A aurora boreal é um fenômeno natural único que frequentemente se torna tema de desenhos. Ao representar o céu multicolorido do norte, as crianças aprendem a criar padrões únicos, estudam os princípios das combinações de cores e dominam habilidades artísticas.
Como desenhar a aurora boreal
Aurora Boreal (um desenho para crianças feito com uma técnica simples) é um dos temas das aulas criativas. O fenômeno natural foi descrito em detalhes por pesquisadores científicos e também é usado para criar descrições artísticas na literatura. A base do desenho são os destaques no fundo principal. Para conseguir esse efeito, é necessário seguir certas regras e ordem de trabalho.
O fenômeno pode ser retratado de diferentes maneiras:
Método de representação | Peculiaridades |
Com lápis | O método de sombreamento é usado para desenhar, criando diferentes tons pressionando o lápis. Ao usar lápis de cor, utilize o método de coloração em ondas ou diagonais. |
Com aquarela ou guache | Trabalhar com tintas à base de água começa com a criação do fundo. Para uma pintura em aquarela, a folha é primeiro umedecida com um pincel úmido. Para criar uma pintura a guache, use um fundo escuro sobre o qual serão aplicadas pinceladas de tinta. |
Com tintas a óleo | Uma pintura a óleo é pintada sobre tela. A maior parte do trabalho é feito com uma paleta, misturando tons e escolhendo os corretos entre eles. |
Existem várias opções para representar a aurora boreal em uma folha de papel. Flashes de luz podem ser representados direcionando as linhas principais na diagonal. Na maioria das vezes, os destaques se estendem do canto direito da pintura até o centro. Neste caso, um fundo escuro do céu noturno é retratado ao redor deles.
No segundo caso, as linhas de luz são representadas verticalmente. As listras coloridas não têm ponto de partida, elas aparecem inesperadamente. Essa abordagem é mais frequentemente usada para pinturas com aquarela.
O terceiro método envolve a representação horizontal de linhas coloridas. Essa técnica funciona bem para desenhos a lápis ou com marcador, onde as crianças sombreiam as listras.
Dependendo do método utilizado, os materiais são selecionados:
- escovas arredondadas 3.12;
- escovas planas;
- aquarelas, guache, tintas a óleo;
- lápis de grafite para esboços;
- lápis de cor;
- recipientes de água;
- guardanapos;
- fita adesiva;
- paleta de mistura de cores;
- folhas de desenho de qualquer formato escolhido.
A lista de materiais pode ser ajustada dependendo da escolha das ferramentas principais. É melhor desenhar com aquarela em uma folha A3 especial; para desenhar com lápis de cor, uma folha A4 de um álbum de desenho é adequada. Uma das condições é que o papel seja grosso e não deixe marcas de tinta no segundo lado.
Aurora Boreal (um desenho para crianças é apresentado abaixo no texto) é um tema que promove o desenvolvimento de habilidades artísticas. Ao trabalhar com crianças, os professores identificam tarefas principais. Elas consistem no desenvolvimento abrangente do pensamento artístico. Em diferentes estágios da criação de um desenho, a criança adquire novos conhecimentos e habilidades.
Ele está estudando:
- crie sua própria ideia, apresente o resultado no papel;
- combine cores, crie uma imagem única com destaques diferentes;
- transmitir uma compreensão de um fenômeno natural por meio de uma imagem no papel usando técnicas artísticas.
A aurora boreal pode ser representada de várias maneiras. A folha pode ser completamente preenchida com destaques coloridos, enquanto o autor tenta criar um esquema de cores rico. No segundo caso, a aurora boreal é um dos elementos do design. O artista escolhe uma opção de pintura de paisagem, onde ele retrata casas, montanhas ou árvores tendo como pano de fundo um lindo céu com aurora boreal.
Em termos de complexidade do trabalho, a segunda opção é considerada mais trabalhosa. Envolve aplicar elementos da paisagem à folha, um por um, e também levar em consideração o tempo alocado para a secagem de diferentes partes da pintura.
Na maioria das vezes, os temas das pinturas são imagens de casas com montanhas ao fundo, desenhos de árvores solitárias ou imagens de animais do norte com um céu multicolorido ao fundo.
Desenho a lápis
Ao criar um desenho a lápis, é utilizada a técnica de sombreamento. Ele permite que você descreva a aurora boreal com um lápis simples, alterando a inclinação e a pressão do lápis.
Trabalhar na imagem da aurora boreal com um lápis simples envolve criar áreas claras e escuras que transmitam a diferença de tons. O desenho é feito utilizando a técnica de hachura clássica ou acadêmica.
Ao fazê-lo, as seguintes regras básicas são observadas:
- os traços são aplicados como linhas separadas; eles devem estar o mais próximo possível um do outro, mas sem se tocar;
- não deve haver curvas ou ziguezagues nas extremidades das linhas;
- os traços da próxima camada se sobrepõem aos traços da anterior em um leve ângulo.

Seguir essas regras resultará em uma hachura uniforme, sem lacunas na folha. Ao representar a aurora boreal, os flashes são desenhados usando traços longos começando do canto direito da folha e indo em direção ao centro. A pressão no lápis deve ser a mais forte possível.
Depois, passe a sombrear as áreas claras, tocando o papel apenas com a ponta do lápis. Este método produz sombreamento leve e sutil.
Trabalhar com a técnica de hachura é bastante complexo. Para obter o desenho final da aurora boreal, é necessário pintar completamente a área do céu usando traços-flashes multidirecionais. As crianças acham muito mais interessante desenhar com lápis de cor.

Instruções passo a passo para desenhar a aurora boreal usando lápis de cor:
- Primeiro, a zona central é determinada na folha. Linhas largas de azul, azul ou turquesa cobrem mais da metade da folha. Por exemplo, você pode desenhar linhas do centro do desenho até o canto superior direito.
- Entre as linhas principais, bem como nas laterais, adicione traços adicionais de uma cor diferente (verde, amarelo, laranja). A intensidade da cor é alterada pela mudança da pressão no lápis.
- A etapa final é o desenho do céu. Para isso, é selecionado um lápis preto ou azul escuro. É usado para preencher cuidadosamente as lacunas entre as linhas coloridas.
É mais difícil representar a aurora boreal sobre uma casa ou uma árvore. Primeiro, você deve pintar a parte da frente da pintura completamente e depois começar a pintar a parte de cima. Para o trabalho, recomenda-se usar lápis de cor com mina dura ou combinar o trabalho com lápis de ardósia e giz de cera.
Tintas à base de água
Aurora Boreal (desenho para crianças) pode ser criada usando aquarela. Este método é mais adequado para representar fenômenos naturais multicoloridos. Aquarelas podem ser usadas para criar linhas de transições suaves entre tons.
Em alguns casos será mais fácil trabalhar com guache. Guache espesso ficará bem em um fundo escuro e será uma boa base para criar um desenho multicolorido. Com a ajuda de aquarelas você pode obter tons ricos que nem sempre são possíveis de obter usando guache.
Instruções passo a passo para trabalhar com tintas aquarela:
- Primeiro, um esboço a lápis é criado em uma folha de papel grosso. Em primeiro plano, são representadas montanhas com picos de diferentes alturas, definindo a linha do horizonte.
- O segundo passo é molhar a área onde o céu está localizado com um pincel largo. O papel é cuidadosamente umedecido para começar a trabalhar com aquarelas.
- Usando um pincel redondo, aplique aquarelas nas cores limão, verde e azul na parte superior da área molhada. A folha de papel é inclinada para que a aquarela comece a fluir naturalmente para baixo.
- Depois que a aquarela dos tons selecionados escorre, quase tocando a linha do horizonte, a folha é virada novamente para o outro lado. Essa técnica cria uma sensação de transições de linhas naturais e suaviza os limites da mistura de cores.
- Na superfície da paleta, misture tons de vermelho e verde esmeralda. A mistura resultante é aplicada na parte superior do céu com um pincel redondo. A folha é inclinada novamente, permitindo que a aquarela se espalhe na diagonal.
- A cor vermelha é misturada com ultramarino. A mistura resultante é cuidadosamente aplicada com um pincel fino nas áreas que se formaram entre a zona colorida e os picos das montanhas feitos com um lápis. Este é o limite do céu, que é colorido com uma tonalidade incomum devido à aurora boreal.
- Aquarela azul-celeste é levemente diluída com água, e um pincel fino é usado para criar um contorno entre o fundo colorido resultante e os picos das montanhas.
- A próxima etapa é trabalhar nos destaques e reflexos da aurora boreal. Para fazer isso, pegue um pouco de tinta azul no pincel e sombreie certas áreas do céu. A cor verde esmeralda destaca as áreas mais escuras, tornando-as mais saturadas.
- A etapa final é a representação das estrelas no céu. Para isso, utiliza-se aquarela de lavanda. Esta tinta contém branco, por isso ela se destacará no céu escuro.
A aquarela lavanda é aplicada gota a gota no desenho molhado. As gotas se espalham, assumindo uma forma com contornos difusos. Depois que o desenho estiver completamente seco, a aquarela lavanda é aplicada novamente nos mesmos pontos para refrescar a cor.
O desenho da aurora boreal é complementado pela introdução de cores diferentes que combinam entre si em termos de esquema de cores. As crianças podem selecioná-los elas mesmas, depois de misturar os tons em uma paleta.
O próximo passo é preencher o primeiro plano. Para pintar as montanhas, são escolhidos tons que ecoam as cores usadas para criar o brilho no céu. Isso é necessário para unir as duas partes do desenho. Os reflexos que se formam no topo refletem-se abaixo, conferindo à paisagem uma grandiosidade única.
Não se deve esquecer que a cor principal da paisagem é a luz, já que a aurora boreal como fenômeno natural só é possível no inverno, quando há neve nas montanhas ou nas planícies. As luzes do norte são pintadas de forma diferente com guache. Para isso você deve usar papel com fundo escuro. Você pode comprar uma folha de desenho de cor escura em uma loja ou fazer você mesmo.
O trabalho começa com a preparação da base. Uma folha de qualquer formato é tingida usando a cor preta ou azul escuro. Os professores recomendam usar o método de sombreamento sucessivo. A folha é pintada com uma cor escura e, em seguida, usando um pincel úmido com uma cor diferente, são criados tons ricos em diferentes áreas da folha.
Uma opção é usar uma folha escura com acabamento em tinta de fábrica. O trabalho no desenho começa depois que o fundo escuro estiver completamente seco.
Instruções passo a passo para criar um desenho da aurora boreal usando guache:
- Primeiro, desenhe uma linha do horizonte aleatória com guache branco. A camada deve ser espessa para que o branco cubra completamente o fundo escuro principal.
- Montanhas são representadas no horizonte. Pequenas áreas elevadas são pintadas com guache azul escuro.
- Depois que a tinta seca, começamos a pintar o céu. As cores escuras são usadas primeiro. As cores verde escuro ou roxo são aplicadas na diagonal, observando a ordem. Com a ajuda deles, eles pintam a parte mais distante do céu, movendo-se do canto direito da folha de papel para a parte central.
- O resto do céu está cheio de cores mais claras. O pincel é preenchido com amarelo, laranja ou vermelho. Os traços são aplicados em ordem aleatória, tentando não criar sobreposição.
A vantagem de usar essa técnica é que o espaço entre os traços já é preenchido com um fundo azul escuro ou preto. Após os traços feitos com guache de cores diferentes secarem, são adicionados realces ao desenho. Elas são aplicadas com tinta branca e depois sombreadas com um pincel seco, criando pequenas manchas com contornos difusos.
O primeiro método de aplicação de guache é o mesmo da técnica de aplicação de tinta aquarela. Ambas as opções envolvem aplicação diagonal. Guache pode ser usado para criar a aurora boreal aplicando tinta em fileiras. Para fazer isso, as linhas são marcadas na base com antecedência, o guache é aplicado paralelamente umas às outras e, em seguida, os limites são sombreados com um pincel seco.
Com tintas a óleo
A Aurora Boreal (pintar com tinta a óleo para crianças requer algumas habilidades) é feita em várias cores. Para pintar com óleo você precisa de uma tela e uma paleta projetada para misturar tintas.
Instruções passo a passo para realizar o trabalho:
- A parte superior do céu é pintada de azul escuro e índigo. As tintas são diluídas em água até atingirem uma consistência semelhante à de guache espesso. Um pouco da tinta é aplicada na tela, depois o pincel é mergulhado em água e a tinta é sombreada sobre a superfície previamente designada.
- Na paleta, misture azul celeste e verde claro. A sombra resultante é aplicada ao pincel e uma linha suave é feita do canto da tela até o centro da pintura. A linha é expandida com traços curtos e profundos.
- As partes média e baixa do céu, que não são afetadas pelas cores claras, são pintadas com azul escuro e índigo, às quais é adicionada tinta violeta. Essa técnica cria uma sensação de transição de cores.
- Tinta verde clara é misturada com branca, e traços curtos são usados para marcar o centro da aurora boreal. Adicionar um destaque deve criar o destaque necessário.
- As transições são sombreadas com um pincel seco, fazendo movimentos cuidadosos para cima ou para baixo.
- Para criar o brilho mais baixo, misture as cores branca e amarela em uma paleta. A tinta resultante é cuidadosamente aplicada com um pincel. Os recessos nos destaques amarelo-claros são criados usando tinta roxa.
Usar tinta a óleo requer certas habilidades. O trabalho principal acontece na paleta. As tintas são misturadas para obter a tonalidade desejada. A segunda regra ao trabalhar com óleo é seguir a ordem.
Primeiro, bases líquidas, ou seja, tintas diluídas em água, são aplicadas na tela. Na maioria das vezes, essa é a maneira de criar o fundo necessário. Depois, começam a trabalhar com traços grossos, escolhendo as cores obtidas a partir da mistura na paleta.
O passo final é adicionar traços brancos ao céu. Eles precisam receber um formato irregular, deixando o contorno um pouco borrado. Essas são estrelas no céu que geralmente ficam visíveis durante a aurora boreal.
A vantagem de trabalhar com tintas a óleo é a capacidade de ajustar a pintura ao longo de um longo período de tempo. As tintas a óleo demoram muito tempo para secar; uma pintura em tela só seca completamente depois de 3 ou 6 meses.
Criar uma imagem da aurora boreal é de grande importância para o desenvolvimento do pensamento criativo nas crianças. Na fase de planejamento de uma pintura, a criança aprende a prever o resultado. Ao pintar, ele mistura tons e obtém cores inusitadas, o que torna seu trabalho único.
Vídeo sobre desenho
Desenho da aurora boreal: