Entre os vários métodos para as crianças explorarem o mundo com segurança, os painéis de desenvolvimento dão aos adultos um amplo escopo para sua imaginação. Exemplos disso podem ser versões feitas em fábrica ou análogas apresentadas nas fotos na Internet, feitas à mão levando em consideração a idade e o sexo das crianças.
O que é um quadro ocupado
Traduzido literalmente do inglês, “busy board” significa “um quadro para ocupar”. Este dispositivo é uma pequena superfície na qual são coletados vários objetos pequenos, que antes não eram acessíveis a crianças.
A ideia de introduzir as crianças à compreensão da essência das coisas por meio de sensações táteis pertence à professora italiana Maria Montessori.
Ela sugeriu colocar itens domésticos no suporte e permitir que as crianças explorassem os princípios de funcionamento de coisas antes proibidas. Isso permite atingir dois objetivos ao mesmo tempo: distrair a criança de atividades inúteis e estimular sua inteligência e lógica usando o método do jogo.
Fotos de placas de desenvolvimento "faça você mesmo" para crianças demonstram que é bem possível fazê-las em casa usando materiais descartados.
Ao mesmo tempo, é possível levar em consideração o interesse de um menino ou menina por determinados itens domésticos em diferentes estágios de desenvolvimento. Aqui há liberdade para escolher um design que se adapte às preferências de uma criança em particular. À medida que a feira cresce e a dinâmica de interesses aumenta, é bem possível mudar o estande da exposição.
E a eficiência de um quadro de atividades feito em casa para o desenvolvimento integral de uma criança excederá significativamente os custos de tempo e material.
Benefícios de uma prancha de desenvolvimento para uma criança
O apelo de aprender sobre o mundo por meio de coisas comuns usando o método Montessori está na flexibilidade de abordagens com base na idade e nas necessidades da criança. Em condições ideais, ele adquire conhecimento por meio do processo de satisfação de sua curiosidade natural. Além disso, uma prancha movimentada elimina o risco de ferimentos, danos às coisas e oferece a oportunidade de explorar de forma independente o mundo ao seu redor.
Junto com a introdução segura aos objetos do cotidiano, o quadro de atividades permite que você desenvolva naturalmente habilidades essenciais como:
- habilidades motoras finas como resultado da liberdade completa de receber sensações táteis do movimento de correntes, zíperes, travas, etc. Afinal, mesmo a prancha mais simples permite que você sinta diferentes objetos com suas mãos e dedos ainda não muito habilidosos;
- coordenação de movimentos através do “trabalho” com diferentes cadarços, fechos, correntes de porta, etc.;
- desenvolvimento do pensamento espacial-figurativo, uma vez que a novidade das sensações estimula a atividade cerebral;
- concentração de atenção, desenvolvimento de perseverança, paciência ao manter a atenção em objetos individuais enquanto executa repetidamente vários movimentos;
- desenvolvimento da lógica de alteração de certas características de objetos ao executar diversas ações. Mesmo os dispositivos mais simples (fechaduras, trincos, etc.) permitem que você entenda de forma independente os princípios de seu funcionamento;
- conhecimento do mundo ao redor em aspectos de cores, digitais e letras, bem como a capacidade de mover independentemente peças colocadas em um suporte sensorial;
- a influência positiva das impressões recebidas no desenvolvimento intelectual da criança;
É importante notar que essa atividade emocionante de aprender a essência das coisas comuns mantém a atenção da criança por muito tempo.
Além disso, isso acontece sem pressão de adultos, acompanhada de explicações chatas sobre a finalidade deste ou daquele objeto. Este é um tipo de autoestudo das regras de uso de coisas básicas, expandindo a compreensão do mundo ao redor.
Que tipos de placas de desenvolvimento existem?
Para fazer seu próprio quadro de desenvolvimento para crianças, o chamado painel de jogo, você pode usar qualquer base sólida. Como mostrado na foto, objetos que se movem, fecham, abrem, giram e brilham estão presos a ela.
Um quadro de atividades permite que você reúna até objetos proibidos em um só lugar, cuja funcionalidade seu filho pode estudar sem riscos à saúde. Aqui, adições arbitrárias na forma de adesivos, imagens, etc. são permitidas.
Dependendo do material de base, existem 2 tipos de quadro de atividades:
- Tecido (soft) busyboard é um tipo de tapete ou almofada, formado por uma estrutura coberta com tecido grosso ou feltro. Usando velcro, vários elementos feitos de tecido, plástico ecológico e borracha são fixados. Retalhos coloridos de tecidos de diferentes texturas também são colados ou costurados aqui. Este “sortimento” permite que as crianças desenvolvam habilidades sensoriais, aprendam e memorizem formas/cores e comparem tamanhos. Este tipo de quadro de atividades é adequado para crianças de seis meses.
- Duro O Busyboard é feito de madeira, compensado e papelão grosso (tamanho de 50x50 cm e maiores). Levando em consideração a idade da criança, o suporte pode ser preenchido com itens mais “adultos”. Podem ser travas, ferrolhos, interruptores de alavanca, fechaduras de porta que funcionam, mostradores de relógio, lanternas, discadores de telefone, etc. Esses “brinquedos de desenvolvimento” serão interessantes para crianças de 8 meses a 1,5 ano. E com enchimento substituível e multinível, não perderá sua relevância nem mesmo para uma criança de 5 anos.
Os painéis de desenvolvimento para crianças de ambos os tipos podem ter diferentes formatos e tamanhos. Na maioria dos casos, são produzidos retângulos padrão. E como vocês podem ver na foto, os suportes feitos com as próprias mãos, graças à imaginação dos pais, ganham a forma de casas, trens, cubos, hexágonos, círculos, etc.
Ao determinar as dimensões, é necessário levar em consideração a necessidade de criar condições de conforto e acesso da criança às coisas em toda a área do campo de jogo. Um aspecto igualmente importante é a segurança desses suportes para telas sensíveis ao toque para jogos.
Para isso, ao se preparar para criá-los, deve-se atentar para as características de todos os componentes, a saber:
- O material da base é selecionado com base na idade da criança. Para bebês menores de 1 ano, são utilizados tecidos macios; para crianças mais velhas, a preferência é dada a estruturas de madeira sem cantos vivos;
- o preenchimento com objetos deve excluir o risco de ferimentos, a presença de fios e levar em consideração os requisitos de idade;
- resistência dos materiais de todas as peças, confiabilidade ecológica de sua pintura, confiabilidade de fixação.
Ferramentas e materiais para um busyboard caseiro
Antes de começar a fazer seu próprio quadro de atividades, você precisa garantir que tem as ferramentas necessárias, os materiais para a base e as peças para preenchê-lo.
Ferramentas para trabalho:
- martelo;
furar;
- chave de fenda;
- chave de fenda;
- tesoura;
- grampeador;
- pistola (para cola).
Materiais de base:
- placa, compensado, aglomerado, plástico (espessura não inferior a 1 cm);
- serra/furadeira elétrica, serra tico-tico;
- pregos, parafusos, parafusos auto-roscantes;
- cola de madeira;
- canetas hidrográficas, canetas, lápis;
- verniz transparente, tinta (ecologicamente correta).
Acessórios de costura:
- tecido grosso, oleado, folha de diferentes cores e texturas (peças separadas);
- rendas, fitas, cordas (para que possam ser usadas para dar laços e nós);
- botões, contas grandes, ábaco de madeira para contá-los com os dedos;
- carretéis de linha;
- zíperes tipo "trator", que podem complementar o design com, por exemplo, dentes de crocodilo, etc.
Móveis e acessórios de construção:
- fechaduras (cadeados, cadeados de correio);
- objetos que podem ser abertos/fechados, travados, empurrados (travas, ferrolhos, travas, trincos, ferrolhos);
- ganchos, correntes de porta com fechos e outros dispositivos que podem ficar presos em alguma coisa;
- rodas, engrenagens, bolas demonstrando movimento;
- massagem, rolos de construção.
Placas de compensado:
Além de usar madeira compensada para fazer a base de um quadro de avisos, você também pode encontrar um lugar para ela ao decorar o próprio suporte. A partir dele é possível fazer diversas figuras, marcações de placas de trânsito, etc. Neste caso, é necessário eliminar as rugosidades do material nas bordas dos produtos.
Sinos, luzes, interruptores:
- botões, interruptores, interruptores rotativos (é desejável que produzam uma melodia agradável quando pressionados);
- plugues e tomadas elétricas não conectados;
- elementos luminosos (lâmpadas, lanternas);
- teclado de discagem/botão redondo de um telefone;
- campainha (operada por bateria);
- mostradores de relógio;
- painéis com botões de aparelhos elétricos usados;
- sinos de tamanhos diferentes.
Quais brinquedos e objetos podem ser incluídos em um quadro de atividades
Ao fazer quadros educativos para crianças com suas próprias mãos, as fotos podem ser preenchidas com outros objetos que você tenha em mãos, brinquedos. Eles podem ser equipados com peças de reposição para móveis, equipamentos e outros itens pequenos que estão esperando nos bastidores no mezanino. É bastante orgânico combiná-los com outros elementos que tenham uma finalidade específica para diferentes faixas etárias.
Isso pode incluir:
- classificadores – brinquedos que possuem uma base com furos e um conjunto de peças de encaixe de diferentes tamanhos, cores e formas. As conhecidas pirâmides e bonecas russas foram enriquecidas com diferentes formatos: círculos, quadrados, cubos, bolas, cruzes, triângulos, etc. Graças a essa diversidade, você pode encontrar uma opção adequada para uso em um quadro de desenvolvimento para crianças de diferentes idades;
- controles remotos de TV, colocados no suporte permitem distrair a atenção da criança dos originais e compreender a essência de sua ação no processo de seu uso principal;
- ábaco de madeira, anéis de metal/plástico, contas amarradas em um pedaço de haste de cortina velha/corda forte. No processo de movimentação desses objetos de um lado para o outro, o bebê aprenderá a contar de forma lúdica;
- calculadoras complementar a compreensão de diferentes opções de soluções aritméticas. Neste caso, como no anterior, é importante ensinar a criança a entender a finalidade desses objetos;
- imagens brilhantes com letras, números, animais e frutas se tornarão não apenas uma adição maravilhosa, mas também uma decoração funcional do estande.
Esta lista pode ser complementada com outros elementos. Afinal, assim como o design do quadro de atividades, depende da idade, dos interesses e das necessidades da criança; a explosão de imaginação dos criadores do estande.
Fazendo uma placa de desenvolvimento com suas próprias mãos
Independentemente da escolha de uma base dura ou macia para um quadro de ocupação, o início do trabalho envolve os seguintes processos gerais:
- Fazer um esboço com base no formato e tamanho selecionados da estrutura.
- Seleção de materiais e detalhes para decoração
- Arranjo aproximado dos elementos no esboço com seus contornos delineados
Instruções passo a passo para painel de tecido
Instruções:
- Fazer uma moldura para o formato escolhido ao fazer o esboço do produto: tapete, bola, casa, cubo, almofada, casa com pássaros e muito mais. Aqui você pode usar um travesseiro velho ou um pedaço adequado de madeira compensada, madeira compensada ou plástico ecológico. Nos últimos casos, a peça de trabalho é preenchida com enchimento sintético e coberta com tecido grosso (algodão, jeans, sintéticos inofensivos).
- Preparando as peças. Podem ser vários chocalhos/sinos nos bolsos, laços, fitas, apliques coloridos, botões coloridos de diferentes tamanhos e formatos, zíperes macios, presilhas, ganchos. Sacos de pano cheios de ervilhas, trigo sarraceno, farinha, areia, etc. também são adequados.
- Consertar peças de brinquedos de desenvolvimento de acordo com o enredo do quadro. É feito com a ajuda de uma agulha, linhas fortes, cola, velcro e as mãos cuidadosas de adultos.
Instruções passo a passo para tábua de madeira
Instruções:
- Preparação da base: lixar e dar acabamento na superfície dura com lixa.
- Transferir um esboço para a base processada com a localização das peças indicada.
- Decoração antes de fixar os elementos: pintar toda a área do quadro com guache. Após a secagem, são aplicados os desenhos apropriados (cenas de contos de fadas, plantas, animais, mar, etc.). Também podem ser imagens de personagens de desenhos animados, animais, letras, números e outras decorações.
- Fazer furos para fixar objetos pré-selecionados - brinquedos, tábuas, blocos, gravetos. Ao colocar a placa na vertical, é necessário fixar cantos metálicos especiais na parte traseira.
- Limpeza de serragem, lixamento de áreas tratadas.
- Cobrir a superfície seca com verniz transparente.
- Fixação de elementos previamente selecionados na superfície seca do painel fabricado usando parafusos, parafusos autoatarraxantes e cola de construção. As pontas afiadas dos fixadores do lado oposto devem ser processadas com lima e lixa. Elementos individuais podem ser colados na base (lanternas, mostradores, etc.).
As estruturas das arquibancadas para meninas e meninos são feitas dos mesmos materiais.
A diferença está na seleção dos detalhes para seu preenchimento. Para crianças menores de 3 anos, você pode fazer quadros de desenvolvimento universais que se adaptam a qualquer gênero. Mas decorar um quadro de atividades para crianças mais velhas exige levar em conta os interesses e necessidades emergentes de meninos e meninas.
Características de um quadro de atividades para meninos

Uma das nuances dos quadros de atividades para meninos é um conjunto de elementos em forma de porcas, parafusos, rodas, mostradores e volantes de carro. As crianças ficam especialmente fascinadas por modelos com botões que emitem sons diferentes. Um quadro com atividades no formato de um carro, navio, locomotiva, foguete, etc. seria adequado aqui.
Você pode escolher imagens dos astronautas, soldados e super-heróis favoritos dos seus filhos em desenhos animados e filmes que estejam de acordo com os interesses deles. Uma paleta de cores mais frias (prata, azul) é adequada para decoração.
Características de um quadro de atividades para meninas
Um quadro de atividades caseiro para meninas pode ser ricamente decorado com imagens de seus animais favoritos, personagens de desenhos animados (fadas, feiticeiras, elfos). Elementos multicoloridos de roupas (zíperes, botões, cadarços, fitas, etc.) também serão apropriados aqui. Na hora de decorar, é aconselhável usar adesivos preferidos e detalhes coloridos.
O design dá preferência a tons claros, quentes e ricos.
Elas podem ser rosa, creme, dourado, laranja, vermelho e suas tonalidades. Ao mesmo tempo, os fãs da liberdade de gênero têm o direito de usar uma variedade de cores para a base e decoração do quadro.
Ideias para decoração
Junto com os formulários designados e seus conteúdos, você também pode usar outras ideias geradas não apenas pelos fabricantes, mas também por vários pais. Os exploradores mais jovens do mundo ficarão encantados com os painéis cheios de atividades em forma de sol, com árvores e flores coladas/desenhadas.
Também poderia ser uma casa de bonecas com janelas/portas secretas multicoloridas, atrás das quais se encontra uma família de animais (mãe, pai, filhos, etc.). Uma das opções de entretenimento para crianças menores de 3 anos é um quadro equipado com ímãs representando letras, números, diferentes figuras de pessoas, pássaros e animais. Pode ser colocado no chão, na parede ou sobre uma mesa.
Crianças mais velhas respondem mais ativamente aos quadros temáticos de atividades.
Tampas plásticas coloridas comuns em forma de semáforo, símbolos desenhados para travessias de ruas, etc. ajudarão a compreender as regras de trânsito seguro. Para eles, você pode transformar um tabuleiro comum em um navio pirata, um misterioso céu estrelado ou profundezas aquáticas com habitantes invisíveis.
Ele também pode se tornar uma nave espacial com um “painel de controle” na forma de vários interruptores colocados no painel. Meninos e meninas reagem de forma tocante à abertura de nichos/caixas com fotografias de família ali colocadas.
Ideias fotográficas para fazer vários painéis de desenvolvimento para crianças de diferentes idades com suas próprias mãos, apresentadas on-line, também podem sugerir outras soluções originais. Para implementá-las, basta que os adultos queiram usar a imaginação e dedicar um tempinho.
Criar um quadro de atividades também é uma oportunidade de unir os esforços de toda a família. Afinal, aqui são aplicados os esforços do pai na execução dos trabalhos de carpintaria, a criatividade da mãe, que conhece as necessidades do bebê, e dos irmãos na seleção dos brinquedos. O resultado da criação conjunta será o direcionamento da energia das crianças numa direção construtiva.
Vídeo sobre como fazer placas de desenvolvimento para crianças com suas próprias mãos, fotos
Descubra como montar um quadro de atividades com suas próprias mãos no vídeo:
Fazendo um quadro de desenvolvimento para uma criança:
Ajude com conselhos! Quero encomendar esta prancha para minha filha (3 anos). Você acha que vale a pena pedir ou é caro?