Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

Padrões e descrição de instruções para tricotar uma capa A geração atual herdou as agulhas de tricô da geração anterior. Em todos os momentos, os amantes do tricô tentam diversificar seu guarda-roupa com coisas novas, práticas e modernas, feitas por eles mesmos.

Se antes as belas coisas feitas à mão estavam disponíveis para a classe alta da população, no mundo moderno qualquer costureira pode criar uma capa quente e original para si ou para sua filha com os fios de seu fio favorito. Acredita-se que o tricô chegou à Rússia vindo dos países escandinavos.

Tipos de capas de malha

Uma capa de malha, cujos padrões e descrições podem ser encontrados em publicações de moda do século XXI, é popularmente chamada de capa e atualmente é um acessório de moda para mulheres modernas que gostam de combinar calor, conforto e exclusividade em suas roupas. Historiadores que estudaram as origens das capas chegaram à conclusão de que seu ancestral foi o clássico xale felpudo.

O xale de Orenburg, tricotado com penas de cabra por artesãs russas, era considerado o auge do artesanato em todo o mundo.

O tecido era tão quente que, se usado por baixo da roupa, permitia andar no inverno sem casaco de pele e não passar frio.

Para evitar que os lenços se desfizessem e para mantê-los no corpo, eles eram presos com alfinetes. Os historiadores têm certeza de que isso mais tarde se transformou em um xale com fecho ou amarras.

Outros especialistas chamam a capa de “chique francês” e afirmam que ela chegou às extensões russas vinda da França. De uma língua estrangeira, a palavra “pelerina” é traduzida como “peregrino” ou “andarilho”.

A capa clássica de malha é uma peça de tecido redonda, sem mangas, que não chega à cintura e cobre os braços até os cotovelos, as costas e o peito. Existem capas com capuz ou envoltório, e alguns artesãos fazem fendas para os braços para torná-las mais funcionais.Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

Antigamente, as capas eram usadas em roupas externas, vestidos e outros itens. Existem vários tipos de capas de lã.

Isso inclui:

  • bolero;
  • cabo;
  • babador;
  • roubou;
  • poncho;
  • xale.

Esse tipo de capa, o bolero, chegou ao mundo moderno vindo da Espanha, onde era o nome de uma parte do traje de uma dançarina que executava uma dança de mesmo nome.

Geralmente é um casaco curto, que não chega até a cintura, com mangas. O bolero pode ser com ou sem fecho ou amarração. Além disso, algumas variedades desta capa não têm mangas ou têm capuz.

Toda fashionista sonha com um casaco longo sem mangas chamado "Capa". A diferença entre ele e um poncho é que a silhueta do primeiro se ajusta perfeitamente à figura e não é apenas um pedaço quadrado ou retangular de tecido.

Um babador é uma capa de malha com gola que cobre o peito e os ombros. O dicionário clássico define este item de guarda-roupa como um acessório de tecido que aparece por baixo de qualquer roupa. Os primeiros babadores apareceram em russos que pertenciam à nobreza no século XVIII.

Uma estola é uma capa retangular usada na parte superior dos ombros, feita de veludo, lã ou pele. Pode ser usado por ambos os sexos. A estola geralmente não tem fecho.

Um item de guarda-roupa como um poncho chegou às extensões da Rússia vindo da América Central e do Sul. É o traje nacional tradicional dos índios dessas terras.

Um xale também é um tipo de capa e é um grande cachecol quadrado de malha. Os primeiros xales surgiram na Caxemira no século XV. e conquistou toda a Europa. Sabe-se que a esposa de Napoleão tinha mais de 300 xales, que ela não apenas usava, mas também se cobria durante a estação fria.

Fios e agulhas de tricô para a capa

Tanto a caxemira quanto o mohair são adequados para tricotar uma capa. Além disso, o tipo de fio depende do efeito que você deseja obter ao criar a peça. Assim, por exemplo, se o modelo for leve e de verão, então serão utilizados os fios finos correspondentes. Se a capa for tricotada para a estação fria, você também deve escolher um fio grosso e quente.

Os fios mais populares para criar capas são:

  • "Alpaca";
  • "Viscose";
  • "Caxemira";
  • "Mohair";
  • "Algodão".

O fio de alpaca é um fio feito de lã de animais ungulados de mesmo nome. Este fio é muito quente, macio e delicado. Além disso, os produtos feitos com ele são leves, repelentes de sujeira e resistentes a rugas.

A viscose é adequada para tricotar peças de meia estação e verão. O fio é criado quimicamente e é feito de celulose. Ao mesmo tempo, é considerado o mais natural de todos os fios que não são feitos de lã animal. Os produtos de viscose mantêm bem sua forma, são respiráveis ​​e higroscópicos.

O fio de cashmere é feito de penugem de uma certa espécie de cabra que vive nas regiões montanhosas da China, Mongólia e Índia. A coleta de matéria-prima para esse tipo de fio é um trabalho manual, e os produtos feitos 100% com cashmere são muito valorizados no mercado e têm alto custo. As qualidades do fio incluem sua estrutura fina, maciez, brilho e calor.

O fio chamado "Mohair" é feito da lã de cabras turcas que vivem na província de Angorá. Fios 100% feitos desse material são muito caros, por isso esses novelos raramente são encontrados em sua forma pura. A palavra "mohair" traduzida do turco significa "cabelo escolhido" ou "fibra de diamante". Os produtos feitos com ele são duráveis, leves, quentes, hipoalergênicos e resistentes à sujeira. Quando usados ​​e armazenados corretamente, os itens de mohair praticamente não se desgastam.

O fio de algodão é usado para criar peças leves vazadas e rendas. Você pode usá-lo para tricotar uma capa festiva decorativa para uma menina. Este fio é feito de flores de algodão. Entre as qualidades únicas do fio, destaca-se que sua resistência aumenta quando molhado, os produtos feitos com ele não grudam e absorvem bem a umidade.

As agulhas de tricô geralmente são selecionadas de acordo com a espessura da linha. A maneira mais fácil de determinar a ferramenta certa é pegar uma folha de papel e perfurá-la com agulhas de tricô de diâmetros diferentes. Depois disso, um fio é inserido no furo resultante e se ele passar livremente, sem prender nas bordas e, ao mesmo tempo, sem ficar pendurado, então a ferramenta de tricô foi selecionada corretamente.

Símbolos convencionais em padrões de tricô

Capa tricotada com agulhas de tricô, cujos diagramas e descrições são fáceis de entender se você conhece os símbolos e consegue decifrar o padrão. Os laços mais comuns no tricô são tricô e meia. Os primeiros são designados como “+”, “X” ou “I”, e os segundos são representados como um sinal “-” ou um meio arco com um verso na parte superior.Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

Também foi encontrado:

  • "O" - laçada;
  • "V" - laçada deslizada onde o fio fica atrás do trabalho;
  • “Ɐ” é uma laçada solta onde a linha é deixada antes do trabalho.

Se houver algum número acima do “V”, ele indica quantas laçadas precisam ser tricotadas a partir de uma. Além disso, dependendo do padrão, há símbolos na forma de várias linhas retas apoiando umas às outras. Este código deve ser entendido como uma recomendação para unir loops com inclinação para a esquerda ou para a direita (dependendo de onde a linha superior aponta).

Além disso, há abreviações que indicam como tricotar em uma determinada carreira.

Redução Transcrição
lp laço facial
ip ponto meia
kr. borda
nak. laçada

Costureiras experientes recomendam que aquelas que estão começando a dominar os princípios básicos do tricô guardem um memorando com os símbolos em um local conveniente para não perder tempo decifrando-os.

Aulas magistrais passo a passo sobre como tricotar capas femininas

Padrões e descrições de capas de malha podem ser selecionados para atender a todos os gostos. O apelo das capas de malha é que elas não apenas decoram a mulher, mas também podem esconder falhas na silhueta. Os produtos de lã podem ser combinados com vários itens e acessórios.

Os modelos de capas femininas são:

  • obra aberta;
  • diariamente;
  • em botões;
  • com mangas;
  • curto;
  • longo;
  • com capuz.

Há também muitos estilos de capas infantis que servem para meninas e meninos de qualquer idade. Você pode decorar capas para pequenas e adultas fashionistas com qualquer decoração: lantejoulas, pedras, miçangas, rebites.Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

Para o modelo mais simples de capa para adulto, você precisará de 0,1 kg de fios acrílicos e 2 agulhas de tricô.

Para obter uma capa bonita, você precisa:

  1. Monte 71 pontos.
  2. Carreira 1 em meia, alternando 1 laçada da frente com 1 laçada de trás.
  3. Linha 2: tricotar todos os pontos em meia.
  4. Alterne o padrão das carreiras 1 e 2, alternando-as por vez em uma distância de 120 cm.
  5. Feche as alças da última carreira da maneira que for conveniente.
  6. Costure as metades do tecido resultante.

O produto pode ser decorado com uma fita larga de qualquer cor costurando-a na capa. Dessa forma, você pode esconder a costura de união do produto, e strass ou miçangas costuradas ou coladas na fita darão à capa um visual festivo.

Com capuz e mangas

Uma capa com agulhas de tricô, cujos padrões e descrição podem ser encontrados com capuz e mangas, até mesmo uma costureira iniciante pode fazê-la facilmente em casa. Este item é adequado para o outono quente ou para a primavera fria. O capuz protegerá você do vento frio e as mangas não permitirão que o frio penetre no corpo.

Para tricotar uma capa com mangas e capuz, você precisará de 0,8 kg de fio, composto de poliacrílico e lã. Você também precisará de 3 agulhas de tricô e um botão da mesma cor da linha. Os dados são fornecidos para o tamanho feminino padrão 42/46.

Na criação do tecido são utilizadas alças frontais e traseiras, além dos padrões de tricô “Elástico”, “Pérola Grande” e “Aran Knitting”.

Para obter a capa você precisa:

  1. Monte 70 pontos para criar as costas.
  2. Tricotar a carreira 1 somente com pontos tricô.
  3. Comece na carreira 2 para tricotar o elástico, alternando 2 frentes com 2 costas. Há laçadas de borda no início e no fim de cada linha. Tricotar 12 carreiras desta maneira.
  4. A partir da carreira 15, comece a criar um padrão de pérolas grande. Para isso, na 1ª carreira, alterne os pontos da frente e de trás. Na carreira meia, tricote as laçadas de acordo com o padrão do tecido.
  5. Continue tricotando, alternando pontos tricô e meia. Repita o relatório para que todas as linhas ímpares sejam como a 15ª, e todas as linhas pares copiem a 16ª.
  6. A partir da carreira 17, comece a adicionar laçadas e comece com 2 laçadas, uma no início e outra no final.
  7. Em cada segunda carreira depois disso, adicione mais 3 laçadas 2 vezes.
  8. Na próxima carreira par, adicione 1 vez 5 laçadas e outra carreira 1 vez 8.
  9. Tricotar todos os aumentos com pérolas grandes.
  10. Comece diminuindo os pontos e a cada 4 carreiras retire 1 ponto no início e no final do tricô 9 vezes.
  11. A uma altura de 58 cm, feche as alças restantes.
  12. Comece a criar o painel lateral esquerdo e monte 48 pontos.
  13. Tricotar a carreira 1 com pontos tricô, levando em conta os pontos das bordas.
  14. Comece com a carreira 2 para criar o padrão Aran. Para fazer isso, depois da laçada da borda, tricote a laçada da frente, 2 laçadas juntas usando o método de passar por baixo e, no final da carreira, combine a 3ª e a 4ª, depois disso vêm a laçada da frente e a laçada da borda novamente.
  15. Repita os padrões das carreiras 1 a 8 para obter listras chanfradas.
  16. Repita o padrão das carreiras 1 a 6 para criar tranças planas e, para tranças volumosas, das carreiras 1 a 10.
  17. Continue tricotando a frente e, a partir da borda direita da carreira nº 12, tricote a tira e adicione 1 laçada.
  18. Tricotar o restante do tecido com pérolas grandes, conforme descrito nas recomendações para o verso.
  19. Passe a trabalhar no decote e, para isso, a partir de 64 cm de tecido tricotado com o padrão Aran, diminua 16 laçadas do lado esquerdo de cada vez.
  20. Depois disso, em cada carreira par, diminua 4 laçadas 1 vez, 2 vezes 2 e 1 vez 2.
  21. Feche as alças restantes.Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

A parte direita da capa é tricotada da mesma forma que a esquerda.

Para criar um capuz você precisa:

  1. Monte 95 pontos.
  2. Tricotar a carreira nº 1 com pontos tricô.
  3. Continue tricotando as carreiras restantes com pérolas grandes.
  4. Comece a diminuir os pontos em cada carreira par quando o tecido atingir 12 cm de comprimento. Para fazer isso, na 1ª carreira par, retire 1 ponto 4 vezes, e na 2ª carreira par, retire 2 pontos 2 vezes.
  5. Marque o meio a uma altura de 20 cm.
  6. Continue tricotando 2 metades do capuz, cada uma com 39 laçadas, separadamente.
  7. Arredonde o tecido com carreiras encurtadas. Para fazer isso, na 1ª carreira par, remova 1 laçada 4 vezes e vire o trabalho com uma laçada. Na próxima carreira par, remova 2 laçadas uma vez, depois 3 e 4. Depois disso, vire o trabalho novamente, também com uma laçada.
  8. Tricotar as alças abertas das metades em pares e fechar.

O capuz é colocado de lado e começamos a criar as mangas.

Para fazer isso você precisa:

  1. Monte 86 pontos.
  2. Tricotar a carreira 1 como nas costas.
  3. Tricotar 12 carreiras da mesma maneira que nas costas.
  4. Distribua as laçadas para tricotar pérolas grandes e um padrão Aran e, para isso, remova a laçada da borda, tricote 15 laçadas com pérolas, 16 com uma laçada Aran (chanfro na prateleira esquerda), 22 com pérolas, adicione 1 laçada no meio do fio transversal, 16 com uma laçada Aran (chanfro na prateleira direita), 15 com pérolas e 1 laçada da borda.
  5. Em cada 4ª carreira, comece a diminuir 27 vezes em 1 laçada, e em cada 2ª carreira – 8 vezes.
  6. Feche o trabalho a uma altura de 58 cm.Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

Na fase final, o produto é montado. Para isso, as mangas são costuradas ao longo das costuras e fixadas ao tecido principal. O capuz também é preso ao tecido principal e um botão é preso na frente, e um laço para ele é criado a partir de fios.

Estilo infantil

Durante o período em que é muito cedo para colocar um casaco quente e já está frio com um simples corta-vento, uma capa poncho será útil para uma criança. O produto pode ser tricotado em qualquer comprimento.

Para este estilo, você precisará de 0,35 kg de fio de lã e agulhas de tricô circulares.

Para tricotar um poncho para uma menina, você precisa:

  1. Monte 170 pontos.
  2. Tricotar 24 carreiras em ponto meia, alternando a carreira da frente com a carreira de trás.
  3. A partir da 25ª carreira, tricote somente as alças da frente.
  4. A partir da carreira 37, tricote somente pontos tricô.
  5. Repita o relatório 1 vez.
  6. Continue tricotando o tecido com a superfície frontal.
  7. Em uma das carreiras, faça uma diminuição, onde após tricotar 8 laçadas frontais a partir de 2 laçadas, forme-se 1 laçada frontal. O relatório é repetido em toda a linha.
  8. Tricotar a próxima carreira com pontos meia.
  9. Tricotar 12 cm em ponto meia.Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

No final do tricô, feche as laçadas.

Capa elegante com fecho

Uma capa de malha, cujos padrões e descrição podem ser encontrados no fecho, é um item da moda para mulheres de qualquer idade. Esta capa pode ser usada por baixo de calças formais e de um vestido de noite.

Para criar este item elegante, você precisará de 8 novelos de lã, agulhas de tricô e 3 botões. Como material para uma capa festiva, você pode escolher fios com lurex.

Para tricotar uma capa você mesmo, você precisa:

  1. Monte 88 pontos.
  2. Tricotar carreiras com um elástico 2 x 2, começando e terminando com 3 alças frontais. Repita o relatório até que a tela tenha 42 cm.
  3. Continue o tecido com carreiras encurtadas. Para fazer isso, depois de tricotar 22 laçadas, vire o produto, tricote mais 22 laçadas e vire novamente. Em seguida, tricote 44 laçadas, vire e tricote 44 laçadas novamente.
  4. Tricotar 66 pontos e virar. Em seguida, tricote 66 laçadas novamente,
  5. Vire e tricote 16 pontos, depois mais 16 e vire.
  6. Repita o relatório com mais 13 voltas.
  7. Vire e tricote 44 pontos novamente, vire e repita 44.
  8. Tricotar 66 pontos, depois virar e tricotar o mesmo número.
  9. Feche as laçadas quando o tecido atingir 42 cm de comprimento.

O produto é colocado de lado e o trabalho começa na criação do passador de cinto.

Para fazer isso você precisa:

  1. Monte 11 pontos.
  2. Tricotar 16 cm com o padrão “Pearl Rib”.
  3. Feche as alças no final.

Eles começam a montar a capa. Para fazer isso, botões são costurados no passador do cinto em distâncias iguais e presos à capa. Depois disso, as pontas das mangas são formadas e a capa é costurada.

Capa de renda com botões

Uma capa quente com botões é a solução ideal para qualquer clima. Isso permitirá que a garota experimente looks diferentes e ainda se sinta confortável.Capa com agulhas de tricô. Esquemas e descrições para iniciantes, mulheres e meninas. Modelos

Para criar uma peça de 63 cm de altura e 70 cm de circunferência, você precisará de 0,6 kg de fio, agulhas de tricô circulares e botões de diferentes diâmetros. No processo de tricô, são utilizados padrões como “Ponto Purl”, “Elástico 4 por 4” e “Ponto Meia”.

Para tricotar uma capa você precisa:

  1. Monte 101 pontos.
  2. Tricotar o tecido com um elástico.
  3. Faça furos para botões quando o comprimento do tecido for 3 cm.
  4. Para 7 cm de tecido, faça um ponto de borda, 4 laçadas em ponto meia, 92 pontos de padrão vazado, 3 pontos em ponto meia e um ponto de borda. Para criar um tricô vazado, você precisa tricotar 4 pontos meia, 2 pontos meia juntos, 2 laçadas, 2 pontos meia juntos com inclinação para a esquerda, 4 pontos meia. Então tricote 304 carreiras.
  5. Faça casas de botão ao longo da borda direita a 7 cm ao mesmo tempo em que começa a criar o padrão.
  6. Tricotar 7 cm em ponto canelado e fechar as alças.

A capa é montada dobrando-a ao meio e costurando botões.

Os padrões e descrições de capas de malha contêm vários designs. Depois de aprender a tricotar uma capa, a costureira poderá diversificar seu guarda-roupa com diferentes modelos exclusivos.

Vídeo sobre capa de malha

Masterclass de capa:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
>
Comentários

Criação

De costura

Desenho

>