O artesanato feito com papel colorido é uma forma maravilhosa de criatividade para o desenvolvimento harmonioso de crianças em idade pré-escolar e primária, permitindo que elas criem apliques coloridos, pinturas, cartões postais e presentes originais com as próprias mãos.
Materiais e ferramentas necessários
Para trabalhar com papel colorido, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- um conjunto de papéis de diferentes cores e padrões (lisos, com elementos, brilhantes);
- papelão colorido (para criar uma base forte para o artesanato);
- tesouras clássicas e moldadas com pontas rombas (para a segurança da criança);
- um lápis simples e borracha (para desenhar e esboçar);
- cola líquida para papelaria ou em forma de lápis;
- pincel de cola líquida;
- canetas hidrográficas ou canetas coloridas (para desenho);
- olhos prontos para artesanato;

- fita dupla face (para criar elementos tridimensionais);
- clipes de papel para fixação;
- grampeador e grampos (se necessário);
- strass em velcro (para cartões postais).
Aplicações de papel colorido para crianças em idade pré-escolar
Os artesanatos feitos com papel colorido são os melhores meios para desenvolver as capacidades cognitivas e mentais das crianças.
Ao criar apliques usando moldes, a criança aprende:
- distinguir cores;
- comparar objetos;
- identificar diferentes formas;
- interagir com tesouras;
- segurar objetos pequenos.
O processo de cortar e colar várias peças desenvolve ativamente as habilidades motoras finas das mãos, o que tem um efeito positivo no desenvolvimento da fala do bebê.
Qualquer criança pode fazer um aplique com pedaços de papel colorido, o principal é que a técnica seja adequada à sua idade.
As aplicações são:
- Simples e plano para o desenvolvimento inicial de crianças pequenas de 1 a 2 anos de idade. Esses artesanatos geralmente são criados a partir de vários elementos grandes e brilhantes colados no fundo.
Exemplos de trabalho para criatividade conjunta de pais com filhos: um ouriço, no qual você precisa colar agulhas recortadas em papel preto, ou uma árvore de Ano Novo, que precisa ser decorada (colando bolas multicoloridas e uma estrela).
O jogo requer a participação de adultos, que devem preparar os materiais com antecedência, imprimir o fundo colorido, recortar todos os detalhes do papel e pedir para a criança colá-los, pois trabalhar com tesouras não é seguro para crianças pequenas.
Exemplo de composições na foto:
- Imagens complexas e multicamadas feitos de papel colorido são perfeitos para crianças de 2 a 4 anos. Nessa idade, as crianças criam apliques quase que independentemente, usando partes já recortadas. Para que a criança entenda o resultado final do seu trabalho, é preciso que um molde esteja diante dos seus olhos.
Nessa idade, as formas, as cores e a relação entre dois elementos são aprendidas ativamente, por isso é recomendável selecionar aplicativos apropriados. Por exemplo, monte e cole a composição “Casa na Vila”, nomeando as formas, ou faça um peixe com círculos multicoloridos, utilizando espaços em branco. Exemplos de trabalho:
- Artesanato combinado feito de papel com algodão, strass, palitos, tubos, sementes, cereais são mais complexas, mas não menos interessantes. A criança tem a oportunidade de combinar diferentes estruturas em um único todo.
Recomenda-se começar a fazer essas aplicações a partir dos 3 anos (nessa idade, as crianças já não sentem o gosto de tudo e conseguem construir pequenas cadeias lógicas). Exemplos de artesanato - uma composição "Snowdrops" feita de discos de algodão, tubos e papel colorido ou "Snail" feito de papelão colorido e botões, como nas fotos:
- Aplicações volumétricas em papel colorido – algumas das mais belas e memoráveis. Eles podem ser em forma de buquê de flores, veículos, bonecas, paisagens. E são perfeitos como presente para os pais num feriado.
Recomenda-se que esse trabalho seja feito por crianças em idade pré-escolar em grupos de idosos no jardim de infância. O artesanato tridimensional desenvolve o pensamento, a imaginação, a inteligência, a lógica e a perseverança da criança.
- Origami – a antiga arte chinesa de dobrar figuras de papel. Este é um verdadeiro tesouro entre as atividades de desenvolvimento. Como a técnica de dobradura exige atenção, paciência e perseverança da criança, recomenda-se começar aos 4-5 anos de idade, criando figuras grandes e simples de animais.
Exemplo de figuras na imagem acima.
Artesanato de papel colorido para crianças do 1º ao 2º ano
Os trabalhos manuais feitos com papel colorido (para as crianças esta é a forma mais multifacetada de criatividade) são estudados detalhadamente nas aulas do ensino fundamental em “tecnologia”.
É lá que as crianças aprendem as peculiaridades de trabalhar com diferentes tipos de papel, aprendem a criar apliques tridimensionais, figuras diversas e pinturas. Crianças de 7 a 8 anos já têm excelentes habilidades em cortar com tesoura, podem desenhar um molde sozinhas e fazer qualquer artesanato, se um adulto ajudar um pouco.
Cartão postal "Coruja"
Para fazer isso você vai precisar de:
- imprima o molde sugerido em papel branco e recorte com tesoura;
- transfira o molde do corpo para um papel pardo e trace-o, faça 2 partes;
- recorte a barriga em um papel mais leve e cole-a no corpo;
- recorte as asas e o rosto com olhos, bico;
- cole todas as peças na coruja;
- conecte os dois corpos (frente e verso do cartão) e cole-os na área da cabeça da coruja (entre as orelhas);
- recorte uma tira de papel amarelo, faça um laço com ela e cole-a na asa do pássaro;
- Só falta assinar o cartão e pronto.
Chinelos de papel multicoloridos
Este é outro artesanato divertido para alunos do ensino fundamental. Além disso, você pode fazer apenas um chinelo ou dois. Fazer dois chinelos idênticos para uma criança será um pouco mais difícil, mas mais interessante, pois você precisará repetir seu próprio trabalho.
Para fazê-los você mesmo, você precisará de:
- Desenhe o pé do bebê (ou ambos) em uma folha de papel colorido (papelão) e recorte as pegadas.
- De um papel de tom diferente, corte várias tiras finas (ou duas largas) e cole cada tira no chinelo em ambos os lados (formando a ponta do chinelo).
- Decore os chinelos com flores, folhas e corações recortados em papel colorido.
Esses sapatos de papel podem ser guardados por muito tempo em um álbum de fotos de família ou infantil, lembrando os parentes dos períodos de crescimento do bebê. O principal é não esquecer de assinar a idade da criança e o tamanho dos seus pés.
Instruções passo a passo para fazer artesanato em papel colorido para as férias
O presente mais valioso de uma criança é aquele feito por suas próprias mãos. Um cartão postal, uma imagem, um artesanato feito de papel colorido ou cartolina às vezes exige muito esforço e tempo para ser feito, o que aumenta ainda mais sua importância para os pais.
Além disso, envolver crianças na criação de presentes artesanais para amigos e parentes desempenha um papel significativo na educação. Para cada membro da família, a criança poderá fazer os artesanatos recomendados abaixo utilizando os moldes anexos, mas a ajuda de um adulto não será supérflua.
Para a mãe
Artesanatos feitos com papel colorido (para as crianças, criá-los é uma atividade divertida e educativa), principalmente em formato de buquês de flores, são uma ótima maneira de parabenizar sua mãe no dia do seu nome, aniversário ou Dia das Mães.
Os buquês de papel podem ser muito diversos (de margaridas, narcisos, lírios, centáureas, tulipas), mas a ideia mais interessante e incomum é um buquê de palmeiras coloridas de um filho ou filha (ou ambos). A mamãe vai querer guardar esse presente por muitos anos. É assim que o trabalho se parece:
Algoritmo para fazer um buquê com "palmeiras" infantis:
- Pegue várias cores de papel, 2 folhas de cada (vermelho, rosa, azul, azul claro, verde, amarelo, laranja), fita de cetim, uma folha de papelão branco, cola, clipes de papel, um lápis, tesoura e canetas hidrográficas.
- Empilhe as folhas em uma pilha de 3 pedaços. e prenda com grampos nas bordas de cada lado.
- Em cada pilha de papéis, desenhe uma palmeira (coloque-a sobre uma folha de papel e trace-a com um lápis).
- Recorte o contorno da palmeira (graças à dobradura do papel em pilhas, o processo de recorte das palmeiras levará um pouco de tempo).
- Corte tiras de papel verde (que serão os caules das flores), de 3 a 5 pedaços no total.
- Coloque uma folha de papelão branco (ou uma folha de papel Whatman) na sua frente e cole os caules do buquê.
- Em seguida, cole 2 mãos azuis e, aos poucos, cole o restante das “mãos coloridas”, movendo para cima a partir dos caules (como se estivesse expandindo o buquê). É necessário aplicar cola apenas em uma pequena área da peça de trabalho para que os “dedos” permaneçam soltos e criem o efeito de movimento.
- No final, prenda uma fita com um laço.
- Faça uma inscrição no formato de “mensagem para a mãe”.
Essa composição preservará o “calor das mãos do bebê” por muito tempo e decorará o interior se colocada em uma moldura.
Outra opção interessante de presente para a mãe é um artesanato tridimensional combinado feito de papel colorido, um recipiente de papel para ovos e canudos de coquetel chamado “Canteiro de flores”. Foto da composição:
Para repetir a composição, você precisará de:
- tintas (aquarela ou guache);
- canudos de coquetel;
- papel colorido (papelão);
- tesoura de manicure;
- recipiente de papel para ovos de galinha;
- lápis.
Fabricação:
- Recorte os brotos coloridos usando os moldes abaixo. Faça um furo com 5 mm de diâmetro no centro das figuras.
- Em seguida, pinte o recipiente de papel de verde e deixe secar. Faça pequenos furos para os tubos.
- Recorte 10 folhas de papel verde e cole 2 folhas em 5 tubos.
- Em seguida, colete o botão de uma flor dentre 3-4 folhas e coloque-o no tubo. Para evitar que o botão se desfaça, a ponta do tubo deve ser cuidadosamente cortada com uma tesoura de manicure em várias tiras (que serão os estames da flor) e, na parte de trás do botão, cole uma tira de papel verde ao redor do tubo, na base da flor. Colete mais 4 flores da mesma maneira.
- Insira as flores prontas nos furos do recipiente. O artesanato está pronto.
Ficou muito bonito, forte e estável.
Para o pai
A maioria dos pais gosta de assistir a filmes de guerra, pesca, futebol e exposições de carros. Estas são as ideias recomendadas para uso em composições “masculinas”. Por exemplo, os entusiastas da pesca vão gostar muito de uma obra tridimensional de um filho ou filha na forma de peixes em um lago ou aquário, como nas fotos a seguir:
Para fazer um aquário de papel você precisará de:
- Papel colorido e papelão colorido.
- Caixa.
- Cola.
- Tesoura.
- Lápis.
- Para decoração: miçangas, conchas, botões, linhas, palitos ou fósforos.
Produção passo a passo:
- Cubra o interior da caixa com papel azul.
- Cole uma tira de papel marrom ou bege (imitando areia) no fundo do aquário.
- Recorte peixes diferentes em papelão colorido (usando um molde), desenhe olhos neles e pendure-os em uma caixa (para fazer isso, faça um pequeno furo no peixe e passe um barbante pelo furo no “teto” do aquário e amarre-o a um fósforo).
- Recorte algas de papel verde e cole-as dentro do aquário.
- Decore o fundo com conchas e pedrinhas coloridas ou botões (é melhor colá-los)
Modelos para recorte de peixes e algas:
Se o pai trabalha em uma grande empresa ou é funcionário de escritório, ele apreciará um vale-presente em forma de terno ou camisa (cujos elementos principais devem ser uma camisa brilhante e uma gravata colorida).
Fazer este cartão é muito fácil se você seguir o padrão:
- Dobre uma folha de papel grosso colorido ou papelão ao meio (você pode usar papel para scrapbooking dupla face).
- Corte um retângulo de 7-8 cm de largura em uma metade da folha.
- Faça cortes simétricos na outra parte da folha.
- Dobre as partes cortadas da folha para dentro (esta será a gola da camisa).
- De outra folha colorida, corte uma gravata usando o molde anexo e cole-a, assim como 2 botões nas bordas da gola.
- Dobre o cartão e escreva um desejo para o pai.
O esquema descrito:
Esses são os tipos de cartões postais originais que você pode obter.
Para a avó
Artesanato feito com papel colorido (para as crianças, esta é uma oportunidade acessível de agradar seus parentes todos os dias) é um sinal muito agradável de atenção para os avós.
As avós, assim como as mães, amam flores e muitas vezes as cultivam no parapeito da janela, então um presente maravilhoso seria uma composição volumosa de plantas de papel, por exemplo, “Miosótis” ou “Buquê em uma caneca”, como na foto:
Para fazer o artesanato dos Miosótis você vai precisar de:
- papel azul, verde e amarelo;
- tesoura e cola;
- pote de iogurte vazio;
- lápis.
Sequência de ações:
- Recorte grandes botões de flores em papel azul, tendo-os primeiro desenhado com um lápis (7-8 peças).
- Recorte círculos de papel amarelo e cole-os no centro dos miosótis.
- Corte uma folha de papel verde em tiras iguais (deixe 5 cm sem cortar completamente).
- Dobre a borda livre de cada tira para dentro e cole.
- Cubra uma das bordas da folha verde com cola e enrole-a formando um cilindro. O resultado deve ser um cilindro com a parte superior fofa.
- Cole miosótis nas listras verdes.
- Coloque o buquê pronto em um pote de iogurte. O artesanato para a avó está pronto.
Para fazer um cartão “Buquê na Caneca” com suas próprias mãos, você precisa preparar:
- conjunto de papel colorido (frente e verso);
- uma folha de papel branco;
- foto do autor da obra (que estará dentro do cartão postal);
- fita de cetim;
- cola, tesoura, lápis.
Execução passo a passo:
- Usando o molde, recorte uma caneca de uma folha de papel colorido.
- Cole uma foto do autor do artesanato no lado direito. E no lado esquerdo da caneca, cole 3 flores de papel, recortadas em papel verde (caules e folhas) e colorido (botões). Referência ao diagrama anexo:
- Dobre a folha em branco no centro para que a foto e o buquê permaneçam dentro da caneca.
- Em seguida, você precisa decorar a frente do cartão. De uma folha de papel branco, recorte a parte interna da frente da caneca (na parte central da qual você precisa recortar flores com uma tesoura pequena), como no desenho:
- Cole a peça branca na frente do cartão. Um lindo buquê para a avó está pronto.
Para o vovô
Um artesanato feito de papel colorido para o avô pode ser feito da mesma forma que para o pai. É melhor modificar um pouco o cartão postal no formato de uma camisa para combinar com o uniforme militar.
Para fazer isso:
- Faça uma camisa branca com uma gravata preta (instruções passo a passo estão incluídas acima).
- Envolva-a em uma "jaqueta" verde (recortada em papel verde e decorada com alças amarelas). Você receberá um cartão postal chamado “Uniforme Militar”. Exemplo de trabalho:
Para o seu aniversário
Artesanatos feitos com papel colorido para crianças são um presente maravilhoso para os aniversários dos seus colegas. Eles podem ser feitos na forma de um bolo grande ou de um cartão inusitado com uma surpresa e desejos. Para garantir que o presente fique caprichado, é recomendável fazê-lo junto com um familiar adulto.
Se seu filho gostar da ideia de um bolo de papel como presente, você pode sugerir que ele desenhe um esboço do bolo e o faça ele mesmo, ou usar a master class descrita abaixo.
Para o bolo cartão (como na foto) você deve preparar:
- um conjunto de papel ou papelão colorido;
- fita dupla face;
- papelaria.
Foto do cartão postal sendo feito:
O processo de fabricação do bolo:
- Faça a base do cartão postal com cartolina colorida (para isso, pegue uma folha de cartolina dupla face ou dobre uma folha grande ao meio).
- Recorte 2 retângulos de papel roxo (um maior e outro um pouco menor), esta será a base do bolo.
- Cole as "camadas de bolo roxo" em um pedaço de papelão no formato de uma pirâmide.
- Recorte listras “creme” em papel lilás, branco e bege, usando o desenho como guia.
- Cole a primeira camada de “creme lilás” nos “bolos” com cola e, em seguida, use fita dupla face para colar a segunda e a terceira camadas (isso dará volume ao aplique).
- Recorte velas de papel vermelho ou laranja e cole-as na camada superior com fita dupla face.
- Finalize o bolo decorando-o com flores e tiras finas de “creme”, que deverão ser coladas com cola.
- Escreva uma felicitação e um desejo assinado pelo autor da obra. Agora você pode dar de presente.
Para deixar o bolo mais impactante, recomenda-se utilizar papel com glitter e desenhos no seu trabalho. O aniversariante certamente vai querer comer esse presente.
Também para um aniversário você pode fazer um cartão inusitado com muitos desejos em balões, um exemplo na imagem:
Para fazer um cartão com balões, você precisará de:
- Cole duas folhas de papelão branco ou colorido e dobre-as formando um cartão postal em formato de livro.
- Recorte várias bolas de papel de cores diferentes e escreva um desejo para o aniversariante em cada uma.
- Cole alguns balões na parte interna do cartão usando cola e fixe alguns balões usando fita dupla face (isso criará um efeito arejado na composição).
- Amarre ou cole um fio em cada bola e recolha-as amarrando-as com uma fita.
- Por fim, faça uma guirlanda de "Feliz Aniversário" e cole-a em cima dos balões.
- Assine a frente do cartão e o presente estará pronto.
Artesanato de Ano Novo e Natal
Vários artesanatos para o Ano Novo são sempre feitos com alegria por crianças de todas as idades, pois isso cria um clima festivo em antecipação a um milagre. Para a celebração principal do ano, é necessária uma árvore verde e fofa com guirlandas e brinquedos. E são justamente seus filhos que conseguem fazer qualquer tamanho de papel colorido usando as palmas das mãos.
Para deixar a árvore brilhante e bonita (como na imagem abaixo), você precisa:
- uma folha de papel Whatman e qualquer jornal;
- vários tons de papel verde e azul (5 folhas de cada), além de vermelho (para a estrela);
- cola e pincel;
- tesoura e um lápis.
O processo de fazer uma árvore de Natal:
- Coloque a palma da mão em cada folha de papel verde e azul e contorne-a com um lápis.
- Recorte 30 palmeiras de papel.
- Cole um cone recortado de jornal em uma folha de papel Whatman (essa será a base da árvore).
- Cole as palmeiras verdes grossas em forma de árvore de Natal no cone de jornal (a cola deve ser aplicada apenas na base da palmeira de papel e os dedos devem permanecer sem cola, isso "reviverá" visualmente a composição).
- Cole uma estrela vermelha no topo.
- Se desejar, decore a árvore com brinquedos de papel e guirlandas.
Em 8 de março
No Dia Internacional 8 de março, é costume presentear mães, avós e colegas de classe com as primeiras flores da primavera (narcisos, tulipas, flocos de neve, mimosas). Para parabenizar seus entes queridos, os meninos têm uma oportunidade maravilhosa de fazer uma cesta de papel com flores usando a seguinte master class.
Opções para cestas de felicitações feitas de papel colorido são mostradas nas fotos:
Para criar um presente para o dia 8 de março, você pode desenhar seu próprio esboço de um buquê ou usar o modelo sugerido. Isso permitirá que os meninos economizem tempo e façam vários presentes semelhantes para parabenizar todas as mulheres da família.
Modelo para recorte dos detalhes da composição:
Instruções para o modelo:
- Recorte duas partes da cesta em papel pardo e desenhe uma trama em ambas as partes com uma caneta hidrográfica.
- Recorte caules de flores em papel verde (3-5 caules por cesta).
- Recorte botões de tulipas em papel vermelho e narcisos em papel amarelo.
- Cole um botão de flor em cada haste.
- Cole 3 ou 5 flores na parte de trás de uma das cestas.
- Conecte as duas partes da cesta e cole-as ao longo do contorno.
- Faça um laço com uma tira de papel e cole-o na alça.
- Assine para quem o presente é destinado.
Até 23 de fevereiro
A melhor composição para parabenizar colegas de classe, pais e avôs no Dia do Defensor da Pátria é um artesanato temático feito em casa (na forma de um tanque, caminhão ou o cartão postal “Uniforme Militar”, cuja descrição é dada acima).
Guia passo a passo para fazer um tanque:
- Prepare 3 caixas (tamanhos diferentes), uma tampa de garrafa plástica, papel colorido (verde, preto, cinza e vermelho) e um lápis verde.
- Cubra 2 caixas com papel verde (base do tanque).
- Recorte 12 círculos pretos (rodas) de papel preto e cole-os nas laterais da caixa inferior do tanque.
- Para fazer os “trilhos”, você precisará cortar 2 tiras de papel ondulado e enrolá-las no fundo do tanque, fixando-as com cola.
- Cole uma estrela vermelha e uma tampa no topo do tanque e insira um lápis (barril).
- Cole as duas partes do tanque.
- Faça um pedestal cortando um trapézio da terceira caixa e cobrindo-o com papel cinza.
- Coloque o tanque sobre um pedestal, fixando-o com fita dupla face.
- Coloque algumas flores de papel na frente do aquário.
- Faça uma placa com os parabéns e cole na composição. O artesanato está pronto.
Os trabalhos manuais em papel colorido feitos por crianças não são apenas uma atividade divertida, mas também uma ótima maneira de desenvolver a criatividade na criança, o que ajudará a facilitar o aprendizado posterior na escola.
Formatação do artigo: Natália Podolskaya
Vídeo sobre artesanato em papel colorido
Artesanato com papel colorido para crianças - as melhores ideias neste vídeo: