Para crianças criando um desenho de uma abelha pode se tornar uma tarefa viável se você ajudar o jovem artista a organizar seu processo de trabalho de acordo com as recomendações básicas dos professores de belas artes. Depois de dominar as regras básicas, será mais fácil para a criança não apenas copiar imagens simples, mas também criar suas próprias melhorias nas imagens originais.
O que você precisa para desenhar com um lápis?
Um desenho de uma abelha para crianças deve ser criado usando ferramentas básicas:
- conjunto de lápis de diferentes durezas (São necessárias minas diferentes para desenhar o contorno (lápis duros), sombrear e preencher o espaço interno das figuras principais (lápis macios), bem como representar objetos secundários nos desenhos (lápis médio-duros marcados com HB);
- folhas de papel grosso ou papelão (papel fino pode rasgar ao colorir um desenho ou remover linhas desenhadas incorretamente com uma borracha);
- apagador (recomenda-se fornecer à criança uma borracha de alta qualidade que não seja capaz de danificar a integridade do papel ou da folha de papelão utilizada);
- estênceis (relevante se o desenho de uma abelha for criado por uma criança de 5 a 8 anos, que não tenha experiência independente anterior na criação de imagens multicomponentes à mão);
- imagens originais (se a criança preferir copiar imagens em vez de criá-las sozinha);
- lápis de cor, marcadores ou tintas. A criança pode escolher o método de colorir o desenho resultante de forma independente.
- Você não deve dizer a ele quais cores ele deve usar, pois essa abordagem pode provocar uma rejeição no jovem artista em relação à criatividade em geral.
Como uma criança pode desenhar uma abelha passo a passo?
É mais conveniente criar um desenho de uma abelha para crianças em etapas, começando com uma imagem da cabeça do inseto. É melhor fazer um desenho detalhado no estágio final.
Cabeça com probóscide
A cabeça do inseto deve ser desenhada assim:
- Desenhe uma oval com bordas pontiagudas, posicionando-a verticalmente.
- Desenhe um pequeno semicírculo dentro da borda inferior da figura.
- Termine de desenhar um semicírculo, conectando seus pontos extremos em um, fora do contorno da imagem (tronco).
- Afastando-se 1–2 cm da borda inferior do oval, desenhe outro oval arredondado dentro da figura, aproximadamente metade do tamanho do primeiro (o olho do inseto).
Torso
Depois de desenhar as partes principais da cabeça da abelha, você precisa passar a criar o contorno do corpo:
- A partir da borda direita da cabeça da abelha desenhada anteriormente, desenhe um semicírculo, colocando seus pontos extremos na borda do oval.
- A partir deste semicírculo, desenhe outro semicírculo para a direita, estendido ao máximo para a direita e ligeiramente pontudo em seu ponto máximo. A distância entre as bordas superior e inferior do corpo da abelha deve ser de pelo menos 7 cm.
Listras
Para tornar o desenho mais realista, é necessário preencher o interior do corpo do inseto com listras suavemente curvas.

A distância entre os arcos deve ser de pelo menos 2-3 cm (o comprimento exato é determinado pela escala da imagem e pelo formato da folha de papel utilizada).
Antenas
Recomenda-se desenhar as antenas da abelha com linhas curvas, posicionando seus pontos extremos abaixo dos originais. As curvas devem ser desenhadas aproximadamente a partir do meio da borda esquerda da cabeça. O comprimento das antenas não deve exceder 7 cm (ao representar uma abelha que preencha completamente o espaço de trabalho). As linhas devem ter um contorno claro, ângulos agudos nas dobras e uma aparência característica das antenas de um inseto.
Asas
Recomenda-se desenhar as asas da abelha usando ovais pontiagudos com contorno irregular. Essas figuras devem ser desenhadas a partir do semicírculo mais próximo da cabeça do inseto desenhado. Dentro das asas, para tornar o desenho mais realista, você precisa desenhar um “esqueleto” (uma linha vertical com finas linhas retas estendendo-se dela para a direita e para a esquerda).
Picada
O ferrão raramente é desenhado por crianças, pois, devido à idade, elas não prestam atenção aos detalhes da imagem do inseto, examinando-o sozinhas. Os pais ou professores devem chamar a atenção da criança para essa parte integrante do corpo da abelha, sugerindo que ela a desenhe com uma linha fina (pelo menos esquematicamente), traçando-a a partir da borda lateral esquerda da cabeça do inseto.
Os toques finais
Na etapa final da criação da imagem de uma abelha, é necessário desenhar as pernas do inseto, compostas por 2 partes, de forma que as 2 dianteiras sejam mais curtas que as traseiras. Você pode adicionar detalhes à imagem desenhando o relevo do corpo do inseto, bem como adicionando sombras, sombreamento ou colorindo a imagem resultante.
Ideias para desenhar abelhas para copiar com um lápis. Descrição para iniciantes
Um desenho de abelha para crianças é criado de várias maneiras, dependendo do estilo escolhido pelo jovem artista para seu trabalho.
Maya, a Abelha
A Abelha Maia, uma famosa personagem de desenho animado infantil, é quase sempre escolhida pelas crianças quando recebem a tarefa de desenhar um inseto.
Pode ser representado assim:
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. Desenhe um pequeno círculo no meio da folha de papel que você está usando. 2. A partir da borda inferior do círculo, desenhe um semicírculo alongado, curvado para baixo (o corpo). 3. A partir da borda inferior do semicírculo, desenhe 2 ovais do mesmo tamanho (as pernas da abelha). 4. Nas bordas laterais do corpo, na área onde o corpo faz a transição para a cabeça, desenhe 2 linhas paralelas em cada direção, conectando seus pontos extremos com uma linha curva (as mãos de um personagem de desenho animado). 5. Desenhe um penteado de abelha ao redor da borda superior da cabeça usando uma linha suavemente curva. 6. Da cabeça, desenhe 2 linhas finas para cima, no final das quais desenhe pequenos círculos (antenas). 7. Desenhe o contorno das características faciais de Maya, representando os olhos (2 ovais idênticos), um semicírculo entre eles com uma curva para cima (nariz) e uma boca (um semicírculo sob o nariz, curvado para baixo). 8. O corpo da abelha deve ser preenchido com linhas suavemente curvas para baixo, localizadas a uma distância de 2-3 cm uma da outra. 9. Adicione detalhes à imagem desenhando as pupilas e também os dedos do personagem de desenho animado. 10. Pinte a imagem usando as cores amarelo e preto. |
Abelha Chibi
É recomendável criar um desenho de uma abelha Chibi assim:
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. Desenhe um círculo uniforme no meio da folha de papel que você está usando. 2. Dentro do círculo, desenhe 2 círculos pequenos do mesmo tamanho (olhos). Os olhos devem ser desenhados de modo que o rosto da abelha fique posicionado ligeiramente na diagonal. 3. Desenhe as pupilas e os destaques dentro dos olhos (mais 2 círculos em cada olho, de tamanhos diferentes e localizados próximos um do outro. O espaço entre os círculos internos deve ser pintado de preto). 4. Afastando-se 2-3 cm do contorno dos olhos, desenhe outro pequeno círculo, simbolizando o contorno das bochechas do personagem de desenho animado. 5. Entre as bochechas, desenhe 2 semicírculos, curvados para baixo, localizados próximos um do outro. 6. A partir da borda superior da cabeça desenhada, desenhe 2 linhas curvas, cujas extremidades são direcionadas em direções opostas e torcidas em espirais. 7. A partir da borda inferior da cabeça, desenhe um semicírculo, apontando para baixo (torso). 8. A parte interna do corpo deve ser preenchida com linhas suavemente curvas, cuja distância entre elas deve ser de pelo menos 3-4 cm. 9. A partir das bordas laterais do corpo, desenhe semicírculos à direita e à esquerda. Neste caso, os ovais superiores, que são do mesmo tamanho, devem ser 1,5 vezes maiores que as figuras inferiores idênticas (asas de inseto). 10. Adicione detalhes à imagem e, se desejar, pinte-a. |
Abelha em uma flor
Será mais interessante para as crianças criarem um desenho de uma abelha sentada em uma flor como este:
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. Distribua uniformemente tinta de cor brilhante sobre a parte interna da palma da criança. 2. Pressione a palma da mão firmemente no centro da folha de papel que você está usando, criando assim uma impressão (o contorno de um botão de flor). 3. A partir da borda inferior da flor, desenhe 2 paralelos para baixo, pintando o espaço entre eles de verde. 4. A partir dos pontos inferiores do caule, desenhe 2 semicírculos alongados, curvados para cima (folhas). 5. Em uma das “pétalas” (dedo) desenhe um pequeno triângulo (o corpo da abelha). 6. Pinte o interior do triângulo de amarelo. Desenhe listras sobre um fundo simples usando um lápis simples. 7. A partir da borda direita do corpo, desenhe uma linha diagonal, cujo comprimento não deve ser maior que a metade da borda do triângulo principal. 8. Desenhe semicírculos (asas) em ambos os lados da diagonal. 9. Desenhe um pequeno círculo (a cabeça do inseto) no canto superior do triângulo. 10. Desenhe os olhos e a boca da abelha dentro da cabeça (pontos e um semicírculo). 11. A partir da borda superior da cabeça, desenhe linhas ligeiramente curvas para cima (as antenas do inseto). Caso não seja possível utilizar tintas para desenhar objetos secundários (flores), eles podem ser representados esquematicamente, a critério do jovem artista. |
Abelha com mel
A maneira mais fácil de desenhar uma abelha com mel nas mãos é assim:
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. Na parte central da folha de papel, desenhe uma oval arredondada (o corpo do inseto). 2. O lado direito do oval deve ter aproximadamente o dobro da largura do esquerdo. 3. Na borda superior direita da imagem, desenhe 2 círculos internos de modo que o que está localizado à direita fique atrás do esquerdo (os olhos da abelha). 4. Desenhe 1 círculo pequeno (pupilas) dentro dos círculos principais. 5. Entre os olhos, próximo a eles, desenhe um pequeno oval (nariz). 6. Afastando-se 2-3 cm do nariz, desenhe 2 semicírculos saindo dos mesmos pontos, mas com diferentes graus de curvatura para baixo (a boca do inseto). 7. À esquerda da área do rosto da abelha, desenhe 5 linhas ligeiramente curvas, posicionando-as a uma distância de 1-2 cm uma da outra. 8. A partir da borda esquerda da figura principal, desenhe um pequeno triângulo. 9. Desenhe 3 semicírculos de tamanhos diferentes em cima do oval de modo que seus pontos finais fiquem localizados na borda da figura principal. 10. Termine de desenhar os membros do inseto, representando-os em qualquer forma (seja desenhando bem os braços e as pernas ou desenhando-os esquematicamente com linhas retas). 11. Desenhe um semicírculo curvado para cima próximo a uma das mãos (alça do balde de mel). 12. A partir dos pontos extremos do semicírculo, desenhe um retângulo para baixo, de modo que sua borda superior seja aproximadamente duas vezes mais larga que a borda inferior (balde). 13. Usando linhas onduladas ao longo da borda do balde desenhado, descreva o contorno do mel espirrando. 14. Adicione detalhes ao desenho e, se desejar, pinte-o. |
Insetos melíferos em favos de mel
Para enfatizar a importância das abelhas na produção de mel, a criança pode ser solicitada a desenhar insetos produtores de mel diretamente nos favos. Para facilitar a tarefa do jovem artista, você pode mostrar a ele como os favos de mel se parecem na realidade e também, durante a discussão, contar a ele sobre a finalidade deles.
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. Divida visualmente a superfície de trabalho em duas metades. 2. Na parte inferior do desenho, desenhe vários círculos pequenos, colocando-os próximos uns dos outros (favo de mel). 3. Se você tiver lápis de cor, é recomendável colorir as áreas internas dos pequenos círculos de amarelo. 4. Na metade superior do plano de trabalho, desenhe 2 ovais, apontados para as bordas (os corpos dos insetos). 5. À direita ou à esquerda, dentro das figuras (se o artista escolher o lado direito de uma oval, a mesma imagem deverá ficar à esquerda na segunda), desenhe 2 pequenos círculos do mesmo tamanho. 6. No lado oposto, desenhe uma pequena linha reta, fora do contorno da imagem principal. 7. Preencha a parte interna do corpo das abelhas (de 2 círculos até a borda oposta) com linhas levemente curvas. 8. Desenhe 2 círculos pequenos (asas de inseto) na parte superior e inferior das bordas ovais. 9. Se desejar, a composição geral pode ser melhorada desenhando mais algumas abelhas acima dos favos de mel. |
Colmeia com abelhas
Uma colmeia com abelhas pode ser desenhada em detalhes, num estilo realista, ou esquematicamente, aproximando a aparência da imagem final de um estilo de desenho animado.
A maneira mais fácil de criar uma imagem é:
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. A partir da borda direita do plano de trabalho, desenhe 2 linhas horizontais ligeiramente curvas que repitam exatamente as curvas uma da outra. 2. Os pontos extremos das linhas devem ser conectados por uma curva vertical, imitando os galhos do galho principal da árvore. 3. Desenhe pequenas ovais (folhas) perto das partes pontiagudas do galho desenhado. 4. Preencha o espaço entre as linhas com curvas, posicionando-as aleatoriamente. 5. A partir do meio da borda inferior do galho, desenhe 3 ovais pontiagudos de um ponto, cujas extremidades devem ser direcionadas em direções diferentes. 6. Desenhe 7 semicírculos na parte inferior, cujos pontos extremos devem estar localizados no contorno da linha anterior (colmeia). Os semicírculos devem ser desenhados em tamanhos diferentes para que as figuras de cima e de baixo sejam as menores, e as maiores fiquem no meio. A distância entre os semicírculos deve ser de pelo menos 4-5 cm. 7. Entre o 3º e o 4º semicírculo, desenhe um pequeno semicírculo curvado para cima, de baixo para cima. Sombreie ou pinte a distância dentro do contorno. 8. À direita e à esquerda da colmeia desenhada, descreva esquematicamente as abelhas (pequenos ovais, cuja área interna é preenchida com linhas ligeiramente curvas, com semicírculos alongados desenhados a partir da borda superior da figura principal (asas). |
Abelha em uma rocha
Você pode pintar uma pedra para parecer uma abelha assim:
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. Divida visualmente a superfície da pedra a ser usada em 3 a 4 faixas, cuja largura deve ser de pelo menos 2 a 4 cm, dependendo do tamanho da pedra. 2. Pinte as listras na superfície da pedra, alternando as cores preta e amarela. 3. Deixe a tinta secar. 4. Em seguida, na faixa da frente, que deve ser amarela, desenhe 2 ovais, aproximadamente do mesmo tamanho (os olhos da abelha). Desenhe mais uma oval dentro de cada oval (pupilas). Pinte as pupilas de preto, deixando um pequeno ponto branco (destaque). 5. Coloque 2 pontos pretos (narinas) abaixo dos olhos, aproximadamente entre eles. 6. Na parte inferior da superfície frontal, desenhe 2 semicírculos curvados para baixo, cujos pontos extremos coincidam (boca). Pinte o espaço entre os semicírculos de vermelho. 7. Acima dos olhos da abelha, no meio, desenhe 2 linhas curvas, cujas extremidades devem ser torcidas em espiral (antenas). 8. Na borda superior da pedra, desenhe 2 ovais com tinta branca, um dos lados deve ser pontudo (asas). Os cantos pontiagudos dos ovais devem estar localizados em um ponto. 9. Adicione detalhes à imagem desenhando uma linha vertical com ramos horizontais suaves dentro dos ovais (o “esqueleto” das asas do inseto). |
Imagem realista de um inseto
A tarefa mais difícil para uma criança será desenhar uma abelha realista. Durante as primeiras tentativas, é recomendável fornecer ao jovem artista uma imagem de origem, com a qual ele será capaz de lidar com a tarefa.
Variante de desenho | A maneira como é criado |
![]() | 1. No meio do plano de trabalho, desenhe 2 linhas perpendiculares que se cruzam exatamente no meio. 2. Afaste-se 2-3 cm do ponto de intersecção das linhas e desenhe um pequeno círculo (uma das partes do corpo do inseto). 3. Desenhe uma oval na parte inferior do círculo de modo que seu ponto inferior fique localizado aproximadamente no meio da parte inferior da vertical (a segunda parte do corpo do inseto). 4. Desenhe um pequeno semicírculo (a cabeça da abelha) em cima, próximo ao círculo. 5. Remova as linhas secundárias usando uma borracha. 6. Desenhe um triângulo à direita e à esquerda do círculo (asas de inseto). 7. A área interna das asas deve ser dividida em 2 metades usando uma linha horizontal. 8. A partir da área onde as duas partes do corpo se conectam, desenhe 2 linhas ligeiramente curvas para a direita e para a esquerda, direcionadas para baixo. Os pontos extremos das linhas devem ser conectados, formando assim um ângulo (as patas traseiras do inseto). 9. Usando curvas conectadas umas às outras, você também deve desenhar as patas dianteiras da abelha. 10. A partir da borda superior do semicírculo, desenhe 2 curvas com um lápis fino (antenas). 11. Preencha a parte inferior do corpo com listras, cuja largura não deve ser maior que 2-3 cm, dependendo da escala da imagem final. 12. Pinte a imagem resultante usando as cores preta e amarela. |
Para as crianças, a tarefa de criar um desenho de uma abelha não será apenas uma forma de desenvolver suas habilidades criativas, mas também uma oportunidade de evitar a sobrecarga do sistema nervoso. Ao representar um inseto no estilo escolhido, a criança aprende atenção, precisão e perseverança. Você pode facilitar a tarefa de um jovem artista fornecendo a ele uma imagem de origem, um algoritmo de fluxo de trabalho otimizado ou modelos (se a criança tiver menos de 5 ou 6 anos).
Vídeo sobre como desenhar uma abelha
Como desenhar uma abelha para crianças: