Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Elástico francês ou elástico de cobra usado em gorros de tricô, permitindo que o produto seja elástico, bem ajustado e muito leve.

Feito com este padrão usando moldes prontos, o cocar parece muito impressionante devido ao cruzamento constante de laçadas. O chapéu deve ficar folgado na cabeça, esticar bem, mas não perder o formato quando usado por muito tempo.

Peculiaridades da execução do padrão

Um gorro tricotado com elástico francês é feito de acordo com um padrão com alternância constante de 2 laçadas frontais e 2 traseiras com agulhas de tricô, cruzando-se em cada contato.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

A peculiaridade desse padrão também é:

  • tricotando pontos tricô na ordem inversa;
  • tricô alternado em 2 carreiras;
  • presença de design unilateral;
  • falta de diminuição gradual de laçadas (ao tricotar um chapéu, o produto é completado reduzindo drasticamente o número de laçadas, fechando-as e depois costurando-as e puxando a coroa).

Ao criar um padrão, o número total de laçadas lançadas nas agulhas de tricô deve ser um múltiplo de 4 + 2 ou 3 laçadas de borda.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Também é necessário levar em consideração que:

  • As carreiras ímpares são consideradas “frente” e consistem em 1 borda + 1 laçada em meia + um padrão de repetição de 2 laçadas frontais cruzadas e 2 laçadas em meia ao longo da carreira.
  • As carreiras pares são tricotadas em “tricô”, de acordo com o padrão – 1 borda + 1 laçada frontal + uma repetição de 2 laçadas cruzadas em tricô e 2 laçadas frontais repetidas ao longo da carreira.
  • Para criar pontos cruzados, você precisa tricotar o segundo ponto, deixá-lo no lugar e depois tricotar o primeiro ponto. Você também pode simplesmente trocá-los e tricotá-los sequencialmente.
  • Ao trabalhar com pontos cruzados em tricô, o segundo ponto em tricô também é tricotado primeiro, e depois o primeiro ponto em tricô. Neste caso, você pode simplesmente trocá-los primeiro e depois tricotá-los cruzados.

Padrão de tricô para o padrão canelado francês:

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

designação de pontos purl
Designação de laços faciais

A 2ª versão do padrão com agulhas de tricô circulares também envolve trabalhar com um número de laçadas que é múltiplo de 4, enquanto:

  • As carreiras 1-2 devem ser tricotadas somente com alças frontais;
  • na 3ª carreira você precisa completar um rapport alternando 2 laçadas da frente + 2 de trás;
  • na 4ª carreira – o padrão muda e consiste em uma frente + 2 costas e uma alça da frente;
  • Ao longo do processo de tricô, você precisa alternar o padrão de carreiras “pares” e “ímpares”, levando o tecido ao comprimento desejado do produto.

A etapa final será finalizar o trabalho no produto, para o qual a última laçada livre pode ser levada para a agulha de tricô oposta e amarrada.

Ferramentas necessárias

O padrão de nervuras francesas requer o uso de fios de lã grossos ou de espessura média e agulhas de tricô de espessura apropriada ao tricotar.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Ferramentas necessárias para o trabalho:

Fio Ao tricotar, você pode usar fios feitos de lã de ovelha, cabra e coelho, mas o fio merino é o mais preferível.

Adequado para trabalho:

  • Fio Pekhorka, contendo de 70 a 100% de lã de ovelha (merino);
  • Fios Lana Gatto Feeling (com adição de lã e fibra, cashmere e seda);
  • Fio estampado Lana Grossa Silkhair (70% mohair e 30% seda).
  • tópicos "Afrodite Astra Premium"

Não é recomendado usar lã de angorá ao tricotar com canelado francês.

Raios Ao tricotar o padrão canelado francês, recomenda-se o uso de agulhas de tricô circulares, cujo diâmetro deve ser igual ou 1 a 1,5 vezes maior que o diâmetro do fio.

Para iniciantes, recomenda-se usar agulhas de tricô de madeira ou bambu. Artesãos experientes podem usar os de aço.

Ferramentas adicionais
  • agulha para puxar linha;
  • tesoura;
  • marcador de alfaiate

Fazendo medições e determinando o número de voltas

Antes de começar a trabalhar no produto, também é necessário fazer medições, usando uma fita métrica para determinar a circunferência da cabeça e a profundidade do toucado.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

  • Para esclarecer a primeira medição, aplique um centímetro no ponto saliente da testa e mova-o ao redor da cabeça, em direção à parte de trás da cabeça, acima das sobrancelhas.
  • Para determinar a profundidade do produto, uma fita métrica deve ser desenhada do meio da coroa até o lóbulo da orelha. Se o toucado planejado for mais longo, o "mais" necessário será incluído em seu comprimento.

Depois de tirar as medidas, você deve determinar o número de laçadas necessárias para criar o gorro e a densidade do tricô. Para fazer isso, tricote uma amostra de teste e use uma régua para determinar o número de laçadas incluídas em 1 cm. Por exemplo, com uma circunferência da cabeça de 56 cm e 2 laçadas que cabem em 1 cm, você deve ter 56 * 2 = 112 laçadas de montagem + 2 laçadas de borda.

Neste caso, ao tricotar um gorro com elástico francês, o número de laçadas deve ser arredondado para um múltiplo de 4, se necessário.

Para esclarecer o número de carreiras de tricô, você precisa aumentar a profundidade do produto pelo número de laçadas em 1 cm da amostra, por exemplo, com 22*2=44 carreiras. Para um gorro pendurado, o número de fileiras deve ser aumentado para 48-50.

Master classes

O padrão French Rib é usado para tricotar uma variedade de chapéus que esticam bem e têm um ajuste solto.

Com lapela

Um gorro de malha canelada francesa, cujo padrão é apresentado abaixo, com dobra, é feito de fios que contêm lã de ovelha ou camelo.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão
Um exemplo de um gorro tricotado com canelado francês. Foto.

Então, para o trabalho você precisará levar:

  • 2-3 novelos de lã de ovelha Pekhorka;
  • agulhas de tricô circulares nº 5.5.

Ao trabalhar na criação de um chapéu, você precisará de:

  1. Monte 113-114 pontos (o número exato é determinado dependendo do tamanho da cabeça) e tricote 5-10 cm de tecido (para uma ou duas lapelas) com um padrão elástico 2*2 (alternando 2 pontos da frente e 2 pontos de trás). Depois disso, comece a fazer a parte principal do cocar com um elástico francês. Você também pode começar a tricotar com o padrão francês canelado imediatamente, mas para isso precisará aumentar o comprimento final do produto em 5 a 10 cm, o que é necessário para criar as lapelas. Ao trabalhar, você precisa completar a 1ª carreira tricotando um padrão de alternância de 2 laçadas frontais e 2 traseiras após remover a laçada da borda. O último ponto da carreira deve ser um ponto tricô.Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão
  2. Para criar a 2ª carreira, imediatamente após a carreira de borda, faça uma conexão alternando 2 laçadas meia e 2 laçadas da frente. Neste caso, a carreira deve terminar com um ponto tricô.Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão
  3. Ao trabalhar na 3ª carreira, repita completamente o padrão da 1ª e, na 4ª, complete o rapport da 2ª carreira.Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão
  4. Procedendo de maneira semelhante e alternando carreiras “pares” e “ímpares”, tricote 30-35 cm e, nas últimas 3 carreiras, comece a formar a coroa, reduzindo o número de laçadas - tricotando 2 laçadas da frente (antes da borda) juntas no início e no fim de cada carreira.Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão
  5. Para fechar a coroa, todas as alças restantes devem ser fechadas, costuradas no chapéu com uma costura de conexão e puxadas juntas. Usando uma agulha, prenda a ponta da linha nas fileiras.Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão
  6. O chapéu resultante precisa ser experimentado e uma lapela feita e, se desejado, decorada com um pompom de tricô ou de pele.

gorro

Um gorro elástico francês com agulhas de tricô, cujo padrão ajudará os iniciantes, relacionado ao modelo “gorro”, fica um pouco solto, pode ficar ligeiramente pendurado nas costas ou ser decorado com um pompom de pele. Recomenda-se usar fio de espessura média para o trabalho, por exemplo, “Pekhorka” ou Aphrodite Astra Premium na quantidade de 150-200 g.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Você também precisará de:

  • agulhas de tricô nº 4, 5;
  • agulha de costura;
  • tesoura;
  • fio elástico;
  • papelão ou um dispositivo especial para fazer pompons.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Ao trabalhar em um produto, você precisa:

  1. Monte 119 pontos (com uma circunferência da cabeça de 60 cm) e tricote 62 carreiras (30-35 cm) usando o padrão canelado francês. Para fazer isso:
  2. Na 1ª carreira, faça um ponto de borda, um ponto tricô e um padrão repetido de 2 pontos frontais cruzados e 2 pontos tricô em toda a carreira.
  3. Na segunda carreira, tricote uma borda e uma laçada frontal e, em seguida, complete a carreira restante com um padrão repetitivo de 2 laçadas cruzadas em tricô e 2 laçadas frontais. A última laçada da carreira também é feita em tricô.
  4. Na 3ª carreira e nas carreiras “ímpares” subsequentes, você precisa repetir o rapport da 1ª carreira.
  5. Na 4ª e subsequentes carreiras “pares” – o padrão da 2ª carreira.
  6. Nas últimas 3 carreiras, reduza o número de laçadas pulando uma laçada e tricotando 2 laçadas da frente juntas, o que vai apertar um pouco o tecido.
  7. Feche a última carreira, costure o chapéu com uma costura de conexão e aperte a coroa.
  8. Para formar um pompom, enrole de 4 a 6 camadas de linha em um pedaço retangular de papelão, puxe-as firmemente em ambos os lados, retire do papelão, puxe no meio e corte ao longo das bordas.
  9. Corte cuidadosamente o pompom acabado com uma tesoura, removendo quaisquer fios salientes, e costure-o na parte superior do gorro.
  10. Em vez de um pompom de lã, você também pode usar um pompom de pele pronto.

"Gato"

De forma semelhante, mas sem apertar a coroa, você pode tricotar um chapéu popular com orelhas "Gato", neste caso você pode pegar:

  • 150g de fio acrílico (ex: Red Heart Eco Ways com 70% acrílico e 30% poliéster);
  • agulhas de tricô circulares nº 4,5 e 5.

Densidade de tricô 24 laçadas = 10 cm

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Durante o trabalho você precisa:

  1. Monte 106/112 pontos nas agulhas de tricô nº 4.5 e tricote com um elástico 2*2 (alternando 2 pontos da frente e 2 pontos de trás) até uma peça de 12 cm.
  2. Troque as agulhas para o número 5 e prossiga trabalhando no padrão principal, para o qual será realizado o seguinte rapport:
  • Na 1ª carreira – de 2 laçadas frontais movidas + 2 laçadas traseiras. Ele é repetido em toda a carreira e termina com 2 pontos tricô.
  • Na 2ª carreira – 2 laçadas da frente + 2 laçadas de trás movidas. Ele também é repetido em toda a carreira e termina com uma laçada em meia.
  • Repita o padrão da primeira carreira na 3ª carreira e o padrão da 2ª carreira na 4ª carreira.
  1. Procedendo de maneira semelhante e alternando carreiras pares e ímpares, você precisa tricotar um produto de 30-35 cm de altura e fechar as laçadas.
  2. Dobre o chapéu ao meio e costure primeiro a costura traseira e depois a costura superior em formato de “T”.

Chapéu-lenço "Pipe"

Este gorro francês é melhor tricotado com fio de lã leve, o que enfatiza a beleza e o relevo do padrão, que aparece devido à mudança no padrão causada pela alternância de laçadas frontais e traseiras nas carreiras.

O tamanho ideal desse produto é de 60 cm de altura e 90-110 cm de largura, e para o trabalho você precisará de:

  • 200-300 g de fio (por exemplo, Lana Gatto Feeling);
  • agulhas de tricô circulares nº 4.5-5.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Durante o trabalho você precisa:

  1. Monte 150 pontos (para simetria, seu número deve ser um múltiplo de 4 + 1 ponto) e tricote 20 carreiras com a superfície da frente (nas carreiras da frente haverá apenas pontos da frente e nas carreiras de trás - apenas pontos de trás), completando assim o topo do gorro-cachecol.
  2. Comece a tricotar com o padrão canelado francês.

Para concluir a etapa 2:

  • Na 1ª carreira haverá um padrão de alternância de 2 laçadas frontais e 2 traseiras.
  • Na 2ª carreira – o padrão é 2 frente + 2 trás, mas deslocado em uma laçada;
  • A 3ª carreira é tricotada exatamente como a primeira.
  • 4ª carreira – corresponde à 2ª carreira no rapport do padrão.
  1. Procedendo de maneira semelhante e alternando carreiras com laçadas frontais e traseiras, você precisa tricotar um tecido de 60 cm de altura.
  2. Para finalizar, você precisa cortar o fio, usar uma agulha para puxá-lo através das laçadas do tricô e prendê-lo.

O cachecol pronto deve ser experimentado enrolando sua parte inferior, tricotada com a superfície frontal, ao redor do pescoço.

boina de malha

Um gorro elástico francês com agulhas de tricô, cujo padrão requer a execução precisa de instruções, no formato de uma boina, vai servir para meninas e mulheres de qualquer idade e combina com qualquer roupa.

Você pode conectá-lo usando:

  • 200-300 g de fio Semenovskaya Sufle;
  • agulhas de tricô circulares nº 4.5.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Durante o trabalho você precisa:

  1. Monte 100-112 pontos (o número exato dependerá do tamanho da sua cabeça), distribua-os uniformemente e, em seguida, tricote 4 carreiras com um elástico 1*1 (alternando os pontos da frente e de trás) para formar uma borda elástica na boina.
  2. Passe a tricotar o tecido principal do produto utilizando o padrão “elástico francês”, para o qual:
  • Execute a 1ª carreira (frente) com um rapport repetido de 2 laçadas frontais movidas (para isso, sem remover a 2ª laçada da agulha de tricô, tricote suavemente através da parede traseira e, em seguida, faça o mesmo com a primeira laçada) e 2 laçadas em tricô.
  • Crie a 2ª carreira (tricô) com um padrão repetido, começando com 2 pontos meia, seguidos por 2 pontos meia movidos (para os quais, primeiro o segundo ponto meia não removido da agulha é tricotado e depois o primeiro). O padrão continua por toda a carreira.
  • Tricotar a 3ª carreira, copiando completamente o padrão da 1ª, e a 4ª - com o padrão da segunda.
  • Procedendo de maneira semelhante, alternando as carreiras “da frente” e “de trás”, você precisa tricotar uma boina de 25-30 cm, enquanto o tamanho do tecido pode ser variado conforme desejado.
  1. Para fechar o chapéu, faça uma pequena redução nas últimas 3 carreiras tricotando 2 laçadas da frente juntas, depois feche as laçadas restantes na carreira, costure-as e puxe o fio cuidadosamente.
  2. O produto resultante deve ser experimentado e, se desejado, decorado com um broche na lateral.

chapéu turbante

Um chapéu com agulhas de tricô elásticas francesas, cujo esquema inclui dicas sobre como escolher o fio, "Turbante" consiste em 2 partes cruzadas no meio da testa, e para criá-lo você precisará:

  • 500 g de fio de lã (por exemplo, RAINBOW WOOL feito de 100% lã peruana);
  • agulhas de tricô nº 4.5-5.

Gorro com agulhas de tricô elásticas francesas. Padrão de tricô redondo com dobra, padrão

Para criar o produto você precisará de:

  1. Monte 32 pontos (incluindo os pontos de borda) e comece a tricotar o padrão, para o qual você deve fazer o seguinte:
  • 1ª carreira de 1 ponto de borda + repetição de 1 ponto tricô + 2 pontos frontais cruzados (para isso, tricote o 2º ponto sem removê-lo da parede de trás, depois tricote o primeiro ponto e remova os dois pontos) + 1 ponto tricô. O padrão é repetido até o final da carreira, que deve ser finalizada com um ponto tricô.
  • 2ª carreira de 1 ponto de borda + repetição de 1 ponto da frente + 2 pontos cruzados em tricô (neste caso, primeiro o segundo ponto é tricotado, depois o primeiro ponto) + 1 ponto da frente. O padrão é repetido até o final da carreira, mas deve ser finalizado com um ponto tricô.
  • A 3ª fileira repete completamente o padrão da 1ª, e a 4ª fileira repete o padrão da 2ª fileira.
  • Procedendo de maneira semelhante e alternando os rapports das carreiras “pares” e “ímpares”, você precisa fazer um pedaço de tecido de 120 cm de comprimento e fechar as alças de trabalho.
  1. Para formar um turbante, o lenço resultante deve ser dobrado ao meio e seu centro fixado, então as pontas livres devem ser colocadas uma sobre a outra e amarradas com um nó. Suas pontas livres precisam ser escondidas, puxadas para a parte de trás da cabeça e costuradas no centro. O turbante também precisa ser costurado nas laterais.
  2. Para fixar o nó central, recomenda-se também prendê-lo com um fio.

Dicas para iniciantes

Profissionais aconselham meninas e mulheres que estão dando os primeiros passos no bordado ao tricotar:

  • Tenha cuidado ao escolher o fio, comprando apenas linhas de alta qualidade de fabricantes confiáveis. Para tricotar com elástico francês, é adequado um fio de cor única, sem lurex e glitter, que permite enfatizar o relevo do elástico francês e, se necessário, esconder defeitos no trabalho de uma artesã iniciante.
  • Trabalhe somente com agulhas de tricô confortáveis ​​(por exemplo, de madeira ou bambu), cuja espessura corresponda à do fio dobrado. Não é recomendado que iniciantes tricotem com agulhas de aço, pois nesse caso será difícil para eles lidar com laçadas que escorregam facilmente.
  • Controle a tensão do fio e o tamanho do ponto e corrija os defeitos imediatamente, se necessário.
  • Não deixe o trabalho de lado até que a carreira que você começou esteja completamente tricotada e use também um marcador de alfaiate para fazer as marcações.
  • Ao comprar novas agulhas de tricô circulares, para maior comodidade, deixe-as abaixar por 2 a 3 minutos, depois retire-as e deixe esfriar, o que deixará a linha mais flexível e evitará que ela torça.
  • Utilize agulhas que contrastem com a tonalidade do fio (por exemplo, escuro com fios claros ou vice-versa), o que permitirá visualizar melhor os pontos e controlar sua tensão e tamanho.
  • É essencial usar um caderno no qual sejam anotados todos os aumentos/diminuições, cálculos feitos para determinar o número de laçadas necessárias, além dos números das agulhas de tricô e números de artigo dos fios utilizados.

Um gorro tricotado com ponto canelado francês é um acessório estiloso feito pela alternância e mistura de pontos tricô e tricô.

Feito com agulhas de tricô em diversas variações de acordo com um padrão pré-selecionado, é adequado para qualquer roupa, estica bem e é bastante fácil de executar, sem exigir controle rígido sobre o número de laçadas devido à ausência de diminuição.

Vídeo sobre chapéu com agulhas de tricô elásticas francesas

Uma aula simples sobre como criar um chapéu com elástico francês:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho