Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

Lindos desenhos, criado com um marcador, pode parecer difícil para artistas iniciantes devido a uma série de características da escolha da ferramenta de trabalho, bem como da própria técnica de desenho. Apesar disso, você pode aprender a desenhar em qualquer idade, gastando o mínimo de tempo possível.

Seguindo as recomendações de artistas experientes, um iniciante poderá criar de forma independente imagens que mais tarde poderão ser usadas não apenas para decorar cadernos, mas também na decoração de um ambiente.

Como aprender a desenhar

Esboçar é o processo de criação de desenhos simples que permitem ao artista expressar seu estado emocional atual.

Dominar a habilidade de criar esboços será útil para as pessoas, independentemente de sua ocupação principal:

  • alunos de instituições de ensino superior (visualização das principais teses da palestra);
  • designers (criação de projetos);
  • gerentes de empresas que lançam produtos criativos para o mercado consumidor moderno (uma declaração clara da tarefa para um anunciante, arquiteto, designer de layout ou construtor).

Para aprender a desenhar, você precisa:

  • praticar a criação de imagens de figuras geométricas sempre que possível, desenhando os contornos dos desenhos com alta qualidade;
  • estudar os detalhes dos objetos no mundo ao redor e lembrá-los para a possibilidade de reprodução posterior;
  • ao criar os primeiros esboços, as imagens multicomponentes devem ser divididas em desenhos mais simples (por exemplo, um carro é mais fácil de desenhar se você o representar desenhando formas geométricas uma por uma);
  • Pratique habilidades de esboço sempre que possível (é melhor usar um caderno compacto para desenhos, para que você possa tê-lo com você sempre que possível).

Ferramentas básicas de desenho com marcador para iniciantes

Desenhos com marcadores para iniciantes exigem um conjunto básico de ferramentas para criar:

  • Caderno de esboços.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

O caderno deve ser composto por folhas de papel de um só lado, firmemente encadernadas, com densidade mínima de 160 g. Ao usar papel comum, os desenhos perderão sua aparência original após 10 a 30 minutos. depois que a imagem é criada, a paleta de cores dos marcadores fica distorcida.

  • Lápis simples. A dureza preferida da ferramenta em questão é HB. Não risca a superfície do papel e não mancha ao entrar em contato com a mão.
  • Apagador. Ela deve ser feita de borracha de boa qualidade para remover linhas desnecessárias do papel, em vez de apagá-las, deixando marcas acinzentadas.
  • Papel vegetal. É necessário evitar que a superfície da folha fique oleosa por causa das mãos quando você estiver sobre ela enquanto desenha os detalhes do esboço e colore o desenho com marcadores.
  • Liners, ou canetas capilares de várias cores. Necessário para desenhar os contornos das imagens.
  • Marcadores.

Visão geral do marcador

Ao escolher os marcadores certos para esboçar, um artista iniciante pode facilitar seu trabalho, minimizando o risco de manchas ou distorção da cor da tinta.

Os marcadores de marca mais comumente usados ​​são:

Nome da empresa do marcador Breve descrição
Copic Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

Os esboços criados com marcadores desta empresa se distinguem pela riqueza de suas cores e pela resistência da tinta a influências externas (por exemplo, luz solar direta).

Os produtos Copic têm duas pontas: uma delas contém um pincel macio para criar transições e linhas suaves, e a outra ponta contém uma mina dura e chanfrada. Os marcadores desta marca não são tóxicos, pois utilizam álcool na sua produção.

Toque Gêmeo Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

Marcadores dupla face, cuja principal vantagem é a capacidade de interagir entre si, formando assim uma nova tonalidade sem riscos e marcas na superfície do papel.

Chartpak Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

Marcadores macios de qualidade premium feitos de óleo. Com a ajuda deles, você pode criar um gradiente, independentemente do tipo de superfície usada para a criatividade (eles desenham igualmente bem em papel, plástico, vidro, etc.).

Finecolour Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

Uma versão econômica dos marcadores Copic, que replica exatamente tanto a aparência do original (corpo nervurado) quanto as propriedades físicas (cores ricas, diferentes tipos de pontas - pincel e caneta).

Dicas para iniciantes

Desenhos com marcadores para iniciantes devem ser criados de acordo com as recomendações básicas de desenhistas profissionais.

Como não borrar o desenho

Devido ao manuseio descuidado da superfície de trabalho ao criar um esboço, pode aparecer uma marca oleosa da mão do artista ou uma impressão borrada de uma área já pintada da imagem.

Para minimizar o risco de danificar o desenho, recomenda-se utilizar papel vegetal durante o processo de trabalho, colocando-o sob a mão ativa.. Se não houver uma folha de papel especial, é permitido proteger a superfície da gordura da pele com papel comum de tamanho apropriado.

Em trabalhos que resultarão em uma composição multicomponente em larga escala, dispositivos especiais devem ser usados, como uma ponte ou mahlstick. Se houver resíduos de grafite no seu esboço, use um pincel seco especial que não deixe marcas para removê-los.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar
Para evitar borrar o desenho, coloque papel vegetal sob sua mão que está trabalhando.

Para fixar a tinta no papel, minimizando assim suas manchas na superfície de trabalho, é necessário usar um fixador especial. Esta composição deve ser aplicada estritamente de acordo com as instruções do fabricante, afetando localmente áreas individuais da imagem.

Textura

Desenhos com marcadores para iniciantes podem envolver a criação de uma textura específica.

A técnica para desenhar tais esboços pode ser diferente:

  • linhas verticais, variando em comprimento e espessura, formando uma curva comum da tira (para criar textura de madeira);
  • traços dispostos em padrão espinha de peixe de maneira caótica, cuja cor e direção mudam à medida que a superfície de trabalho é preenchida (para criar uma textura concreta);
  • "cravando" tinta na superfície do papel usando um pedaço áspero de esponja (para criar uma textura de pedra).

Técnica de sombreamento

Ao criar esboços, apenas duas técnicas são usadas com mais frequência: sombreamento e hachura.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

Para garantir que as transições de cores durante o sombreamento sejam as mais suaves possíveis, você deve primeiro dominar as técnicas de sombreamento clássico. O processo de sombreamento envolve esfregar linhas curtas na superfície do papel, desenhadas com uma caneta grossa, usando um dispositivo especial, um pedaço de papel enrolado em um tubo ou uma borracha amassada para clarear os detalhes do desenho.

O sombreamento de cores tem uma série de características específicas:

  • use apenas materiais de textura macia no processo de trabalho;
  • mover a ferramenta de trabalho ao longo do curso original;
  • comece a sombrear com tons mais escuros, passando gradualmente para tons mais claros;
  • evite transições de cores bruscas e quebras óbvias.

O sombreamento permite criar volume em um desenho e torná-lo mais realista.

Eclosão

A hachura é usada em esboços para indicar a direção da luz, para criar a textura necessária, o formato de uma parte componente da composição e também ao desenhar claro-escuro.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

Para aprender a chocar, você deve estudar as regras básicas da atividade em questão:

  • os traços devem ser separados e localizados a uma distância de 1-2 mm um do outro;
  • os traços devem ser feitos o mais retos possível, evitando a formação de linhas onduladas ou ziguezagues;
  • observe a transição de cor do escuro para o claro;
  • os traços devem preencher completamente a parte interna dos detalhes da composição;
  • ao desenhar traços nas interseções das principais linhas de contorno, certifique-se de que o ângulo do traço seja mínimo;
  • para tornar o sombreamento visualmente mais denso e uniforme, recomenda-se aplicá-lo em 3-4 camadas (não traga a borda do sombreamento para a borda do início da linha anterior de linhas para evitar a formação de uma “costura” nítida);
  • Não use sombreamento ao criar uma imagem que já tenha sombreamento.

Aplicação de diferentes linhas

Para iniciantes, é importante entender que a principal ferramenta de trabalho na criação de desenhos com marcadores são linhas de diferentes tipos:

  • reta ou curva;
  • simples ou complexo;

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

  • longo ou curto;
  • sólido ou descontínuo;
  • principal ou auxiliar.

Devem ser utilizados de forma adequada, seguindo as recomendações de artistas profissionais:

  • não trace linhas várias vezes (sejam elas principais ou secundárias);
  • linhas largas ajudam o artista a colocar acentos em sua composição, destacando os elementos principais com a ajuda deles;
  • para tornar um objeto mais pesado, é necessário desenhá-lo com linhas grossas; para enfatizar a leveza da imagem, vale usar traços finos;
  • use linhas grossas para indicar a proximidade de um objeto específico e linhas finas para indicar a distância;
  • Para indicar a localização da luz, você precisa desenhar o esboço com traços grossos (se estiver na sombra) e finos (se a luz incidir sobre ele).

Como desenhar

Artistas iniciantes são aconselhados a usar algoritmos geralmente aceitos, desenvolvidos por profissionais experientes, ao criar seus primeiros trabalhos.

Silhuetas

A principal tarefa na criação de uma silhueta é indicar os limites do desenho, e não desenhar o espaço interno da imagem. No sentido clássico, a parte interna da silhueta é preenchida com hachuras ou sombreamentos, formando assim uma sombra. Os detalhes da imagem geral determinam o quão reconhecível ou ilegível o desenho final será.

Para um contraste pronunciado de cores, recomenda-se desenhar silhuetas com um marcador escuro em uma folha de papel branca, seguindo os princípios da técnica generalizada. Um estilo de trabalho semelhante também é usado na criação de retratos, esboços arquitetônicos e esboços de paisagens.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar
Desenhos com marcadores para iniciantes: silhueta

Para desenhar uma silhueta, você precisa:

  1. Determine corretamente as proporções do objeto planejado para o esboço.
  2. Identifique as características únicas do contorno.

Pessoas

Você pode desenhar pessoas usando o algoritmo abaixo:

  • Decida em que posição a pessoa será retratada: sentada, em pé ou em movimento. É aconselhável que iniciantes desenhem as pessoas de trás.
  • Represente a figura em formas geométricas simples (círculo, quadrado, oval, triângulo e assim por diante). Não é recomendável dar atenção aos pequenos detalhes do esboço, priorizando o esboço da massa geral.
  • Adicione pequenos detalhes à imagem.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

  • Crie sombras e penumbras. Isso pode ser feito por sombreamento ou por mesclagem.
  • Termine de desenhar os objetos ao redor.

Face

Para aprender a desenhar um rosto usando marcadores de esboço, você precisa estudar os detalhes da sua aparência no espelho com a maior frequência possível. Depois de adquirir a habilidade de criar autorretratos, um iniciante pode passar para uma tarefa mais complexa: fazer esboços de rostos de outras pessoas.

Um algoritmo desenvolvido por artistas profissionais o ajudará com isso:

  • Desenhe uma oval. Para deixar a figura uniforme, recomenda-se utilizar 2 retas perpendiculares, tomando-as como eixo horizontal e vertical.
  • O círculo resultante é visualmente dividido em 5 áreas de tamanhos diferentes, dependendo da parte do corpo que você planeja desenhar nele: sobrancelhas, nariz, testa, olhos, boca.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

  • Esboce as partes do rosto esquematicamente.
  • Certifique-se de que todos os componentes do esboço estejam colocados no nível correto (por exemplo, os olhos devem ser simétricos).
  • Desenhe as partes principais do rosto (olhos, nariz e boca), tornando-as visualmente anatomicamente naturais.
  • Aplique sombras e penumbras usando hachuras ou sombreamentos, dependendo das habilidades e preferências do artista.

Cabelo

Técnica para desenhar cabelos ao criar esboços:

  • Desenhe um semicírculo – o contorno da cabeça, colocando-o no meio da folha de papel.
  • Usando 2 linhas verticais com curvas suaves, desenhe o formato do futuro penteado, seu comprimento e volume.
  • Desenhe curvas de cabelo para os lados, saindo da divisão desejada. Alternativamente, é aceitável representar franjas.
  • Marque o contorno interno do penteado, destacando claramente suas bordas.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

  • Desenhe as curvas secundárias do penteado com linhas suavemente curvas, minimizando seu número.
  • Trace o contorno do penteado, tornando-o mais expressivo em comparação com as linhas secundárias.
  • Preencha o espaço vazio entre as curvas principais do penteado, dando realismo ao esboço resultante.

Cenário

Por exemplo, você pode desenhar uma paisagem de verão no estilo esboço usando marcadores como este:

  • Marque as silhuetas dos troncos das árvores (linhas verticais) usando um marcador cuja cor seja o mais próxima possível da tonalidade da superfície de trabalho.
  • Pinte a área entre as verticais de verde, controlando a suavidade da transição de tons.

Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar

  • Desenhe os troncos com mais detalhes. Por exemplo, adicione traços horizontais a alguns deles – uma característica distintiva da imagem da bétula.
  • Desenhe o primeiro plano da imagem (grama, tocos, flores, etc.).
  • Na parte superior da folha, use um marcador azul para marcar o céu.

Lindas fotos para copiar em um caderno de desenho

Para não desencorajar o desejo de se desenvolver na área de desenho, é aconselhável que os iniciantes escolham imagens para copiar em um caderno de desenho, correlacionando corretamente suas habilidades e a complexidade do trabalho futuro.

Desenhos fáceis para copiar

É recomendável começar criando esboços simples que não exijam muito tempo ou habilidades especiais:

Variante de esboço O método de sua cópia
Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar
  1. Desenhe uma linha horizontal na parte inferior da folha de papel.
  2. Desenhe 3 linhas verticais (troncos de árvores) a partir da horizontal.
  3. Desenhe linhas curtas a 2/3 do comprimento dos troncos, direcionadas diagonalmente para baixo.
  4. Desenhe um triângulo entre as árvores. Estenda as bordas da figura e desenhe um retângulo (tenda).
  5. À esquerda da barraca, desenhe 4 círculos pequenos, colocando-os o mais próximo possível um do outro.
  6. Desenhe o contorno do fogo acima dos círculos. Na parte superior, use linhas curvas para indicar a direção da fumaça.
  7. No fundo do esboço, descreva um triângulo sem borda inferior, maior em tamanho do que outros objetos na composição (a montanha).
  8. Mais perto do canto da maior figura geométrica, desenhe um zigue-zague e traços verticais em um dos lados (textura).
  9. Desenhe uma lua perto do topo da montanha.
Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar
  1. Desenhe um círculo sem desenhar sua borda inferior.
  2. A partir da borda inferior da figura, usando linhas verticais, suavemente curvadas para cima, desenhe ondas.
  3. Contorne o contorno do círculo, tornando-o mais proeminente em comparação aos objetos secundários.

Desenhos complexos

Tendo dominado as habilidades básicas de criação de esboços, um iniciante pode desenhar desenhos mais complexos:

Variante de esboço O método de sua cópia
Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar
  1. Use semicírculos para contornar os lábios superior e inferior.
  2. Ao desenhar uma covinha no contorno do lábio superior, você pode deixar a boca mais anatômica.
  3. A partir do contorno inferior do lábio superior, desenhe 2 retângulos (dentes).
  4. Preencha o espaço entre os lábios entreabertos com pequenas flores e seus caules, transformando-os em uma massa comum.
Desenhos com marcadores para iniciantes: esboços fáceis de copiar
  1. Desenhe um semicírculo fortemente curvado para baixo.
  2. Preencha a parte interna do semicírculo com traços direcionados aleatoriamente.
  3. A partir das extremidades do semicírculo, desenhe outro semicírculo, maior em tamanho, mas menos curvo.
  4. Desenhe um retângulo dentro do semicírculo grande, colocando-o verticalmente.
  5. A partir do contorno superior do retângulo, desenhe uma oval pontiaguda (fogo).
  6. Preencha a parte superior da superfície interna da lâmpada com linhas suavemente curvas (fumaça).
  7. Aplique sombras e meias-sombras usando hachuras e sombreamentos.

Com marcadores pretos ou coloridos, se escolhidos corretamente, você pode não apenas colorir um desenho, mas também criar uma imagem em estilo de esboço. Para iniciantes, é mais conveniente usar as recomendações e algoritmos padrão de artistas experientes no processo de criatividade nessa direção.

Desenhar, se o processo de trabalho for organizado corretamente, ajudará a pessoa a liberar emoções avassaladoras, estabilizando assim seu estado mental.

Vídeo sobre desenhos com marcadores

Desenhos com marcadores para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho