Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos

Não importa como a moda mude, eles sempre permanecerão na moda vestidos de malha feitos com crochê para mulheres.

Os padrões e estilos apresentados no artigo ajudarão as costureiras a escolher o melhor modelo para um determinado tipo de corpo. E detalhes adicionais e acabamentos decorativos atuarão como elementos que enfatizam as vantagens ou escondem as desvantagens da forma feminina.

Vestido de crochê com motivos florais

O vestido de crochê feminino, cujos moldes são apresentados a seguir, fica incrível devido à alternância de motivos florais e redondos. Elas são conectadas por um motivo floral menor.

Para tricotar este modelo, o fio fino de algodão mercerizado é o mais adequado. É possível usar fios de algodão contendo uma pequena porcentagem de fibra de viscose ou acetato. Os tamanhos ideais de anzol são 0,5-2,5.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê feminino com motivos florais

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelosO vestido apresentado é de silhueta reta. Esse estilo é bem adequado para mulheres de constituição média e magra. O esquema de cores pode variar bastante, do branco neve ao preto. Você também pode usar uma combinação de duas ou mais cores.

Para calcular corretamente o número necessário de motivos completos correspondentes ao tamanho necessário, antes de começar a trabalhar, você deve fazer uma amostra de 4 motivos grandes (2 florais e 2 redondos) e uma flor de conexão. Após a sua conclusão, realize o tratamento térmico úmido e só então compare sua largura e comprimento com as medidas tiradas.

Se houver uma pequena discrepância entre a largura da amostra e a circunferência principal (a maior circunferência horizontal usada para o cálculo), uma tolerância de 3-4 cm para ajuste livre é permitida. Isto é usado se a distância até o motivo completo não for igual o suficiente para a margem.

Se a largura dos elementos completos exceder significativamente o tamanho necessário, o motivo em si deverá ser ajustado.

Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • Pegue uma agulha menor e tricote o mesmo fragmento. Ao reduzir a espessura do gancho, a densidade do padrão aumenta e seu diâmetro diminui.
  • Se não gostar da densidade resultante, você pode reduzir o número de fileiras externas ou fileiras internas do motivo para o tamanho necessário.

Agora você pode prosseguir para o trabalho principal. Segundo especialistas, é mais conveniente tricotar em círculo. Ou seja, alternadamente, de acordo com o padrão, coloque primeiro os grandes motivos redondos e florais. Depois, tricote pequenas flores e amarre-as entre as grandes.

Depois, novamente uma série de elementos básicos e assim por diante. Depois que o vestido estiver completamente tricotado, as bordas são finalizadas com uma carreira de pontos baixos com piquês aéreos, conforme mostrado no diagrama. No final, o produto acabado passa por um tratamento térmico úmido.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê feminino com motivos florais

O vestido do próximo modelo, feito em crochê para mulheres com corpo proporcional e padrões detalhados, também representa um conjunto de tecidos com motivos florais de dois tipos, grandes e pequenos. Os segundos desempenham o papel de preencher o espaço intermotivo.

Os fios e tamanhos de ganchos utilizados são os mesmos da primeira opção. A simplicidade de tricotar este modelo, em relação ao vestido anterior, é que há 2 motivos no tecido, não 3. Mas sua complexidade reside no fato de que, ao tricotar o pescoço e as mangas, são usados ​​meios-motivos.

Antes de começar a tricotar um vestido, você deve fazer uma amostra. Depois, combine o número de motivos com o padrão que você fez e comece a trabalhar. Para evitar erros ao tricotar grandes motivos florais, o diagrama mostra a direção das carreiras com linhas de cores diferentes.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos

A conexão dos elementos em um único tecido pode ser feita tanto ao tricotar a fileira externa do motivo, quanto no final do trabalho, quando o número necessário deles tiver sido acumulado. O layout dos fragmentos do vestido também é apresentado. Fragmentos florais inter-motivos também são tricotados tanto durante o trabalho quanto depois de sua conclusão.

Depois de finalizar as partes principais da frente, costas e mangas, elas devem ser passadas a ferro. Em seguida, usando marcadores, fixe os locais das costuras dos ombros pretendidas com os centros das mangas e as costuras laterais pretendidas com as costuras das mangas. Depois costure os últimos de maneira uniforme e cuidadosa.

A operação final será a modelagem das bordas abertas. Amarre a bainha do vestido e as mangas usando o molde fornecido. O pescoço pode ser feito em crochê com uma ou duas carreiras de pontos baixos e depois preso com uma carreira de pontos lagostim.

De motivos quadrados

O modelo a seguir será mais fácil de implementar. É feito de motivos quadrados. A facilidade do tricô reside no fato de que, além dos pedaços quadrados, você não precisa tricotar mais nada. Não há espaços intermotivos nesta técnica.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê para mulheres com motivos quadrados

Mas também há uma dificuldade em fazer essa tela na cor preta. O padrão não é muito visível e é muito fácil cometer um erro no padrão, mas é bem difícil perceber. Ao tricotar um produto com fio preto, é aconselhável colocar um pano ou toalha branca sob o trabalho para facilitar o contato visual.

Para calcular o número necessário de quadrados inteiros correspondentes à medida tomada, basta completar um motivo. O acoplamento dos elementos é realizado ao longo do perímetro durante o processo de trabalho. Umedeça e passe o vestido pronto.

O vestido de crochê para mulheres, cujos moldes e modelos são oferecidos abaixo, é uma opção combinada. Combina de forma interessante motivos quadrados de uma cor, criando uma parte central vazada, com inserções de um tecido sólido de cor diferente. Visualmente, esse modelo faz a mulher parecer mais magra e acrescenta altura.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê para mulheres com motivos quadrados

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelosO motivo quadrado deste modelo representa o caso quando ele é um componente de outro padrão grande. Para esta versão do vestido você pode usar fios diferentes. Pode ser fino e de algodão com impurezas adicionadas ou acrílico com um pequeno teor de lã.

Para obter uma densidade de tricô mais solta, recomenda-se usar agulhas de 1 a 1,5 tamanhos maiores. Com base no padrão, a silhueta do vestido se alarga em direção à parte inferior. Como as partes laterais deste modelo precisam ser tricotadas de cima para baixo, serão adicionadas laçadas.

Como fazer isso é mostrado no diagrama a seguir. Além disso, a adição não ocorre no centro, ao longo da linha de costura lateral, mas ao longo das bordas, que posteriormente serão costuradas às partes centrais. Esse tipo de expansão permitirá que as laterais sem costura adquiram curvas suaves que acompanham o tipo de corpo da mulher.

Filé

Um vestido muito delicado e extraordinariamente bonito, feito usando a técnica de filé.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê filé para mulheres

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelosA alternância de listras horizontais de pequenos padrões vazados e composições de filetes florais destacarão as vantagens da figura esbelta de uma mulher. Para um vestido assim, a melhor opção de fio seria fios finos de algodão e uma agulha com agulha nº 0,5-1. A gama de cores é extensa.

A técnica do filé é uma grade feita em forma de pequenos quadrados alternando pontos altos e correntinhas. Um ornamento é aplicado a ele preenchendo certas células de acordo com os diagramas. Seguindo o conselho de artesãos experientes, esse processo pode ser realizado com 2 e 3 pontos altos em uma célula.

Mas, ao mesmo tempo, elas devem ter uma parte superior para não atrapalhar o padrão. Isso é feito para fazer com que o padrão na grade pareça mais claro e natural. Siga cuidadosamente o padrão ao tricotar carreiras reversas (tricô) para não distorcer o padrão. Não é particularmente difícil combinar os detalhes feitos usando a técnica de filete com o padrão.

Com um jugo redondo

Um vestido de crochê para mulheres (diagramas de padrão e um padrão para ele representam uma das opções de tricô mais simples) é feito de um único pedaço de tecido, que é tricotado em círculo.

Para tais produtos são utilizados os seguintes:

  • fios de algodão, tanto puros quanto com impurezas;
  • seda;
  • acetato.

Os ganchos são selecionados de acordo com o fio escolhido. Seu número pode variar de 1 a 3. Eles começam a trabalhar a partir do pescoço. O comprimento da corrente inicial deve ser igual à medida da circunferência do pescoço. Depois de tricotar o padrão de acordo com o diagrama apresentado até uma largura que chegue à axila, você deve passar a fazer o tecido principal do vestido.

Para isso, recomenda-se dobrar o jugo ao meio e marcar os pontos finais das cavas com marcadores. Depois meça a distância entre eles. Se corresponder à medida do peito, você pode continuar tricotando. Se a distância for menor que o tamanho necessário, ela pode ser aumentada adicionando uma corrente adicional nos pontos onde as cavas se conectam ao tecido principal.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê feminino com canga redonda

Após atingir a largura desejada, você deve passar para outro modelo e tricotar até atingir o comprimento do vestido. Pode ser escolhido de forma independente, de acordo com os desejos e o tipo de corpo da mulher. Após terminar o trabalho, você pode decorar as bordas do produto com encadernação adicional e realizar tratamento térmico úmido.

O modelo de vestido com cava redonda apresentado abaixo parece encantador. É feito usando a técnica de renda de Bruges. Sua tecnologia consiste em criar um padrão simétrico e complexo a partir de uma trança de malha sólida, unindo determinados arcos, localizados alternadamente em ambos os seus lados.

Para fazer peças com essa técnica, recomenda-se usar fio fino de algodão ou acrílico e a agulha apropriada nº 1-2. Fazer a trança é muito simples. Consiste em tricotar 3-4 (dependendo da largura da fita) pontos altos e arcos de laçadas de ar ao subir para a próxima carreira. Seu diagrama é apresentado abaixo.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê feminino com canga redonda e renda Bruges

O jugo é uma conexão simétrica da trança em cachos sucessivos, de acordo com o diagrama abaixo. Termina nas costas com fecho em passadores e botões na mesma cor do vestido.

Ao passar posteriormente do jugo vazado para um padrão semelhante, porém mais simples, da mesma trança, você pode usar qualquer outro padrão, desde que não distraia a atenção das partes com renda de Bruges. Deve ser tricotado de cima para baixo.

Depois de atingir a marca da cintura alta, você precisa começar a fazer uma renda semelhante. Ela é realizada sequencialmente, linha por linha. Ao tricotar o primeiro deles, além de fazer cachos, eles o conectam à borda do padrão anterior.

Para tornar a largura do produto na área do quadril um pouco maior, ele é desenhado um pouco mais grosso do que o exigido pelo molde. A segunda carreira deve ser tricotada conforme indicado pela fita da primeira carreira. Ou seja, cada arco subsequente do cacho deve ser conectado a cada volta do cacho da camada anterior.

Após finalizar o trabalho, recomenda-se decorar o decote, a barra do vestido e a junção dos padrões na cintura alta com uma barra em forma de babado estreito franzido.

Vestido de verão com saia de sol

Este modelo de vestido é uma combinação de um corpete tricotado com motivos florais redondos e uma saia evasê de cintura alta feita de uma única peça de tecido com listras longitudinais.

Este estilo vai destacar a parte superior da silhueta e esconder pequenas falhas na área do quadril devido ao corte solto da saia. Além disso, sua altura aumentará visualmente graças às listras longitudinais do padrão selecionado. A melhor opção de fio a ser usado seria um fio fino de algodão mercerizado e uma agulha de crochê de tamanho 1-1,5.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê de verão para mulheres com saia de sol

Ao fazer o corpete, ou seja, as alças largas, além dos motivos redondos completos, você também precisará de meios motivos. Para fazê-los sem erros, você deve dividir claramente o padrão apresentado ao meio e, durante o processo de tricô, ao levantar para a próxima carreira, discar 3 alças de ar. O corpete neste modelo pode ser de uma só peça ou ter fecho nas costas.

A saia é tricotada de cima para baixo a partir do corpete. Ao montar a primeira carreira do padrão principal, você deve apertar os pontos para que depois crie um efeito plissado. A parte de baixo do vestido pode ser feita em carreiras redondas ou retas e depois costurada nas costas.

Se o vestido não tiver fecho e for um pouco solto para melhor vestibilidade, você pode usar cetim ou trança de tricô para dar destaque à parte superior. Recomenda-se passá-lo pela fileira onde a saia se une ao corpete e amarrá-lo na frente ou atrás, conforme desejado.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Amarrando a borda com um "degrau de lagostim"
Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Encadernação de bordas com padrão de concha

Depois de terminar de tricotar a saia, não há necessidade de moldar sua borda inferior. O padrão básico será suficiente. Mas é aconselhável amarrar o decote e as cavas com 2-3 carreiras alternadas de pontos baixos com pontos altos. Finalize o desenho com uma fileira de "degraus de lagostim". Ela proporcionará boa densidade de bordas e protegerá o produto contra estiramento durante o uso posterior.

Com uma saia rodada

O vestido de crochê feminino, cujos moldes são apresentados a seguir, tem uma saia rodada feita em uma combinação de cores contrastantes. Isso lhe dá um charme especial.

Uma opção mais quente, é feita de fios de espessura média contendo algodão e viscose, além de acrílico e lã. Para esses fios é melhor usar ganchos com número 2,5-3,5. Uma densidade de tricô maior não é aceitável para este modelo.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê feminino com saia rodada

A parte superior do vestido é feita com o molde mostrado no diagrama. Seguindo o molde feito de acordo com as medidas tiradas, diminua os pontos para modelar o decote, as cavas e as mangas.

Ao tricotar estes últimos, é aconselhável aplicá-los periodicamente na cava acabada para evitar carreiras extras. Isso pode levar a uma discrepância significativa entre o comprimento da cava e da manga. O fecho localizado na frente pode ser funcional ou de imitação.

O formato da saia é feito de acordo com os desejos individuais. Isso deve ser regulado pela frequência de relações em um determinado intervalo no início do tricô. O cinto de malha, feito com fios contrastantes, contém várias alças largas por onde passa um cordão trançado feito de fios da cor principal.

Ao utilizar fios de lã acrílica, o tratamento térmico do produto deve ser usado com cuidado especial devido à sua possível deformação.

Com um padrão vazado nas costas

Abaixo apresentamos um modelo interessante de um vestido empresarial e ao mesmo tempo elegante. Sua elegância é criada por inserções vazadas nas costas, no decote e nas mangas. Para tricotar esse modelo, é preferível um fio de espessura média e com a mesma torção. Pode ser algodão mercerizado ou fio de algodão com viscose. É aconselhável utilizar anzóis n.º 2-3.

O tecido principal do produto deve ser feito de acordo com o molde apresentado. Em caso de grande discrepância nas medidas do quadril e da cintura, é possível ajustar a largura das listras longitudinais do molde ao longo das linhas das costuras laterais.

Ao chegar ao nível da cava, você precisa fazer uma diminuição suave nas alças para costurar ainda mais as mangas nelas. Os fragmentos vazados são feitos durante o processo de tricô de partes individuais do vestido e somente depois disso eles são conectados em um produto inteiro.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido de crochê feminino com estampa vazada nas costas

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos

Os motivos neste modelo são usados ​​em tamanhos inteiros e meios tamanhos. Elas não são executadas em círculo, mas em fileiras retas e invertidas. Somente em elementos completos, ao tricotar a penúltima e a última carreiras, é utilizado o tricô em círculo.

As localizações dos motivos completos e meios podem ser vistas no diagrama fornecido. O espaço entre os motivos é projetado conforme desejado. Pode ser uma malha irregular ou em filetes, bem como uma trança fina de renda de Bruges. Para acabamento decorativo, você pode usar miçangas ou miçangas para combinar com o vestido.

O tratamento térmico úmido do produto acabado deve ser realizado com cautela e pelo lado inverso.

Ajuste justo

Este vestido justo feminino é um modelo feito com técnica de renda de fita. Tricotar as fitas em si não é muito difícil. O principal é seguir cuidadosamente o esquema selecionado e fazer o cálculo preliminar correto do número de fitas.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido justo de crochê para mulheres

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelosÉ desejável que seja uniforme. Se isso não for possível de acordo com o padrão e a amostra de malha, é recomendável reconsiderar a fita e escolher uma mais estreita ou, inversamente, mais larga. Quando tudo estiver em ordem, você pode começar a trabalhar.

Ao começar a fazer a segunda fita e as subsequentes, de acordo com os especialistas, é melhor conectá-las durante o processo de trabalho, e não após sua conclusão. Ficará mais organizado e prático. Ao tricotar, é necessário monitorar cuidadosamente a correspondência dos comprimentos das fitas na área das costuras dos ombros e do pescoço.

Curto

O modelo apresentado é uma versão chique de um vestido leve, elegante e vazado. Pode ser feito com fios finos de algodão, acetato e seda. O gancho, portanto, é exigido pelo nº 1-2. O tecido do vestido é tricotado com um único padrão, por isso é possível usar fios de seda e acetato devido à sua fluidez ao trabalhar com motivos individuais.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido curto de crochê para mulheres

O esquema do padrão é simples. A regra principal é sempre fazer uma pequena amostra antes do trabalho e calcular cuidadosamente o número de repetições completas correspondentes ao tamanho do padrão. Somente depois disso você poderá começar a tricotar com segurança.

Em seguida, as peças fabricadas são cozidas no vapor e unidas em um produto acabado. A parte inferior do vestido e as mangas são decoradas com uma borda figurada, cujo diagrama também é apresentado. O tratamento térmico dos produtos de fios de seda deve ser realizado com cuidado e com ferro de passar.

Vestido quentinho de crochê

O próximo modelo apresentado será uma excelente opção para os dias quentes de primavera e outono. É melhor fazê-lo com fio de espessura média contendo lã ou mohair sem fiapos. Os ganchos podem ser usados ​​sob o nº 2.5-3.5.

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelos
Vestido quentinho de crochê para mulher

Vestidos de crochê para mulheres. Esquemas e descrição, modelosA densidade de tricô desse tecido não deve ser alta, caso contrário o vestido ficará áspero e desconfortável. Portanto, é recomendável experimentar inicialmente o fio e selecionar o tamanho ideal de agulha. O diagrama em anexo mostra o método para fazer o padrão básico, bem como diminuir e aumentar as laçadas nas áreas necessárias do produto.

O fecho vazado do vestido é feito com passadores para pendurar e botões de contas e fica localizado na parte de trás. A gola alta decorativa, o cinto inserido e os punhos abotoados, cujos padrões também são fornecidos, complementam o produto com um ambiente festivo. Ao tricotar esses elementos, você pode introduzir contas pequenas e grandes no padrão, combinando com o tom do fio principal.

Itens acabados feitos de fios que contêm lã ou mohair devem ser lavados com muito cuidado e em água morna, à mão. Seque horizontalmente em uma superfície plana.

Usando os modelos apresentados de vestidos de crochê para mulheres, praticando o uso dos padrões propostos para fazer vários padrões e também ouvindo os conselhos de artesãos experientes, você pode obter muito prazer, benefícios e emoções positivas quase desde o primeiro produto.

Vídeo sobre vestidos femininos de crochê

Vestido de crochê para mulheres:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho