Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Já faz algumas temporadas que o chapéu Takori é o modelo mais popular entre os chapéus. Um acessório quente e estiloso permite que você adicione individualidade ao seu visual e o torne único.

Takori é o nome do chapéu, que vem do sobrenome do criador do modelo. Svetlana Takori é uma designer que desenvolveu não apenas um cocar de mohair com lapela larga, tricotado com agulhas de tricô, mas também uma marca inteira de roupas.

O que você precisará para o trabalho

Para fazer um chapéu Takori você precisará de muito pouco.

Um conjunto aproximado de materiais e ferramentas inclui:

  • fios: mohair, mink fluff, angorá ou qualquer outro fio fofo;
  • fios de meia ou circulares;
  • fita métrica;
  • agulha ou anzol;
  • tesoura.

Ao tricotar com outro padrão, por exemplo, tranças, você precisará de alfinetes dos quais poderá remover laçadas adicionais. É aconselhável que costureiras iniciantes utilizem marcadores ao fazer trabalhos circulares.

Mohair e angorá são fios bastante finos, então os itens feitos com eles são tricotados em 2 fios, já que esse fio é bem fino. Ao calcular a quantidade necessária de fio, vale considerar que tricotar com elástico inglês requer 1,5 vez mais fio do que ao criar peças com outros padrões de tricô.

Qual fio é melhor escolher?

A aparência do produto final depende da escolha do fio, então você precisa abordar esse processo com muita responsabilidade. O modelo do chapéu é feito de fios fofinhos.Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Levando em consideração as características do toucado, recomenda-se a utilização dos seguintes tipos de fios para tricô:

  • angorá;
  • mohair
  • penugem de vison;
  • alpaca;
  • penugem de coelho;
  • lã.

Vale considerar que o produto é feito com malha grossa. Por isso, o tricô com fio fino é feito em várias dobras. Em princípio, você pode usar absolutamente qualquer fio, tudo depende da preferência pessoal.

Fazendo medições e cálculos

Apesar deste modelo ter uma boa reserva de comprimento, é importante fazer os cálculos corretamente para que o produto não fique muito longo ou muito curto. O chapéu tem 2 lapelas, então cada uma em cm deve ser multiplicada por 2. Some ao resultado obtido a profundidade e as margens (aproximadamente 4 cm).Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Para um cálculo correto são necessários os seguintes parâmetros:

  • Circunferência total. Meça ao redor da parte mais larga da sua cabeça.
  • Profundidade do produto. A medida corresponde à metade da distância de uma orelha à outra.

Caso não seja possível tirar medidas, você pode utilizar a tabela de medidas por idade. Como o padrão de tricô usa um padrão que estica bem, você precisa subtrair 2 cm do valor resultante. Isso garantirá um bom ajuste do produto.

Maneira fácil de amarrar Takori

Uma versão simplificada do chapéu Takori tricotado em mohair. O tricô é feito em círculo, o que permite que o produto seja feito sem costuras. Para fazer um chapéu, você precisará de fio de mohair ou lã, 500 m por 100 g. Para um modelo adulto, você precisará de 1 novelo.

Para criar o modelo você precisará:

  • fio: mohair, lã ou outro fofo;
  • agulhas de tricô circulares nº 4;
  • agulha.

Instruções passo a passo:

  1. Monte 90 pontos usando 2 fios e agulhas de tricô.
  2. Conecte e tricote um elástico 1x1 em círculo: 1 frente (t), 1 trás (p).
  3. Tricotar 30 cm.
  4. A formação do topo do futuro chapéu começa. Para fazer isso, faça diminuições.
  5. Dependendo de qual laçada é: frente ou trás, faça diminuições. Por exemplo, se 1 ponto meia, então tricote 2 pontos meia juntos; se ip, então tricote ip. Tricotar a próxima laçada de acordo com o padrão. Em seguida, tricote as próximas 2 laçadas juntas. Tricotar a próxima laçada de acordo com o padrão.
  6. Isso criará uma transição para um elástico 2x2.
  7. Tricotar as próximas 2 carreiras sem diminuir, de acordo com o padrão.
  8. Tricotar a carreira novamente, fazendo diminuições. Mas desta vez tricote 3 laçadas juntas. Tricotar de acordo com o mesmo princípio da 1ª carreira de diminuições, se for 1 frente, então tricotar 3 laçadas juntas em tricô, ou seja, qualquer que seja 1 laçada, é assim que se realiza a diminuição. Tricotar a próxima laçada de acordo com o padrão. Faça diminuições novamente. Continue até o final da carreira.
  9. Então, voltando ao elástico 1x1. Repita esse padrão por 2 carreiras sem diminuir.
  10. Tricotar a última carreira usando apenas diminuições, tricotando 2 pontos juntos.
  11. Reúna as laçadas restantes no fio usando uma agulha. Puxe firmemente, dê um nó e esconda a linha dentro do produto. Apare as pontas.

Como tricotar um gorro com ponto canelado inglês em círculo?

O elástico inglês é um padrão volumoso que as costureiras usam para criar itens de tricô texturizados e exuberantes. Este padrão é ideal para fazer chapéus de inverno com fios quentes e fofos.Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Para fazer o modelo você precisará de:

  • mohair ou qualquer outro fio fofo;
  • agulhas de tricô nº 4;
  • agulha;
  • gancho;
  • tesoura.

Produção passo a passo:

  1. Tire medidas para determinar a circunferência da sua cabeça. Este parâmetro para um adulto é em média 55-60 cm. É necessário montar aproximadamente 78 laçadas nas agulhas de tricô.
  2. Complete a carreira 1 da seguinte maneira: laçada para longe de você, ponto baixíssimo com a laçada na frente do trabalho, 1 ponto meia atrás da laçada da frente.
  3. Execute a 2ª carreira e as carreiras pares subsequentes: faça uma laçada, tricote a laçada sem ponto da carreira anterior e tricote os pontos tricô juntos, jogue o fio para longe de você, remova o ponto tricô, certificando-se de que o fio esteja atrás do trabalho.
  4. Tricotar a 3ª carreira e as carreiras ímpares subsequentes: coloque a linha na agulha de tricô longe de você, remova o ponto meia, certificando-se de que a linha esteja na frente do trabalho, faça uma laçada na carreira anterior e tricote a laçada sem ponto junto através da parede frontal.
  5. Continue tricotando, alternadamente, as carreiras 2 e 3, até o produto atingir o comprimento desejado.
  6. Para formar a coroa, faça o seguinte: diminua uniformemente os pontos nas carreiras para frente e para trás, para que o tecido adquira um formato arredondado. Para fazer isso, tricote a carreira inteira com 3 laçadas juntas.
  7. Nas carreiras seguintes, as diminuições são realizadas de modo a não deixar laçadas nas bordas.
  8. Quando restarem poucas laçadas nas agulhas de tricô, corte o fio, deixando um comprimento de cerca de 10 cm. Usando uma agulha, junte as alças abertas no fio, puxe e amarre firmemente.
  9. Vire o produto acabado do avesso, passe-o no vapor e una as bordas laterais com uma agulha de crochê ou agulha. Ao mesmo tempo, certifique-se de que a costura não seja muito forte para que o produto mantenha sua elasticidade.

elástico polonês

Gorro Takori tricotado em mohair com 1 punho. O modelo tricotado de acordo com esta master class fica muito delicado e bonito. Se você quiser tricotar um gorro sem lapelas, tricote o produto até uma altura de 27-28 cm. Para um modelo com 2 lapelas, esse parâmetro deve ser 32 cm.Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Materiais e ferramentas necessários:

  • agulhas de tricô circulares nº 3.5;
  • fio de mohair ou lã na proporção de 190 m por 100 g;
  • tesoura;
  • agulha.

Produção passo a passo:

  1. Primeiro, é necessário calcular o número de loops. Para fazer isso, você precisa tricotar uma amostra para determinar a densidade do tricô, ou seja, quantas laçadas estão contidas em um cm. Por exemplo, a densidade é de 2 loops.
  2. Para esticar o tecido no tamanho 56, subtraia 20%. Assim, obtemos 56 – 20% = 45. Multiplique esse valor pelo indicador de densidade de tricô. Neste caso específico, o valor é 90.
  3. O número resultante deve ser reduzido a um valor que possa ser dividido por 4. Isso dá 88 + 1 ponto baixíssimo.
  4. Monte os pontos da maneira mais conveniente, conecte-os em um anel e tricote no comprimento necessário usando o seguinte padrão: 1 carreira – 3 pontos meia, 1 pbx; 2ª carreira – 1 pbx, 1 tricô, 2 pbx.
  5. Comece a moldar a coroa. Para fazer isso, tricote uma carreira da seguinte maneira: 1 tricô, 3 pontos juntos em ponto meia.
  6. Tricotar a próxima carreira, alternando 1 ponto meia com 1 ponto isp.
  7. Em seguida, faça a carreira da seguinte maneira: tricote todas as laçadas 2 juntas atrás das paredes da frente.
  8. Reúna as laçadas restantes na linha usando uma agulha e aperte bem. Esconda a linha no lado avesso e apare as pontas.

elástico francês

Ao tricotar um gorro com elástico francês, calcule o número de laçadas para que o padrão não estique durante o uso e mantenha sua aparência original por muito tempo. Esta descrição é para um modelo que se ajusta a uma cabeça com circunferência de 60 cm. O produto tem 21 cm de altura, sem contar o pompom. Se desejado, este parâmetro pode ser aumentado para o valor desejado.Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Materiais e ferramentas necessários:

  • fio de lã ou mohair;
  • agulhas de tricô circulares (selecione o número de acordo com a espessura do fio);
  • agulha;
  • tesoura.

Produção passo a passo do produto:

  1. Monte 119 pontos usando o método clássico.
  2. Tricotar 62 carreiras da seguinte maneira: 1 meia, *2 pbx, 2 meia, * pbx.
  3. Quando 62 carreiras tiverem sido tricotadas, comece a formar a coroa.
  4. Tricotar 2 pontos juntos, ponto baixíssimo.
  5. Tricotar dessa forma até restar um número mínimo de laçadas. Recolha-os com uma agulha e linha e puxe-os juntos.
  6. Costure as partes laterais ou faça crochê juntas. Costure um pompom de pele em cima.

Como tricotar um takori costurado?

O chapéu Takori tricotado em mohair está ganhando cada vez mais popularidade. Este modelo fica bem em pessoas, independentemente de idade e sexo. A produção é tão simples que até uma costureira iniciante consegue tricotar. O modelo pode ser feito de duas maneiras: em círculo ou como uma tela, seguido de costura. Para fazer este produto, recomenda-se usar fios fofos e brilhantes.Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Ferramentas e materiais necessários:

  • agulhas de tricô circulares (selecione o número de acordo com a espessura do fio);
  • fios de mohair e lã;
  • tesoura;
  • agulha.

Produção passo a passo:

  1. Tome as medidas necessárias. Caso isso não seja possível, você pode usar a tabela de tamanhos dependendo da sua idade.
  2. Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô da maneira clássica. Se a linha for fina, faça isso em 2 dobras.
  3. Continue trabalhando com um elástico 2 x 2, alternando 2 pontos meia com 2 pontos ip. Tricotar até a peça medir 35 cm de comprimento.
  4. Comece a formar a coroa. Para fazer isso, divida visualmente o tecido em 4 partes iguais e faça diminuições.
  5. Para fazer isso, tricote 2 laçadas juntas no início e no fim de cada uma.
  6. Quando restarem 8 laçadas nas agulhas de tricô, junte-as com uma agulha e linha.
  7. Conecte as bordas com uma agulha de crochê ou costure. Puxe as alças abertas juntas com linha. Decore a parte superior do produto com um pompom de pele da mesma cor.

Como fazer crochê?

O chapéu Takori pode ser tricotado não apenas com agulhas de tricô, mas também com uma agulha de crochê. Para tricotar esse modelo, use um padrão de pontos baixos ou um elástico de pontos em relevo. Um modelo tricotado dessa maneira não estica e mantém sua aparência original por muito tempo.

Para trabalhar você precisará de:

  • fios: alpaca, angorá, mohair;
  • gancho correspondente à espessura do fio.Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descriçãoComo tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Instruções passo a passo:

  1. Este modelo foi projetado para uma circunferência de cabeça de 50 cm e uma profundidade de produto de 42. Se você quiser formar 2 lapelas, precisará aumentar o comprimento do produto em 16 cm. A densidade do padrão é 20 * 20.
  2. Usando uma agulha de crochê, faça uma corrente de 80 laçadas de ar (corr). Tricotar 1 carreira com pontos baixos.
  3. Execute 2 levantamentos VP. A próxima carreira é feita com pontos baixos.
  4. Trabalhe as carreiras subsequentes da seguinte maneira: faça 2 correntinhas na coluna mais externa da carreira anterior e, em seguida, faça pontos altos duplos atrás da parede do fundo.
  5. Quando a parte principal do gorro estiver tricotada, comece a formar a coroa. Faça isso tricotando carreiras incompletas.
  6. Na 1ª carreira do início da formação da coroa, tricotar 64 colunas.
  7. Na 2ª carreira, reduza o número de laçadas para 62.
  8. Desta forma, faça várias carreiras encurtadas para diminuir os pontos uniformemente.
  9. Na última carreira, conecte as duas bordas do produto.

Chapéu Takori com barba

Gorro de malha Takori de mohair com barba. Este modelo protegerá não apenas sua cabeça do frio, mas também parte do seu rosto. O produto é popular entre os homens e também é perfeito para crianças. É importante escolher as roscas certas para este modelo. É aconselhável utilizar fios com composição natural.

Materiais necessários:

  • fio;
  • agulhas de tricô circulares;
  • tesoura.Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descrição

Instruções para fazer:

  1. Tome todas as medidas necessárias. Para calcular o número de laçadas necessárias para tricotar este modelo, você precisa tricotar uma amostra e calcular o número de laçadas em 1 cm. Multiplique o parâmetro resultante pelo tamanho da circunferência da cabeça.
  2. Monte o número necessário de pontos da maneira clássica e continue trabalhando com o padrão escolhido para fazer o chapéu no comprimento necessário.
  3. Comece a moldar a coroa. Para isso, faça diminuições uniformes em cada 3ª carreira. Diminua 4 pontos.
  4. Quando o tecido principal estiver pronto, comece a tricotar a barba.
  5. Monte o número necessário de laçadas a partir da parte inferior do produto. Tricotar 3 carreiras com elástico inglês.
  6. Nesta fase, comece a tricotar a abertura para a boca. O local proposto deve ser marcado com antecedência. Nesta área, feche as alças e tricote a carreira até o final. No local onde as laçadas foram fechadas, na próxima carreira, monte as laçadas novamente e tricote, fechando as laçadas da mesma forma.

Chapéu Takori com tranças

O produto pode ser tricotado não apenas com um elástico. O uso de tranças deixa o modelo original e estiloso.

Materiais e ferramentas necessários:

  • fio de lã;
  • agulhas de tricô para meias (determine o número com base na espessura do fio);
  • fio elástico.

Instruções de fabricação:

  1. Comece a tricotar fazendo a lapela. Monte 104 pontos usando o método clássico, tricote 1 carreira em meia e distribua-os uniformemente em 4 agulhas de tricô.
  2. Trabalhe com um elástico 2 x 2 (alternando 2 pontos meia e 2 pontos ip) em círculo.
  3. Continue tricotando, completando 1 carreira de pb. Depois, mais 25 carreiras com um elástico 2 x 2, mas mudando a disposição das alças: se inicialmente você alternava 2 alças da frente com 2 alças de trás, agora alterne 2 alças de trás com 2 alças da frente.
  4. Retire o fio, coloque a borda inicial em uma agulha de tricô adicional: você terá duas bordas abertas - a inicial e a final.
  5. Passe o elástico para gorros em cada laçada da 24ª carreira a partir do início do tricô usando uma agulha. Proteja-o. Isso garantirá que o chapéu fique bem ajustado.
  6. Dobre a borda inferior da lapela com o elástico ao longo da fileira de pontos e alinhe as duas bordas abertas. Vale ressaltar que a fileira de laçadas em meia deve ficar na parte da frente.
  7. Troque as agulhas por um número maior. Tricotar uma carreira com um elástico 2 x 2, pegando cada vez 2 laçadas: das bordas abertas superior e inferior. A lapela dupla está pronta.
  8. Continue tricotando com um padrão de trança. Repetição: 2 ip, 6 lp 13 vezes. Tricotar 6 carreiras de acordo com o padrão, na 7ª carreira fazer uma trança: 2 pbx, 3 pbx, retirar para um alfinete ou uma agulha de tricô adicional, deixar antes do trabalho.
  9. Continue tricotando 3 pontos meia, 3 pontos meia de uma agulha adicional (1 elo da trança está pronto).
  10. Repita 7 carreiras do padrão e mais 5 carreiras de 3 elos.
  11. Na 6ª carreira, comece a diminuir para formar o topo. Tricotar 2 pontos juntos em meia. Restarão 91 laçadas no trabalho.
  12. Complete a carreira 7 com 3 elos de trança. Na 4ª carreira, tricote 4 elos de trança da seguinte maneira: 1 tricô, 2 pontos juntos em meia com inclinação para a esquerda, 2 pontos frontais, 2 pontos juntos em meia com inclinação para a direita - repita 13 vezes. Você obterá 65 loops.
  13. Execute a carreira 5, 4 elos da trança: 1 pb, 2 juntos LP com inclinação para a esquerda, 2 juntos LP com inclinação para a direita - repita 13 vezes. Você obterá 39 loops.
  14. Execute a carreira 6 com 4 elos de trança: 1 pb, 2 pb juntos - repita 13 vezes. Restam 26 loops.
  15. Nas próximas 2 carreiras, tricote todas as laçadas 2 juntas. Você terminará com 7 voltas.
  16. Corte o fio e use uma agulha para passá-lo pelas laçadas restantes, puxando-o firmemente. Dobre as pontas para dentro. O chapéu está pronto. O topo da cabeça pode ser decorado com um pompom de pele.

Como tricotar um chapéu Takori usando mohair, angorá ou crochê. Esquema, descriçãoVocê pode tricotar um chapéu Takori de diferentes maneiras: em círculo ou em tela, com costura posterior, com agulhas de tricô ou agulha de crochê. O principal é usar fios fofos ao fazer o modelo. Esta é a principal característica do produto. O chapéu pode ser tricotado com mohair, plumas de vison, angorá, plumas de coelho e outros fios. A principal vantagem do modelo é sua aparência elegante e praticidade.

O chapéu acaba sendo muito quente e extremamente confortável de usar. O produto acabado deve ser lavado e seco em uma superfície horizontal. Vale ressaltar que o modelo é feito com fio com alto teor de fibras naturais, por isso este produto deve ser lavado somente à mão.

Vídeo sobre como tricotar um gorro takori

Gorro takori de malha:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho