Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos

O diagrama e a descrição de um chapéu-capacete de malha ajudarão tricotar um lindo cocar para seu filho mesmo para uma costureira novata. Sabe-se que o tricô chegou à Europa a partir do Egito Antigo e foi trazido pelos coptas, os primeiros cristãos deste país.

Inicialmente, tricotar era considerado um privilégio masculino, e as mulheres só tinham permissão para usar a roda de fiar. Historiadores estabeleceram que em diferentes países, nos tempos antigos, surgiam revoltas onde representantes do sexo forte defendiam seu direito exclusivo de trabalhar com agulhas de tricô e fios.

Características do modelo

O gorro de tricô "Capacete", cujo diagrama e descrição podem ser encontrados em publicações impressas da moda sobre tricô, é popular entre muitas mães que o escolhem como enfeite de cabeça para seus bebês. Este modelo também é popularmente chamado de "bogatyrka" ou "budenovka".

Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos

A história da criação dos primeiros bogatiros remonta aos tempos dos bogatiros épicos. Especialistas observam que a versão moderna deste modelo de capacete de inverno foi inventada por Vasnetsov, enquanto criava munição para o jovem Exército Vermelho.

O Budenovka clássico difere de outros chapéus porque sua base é composta por 6 triângulos esféricos que afinam em direção ao topo. Possui 3 lados: 2 laterais e um traseiro, que são levantados e presos ao topo na estação quente e abaixados na estação fria. Em uma budenovka de malha, as partes não sobem, mas se ajustam firmemente ao redor da cabeça e do pescoço.

Este tipo de chapéu é adequado para meninos e meninas de diferentes idades, bem como para adultos amantes de itens de malha. Existem diversas variações da bogatyrka, mas todas têm em comum o fato de ter uma parte superior em forma de capacete e um pano quente para o pescoço.

O chapéu-capacete difere de outros acessórios de cabeça porque possui:

  • grande volume de tecido de malha;
  • cobre a testa, orelhas e pescoço;
  • Adequado tanto para meninos quanto para meninas;
  • sem fixadores;
  • pode haver um forro;
  • fácil de colocar e tirar.

Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos

A bogatyrka infantil geralmente cobre não apenas a cabeça e o pescoço, mas também parte das costas, ombros e peito. Ele vem em diferentes variações, o que permite que as costureiras expressem sua própria imaginação.

O chapéu Budyonovka difere de outros acessórios de cabeça pela forma como as medidas são tiradas para criá-lo.

Para garantir que o modelo esteja correto e se ajuste bem à criança, você precisa medir:

  • Circunferência da cabeça.
  • Circunferência facial.
  • Profundidade de plantio.
  • A altura da garganta.
  • A largura da área do peito.

Medir a circunferência da sua cabeça ajudará você a escolher o tamanho certo do chapéu. Para obtê-lo, você precisa aplicar um “centímetro” da ponte do nariz até a parte de trás da cabeça.

Para formar a cava, você precisará de dados sobre a circunferência do rosto. Para isso, aplique um centímetro do lóbulo de uma orelha ao outro.

A profundidade do ajuste ajudará você a tricotar o gorro de modo que ele não fique muito profundo ou "raso", mas que se ajuste perfeitamente à cabeça do bebê, ajustando-se confortavelmente, mas não muito apertado. Para fazer isso, meça a distância da ponte do nariz até a base da parte de trás da cabeça e divida o número resultante por 2.

Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos

Colocando uma fita métrica verticalmente no pescoço, meça a altura da garganta. Este indicador é necessário para formar um cachecol do tamanho necessário.

A largura do peito é medida colocando uma fita métrica no ombro. A medida é necessária para formar a parte inferior do toucado no formato de um capacete. Especialistas observam que quanto mais precisas forem as leituras, maior a chance de tricotar o produto na primeira vez e não perder tempo desfazendo e amarrando novamente.

Selecionando fios

Um gorro-capacete de malha, cujo padrão e descrição são populares na Internet, pode ser feito com diferentes fios. Normalmente, a versão de inverno é tricotada com fios quentes, e a versão decorativa é tricotada com fios finos e sem fiapos.

Basicamente, fios contendo lã animal natural são usados ​​para tricotar chapéus infantis e adultos.

As vantagens de tais fios são que eles:

  • reter calor;
  • respirar;
  • não causam reações alérgicas;
  • natural;
  • ecológico;
  • agradável ao toque;
  • elástico.

Fios feitos de fibras naturais retêm bem o calor. Ao mesmo tempo, não retém ar e umidade, permitindo que escapem para que o corpo não transpire nem aqueça demais.

A maioria dos fios de lã natural são hipoalergênicos. Em contato com a pele, não causam irritações nem reações alérgicas.

Novelos de fios quentes são feitos de penugem de ovelha, coelho, camelo ou cabra. Este material é natural e ecológico, ou seja, após o término de sua vida útil, ele pode ser descartado facilmente sem preocupações com o meio ambiente, já que tais fios se decompõem de forma rápida e completa. Além disso, podem ser queimados.

Os fios naturais são agradáveis ​​ao toque. Eles não picam o corpo nem causam crises de coceira.

Uma das propriedades importantes de qualquer fio de tricô é sua elasticidade. Possuindo essa qualidade, eles são capazes de assumir qualquer formato e esticar.

Ao escolher fios para tricotar um chapéu heróico infantil, você precisa:

  • cheirar o novelo;
  • aplique no seu rosto;
  • leia a composição;
  • estique a ponta do fio em suas mãos;
  • enrole o fio entre os dedos.

Antes de comprar um novelo de lã que você gosta, você precisa cheirá-lo. Isso é feito para determinar sua naturalidade. Se o fio tiver um cheiro químico sutil ou obviamente desagradável, é melhor não comprá-lo.

Especialistas recomendam colocar a meada que você gosta no rosto e entender o quão agradável o material é para sua pele. Se os fios não forem espinhosos e não deixarem fiapos no rosto, eles são adequados para tricotar um gorro.

Antes de comprar o fio, você deve sempre ler sua composição. Nesse caso, o comprador entende imediatamente do que o fio é feito e quão natural ele é. A etiqueta também costuma indicar o comprimento do fio e seu peso para que a artesã possa calcular quantos novelos precisará. Isto contém informações sobre o diâmetro das agulhas de tricô adequadas para o trabalho.

Para determinar a elasticidade de um fio, você precisa pegar sua ponta livre com as duas mãos e esticá-la levemente. Essa manipulação permitirá que você sinta se o material é elástico ou não. Desta forma, também é determinada a homogeneidade dos fios, o que é um indicador de sua qualidade.

Costureiras experientes recomendam torcer a ponta livre da linha entre o polegar e o indicador. Eles fazem isso para entender como o produto vai se comportar após várias lavagens. Quanto mais o fio se desfia, pior ele mantém sua forma após vários usos.

Na maioria das vezes, para tricotar um gorro, eles levam:

  • "Alpaca";
  • "Caxemira";
  • "Merino";
  • "Mohair";
  • "Algodão".

O fio de alpaca é um produto natural feito a partir das penugens dos animais de mesmo nome. Essas lhamas são encontradas nas montanhas da América do Sul e do Peru. Eles têm uma penugem muito quente que mantém você aquecido e repele a sujeira. Itens feitos com fios que contêm esse material não acumulam eletricidade estática e não amassam.

Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos

O fio de cashmere é feito de lã de cabras que vivem nas montanhas do Tibete. Este material é considerado de elite, pois as coisas feitas com ele são macias, leves e têm um brilho sutil.

A única desvantagem da caxemira pura é que ela enrola rapidamente durante o uso ativo, então fios artificiais são frequentemente adicionados aos naturais para evitar a deterioração rápida dos produtos.

Os especialistas consideram o fio Merino o mais caro porque é muito leve e quente. Além disso, seu pelo não cai, como acontece com outros fios fofinhos, e não irrita a pele ao toque. O material é feito de lã tosquiada da cernelha de ovelhas de lã fina.

Os fios de mohair vêm da Turquia. Elas são feitas de lã de cabras que vivem em Angorá. Este fio é quente, respirável e macio. Praticamente não suja nem deforma.

Os fios de algodão também são considerados fios naturais, pois são feitos das fibras das inflorescências da planta de mesmo nome. O fio se destaca por ser ecologicamente correto e por respirar. Normalmente, chapéus leves para primavera e verão são feitos desse material.

Para quem vai tricotar um chapéu heróico para o filho, costureiras experientes recomendam escolher novelos marcados com “Crianças” na etiqueta. Eles são mais suaves e mais adequados para a pele das crianças.

Para uma menina

Um gorro-capacete de tricô, cujo padrão e descrição agradarão a qualquer costureira iniciante, está disponível para meninas. O enfeite de cabeça pode ser tricotado com fios brilhantes ou o tecido pode ser decorado com padrões simples, mas marcantes.

Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos
Padrão de tricô para elástico 4x4 para chapéu-capacete

Chapéus para meninas de diferentes idades são sempre mais fofos e interessantes. Isso se deve ao fato de que ao criar um produto quente você pode mostrar mais imaginação do que no caso dos meninos.

Para tricotar uma heroína feminina para uma fashionista de um ano, você precisará de 0,1 kg de fio e agulhas de tricô separadas e circulares de diâmetro adequado. A parte principal do produto é tricotada com a superfície frontal, usando alças frontais (k) e traseiras (purl). O trabalho também inclui outros tipos de padrões e manipulações de fios.

Padrão Como tricotar
Borracha Alternando pontos da frente e de trás.
Diminuir Passe 1 ponto como se fosse um ponto tricô, tricote o 2º ponto e puxe o ponto passado por ele.
Aumentar Faça uma laçada cruzada a partir do fio.

Para tricotar um cocar infantil, você precisa:

  1. Monte 200 pontos.
  2. Tricotar a carreira 1, sequencialmente 2 pontos meia e um padrão canelado 4 por 4, onde 4 pontos meia alternam com 4 pontos meia. Você precisa terminar a carreira com 4 pontos meia e 2 pontos meia.
  3. A carreira 2 é desenhada de acordo com o padrão formado no tecido.
  4. Tricotar, alternando o padrão das carreiras 1 e 2 até uma altura de 5,5 cm.
  5. Tricotar uma nova carreira, alternando a união de 2 pontos com um ponto meia, 4 pontos meia e diminuindo.
  6. Faça uma nova carreira com uma repetição de meia, 4 malhas meia e meia.
  7. Tricotar a próxima carreira, alternando o ponto meia, 2 pontos juntos em tricô e ponto meia. Devem restar 100 laçadas nas agulhas.
  8. Tricotar com um elástico 2x2 até o tecido medir 4,5 cm de comprimento.
  9. Feche as 18 alças centrais, formando o decote frontal.
  10. Tricotar as alças restantes com um elástico 2 x 2.
  11. Marque o centro das costas com uma linha contrastante.
  12. Feche 2 laçadas em ambos os lados 1 vez e 1-2 vezes seguidas para que restem 74 laçadas de trabalho.
  13. Adicione 1 laçada na próxima carreira depois dos pontos de borda 6 vezes.
  14. Tricotar os pontos adicionados em ponto canelado.
  15. Feche 29 laçadas nas laterais a uma distância de 14 cm do fio colorido. É assim que as partes laterais da bogatyrka são formadas.
  16. Tricotar os pontos restantes em ponto meia.
  17. Feche o trabalho assim que o comprimento da tela for igual ao das laterais.
  18. Monte 18 pontos na parte inferior ao redor da abertura do rosto nas agulhas circulares, 5 pontos para os arredondamentos, 25 pontos nas laterais e 26 pontos na parte superior.
  19. Continue trabalhando com um elástico 1 x 1.
  20. Feche todas as laçadas depois de tricotar 8 carreiras.

Agora você pode começar a montar o capacete. Para fazer isso, a peça do meio é costurada nas peças laterais.

Para um menino

O chapéu "Capacete" para menino pode ser tricotado seguindo o padrão e a descrição em poucas noites. Há vários modelos interessantes para pequenos heróis. Por exemplo, crie uma viseira de malha e estilize o chapéu para que pareça um capacete real do passado. Além disso, a viseira pode ser usada para cobrir a boca e o nariz do bebê ao visitar locais lotados.

Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos
Padrão e descrição de um gorro-capacete de malha para menino

 O modelo para menino com frente e costas alongadas é popular entre as artesãs. Esta opção permitirá que o bebê não congele no inverno, pois sua cabeça, pescoço, costas e peito estarão aquecidos.

Para trabalhar você precisará de 0,1 kg de fio, agulhas de tricô regulares e circulares do diâmetro necessário.

Para tricotar uma bogatyrka para uma criança de 2 anos, você precisa:

  1. Monte 36 pontos.
  2. Tricotar a carreira 1, alternando 15 pontos em ponto meia, deixando todos os pontos em meia, 6 em meia, 15 em ponto meia.
  3. Forme a carreira 2 alternando 15 pontos meia, 6 pontos meia e 15 pontos meia.
  4. Tricotar assim por 18 cm.
  5. Feche as 8 alças do meio para formar a abertura do pescoço.
  6. Tricotar cada peça em ponto meia.
  7. Feche 4 pontos em 2 carreiras pares para formar o decote.
  8. Tricotar mais 7 carreiras com as laçadas restantes e deixar o trabalho de lado.
  9. Monte 26 pontos em uma agulha separada.
  10. Combine todas as 3 peças tricotando 5 pontos no ombro direito com os pontos adiados e 5 pontos no ombro esquerdo.
  11. Tricotar 18 cm de todas as laçadas em ponto meia, formando um caminho de 6 laçadas frontais, como no início do tricô.
  12. Monte 60 pontos ao longo do decote.
  13. Tricotar o tecido em carreiras viradas com o ponto da frente, tendo montado mais 3 laçadas em cada lado. Tricotar somente as 6 alças do meio e as 10 alças externas usando as alças da frente e de acordo com o padrão. Assim forme 18 cm de tecido.
  14. Tricotar ½ dos pontos da última carreira e dobre o capuz formado ao meio.
  15. Feche as laçadas, pegando 1 laçada de cada lado.

No final do trabalho, dobre o painel frontal do capuz e, se desejar, passe um cordão por ele para amarrar.

Chapéu-capacete de malha com gola retangular

Um gorro de malha, cujo diagrama e descrição podem ser encontrados em livros antigos de economia doméstica, também pode ter um babador retangular. A parte frontal estendida do produto permite que você se mantenha aquecido durante períodos prolongados de exposição ao frio e evite ficar doente.

Chapéu capacete tricotado com agulhas. Padrões e descrições para meninas, meninos e recém-nascidos

Para tricotar uma peça de roupa da moda para a estação fria, você precisará de fio e agulhas de tricô circulares do diâmetro apropriado. Você pode modelar seu cocar não apenas da maneira clássica, mas também a partir da coroa.

Para fazer isso você precisa:

  1. Monte 4 pontos nas agulhas.
  2. Tricotar as carreiras 1, 2, 3 e 4.
  3. Tricotar as carreiras 5 e 6 também com as alças da frente, acrescentando 2 alças a elas ao formá-las, de modo que no final você tenha 6.
  4. Aumente uniformemente em cada 2ª carreira 9 vezes 6 laçadas.
  5. Tricotar 14 carreiras com pontos meia, sem acrescentar nada.
  6. Coloque 10 pontos em uma agulha adicional.
  7. Continue formando o tecido em carreiras retas.
  8. Diminua 1 p de cada lado nas próximas 4 carreiras, trabalhando em carreiras alternadas.
  9. Marque o centro da parte de trás da peça.
  10. Tricotar uma carreira alternando 15 pontos tricô, 2 juntos, 12 pontos tricô, 2 juntos, 15 pontos tricô.
  11. Diminua 2 pontos 2 vezes em cada 2ª carreira, diminuindo o intervalo entre as diminuições.
  12. Tricotar 8 carreiras em linha reta.
  13. Monte 12 pontos seguidos na linha do queixo.
  14. Feche as alças formando um círculo.
  15. Tricotar 11 carreiras com um padrão elástico 1 x 1.
  16. Separe 16 laçadas do total para as partes de trás e da frente.
  17. Deixe 8 laçadas para os ombros e 4 para o raglan.
  18. Continue tricotando com as alças da frente, adicionando 1 alça do raglan a cada duas carreiras, 6 vezes.
  19. Tricotar as últimas 4 carreiras com um padrão elástico 1 x 1.
  20. Feche os laços.
  21. Monte 35 pontos ao redor do oval do rosto.
  22. Tricotar 4 carreiras com um padrão elástico 1 x 1.
  23. Feche os laços.

Aqueles que desejam que o chapéu bogatyrka seja amarrado ou fique mais justo ao corpo precisam fazer alças de ar para a gravata e passar um elástico ou outro cordão elástico por ele.

O modelo de chapéu heróico com babador longo pode ser complementado com orelhas ou um pompom no capuz. Para isso, os elementos selecionados são formados separadamente do fio ou tricotados durante o trabalho.

Pompons de pele ou orelhinhas ficam bem em modelos de bebê. Esses acessórios podem ser adquiridos em lojas especializadas. O produto também é decorado com bordados ou apliques coloridos. Para meninas mais velhas, broches, contas ou contas são usados ​​como decoração adicional para o cocar.

O padrão e a descrição de um gorro de malha geralmente podem ser encontrados em sites especializados. Tricotar um cocar não é difícil nem interessante, então até uma costureira iniciante pode dar conta do recado.

Vídeo sobre como tricotar um gorro de capacete

Aula magistral sobre como tricotar um gorro-capacete "Dinossauro":

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho