o guache. É essencial adicionar um pouco de sabão ou xampu à tinta e ao guache. Isso evitará que a cera role para fora da superfície e distribuirá a camada uniformemente.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

As seguintes opções são possíveis:

Material para trabalho Descrição
Rímel Seu uso implica que ele não irá aderir bem à superfície da cera e, portanto, você precisa tentar fazer várias camadas. Isso criará uma camada uniforme. No final, é melhor distribuir os restos não curados da tinta usando uma esponja ou cotonete.
Guache O agente corante é aplicado por um método de manchas. Isso fortalecerá a adesão das camadas, mas a pintura permanecerá pouco resistente a fatores externos.
Tinta acrílica Esta técnica de criação de telas no estilo grattage tem características próprias. Quando o material endurece na superfície, ele a cobre com uma película fina. Para riscar com nitidez, é preciso aplicar muita força, caso contrário as linhas ficarão irregulares e a imagem ficará borrada.

Temas infantis adequados para aulas de técnica grattage

Podem ser oferecidos às crianças tópicos interessantes para ajudá-las a dominar a técnica do desenho grattage. Elas permitirão que você fantasie e ajudarão a revelar emoções na imagem.

Populares neste tópico são:

  • paisagens naturais. Poderia ser “Floresta coberta de neve”, “Folhas caindo no parque no outono”, “Folhas florescendo sob a janela”. As crianças são melhores em fazer flocos de neve. Para o inverno, recomenda-se usar lençóis sem pintura. O tema do outono exige cores brilhantes: amarelo ou carmesim serão ideais;

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

  • pintura "Luzes do Norte Cintilantes". Pode ser feito usando diferentes tons e linhas;
  • Paisagens urbanas. Por exemplo, um feriado com fogos de artifício e um céu estrelado;
  • seres vivos. Podem ser borboletas, abelhas, pássaros, pavões com caudas multicoloridas;

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

  • flores. Pode ser um lindo buquê ou um campo com uma variedade de ervas. Você pode desenhar uma flor de casa em um vaso;
  • frutas. Maçãs e peras nos galhos, em um vaso ou cortadas para comer;
  • mundo subaquático. Este é um reino colorido para experimentar tons e formas;
Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças
Um exemplo da técnica de desenho em scratchboard para crianças sobre um tema marinho.
  • paisagens espaciais. As crianças podem representar habitantes alienígenas, o céu ou a Via Láctea;
  • temas de fantasia. Podem ser imagens de contos de fadas, suas próprias ideias ou uma imagem que você vê pela janela.

Quadro de raspar com elementos de apliques

A pintura em cera combina perfeitamente com diversas técnicas, como apliques.

Você pode usar não apenas elementos recortados de papel, mas também:

  • detalhes de contas de vidro;
  • contas;
  • pedaços de guardanapos;
  • frustrar;
  • cereais.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Tudo isso ajudará a criar uma composição interessante. Por exemplo, ao fazer o inverno, você pode fazer montes de neve com algodão, o céu é decorado com estrelas de cristais Swarovski. É melhor fazer desenhos para tais trabalhos usando um modelo.

Como fazer uma pintura no estilo grattage passo a passo

Scratchboard é uma técnica de desenho para crianças que é realizada na seguinte sequência:

  1. Pegue uma folha grossa de papel. Por exemplo, um álbum ou folha de aquarela, papelão.
  2. Aplique segmentos da futura pintura no papelão. Eles podem então ser pintados em diferentes tons. Elas podem ter a forma de listras, manchas ou outros formatos.Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças
  3. Desenhe os elementos designados usando as tintas escolhidas pelo artista. Podem ser tons brilhantes ou pastéis. No entanto, é melhor dar prioridade aos tons claros para que contrastem com a base preta.
  4. Deixe o papel secar.
  5. Depois que a camada de tinta estiver completamente seca, esfregue o papel com cera. Uma vela ou lápis são usados ​​para este procedimento. A camada deve ser grossa e uniforme, assim será mais fácil riscar a imagem.Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças
  6. Verifique se a cera está distribuída corretamente sobre a superfície.
  7. Prossiga criando a próxima camada, composta de tinta preta ou guache, à qual foi adicionado detergente. Isso permitirá que a tinta se espalhe uniformemente sobre a superfície sem escorrer.
  8. Espere até que tudo seque.Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças
  9. Enquanto espera, faça um esboço do futuro desenho. Se forem ramos, então suas linhas são desenhadas. Você pode adicionar folhas, borboletas pousadas nelas ou pássaros às fileiras de galhos.
  10. Transfira o esboço finalizado para a tela. Isso é feito aplicando-o na superfície preta da base.Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças
  11. Use uma caneta para desenhar os detalhes do desenho com leve pressão. Isso permitirá que você faça uma impressão precisa em uma superfície preta.
  12. Usando um objeto pontiagudo, você precisa riscar a base estritamente ao longo do contorno criado do esboço. Quanto mais espessa for a camada de cera, mais fácil será trabalhar.Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças
  13. Se necessário, refine o desenho resultante adicionando alguns elementos ou traços.

A composição pode ser feita:

  • cor. Para isso, a base é coberta com pontos aleatórios;
  • preto e branco. O papel não precisa ser revestido com tintas; sua superfície é imediatamente esfregada com cera e então guache ou tinta preta é aplicada a ela.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Composições em preto e branco parecem gravuras vistas de longe. Isso é incomum e muito bonito. Portanto, você não deve ter medo de experimentar ao criar pinturas usando essa técnica. Você pode até desenhar sem usar esboços. Isso permitirá que você obtenha uma peça incomum e surreal.

Vista do espaço

O fundo preto é percebido por muitos como um espaço ilimitado, e é por isso que imagens com temas espaciais são frequentemente pintadas nele. Para tornar o céu mais profundo e misterioso, você pode adicionar um pouco de roxo ou vermelho escuro ao tom de base preto.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

Para tornar as transições mais suaves e as cores mais profundas, recomenda-se escolher tintas a óleo e sombreá-las, desfocando o fundo. Esta solução será fácil para pequenos artistas que vão gostar de pensar em civilizações extraterrestres e alienígenas enquanto desenham.

A Árvore Mágica

Nesta composição, o lugar principal é dado aos galhos, que descem em grandes cachos até o fundo. A base utilizada é colorida com listras transversais. À medida que você sobe, as cores frias dão lugar às quentes, como se fossem aquecidas pelo sol. As transições são bem claras.

Pavão

A base é composta por manchas coloridas caóticas. Linhas finas de detalhes permitem criar transições de cores quase imperceptíveis. Para representar um pavão, você precisa se mover estritamente ao longo das linhas desenhadas e então uma cauda, ​​cabeça e corpo luxuosos do pássaro aparecerão da escuridão. Depois disso, você pode finalizar os pequenos detalhes do desenho.

Scratchboard - uma técnica de desenho para crianças

A técnica de desenho de grattage é antiga. As pinturas são criadas riscando preto em uma folha grossa de papel. Esta é uma arte interessante que as crianças gostam de aprender e desenvolver suas habilidades criativas individuais.

Vídeo sobre a técnica de desenho Scratchboard

Como aprender a desenhar grattage:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho