Todo pai se esforça para cultivar as melhores qualidades em seus filhos e ajudá-los a dominar as habilidades necessárias. Desenhar ajuda crianças de diferentes idades a navegar pelo mundo ao seu redor e também é uma das formas mais acessíveis de autoexpressão. As aulas para crianças de 2 a 3 anos diferem significativamente das aulas para crianças de outras faixas etárias, pois nessa idade há restrições rígidas de idade.
Desenhar com crianças de 2 a 3 anos no jardim de infância, de acordo com o Padrão Educacional Estadual Federal, desenvolve a flexibilidade das mãos, dedos, palmas e melhora as habilidades da criança em criar algo com as próprias mãos.
Peculiaridades do desenvolvimento de crianças de 2 a 3 anos
Para começar a ensinar desenho, todo pai ou professor deve ter um bom entendimento das peculiaridades do desenvolvimento das crianças nessa idade. Não se pode pedir às crianças que façam algo que elas não conseguem fazer por razões naturais.
Breve descrição do desenvolvimento de habilidades básicas:
- Habilidades motoras. Nesse momento, a coordenação complexa começa a se formar. As crianças tentam pegar uma bola, segurar objetos grandes e construir uma torre com vários cubos.
Aos 2,5 anos de idade, eles são capazes de despejar líquido de um recipiente para outro. Nesse momento, os especialistas recomendam trabalhar ativamente em técnicas de preensão. Pincéis, lápis ou marcadores são bons para desenvolver técnicas de preensão com os dedos.
- Capacidades de fala. O período de 2 a 3 anos é um dos picos do desenvolvimento da fala. As crianças expandem ativamente seu vocabulário, começam a repetir palavras complexas, demonstram desejo de construir frases e conduzem conversas simples com a construção de frases.
- Desenvolvimento de emoções. Crianças dessa faixa etária têm pouco controle sobre explosões emocionais. Eles geralmente demonstram uma reação natural à situação atual e nem sempre conseguem se controlar.
- Características comportamentais. Em comparação com crianças de 1 a 2 anos, essas crianças começam a entender sua importância como indivíduos no mundo ao seu redor. Eles prestam atenção ao comportamento de outras crianças da mesma idade e gradualmente aprendem a comunicação bidirecional.
- Desenvolvimento mental. Crianças de 2 a 3 anos são caracterizadas pelo desenvolvimento intensivo da atenção e da observação. Muitas pessoas começam a se interessar ativamente por vários tipos de atividades criativas. É nessa idade que psicólogos e educadores aconselham começar a ministrar aulas sobre o desenvolvimento criativo das habilidades da criança.
Benefícios do Desenho
Psicólogos e professores famosos falam sobre a importância do desenho no desenvolvimento infantil. Esta não é apenas uma atividade interessante criada em forma de jogo, mas uma maneira de aprender sobre o mundo ao nosso redor e nos estudar. Essas habilidades são importantes para crianças de 2 a 3 anos.
Ao mesmo tempo, os pais ou educadores iniciantes precisam lembrar que, no estágio inicial de introdução de uma criança aos pincéis e tintas, é necessário mostrar em detalhes os princípios básicos da atividade criativa.
Mas não se pode esperar que, tendo recebido um lápis e uma folha de papel nas mãos, as crianças dessa faixa etária comecem a usar os materiais de forma independente para a finalidade pretendida. Especialistas aconselham prestar atenção às técnicas de desenho não tradicionais. Eles são muito procurados no planejamento de aulas de desenho para crianças dessa idade.
Crianças pequenas podem não dominar técnicas clássicas de desenho bem o suficiente porque não conseguem segurar bem um lápis ou pincel. As cores usadas na fase introdutória fazem com que as crianças queiram experimentá-las.
Cada professor se depara com a tarefa de encontrar uma maneira de desenho conjunto que seja interessante para a criança e se torne um incentivo para o aprendizado futuro.
Os benefícios do uso de técnicas de desenho no desenvolvimento infantil e uma descrição dos benefícios recebidos:
Exemplos de técnicas de desenho | Resultado esperado |
Tintas a dedo, impressões de mãos ou pés | Uma atitude consciente em relação ao seu próprio corpo. |
Cutucando, esfregando, imprimindo | Desenvolvimento da imaginação e da coordenação motora fina. |
Criando esboços e desenhos da maneira tradicional | Desenvolvimento direcionado de habilidades artísticas. |
Noções básicas de desenho para crianças de 2 a 3 anos
É importante não apenas interessar a criança pelo desenho, mas também organizar adequadamente o processo de trabalho. Além disso, o treinamento deve ser consistente. Não é possível definir tarefas complexas para uma criança sem uma explicação detalhada das instruções para ela. A combinação ideal de técnicas é começar a partir de movimentos simples e intuitivos em esboços para outros mais complexos que ajudem a representar elementos volumétricos.
Como interessar uma criança
Desenhar com crianças de 2 a 3 anos pode ser uma das atividades diárias, continuando todo o percurso ou representar uma brincadeira fragmentada.
Para despertar o interesse do seu filho, você pode usar um dos seguintes métodos:
- invente uma história sobre pincéis e lápis que queiram mostrar ao bebê o que eles podem fazer;
- em forma de jogo, sugira desenhar o que cerca a criança (árvores, nuvens, poças d'água, o sol);
- dar voz ao enredo do conto de fadas e ao mesmo tempo “brincar” com os personagens resultantes.
Um pai ou professor precisa se preparar para a aula com antecedência, estudar os tópicos das histórias e selecionar poemas ou músicas adequados.
Organização do processo de trabalho
As aulas não devem durar mais do que 10-15 minutos. A opção ideal é realizar miniaulas de desenho 2 ou 3 vezes por semana.
Todos os dias, você pode continuar a apresentar ao seu filho as habilidades de segurar um pincel, lápis ou caneta hidrográfica, falar sobre novas atividades, mostrar fotos ao seu filho e discutir cores. Isso pode criar interesse e expectativa para a próxima lição.

Primeiro, você precisa ensinar seu filho a segurar um lápis ou pincel corretamente. Esses utensílios são tradicionalmente segurados com três dedos. O dedo médio deve estar na posição mais baixa. Crianças pequenas frequentemente cometem erros nessa fase.
Eles seguram os materiais de papelaria incorretamente, o que os deixa cansados rapidamente e fazem com que percam o interesse nos estudos. As regras de captura devem ser cuidadosamente ajustadas durante a aula.
Uma criança de 2 a 3 anos é sensível ao fato de não conseguir repetir algo depois de um adulto, por isso é melhor preparar várias folhas de papel, guardanapos especiais, proteger as roupas com um avental, preparar lápis, pincéis ou canetas hidrográficas extras com antecedência.
Imagens para colorir de 2 a 3 anos
Desenhos por contornos
Como ensinar uma criança de 2 a 3 anos a desenhar
O desenho com crianças de 2 a 3 anos começa com uma demonstração das técnicas mais simples. Primeiro, as crianças aprendem a desenhar linhas verticais e aprendem a diferença entre linhas desenhadas com um pincel e um lápis.

Então eles começam a desenhar linhas horizontais. Na fase final, círculos e ovais são desenhados. Esses são os eventos mais importantes tomados como base para organizar o processo de aprendizagem. Aulas curtas de desenho são realizadas para crianças de 2 a 3 anos.
As aulas são unidas por um curso, que os especialistas dividem condicionalmente em 3 grandes etapas:
- Conhecido. Esta é uma história detalhada sobre as propriedades das tintas, uma demonstração de materiais, testes de sabor e toque.
- Imitação. Desenhando as linhas mais simples com a transição de habilidades simples para capacidades mais complexas.
- Proporcionando independência. Nesta fase, a criança se torna capaz de colocar suas próprias ideias em prática no papel. Se uma criança tiver dificuldade em escolher um enredo, um adulto deve orientá-la cuidadosamente.
Qual tópico escolher
Para garantir que a criança não perca o interesse pelo desenho, é necessário formular a tarefa corretamente e estruturar a aula. As preferências pessoais da criança são de grande importância na escolha de um tema.
Se ele conhece e ama contos populares russos, você pode oferecer a ele os enredos mais comuns como base:
- Após dominar as habilidades iniciais, a criança aprende a desenhar grama para uma cabra que foi buscar leite para seus cabritos;
- junto com seus pais vocês podem representar o sol aquecendo os animais que vivem na casinha;
- desenhe Kolobok e outros personagens de contos de fadas.
Uma opção vantajosa para todos é representar objetos naturais. Se você pedir para seu filho desenhar o sol que viu durante um passeio, vocês podem brincar simultaneamente com tons de cores. Para fazer isso, você terá que misturar diferentes tons de tinta amarela e adicionar tinta vermelha ou laranja.
O resultado será uma imagem de diferentes tipos de sol: um sol matinal de cor palha brilhante e um sol noturno alaranjado ou vermelho. No inverno, as crianças são convidadas a desenhar pingentes de gelo, flocos de neve, retratar montes de neve usando tinta azul, desenhar bonecos de neve ou pinhas encontradas na floresta.
Técnicas básicas de desenho para os mais pequenos
Desenhar com crianças de 2 a 3 anos envolve a implementação de ideias incomuns e técnicas criativas. Especialistas desenvolveram materiais seguros chamados tintas para os dedos. Eles podem ser saboreados, saem perfeitamente das roupas e não deixam manchas em superfícies plásticas.
Pintura com tintas
Tintas a dedo são uma alternativa ao guache e à aquarela, e devem ser introduzidas às crianças após 4 ou 5 anos de idade. É interessante que tintas para dedos podem ser pintadas com pincéis ou com as mãos. O processo de mergulhar os dedos na tinta e fazer marcas no papel certamente agradará uma criança de 2 a 3 anos.
Regras básicas para trabalhar com tintas a dedo:
- a criança precisa estar bem descansada, sem fome e pronta para brincar;
- Nas primeiras aulas, o número de cores deve ser limitado, oferecendo 1-2 cores;
- as primeiras aulas não devem durar mais de 10 minutos;
- Você precisa dar à criança a oportunidade de estudar as propriedades do material e se acostumar com novas sensações.
O trabalho com tinta a dedo deve ser concluído um pouco antes que a criança perca o interesse nela. As opções de imagem podem incluir impressões de mãos ou linhas de dedos.
Lápis de cera, lápis de cor
Lápis e giz de cera são introduzidos nas aulas depois que os conceitos básicos são abordados. Giz de cera deixa uma marca incomum. Para aprender a trabalhar com eles, você precisará dominar certas habilidades.
Características do uso de giz de cera e lápis:
- para as aulas você deve escolher lápis triangulares de diâmetro médio;
- a criança cansa-se rapidamente devido à necessidade de controlar a força da pressão, por isso a aula deve ser curta;
- É necessário escolher o tema certo para o desenho para que a criança possa ver o resultado do trabalho.
Desenhando com um cutucão
O método poke é uma técnica de desenho não convencional que se tornou amplamente utilizada em trabalhos com crianças de 2 a 3 anos. Para as aulas, os enredos mais simples são selecionados e a sequência de ações é explicada à criança.
Para desenhar o sol, você precisará de uma folha de papel, cotonetes e tinta amarela. Primeiro, o professor desenha em um pedaço de papel uma oval que precisa ser colorida e, em seguida, usando um método de demonstração, quando a mão da criança está na mão de um adulto, mostra o que precisa ser feito.
O bastão é mergulhado em tinta e o campo é preenchido com pequenos pontos. À medida que o cotonete perde suas qualidades de trabalho, ele é substituído por um novo.
Por imersão
A imersão é outra técnica não tradicional que é muito adequada para uso com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos. Você pode começar a fazer isso depois que a criança tiver adquirido os primeiros conhecimentos sobre tintas e estiver segurando um pincel na mão.
O processo consiste em várias etapas:
- Primeiro, o pincel é mergulhado em um pote de tinta.
- Aplique cuidadosamente a tinta na ponta do pincel.
- O pincel é colocado contra o papel, mas a linha não é desenhada; a escova é imediatamente movida para o lado.
O resultado do trabalho é uma marca de pincel. Com a ajuda de um professor adulto, uma criança de 3 anos pode preencher de forma independente o esboço fornecido a ela com essas pegadas. Cada traço fica diferente, depende da quantidade de tinta coletada no pincel.
Carimbos, impressões digitais e impressões palmares
Carimbos e impressões são uma abordagem divertida ao desenho que toda criança gosta. Não requer nenhuma habilidade especial para trabalhar com pincéis ou lápis. Para completar a tarefa, você precisará de qualquer material que possa deixar uma marca no papel.
Os carimbos podem ser comprados em uma loja ou feitos por você. Pedaços de madeira, metades de frutas ou vegetais e materiais têxteis deixam uma marca texturizada no papel. Primeiro, você precisa preparar os materiais para a aula. Se usar frutas cítricas, corte-as ao meio e deixe-as secar para que não haja excesso de líquido sobre elas.
Depois, a metade do limão precisa ser completamente mergulhada na tinta e transferida para a folha. Após isso, ficará uma marca na folha com as fibras que se destacam, características da estrutura da fruta cítrica. Geralmente, as crianças gostam tanto de carimbar ou fazer impressões que um adulto só pode observar o processo e ajudar a corrigir pequenas violações.
Ficha de aulas de desenho em instituições de ensino pré-escolar
Cada instituição educacional infantil tem seu próprio arquivo de aulas de desenho para crianças. É uma lista de atividades com descrição das técnicas utilizadas, opções de enredo e andamento do trabalho.
A vantagem de usar materiais de índice de fichas de forma independente é a escolha de uma variedade de tópicos e uma descrição passo a passo do processo de trabalho. Além disso, cada arquivo de fichas contém uma lista de tarefas definidas antes do início das aulas.
Os arquivos dos cartões estão disponíveis gratuitamente na Internet; você pode baixá-los, imprimi-los e usá-los em suas próprias aulas ou criar suas próprias aulas baseadas neles.
Ideias de desenho
Desenhar com crianças de 2 a 3 anos é uma atividade interessante que usa padrões padrão. Se a criança demonstrar interesse em tintas e pincéis e dominar as habilidades mais rápido do que o planejado, você pode passar para o próximo estágio, mais complexo.
Se a criança for lenta e passiva, é melhor repetir as lições várias vezes com um intervalo de 2 a 4 dias.

Ideias populares de desenho para crianças de 2 a 3 anos:
- usando varas verticais você pode representar cercas ou grama;
- As gotas são desenhadas usando linhas suaves e arredondadas;
- no esboço, usando linhas verticais, desenhe espinhos no ouriço ou raios no sol;
- combinando linhas horizontais e verticais, eles representam uma ferrovia.
Depois de dominar as habilidades mais simples, eles começam a desenhar paisagens usando diferentes elementos. Depois que a criança dominar a habilidade de criar um círculo, é recomendável dedicar várias aulas para desenhar uma boneca de copo. É melhor pintar o brinquedo de maneiras diferentes, usando abordagens não tradicionais.
Recomendações de psicólogos e professores
Especialistas experientes recomendam evitar erros ao criar planos de aula para crianças. Violar as regras básicas pode desencorajar uma criança a desenhar, ela começará a ficar caprichosa e perderá completamente o interesse no processo.
Uma das maneiras de fazer com que uma criança de 3 anos se interesse pelo desenho, segundo psicólogos, é se oferecer para fazer um presente feito à mão para um parente. Durante a aula, você pode convidar a criança a criar sua própria assinatura. Pode ser uma impressão digital ou um símbolo criado com tinta a dedo.
Recomendações:
- Durante a aula, é necessário minimizar completamente as técnicas de intervenção. Se um adulto mostrar como desenhar uma linha ou deixar uma marca, ele deve fazê-lo em seu próprio pedaço de papel. A área de trabalho da criança deve demonstrar apenas seus próprios resultados.
- É importante que durante uma aula de desenho a atenção da criança esteja totalmente focada na tarefa proposta. Você precisa guardar tudo o que possa distrair ou desviar seu olhar. Você não deve usar todas as cores da paleta ao mesmo tempo. Até que o bebê se acostume com as cores, é melhor oferecer a ele 2 a 3 opções.
- O último e principal requisito para um adulto, de acordo com psicólogos, é que exigências rígidas não podem ser feitas a uma criança. Se as linhas não derem certo e, em vez da nuvem esperada, aparecer uma mancha escura na folha, não há necessidade de mostrar uma amostra e exigir uma imitação perfeita.
Nessa idade é impossível. Os pais devem ser pacientes, agir como observadores e mentores pacientes. Com o tempo, cada criança aprenderá a segurar pincéis e usar tintas.
Algumas crianças percebem a criatividade como um estímulo para o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas para algumas delas as aulas de desenho são necessárias apenas para se entenderem melhor e estabelecerem relações com o mundo ao seu redor.
Desenhar com crianças é uma atividade útil e emocionante. Para crianças de 2 a 3 anos, o desenho aparece como uma das técnicas de brincadeira. As crianças ainda não estão prontas para perceber a atividade criativa como aprendizado, mas, ao mesmo tempo, dominam alegremente as habilidades básicas de desenho e adquirem novas habilidades.
Vídeo sobre desenho
Desenhar com crianças de 2 a 3 anos:
Você pode ensinar seu filho a desenhar usando o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=_D82TW4SR40
Excelente vídeo, obrigado pelas atividades importantes e interessantes com seu filho. Momentos de brincadeira são bons para manter o interesse do bebê. No final, os desenhos e comentários da menina sobre o livro são encantadores. Bravo, mãe. Os livros despertaram grande interesse em mim. Muito obrigado.