A técnica de desenho à mão é a mais indicada para crianças, pois é considerada uma das mais simples e ao mesmo tempo permite o desenvolvimento do pensamento criativo da criança. Uma grande variedade de materiais são adequados para seu uso, e as imagens podem ser coloridas ou em preto e branco.
Há muitas ideias para criar imagens tão inusitadas e ao mesmo tempo simples. Ao desenhar, uma criança pode aprender novos materiais (aprender a contar, distinguir diferentes tipos de animais, etc.).
Como desenhar animais usando as palmas das mãos
A questão é que desenhar consiste em traçar o contorno da palma da mão. Dependendo de como você coloca sua mão em uma folha de papel, você pode obter uma variedade de imagens.
O princípio do desenho é muito simples:
- Primeiro, você precisa colocar a palma da mão sobre um pedaço de papel e tentar não movê-la.
- Abra os dedos e trace o contorno.
- Dependendo da ideia, adicione elementos adicionais.
- Pinte a imagem.
Desenhos feitos à mão para crianças também têm um efeito positivo no desenvolvimento geral da criança:
- Movimentos conscientes dos dedos estimulam o desenvolvimento da fala.
- Como a criança precisa garantir que uma mão permaneça parada enquanto a outra se move ao desenhar, isso ajuda a desenvolver uma boa coordenação.
- Se uma criança está acostumada a desenhar com a mão esquerda, então, usando essa técnica, ela pode aprender a desenvolver também o membro direito.
- Ao desenhar, a criança precisará usar a imaginação. Ele também começará a entender como diferentes imagens podem ser criadas a partir de um único contorno. Este tipo de desenho desenvolve o pensamento espacial.

Além disso, as crianças aprendem a entender melhor o mundo ao seu redor. Por exemplo, é mais fácil para uma criança lembrar-se das características e detalhes de objetos específicos, animais, etc.
Mas você precisa estar preparado para o fato de que a criança não terá sucesso na primeira vez, especialmente se ela nunca desenhou nada sozinha antes, mas usou livros de colorir.
Esta técnica é perfeita para crianças de 3 a 5 anos. Durante esse período, a criança começa a desenvolver independência, ela tenta colocar em prática seus primeiros planos e ideias. No início, você pode tentar desenhar com seu filho na mesma folha, ajudando-o.
Se ele tiver mais de 3 anos, vale a pena pegar uma folha de papel separada e mostrar a ele o processo de desenho usando seu próprio exemplo, após o qual a criança deve repetir tudo sozinha em seu espaço de trabalho.
Os seguintes materiais serão necessários para o trabalho:
O que você precisa para desenhar? | Peculiaridades |
Papel | É melhor usar folhas A4. O papel deve ser grosso o suficiente e um pouco solto para que você não precise pressionar muito forte com um lápis ou marcador. Folhas de álbum seriam perfeitas. |
Lápis simples | É mais conveniente trabalhar com lápis simples de maciez média. |
Apagador | Se for usado um lápis muito grosso, depois que a criança retirar a mão, ela poderá borrar o desenho acidentalmente. Os elementos em excesso podem ser facilmente removidos usando uma borracha macia. |
Lápis de cor | Eles podem ser usados para colorir. Mas para fazer isso, você também precisará mostrar à criança como fazer o sombreamento corretamente. |
Canetas hidrográficas | As crianças adoram cores brilhantes. Canetas hidrográficas são práticas para trabalhar e colorir imagens ao longo do contorno. |
Tintas | Crianças mais velhas vão gostar de trabalhar com aquarelas. Se você precisar criar uma imagem mais saturada, o guache servirá. |
Algumas pessoas usam giz de cera para desenhar, mas eles geralmente ficam bem sujos.
Girafa
A imagem de uma girafa é adequada para aqueles que já dominam os exemplos mais simples de desenho usando a técnica de traçado manual.
Para recriar esta imagem:
- Primeiro, coloque sua mão de lado sobre um pedaço de papel.
- Coloque 4 dedos juntos e mova o polegar levemente para criar uma boca de girafa improvisada. A própria mão neste caso desempenhará o papel do pescoço do animal.
- Trace o contorno da mão.

- Adicione um olho à girafa. Para fazer isso, basta desenhar um círculo e outro dentro, que será pintado de preto (esta será a pupila).
- Adicione as orelhas e os chifres da girafa.
- Desenhe manchas. Elas devem ser irregulares, como uma girafa de verdade.
Só falta pintar por cima da imagem. O corpo da girafa deve ser amarelo, e as manchas podem ser pintadas de laranja. Se você contornar a imagem com uma caneta hidrográfica preta ou um marcador fino, a imagem ficará mais brilhante e interessante.
Tartaruga
Desenhar uma tartaruga usando esse método também é muito simples:
- Primeiro, dobre 4 dedos, mova o polegar para o lado e coloque a mão no papel.

- Depois disso, contorne o resultado.
- Agora adicione patas, olhos e um sorriso à tartaruga. A concha precisa ser destacada desenhando células de tamanhos diferentes.
Você pode pintar a imagem com cores clássicas de tartaruga ou seguir um caminho mais interessante e escolher outros tons. Por exemplo, o casco pode ser pintado de azul, e o corpo da tartaruga de verde brilhante. Mas a criança pode escolher outras combinações de cores.
Elefante
Você levará muito pouco tempo para desenhar um elefante:
- Primeiro, coloque a palma da mão no papel e abra todos os dedos em direções diferentes.

- Depois disso, vire a folha.
- Em seguida, adicione detalhes à imagem. Finalize desenhando o rabo em forma de uma linha que termina em uma espécie de estrela. O contorno do polegar será o tronco. Algumas linhas curtas podem ser desenhadas para indicar as dobras da pele grossa. Adicione também uma orelha grande e detalhe as pernas do elefante.
Você pode colorir a imagem de azul. Se você adicionar um pouco de cor usando um lápis cinza escuro ou comum, o desenho ficará mais volumoso e interessante.
Raposa
Desenhos à mão para crianças permitem que você crie uma grande variedade de animais que geralmente são bem difíceis de desenhar.

Por exemplo, para representar uma raposa de um conto de fadas, você precisará de apenas alguns passos:
- Primeiro, coloque a mão no papel e dobre o dedo médio. A palma da mão deve ficar em um leve ângulo.
- Agora trace cuidadosamente o contorno da sua mão.
- Na próxima etapa, complete a imagem. Para fazer isso, você precisa contornar o rosto da raposa, adicionar um olho, nariz, língua e linhas adicionais nas orelhas. Para deixar a imagem completa, basta desenhar um pouco de pelo de desenho animado no lado esquerdo.
A raposa está pronta, pronta para pintar. As cores laranja e amarelo escuro são ideais para esta imagem. É melhor pintar o rosto do animal com um tom mais claro. Depois disso, resta contornar a imagem com um contorno preto para torná-la mais saturada.
Galo
Esta é a maneira mais fácil de criar um desenho à mão. Até mesmo uma criança muito pequena que tenha começado a usar lápis recentemente consegue lidar com uma imagem dessas.

Para desenhar um galo:
- Coloque sua mão com os dedos afastados sobre um pedaço de papel.
- Trace o contorno da mão.
- Depois disso, adicione patas, bico e outros elementos.
Ao pintar um galo, você pode usar muitas cores brilhantes. Para colorir, você pode usar tintas, canetas hidrográficas ou lápis, dependendo do que seu filho mais gosta.
Cavalo
As crianças adoram desenhar cavalos, mas é uma tarefa bastante difícil e é raro conseguir criar o contorno desejado imediatamente.

Você pode simplificar a tarefa usando a técnica descrita:
- Primeiro, dobre sua mão como mostrado na imagem abaixo.
- Depois disso, contorne o membro exatamente ao longo do contorno.
- Agora adicione as orelhas, a crina curta, o arreio e os elementos do focinho. Para fazer um olho, basta desenhar um pequeno círculo e colori-lo.
Depois disso, você pode mostrar à criança fotos de cavalos de cores diferentes e pedir que ela escolha as cores em que o desenho será pintado. Por exemplo, você pode escolher a cor bege.
Pato
Desenhos à mão são adequados para crianças e serão uma experiência de desenho interessante e divertida para adultos.

Você pode desenhar um pato fofo usando lápis de cor. O desenho não requer muitos detalhes adicionais.
Para desenhar você precisará de:
- Dobre os 3 dedos externos e coloque o indicador e o polegar em um pedaço de papel, como mostrado na imagem abaixo.
- Trace a mão.
- Adicione uma linha para destacar o bico do pato. Desenhe também o olho desenhando um círculo e outro menor dentro dele para indicar a pupila.
O pato pode ser pintado de amarelo brilhante, deixando o olho intacto. O bico ficará vermelho. Se você contornar a imagem, ela ficará ainda mais brilhante.
Cachorro
Este é um dos animais mais populares que as crianças adoram desenhar. Mas, assim como um cavalo, desenhar um cachorro não é tão fácil.

Portanto, você pode usar a técnica de traçar os contornos da mão:
- Primeiro, coloque sua mão sobre a folha, mas desta vez com a palma voltada para cima. Os dedos indicador, médio e anular devem ser dobrados juntos, e o dedo mínimo, ao contrário, deve ser movido para o lado o máximo possível. O polegar também deve estar suficientemente afastado.
- Agora trace o contorno da mão.
- No próximo passo, adicione a língua, o olho, a coleira do cachorro e termine de desenhar a orelha.
Só falta colorir. O cão pode ser representado na cor marrom. A língua deve estar vermelha.
Este exemplo mostra claramente como a técnica de hachura é usada. Portanto, você pode sugerir deixar as linhas mais grossas ou primeiro pintar a imagem e adicionar as linhas depois. Isso ajudará a esconder pequenas sobreposições de contorno.
lebre
Para desenhar uma lebre engraçada, basta seguir estes passos:
- Coloque a mão de modo que todos os dedos, exceto o indicador e o mínimo, fiquem dobrados. O resultado é uma espécie de estilingue ou símbolo de “cabra”, como os dos roqueiros.
- Agora trace a mão. Ao mesmo tempo, ele ficará distante da folha devido aos dedos dobrados, então você precisa desenhar as linhas lentamente para não estragar a imagem futura. No centro dos dedos que ajudam a criar o contorno das orelhas, você pode fazer pequenas curvas, já que as orelhas das lebres são um pouco mais largas na parte central.
- Agora você pode desenhar a boca, a parte interna das orelhas e os olhos.

Para colorir a lebre você pode usar as cores cinza, rosa e azul. Os olhos podem ficar mais interessantes adicionando não apenas as pupilas, mas também a íris.
Pavão
Desenhos feitos à mão para crianças também permitem que elas estudem diferentes tipos de animais e pássaros. Por exemplo, você pode contar ao seu filho sobre pavões incomuns, que se distinguem por sua cauda colorida e expressiva.
Para tal desenho:
- Primeiro, coloque sua mão como se estivesse desenhando um galo.
- Uma vez criado o contorno básico, é necessário detalhar a cabeça do pavão. Para fazer isso, você pode adicionar algumas penas enroladas, um bico e um olho. Também vale a pena adicionar uma asa nesta fase.


Agora você pode colorir tudo. Os pavões têm um corpo azulado e uma cauda verde com um lindo padrão. Para dar ao seu filho uma ideia de como colorir o rabo, você pode mostrar a ele fotos de pavões reais.
Lesma
O popular desenho animado "Bob Esponja" tem um personagem chamado Gerry. Este é um caracol que vive na casa do personagem principal como animal de estimação. Este é um personagem engraçado que age como um caracol, mas mia como um gato.
Muitas crianças estão familiarizadas com esse personagem engraçado, então elas ficarão interessadas em desenhá-lo:
- Feche a mão em punho e estenda apenas o polegar.
- Depois disso, trace o braço. O contorno do polegar atuará como a cabeça do caracol.

No desenho animado, o corpo do caracol é azul e sua concha é rosa. Há também um redemoinho vermelho brilhante e vários círculos roxos na “casa”.
Gato
Este é outro animal popular que as crianças adoram desenhar. O gato também pode ser desenhado usando a técnica de traçado de palma.
Para fazer isso:
- Coloque sua mão como mostrado na imagem abaixo, com todos os dedos dobrados, mas os dedos indicador e médio ligeiramente salientes acima do resto.
- Depois de traçar o contorno, adicione a cauda, as patas traseiras e as orelhas.
- No próximo passo, adicione a coleira, os bigodes, as patas dianteiras e o rosto do gato.



- Você pode pintar o gato em qualquer cor. Por exemplo, se você tem um gato em casa, pode convidar seu filho a tentar reproduzir a cor dele. Ou você pode criar uma imagem mais brilhante. Por exemplo, se você adicionar listras ao corpo do animal e pintá-lo de laranja, obterá um tigre incomum e engraçado.
Ou você pode representar apenas o rosto do animal. Para fazer isso, você precisa dobrar os dedos como na imagem a seguir.
Aranha
As imagens não precisam necessariamente estar próximas de objetos reais. Você pode dar a eles um pouco de abstração.
Para desenhar uma aranha:
- Coloque 4 dedos abertos sobre um pedaço de papel e trace o contorno deles.

- Depois repita a mesma coisa, mas do outro lado.
- Agora desenhe os olhos e adicione um sorriso.
Acontece que é uma aranha muito engraçada. Geralmente esses insetos são representados em preto, mas então algumas linhas não serão visíveis. Portanto, você pode usar um lápis azul escuro ou tintas. Este desenho é perfeito para aprender quantas pernas as aranhas têm. Essa também é uma boa ideia para praticar a contagem com seu filho.
Borboleta
Continuando com o tema de insetos no desenho, será interessante considerar como desenhar borboletas. Eles se distinguem por suas asas brilhantes, que podem ter os desenhos mais intrincados.

A imagem em si é criada de forma muito simples:
- No primeiro estágio, coloque a mão sobre a folha, como se estivesse pressionando-a com força contra a mesa.
- Depois que o contorno do primeiro braço estiver pronto, repita o mesmo com o segundo membro. Ou você pode pedir para seu filho colocar as mãos como mostrado abaixo e traçar as palmas das mãos.
- Agora você pode adicionar o corpo do inseto e pintá-lo de preto ou marrom escuro. Desenhe também alguns cachos na cabeça. Essas serão as antenas.
A parte mais interessante continua: colorir as asas da borboleta. Você pode pedir para seu filho pensar no que será retratado nas asas ou usar fotos de insetos reais.
Uma boa ideia é lembrar quais borboletas voavam ao redor de sua casa de veraneio ou vila no verão. Além disso, será útil contar ao seu filho sobre as variedades desses lindos insetos.
Dinossauro
Animais pré-históricos despertam interesse genuíno nas crianças. Muitos documentários, filmes de aventura, filmes de fantasia e desenhos animados foram feitos sobre dinossauros. Ao mesmo tempo, o desenho do dinossauro é bastante complexo e abrangente.
Mas o problema pode ser resolvido de forma muito simples se você representar um “monstro” de desenho animado usando a técnica descrita:
- Primeiro, dobre sua mão conforme mostrado na ilustração abaixo.
- Depois de criar o esboço básico, adicione detalhes. Por exemplo, você pode desenhar um olho expressivo. Para fazer isso, basta desenhar um círculo e pintar a parte interna dele de preto.

- Você também pode adicionar picos. Para fazer isso, a criança pode desenhar triângulos da cabeça e do pescoço do dinossauro.
- Não se esqueça dos numerosos dentes afiados. Para fazer isso, desenhe triângulos menores na boca.
Os dinossauros geralmente são verdes. E os espinhos podem ser feitos de vermelho para que se destaquem. Assim como nos exemplos anteriores, a imagem finalizada e colorida pode ser contornada com um contorno preto mais grosso. Você pode colorir o dinossauro com lápis. Também vale a pena seguir a técnica de sombreamento.
Se você precisar colorir uma imagem mais rápido, tintas serão suficientes. Mas é preciso lembrar que, ao usar aquarela, é preciso garantir que a folha de papel seja bem grossa. O papel comum ficará molhado e ondulado.
Como você pode ver nas imagens de exemplo, para esses desenhos você precisa dobrar a mão da mesma forma que nos jogos de sombra. Isso produz imagens muito interessantes.
Isto não é apenas desenho, mas também uma prática útil para crianças, durante a qual elas aprenderão habilidades que são aplicáveis não apenas às belas-artes, mas em muitas outras áreas.
Vídeo sobre desenho
Desenhos de mãos para crianças: