Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

A origem do elástico patenteado está ligada à palavra patentis, que pode ser traduzida como acessibilidade, abertura. Com tal padrão de tricô o desenho fica exuberante e volumoso. Como resultado, o tecido adquire boa elasticidade com relevo pronunciado.

As partes frontal e traseira do produto são caracterizadas por uma aparência idêntica. Devido a isso, o método patenteado de design de faixas elásticas é muito procurado por artesãos experientes e novatos.

O que é um elástico patenteado

O tricô elástico patenteado (o diagrama com a descrição é fornecido para fins informativos) é uma peça de tecido elástico que foi desenvolvida usando tricô. Este método de decorar um produto é semelhante ao bordado comum, porque o tricô inglês inclui um grande número de métodos diferentes.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Ao criar um tecido, os elementos da frente e de trás são interligados. No entanto, os pontos devem ser montados em número ímpar.

Existe um tipo de elástico semi-patenteado que lembra um pouco o tipo patenteado. Entretanto, a diferença é que no primeiro caso você precisa discar um número par de elementos.

Existem 2 tipos de borracha patenteada:

Tipo Peculiaridades
Tricô com pontos baixos Este tipo de tricô pode ser feito usando 2 métodos diferentes. Por exemplo, no primeiro caso, o tricô deve ser desenhado como um elástico inglês. No segundo caso, os laços frontais devem ser substituídos por laços traseiros.
Dos elementos da linha anterior Neste caso, você precisa montar um número par de elementos nas agulhas de tricô. Após a 2ª carreira, você precisa fazer pontos tricô. Como resultado, o produto final ficará liso, sem furos ou saliências.

Regras para tricotar elástico patenteado

O elástico patenteado deve ser tricotado com agulhas de tricô de acordo com um padrão e certas regras para que o padrão fique bonito e exuberante:

  • A maioria dos elásticos estica na largura, então antes de tricotar você precisa fazer uma amostra de controle, cujo tamanho deve ser de aproximadamente 15x15 cm. Isso permite que você calcule corretamente o número de voltas para coletar a borda, bem como entender como o enfeite se comportará no futuro.
  • Para criar um elástico arejado e volumoso, é recomendável dar preferência a agulhas de tricô grossas e fios fofos. Para criar um padrão atraente, as laçadas devem estar soltas e não há necessidade de puxar o fio.
  • O elástico envernizado se caracteriza pela sua finalidade decorativa, portanto não é indicado para confecção de tiras ou parte inferior de mangas. O enfeite esticará e não manterá bem seu formato.
  • Ao tricotar, você não pode cometer erros porque é quase impossível corrigi-los. Caso contrário, você precisará desfiar o tricô até a área onde o erro foi cometido. Depois, você terá que redesenhar a tela.

Métodos de tricô

O tricô elástico patenteado (o diagrama com a descrição é fácil de entender, por isso é adequado para tricoteiros iniciantes) pode ser projetado não apenas da maneira clássica, mas também de outras maneiras. Como resultado, o produto final é bonito e original.

A maneira clássica

Para fazer um elástico da maneira clássica, você precisa discar um número par de laçadas e, adicionalmente, precisa fazer 1 laçada para conectá-lo em um anel. Ao trabalhar com ferramentas circulares, certifique-se de colocar um marcador na agulha de tricô direita antes de começar a criar 1 ponto.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Processo passo a passo:

  1. 1 carreira deve ser feita apenas uma vez, sem repetições posteriores, pois esta carreira não está incluída no rapport do padrão. Para fazer isso, remova 1 laçada, jogando-a da agulha de tricô esquerda para a direita, sem tricotar. O elemento 2 deve ser o da frente. Faça o mesmo até o final da carreira, retirando a laçada com uma laçada e sem tricotar e fazendo o próximo elemento ser o da frente.
  2. Na 2ª e em todas as outras carreiras pares, faça 1 laçada como laçada frontal junto com a laçada. 2 elementos remova na agulha de tricô direita com uma laçada, mas não tricote. A alternância deve ser até o final da linha.
  3. Na 3ª e nas outras carreiras ímpares, remova a laçada da frente jogando-a sobre a ferramenta da direita, sem tricotar. Faça o novo elemento em meia com uma manta por cima. A alternância de laçadas deve ser até o final da linha.

Tricô com carreiras viradas

O tricô elástico patenteado (o diagrama mostrará como projetar corretamente o elástico com carreiras de virada), projetado com a ajuda de carreiras de virada, começa com a necessidade de discar o número necessário de laçadas. Nesse caso, qualquer método conveniente servirá.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Em seguida, você precisa seguir o esquema:

  1. Retire a peça da borda sem tricotar. Faça 1 laçada em tricô.
  2. 2 elementos em meia remova sem tricotar. Neste ponto, pegue o fio de trabalho com uma laçada.
  3. Execute manipulações semelhantes até o final da linha, tricotando 1 elemento como frente e removendo o novo sem tricotar com uma laçada.
  4. Faça o elemento da borda externa em tricô.
  5. Na 2ª e em todas as outras carreiras deve haver elementos da frente tricotados juntos com o lançamento das alças da frente. Remova os elementos em tricô, jogando-os por cima, mas não tricote.

Método de tricô simplificado

O tricô elástico patenteado (o diagrama mostrará como tricotar o padrão usando um método simplificado) permite criar um produto não muito denso, mas elástico. Neste caso, não há necessidade de fazer laçada ao tricotar. No entanto, as agulhas de tricô devem ser 2 tamanhos maiores que a espessura do fio.

Descrição passo a passo do trabalho:

  1. Monte um número par de laçadas e una-as formando um anel. 1 carreira é feita com um elástico 1x1. Tricotar esta carreira apenas uma vez no início, sem repetir.
  2. Todas as carreiras pares, começando com 2, devem incluir 1 ponto meia tricotado a partir da carreira de baixo. Para fazer isso, insira a ferramenta de tricô direita no laço localizado sob o elemento frontal na fileira inferior. Quando você pegar o fio de trabalho, tricote a parte da frente e remova-a para a agulha de tricô direita.
  3. O novo laço deve ser em tricô. Alterne os elementos até completar a fileira.
  4. Em fileiras ímpares, começando com 3, o elemento da frente deve ser o da frente, e o elemento de trás deve ser o de trás da fileira de baixo.
  5. Neste caso, coloque o fio de trabalho na frente do tecido, coloque a ferramenta certa atrás do tricô e insira-a no elemento que está colocado sob a laçada do tricô.
  6. Na parte de trás do tecido, vire a borda da ferramenta em sua direção, pegue o fio de trabalho e puxe-o através do elemento, removendo-o para a agulha de tricô direita. Continue alternando as laçadas até chegar ao final da carreira.

Elástico semi-patenteado

Esse tipo de elástico é popular entre as tricoteiras porque se assemelha ao tipo patenteado, mas exige um consumo mínimo de material de linha. Ao mesmo tempo, o padrão de tricô permite que você crie laços frontais largos e redondos.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes
O tricô elástico patenteado pode ser de diferentes tipos

Descrição passo a passo do esquema:

  1. Tricotar um número par de laçadas e também montar 1 elemento de conexão para fechar a corrente em um anel.
  2. Tricotar 1 elemento frontal através da parede frontal. Coloque 1 laçada sobre a agulha de tricô direita, mas não tricote. Na próxima carreira, esse elemento será em tricô. No entanto, esse laço pode ser removido da parede frontal com uma manta para criar elementos torcidos ou da parede posterior.
  3. Se o elástico inglês for considerado o lado frontal, então a alça é removida da parede traseira. Para elástico facial semi-patente isso não é significativo.
  4. Repita todas as manipulações até completar a linha. Tricotar não apenas 1, mas também todas as carreiras ímpares de maneira semelhante.
  5. Para a 2ª e todas as carreiras pares, tricote 1 elemento frontal através da parede frontal e tricote 1 laçada em tricô junto com a laçada. Continue até completar a carreira.

Padrões de tricô elástico patenteados

Os ornamentos patenteados são caracterizados pela elasticidade e volume. Ao decorar roupas dessa maneira, as peças terão a mesma estrutura e padrão tanto na frente quanto no verso. Nesse sentido, o elástico envernizado é indicado para criar roupas em que ambos os lados do tecido fiquem visíveis.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Isso está mais relacionado a:

  • cardigans sem botões;
  • cobertores;
  • chapéus com dobra;
  • cachecóis e gorros.

Entretanto, ao criar padrões tridimensionais, você terá que usar muito material de linha. O elástico esticará após a lavagem. Para evitar tais problemas, você precisa escolher ferramentas para tricotar o produto que sejam um tamanho menor que o fio. Antes de medir, o tecido de malha deve ser lavado previamente.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Os enfeites patenteados são universais, por isso são adequados para decorar diversos produtos de malha. Existem vários tipos comuns de padrões que podem ser combinados ao criar um cachecol, chapéu ou pulôver. Ao mesmo tempo, tricoteiras experientes conseguem combinar vários padrões em um único pedaço de tecido.

O padrão de favo de mel também é chamado de padrão de treliça ou malha. O padrão não é muito elástico, mas é volumoso e adequado para criar roupas quentes. Como resultado, o tecido é confortável, prático e bonito.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Método de tricô passo a passo:

  1. Coloque laçadas na parte da frente do enfeite em forma de malha. Inicialmente, tricote um número ímpar de laçadas.
  2. 1 carreira deve consistir em laçadas em tricô. Para fazer isso, crie um elemento de borda. Depois de tricotar a laçada da frente, 1 elemento, como se fosse tricô, remova com uma laçada. Repita o padrão até o final da carreira. No final da carreira, tricote 1 elemento frontal e de borda.
  3. 2 fileiras consistem em borda e 1 elemento frontal. Em seguida, repita o padrão até o final da carreira: faça o elemento antes da laçada como um da frente, remova a laçada como um de trás, passando a laçada por trás da laçada e tricote 1 laçada da frente. No final da linha, faça um elemento de borda.
  4. Na 3ª carreira, faça primeiro uma laçada na borda. Em seguida, tricote 1 elemento em tricô e remova com uma laçada. Faça um laço com uma manta unida com um laço frontal. Repita os dois passos até o final da carreira. Em seguida, remova 1 elemento como se fosse tricô com uma laçada e tricote uma laçada na borda.
  5. Na 4ª carreira, faça inicialmente um elemento de borda. Depois de tricotar 1 laçada frontal até o final da carreira, remova a laçada como se fosse um ponto tricô e tricote 1 elemento frontal novamente. Para completar a carreira, tricote uma laçada frontal, faça uma laçada, depois remova o elemento como se fosse tricô e faça uma laçada na borda.
  6. Na 5ª carreira, depois do elemento da borda, forme a laçada e faça uma laçada como se fosse uma laçada da frente e remova 1 elemento com laçada como se fosse uma laçada de trás. Continue tricotando da mesma maneira até o final da carreira. No final, tricote a laçada com uma laçada e crie um elemento de borda.
  7. Tricotar as carreiras restantes das carreiras 2 a 5.

Ao criar o padrão "Trança", o número de laçadas deve ser múltiplo de 21. Nesse caso, você precisa tricotar 2 elementos adicionais para que o padrão fique simétrico.

Descrição passo a passo:

  1. Das carreiras 1 a 7, repita o padrão do início ao fim: 2 elementos em meia, 9 laçadas cruzadas com uma inclinação para a direita, 1 elemento em meia e 9 laçadas cruzadas com uma inclinação para a esquerda. No final da linha, tricote 2 laçadas em tricô.
  2. Linhas pares, começando pela 2ª, são desenhadas de acordo com o padrão do produto.
  3. As carreiras 3 e 5 consistem em 2 elementos em meia, 9 em meia, 1 em meia e 9 em meia. No final da carreira, faça 2 laçadas em tricô.
  4. Nas carreiras 9, 11, 13, 15, 17 e 19, repita o padrão três vezes: 2 malhas meia, 5 malhas meia, 1 malha meia e 1 laçada meia no elemento da carreira anterior. Em seguida, tricote 1 ponto meia e 5 elementos frontais. Repita o tricô até acabarem as carreiras. Depois, no final das linhas, faça 2 elementos em tricô.
  5. Depois disso, decore o enfeite, começando pela linha 1.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Para cruzar 9 elementos com inclinação para a direita, você precisa transferir 4 laçadas para uma agulha de tricô adicional e deixá-las atrás do tecido. Depois você precisa fazer 5 elementos frontais e então tricotar as alças da ferramenta adicional.

Para cruzar os loops com inclinação para a esquerda, você precisa transferir 5 elementos para uma ferramenta auxiliar e deixá-los na frente da tela. Em seguida, você deve fazer 4 laçadas frontais e tricotar os elementos com uma agulha de tricô adicional.

Ao criar um padrão, para evitar a deformação da tira inferior do tecido, é recomendável começar a tricotar a partir da linha 9. Depois, você pode criar a repetição do padrão em 20 carreiras.

O padrão "Tulipa" pode ser feito usando 2 agulhas de tricô. O padrão também pode ser feito em agulhas de tricô circulares.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Descrição passo a passo:

  1. Na primeira carreira, trabalhe a cor principal do começo ao fim com alças faciais, alternando com o elemento removido com uma laçada. Para uma cor adicional, remova inicialmente 1 laçada com uma laçada, depois tricote o elemento em tricô e assim por diante até o final da carreira.
  2. Na 2ª carreira da cor principal, remova 1 laçada com uma laçada e tricote o elemento em tricô. Para mais cor, tricote o ponto meia e passe 1 ponto com uma laçada. Para cada cor, repita o tricô do começo ao fim.
  3. Na 3ª carreira da cor principal, do início ao fim, tricote 7 de 1 elemento, depois remova 1 laçada, depois tricote juntos 3 elementos com uma inclinação para a esquerda, remova 1 laçada com uma laçada, tricote juntos 3 elementos com uma inclinação para a direita e novamente remova 1 laçada com uma laçada. Para mais cor, alterne do início ao fim, deslizando 1 ponto com uma laçada e tricotando o elemento em tricô.
  4. A 4ª fileira é semelhante à 2ª fileira.
  5. Na 5ª carreira da cor principal, tricote o elemento da frente do início ao fim alternadamente, retire 1 laçada com uma laçada (repita 4 vezes), tricote 3 elementos juntos com inclinação para a direita e novamente retire 1 laçada com uma laçada. Para mais cor, alterne 1 ponto deslizado com laçada e ponto meia.
  6. A carreira 6 é tricotada como a 4.
  7. A linha 7 é semelhante à linha 1.
  8. A linha 8 corresponde à linha 2.
  9. A linha 9 é igual à linha 1.
  10. A linha 10 corresponde à linha 2.
  11. Na 11ª carreira da cor principal, tricote 3 elementos juntos com uma inclinação para a esquerda, retire 1 laçada, tricote 3 elementos juntos com uma inclinação para a direita, retire com uma laçada novamente e tricote 7 de 1 laçada. Repita do começo ao fim. Para mais cor, alterne entre um ponto deslizado com uma laçada e um ponto meia.
  12. As linhas 12, 14 e 16 correspondem à linha 2.
  13. Na 13ª carreira da cor principal, tricote juntos 3 elementos com inclinação para a direita, retire com uma laçada, faça uma laçada frontal e retire com uma laçada novamente (repita 4 vezes). Alterne do começo ao fim. Para mais cor, passe 1 laçada e tricote em ponto meia, alternando entre si.
  14. A linha 15 coincide com a linha 1.

Elástico envernizado bicolor

Ao tricotar um cardigan ou cachecol, é permitido criar um padrão de 2 tons diferentes. Neste caso, o padrão será o mesmo tanto de fora quanto de dentro.

Malha elástica patenteada. Padrão de tricô, descrição em círculo para iniciantes

Processo de tricô passo a passo:

  1. Para o modelo de amostra, monte em uma agulha de tricô um número de elementos que será múltiplo de 3. Além disso, tricote 2 laçadas de borda. Inicialmente, trabalhe com um tom.
  2. Passe 1 ponto baixo, tricote 1 ponto meia e faça 1 laçada. Em seguida, remova o próximo elemento. Repita até o final da linha.
  3. Vire o produto e remova o elemento da borda na 2ª carreira, depois faça um arremesso e transfira a laçada da carreira anterior para a agulha de tricô e tricote o elemento em meia. Repita até o final da linha.
  4. Para prender um fio de tom diferente no final da 2ª carreira ao tricotar o elemento da borda, use 2 fios ao mesmo tempo.
  5. Vire o tecido e faça o arremesso. Remova a laçada e tricote o elemento com 2 laçadas. Repita o enfeite até terminar a tela.

Os padrões de tricô para elásticos de patente são muito procurados por tricoteiras iniciantes porque os padrões são bonitos, fáceis de criar, versáteis e elásticos. É possível tricotar não apenas fragmentos individuais, como gola, bainha ou punho, mas também a peça inteira. Este método é usado principalmente para criar cachecóis e suéteres.

Vídeo sobre tricô

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho