Meia centena, de crochê sem laçada, é considerado um elemento auxiliar, tem até um segundo nome - laçada de conexão. Este método é usado com mais frequência para conectar uma corrente de laços de ar em um anel, amarrar um elemento (por exemplo, um arco) ao tecido principal ou costurar duas partes.
No entanto, a meia coluna também tem potencial independente, pois, quando feita corretamente, produz um padrão eficaz em forma de tranças, que lembra o “ponto corrente” do bordado.
Ferramentas e materiais
O ponto meio alto é uma técnica de tricô que confirma plenamente a sabedoria popular: “O que parece simples é o mais difícil”.

O ponto é que essa coluna é fácil de fazer uma vez, como um laço de conexão ou várias vezes para fins práticos de montagem de um produto, mas se você precisar fazer uma bela fileira com uma trança de meia coluna ou tricotar o produto inteiro usando essa técnica, você terá que se esforçar.
A coluna tem uma altura muito pequena, o trabalho avança lentamente, por isso deve-se dar atenção especial à seleção da agulha e do fio, para que os materiais e ferramentas não retardem ainda mais o processo. O gancho deve se mover com muita facilidade. Para isso, é melhor escolher fios de espessura média ou grossa, mas com superfície lisa.
Os seguintes tipos de fios são adequados para a meia coluna:
- acrílico com lã adicionada;
- fios de algodão não muito finos, você pode tricotar com fios como “Iris” ou “Narcissus”, mas o trabalho será muito longo e trabalhoso.
A escolha do anzol também é importante. Uma agulha muito fina prenderá e desfiará a linha, e a corrente do padrão ficará tão pequena que será difícil trabalhar com ela. Ao mesmo tempo, será impossível encaixar um anzol muito grosso sob um dos fios do laço.
Você pode escolher a ferramenta certa colocando a linha na farpa do anzol e puxando-a levemente. Se a linha ocupar completamente o entalhe, sem ultrapassar as bordas, mas também sem ficar pendurada, então o gancho é adequado. A maneira mais fácil de trabalhar com meio ponto alto é usar agulhas de metal na faixa de #2 a 3,5 e fio da espessura apropriada.
A meia coluna é a técnica básica de tricô mais fácil de dominar. No entanto, para fazer várias carreiras deste ponto baixo de forma bonita e organizada, você precisa praticar muitas vezes, analisar qual agulha e qual lã são mais convenientes para uma determinada artesã tricotar e praticar o movimento da mão.
Como tricotar
Para aprender a tricotar uma meia coluna regular, você precisa montar algumas laçadas de ar e seguir as instruções simples:
- Primeiro, você precisa inserir o gancho na segunda alça a partir do gancho, pulando a alça de elevação.
Para uma meia coluna, também é deixado 1 laço para elevação, assim como para uma coluna normal.
- Em seguida, você deve pegar a linha com a agulha e puxá-la em um movimento único através da alça da corrente e da alça da agulha.
É esse movimento que precisa ser automatizado para tricotar com meia coluna rapidamente. O ponto baixo clássico difere do meio ponto alto por ser feito em 2 movimentos.
- Você precisa continuar assim até o final da carreira, tricotando cada laçada. Depois você precisa fazer uma alça de elevação, virar o produto e continuar o padrão.
É importante decidir imediatamente como o anzol será inserido para prender a linha.
Você pode pegar toda a trança da carreira anterior (ou seja, 2 fios), mas é difícil tricotar dessa maneira, pois o tricô fica muito denso. A segunda maneira é pegar apenas a parede frontal da trança (1 fio), isso facilita o tricô.
Um ponto alto duplo com esse método de tricô e mudança de cor resulta em um padrão completamente diferente na frente e no verso. Na frente haverá tranças, e atrás haverá tranças e costuras ao longo das laterais da fileira.
No diagrama, a meia coluna é designada de forma diferente: se for um laço de conexão, então com um triângulo ou círculo preto, se for apenas uma meia coluna sem um ponto alto, então com um palito vertical.
Entretanto, não há uma divisão clara de funcionalidade, e todos os três símbolos estão em uso. Além dos símbolos, os tricoteiros precisam dominar abreviações básicas para técnicas básicas para analisar rapidamente as instruções de tricô e criar seu próprio plano.
Abreviações para lembrar:
Técnica de tricô | Abreviação |
Loop de ar | vice-presidente |
Ponto baixo | SBN |
Meio ponto alto | seg |
Meio ponto alto (ponto baixíssimo) | PP |
Ponto alto | SN |
Decoração "Floco de Neve"
Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar esta decoração estampada em meia hora. Para fazer este artesanato, você só precisa dominar pontos corrente, pontos altos duplos e meios pontos baixos.
Um floco de neve vazado pode ser preso a qualquer roupa de lã ou item doméstico (pega-panelas, bolsa de água quente), e um item padrão se tornará original e adquirirá um sabor de inverno. Você também pode prender um barbante ao floco de neve e pendurá-lo na árvore de Natal. As crianças também adoram brincar com flocos de neve de tricô, lançando-os para baixo.
Materiais e ferramentas:
- Fio branco ou qualquer fio de cor pastel (espessura média), como fio de bebê (acrílico com lã adicionada).
- Anzol nº 2.
Processo de fabricação
O ponto meio crochê é a técnica principal deste projeto, pois cria uma linda trança suave, enfatizando a estrutura do floco de neve. É melhor tricotar o primeiro floco de neve estritamente de acordo com o padrão, então você pode mudar os elementos, por exemplo, adicionar divisórias e raios.
Como tricotar:
- Primeiro, tricote 11 alças de ar e conecte-as em um anel com uma alça de conexão (meia coluna). O anel é amarrado com meias colunas sem ponto alto.
- A partir da última meia coluna você precisa fazer 1 ponto alto. Fazemos 4 laçadas de ar e, através de uma delas, tricotamos um ponto alto, obtendo o primeiro arco.
- Em seguida, você deve repetir esse algoritmo 5 vezes; se todos os laços forem contados corretamente, todos os arcos serão iguais; os últimos 4 laços de ar serão anexados ao primeiro ponto alto com um laço de conexão.
Na próxima etapa, os raios são criados, cada raio é tricotado em 3 etapas:
- Tricotar 9 laçadas de ar, na segunda carreira fazer 3 meias colunas sem ponto alto, começando pela segunda laçada da agulha.
Este é o primeiro dos três ramos do raio.
- Em seguida, tricote 5 laçadas de ar, faça 4 meias colunas sem tricotar a laçada de elevação. O segundo ramo está pronto.
- Faça mais 4 laçadas de ar, da segunda laçada da agulha tricote meias colunas sem ponto alto até o anel, continue fazendo meias colunas ao longo do anel até a próxima partição (ponto alto). Em seguida, tricote o próximo raio usando o mesmo algoritmo.
Quando todos os seis raios estiverem prontos, você precisa esconder o fio na parte de trás do produto ou fazer um laço com ele.
O floco de neve pode ser costurado como decoração ou pendurado na árvore de Natal. Um pequeno floco de neve pode até ter olhos de plástico.
"Aranha na Teia"
O marcador de página Spider é uma pequena lembrança maravilhosa para um amigo, para o filho de um colega ou para você mesmo. Com algo assim, aprender será mais divertido. Além disso, aumentando o tamanho do produto, você pode preparar decorações originais para uma festa temática.
Uma artesã iniciante gastará cerca de 40 minutos no produto. Para tricotar um marcador de página, você só precisa dominar algumas técnicas: ponto corrente, meio ponto alto, ponto baixo clássico, ponto alto e ponto baixíssimo. O elemento principal é o meio ponto alto, pois essa técnica deixa claro o entrelaçamento da teia e das patas do inseto.
Materiais e ferramentas:
- Fio de qualquer cor em um fio (algodão ou acrílico com lã adicionada), espessura média.
- Anzol nº 2, anzol nº 1.
- Fio de algodão branco ou um pedaço de feltro para os olhos.
- Agulha com um olho grande.
- O livro é um modelo.
Processo de fabricação
Fazendo uma teia
A teia é tricotada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Primeiro, faça 6 VP, conecte-os com PP formando um anel. O anel é amarrado com meias colunas sem ponto alto.
- Na terceira carreira, faça 1 corr, a partir dele 4 corr, através de 1 laçada faça outro 1 corr, prenda-o ao anel através da laçada, pegue o primeiro arco, repita o algoritmo 5 vezes.
- Na quarta carreira, faça mais 6 raios e 5 arcos, respectivamente. Em seguida, tricote 1 corr, a partir dele 6 laçadas de ar, depois 1 corr, prenda-o à teia no lugar onde havia um corr na carreira anterior. Isto é repetido 5 vezes. Este é o tamanho ideal da teia para colocação.
- Em seguida, faça raios de teia ao longo das bordas, criando a ilusão de fixação. Nos locais onde havia pontos altos na carreira anterior, faça 4 pb, amarrando-os com meios pontos altos, continuando o amarração em círculo até o próximo raio.
- Na etapa final, faça um fio da teia até a aranha de cerca de 55 VP, o fio pode ser mais longo ou mais curto dependendo do tamanho do livro.
Fazendo uma aranha
A aranha pode ser tricotada usando este modelo, o número de voltas pode ser alterado conforme você avança, de acordo com suas preferências - por exemplo, as pernas podem ser mais longas e o corpo maior:
- 6 PS, começando na segunda laçada da agulha (tricotar nas laçadas de ar do cordão), esta é a parte do corpo.
- Para a 1ª perna, tricote 8 VP, da segunda laçada da agulha, faça 4 PP, tricote 2 VP, prenda-os na mesma laçada com um ponto baixíssimo, esta é a junção da perna do inseto (dobra), depois tricote 3 PP. A última coluna é fixada ao corpo, acontece que a próxima perna é feita através de uma alça.
- As três patas restantes deste lado são tricotadas de acordo com o padrão da primeira pata.
- Em seguida, faça a cabeça da aranha. Faça 3 pb nos meios pontos altos da carreira anterior. Depois disso, fazemos as quelíceras da aranha (2 saliências na parte frontal da cabeça). Em 1 laçada, tricote 1 pb, depois 3 pb, depois na mesma laçada, 1 pb. Isso cria uma saliência, a segunda saliência é tricotada de acordo com o mesmo padrão no próximo laço. Em seguida, faça 6 PS, como no outro lado, no começo.
- As pernas da aranha deste lado são tricotadas exatamente da mesma maneira que as quatro primeiras.
- Termine tricotando 3 pb na cabeça.
- No final, prenda a linha, mas não a corte.
- Você pode prender os olhos no corpo da aranha usando feltro branco ou fazer crochê com fios de algodão. Os olhos são costurados usando uma agulha de furo grande e o restante da linha da cor principal, enquanto se marcam as pupilas.
O marcador está pronto. No final do trabalho, é melhor colocá-lo sob algo pesado por um tempo para que as linhas se endireitem. Você pode usar o mesmo princípio para fazer marcadores no formato de outros animais - por exemplo, prenda um polvo e uma concha, então o polvo terá tentáculos com ventosas, e a concha terá o formato de uma espiral, o que é conveniente para tricotar com meia coluna sem crochê.
Pulseira de nó celta da paixão
Conhecer técnicas básicas de tricô permite que você crie um acessório original em estilo étnico em algumas horas. A cor da pulseira pode combinar com qualquer roupa.
Uma pulseira de tricô ficará especialmente impressionante quando combinada com um colete de tricô largo e grosso ou um suéter de lã justo. Uma pulseira feita de fios de algodão nas cores do arco-íris complementará um look de verão composto por uma camiseta e uma saia longa.
Você pode tricotar um colar no mesmo estilo para combinar com a pulseira. Você também pode decorar uma faixa de cabeça, chapéu ou bolsa com um nó celta de tricô. Para tricotar esta peça, você só precisa conhecer duas técnicas: ponto alto e meio ponto alto.
Materiais e ferramentas:
- Fio de duas cores - vermelho e branco (algodão ou acrílico com lã), não muito grosso.
- Anzol nº 2.
- Cordas de treinamento.
Processo de fabricação
Primeiro, você precisa calcular o tamanho da pulseira. Se o objetivo do trabalho é dar um nó e uma tira ao mesmo tempo, então para a pulseira você precisa levar dois volumes de pulso.
Se o volume do pulso for 36 laçadas de ar, você precisará tricotar 72 VP. Mesmo que a pulseira esteja solta, ela pode ser ajustada. Não menos interessante é a opção quando o nó é feito separadamente e uma tira interessante é presa a ele. Neste caso, no início, é coletada uma corrente de alças de ar que envolve o pulso, mais um terço (por exemplo, 36 VP + 12 VP = 48 VP).
Neste caso, o trabalho prossegue de acordo com o seguinte esquema:
- 1 carreira – 48 PV com fios brancos, mais 1 PV para levantamento.
- Carreira 2 – a partir da segunda laçada após o fio na agulha, tricotar toda a carreira em meias colunas sem ponto baixo, pegando um fio. O trabalho é feito com linha branca. Na última laçada da carreira, uma nova cor é introduzida puxando-se através da laçada vermelha.
- Linha 3 - vire o produto, faça 2 meias colunas sem ponto alto em uma laçada e continue amarrando com meias colunas ao longo do outro lado. É muito importante inserir a agulha somente em 1 fio, visto da frente ela ficará parecida com a parede posterior do segmento da trança. No final da carreira, na parte superior da figura, faça duas meias colunas formando novamente uma laçada.
- Linha 4 – continue amarrando no outro lado com a cor vermelha.
- As carreiras 5 e 6 são tricotadas da mesma maneira, você só precisa inserir a agulha sob o fio vermelho. O resultado é uma fita de malha lisa com tranças texturizadas. Por outro lado, o padrão tem costuras interessantes que ficarão visíveis nas laterais da pulseira.
- A segunda fita é feita usando o mesmo algoritmo. Ao tricotar com meia coluna sem ponto alto por trás, você obtém um padrão completamente diferente, por isso é importante rastrear claramente em qual fio a agulha está inserida.
- Antes de fazer um nó com fitas de tricô idênticas, você precisa experimentar cadarços multicoloridos ou fios grossos.
Os laços são alinhados conforme mostrado na foto e apertados.
- Após o treino, faça um nó no tecido de malha e alise todos os cachos. Você pode prender o nó em alguns pontos para evitar que ele se desfaça, mas isso geralmente não é necessário.
- Você pode comprar acessórios especiais para a tira ou fazê-la de um material completamente diferente, mas a maneira mais fácil de tricotar uma tira é usando alças de ar. Usando as pontas que sobraram do tricô, conecte as pontas salientes das fitas e esconda os fios dentro dos postes. Isso resulta em duas laçadas em cada lado do nó.
- Em seguida, conecte os fios branco e vermelho e faça uma trança de 40 VP. Passe a corrente pelas alças da pulseira e conecte-a com um anel.
Dicas para iniciantes
O meio ponto alto raramente é considerado uma técnica básica, por vários motivos.
Os tricoteiros iniciantes devem prestar atenção aos seguintes pontos antes de escolher uma meia coluna para tricotar:
- Um meio ponto alto dá um aumento muito pequeno no produto, então você não conseguirá um resultado rápido. É melhor escolher uma lembrancinha bem pequena para tricotar usando essa técnica.
- A meia coluna permite tricotar um tecido com um belo relevo, que lembra o tricô à máquina ou o tecido plano, principalmente se você não virar o produto. No entanto, este método dá um aperto automático muito forte, já na 4ª - 5ª carreiras é visível que o comprimento da carreira diminui, isso pode ser corrigido adicionando colunas em 1 laçada, mas é muito difícil de controlar.
- Portanto, é melhor para iniciantes tricotar em círculo usando essa técnica, sem virar, como se estivessem amarrando o produto, ou escolher produtos que exijam um trapézio, arco ou cone na saída - aquecedores de bule, gravatas borboleta, saias de boneca, colares estilo boho.
As master classes oferecidas no artigo comprovam que o meio ponto alto permite não só conectar peças com uma agulha de crochê, mas também criar presentes e lembranças originais em pouco tempo.
Autor: Pichugina Stanislava
Vídeos sobre crochê
Meio ponto alto: