Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Padrão e descrição de como tricotar um gorro com capuz agulhas de tricô podem ser encontradas em diversas publicações temáticas dedicadas ao bordado. O modelo, que combina cachecol e chapéu, é popular há muitos anos, pois permite estar na moda e confortável mesmo na estação fria. No passado, chapéus com capuz eram usados ​​tanto por pescadores quanto por nobres ricos. No século XIX, por exemplo, os capuzes de malha eram chamados de “Bashlyk” e eram usados ​​sobre o toucado principal em climas frios ou úmidos.

Modelos modernos de gorros de malha para mulheres e crianças

Um gorro com capuz de tricô, cujo padrão e descrição podem ser encontrados tanto em revistas de tricô antigas quanto em publicações modernas e brilhantes, é um dos acessórios de cabeça favoritos entre mulheres de todas as idades. A vantagem desse item de guarda-roupa é que ele combina várias coisas necessárias para a estação fria: um capuz e um cachecol.

Os modelos para meninas podem ser clássicos, feitos em ponto meia, ou decorados com tranças, espinhas, cones ou folhas. Além disso, os modelos com orelhas também são populares entre as crianças. Mulheres adultas também não negam a si mesmas o prazer de usar um chapéu quentinho e confortável na estação fria.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

A vantagem de um chapéu com capuz é que ele:

  • fácil de remover;
  • mantém o penteado;
  • não requer uma bolsa de armazenamento adicional;
  • ideal para qualquer formato de rosto;
  • acessório individual.

O gorro com capuz recebe um nome diferente, que depende do método de tricô. Por exemplo, um snood não é apenas um cachecol largo tricotado em círculo, mas também um acessório de cabeça que o protegerá do vento frio em qualquer clima. Ultimamente, um cachecol com cordão, que permite ajustar o diâmetro da abertura para o rosto, se tornou especialmente popular.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Um gorro também é um tipo de chapéu com capuz. O que o distingue de um snood é que este produto tem amarrações no pescoço ou uma pequena gola alta e quente.

No final de 2019, surgiram os gorros de malha tipo balaclava, que também podem ser classificados em diversos modelos. Este tipo de capacete protege não apenas o pescoço, a nuca, a cabeça e a testa do frio, mas também parte do rosto, do queixo ao nariz.

Ferramentas e materiais para tricô

Um gorro com capuz de malha, cujo diagrama e descrição ajudarão até mesmo uma costureira novata a criar um cocar exclusivo, requer uma seleção cuidadosa de materiais para sua criação.

Antes de começar a tricotar, os especialistas recomendam decidir sobre:

  • estilo;
  • material;
  • fone de ouvido.

Um produto de qualidade só pode ser obtido com a seleção correta de todos os componentes listados. Para um capuz de malha para a temporada de outono-primavera, você pode usar fios finos que não sejam de lã. Este produto será leve e seu tricô será fino. Para criar um gorro ou capuz de inverno, recomenda-se usar linha de lã com adição de acrílico. O toucado será grosso e quente, e os laços serão maiores do que na versão anterior.

Para criar um chapéu com capuz você precisa:

  • agulhas de tricô;
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  • alfinete grande;
  • porta-fios;
  • gancho;
  • fio.

Se desejar, você pode decorar o produto com os acessórios selecionados.

Tipos de fios usados ​​nas diferentes estações do ano:

Inverno Primavera
Alpaca Acrílico
Angorá Viscose
Merino Poliamida
Mohair Algodão
Velo
Algodão

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Os fabricantes geralmente misturam fios naturais com fios artificiais para dar a eles qualidades versáteis. Por exemplo, para garantir que o material não desbote por muito tempo, adiciona-se acrílico ao fio e, para fazer o fio esticar e não quebrar, adiciona-se poliamida.

Padrões e descrição de tricô de um gorro feminino com agulhas de tricô

À primeira vista, tricotar um gorro com as próprias mãos pode parecer difícil, mas não é bem assim. Até mesmo uma costureira iniciante consegue manusear um produto desses. Todos os padrões de tricô consistem em laçadas frontais e traseiras. Além disso, você precisa dominar as regras de laçadas e inclinação das laçadas para a esquerda e para a direita.

Boné com cordão

Um gorro com capuz de malha, cujo padrão e descrição ajudarão você a tricotar um chapéu quente para o inverno, pode ser feito com um cordão para apertar. Um dos modelos desse item de guarda-roupa é chamado de Jacinto.

Para fazer isso você precisa:

  • fio "Adeline Jessica";
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  • mohair “Nako Monair Delicado”;
  • agulhas 3,75 mm;
  • agulhas de tricô 2,75 mm;
  • gancho 3 mm.

O produto é tricotado em 1 fio.

Para conectar o capuz ao cordão, você precisa:

  1. Monte 4 pontos nas agulhas.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  2. A carreira 1 consiste em pontos tricô. Neste caso, o ponto da borda não é tricotado, mas o último ponto é tricotado em meia.
  3. A carreira 2 e as carreiras pares subsequentes consistem em pontos tricô e 2 aumentos no início e no fim. Isso é feito até que haja 40 laçadas nas agulhas de tricô. Depois disso, elas são aumentadas para 106 peças.
  4. Em seguida, o capuz é tricotado em círculo até a altura desejada.
  5. Na parte de trás do produto, você precisa remover várias laçadas e fazer um broto (5 carreiras encurtadas de cada lado) para que o toucado mantenha sua forma e não estique.
  6. A parte da frente do produto é tricotada até o queixo, após o que várias laçadas são removidas para uma agulha de tricô adicional e o tricô começa em carreiras viradas.
  7. Para finalizar a peça, coloque um marcador algumas carreiras antes do final do tricô. 1 laçada antes e 1 laçada depois, tricote 2 laçadas juntas várias vezes em cada carreira par.
  8. As alças restantes são costuradas dobrando-as ao meio.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

O peso do produto acabado é de 0,26 kg.

Modelo com borlas nos botões

O segredo para criar um gorro com capuz é que ele é tricotado como um pedaço retangular de tecido. Para dar ao toucado um formato pontudo na parte de trás, ele é costurado exatamente no meio.

Para um produto com borlas você precisará de:

  • fio;
  • agulhas de tricô nº 4;
  • anzol nº 3;
  • botões 2 peças

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

O modelo com borlas é adequado tanto para meninas adultas quanto para meninas pequenas.

Para tricotar um chapéu moderno para uma menina, você precisa:

  1. Monte 55 pontos (incluindo os pontos de borda) nas agulhas de tricô.
  2. Em seguida, as carreiras são tricotadas, repetindo o padrão, onde se alternam 5 laçadas de ponto meia, 5 de ponto meia e 5 de ponto pérola duplo. O elemento com 5 pontos meia e 5 pontos pérola duplos é repetido 3 vezes. Depois disso, tricote novamente 5 com a parte da frente e 5 com o ponto meia.
  3. As alças são fechadas após tricotar 160 cm da 1ª carreira.
  4. Depois disso, o lenço é dobrado e o modelo é costurado com uma costura plana.
  5. Uma borla, feita com antecedência, é costurada na parte superior da costura. O comprimento da escova não deve exceder 7 cm.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  6. Além disso, você pode decorar o produto com franjas cortando pedaços de linha de 9 a 10 cm de comprimento.

Quando o cocar estiver completamente pronto, botões são costurados nele para que ele não escorregue enquanto estiver sendo usado.

Com um dickey

Um gorro com capuz de malha, cujo padrão e descrição são familiares para muitas costureiras, às vezes é complementado com um babador para aquecer o peito, além da cabeça e do pescoço. A gola pode ser feita em cunha ou redonda, dependendo da vontade da tricoteira.

Para um produto de inverno você precisará de:

  • fio (2 novelos);
  • agulhas de tricô nº 5.

O tamanho do produto é 53 cm e a altura do capuz é 33 cm. Ao tricotar, utilize a parte da frente e o elástico 2 por 2. O capuz e a gola são tricotados separadamente.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
Gorro com capuz de tricô, exemplo de tricô com gola.

Para criar um cocar de inverno com babador, você precisa:

  1. Monte 108 pontos para o capuz (incluindo os pontos de borda).
  2. 3 cm são tricotados com um elástico 2 por 2, e as carreiras pares começam, após a remoção da borda, com 2 laçadas em tricô.
  3. Em seguida, tricote 22,5 cm com a superfície da frente. Neste caso, depois de tricotar 54 laçadas, vire para trás. Os laços restantes permanecem fora de serviço. Eles continuam dessa forma até o final da fileira.
  4. Depois disso, feche as laçadas de cada carreira de tricô, seguindo o padrão: 1 laçada 4 vezes, 2-3 vezes, 3-2 vezes e depois 4-1 vez. O número total de circuitos fechados será 34.
  5. Todas as alças são fechadas após 30 cm do início do tricô. A segunda parte do cocar é tricotada da mesma forma que a primeira, apenas as alças são fechadas em carreiras pares.
  6. Para a gola, monte 96 pontos e tricote uma peça de 20 cm com um elástico 2x2. Depois disso, os pontos são fechados e as bordas da gola são costuradas.

Para finalizar o produto, o capuz é costurado em uma das bordas e a parte superior da gola é costurada na borda inferior dela.

Bashlyk com tranças e pompom

Para garantir conforto no frio do inverno, você pode tricotar um bashlyk com tranças e borlas.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Para criar o produto você precisará de:

  • fio 0,5 kg;
  • agulhas de tricô;
  • governante;
  • tesoura.

Para um produto de inverno, o fio deve ser feito de acrílico e lã.

Para tricotar um bashlyk, você precisa:

  1. Monte 46 pontos.
  2. A carreira nº 1 é tricotada e depois segue-se o padrão.
  3. Após o comprimento do tecido atingir 95 cm, à direita, após o ponto meia, começam a adicionar laçadas para o capuz, respeitando a regra de que em cada 2ª carreira deve ser adicionada 1 laçada e assim sucessivamente 12 vezes. Para dar um aspecto original aos laços, eles são tricotados usando o padrão “Bump”.
  4. Assim, 30 cm do produto são tricotados, após o que as laçadas são reduzidas de acordo com o mesmo princípio.
  5. Assim que terminar a diminuição das laçadas, comece a tricotar a segunda parte do produto.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Para deixar o toucado pronto, o capuz é costurado ao longo da borda do aumento e uma borla é fixada na sua parte afiada. Ambas as bordas do cachecol podem ser decoradas com franjas ou pequenas borlas.

Capuz com estampa combinada

Um gorro com capuz de malha, cujo diagrama e descrição são compreensíveis até mesmo para artesãs novatas, é um acessório de cabeça universal que pode ser feito com qualquer padrão que você desejar.

Para criar o produto você precisará de:

  • fio;
  • agulhas de tricô;
  • tesoura.

Para um produto medindo 38 x 94 cm você precisará de:

  1. Monte 152 pontos (incluindo pontos de borda) nas agulhas de tricô.
  2. Em seguida, tricote 6 carreiras em ponto meia.
  3. Depois disso, as carreiras 7 e 8 são tricotadas em ponto meia, adicionando 30 laçadas na carreira 7. O primeiro aumento é após a 3ª laçada do espaço entre as laçadas, o segundo e os subsequentes são após 5 laçadas.
  4. Em seguida, o modelo é tricotado de acordo com o padrão, repetindo o padrão em uma distância de 33 cm.
  5. Após o padrão, comece a diminuir as laçadas, trabalhando de acordo com o mesmo padrão do aumento.
  6. Na última etapa, tricote 6 carreiras em ponto meia e feche as laçadas.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Cones e folhas são usados ​​como padrões. Antes da lavagem, o capuz é costurado ao longo da costura.

Cachecol e capuz - uma peça

Para obter um cachecol e um capuz em um só produto, você pode simplesmente escolher o padrão que gosta e tricotar o produto. O tecido resultante pode ser costurado para criar algo como um capuz ou deixado como um cachecol e jogado sobre a cabeça, se necessário.

Costureiras iniciantes podem tricotar esse tipo de touca e cachecol usando ponto meia ou ponto meia. Algumas pessoas criam um cachecol com bolsos na ponta não só para manter a cabeça e o pescoço aquecidos, mas também para manter as mãos aquecidas.

Capuz com cachecol longo em estilo trança larga

Um cachecol longo que se transforma suavemente em um capuz pode ser estilizado com uma trança larga.

Para criar o produto você precisará de:

  • fio (4 novelos);
  • agulhas de tricô nº 25;
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  • raio auxiliar.

O cachecol é tricotado com fio duplo.

Para tricotar um cachecol com capuz, você precisa:

  1. Monte 14 pontos.
  2. As carreiras 1 e 2 são tricotadas em ponto meia, após o que se começa a criar a trança.
  3. Para uma trança grande, você precisa tricotar a 1ª carreira alternando 2 laçadas da frente e 2 de trás, cruzar 1 laçada para a direita sobre 2 laçadas da frente e cruzar 1 laçada para a esquerda sobre 2 laçadas da frente. Termine a carreira com 2 pontos meia e 2 pontos meia.
  4. Linha 2: tricotar todas as laçadas de acordo com o padrão.
  5. Linha 3: 2 tricô, 2 tricô, 6 tricô, 2 tricô, 2 tricô.
  6. A carreira n.º 4 é semelhante à n.º 2, onde todas as laçadas são tricotadas de acordo com o padrão.
  7. O padrão é repetido das carreiras 1 a 4.

As alças são fechadas na carreira 84.

Modelo para meninas "Raposa vermelha"

O diagrama e a descrição de como tricotar um gorro com capuz com agulhas de tricô mostrarão em detalhes como fazer um lindo acessório chamado "Raposa Vermelha". Para o toucado, recomenda-se escolher um fio laranja claro e quente. O chapéu é feito de uma única peça de malha, e as orelhas são tricotadas separadamente.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Para o chapéu você vai precisar de:

  • fio laranja e contrastante;
  • agulhas de tricô (de preferência circulares);
  • gancho;
  • centímetro;
  • tesoura.

Para tricotar um cocar brilhante para uma menina, você precisa:

  1. Monte 70 pontos.
  2. Depois disso, as carreiras 1 a 4 são tricotadas em círculo com a superfície frontal sem costura de conexão.
  3. Em seguida, as carreiras 5 a 8 são tricotadas com a superfície frontal, usando um fio contrastante.
  4. Na próxima etapa, as carreiras 9 a 20 são tricotadas com fio laranja, sem alterar o padrão.
  5. Na carreira 21, as primeiras 35 laçadas são tricotadas de acordo com o padrão, depois o trabalho é virado e o produto é tricotado em carreiras viradas por mais 39 carreiras.
  6. Na próxima etapa, o capuz é costurado ao longo da borda afiada.
  7. Em seguida, a parte da frente é feita em crochê,
  8. Depois disso, tricote mais 4 carreiras sem laçada e, virando a tira de acabamento, arremate as orelhas.
  9. As orelhas são tricotadas com a superfície frontal, montando 10 laçadas nas agulhas de tricô. Em cada carreira, feche 2 laçadas em uma no final da carreira. As orelhas são compostas por 4 partes, que depois são costuradas em duas.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Para garantir que o toucado fique bem ajustado à criança, você pode passar um cordão de lã pelas alças do capuz.

Chapéu infantil com cordões

Ao tricotar um gorro para um bebê, você precisa escolher um fio macio e que não seja espinhoso.

Para tricotar, além do fio, você precisará de:

  • agulhas de tricô;
  • gancho;
  • centímetro;
  • tesoura.

O produto pode ser em tons claros ou escuros.

Para tricotar um gorro, você precisa:

  1. Monte 7 pontos e tricote 125 carreiras em ponto meia.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  2. Isso criará um elástico que se ajustará perfeitamente ao rosto do bebê.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  3. Em seguida, usando uma agulha de crochê, tricote 1 carreira a partir da trança da borda, sem laçada, a partir da qual monte 106 laçadas nas agulhas de tricô.
  4. Continue tricotando de acordo com o seguinte padrão: ponto de borda, ponto trança (2 pontos meia, 6 pontos meia), ponto meia (2 pontos meia, 4 pontos meia), ponto trança novamente e ponto meia (assim por diante até o final da carreira), depois ponto meia (2 pontos meia, 2 pontos meia) e ponto de borda. O padrão se repete em 43 linhas.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  5. A linha 44 é condicionalmente dividida em 3 partes, de modo que a do meio consiste em 36 laçadas, a partir das quais a coroa é tricotada, seguindo o padrão descrito acima, enquanto o torniquete não é feito de 6 laçadas, mas de 4.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  6. A carreira 45 é tricotada de acordo com o padrão principal, enquanto a laçada nº 36 é conectada à laçada seguinte.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  7. Depois disso, o trabalho é virado e a carreira 46 começa com a remoção da 1ª laçada. Em seguida, as laçadas são tricotadas da mesma forma que na carreira anterior e o trabalho é virado novamente.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  8. O tricô espelhado continua até a carreira 51, após o que nesta e na próxima carreira, diminua na parte central. Depois disso, continue diminuindo laçadas em ambos os lados até que restem 16 laçadas na agulha de tricô.
  9. Continue tricotando com diminuições até terminar todas as laçadas nas laterais. O trabalho é fechado e o fio de trabalho é cortado.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  10. Agora forme o pescoço montando 5 pontos correntes a partir da borda inferior do capuz, 74 pontos a partir da borda da peça e outros 5 pontos correntes.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  11. Continue tricotando de acordo com o padrão após remover o ponto da borda: ponto meia (6 pontos meia), ponto trança (2 pontos meia, 6 pontos meia), ponto meia (2 pontos meia, 5 pontos meia). O padrão de ponto meia alterna com o ponto trança até o final do tricô.
    Na próxima carreira, adicione 2 pontos tricô e repita o padrão.
    Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica
  12. Em seguida, tricote 16 carreiras sem aumentos, seguindo o padrão.
  13. Na próxima etapa, os laços são adicionados novamente, criando 2 deles na frente da borda. em cada linha.
  14. Depois disso, o trabalho é virado e as 10 carreiras restantes são tricotadas com alças frontais.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

Na etapa final, os botões são costurados no produto.

 

Gorro com aba elástica

Para garantir que o capuz tenha uma borda elástica que se ajuste bem ao rosto do usuário, os especialistas recomendam tricotá-lo com um elástico frouxo.

Para criar um produto de 58 x 70 cm você precisará de:

  • fio liso (6 novelos);
  • agulhas de tricô do diâmetro necessário;
  • tesoura.

Gorro de malha com capuz. Padrões e descrição com orelhas, padrão, borda elástica

A maior parte do enfeite de cabeça consiste em um padrão de nós. A borda inferior e o acabamento ao redor do rosto são feitos de elástico.

Para tricotar um gorro com capuz, você precisa:

  1. Monte 90 pontos para criar o topo do cocar.
  2. Em seguida, na carreira nº 1, alterne 1 frente com 1 trás.
  3. Depois disso, as carreiras 2 e 3 são tricotadas da mesma forma que as carreiras 1 e 2, antes do final, as laçadas são enroladas e viradas.
  4. As carreiras 4 e 5 são criadas de forma semelhante à carreira 3, mas para 2 laçadas antes da última, enrole a laçada, faça 1 laçada frontal e enrole a laçada novamente e vire.
  5. A parte principal é tricotada com nós, criados tricotando 2 pontos juntos em tricô, depois deixando as laçadas na agulha de tricô esquerda, jogando o fio atrás do trabalho, 2 laçadas juntas em tricô através das mesmas laçadas, removendo as laçadas da agulha de tricô esquerda.
  6. Para criar uma gola, adicione mais 14 laçadas às laçadas principais no final da carreira nº 1, que são tricotadas como laçadas frontais.
  7. Na carreira 2, tricote 1 ponto da frente e continue a criar nós até as últimas 15 laçadas, que são tricotadas alternadamente em pontos da frente e de trás.
  8. A carreira n.º 3 é tricotada com laçadas frontais até as últimas 14 laçadas, que são tricotadas alternadamente com as laçadas frontais e traseiras.
  9. Na carreira nº 4, faça nós até as últimas 12 laçadas. As laçadas restantes são tricotadas alternadamente na frente e atrás.
  10. Em seguida, o tecido é tricotado de acordo com o molde. O produto está fechado quando atinge uma altura de 20,5 cm.

O tricô deste produto é baseado nos mesmos princípios da maioria dos chapéus com capuz. O padrão e a descrição de tricotar um gorro com capuz com agulhas de tricô podem ser selecionados individualmente. Todos os modelos de chapéus da moda têm um processo de criação semelhante. Para obter um item verdadeiramente original, você pode usar decorações adicionais, como strass, miçangas ou bordados.

Vídeo sobre como tricotar um gorro com capuz com agulhas de tricô

Como tricotar um gorro com capuz com agulhas de tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho