Xale tricotado à mão Haruni se tornará um acessório único e versátil ou um ótimo presente, e ocupará um lugar especial no guarda-roupa de toda mulher. Padrões simples formam uma renda elegante, enfatizando a feminilidade natural e a leveza da imagem.
A lista de habilidades necessárias para criar este xale é mínima: capacidade de tricotar e paciência ao estudar os moldes. O trabalho não levará mais do que 3 noites gratuitas, e o produto final será motivo de orgulho.
O xale Haruni com agulhas de tricô, cujo padrão e descrição foram criados por Emily Ross, é a harmonia de um processo de tricô fácil e um resultado incrivelmente bonito. A combinação dessas qualidades faz do xale o mais popular entre os artesãos iniciantes.
A descrição original e o padrão de tricô do produto apareceram em dezembro de 2009. Até o momento, houve 9 versões do xale Haruni em sua forma clássica, muitas das quais foram oficialmente traduzidas para 6 idiomas diferentes. A versão russa existe graças à iniciativa dos mestres e ao livre acesso ao MK do autor.
O nome incomum do produto é retirado da linguagem fictícia das obras de Tolkien e significa "avó". O xale Haruni tem um formato interessante: é crescente na borda interna (o que lhe confere um ajuste ideal nos ombros) e condicionalmente triangular na parte externa, o que é muito popular entre os adeptos dos clássicos.
Materiais e ferramentas
Na descrição original, a autora usa 1 novelo de Jill Draper Makes Stuff, Ecopus 457m/100g (100% merino) e agulhas circulares de 3,5 mm com comprimento de linha de 60 cm.
Ao escolher opções alternativas, é importante prestar atenção especial à composição do fio. Para um xale, é adequado fio natural com teor mínimo ou ausência de aditivos sintéticos. Fios com maior metragem dispensam o artesão da necessidade de conectar as pontas dos novelos e dobrar as pontas dos fios. A sazonalidade do produto final desempenha um papel importante: linho e algodão são uma excelente opção para um verão fresco, e para um xale quente é melhor usar lã ou mohair.
Exemplos dos fios mais populares:
- Kauni;
- Dundaga;
- Haapsalu;
- Siulas;
- mohair infantil sobre seda;
- fio de bobina em vários fios.
As agulhas de tricô são selecionadas com base na espessura do fio e na densidade confortável do tricô: geralmente 3,5 mm, menos frequentemente 3 mm. Você também precisará de marcadores de ponto para marcar claramente o centro do xale, fios de sobra e uma agulha de crochê para montar e arrematar os pontos.
Xale Haruni tricotado. Esquema e descrição passo a passo
O xale Haruni original é tricotado do meio da fita da borda até a borda. A largura do balanço do xale é alcançada por aumentos regulares e uniformes em ambos os lados do laço central. Aumentos ao longo das bordas das fileiras da frente dão ao produto final um formato crescente. Uma característica interessante do padrão é a capacidade de ajustar independentemente o tamanho do futuro xale, mantendo tanto o padrão vazado quanto seu ritmo.
Princípio de tricô, diagrama com descrição
De acordo com a versão mais recente da descrição, o padrão é dividido em 3 partes: o início, a parte principal e a borda. O padrão e a sequência de trabalho não mudaram, mas trabalhar com esta versão é muito mais conveniente do que com as versões anteriores. Para comparação e seleção, são apresentados dois esquemas: o mais comum, com marcação colorida, composto por 2 partes (3ª edição) e um novo, dividido em 3 blocos (9ª edição).
Esquema A (3ª edição)
Esquema B (3ª edição)
Esquema A
Há 7 laçadas não marcadas no diagrama: 3 laçadas de borda no início de cada carreira, 1 laçada central, 3 laçadas de borda no final de cada carreira. Após a carreira 9, todas as carreiras subsequentes devem começar com as laçadas antes do rapport. Então, um após o outro, o padrão completo é tricotado o número necessário de vezes. Em seguida, você deve tricotar as laçadas marcadas no diagrama depois do quadro vermelho. Esta é a metade direita do xale tricotada.
Não se esqueça de tricotar a laçada central que não está marcada no diagrama. Para maior comodidade, você pode separá-lo do restante dos laços com marcadores.
Tricotar a metade esquerda das carreiras em espelho à direita. Em outras palavras, após o laço central, o diagrama é lido da esquerda para a direita.
Esquema B
O diagrama é lido da mesma forma que o diagrama A, tricotado uma vez.
Esquema C (lado direito)
As setas no diagrama indicam os limites da repetição do padrão e do laço central.
As alças das bordas são marcadas e, a partir da 2ª carreira, são parcialmente incluídas no padrão principal.
Esquema C (lado esquerdo)
Para maior conveniência, a tabela mostra os símbolos usados nos diagramas.
![]() | laço facial; |
![]() | sem loop (indicado para facilitar a percepção do diagrama como um todo); |
![]() | laçada |
![]() | 2 pontos tricotados juntos como se fossem tricotar (inclinado para a esquerda); |
![]() | 2 pontos tricotados juntos como se fossem tricotar (inclinados para a direita); |
![]() | 3 pontos tricotados juntos como se fosse tricotar; |
![]() | 1ª laçada da carreira (a laçada da borda, que está solta, é removida sem ser tricotada); |
![]() | A repetição completa do padrão é destacada em vermelho. |
Conjunto de loops
As laçadas do xale são montadas usando o método aberto:
- É necessário fazer uma corrente de 4 laçadas de ar com fios de descarte. Puxe a linha para fora do último (4º) laço e aperte moderadamente.
- Insira a agulha na alça externa da corrente, pegue o fio de trabalho do fio (do qual o xale será tricotado) e puxe-o de volta junto com o fio de trabalho, deixando uma ponta livre de fio de pelo menos 10 cm.
- Insira a agulha no próximo ponto corrente, pegue o fio de trabalho e traga-o de volta. Há 2 laçadas de fio de trabalho na agulha.
- Levante a última laçada da mesma maneira.
- Em seguida, transfira todas as 3 laçadas da agulha para a agulha de tricô em funcionamento.
- Tricotar 6 carreiras com alças frontais. Neste caso, a primeira laçada de cada carreira é removida sem tricotar, e a última laçada de cada carreira é tricotada como uma laçada frontal e bem frouxa.
- Depois de tricotar a 6ª carreira, sem virar o trabalho, use a agulha de crochê para pegar 3 laçadas das laçadas da borda ao longo do lado vertical do tricô.
- Em seguida, remova cuidadosamente o fio residual e transfira as laçadas abertas restantes para a agulha de tricô esquerda e tricote como laçadas frontais.
Como resultado, há 9 laçadas na agulha de tricô: 3 laçadas de borda, 3 laçadas do padrão principal, 3 laçadas de borda. Vire o trabalho e tricote da seguinte maneira: passe 1 p. frouxamente, tricote 2 p., tricote 3 p., tricote 3 p. As primeiras e últimas 3 laçadas formam a fita de borda do futuro xale, que será formada entre elas. Eles não são usados em padrões e são tricotados com alças frontais em todas as carreiras.
Corpo xale, trabalhando com o molde
O corpo do xale é composto por duas partes simétricas, separadas por uma alça central. Um par de elementos de folhas repetidas são tricotados a partir das laçadas em ambos os lados desta laçada. Xale Haruni tricotado, o diagrama e a descrição neste caso aumentarão de acordo, podendo ser ajustado em altura e largura pelo número de pares de folhas tricotadas ao longo da linha central. Devido ao arranjo quadriculado dos elementos, o ritmo do padrão não será perturbado, não importa quantas adições sejam feitas.
Partindo da descrição original, é importante levar em consideração duas regras: os aumentos (novos elementos da folha) devem ser feitos simetricamente em ambos os lados do laço central; o número final de laçadas nas agulhas deve permanecer um múltiplo de 40+9.
Lenda:
3KR | Laços de fita de borda. No início de cada carreira: deslize frouxamente 1 p; 2 pág. pessoas. No final de cada carreira: 3 p. |
L1 | Laço frontal. O número indica o número de pontos tricô em uma fileira. |
N | Laçada |
2º nível | 2 laçadas juntas em tricô com inclinação para a direita |
2º nível | 2 laçadas juntas em tricô com inclinação para a esquerda |
3LV | 3 pontos juntos em tricô |
()×2 | O número de repetições da seção de loops indicada entre parênteses |
Esquema A
A descrição começa com laços de borda e termina com eles.
O número de laçadas na agulha de trabalho após cada carreira é indicado entre parênteses:
- 1 linha: 3KR, (N, L1)×3, N, 3KR. (13 voltas)
- 2ª fila (e todos pares): 3K, tricô até as últimas 3 laçadas, 3K.
- 3ª fila: 3KR, (N, L1)×7, N, L3. (21 voltas)
- Linha 5: 3KR, N, 2NvL, (L1, N)×2, L1, 2NvL, N, L1, N, 2NvL, (L1, N)×2, L1, 2NvL, N, 3KR. (25 voltas)
- Linha 7: 3KR, H, 2NÍVEL, L2, H, L1, H, L2, 2NÍVEL, H, L1, H, 2NÍVEL, L2, H, L1, H, L2, 2NÍVEL, H, 3KR. (29 voltas)
- De 9 a 16 linhas um padrão de relacionamento completo é formado, que é marcado com um “*” na descrição.
- Linha 9: 3KR, *N, L1, N, 2LVL, L5, 2LVP*, (N, L1)×2, *N, L1, N, 2LVL, L5, 2LVL*, N, L1, N, 3KR. (33 voltas)
- Linha 11: 3KR, N, L1, *(N, L1)×2, 2LVL, L3 2LVP, L1* (N, L1)×4, *(N, L1)×2, 2LVL, L3, 2LVP, L1,* (N, L1)×2, N, 3KR. (41 voltas)
- Linha 13: 3KR, N, 2LVL, L1,*N, L1, N, L2, 2LVL, L1, 2LVL, L2*, (N, L1)×2, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L1, *N, L1, N, L2, 2LVL, L1, 2LVL, L2*, (N, L1)×2, 2LVL, N, 3CR. (45 voltas)
- Linha 15: 3KR, N, 2LVP, L2, *N, L1, N, L3, 3LV, L3*, N, L1, N, L2, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L2, *N, L1, N, L3, 3LV, L3*, N, L1, N, L2, 2LVL, N, 3KR. (49 voltas)
Em seguida, você precisa tricotar as carreiras 9 a 16 mais 10 vezes. Há 249 laçadas nas agulhas.
Como fazer a borda do produto, trabalhando na borda
Ao começar a tricotar a borda, você deve levar em conta que precisará da mesma quantidade de fio que já foi usada para o corpo do xale.
Esquema B
A criação continua.
Peculiaridades:
- 1 linha: 3KR, *N, L1, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, N, L2, 3LV, L2, N, 2LVL, N, L2, 2LVL*×6, (N, L1)×2, *N, L1, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, N, L2, 3LVL, L2, N, 2LVP, N, L2, 2LVP*×6, N, L1, N, 3KR. (253 voltas)
- 2ª fila e todos pares: 3KR, pontos tricô até os últimos 3 pontos, 3KR.
- 3ª fila: 3KR, *(H, L1)×3, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, N, L1, 3LVL, L1, N, 2LVL, N, L2, 2LVL*×6, (N, L1)×4, *(H, L1)×3, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, N, L1, 3LW, L1, N, 2LVP, N, L2, 2LVP*×6, (H, L1)×3, N, 3CR. (285 voltas)
- Linha 5: 3KR, *(N, L1)×7, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, N, 3LV, N, 2LVL, N, L2, 2LVL*×6, (N, L1)×8, *(N, L1)×7, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, N, 3LVL, N, 2LVP, N, L2, 2LVP*6, (N, L1)×7, N, 3KR. (373 voltas)
- Linha 7: 3KR, *N, 2LVL, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, L1, 2LVL, N, L2, 2LVL* ×6, (N, 2LVP, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, L1)×2, *N, 2LVL, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, 2LVL, L2, N, 2LVL, L1, 2LVP, N, L2, 2LVP*×6, N, 2LVP, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, 3KR. (405 voltas)
- Linha 9: 3KR, *N, 2LVL, L2, N, L1, N, L2, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L2, N, L1, N, L2, 2LVL, N, 2LVL, L2, N, 3LVL, N, L2, 2LVP*×6, (N, 2LVL, L2, N, L1, N, L2, 2LVL, N, L1)×2, *N, 2LVL, L2, N, L1, N, L2, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L2, N, L1, N, L2, 2LVL, N, 2LVL, L2, N, 3LV, N, L2, 2LVL*×6, N, 2LVP, L2, N, L1, N, L2, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L2, N, L1, N, L2, 2LVL, N, 3CR. (437 voltas)
- Linha 11: 3KR, *N, 2LVL, L3, N, L1, N, L3, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L3, N, L1, N, L3, 2LVL, N, 2LVL, L5, 2LVL*×6, (N, 2LVL, L3, N, L1, N, L3, 2LVL, N, L1)×2, *N, 2LVL, L3, N, L1, N, L3, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L3, N, L1, N, L3, 2LVL, N, 2LVL, L5, 2LVL*×6, N, 2LVL, L3, N, L1, N, L3, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L3, N, L1, N, L3, 2LVL, N, 3CR. (469 voltas)
- Linha 13: 3KR, *N, 2LVL, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, 2LVL, L3, 2LVL*×6, (N, 2LVL, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, L1)×2, *N, 2LVL, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L4, N L1, N, L4, 2LVL, N, 2LVL, L3, 2LVL*×6, N, 2LVL, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, L1, N, 2ЛВП, Л4, H, Л1, Н, Л4, 2ЛВЛ, Н, 3КР. (circuito 501)
- Linha 15: 3KR, *N, 2NÍVEL, L5, N, L1, N, L5, 2NÍVEL, N, L1, N, 2NÍVEL, L5, N, L1, N, L5, 2NÍVEL, N, 2NÍVEL, L1, 2NÍVEL*×6, (N, 2NÍVEL, L5, N, L1, N, L5, 2NÍVEL, N, L1)×2, *N, 2NÍVEL, L5, N, L1, N, L5, 2NÍVEL, N, L1, N, 2NÍVEL, L5, N, L1, N, L5, 2NÍVEL, N, 2NÍVEL, L1, 2NÍVEL*×6, N, 2NÍVEL, L5, N, L1, N, K5, 2NÍVEL, N, L1, N, 2NÍVEL, L5, N, L1, N, L5, 2LVL, N, 3CR. (533 voltas)
Esquema C
A criação continua.
Peculiaridades:
- 1 linha: 3KR, N, *3LV, R11, 2LVL, N, 3, N, 2LVL, R11, (3LV, N)×2*×6, 3LV, (R11, 2LVL, N, R3, N, 2LVL)×3, R11, 3LV, *(H, 3LV)×2, R11, 2LVL, N, L3, N, 2LVL, L11, 3LV*×6, N, 3CR. (483 voltas)
- 2ª fila (e todos pares): 3K, tricô até as últimas 3 laçadas, 3K.
- 3ª fila: 2KR, 2NvL, N, *2NvL, L9, (2NvL, N)×2, L1, (N, 2NvL)×2, L9, 2NvL, N, 3NvL, N*×6, (2NvL, L9, (2NvL, N)×2, L1, N, 2NvL, N)×3, 2NvL, L9, 2NvL, *N, 3NvL, N, 2NvL, L9, (2NvL, N)×2, L1, (H, 2NvL)×2, L9, 2NvL*×6, N, 2NvL, 2CR. (457 voltas)
- Linha 5: 2KR, 2LVL, H, *2LVL, L7, (2LVP, H)×2, L3, (H, 2LVL)×2, L7, 2LVP, H, 3LV, H*×6, (2LVL, L7, (2LVP, H)×2, L3, H, 2LVL, H)×3, 2LVL, L7, 2LVP, *H, 3LV, H, 2LVL, L7, (2LVP, H)×2, L3, (H, 2LVL)×2, L7, 2LVP*×6, H, 2LVP, 2KR. (431 voltas)
- Linha 7: 2KR, 2LVL, N, *2LVL, L5, (2LVL, N)×3, L1, (N, 2LVL)×3, L5, 2LVL, N, 3LVL, N*×6, (2LVL, L5, (2LVL, N)×3, L1, (N, 2LVL)×2, N)×3, 2LVL, L5, 2LVL, *N, 3LVL, N, 2LVL, L5 (2LVL, N)×3, L1, (N, 2LVL)×2, N, 2LVL, L5, 2LVL*×6, N, 2LVL, L2. (405 voltas)
- Linha 9: 2KR, 2LVL, N, *2LVL, L3, (2LVL, N)×3, L3, (N, 2LVL)×3, L3, 2LVL, N, 3LVL, N*×6, (2LVL, L3, (2LVL, N)×3, L3, (N, 2LVL)×2, N)×3, 2LVL, L3, 2LVL, *H, 3LVL, N, 2LVL, L3, (2LVL, N)×3, L3, (H, 2LVL)×3, L3, 2LVL*×6, N, 2LVL, L2. (379 pontos)
- Linha 11: 2KR, 2NV, N, *2NV, L1, (2NV, N)×4, L1, (N, 2NV)×4, L1, 2NV, N, 3NV, N*×6, (2NV, L1, (2NV, N)×4, L1, (N, 2NV)×3, N)×3, 2NV, L1, 2NV, *N, 3NV, N, 2NV, L1, (2NV, N)×4, L1, x 3, 2NV*×6, N, 2NV, 2CR. (353 voltas)
Fechando os ciclos
O xale Haruni com agulhas de tricô (o diagrama e a descrição do fechamento do laço são fornecidos abaixo) não é muito prático de fechar devido ao grande número de arcos de ar que emolduram a borda. O gancho vai acelerar o trabalho e permitir que você controle melhor o processo. Fechar as alças com muita força pode apertar a borda, o que afetará negativamente a aparência do produto final.
As alças são fechadas na parte da frente do xale. Tricotar os primeiros 4 pontos juntos como se fossem pontos tricô. *Então você precisa tricotar uma corrente de 8 laçadas de ar. Na agulha esquerda, faça 3 laçadas juntas como se fossem pontos tricô e puxe-as através da laçada do ponto corrente que já está na agulha.* Depois, repita a alternância até as últimas 4 laçadas.
No processo, você deve garantir cuidadosamente que 3 laçadas, tricotadas juntas, completem cada folha da borda.
Tricotar os últimos 4 pontos juntos como se fossem pontos tricô. Prenda a linha e corte-a. Use uma agulha de tricô para esconder as pontas do fio.
Esticando o produto acabado
É necessário esticar ou bloquear para que o xale se abra e aumente de tamanho.
A tensão alisa o tecido e o fixa nessa forma até a próxima lavagem:
- Primeiro, o xale acabado deve ser cuidadosamente lavado com um detergente especial para materiais delicados.
- Enxágue e esprema cuidadosamente o excesso de água, sem torcer.
- Coloque o xale sobre uma superfície plana que possa acomodar alfinetes de segurança. Dê a ele um formato crescente.
- Prenda o xale com alfinetes, endireitando-o e esticando-o bem. É importante garantir a simetria e a direção correta dos padrões no produto. Uma atenção especial deve ser dada à borda e aos numerosos arcos que a encerram.
- Se necessário, durante o processo de alongamento, a posição das agulhas previamente fixadas pode ser ajustada. O xale bem bloqueado deve ser deixado até secar completamente.
Características de tricotar um xale com borda dupla
O xale Haruni, tricotado com agulhas, cujo diagrama e descrição são bem fáceis de mudar um pouco, pode ser tricotado com uma borda dupla. Este é um desvio dos cânones do modelo original, graças ao qual é possível aumentar o tamanho do produto.
O tricô do xale Haruni de acordo com os padrões A e B ocorre sem alterações. O Esquema C exigirá correção, onde, de acordo com o padrão, as folhas da primeira borda serão gradualmente concluídas e, ao mesmo tempo, será formado espaço para a segunda borda.
Neste caso, a fita de borda permanece com a mesma largura (3 voltas) até o final do tricô do xale. O gráfico adicional C1 mostra a metade direita das linhas até o loop central. A parte esquerda é tricotada em imagem espelhada. A descrição passo a passo aborda em detalhes os pontos principais do tricô de uma borda dupla.
Esquema C1
Mesa:
Número da linha | Início da linha/fim da linha | Rapport | Motivo Central |
1 linha | 3KR, N, L1, N, 2LVL, L11, 2LVL, N, L3, N, 2LVL, L11, 3LVL; | *N, 3LVL, N, 3LVL, L11, 2LVL, N, L3, N, 2LVL, L11, 2LVL* | H, L1, CP |
3ª fila | 3KR, N, L1, N, 2LVL, N, 2LVL, L9, (2LVL, N)×2, L1, (N, 2LVL)×2, L9, 2LVL; | *N, 3LVL, N, 2LVL, L9, (2LVL, N)×2, L1, (N, 2LVL)×2, N, 2LVL, L9, 2LVL* | H, 2LVP, H, CP |
Linha 5 | 3KR, N, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, N, 2LVL, L7, 2LVL, N, 2LVL, N, L3, N, 2LVL, N, 2LVL, L7, 2LVL; | *N, 3LV, N, 2LVL, L7, 2LVP, N, 2LVP, N, L3, N, 2LVL, N, 2LVL, L7, 2LVP* | H, 2LVP, H, L1, CP |
Linha 7 | 3KR, N, 2LVL, N, L1, (N, 2LVL)×3, L5, (2LVL, N)×3, L1, (H, 2LVL)×3, L5, 2LVL; | *N, 3NVL, N, 2NVL, L5, (2NVL, N)×3, L1, (N, 2NVL)×3, L5, 2NVL* | N, 2LVP, N, 2LVP, N, CP |
Linha 9 | 3KR, N, 2LVL, N, L3, (N, 2LVL)×3, L3, (2LVL, N)×3, L3, (H, 2LVL)×3, L3, 2LVL; | *N, 3LVL, N, 2LVL, L3, (2LVL, N)×3, L3, (N, 2LVL)×3, L3, 2LVL* | N, 2LVP, N, 2LVP, N, L1, CP |
Linha 11 | 3KR, (H, 2LVL)×2, N, L1, (H, 2LVL)×4, L1, (2LVL, N)×4, L1, (H, 2LVL)×4, L1, 2LVL; | *N, 3LVL, N, 2LVL, L1, 2LVL, (N, 2LVL)×3, N, L1, (N, 2LVL)×4, L1, 2LVL* | (N, 2LVP)×3, N, CP |
Linha 13 | 3KR, (N, 2LVL)×2, N, 3LVL, (N, 2LVL)×3, N, 3LVL, N, (2LVL, N)×3, 3LVL, (N, 2LVL)×3, N, 3LVL; | *N, 3LV, N, 3LV, (N, 2LV)×3, N, 3LV, N, (2LVL, N)×3, 3LV* | (N, 2LVP)×3, N, L1, N, CP |
A 2ª fronteira começa | |||
Linha 15 | 3KR, (N, 2LVL)×2, N, 33LVL, N, (2LVL, N)×2, 2LVL, L1 (2LVL, N)×3, (N, L1)×3, N, (2LVL)×3, L1; | *N, 3LV, N
L1, (2LVP, N)×3, (N, L1)×3, (N, 2LVL)×3, L1* | (2LVP, N)×3, (L1, N)×3, CPU |
Linha 17 | 3KR, (N, 2LVP)×2, (N, L1)×3, N, (2LVL, N)×2, 3LV, N (2LVL, N)×2, (L1, N)×7, (2LVL, N)×2, 2LVL; | *N, L3, N
(2LVL, N)×2, (L1, N)×7, (2LVL, N)×2, 3LV* | (N,2LVP)×2, (N, L1)×7, N, CPU |
Linha 19 | 3KR, (H, 2LVP)×3, (L1, N)×2, L1, (2LVL, N)×2, 2LVL, L1
(2LVP, N)×2, 2LVP, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, (L1, N)×2, L1, (2LVL, N)×2, 2LVL, L1; | *N, 3LV, N
(2LVP, N)×2, 2LVP, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, (L1, N)×2, L1, (2LVL, N)×2, 2LVL, L1* | (N, 2LVP)×2, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, (L1, N)×2, L1, 2LVL, N, CP |
Linha 21 | 3KR, (N, 2LVP)×3, L1, (L1, N)×2, L2, (2LVL, N)×2, 3LV, N
2LVP, N, 2LVP, L1, (L1, N)×2, L2, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L1, (L1, N)×2, L2, (2LVL, N)×2, 2LVL; | *N, 3LV, N
(2LVP, N)×2, 2DVP, L1, (L1, N)×2, L2, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L1, (L1, N)×2, L2, (2LVL, N)×2* | 3LV, (N, 2LVP)×2, L1, (L1, N)×2, L2, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L1, (L1, N)×2, L2, 2LVL, N, CP |
Linha 23 | 3KR, (N, 2LVL)×3, L2, (L1, N)×2, L3, 2LVL, N, 2LVL, L1
2LVP, N, 2LVL, L2, (L1, N)×2, L3, 2LVL, N, 2LVL, L1; | *N, 3LV, N
L1, 2LVP, N, 2LVP, L2, (L1, N)×2, L3, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L2, (L1, N)×2, L3, 2LVL, N, 2LVL, N, 2LVL, L1* | 2LVP, N, 2LVP, L2, (L1, N)×2, L3, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L2, (L1, N)×2, L3, 2LVL, N, CN |
Linha 25 | 3KR, (N, 2LVP)×3, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, ZLV
N, 2LVP, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, L1, N, 2LVL, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, 2LVL | *N, 3LV, N
2LVP, N, 2LVP, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, 3LV | N, 2LVP, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L4, N, L1, N, L4, 2LVL, N, CP |
Linha 27 | 3KR, (N, 2LVP)×3, L5, N, L1, N, L5, 2LVL, N, L1,
N, 2LVP, L5, N, L1, N, L5, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L5, N, L1, N, L5, 2LVL, | *N, 2NÍVEL, L1, 2NÍVEL, N
2LVP, L5, N, L1, N, L5, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L5, N, L1, N, L5, 2LVL* | H, L1, H
2LVP, L5, N, L1, N, L5, 2LVL, N, L1, N, 2LVP, L5, N, L1, N, L5, 2LVL, N, CP |

Após a carreira 28, o padrão C da versão clássica do xale Haruni é duplicado, com ajustes no início e no fim de cada carreira, onde apenas uma folha de um par é tricotada. A sequência de fechamento das alças e bloqueio do produto acabado é semelhante às descritas acima para um xale com borda regular.
Nuances importantes ao tricotar um xale
Para uma melhor compreensão do processo e evitar possíveis erros ao tricotar o xale Haruni, recomenda-se usar os diagramas e a descrição do ponto simultaneamente. Nos casos em que não é possível controlar a primeira laçada de uma carreira, ela pode ser tricotada em cada carreira como uma laçada frontal.
Os marcadores de ponto delimitam repetições completas do padrão, destacam o ponto central, economizam tempo na contagem de pontos e ajudam a evitar erros despercebidos. Se possível, é melhor escolher uma cor de agulhas de tricô que contraste com o fio. Isso reduzirá a tensão nos seus olhos e facilitará a percepção do padrão de tricô.
Vídeo sobre tricotar um xale Haruni com agulhas de tricô
Como começar a tricotar o xale Haruni:
Muito obrigado pela descrição. Tricotei por mais de 35 anos, mas nunca tricotei um xale com agulhas de tricô. Eu consigo ler moldes facilmente, mas quando vi o molde do xale, não entendi nada de como tricotá-lo. Li sua descrição, peguei as agulhas de tricô e tudo tricotou lindamente. Descrição maravilhosa, compreensível até para iniciantes em tricô de xale. Muito obrigado novamente!