Faixa de cabeça com sobreposição, tricotado com agulhas, uma ótima ideia para a estação fria. Ele manterá você aquecido e complementará qualquer visual.
A moda de acessórios de cabeça na forma de tiaras chegou ao mundo moderno desde os tempos antigos. Eles eram usados pelos índios americanos, assim como pelos egípcios, romanos e gregos. As tiaras eram feitas de vários materiais e usadas no cotidiano e em celebrações.
Ferramentas e materiais necessários
Uma faixa de cabeça com agulhas de tricô sobrepostas é fácil de tricotar, então até mesmo uma costureira iniciante pode tricotá-la. A variedade de opções e modelos permite que você encontre seu próprio acessório de moda, e ferramentas auxiliares e uma grande seleção de fios permitem que você crie uma peça verdadeiramente única.

Tricotar é impossível sem algumas ferramentas auxiliares que permitem criar um produto e facilitar o trabalho.
Ferramenta | Para que |
fio | para tecido de tricô |
raios | para tecer fios de lã em padrões e formar tecidos |
agulha de costura | para conectar partes de um produto durante a montagem |
tesoura | para cortar fios de lã |
marcadores de plástico | para marcar o meio e outras partes necessárias do produto ao tricotar |
fita métrica de tecido | para medir a circunferência da cabeça e fazer outras medições necessárias para o trabalho |
Os especialistas recomendam que você aborde cuidadosamente a escolha do fio para que o produto seja usável, fácil de ver e sazonal. É importante lembrar que é melhor criar acessórios leves com fios finos e simples, e quentes com materiais de lã.
Para os tipos de curativos de inverno, use:
- alpaca;
- angorá;
- caxemira;
- merino;
- mohair.
Fios feitos de lã de lhama alpaca retêm bem o calor, são praticamente livres de manchas e permitem que o corpo respire. Este fio é um dos mais populares para tricotar tiaras para usar em climas frios.
Além disso, a lã das lhamas sul-americanas não causa reações alérgicas nem mesmo em áreas sensíveis da pele e não pica a superfície. O fio 100% alpaca é muito caro, por isso geralmente é diluído com outros componentes.
O fio angorá, ou “angroku” como é popularmente chamado, é feito da penugem da raça de coelho chinês de mesmo nome. Esse fio é leve, aquece bem e cria volume.
A única desvantagem do angorá é que seu pelo cai rapidamente quando o item é usado ativamente, deixando apenas uma superfície quente, mas lisa, do tecido. 100% angorá também é raro porque é caro e é mais frequentemente encontrado na composição de outras fibras.
A caxemira é considerada um material de elite por sua maciez, leveza, delicadeza e brilho nobre e sutil. Este fio é feito de lã de uma raça especial de cabras. Os produtos de caxemira são quentes, leves e bonitos, e a única desvantagem é o rápido enrolamento da camada superficial da pilha com o desgaste frequente.
Merino também é o nome dado ao material das ovelhas das quais esse tipo de fio é coletado. Animais de lã fina vivem na Austrália, e o fio feito desse material é muito quente, arejado e respirável. A lã dessas ovelhas permite reter o calor ao reter o ar, em vez de ficar muito apertada ao corpo. Quanto mais fina for a lã merino, mais quente será o produto.
O fio mohair é feito de lã de cabras turcas que vivem nas áreas montanhosas da província de Angorá. A diferença do fio é que ele é elástico, brilhante e durável. Os produtos feitos com esse fio praticamente não se desgastam e, com os devidos cuidados, podem servir a mais de uma geração, sendo passados de avó para neta ou de mãe para filha.
Para criar acessórios decorativos para a cabeça em forma de faixa de cabeça, são adequados:
- viscose;
- linho;
- algodão.
Viscose também é chamada de "seda artificial". Este fio é feito de celulose reciclada. Os itens feitos com esse fio são macios e agradáveis ao toque. Absorve bem a umidade e interage facilmente com os corantes, adquirindo as cores necessárias.
O fio de linho é produzido a partir das fibras dos caules da planta de mesmo nome. As propriedades únicas do fio são que ele é respirável e um antisséptico natural. Uma bandagem de linho evitará que sua cabeça fique muito quente com o calor, e sua pele não ficará irritada pelo suor. Além disso, os produtos de linho duram muito tempo.
O fio de algodão é produzido a partir dos frutos maduros da planta de mesmo nome. O fio é ecológico e hipoalergênico. Produtos feitos com ele permitem que o corpo se sinta confortável mesmo em temperaturas muito altas.
Para escolher o fio certo para sua futura faixa de cabeça, os especialistas recomendam:
- Amasse o novelo nas mãos.
- Sinta o cheiro do fio.
- Aplique a meada no rosto.
- Leia a composição.
- Esfregue a ponta do fio entre os dedos.
- Puxe a linha solta delicadamente para os lados.
Ao escolher o fio para um produto, é recomendável entender como ele se sente ao toque. Para fazer isso, você precisa segurar o novelo nas mãos e apertá-lo levemente nas palmas. Isso ajudará a determinar se o material é espinhoso.
Antes de comprar, você precisa cheirar o novelo que você gosta. Isso é feito para determinar a naturalidade das fibras. Se o novelo tiver um cheiro químico quase imperceptível, é melhor não tomá-lo.
Ao escolher lã para um curativo, alguns especialistas aconselham aplicá-la em uma área aberta do rosto. O teste ajudará você a entender como sua pele se comportará ao entrar em contato com o material selecionado. Se houver algum desconforto, irritação ou leve coceira no ponto de contato, o material não é adequado para o curativo.
Antes de comprar, você também deve ler a composição dos fios indicada na embalagem. Além disso, o fabricante descreve a densidade do fio, seu peso e o diâmetro das agulhas de tricô ou crochê que podem ser utilizadas com ele.
Esfregar a ponta do fio entre o polegar e o indicador pode determinar se o material acumula eletricidade estática. O teste também mostrará a rapidez com que o fio perde a forma com o uso frequente: quanto mais fácil e rápido as fibras se desfiarem, menos prático será o item feito com o material.
Para entender o quanto o fio estica e quão bem seus fios estão torcidos, você precisa puxar delicadamente a ponta livre do novelo para os lados com as duas mãos. Para uma faixa de cabeça, é importante que o material estique e tenha boa elasticidade.
Depois de escolher o fio, você pode começar a selecionar as agulhas de tricô, que podem ser separadas ou circulares. Os primeiros são duas pontas separadas feitas de metal, plástico ou madeira, da mesma espessura, e os segundos são conectados nas extremidades traseiras com uma linha de pesca. Agulhas de tricô separadas são usadas com mais frequência em bordados do que as circulares. Neste caso, o produto tricotado neste último não precisa ser costurado, pois acaba sendo uma peça única.
Para selecionar corretamente o diâmetro das ferramentas em relação às roscas, você precisa fazer um furo em uma folha de papel com uma agulha de tricô e puxar a linha por ele. Se passar livremente, não entupir nem ceder, os raios foram selecionados corretamente.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Uma faixa de cabeça de malha com sobreposição vai ficar bem em qualquer fashionista, o principal é escolher a largura certa do produto. Por exemplo, quem tem rosto quadrado deve optar por um produto assimétrico, enquanto quem tem rosto triangular deve optar por uma faixa que cubra completamente as orelhas e a testa.
Para representantes do belo sexo com rosto redondo, os designers recomendam modelos que criam volume. Qualquer acessório de cabeça ficará bem em mulheres com rosto oval.
Historiadores estabeleceram que na antiga Rus', apenas meninas solteiras usavam tiaras. Neste caso, o acessório cotidiano ou festivo tinha que cobrir completamente a testa e era amarrado na parte de trás, abaixo do cabelo. Mulheres casadas eram proibidas de usar tal touca, pois tinham que esconder completamente a cabeça e o cabelo sob um lenço ou outro toucado.
No mundo moderno, tiaras de vários designs são usadas tanto por representantes do show business quanto por cidadãos comuns. Este acessório de cabeça pode ser duplo e muito quente, ou simples, feito com diferentes tipos de tricô e decorado com broches, botões ou outros enfeites.
Os 5 modelos mais populares de tiaras femininas incluem:
- Dobro.
- Foice.
- Com um botão.
- Com um nó.
- Turbante.
Algumas artesãs, ao criarem chapéus para suas filhas ou meninas em idade escolar, complementam as faixas com orelhas ou outros detalhes interessantes. Para uma costureira experiente, o processo de criação de um acessório moderno levará várias horas, mas iniciantes precisarão dedicar várias noites livres a isso.
Ao criar qualquer bandagem com sobreposição, são utilizadas alças frontais e traseiras, já que o tecido geralmente é tricotado com um elástico com passos diferentes. Para alargar o tecido, use uma laçada e, para estreitá-lo, tricote várias laçadas juntas.
Dobro
Uma faixa de cabeça feita com agulhas de tricô sobrepostas ajudará você a se manter aquecido durante a estação fria. Um toucado de duas camadas é mais quente do que um de camada única e também não é difícil de tricotar. Para trabalhar, você precisará de 0,05 kg de fio e agulhas de tricô separadas de diâmetro adequado.
Os dados são fornecidos para o tamanho 56-59. Para tricotar uma bandagem dupla quente, você precisa:
- Monte 32 pontos.
- Tricotar a carreira 1, deslizando o primeiro ponto da borda e alternando 1 meia, 1 meia deslizada, deixando o fio na frente do trabalho, 1 meia. Repita o relatório até o final da linha. Tricotar a última laçada da borda em tricô.
- Forme a carreira 2 tricotando o ponto da frente - ponto da frente e deslizando o ponto de trás sem tricotar, deixando o fio na frente do trabalho.
- Tricotar 70 carreiras de tecido conforme descrito na carreira 2.
- Feche as alças no final do trabalho.
Costure a bandagem, criando uma sobreposição na frente. Para isso, o tecido é dividido ao meio em todo o seu comprimento e a ponta direita é costurada na esquerda, e vice-versa.
Foice
Uma faixa com sobreposição trançada também fica linda na cabeça. O enfeite de cabeça cria volume e chama a atenção pela sua singularidade.
Para tricotar um acessório da moda, você precisará de 0,1 kg de lã com acrílico e 0,1 kg de fios de angorá. O trabalho é feito com 3 agulhas de tricô separadas, de diâmetro adequado, e alfinetes marcadores de plástico coloridos são usados para marcação. O toucado é formado usando ponto meia, onde os pontos da frente são sempre para a frente e os pontos de trás são sempre para trás.
Para amarrar uma faixa na cabeça com uma trança, você precisa:
- Monte 32 pontos nas agulhas de tricô, dobrando os fios em 3 dobras, onde 1 é lã com acrílico e 2 são “angorá”.
- Tricotar as carreiras 1 a 6 em ponto meia, formando laçadas de acordo com o padrão.
- Conte 13 pontos do lado direito na carreira 7 e marque-os com um marcador.
- Forme uma carreira tricotando 12 pontos até a marca em ponto meia e os 18 pontos restantes criando uma trança. Para fazer isso, você precisa remover 6 laçadas e deixá-las atrás do trabalho, e tricotar as próximas 6. Depois disso, tricotar os 6 pontos da frente reservados.
- Tricotar as carreiras 8 a 14 em ponto meia.
- Forme a carreira 15 deslizando 6 pontos e deixando-os na frente do trabalho, e tricote os próximos 6 pontos em meia. Depois disso, tricote os 6 pontos reservados.
- Tricotar, repetindo o padrão das carreiras 1 a 15, 61 carreiras.
- Divida o tricô em 2 partes para obter 12 e 20 laçadas.
- Tricotar cada metade separadamente, seguindo o padrão do tecido.
- Troque a trança e o tecido, para isso o primeiro deve ficar à direita, e o restante à esquerda, de modo que o fio de trabalho fique no final da carreira.
- Combine as metades tricotando uma carreira em tricô de modo que você tenha 12 laçadas em ponto meia e 18 laçadas em ponto oblíquo.
- Tricotar mais 60 carreiras dessa maneira.
- Feche os laços de trabalho.
O número de laçadas é indicado para um tamanho de touca de 58-60 cm.
Com um botão
Uma faixa de cabeça feita com agulhas de tricô com sobreposição pode ser decorada com um botão na intersecção do tecido. O enfeite de cabeça será incomum e impressionante.
Para o trabalho, você precisará de 0,1 kg de fio e 3 agulhas de tricô separadas.
Para tricotar um acessório com botão, você precisa:
- Monte 26 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com um elástico 1 x 1, alternando frente e costas.
- Remova o ponto inicial da borda sem tricotá-lo em meia ao longo de todo o comprimento do trabalho e faça o último em tricô.
- Tricotar a carreira 2 seguindo o padrão formado no tecido.
- Crie um elástico 1 x 1, seguindo as instruções para criar as carreiras 1 e 2, para criar uma peça de 21 cm.
- Divida os pontos ao meio, colocando os últimos 12 em uma agulha extra.
- Tricotar a 1ª tira com um elástico 1 x 1 com 6 cm de comprimento e colocá-la em uma agulha de tricô adicional.
- Forme o tecido da segunda parte da mesma forma que na primeira.
- Coloque 2 pedaços de tecido em 1 agulha de trabalho de modo que eles se sobreponham.
- Continue tricotando de acordo com o padrão, deslocando o padrão na direção desejada para que o elástico fique simétrico.
- Crie, assim, 21 cm de tela.
- Feche os laços de trabalho.
Na última etapa, eles começam a montar o curativo. Para isso, suas pontas são costuradas e um botão grande da cor escolhida é costurado na parte da frente, onde ele se sobrepõe.
Com um nó
A faixa de cabeça é tricotada de forma rápida e fácil, onde a sobreposição é formada em um nó. O produto será composto por 2 partes.
Para trabalhar, você precisará de 0,1 kg do fio selecionado, 2 agulhas de tricô separadas, uma agulha e uma tesoura.
Para tricotar um lindo cocar, você precisa:
- Monte 30 pontos.
- Faça a carreira 1 em ponto meia.
- Tricotar a carreira 2 seguindo o padrão do tecido.
- Tricotar, alternando as carreiras 1 e 2, durante 50 cm.
- Feche as alças no final do trabalho.
- Monte 8 pontos.
- Tricotar 6 cm de tecido com um elástico 1 por 1, onde os pontos da frente e de trás se alternam.
- Trabalho fechado.
Na fase final, eles começam a montar o produto. Para isso, o tecido principal da bandagem é torcido no centro, formando uma sobreposição, e as pontas são costuradas. Por cima, cobrindo o tecido deslocado, coloque um pequeno pedaço e costure também as suas pontas. O curativo está pronto. Agora você pode medir e lavar.
Turbante
Nesta temporada de outono, a faixa de cabeça com sobreposição frontal chamada "Turbante" está especialmente na moda. A diferença entre este toucado e o turbante de malha comum é que ele não cobre a cabeça inteira.
Para trabalhar, você precisará de um novelo de linha de 0,1 kg, 3 agulhas de tricô separadas, uma agulha e uma tesoura.
Para tricotar um acessório da moda, você precisa:
- Monte 32 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com pontos tricô, retirando 1 ponto da borda e tricotando o último também com pontos tricô.
- Comece na carreira 2 e tricote o tecido com um padrão canelado 3 x 3, alternando 3 pontos da frente e 3 pontos de trás.
- Tricotar 22 cm de tecido em ponto canelado, seguindo o molde.
- Divida o trabalho em 2 partes, colocando a 2ª metade das laçadas de lado em uma agulha de tricô extra.
- Tricotar a parte 1 com um elástico 3 x 3 até uma altura de 6 cm e reservar a tira.
- Forme a parte 2 da mesma forma que a parte 1.
- Faça uma sobreposição frontal com peças separadas.
- Mova as metades para 1 agulha.
- Continue trabalhando, formando uma peça de 22 cm com um elástico em incrementos de 3 x 3.
- Feche as alças no final do trabalho.
O tecido acabado é costurado ao longo das pontas livres.
Segredos para Iniciantes
Uma faixa de cabeça de malha com sobreposição é uma ótima ideia para o inverno de 2021-2022. O acessório é popular entre muitas mulheres.
Especialistas observam que para que o tricô dê prazer e o resultado seja agradável, é preciso seguir algumas regras, entre elas:
- É melhor comprar fio com estoque extra.
- Antes de começar a trabalhar, você precisa tricotar uma amostra.
- Antes de tricotar, tire as medidas da cabeça.
- Trabalhe com boa iluminação.
- Não adote um padrão sobre o qual você tenha dúvidas.
Artesãs experientes recomendam que iniciantes comprem fio extra para tricotar elástico. Isso é necessário para começar a trabalhar com confiança e não se preocupar com o fato de que algumas das roscas podem ser danificadas.
No início de qualquer trabalho com agulhas de tricô, você precisa tricotar uma pequena amostra do padrão que planejou. Isso é feito para ver como o produto ficará e quantas voltas serão necessárias para formar um padrão completo.
Para calcular corretamente o número de voltas, você precisa fazer medições na sua cabeça. Para isso, basta medir a circunferência com um centímetro de modo que ela passe pela testa e pela parte de trás da cabeça.
Você deve sempre tricotar com boa iluminação. Neste caso, a ocorrência de erros na execução do molde e na formação do tecido é minimizada.
Os especialistas recomendam que tricoteiras iniciantes não escolham um padrão muito complexo ou cuja execução precisa suscite dúvidas. Isso economizará tempo e obterá o resultado esperado.
Qualquer pessoa pode tricotar uma faixa de cabeça com sobreposição usando agulhas de tricô. Qualquer padrão que você goste servirá para criar um acessório moderno. Este acessório de cabeça é adequado tanto para mulheres adultas quanto para meninas.
Vídeo sobre como tricotar uma faixa de cabeça com sobreposição
Faixa de cabeça de malha: master class para iniciantes: