Um padrão de tricô ajuda a representar um desenho na forma de certos ícones gráficos. É muito importante saber como as laçadas são indicadas ao tricotar em moldes de tricô para entender como tricotar um molde específico. Além disso, os escritores de diagramas podem cometer erros, então leitura correta de diagramas permite detectar possíveis erros.
Como ler padrões de tricô
A base dos padrões nos diagramas é a repetição de linhas vertical e horizontalmente. A maneira como as linhas são repetidas determina o padrão que decorará o produto final.
O padrão de tricô consiste em células, cada uma contendo 1 laçada. As células dispostas horizontalmente formam 1 fileira. Usando esta linha, você pode calcular quantas laçadas precisa montar. O número de linhas que compõem o padrão é determinado pelas células repetidas verticalmente.
A designação dos laços ao tricotar com agulhas de tricô nos diagramas é mostrada diretamente ao lado do próprio diagrama. O padrão é lido nas células inferiores, o tricô segue na direção para cima e para a esquerda. Por esse motivo, ao ler um padrão de tricô, você deve ler os símbolos no padrão a partir do canto inferior direito do padrão. A fileira 1 é lida da direita para a esquerda e é chamada de fileira da frente. Deve ser tricotado pela parte da frente do produto.
Depois de tricotar esta carreira, você precisa virar o trabalho para o avesso para tricotar a próxima carreira. Será considerado um ponto tricô e, portanto, será tricotado de dentro para fora. A maneira de ler a linha 2 é diferente de como a linha 1 é lida: as linhas purl são lidas da esquerda para a direita. As carreiras no verso do trabalho também são consideradas pares, enquanto as carreiras na frente são ímpares. Todas as linhas pares são lidas da esquerda para a direita, e as linhas ímpares são lidas da direita para a esquerda.
As colunas verticais de números impressas perto do diagrama gráfico indicam os números das linhas. Na maioria das vezes, eles estão localizados no lado direito do diagrama. Entretanto, em revistas japonesas, as linhas podem ser numeradas à esquerda. Há também um sistema de organização dos números das linhas, de acordo com o qual os números ímpares ficam à direita, e os números pares ficam à esquerda.
Os números colocados horizontalmente são a numeração dos loops em uma fileira. Eles geralmente estão localizados na parte inferior do diagrama. Nas revistas de padrões de tricô japonesas, os pontos podem ser numerados da esquerda para a direita.
A designação dos laços ao tricotar com agulhas de tricô nos diagramas é distribuída por células: uma célula - um laço. Todos os símbolos mostrados no diagrama demonstram a parte frontal do produto. O diagrama geralmente mostra o padrão inteiro, para que você possa ver todos os pontos que precisam ser tricotados. No entanto, os autores das revistas têm designações diferentes para os laços, por isso é importante ler as designações localizadas ao lado do diagrama antes de começar a tricotar.
Antes de começar a tricotar, você deve estudar a lista de símbolos, pois não há uma lista única com símbolos de laçadas. Em algumas revistas, os autores podem fornecer ilustrações de como tricotar determinados pontos de um produto. Essa prática é particularmente comum em revistas japonesas.
Em um grande número de padrões, os loops de borda (1º e último loops em uma linha) não são mostrados. Embora não sejam mostrados no diagrama gráfico, eles podem ser vistos na legenda.
Alguns diagramas não mostram linhas pares; Isso significa que somente as primeiras filas são mostradas nelas. As carreiras pares em meia devem ser tricotadas de acordo com o padrão. Há também diagramas nos quais você pode ver as palavras "sem loop". Graficamente pode ser representado por uma célula vazia. Ao tricotar de acordo com um padrão com células vazias, você não deve prestar atenção a esses lugares, eles devem ser simplesmente pulados. Ao se aproximar de uma célula assim, você precisa tricotar a próxima célula, sem prestar atenção à lacuna.
O exemplo a seguir mostra um caso de um padrão no qual apenas linhas com laçadas frontais são impressas.
De acordo com este padrão, a carreira 1 deve ser tricotada de acordo com o padrão apresentado. É necessário remover a laçada da borda, tricotar 4 laçadas em meia e 2 laçadas frontais. Vire o trabalho para o avesso, remova a laçada da borda, 2 laçadas meia e 4 laçadas da frente. A linha termina com uma laçada na borda. A carreira 3 é tricotada seguindo o mesmo padrão.
Na carreira 1, todas as laçadas são em meia, e na carreira 6, todas as laçadas são em tricô. Na 7ª carreira, remova a laçada da borda, tricote 1 ponto meia, 2 pontos meia, 3 pontos meia e finalize com uma laçada da borda. Na 8ª carreira, as laçadas são tricotadas de acordo com o seguinte padrão: laçada de borda, 3 laçadas frontais, 2 laçadas traseiras, 1 laçada frontal, laçada de borda.
Para evitar qualquer dificuldade na leitura do diagrama, você pode colocar uma régua sobre ele. Para destacar a fileira onde a costureira parou, você pode colocar algo quadrado no diagrama, por exemplo, uma folha de papel ou um mapa. Ao colocar uma régua sobre uma linha do gráfico, você pode ver o que já foi tricotado.
Os padrões podem ser descritos de várias maneiras:
- Listagem textual de métodos para tricotar laçadas em carreiras.
- Representação gráfica do padrão.
A desvantagem do método de texto é que a costureira não tem a oportunidade de obter uma representação visual do padrão. O método de texto também é inconveniente porque a descrição de padrões grandes será bastante trabalhosa.
Assim, uma descrição de texto, mesmo de um pequeno diagrama, pode ocupar mais de uma linha, enquanto o diagrama não ocupará muito espaço em uma página de revista. Também é muito mais fácil de perceber.
O conceito de rapport
A designação de laços ao tricotar com agulhas de tricô em diagramas está associada a um termo como rapport. Este conceito denota um elemento que consiste em um certo número de linhas e loops. Um rapport é uma parte de um padrão que deve ser repetido para tricotar a peça inteira. Existem várias maneiras de destacar um padrão específico em um gráfico. Ela pode ser destacada com uma figura de cor contrastante, como na imagem abaixo, ou indicada por setas. Eles estão localizados abaixo das linhas mais baixas do diagrama.
Os padrões nos quais o rapport foi destacado devem ser tricotados da seguinte forma:
- Tricotar em pontos meia até que o padrão se repita.
- Repita o rapport o número necessário de vezes.
- Faça pontos de tricô seguindo a sequência do padrão.
Na imagem abaixo, a repetição do padrão que compõe o padrão é destacada em laranja.
Se o rapport não estiver destacado de nenhuma forma no gráfico, o gráfico inteiro será considerado um rapport, então, depois que o último ponto for tricotado, você deve retornar ao início do gráfico.
O rapport pode ser dividido em 2 tipos:
- Horizontal – um certo número de repetições de um fragmento de padrão em toda a largura. Na notação do diagrama, ele é rotulado como "rapport". Em alguns casos, apenas os limites do relacionamento podem ser indicados. Nesses padrões, você deve contar independentemente o número de voltas que compõem 1 rapport.
- Vertical – permite contar o número de linhas em altura.
Designações convencionais de laços em padrões de tricô
Designar laçadas ao tricotar com agulhas de tricô em diagramas ajuda a tricotar padrões simples e complexos. Em alguns periódicos de diagramas, os diagramas gráficos são acompanhados por descrições de texto. Linhas com texto permitirão que as costureiras iniciantes entendam como tricotar uma laçada específica.
Quem está começando a tricotar precisa lembrar das designações das laçadas básicas: meia e frente. O laço frontal pode ser indicado por uma linha vertical, e o laço traseiro por uma linha horizontal. Ao tricotar uma laçada frontal, o fio de trabalho fica atrás do trabalho. Para tricotar uma laçada frontal, você precisa inserir a agulha de tricô direita, da esquerda para a direita, na laçada que está na agulha de tricô esquerda. Pegue a linha do seu dedo indicador, passe-a pela laçada e transfira a laçada formada para a agulha de tricô direita.
Ao tricotar uma carreira pelo avesso, o fio deve ser colocado na frente do produto. Para formar um ponto tricô, insira a agulha de tricô direita no ponto da direita para a esquerda e enrole a linha ao redor da agulha. A laçada deve ser puxada através da laçada localizada na agulha de tricô esquerda. O laço recém-formado deve ser transferido para a agulha de tricô direita.
Outro tipo popular de laçada é o laçada. Em muitos diagramas, ele pode ser indicado por um círculo. Para fazer uma laçada, você precisa colocar a laçada na agulha de tricô direita antes de tricotar o próximo ponto da carreira da frente. Esta etapa ajudará a formar um loop adicional. Em seguida, na carreira meia, a laçada é tricotada como um ponto meia.
Também são comuns:
- Laço frontal cruzado;
- Ponto tricô cruzado.
Para criar novos padrões, a sequência de loops pode ser alterada. Para exibir isso no diagrama, símbolos separados foram inventados. Tanto os pontos tricô quanto os pontos meia podem ser deslocados para a direita e para a esquerda. Para representar os laços frontais nas células que foram movidas para o lado direito, uma linha diagonal que vai do canto esquerdo ao direito da célula é impressa no diagrama. Na direção oposta, é desenhada uma linha mostrando o deslocamento dos laços para a esquerda.
Para demonstrar o deslocamento dos pontos tricô para os lados esquerdo e direito, os designers de gráficos introduzem pequenas linhas. Assim, o laço do lado avesso, deslocado para o lado direito, é representado usando uma linha diagonal direcionada para a direita e uma pequena linha que é desenhada na borda inferior da célula do lado direito. A diferença na imagem do loop deslocado para a esquerda é que a linha é impressa na borda inferior da célula à esquerda. A linha diagonal é direcionada para a esquerda.
A tabela abaixo mostra as designações de algumas laçadas encontradas em revistas de tricô.
Símbolo gráfico de um loop | Finalidade do loop | Como tricotar uma laçada? |
![]() | 2 laçadas juntas em tricô com inclinação para a direita | Tricotar 2 pontos como se fossem pontos tricô nas paredes da frente. A agulha de tricô direita deve ser inserida da esquerda para a direita na laçada 2 e depois na laçada 1. Como resultado, a laçada 2 ficará acima da laçada 1 e inclinada para a direita. |
![]() | 2 pontos meia com inclinação para a esquerda | Tricotar 2 pontos tricô juntos, prendendo-os nas paredes traseiras. Para facilitar o tricô, você deve primeiro virar os pontos. Insira a agulha de tricô direita em 2 laçadas do lado avesso, da esquerda para a direita, transfira-as para a agulha de tricô direita, depois transfira-as para a agulha de tricô esquerda e tricote 2 laçadas em tricô. |
![]() | Fechando os ciclos | A maneira mais fácil de fechar as laçadas é tricotar 2 laçadas, tricotando com a transferência da laçada tricotada para a agulha de tricô esquerda. |
![]() | 3 laçadas deixando a laçada central no meio | Do lado 2, transfira 2 laçadas da agulha de tricô esquerda para a direita sem tricotar o fio de trabalho. Tricotar 3 pontos. Depois de inserir a agulha de tricô esquerda nas laçadas removidas da agulha de tricô direita, jogue essas laçadas na 3ª laçada de tricô da direita para a esquerda. Puxe o laço. |
![]() | Tricotando 3 laçadas de uma | Esta combinação pode ser tricotada de várias maneiras:
|
![]() | Deslize a alça da frente sem tricotar | Deslize o ponto da frente sem tricotar. |
![]() | Puxando o laço através do segundo para a direita | Passe as alças através da segunda, em direção à direita. |
![]() | Trança de 4 voltas | Um dos padrões mais populares entre as costureiras. Pode ser feito em 2 versões: com inclinação para a esquerda e com inclinação para a direita. Ao tricotar com inclinação correta, você deve seguir estas instruções:
Ao tricotar uma trança com inclinação para a esquerda, você precisa:
|
Nas descrições de texto do padrão, também colocadas em revistas, há abreviações relacionadas ao processo de tricô.
As costureiras iniciantes devem lembrar das seguintes abreviações:
- P. – laço;
- R. – fileira;
- Pessoas. - facial;
- Fora. - purl;
- Aux. - auxiliar;
- Corresponde. - correspondente;
- Acompanhar. - próximo.
Um padrão de tricô ajuda as costureiras a entender como tricotar um padrão para um produto futuro. Ao tricotar, é necessário decifrar corretamente todos os símbolos gráficos dos laços nos diagramas para evitar erros no padrão.
Vídeo sobre símbolos em diagramas
Quais são os símbolos usados no tricô: