Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Ao contrário dos artigos de malha, padrões de crochê, mais denso e, às vezes, até mais resistente. Mas as vantagens desses tecidos são que eles são menos suscetíveis a esticar e encolher quando usados, molhados ou tratados termicamente. Os padrões, bem como suas descrições detalhadas, discutidos neste artigo, representam apenas uma pequena parte da diversidade do mundo do artesanato.

Descrições de esquemas

O oposto dos padrões de crochê vazados são os densos, adequados para tricotar roupas quentes de inverno.

Os padrões de crochê densos, cujos diagramas são apresentados abaixo, são amplamente utilizados por artesãs modernas.

Elas ficam muito bonitas ao tricotar cardigans femininos, casacos infantis, boinas, golas, cobertores, colchas e até tapetes. As colunas exuberantes dão relevo e densidade ao tecido. Os padrões deste grupo não são complicados se você estudar cuidadosamente o diagrama e entender o processo de tricô.

Padrão com colunas exuberantes

Antes de prosseguir com a descrição, é necessário considerar a simbologia dos sinais. esquemas (eles têm designações semelhantes em todos os esquemas e são padrão):

Designação Transcrição
Elipse Indica um loop de ar.
Cruz ou mais Ponto baixíssimo ou ponto baixo.
Linha longa com 2 barras no topo Ponto alto ou ponto alto duplo.

Para este esquema, essas designações são suficientes.

Crochê. Padrões e descrições: suéteres, xales, estolas, cardigans, jaquetas, chapéus, bolsas

O que você precisa prestar muita atenção é em quantos loops estão incluídos no relacionamento do padrão. É recomendável fazer isso porque é necessário calcular corretamente quantas laçadas devem ser montadas para uma parte do produto, sem violar a integridade do padrão e a facilidade do trabalho.

Quase todo diagrama tem um ícone com a letra "R" ou "P". Essa é a designação de rapport. Neste diagrama, a repetição do padrão inclui 2 loops. Ao montar os pontos no tricô, você deve usar um número múltiplo de 2.

Agora você pode começar o processo de tricô. Consiste em carreiras alternadas constituídas por arcos em uma alça de ar, que são presos com 2 pontos baixos em uma corrente, e colunas exuberantes, entre as quais 1 alça de ar é tricotada. Colocadas uma sobre a outra, as colunas convexas criam o efeito de um caminho em relevo, que fica muito bonito no produto final.

Padrão multicolorido

O padrão original, cujo diagrama é apresentado abaixo, tem elementos vazados, mas eles são praticamente invisíveis no tecido acabado. Pode ser feito em várias cores, tricotado em duas cores ou em uma cor. De qualquer forma, o padrão ficará lindo em itens infantis, cardigans e cobertores.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Para tricotar esse padrão, você deve primeiro calcular a relação. Neste padrão é igual a 12 voltas. Isso significa que, para manter a integridade do padrão, é necessário montar o máximo de laçadas divisíveis por 6. Um símbolo adicional neste padrão será um ponto alto (pb), e uma coluna pb é marcada com +.

Descrição do tricô

A proporção da altura do padrão é de 2 carreiras, que, repetidas em padrão xadrez, criam o efeito de pequenas protuberâncias em forma de leque, o que fica muito atraente no tecido.

Padrão de tricô:

  • A 1ª carreira é completada alternando 5 pontos baixos e um ponto alto duplo com 1 ponto alto, entre os quais são tricotados um par de alças de ar, deixando 3 alças de ar entre elas.
Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição
Padrões de crochê densos - padrões de tricô com padrões multicoloridos
  • A segunda carreira é tricotada alternadamente tricotando 3 pontos baixos nos 5 inferiores e 9 pontos baixos sob os arcos das alças de ar.
  • Em seguida, o padrão é repetido, mas os “leques” são deslocados para o ponto baixo do meio, abaixo da carreira tricotada.

Padrão com transições

O padrão denso desse tipo de crochê tem uma estrutura mais esparsa. Consiste na aplicação alternada de fragmentos de esquemas diferentes. Pode ser de uma única cor ou multicolorido. Usado em vestidos de tricô, saias, cachecóis. Nele, o rapport é calculado com base no primeiro padrão. Neste caso será igual a 3.

Descrição do tricô

Processo passo a passo para criar um padrão:

  • A 1ª carreira é feita com pontos altos duplos. Depois, várias carreiras são tricotadas (a pedido individual) e tricotadas em arcos a partir de alças de ar. O número e os locais de fixação na fileira inferior também podem variar.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

  • Então começa o próximo padrão, que consiste em pontos altos triplos, tricotados sob os arcos das alças de ar.
  • As carreiras seguintes são tricotadas da mesma maneira, mas nos espaços entre os pontos triplos da carreira abaixo. Sua quantidade também é determinada individualmente.
  • Na fileira externa do padrão, são introduzidas alças de ar adicionais, localizadas uma de cada vez entre a 1ª, 2ª e 3ª colunas com 1 laçada da coluna tripla. Isso é necessário para fazer a transição para o próximo padrão de tricô.
  • Agora você deve tricotar várias carreiras da própria transição, a primeira das quais é feita a partir dos arcos de alças de ar, presos na coluna central com 1 laçada da carreira abaixo.
  • Na próxima carreira, o padrão é uniformizado diminuindo o comprimento dos arcos.
  • Em seguida, uma carreira de pontos altos duplos é feita no próximo ponto corrente da carreira abaixo.
  • Então um novo padrão começa. Consiste na alternância sucessiva de uma coluna tripla com 1 laçada sobre 1 coluna igual, que é tricotada em cada 2ª coluna da carreira abaixo. Novamente, a altura do padrão é determinada à vontade.
  • Este padrão termina com uma carreira de pontos altos no anterior. É também uma etapa de transição para tricotar o próximo padrão.

Há muitas opções para selecionar padrões, bem como transições de um para outro. Aqui tudo depende da escolha, do gosto e da imaginação da costureira.

Padrão "Onda"

O diagrama mostrado mostra um padrão de densidade média. Isso se deve à presença de lacunas, obtidas ao tricotar através de uma laçada. É simples de fazer, mas tem uma aparência muito bonita.

Produtos feitos com esse padrão podem ser multicoloridos, bicolores ou monocromáticos. É usado em túnicas de tricô, blusas, suéteres, boinas, golas, cachecóis e cobertores. Para começar a tricotar, você precisa determinar o número de laçadas do padrão. Neste diagrama é igual a 18.

Descrição do tricô

O padrão apresentado é muito simples de fazer, mas muito bonito no produto final. A altura da repetição do padrão é de 2 carreiras. O principal é ter cuidado para que as linhas verticais sejam retas.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Tricô passo a passo:

  1. A 1ª carreira é tricotada em uma alternância sequencial de 6 pontos altos duplos com 1 laçada no próximo ponto corrente e 5 pontos baixos simples com 1 laçada, que são realizados no próximo segundo ponto corrente.
  2. 2ª carreira - somente pontos baixos. As linhas subsequentes são análogas às anteriores. As colunas centrais da calha e o topo da “onda” podem servir de guia para um tricô correto.

Há uma nuance no padrão Wave que pode mudar sua aparência. Se, ao tricotar um ponto baixo, você pegar o fio de trabalho apenas inserindo a agulha atrás da parte de trás da laçada da carreira abaixo, então, na parte da frente do padrão, uma linha ondulada criada pelas carreiras de pontos baixos ficará claramente visível.

Padrão "Bumps"

Os padrões de crochê densos (os diagramas de alguns são fornecidos no texto) representam um tecido volumoso com “saliências” claramente definidas. Este método ficará muito bonito em conjuntos infantis compostos por um casaco e um chapéu, os cardigans para mulheres adultas se destacarão pela originalidade da ideia.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Com base no diagrama, componentes desconhecidos apareceram nele: um ponto baixo convexo e a já conhecida coluna exuberante, mas composta por 6 pontos com 1/n. 4 voltas é o rapport desse padrão.

Descrição do tricô

A repetição do padrão tem 4 carreiras de altura. É composto por 2 fileiras idênticas, dispostas em padrão quadriculado:

  1. Na 1ª carreira são alternados 3 pontos baixos e um ponto corrente, que são realizados deixando um ponto corrente.
  2. A 2ª carreira consiste em tricotar alternadamente uma coluna exuberante, composta por 6 colunas com 1 laçada e uma coluna convexa, que é tricotada não em uma laçada, mas na circunferência da coluna da carreira inferior antes do trabalho. As colunas são conectadas entre si por um arco de 2 laços de ar.
  3. A próxima carreira consiste em fazer alternadamente 2 pontos baixos e 1 ponto corrente.
  4. A próxima carreira é uma analogia exata da segunda, com a única diferença de que as colunas são dispostas em um padrão xadrez e o ponto baixo elevado é tricotado ao redor da coluna exuberante na frente do trabalho.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Então tudo se repete.

Padrão "Conchas"

Um dos padrões de crochê densos é "Conchas". É simples e original, fica lindo em produtos de qualquer finalidade, desde coisas para recém-nascidos até colchas. A repetição do padrão para este gráfico é 8.

Descrição do tricô

A altura do padrão de rapport é de 2 carreiras, que são uma repetição da mesma carreira em um padrão xadrez.

O padrão é feito repetindo pequenos “leques” compostos por 6 pontos altos duplos, no meio dos quais é tricotada uma laçada de ar. Este conjunto de colunas é transformado no próximo 8º laço da corrente com fixação intermediária no próximo 4º laço.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

As próximas carreiras são feitas de forma semelhante à primeira, mas o “leque” é tricotado a partir de um ponto baixo da carreira de baixo e preso na alça de ar da parte superior do pacote.

Padrão de campos de arroz

Padrões de crochê densos (os padrões são muito simples e não exigem habilidades especiais) são aplicáveis ​​em jaquetas, casacos e tapetes quentes. A repetição do padrão para este padrão é de 2 voltas.

Descrição do tricô

A relação de altura deste padrão é de 2 carreiras:

  • A 1ª carreira é uma série de pontos altos duplos. A diferença entre elas está no próprio processo de tricô. O ponto baixo curto é tricotado normalmente, e o segundo, mais longo, é tricotado em 2 etapas. Primeiro, tricote um fio de trabalho capturado e depois tricote as 2 laçadas restantes na agulha.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

  • Na próxima fileira, essas colunas trocam de lugar e são tricotadas apenas nas colunas alongadas da fileira abaixo.

motivo tunisino

A técnica de crochê tunisiano imita tecidos densos tricotados com agulhas de tricô. Diferentemente do crochê comum, essa técnica usa uma agulha longa porque todos os pontos que estão sendo tricotados permanecem nela durante o tricô.

Descrição do tricô

A altura da repetição do padrão para esta técnica é de 2 carreiras:

  • Depois que a corrente é montada, uma laçada é presa na agulha de cada laçada, mas não é tricotada. Isso é feito até o final da linha.
  • Então o trabalho não é virado como no crochê normal, mas sim feito do começo ao fim.

  • A laçada da borda é tricotada sozinha, capturando o fio de trabalho. As laçadas seguintes são tricotadas em pares até o início da carreira.
  • Sem virar o trabalho, as laçadas são novamente montadas na agulha a partir das laçadas obtidas ao tricotar a carreira anterior.
  • Então tudo se repete.

Padrão "Escamas"

Padrões de crochê densos, cujos diagramas parecem complexos, na verdade não são difíceis de fazer. "Scales" é o recordista entre todas as opções de tricô semelhantes em termos de consumo de fio. As “escamas” conectadas se sobrepõem levemente, dando ao produto um volume e relevo atraentes.

Este método é usado para tricotar casacos, envelopes para recém-nascidos, roupas infantis e cobertores. A repetição do padrão para este padrão é de 6 pontos. Portanto, para calcular o número de laços, é necessário levar em consideração que o número de laços coletados deve ser divisível por 3.

Descrição do tricô

A relação de altura desse padrão consiste em 4 fileiras, das quais as 2 segundas repetem as 2 primeiras, apenas localizadas em um padrão xadrez uma em relação à outra. Se fôssemos descrever esse padrão figurativamente, seria uma base, ou seja, uma grade, cujas partições verticais são amarradas com um certo número de pontos altos duplos, criando um efeito de escala.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Se você observar o diagrama apresentado com mais detalhes, verá que não há nada de complicado nele. O principal é entender em que direção cada carreira subsequente deve ser tricotada. Pode não ser totalmente conveniente realizar as remadas iniciais, mas depois esse inconveniente desaparecerá sozinho.

Tricô passo a passo:

  1. Para tricotar a 1ª carreira, você deve alternar pontos altos e baixos com 1 laçada, entre os quais 1 laçada de ar é tricotada.
  2. É necessário fazer colunas em cada 3ª volta da corrente.
  3. Ao trabalhar a próxima carreira, é melhor virar o trabalho verticalmente primeiro.
  4. Nota: para que a escala externa não fique apertada, mas fique mais bonita, recomenda-se tricotar 3 laçadas de ar e só depois fazer 5 pontos altos duplos. Depois disso, tricote 1 ponto corrente e gire o trabalho 180 graus novamente.
  5. Continue tricotando a segunda parte da escala com 5 pontos altos duplos. Faça isso até o final da carreira, sem esquecer de tricotar 3 pontos correntes novamente no final. Essa nuance é aplicável somente nas fileiras em que as escamas são extremas; em outros, não há necessidade de fazer isso.

Padrão de relevo

O padrão de relevo apresentado é denso e vazado ao mesmo tempo. Feito com fios grossos e soltos, ele ficará lindo em um padrão figurado e em relevo.

Pode ser usado em vários produtos de malha e utensílios domésticos. A repetição do padrão para este padrão é de 8 pontos.

Descrição do tricô

A altura do rapport deste padrão é de 4 carreiras, que se repetem em pares em um padrão xadrez:

  1. O início do trabalho consiste na alternância sucessiva de colunas triplas exuberantes, separadas uma da outra por 2 alças de ar, que são presas com pontos baixos através de uma alça de ar em cada 4ª alça da corrente.
  2. Na 2ª carreira, há uma alternância de colunas triplas com 1 laçada, presas através de 2 alças de ar com um ponto baixo no topo da coluna central exuberante da carreira abaixo.
  3. A próxima carreira é semelhante à primeira, com a diferença de que as colunas triplas exuberantes são tricotadas a partir da coluna tripla central da carreira anterior e presas em um ponto baixo.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Então todas as linhas são repetidas.

Padrão "Torniquetes"

O padrão de crochê "Faixas" imita as listras longitudinais em relevo tricotadas com agulhas de tricô. É mais denso e menos sujeito a deformações, muito fácil de executar, o principal é entender como tricotar as alças da frente e de trás ao fazer crochê. Neste padrão o rapport é de 6 voltas. Depende da largura dos cordões no padrão.

Descrição do tricô

A repetição de altura deste padrão é de 2 carreiras. A largura e a altura dos feixes são determinadas individualmente, dependendo do padrão principal ou do produto que está sendo fabricado.

Para fazer tranças, você só precisa saber tricotar pontos da frente e de trás. Para fazer isso, você deve tricotar os pontos subsequentes não nas alças das carreiras abaixo, mas ao redor delas, na frente do trabalho (frente) e atrás do trabalho (atrás).

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

Na 1ª fila pode haver algum pequeno inconveniente na execução. Mas à medida que você continua tricotando, o próprio padrão lhe dirá qual coluna fazer.

Padrão de trança

Este padrão denso também imita "tranças" semelhantes tricotadas com agulhas de tricô. É durável, original e prático. É usado principalmente para tricotar suéteres e estolas masculinas e femininas.

Este diagrama contém uma nova designação. Este é um anzol com 2 travessas. Seu significado é uma coluna frontal com 2 laçadas. O rapport depende novamente da largura das “tranças”. Neste diagrama é igual a 8.

Descrição do tricô

A execução desse padrão requer atenção redobrada. Isso ocorre porque nas fileiras da frente e de trás as colunas mudam para as opostas. Mas essas dificuldades só serão encontradas no início do trabalho. Em seguida, seguindo o padrão, ficará claro quais colunas utilizar.

Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição Padrões de crochê densos. Esquemas e descrição

A altura e a largura das tranças tricotadas são arbitrárias e selecionadas individualmente, com base no padrão principal e no produto que está sendo feito:

  • O início do trabalho consiste em tricotar uma carreira de pontos baixos.
  • Na próxima linha, a localização é determinada e a trança ou várias tranças são calculadas. Neste diagrama há 2 deles. Elas consistem em 6 colunas.
  • A 3ª carreira (tricô) começa com 2 pontos da frente, depois 6 pontos atrás da 1ª trança, 6 pontos atrás da 2ª trança e termina com 2 pontos da frente novamente.
  • Na 4ª carreira, as listras da trança se sobrepõem. Primeiro, 2 pontos tricô são tricotados, depois 3 pontos frontais ao redor dos 4º, 5º e 6º pontos da carreira abaixo, depois dos quais 3 pontos frontais com 1 laçada são tricotados novamente, mas ao redor dos 1º, 2º e 3º pontos. A carreira termina com 2 pontos tricô.

Então tudo é feito de forma semelhante à descrição anterior.

Usando os densos padrões de crochê e diagramas para eles, você pode reabastecer o guarda-roupa de toda a família, além de atualizar o interior e criar aconchego em sua casa.

Vídeo sobre padrões densos de tricô

Padrões de crochê densos - padrões de tricô para um padrão simples:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho