Anjos e demônios são os opostos mais famosos encontrados em muitas culturas diferentes. Isso é o bem e o mal, cujo confronto é encontrado na maioria dos enredos de filmes, livros e pinturas. Não é de se surpreender que esse tema também seja relevante no anime.
Artistas iniciantes se interessarão por desenhos para copiar com personagens tão incomuns. Essas imagens sempre parecem épicas e permitem que a pessoa demonstre exatamente como imagina anjos e demônios. Esta será uma ótima maneira de usar sua imaginação e criatividade.
De onde vieram as imagens de anjos e demônios?
De acordo com a religião cristã, os demônios eram originalmente belos anjos criados por Deus. Mas depois eles ficaram com raiva e foram para o lado do Diabo, deixando o céu.
Essas imagens também aparecem na mitologia grega. As pessoas acreditavam que anjos e demônios eram extensões dos deuses que andavam na Terra com as pessoas. O famoso poeta grego Homero chegou a sugerir que a palavra “deus” é intercambiável com a palavra “demônio”.
Mais tarde, os gregos começaram a acreditar que os mortos se tornavam “deuses menores”, isto é, anjos ou, inversamente, demônios. Foi durante esse período que surgiu a crença de que entidades demoníacas controlavam o mundo do crime, o mal.
Acreditava-se que aqueles que cometiam atos malignos durante a vida, pelos quais não eram punidos, estavam destinados a se tornar demônios.
Na Idade Média, as catedrais frequentemente apresentavam imagens de demônios punindo pessoas falecidas que haviam cometido pecados durante a vida. Eles eram normalmente retratados como vilões musculosos e alados. As asas indicavam que os demônios já foram anjos.
O demônio principal geralmente é retratado como o próprio Diabo, que é um monstro vermelho com chifres. No entanto, essa aparência é considerada mais moderna. As primeiras imagens do senhor das trevas surgiram na Grécia Antiga.
O papel do Diabo foi desempenhado pelo deus Pã — meio homem, meio bode. Essa imagem se tornou a base para as imagens que vemos hoje.
O que você precisa para desenhar
Desenhos para copiar (demônios e anjos de anime podem ser retratados juntos ou separadamente) são fáceis de encontrar na Internet. Mas antes de começar a trabalhar, você deve preparar tudo o que precisa.
Ferramenta de desenho | Características da seleção |
Lápis simples | É melhor usar lápis de dureza média marcados como HB. Não é preciso pressionar o lápis com força enquanto desenha. As linhas criadas são bem fáceis de remover usando uma borracha. Se você também estiver usando um lápis de dureza média para colorir, você pode misturá-lo para criar transições mais suaves entre as sombras. |
Apagador | Para trabalhar você precisará de uma borracha macia para apagar o lápis. |
Canetas hidrográficas | Com a ajuda dessas ferramentas, você pode criar imagens mais claras e brilhantes. Mas é difícil transmitir luz e sombra com canetas hidrográficas, por isso elas são usadas para colorir de forma simples. |
Lápis de cor | Se os lápis forem de boa qualidade e macios o suficiente, você poderá criar imagens mais realistas. |
Tintas | Geralmente são usadas tintas aquarela, pois elas se misturam bem no papel, criando gradientes. Se precisar de cores mais saturadas, guache serve. As tintas a óleo são consideradas as mais caras. Geralmente são trabalhados por artistas experientes. |
Papel | Folhas A4 ou álbuns com papel de textura média-áspera são considerados ideais. É mais fácil desenhar nesse material, o papel não risca. Também vale a pena escolher folhas mais grossas, especialmente ao trabalhar com tintas e outros materiais à base de água. |
Você precisa preparar um lugar onde seja confortável para desenhar. Além disso, você pode precisar de outros materiais que simplificarão significativamente o processo de cópia de imagens finalizadas.
Como copiar imagens corretamente
A vantagem da técnica de cópia é que você não precisa ser um artista experiente ou um iniciante muito talentoso em artes visuais para fazê-la. O principal é aprender a desenhar linhas claras e escolher as ferramentas e o papel certos.
Basicamente, traçar é copiar uma imagem finalizada mantendo as proporções. Nem sempre é possível fazer isso com os olhos, mas existem diversas técnicas que ajudarão muito no seu trabalho.
Cópia carbono
A desvantagem desse método é que o formato da imagem original e da imagem final devem ser os mesmos. Isso significa que você não poderá reduzir ou ampliar a imagem.
Por outro lado, esse método permite copiar uma imagem de forma muito rápida e precisa, que, no final, será indistinguível do original.
Usar papel carbono é muito simples:
- Você precisa colocar o papel carbono sobre uma folha de papel limpa do formato desejado, de modo que o lado adesivo fique para baixo.
- Coloque a imagem original para cópia sobre a parte frontal do papel carbono.
- Resta apenas percorrer todas as linhas do desenho com um lápis, pressionando bem para que toda a imagem fique bem impressa.
Ao copiar, você precisa pressionar as folhas firmemente para que elas se movam, caso contrário, nada funcionará. Além disso, depois de criar esse desenho, vestígios de papel carbono permanecerão nele.

Se a sujeira for pequena, ela pode ser removida com uma borracha, mas às vezes o desenho fica um pouco sujo. Ou você pode usar tintas bem espessas para cobrir bem todos os defeitos da imagem.
A vantagem desse método é que as imagens podem ser aplicadas não apenas em papel, mas também em papelão e alguns tipos de superfícies lisas (compensado, tecido de algodão).
O método também é bom para iniciantes que ainda têm dificuldade em redesenhar imagens por conta própria. Para acostumar sua mão a desenhar linhas, você pode tentar traçar a mesma imagem de 5 a 10 vezes.
Gaiola de malha
Desenhos para cópia (demônios e anjos de anime são um tema popular) podem ser transferidos para uma folha de papel em branco usando o chamado método celular. Consiste no fato de que primeiro você precisa aplicar marcações na imagem original.
Para fazer isso, use uma régua para dividir a folha em quadrados iguais. O mesmo deve ser feito com uma folha de papel em branco na qual a imagem será redesenhada. As marcações devem ser as mesmas.
Depois disso, você precisa redesenhar não a imagem inteira, mas cada pequeno quadrado separadamente, o que é muito mais fácil, especialmente quando há muitos elementos pequenos na imagem que podem causar confusão. Essa técnica pode ser usada para paisagens ou retratos, bem como para ilustrações de pessoas.
Se compararmos esse método com o uso do papel carbono, ele ganha em vários aspectos. Primeiro, o desenho fica limpo e você não precisa pensar em como pintar sobre as manchas. Após terminar o trabalho, basta remover as linhas extras com uma borracha.
Malha profissional
O método é semelhante ao anterior, pois também envolve redesenhar a imagem em pequenos quadrados. No entanto, ao utilizar uma grade profissional, o trabalho é mais trabalhoso, mas o resultado é muito mais preciso.

Para usar esta técnica:
- Prepare papel vegetal ou filme transparente e desenhe uma grade nele. Para obter um desenho exatamente igual ao original, é melhor usar uma escala milimétrica em vez de uma escala centimétrica. Mas se não houver elementos pequenos na imagem, os quadrados podem ser maiores, por exemplo, 2x2 cm.
- Na próxima etapa, aplique o filme na folha com a imagem original e fixe-a com botões.
- Depois disso, transfira a imagem para papel vegetal. Para isso, é melhor usar um lápis oleoso, mas é melhor pegar um marcador fino com álcool.
- Em seguida, desenhe linhas em uma folha de papel limpa usando o mesmo modelo. Você pode aumentar a escala, mas é melhor numerar as células para evitar confusão.
- Só falta redesenhar a imagem. Vale a pena começar com linhas grandes e transferir as partes maiores do desenho primeiro. É mais conveniente mover-se da borda para o centro. Depois que tudo estiver pronto, você pode passar para os pequenos detalhes.

A vantagem desse método é que você não precisa desenhar nada na imagem original. Isso é especialmente conveniente se o original for muito antigo ou se for uma pintura original. Neste caso, não será possível utilizar a borracha para remover as marcações.
Usando um esboço
Desenhos no estilo anime (demônios, anjos e outras criaturas) podem ser usados para aprender a transmitir proporções corretamente. Esta é uma tarefa mais difícil, mas no decorrer dessa cópia a pessoa realmente aprende a desenhar e sentir proporções.
O princípio da técnica é que primeiro você precisa criar linhas de orientação, como coordenadas nos eixos. O nariz e os lábios podem estar localizados na intersecção dessas coordenadas. As linhas também ajudarão a posicionar corretamente outras partes do corpo.


Um esboço é um rascunho que consiste em formas geométricas simples. Se você primeiro criar apenas a silhueta do personagem, será muito mais fácil preenchê-la depois, adicionando os detalhes necessários. Essa técnica é usada por artistas e é adequada para desenhar em qualquer estilo, incluindo anime.
Como desenhar um anjo de anime
Abaixo está um exemplo de como você pode copiar uma imagem usando um esboço.
Para fazer esse desenho:
- Primeiro, desenhe um círculo como base e, dentro dele, 2 linhas que se cruzam, ligeiramente deslocadas em direção à parte inferior.
- Depois disso, adicione um queixo ligeiramente angular na parte inferior do oval do rosto.
- No próximo passo, você pode passar para o topo da cabeça e desenhar uma franja irregular.
- Depois disso, detalhe os olhos, nariz e boca. Como o desenho é no estilo anime, o nariz deve ser bem pequeno e elegante. Para fazer isso, basta desenhar um pequeno triângulo sem nenhuma aresta. Os olhos, ao contrário, devem ser bem grandes, ligeiramente alongados para cima.
- Depois disso, adicione algumas mechas longas de cabelo balançando ao vento.
- Você também pode adicionar linhas de orientação para o corpo.
- Em seguida, comece a desenhar o vestido arejado.
- Depois disso, chegou a hora de detalhar o vestido e dar ao corpo um formato mais realista.
- Só falta desenhar as asas atrás das costas e adicionar cabelos longos.
Dessa forma, você pode redesenhar rapidamente uma imagem usando um esboço. Só falta colorir o desenho. Você pode usar as mesmas cores da imagem original ou escolher seu próprio esquema de cores.
Ideias para desenhar anjos e demônios de anime
Desenhos para cópia (demônios e anjos de anime) têm várias características semelhantes. Por exemplo, esse estilo significa exagerar algumas partes do corpo humano. Nessas imagens, sempre é possível ver olhos desproporcionalmente grandes, membros alongados e cabelos.
As imagens abaixo são ótimas para copiar usando diferentes técnicas:
- Fotos de perfil sempre ficam boas. Se os olhos do personagem estiverem fechados, será muito mais fácil desenhá-los. A imagem abaixo usa apenas um lápis.
Usando diferentes pressões, você pode facilmente criar luz e sombra. Depois disso, você pode pressionar o lápis com mais força e contornar toda a imagem para deixá-la com uma aparência mais anime.
- Como esse estilo geralmente exagera bastante, você pode criar asas desproporcionalmente grandes com penas enormes. Neste caso, não é necessário desenhar as penas, pois elas estão localizadas nas asas dos pássaros.
O personagem em si não precisa necessariamente ser triste. Por exemplo, você pode representar uma menina-anjo feliz e sorridente em um vestido fofo, o que não é típico da ideia típica dessas criaturas.
- Muitos artistas gostam de usar contraste, ou seja, desenhar um anjo e um demônio juntos. Em tais imagens é importante transmitir o caráter de cada personagem. O anjo tem um olhar mais tocante. O demônio, ao contrário, parece ter sangue frio.

Além disso, não se esqueça das principais características dos personagens, ou seja, as asas, a auréola e a cauda.
- Desenhar um rosto de anime é bem difícil. Portanto, você pode recorrer a um truque e representar um anjo parado perto de uma árvore com a cabeça baixa. Se você cobrir o rosto com cabelos longos que quase cheguem ao chão, não precisará se preocupar em dar detalhes ao rosto.
Mas precisamos trabalhar nas asas e tentar torná-las mais realistas.
- Outra opção interessante é um anjo tocante e envergonhado. Essas são as emoções que são frequentemente usadas em animes. Se você adicionar cabelos longos e olhos grandes, você terá um herói de anime típico. As asas podem ser levemente curvadas, como antes, elas se dobram atrás das costas.
Depois de criar os contornos básicos, você precisa adicionar sombras primeiro. Depois disso, você pode sombreá-los um pouco ou adicionar um sombreamento fino.
Aliás, na escola de arte ensinam a sombrear uma imagem ao pintar, mas muitos professores têm uma atitude negativa em relação ao sombreamento com o dedo ou esponja, alegando que nesse caso é simplesmente impossível aprender a desenhar corretamente as transições entre as sombras.
- Via de regra, as meninas são retratadas como anjos, enquanto os meninos são desenhados como demônios. Mas você pode seguir um caminho diferente, mais original, e mudar tudo. A imagem abaixo não é profissional, mas pode lhe dar uma ideia para criar seu próprio desenho.
- Este exemplo demonstra como você pode desenhar belos personagens usando esboços. O desenho mostra claramente linhas que ajudarão a demarcar a imagem futura. Esta é uma imagem bastante complexa, pois o personagem está ajoelhado e segurando uma pedra com uma das mãos.
Apesar de ser um demônio, ele tem cabelos muito longos e franja. Foi dada atenção aos detalhes das asas do demônio.
- Penteados de anime podem ser muito simples. Por exemplo, os homens são frequentemente retratados com cabelos curtos, presos com força. Para enfatizar um penteado tão incomum, você pode esticar um pouco as orelhas para que elas pareçam as de um elfo.
Para uma menina angelical, vale a pena escolher um penteado mais clássico e dar atenção às asas bem claras. Você também pode adicionar algumas penas que são levadas pelo vento. Parece que a menina está prestes a voar para longe das mãos do demônio, assim como as penas.
Esta é uma imagem muito colorida com cores bem escolhidas que pode ser usada para criar suas próprias ilustrações.
- No exemplo abaixo, o anjo é representado como uma criança com olhos grandes. A menina segura um panda sorridente nas mãos. Isso enfatiza mais uma vez que no anime você pode usar sua imaginação com segurança.
Se for difícil trabalhar com imagens mais realistas, você pode dar preferência às coloridas e com estilo de desenho animado. Neste exemplo, as asas fofas do anjo são retratadas de forma extremamente simples, sem detalhes desnecessários.
Os olhos, como de costume, são muito grandes e podem até ocupar a maior parte do rosto. Você pode colocar um ponto como nariz.
Os personagens podem fazer poses engraçadas e usar roupas mais complexas. O halo pode ser representado como uma espécie de coroa. Esta é uma ilustração bastante complexa e com muitos detalhes, então será mais fácil copiá-la através de uma grade fina.
Desenhos para copiar (demônios de anime, anjos e outros personagens) podem ser retirados de desenhos animados populares no estilo anime. Para fazer isso, basta abrir o vídeo no seu PC ou telefone e pará-lo no quadro desejado.
Depois disso, você precisa fazer uma captura de tela e imprimi-la em uma impressora colorida ou comum. Se você usar a técnica de esboço para redesenhar, não precisará imprimir a imagem. Você pode redesenhá-lo diretamente do monitor do seu computador.
Demônios não precisam necessariamente ser maus ou agressivos. Portanto, será interessante tentar retratar esse personagem de forma mais fofa e tocante. O principal é não esquecer as características dos anjos e dos demônios.
No exemplo abaixo, o personagem tem grandes olhos verde-amarelados e pupilas alongadas, como alguns animais ou répteis. Isso deixa claro que a imagem é de um demônio, embora ele esteja sorrindo timidamente, o que é mais típico de um anjo.
Se você quiser criar um herói mais brutal, dê preferência aos tons escuros e trabalhe na expressão facial do personagem. Nesta foto você pode ver que o artista trabalhou bem na imagem e até adicionou uma tatuagem demoníaca correspondente no pescoço.
Os olhos do personagem não precisam necessariamente estar bem abertos. Pelo contrário, você pode retratá-los levemente cobertos, para criar a impressão de que o herói está muito cansado ou não está nem um pouco interessado no que está acontecendo.
Mas mesmo neste caso, os olhos devem ser desproporcionalmente grandes. Para isso, basta esticá-los mais para os lados.
O demônio também pode representar um personagem mitológico não clássico. Ele pode parecer quase uma pessoa comum. Mas precisamos adicionar elementos que possam sugerir sua natureza demoníaca. Por exemplo, pode ser um cabelo flamejante que imediatamente chama a atenção, presas ou outros detalhes.
Em animes, os demônios às vezes são representados como guerreiros que possuem alguma forma de poder. Esta imagem mostra uma ideia muito incomum, onde a menina está usando um vestido de várias camadas com uma bainha incomum.
Por um lado, a imagem mostra um personagem fofo. Mas, por outro lado, ela tem armas e peças que revelam o demônio dentro da garota.
Aqui está outro exemplo de como você pode representar um demônio e um anjo lado a lado. Na mitologia e nos filmes, muitas vezes acontece que um anjo e um demônio se apaixonam e formam um casal. Você pode tentar representar esse mesmo enredo em seu desenho.
Não é difícil encontrar imagens para copiar. Você pode prepará-los você mesmo ou procurar imagens de anjos e demônios de anime em sites temáticos onde ilustradores iniciantes e experientes compartilham suas ideias.
Quando você estiver muito melhor em redesenhar e quiser tentar algo novo, você pode tentar outras áreas das belas-artes.
Vídeo sobre desenho
Desenhos para copiar demônios e anjos de anime: