Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Um cachecol tricotado com agulhas de tricô é muito necessário acessório de malha para criar um visual moderno. Os modelos mais delicados são feitos de mohair. Com uma combinação bem-sucedida do esquema do padrão e das características do fio, você obtém um item elegante e bonito. O cachecol combina perfeitamente com guarda-roupas femininos, masculinos e infantis.

Características e nuances de tricotar um cachecol de mohair com agulhas de tricô

O mohair é feito de lã de cabras angorá com adição de outras fibras, como seda ou acrílico. Em sua forma pura, a lã rasga-se facilmente.

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

O fio finalizado possui propriedades únicas:

  1. Hipoalergênico. Mesmo pessoas com sensibilidade aumentada podem usar produtos de mohair.
  2. Fofura. Os itens finalizados são leves, fofos e muito quentes.

Uma característica importante do mohair é que o cachecol pode ser tricotado com qualquer padrão e em uma única dobra, pois o produto é tricotado com um pedaço reto de tecido em forma de retângulo. Isso permite que você crie um desenho de qualquer complexidade.

Existem vários tipos de cachecóis de mohair, que diferem nas técnicas de tricô:

  1. Escocês. É o nome dado a um acessório de pescoço com listras ou grandes xadrezes. Além disso, a cor do tecido de malha depende apenas das preferências estéticas do proprietário.
  2. Indiano. A coloração lembra um pouco o padrão escocês, mas os tons do cachecol são diferentes. A peculiaridade dos modelos indianos é um tecido largo feito de fios muito finos. Na maioria das vezes, os cachecóis de mohair masculinos são feitos nesse estilo.
  3. Produtos tricotados com elástico envernizado (inglês). Os modelos são mais densos e volumosos, indicados para a estação fria.
  4. Teias de aranha. Para tricotar esses modelos você precisa usar mohair infantil. Este fio é feito de lã não de adultos, mas de filhotes de angorá de até seis meses de idade. Recomenda-se tricotar cachecóis de mohair para crianças usando um padrão vazado com laçadas grandes. Então o produto final se parece muito com uma teia de aranha. O cachecol deve ser longo e largo.

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantesCachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantesCachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Antes de começar a tricotar, você deve se familiarizar com as nuances do trabalho. O fio mohair requer uma escolha competente de ferramenta e cálculo do número de laçadas.

Não é recomendado desfiar itens finalizados. As fibras do fio ficam grudadas e o fio perde a maciez depois de desenrolado. Portanto, o cálculo correto permitirá que você evite isso.

Para o modelo de teia de aranha vazada de verão, é recomendável usar agulhas de tricô um tamanho maior para obter um efeito arejado. Um cachecol de inverno deve ser tricotado com um padrão denso (elástico patente, tranças, ponto meia). O tamanho da agulha deve corresponder ao número na etiqueta ou ser 1 número menor.

Ao descrever os modelos de cachecóis, serão utilizadas abreviações das palavras mais utilizadas. Por exemplo, p. – laços ou loop, r. - linhas ou séries.

Cachecol simples de mohair tricotado com agulhas de tricô

O modelo deve ser feito na versão mais comum: um padrão simples no formato de um retângulo longo. A largura do produto acabado é de 40 cm, o comprimento depende do estilo.

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

No nosso caso, o cachecol tem pelo menos 1,8-2 m de comprimento. De acordo com o estilo, recomenda-se dar várias voltas no pescoço. A base do padrão é o ponto meia. O que você vai precisar

Um cachecol de mohair com agulhas de tricô, cujo padrão é muito simples, pode ser tricotado em 1 a 2 dias.

Para um trabalho frutífero é necessário preparar:

  • Fio Merino Mohair fino Kid, cor mirtilo. 200 g são suficientes para o produto.
  • Agulhas retas diâmetro nº 5, material - plástico ou madeira.
  • Diagrama de padrões. O ponto meia é trabalhado com pontos meia em carreiras ímpares e pontos meia em carreiras pares. Um modelo similar terá uma parte frontal e uma parte traseira.

Representação gráfica do desenho:

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Processo de tricô passo a passo

Para garantir que o cálculo dos laços esteja correto, você precisa começar tricotando uma amostra de controle. Para fazer isso, monte 20 pontos + 2 pontos de borda e tricote 10 carreiras. Depois de terminar o trabalho em um fragmento, você precisa contar o número de pontos e carreiras. em 1 cm de tecido.

Com base no resultado obtido, calcula-se o número de pontos da carreira inicial. A largura do cachecol é de 40 cm, há 3 pontos em 1 cm da amostra, o que significa que a primeira carreira será composta por 120 pontos (40 x 3).

Algoritmo para ações futuras:

  1. Você precisa montar 120 pontos nas agulhas nº 5.
  2. A primeira carreira deve ser tricotada com pontos meia, depois vire o trabalho e continue com pontos meia (2ª carreira).
  3. Repita as carreiras alternadas durante todo o processo de trabalho. No início de cada carreira, remova o primeiro ponto da borda sem tricotar.
  4. O tecido deve ser moldado em um retângulo sem adicionar ou subtrair laçadas.
  5. Quando o comprimento do cachecol atingir 1,8 m, feche todas as laçadas ao mesmo tempo em uma carreira.

Recomenda-se umedecer levemente o produto final com um borrifador, estendê-lo sobre uma toalha e deixar secar. Os cachecóis de mohair devem ser lavados à mão ou na máquina de lavar na configuração “delicada”, sem centrifugação. Torça em uma toalha, seque em um pano e depois alise por todo o comprimento.

Cachecol vazado feito de mohair

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantesO modelo é feito em uma combinação de um padrão delicado e os melhores fios. Para tricotar um cachecol vazado, você deve escolher fios finos de uma única cor.

O cachecol é tricotado com um padrão vazado. As pontas do produto têm um lindo zigue-zague, então a borda não requer nenhum processamento.

Os parâmetros do cachecol vazado são largura 45 cm, comprimento 140 cm. O produto é tricotado a partir de duas metades que são conectadas na altura do pescoço.

O que você vai precisar

Recomenda-se tricotar o padrão vazado com fio fino. Neste caso, o tamanho das agulhas de tricô deve ser escolhido de 2 a 3 números maiores ou menores que o indicado na tabela para determinação dos tamanhos.

Para este modelo você precisará preparar:

  1. Fios Kid Seta Super – 3 novelos com parâmetros 210 m/25 g. Composição do mohair real – 25% seda e 75% mohair.
  2. Agulhas de tricô retas de madeira ou plástico nº 3.5.
  3. Agulha de tricô adicional-alfinete (o diâmetro não importa).
  4. O diagrama do padrão vazado (nº 1), que mostra as carreiras da frente e o ponto meia.

Representação gráfica de padrão vazado e de lenço:

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantesCachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Processo de tricô passo a passo

Um cachecol de mohair com agulhas de tricô, cujo padrão de tricô é apresentado acima, deve ser iniciado fazendo uma amostra de controle.

Isso precisa ser feito para:

  • calcular a densidade de tricô necessária;
  • certifique-se de que o diâmetro correto da agulha foi selecionado.

Se precisar alterar a densidade, você precisará alterar a ferramenta. Para um tecido mais denso, você deve pegar 1-2 números a menos, para um tecido mais arejado - 1-2 números a mais.

Algoritmo operacional:

  1. Você precisa montar 106 pontos nas primeiras 4 carreiras. tricotar com ponto meia nº 2.
  2. Em seguida, você deve prosseguir para o padrão vazado de acordo com o diagrama, mas distribuir as alças da seguinte forma: 4 p. do padrão nº 2, 7 rapports do padrão nº 1, 4 p. do padrão nº 2.
  3. É necessário continuar trabalhando até que o comprimento do tecido atinja 70 cm, tricotar 3 carreiras. tricotar pontos e remover todas as laçadas em um alfinete (não fechar).
  4. Deixe a tela de lado.
  5. Agora você precisa começar a tricotar a segunda parte do cachecol. Para fazer isso, você precisa repetir todos os passos que foram feitos com a primeira parte.
  6. Quando a segunda metade estiver pronta, você deve unir as duas partes com um ponto laçada a laçada.

O produto precisa ser levemente umedecido e estendido para secar em uma superfície plana.

Cachecol de mohair com tranças

Um cachecol de mohair pode ser tricotado com agulhas de tricô não apenas em uma versão vazada. Para um produto fofo de inverno, um padrão ondulado com tranças é uma boa escolha.

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes
Cachecol de mohair quente e volumoso tricotado com padrão trançado

Graças ao entrelaçamento, o cachecol parece volumoso. O tamanho do item finalizado é 35 cm x 130 cm. A cor é turquesa. O modelo é feito no formato de uma peça retangular sem processamento adicional de bordas.

O que você vai precisar

Para tricotar um cachecol feminino quentinho você precisa comprar:

  1. Fio Mohair NAKO Mohair Delicate 500 m/100 g na quantidade de 150 g. Este é um fio turco fofo, sem pelo longo, o que permite ver claramente o padrão.
  2. Agulhas de tricô retas com diâmetro de 3,5 cm. O fabricante do fio recomenda usar a ferramenta nº 3.5-4.0.
  3. Agulha de crochê nº 3.5.
  4. Marcadores de tricô.
  5. Diagrama de padrões.

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Designações – laçada frontal (I), laçada traseira (-). O padrão é baseado em um elástico 2 x 2 e uma trança de 24 pontos. As tramas são feitas em um padrão xadrez.

Para deixar o produto final fofo, recomenda-se tricotar com densidade de 18 pontos e 24 carreiras. em 10 cm de tecido.

Processo de tricô passo a passo

De acordo com a representação gráfica do padrão, o rapport = 48 pts.

Você precisa montar 130 pontos nas agulhas de tricô (retas) nº 3.5, que são distribuídos da seguinte forma: 4 pontos em ponto meia + 48 pontos da repetição do padrão x 2 + para simetria 24 pontos da repetição do padrão + 2 pontos de borda + 4 pontos em ponto meia. Para um trabalho de alta qualidade, é recomendável marcar o rapport com marcadores.

As carreiras em meia devem ser tricotadas de acordo com o padrão.

As carreiras 1 a 8 devem ser tricotadas de forma semelhante: 1 ponto de borda, 4 pontos meia, 2 x 2 pontos canelados, repita o padrão até o final da carreira, 4 pontos meia, 1 ponto de borda.

Linha 9 – 1 p. borda, 4 p. meia, *trança de 24 p. com uma cruz à esquerda, 24 p. elástico 2 x 2* (repita o padrão 2 vezes), 4 p. meia, 1 p. borda.

A carreira 10 deve ser tricotada conforme a aparência das laçadas (de acordo com o padrão).

As carreiras 11 a 18 devem ser trabalhadas como carreiras 1 a 8.

Carreira 19 – 1 p. borda, 4 p. ponto meia, *trança de 24 p. com uma cruz para a direita* (repita 2 vezes), 24 p. elástico 2 x 2, 4 p. ponto meia, 1 p. borda.

Linha 20 conforme o desenho.

Em seguida, repita o padrão das carreiras 1 a 20 até atingir o comprimento desejado.

Na marca de 130 cm, você precisa finalizar o trabalho e mascarar cuidadosamente as pontas dos fios.

A próxima etapa é o tratamento térmico úmido do produto acabado. Molhe o cachecol em água morna, torça-o delicadamente em uma toalha e seque-o esticado.

Cachecol de mohair e seda

O modelo deve ser feito com fio que contenha fio de seda. Recomenda-se tricotar um cachecol fino de mohair de criança com seda em uma dobra com um padrão vazado.

Para criar um item quente, você precisa dobrar o fio em 2 a 3 dobras e escolher um padrão com entrelaçamento ou um elástico volumoso.

Padrão de tricô vazado

Um cachecol de lã mohair tricotado com um padrão que lembra um pouco um padrão gelado. O modelo espetacular é feito em forma de uma tela retangular reta. A largura do produto é de 60 cm, o comprimento é de 140-145 cm. Para um cachecol delicado, recomenda-se escolher tons claros - branco, rosa, bege.

O que você vai precisar

Para garantir um trabalho de qualidade, você precisa preparar:

  1. Fio delicado de mohair sobre base de seda. A opção de linha Drops Kid Silk funcionará. Quantidade de novelos – 6 peças. (100 m/25 g).
  2. Ferramenta. Você precisa pegar agulhas de tricô com diâmetro de 4 cm e uma agulha de crochê com diâmetro de 2,5 cm.
  3. Esquemas de padrões.

Este modelo é feito usando dois padrões vazados.

A primeira (nº 1) é a borda, que fica localizada ao longo das bordas do produto. Imagem gráfica:

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

O segundo padrão (nº 2) é o principal, que compõe o tecido do produto. Esquema:

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Carreiras pares devem ser trabalhadas com pontos tricô.

Processo de tricô passo a passo

Antes de iniciar o trabalho, é recomendável que você leia atentamente os diagramas. O efeito vazado é criado por laçadas dispostas em uma ordem específica.

Primeiro, você precisa tricotar o padrão de amostra nº 1 para calcular o número de pontos na carreira de montagem para as zonas externas do cachecol. Você deve tricotar com a mesma tensão da linha para que o cálculo fique correto. É necessário manter a mesma tensão da linha durante todo o período de trabalho.

  • O rapport do padrão n.º 1 é de 9 pontos. Após calcular o número de pontos da carreira de montagem, é necessário dispor os fragmentos simetricamente em toda a largura do tecido. Por exemplo, se o cálculo resultou em 80 pontos para montar na primeira carreira. É necessário levar em conta o rapport do próximo padrão básico nº 2, que é de 12 pontos. Portanto, é necessário adicionar 7 pontos (87 pontos) e depois tricotar desta forma: 1 ponto de borda, 2 pontos da frente, 9 pontos de referência do padrão nº 1, 2 pontos da frente, 1 ponto de borda.
  • Tendo tricotado 14 carreiras. padrão nº 1 (borda), você precisa passar para o padrão principal de orifícios. Na primeira carreira, retire 1 p. Para fazer isso, imediatamente após o ponto de borda, tricote as duas primeiras laçadas do padrão nº 2 juntas, deixando 86 pontos.
  • Em seguida, você precisa tricotar o padrão estritamente de acordo com o diagrama, distribuindo as alças da seguinte forma: 1 p. de borda, 12 p. de rapport (repita 7 vezes), 1 p. de borda.
  • Depois de tricotar 140 cm, você precisa voltar ao padrão nº 1, adicionando uma laçada na última carreira de tricô do padrão principal nº 2. Em seguida, continue com o padrão da borda.

Cachecol de mohair com franjas

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

PARAAlém da delicada estrutura em mohair, o modelo conta com acabamento decorativo. A franja é tricotada a partir do fio principal e serve como decoração e complemento ao padrão de relevo.

Para poder amarrar ou enrolar o produto em volta do pescoço, o comprimento do tecido é de 230 cm, a largura é de 26 cm. A cor do cachecol é curry. Para estações mais frias, recomenda-se optar por tons vibrantes.

O que você vai precisar

Antes de começar a trabalhar, você precisará preparar:

  1. Fio contendo mohair (75%) e seda (25%). Para um cachecol, 100 g (4 novelos) de linha com parâmetros 225 m/25 g são suficientes.
  2. Agulhas de tricô retas de madeira ou plástico, diâmetro da ferramenta 4,5 cm.
  3. O padrão de diamantes, cuja imagem gráfica é apresentada abaixo.

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Processo de tricô passo a passo

Antes de começar a tricotar um padrão com fios de mohair, você deve fazer um fragmento com fio de composição diferente. É importante que a espessura da rosca seja a mesma. Essa técnica evitará que o tecido se desfie desnecessariamente e ajudará a determinar suas qualificações.

O número inicial de voltas deve ser calculado da seguinte forma: o número é múltiplo de 20 + 7 + 2 (aresta).

Para um cachecol com franjas, você precisa montar 49 pontos. Como distribuir os 7 pontos adicionais é mostrado na imagem gráfica do diagrama do padrão - 3 pontos no início da carreira depois do ponto de borda e 4 pontos no final da carreira antes de tricotar o ponto de borda.

A imagem mostra apenas as carreiras da frente, as carreiras de trás devem ser feitas de acordo com a imagem (como as laçadas ficam).

Primeira fileira. depois de montar os pontos, você precisa fazer assim: 1 ponto alto, 1 ponto meia. p., 1 pessoa. p., 1 fora., padrão rapport (repita 2 vezes), 1 frente. p., 1 fora. p., 1 pessoa. p., 1 fora. p., 1 aresta p.

Segunda fileira. - conforme desenho.

Você precisará tricotar as carreiras 1 a 34 uma vez, depois repetir as carreiras 3 a 34 19 vezes e, por fim, tricotar as carreiras 1 e 2. Agora você precisa fechar as laçadas.

Montagem do produto: a franja deve ser tecida na primeira e na última carreiras. Para fazer isso você precisa:

  • corte fios de 40 cm de comprimento;
  • Entrelace feixes de 12 fios nas tranças nas pontas do cachecol.

O intervalo entre os feixes deve ser de 1 cm. O comprimento final da franja é de 19 cm.

Cachecol de mohair com lantejoulas

O fio é constituído por um entrelaçamento de dois fios. O principal é de mohair com acrílico e um adicional de lã fina com lantejoulas.

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

É importante saber que ao trabalhar com esse fio, você precisa manter a tensão precisamente. Caso contrário, o cachecol ficará um pouco enrugado. Modelo para estações quentes. A largura do produto é de 45 cm, o comprimento é de 160 cm. As bordas do produto não possuem decoração adicional.

O padrão vazado nas pontas do cachecol cria uma borda ondulada.

O que você vai precisar

Um cachecol de mohair com agulhas de tricô, cujo padrão de tricô inclui 2 padrões, pode ser feito em qualquer cor.

Para este modelo você precisa preparar:

  1. Linha Alize Gold Star. Um novelo com parâmetros 410 m/100 g será suficiente para um cachecol.
  2. Agulhas nº 4.5. Este é o tamanho ideal, o diâmetro recomendado no novelo é de 4 cm ou 5 cm.
  3. Moldes para tecidos de tricô. Você precisará pegar os moldes para o padrão de orifícios nº 1 e o padrão nº 2 – ponto meia.

Imagens gráficas de padrões:

Padrão #1

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Padrão #2

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Combinado com um modelo de cachecol mohair com lantejoulas, o padrão ficará assim:

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantesCachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Processo de tricô passo a passo

Você precisa montar 87 pontos da carreira inicial, depois tricotar 1 ponto de borda, 5 vezes a repetição do padrão, 1 ponto de borda.

Ao alternar o ponto vazado e o ponto meia, tricote uniformemente, sem diminuições ou aumentos. Durante o processo de trabalho, você precisa monitorar cuidadosamente a execução do padrão para não precisar desfiar o produto.

Quando o comprimento do cachecol atingir a marca desejada, feche todas as laçadas.

Cachecol de mohair com lurex

O modelo é feito com um padrão vazado em forma de estola. Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

A combinação do padrão e do lurex brilhante deixa o cachecol muito elegante. Dimensões do produto acabado: largura 75 cm, comprimento 170 cm. Cor: branco.

O que você vai precisar

Para trabalhar você deve preparar:

  1. Fio. Você precisa pegar 3,5 novelos de fios de mohair Mona com parâmetros 210 m/25 g. Composição: 58% mohair, 30% poliacrílico, 9% lurex, 3% lã. Essa combinação permite que você faça um cachecol arejado que mantém bem seu formato.
  2. Agulhas nº 3.5. É melhor levar uma ferramenta presa a um cabo ou linha de pesca. Isso tornará mais fácil manter a largura da tela em 75 cm.
  3. Diagrama de padrões. Representação gráfica mostrando as fileiras da frente e de trás:

Representação visual:

Cachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantesCachecol de mohair tricotado com agulhas de tricô. Esquema e descrição para iniciantes

Processo de tricô passo a passo

Você precisa montar um número de pontos nas agulhas de tricô que seja múltiplo de 13 + 4 pontos + 2 pontos de borda. Para uma largura de cachecol de 75 cm, você precisará montar 97 pontos – 1 ponto de borda, *repetição do padrão: 13 pontos (repetir 7 vezes)*, 2 tricôs. p., laçada, 2 juntos. Pessoas. com inclinação para a esquerda, 1 p. de borda.

O tecido deve ser tricotado uniformemente, sem diminuições ou aumentos. É importante manter a mesma tensão da linha. Quando o comprimento do cachecol atingir 170 cm, feche cuidadosamente as laçadas.

Umedeça levemente o cachecol acabado com um borrifador e seque em uma superfície plana.

Um cachecol de mohair é um ótimo complemento para qualquer visual estiloso. Qualquer padrão é adequado para tricô - desde os mais finos vazados até as tranças volumosas. É importante seguir cuidadosamente as regras para trabalhar com fios de mohair e tentar evitar que o tecido desfie.

Vídeo sobre o tema: tricotando um cachecol de mohair

Cachecol de mohair vazado com agulhas de tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho