Os produtos de feltro podem ser usados pelas crianças como brinquedos, elementos de jogos educativos, artesanato decorativo. A praticidade e a segurança do feltro também o tornam um dos materiais mais adequados para a criatividade das crianças.
Ferramentas necessárias
Para criar produtos de feltro, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:
Material/ferramenta | Características de uso |
Conjunto de folhas de feltro de cores diferentes | Folhas de feltro são necessárias para cortar detalhes tridimensionais. Um determinado tipo de feltro em termos de espessura e características de qualidade deve ser selecionado dependendo da finalidade do produto. |
Retalhos de feltro | Retalhos de feltro são úteis para cortar pequenos detalhes (olhos, narizes de animais, etc.). Portanto, é melhor não jogar fora os pedaços de material que sobraram depois de cortar as peças, mas recolhê-los em um saco separado. |
Estofamento sintético em peças e rolos | Sintepon é o material mais acessível usado como enchimento para produtos de feltro. O enchimento sintético enrolado é adequado para engrossar as paredes de mochilas e bolsas, e o enchimento em peça é adequado para encher brinquedos macios. Em vez de enchimento sintético, você pode usar holofibra. |
Tópicos | Os fios são selecionados para combinar com o tom do feltro utilizado. Linhas de costura comuns, como íris, fio dental e linhas de tricô de espessura pequena servirão. É melhor escolher o tipo de rosca dependendo do tipo de produto. Por exemplo, os detalhes de um brinquedo pequeno podem ser costurados usando linhas de costura comuns, mas para criar uma bolsa ou um colar é melhor usar linhas mais resistentes. |
Agulha | É necessária uma agulha para costurar as peças. Seu tamanho é selecionado dependendo da espessura dos fios e do tamanho do produto a ser fabricado. |
Lápis simples | Um lápis simples é usado para marcar os detalhes. É melhor escolher lápis macios ou duros-macios - eles são mais visíveis no feltro. Para lençóis de tons escuros, giz de alfaiate é adequado. Você também pode usar marcadores e canetas para marcar, mas eles têm uma grande desvantagem: eles deixam marcas no feltro. Uma boa alternativa ao lápis e giz são canetas com tinta que desaparece e uma caneta de gel branca. |
Tesoura | Para trabalhar com feltro, é melhor estocar diferentes tipos de tesouras:
|
Alfinetes de segurança | Eles são usados para fixar as partes componentes do artesanato à base para que possam ser costuradas uniformemente. Eles também devem ser usados para prender peças pareadas ao costurá-las. |
Cola | A cola é usada para fixar pequenas peças do produto que não podem ser costuradas. Por exemplo, o motivo para isso pode ser que eles sejam muito pequenos ou que interfiram na criação do ponto. A melhor maneira de trabalhar com feltro é com uma pistola de cola quente. Caso não tenha, você pode usar supercola ou cola instantânea, mas ela deve ser transparente para não deixar marcas. |
Elementos decorativos | Com a ajuda de vários elementos decorativos, o produto adquire uma aparência finalizada. Para decorar o artesanato você pode precisar de:
|
Seleção de material
Ao escolher um material para fazer artesanato em feltro, você precisa se orientar pelo tipo de produto em si e sua finalidade.
Existem vários tipos de feltro:
- Por espessura:
- fino – 1-1,5 mm;
- espessura média – 1,6-3,4 mm;
- grosso – 3,5-5 mm.
- Por estrutura, independentemente da espessura, o feltro pode ser:
- macio;
- difícil.
- Por composição:
- de lã;
- semi-lã;
- acrílico;
- sintético – poliéster;
- sintético - viscose.

O feltro fino é adequado para itens pequenos e detalhes pequenos., pois não são muito convexos e o produto fica com uma aparência elegante. O médio é usado para fazer brinquedos, capas; grosso é muito adequado para criar bolsas, mochilas, álbuns educativos infantis e livros.
O feltro macio geralmente é usado para criar brinquedos volumosos., distingue-se pela falta de elasticidade. O feltro duro, por outro lado, mantém bem sua forma e não estica, mas quando dobrado, os vincos permanecem na folha.
O feltro de lã tem uma textura áspera. Adequado para criar itens decorativos, acessórios diversos - qualquer coisa que não necessite de lavagens frequentes, pois após a lavagem o item perde a forma, muda de tamanho e fica com aspecto desgastado.
A semilã contém viscose ou acrílico além de lã. É suave ao toque e é o mais popular entre as artesãs. No entanto, esse tipo de feltro tem uma desvantagem: ele pode perder a forma após muitas lavagens e ficar coberto de bolinhas devido ao uso prolongado.
O feltro acrílico tem brilho e maciez, mas rapidamente fica desgrenhado., mas é muito fácil de cuidar (fácil de limpar) e mantém bem seu formato. Distingue-se pela leve transparência, mas essa desvantagem é eliminada em trabalhos manuais que exigem duplicação de peças (costura de peças pareadas em uma só). O feltro acrílico é versátil e pode ser usado para fazer qualquer artesanato.
O feltro de poliéster mantém bem seu formato e não enrola., é caracterizada por alta resistência. É fácil trabalhar com ele porque não amassa, mas o feltro fino de poliéster pode aparecer. Este tipo de material é mais adequado para a fabricação de produtos destinados a crianças ou uso ativo.
O feltro de viscose é flexível e ligeiramente áspero ao toque. Devido às suas propriedades antiestáticas (repelente de eletricidade estática), é especialmente adequado para fazer acessórios de cabelo, brinquedos infantis e apliques em roupas. Não acumula poeira, mantém bem o formato e não muda após a lavagem.
O feltro sintético chinês se desfaz nos pontos de corte e se desgasta rapidamente – formam-se pelotas sobre ele. Portanto, não é adequado para produtos infantis - pode ser usado para fazer ímãs de geladeira, quadros decorativos - coisas que não envolvem contato frequente com as mãos das crianças. Sua desvantagem é sua alta suscetibilidade ao enrugamento.
Princípios gerais de fabricação de artesanato
Os artesanatos de feltro para crianças são produtos cuja produção exige que se leve em consideração uma série de princípios importantes:
- A escolha certa de materiais e ferramentas – recomendações e conselhos sobre a escolha de ferramentas para o trabalho, enchimento de produtos e o próprio feltro são fornecidos acima.
- Corte correto das peças. Esse processo ocorre na seguinte ordem de ações:
- Primeiro, um modelo de molde é impresso, do qual todos os detalhes necessários são recortados. Em vez de um modelo, você pode usar um desenho em projeção direta, mas precisará imprimi-lo em várias cópias para poder recortar todos os elementos sobrepostos uns aos outros separadamente (por exemplo, a cabeça e o bico).
- Em seguida, cada pedaço do molde é transferido para o feltro da cor desejada e recortado.
- Selecionando a costura ideal. Dos muitos tipos de costuras, há vários que são especialmente convenientes ao trabalhar com feltro:
- ponto de laçada;
- ponto agulha para frente;
- ponto atrás;
- ponto invisível;
- ponto de alinhavo.
O ponto de laçada é usado para costurar peças grandes, alguns elementos pareados e bases.
Para criá-lo, você precisa executar uma determinada sequência de ações:
- Primeiro, insira a agulha entre as duas peças, furando a parte de cima e deixando o nó para dentro.
- Depois, você precisa fazer um ponto na borda, furando as duas partes de modo que a agulha saia pela parte da frente da parte superior, no local do primeiro furo.
- Em seguida, a agulha deve ser passada por baixo do ponto resultante, levando a linha até a área cortada.
- Para fazer o próximo ponto, você precisa furar a parte de cima com a agulha junto com a parte de baixo e levar a agulha até a borda, colocando a linha principal atrás da agulha.
- Os pontos restantes devem ser feitos conforme descrito no parágrafo anterior. O padrão é obtido conforme mostrado na imagem abaixo.
O ponto corrido é um ponto muito conhecido usado para alinhavar peças e se assemelha a uma linha reta pontilhada. Ao costurar uma costura, é importante lembrar que o comprimento do ponto e a distância entre os pontos devem ser iguais. Ao trabalhar com feltro, esse ponto, assim como a agulha de trás, é usado para costurar pequenos detalhes ou para fixar uma imagem em uma base.
O ponto atrás parece uma linha contínua no verso e uma linha pontilhada sem espaços no lado da frente. O ponto é muito simples de fazer – o principal a lembrar é que a agulha deve estar sempre posicionada atrás da linha.
A ordem da costura é a seguinte:
- O primeiro ponto é feito como de costume – com a agulha para a frente.
- Em seguida, você precisa recuar um espaço igual em comprimento ao primeiro ponto e trazer a agulha do lado de trás para o lado da frente.
- Em seguida, segurando a linha com o dedo, insira a agulha no final do primeiro ponto.
- A agulha deve ser trazida a uma distância do segundo ponto igual ao seu comprimento.
- Então, entre o segundo e o terceiro, o terceiro e o quarto pontos e assim por diante, é necessário levar a agulha do avesso para a frente a uma distância igual a dois comprimentos de ponto.
O ponto invisível é usado na produção de brinquedos de pelúcia para costurar duas partes principais (por exemplo, o corpo e a cabeça). O ponto de alinhavo deve ser usado para fixar temporariamente algumas partes (por exemplo, a cauda ou as patas ao corpo). Depois que a costura principal que conecta as duas peças estiver concluída, o ponto de alinhavo deve ser removido.
Coruja
Artesanato de feltro para crianças em forma de coruja pode decorar efetivamente o quarto. Usando o modelo abaixo, você pode fazer uma coruja de qualquer tamanho: uma grande como um brinquedo macio ou travesseiro, uma pequena como um chaveiro, um pingente para um celular e assim por diante.
Se você não encher a coruja e deixá-la plana, costurando ou colando as partes, você pode conseguir um broche ou um elemento decorativo para um prendedor de cabelo infantil.
Aula magistral sobre como fazer uma coruja:
- É necessário cortar as seguintes quantidades de peças:
- corpo – 2 peças;
- barriga – 1 unid.;
- rosto (figura oito) – 1 pc.;
- olho (círculo) – 2 unid.;
- bico – 2 unid.;
- asas – 4 unid.;
- patas – 2 unid.
- Em seguida, você precisa costurar as peças das asas em pares para criar 2 asas duplas.
- O próximo passo é desenhar o rosto na parte frontal do corpo. Para fazer isso, você precisa costurar o rosto, os olhos e o nariz. Você pode bordar pálpebras fechadas e cílios nos olhos.
- Em seguida, a barriga é costurada na parte inferior da mesma parte do corpo, mas a costura deve ser feita somente na sua parte superior.
- Agora você precisa costurar as asas no lugar. Se a coruja for usada como brinquedo para móbile ou decoração de árvore de Natal, é necessário costurar um laço na segunda parte do corpo.
- Em seguida, você precisa costurar as duas partes do corpo usando um ponto de laçada na borda. Quando a linha atingir a parte inferior do corpo, você precisará costurar o abdômen inferior e as patinhas previamente inseridas entre as duas partes.
- Ao costurar as partes do corpo, é necessário deixar uma pequena abertura para o enchimento, após o qual a costura estará concluída.
Cachorro
Aula magistral sobre como fazer um cachorro de feltro:
- Corte os pedaços do tamanho e cor desejados nas seguintes quantidades:
- corpo – 2 peças;
- cabeça – 2 unid.;
- orelhas – 4 unid.;
- cauda – 2 unid.;
- nariz – 1 pc.;
- spot-1 (p1 no modelo) – 2 peças;
- spot-2 (p2 no molde) – 1 pc.;
- speck-3 (p3 no modelo) – 1 pc.
- Preparando elementos adicionais. As peças da orelha e da cauda são costuradas em pares. Se desejar, eles podem ser recheados com uma pequena quantidade de enchimento.
- Design da cabeça. Para fazer isso, você precisa costurar no ponto 2, um detalhe do nariz e 2 contas no lugar dos olhos. Você também precisa bordar a boca e desenhar um blush nas bochechas.
- Formação da cabeça. Ambas as partes da cabeça são costuradas, e é necessário costurar as orelhas, inserindo-as primeiro entre as duas partes. É importante não esquecer de deixar uma abertura para o enchimento, que depois será costurado.
- Design do corpo. Os pontos 1 e 3 são costurados no lugar na parte frontal do corpo. O ponto 1 é costurado na parte de trás.
- Formação do corpo. Ambas as partes do corpo são costuradas, em determinado local não se pode esquecer de costurar a cauda, inserindo-a entre as partes. Você também deve deixar uma abertura para o enchimento, após o qual você poderá continuar a costura.
- É necessário costurar a cabeça ao corpo com um ponto invisível.
Gato
O artesanato de feltro para crianças em forma de gato pode ser feito na forma de um brinquedo macio, um chaveiro ou uma decoração de Ano Novo.
É fácil transformar um brinquedo plano e vazio em um ímã de geladeira colando um ímã quadrado na parte de trás do boneco. Você também pode decorar uma certidão de nascimento e um móbile para recém-nascidos com figuras de gatos e outros animais.
Aula magistral sobre como criar um gato de feltro simples:
- A primeira coisa que você precisa fazer é cortar as peças:
- estatueta de gato (base) – 2 peças;
- nariz – 1 pc.;
- olhos – 2 unid.
- Em seguida, você precisa trabalhar no desenho do rosto: costure o nariz e os olhos, borde um sorriso e os cílios. Os olhos podem ser feitos de qualquer uma das seguintes maneiras:
- você pode cortar alguns círculos de feltro branco e enxofre, enquanto as partes pretas devem ser 2 vezes menores que as brancas;
- você pode cortar 2 pedaços brancos e costurar contas em vez das pretas;
- Você pode usar olhos prontos para artesanato.
- Por fim, você deve costurar o brinquedo e enchê-lo com enchimento de poliéster através do furo deixado, que então precisa ser costurado. Ao encher, é melhor usar um pedaço de pau, um lápis ou qualquer outro objeto longo e estreito que ajude a empurrar o enchimento para locais de difícil acesso: na cabeça, no pescoço e na cauda. Se o gato for usado como brinquedo para um móbile ou decoração de árvore de Natal, é necessário costurar uma alça na parte inferior antes de costurar o corpo.
lebre
Existem muitos padrões para fazer este animal de feltro, mas o mais simples é apresentado abaixo.
Aula magistral sobre como fazer uma lebre:
- As seguintes partes precisam ser cortadas:
- estatueta de lebre – 2 peças;
- parte interna da orelha – 2 unid.;
- bochecha – 2 unid.;
- nariz – 1 pc.
- Antes de começar a costurar, você precisa fazer o rosto da lebre. Para fazer isso, você precisa costurar as partes internas das orelhas, nariz e bochechas em uma das partes do corpo. Abaixo do nariz, você deve bordar uma boca e um sorriso. Em vez de olhos, você pode costurar 2 contas pretas ou azuis.
- Agora você pode começar a costurar e encher passo a passo. Ambas as partes do corpo da lebre são dobradas e presas com alfinetes de segurança. A área da orelha é costurada primeiro e depois preenchida.
- Em seguida, você precisa costurar a área da cabeça em ambos os lados e enchê-la, depois fazer uma costura na área do pescoço. Se o coelho for usado como brinquedo para um móbile ou decoração de árvore de Natal, é necessário inserir uma laçada entre as duas partes da cabeça antes de costurá-la.
- Em seguida, o lado esquerdo do corpo é costurado - a área de uma pata dianteira e uma traseira, que também são recheadas e costuradas com uma costura completa. Esta costura deve separar a pata dianteira do peito e a pata traseira da barriga.
- Depois, você precisa costurar a segunda pata dianteira, enchê-la com enchimento de poliéster e fazer uma costura completa.
- Depois a barriga é recheada e é feita uma costura separando-a da segunda perna traseira.
- No final, você precisa costurar a segunda perna traseira, deixando uma abertura para o enchimento, após o que a costura estará concluída.
Raposa
Os artesanatos de feltro para crianças em forma de raposa podem ser feitos volumosos ou planos.
Se você não costurar as partes do corpo na parte inferior, você pode transformar a raposa, a lebre e quaisquer outras figuras de animais em fantoches de dedo ou de mão (dependendo do tamanho).
Aula magistral sobre como criar uma raposa de feltro:
- Primeiramente, é realizado o corte das peças das cores desejadas nas seguintes quantidades:
- corpo – 2 peças;
- rosto – 1 unid.;
- abdômen – 1 pc.;
- parte externa da orelha – 2 unid.;
- parte interna da orelha – 2 unid.;
- patas dianteiras – 4 unid.;
- patas traseiras – 4 unid.;
- nariz – 1 pc.;
- cauda – 2 unid.;
- escova de cauda – 2 unid.
- Agora você pode começar a processar as peças. As partes internas das orelhas são costuradas às partes externas, e as partes das pernas dianteiras e traseiras são costuradas juntas em pares. Uma borla branca é costurada em cada pedaço da cauda, depois ambas são costuradas juntas. Se desejar, as patas e o rabo podem ser preenchidos com uma pequena quantidade de enchimento.
- Agora o detalhe principal está sendo formado – o corpo. O rosto e a barriga são costurados no lugar, depois o nariz, os olhos em formato de contas e as sobrancelhas são bordados.
- As orelhas devem ser costuradas na parte de trás (sem formato) do corpo com um ponto de alinhavo, que deve ser removido depois que a linha principal for criada. O mesmo deve ser feito com as patas e o rabo.
- Em seguida, você precisa costurar as duas partes do corpo, não esquecendo de deixar uma abertura para o enchimento. Para aplicar o preenchimento em áreas de difícil acesso do corpo e da cabeça, você pode usar um lápis simples ou um bastão longo. Após o enchimento, a costura continua.
Leão
Fazer um leão de feltro é muito fácil. Este brinquedo não foi projetado para ser muito volumoso, então é melhor usá-lo para métricas, um móbile ou um livro educativo.
Vários filhotes de leão, feitos em um determinado estilo, podem servir como elemento decorativo em uma festa infantil.
Aula magistral sobre como fazer um leão:
- São necessárias apenas algumas peças para o corte:
- rosto – 1 unid.;
- juba – 2 unid.;
- corpo – 2 peças;
- cauda – 2 unid.;
- escova de cauda – 2 unid.;
- coroa (opcional) – 1 pç.
- Depois de cortar os detalhes, a cabeça é projetada. Você precisa costurar um rosto em uma das partes da crina e então fazer o seguinte:
- orelhas em ponto cruz;
- costurando olhos de contas;
- bordado de nariz e boca;
- desenho de blush;
- bordado de antenas;
- colando a coroa.
- Se necessário, você pode fazer um laço - para isso, suas extremidades são costuradas com um ponto de alinhavo na segunda parte da crina. Em seguida, ambas as partes da crina são costuradas, sendo importante não esquecer de deixar uma abertura para o enchimento, que deverá ser costurado. Depois que a costura principal que mantém essas peças juntas é concluída, o ponto de alinhavo é removido.
- Agora precisamos preparar a cauda. Para fazer isso, uma borla é costurada em cada uma de suas partes retangulares e, em seguida, ambos os lados resultantes são costurados juntos. A cauda é fixada com um ponto de alinhavo na parte de trás do corpo.
- Em seguida, ambas as partes do corpo devem ser costuradas, não esquecendo de deixar uma abertura para o enchimento, após o que a costura estará finalizada. Depois que o ponto principal estiver concluído, o ponto de alinhavo deve ser removido.
- Por fim, a cabeça é colada ao corpo usando 2 a 3 gotas de cola quente e depois costurada com ponto invisível.
Flor
Você pode decorar broches, grampos de cabelo e pulseiras infantis com uma flor de feltro. Também pode ser usado para decorar livros educativos de feltro e para criar jogos educativos.
Fazer uma flor é muito simples:
- As seguintes partes precisam ser cortadas:
- meio – 2 peças;
- pétalas – 2 unid.;
- folhas – 4 unid.
- Depois você precisa bordar os olhos e uma boca em uma das peças centrais e desenhar bochechas rosadas. Você também pode usar olhos “vivos” prontos.
- Em seguida, você precisa costurar as duas partes do meio, não esquecendo de deixar uma pequena abertura para o enchimento. Após o preenchimento com enchimento sintético, o buraco é costurado.
- Depois disso, as partes das folhas são costuradas em pares e também enfiadas pela abertura esquerda, que então é costurada.
- Agora ambas as partes da pétala precisam ser conectadas com uma costura decorativa, sem esquecer de enchê-las.
- Por fim, o centro e as folhas são costurados às pétalas usando um ponto invisível.
Você pode pular o enchimento e apenas costurar as partes emparelhadas e depois colar as folhas e o centro nas pétalas – assim a flor ficará mais plana.
Você pode fazer um jogo educativo com flores:
- Para fazer isso, você precisa cortar hastes longas de feltro verde e costurá-las em uma base de feltro ou em uma página de livro.
- Depois, você precisa cortar as folhas e costurá-las aos caules, e costurar botões no topo dos caules — eles serão os centros das flores.
- Nas partes costuradas das flores, é necessário fazer cortes para fazer uma costura decorativa - através deles as flores serão colocadas nos centros dos botões.
Bolsa
Produtos de feltro que podem ser usados por crianças não são apenas artesanatos decorativos, brinquedos e decorações para árvores de Natal.
Você pode criar uma linda bolsa de feltro para uma fashionista, e é muito fácil de fazer:
- Primeiro, você precisa cortar os pedaços do tamanho necessário de acordo com o diagrama abaixo.
- Em seguida, as paredes da bolsa precisam ser costuradas com um ponto de laçada ao longo da borda em todo o perímetro, exceto nas alças. Para deixar a bolsa mais volumosa, você pode cortar mais 3 pedaços retangulares — um para o fundo e 2 para as paredes — e costurá-los com um ponto decorativo nas paredes da bolsa. Neste caso, as paredes não precisarão ser costuradas.
- A parte da frente da bolsa pode ser decorada com borboletas de feltro, laços e flores, a seu gosto.
Você pode usar o mesmo princípio para fazer uma bolsa no formato do rosto do seu animal favorito – por exemplo, um gato. Só que em vez de alças de feltro você precisará costurar uma fita ou cordão na área das orelhas.
O feltro é um dos materiais mais indicados para a criatividade infantil e para a criação de artesanatos voltados para crianças. Os esquemas acima e as master classes detalhadas simplificarão significativamente o processo de criação de produtos atraentes.
Vídeo sobre artesanato em feltro
6 ideias de artesanato com feltro faça você mesmo: