O ponto cabra, feito à mão passo a passo, é considerado um ponto decorativo. Com sua ajuda você pode deixar a borda do produto mais bonita. É uma linha de pontos em ziguezague. É usado tanto em costura quanto em colchas craze.
Materiais necessários
Os seguintes itens serão necessários para este trabalho:
- têxtil;
- fios;
- agulhas;
- tesoura;
- dedal para proteger os dedos de picadas de agulha;
- bastidor para tensão uniforme do tecido;
- régua para marcar linhas com pontos.
O ponto cabra pode ser feito em muitos tipos de tecido: linho, algodão, tecidos elásticos, tecidos com trama uniforme de fibras.
Qualquer linha de bordado pode ser usada para este trabalho: íris, fio dental, seda. Tudo depende da finalidade para a qual a costura é feita.
A tabela mostra os principais tipos de linhas para costura:
Base de rosca | Propósito |
Fio de algodão | Usado para fazer roupas, bordados decorativos e colchas malucas. |
Poliéster, náilon | Eles são usados para bordados e costuras em tecidos de diversas densidades e composições. |
Nylon | As linhas são necessárias para costurar produtos muito duráveis. |
Seda, cetim | O material é frequentemente usado na criação de rendas. |
Por onde começar
Esta costura é bordada de baixo para cima, os pontos são bordados na direção oposta à da costureira. A linha pode ser presa de duas maneiras: dando um nó no avesso do tecido ou sem usar nó. A opção 2 é considerada mais preferível, pois ajuda a evitar irregularidades e saliências no tecido. O Ponto Cabra para execução manual passo a passo pode ser iniciado prendendo a linha com um ponto duplo para trás.
Para fazer isso, você pode furar a linha, deixando um pequeno pedaço dela no tecido. Depois você precisa fazer um ponto bem pequeno, de no máximo 3 mm, para trás e puxar a linha para fora no local de 1 furo no tecido. Em seguida, você precisa fazer o segundo ponto e continuar bordando.
Para prender o fio, você também pode usar o seguinte método. No início do trabalho, traga a agulha para o avesso, deixando um pequeno pedaço de linha na parte da frente. A agulha deve ser trazida novamente para a parte da frente e o bordado deve ser continuado. Ao costurar uma linha com pontos, você precisa passar a agulha ao longo do pedaço de linha que sobrou anteriormente. Esses pontos ajudarão a prender o pedaço de linha no início.
Sequência de trabalho
O ponto cabra, realizado passo a passo em costura e bordado, pode ser usado para decorar produtos acabados.

A técnica básica do bordado pode ser apresentada da seguinte forma:
- Passe a linha para fora no ponto 1. Faça um ponto diagonal para a direita e para cima, inserindo a agulha no ponto 2 e fazendo um furo no ponto 3.
- Faça um ponto diagonal para a direita e para baixo, trazendo a agulha para fora no ponto 4. Neste ponto, retorne a agulha para o ponto 1.
- Para continuar a costura, repita os passos 1 e 2. É importante garantir que os pontos e a distância entre eles tenham o mesmo comprimento.
- Todas as variações de pontos podem ser usadas em todos os tipos de tecido, incluindo tecidos de trama uniforme. Ao bordar em um determinado pedaço de tecido, você pode usar a maneira como as fibras são entrelaçadas como um guia para determinar a altura do ponto. O ponto cabra, feito passo a passo à mão em um tecido com trama uniforme, é costurado da mesma forma que este ponto em um tecido com trama irregular de fibras. Para obter o efeito desejado, você pode alterar a localização dos pontos e seu ângulo.
- A vantagem do ponto cabra é que ele pode ser usado em muitos tipos de tecido, incluindo tecidos elásticos. Ao bordar, os pontos se movem para cima ou para baixo na diagonal, e é importante garantir que a linha não torça enquanto você trabalha.
Atuando de forma dupla
Este tipo de costura é considerado uma variação mais densa do Kozlik comum. É composto por 2 fileiras de Cabra comum, que são feitas uma em cima da outra. Para deixar a costura mais decorativa, você pode usar linhas de cores diferentes. É considerado mais difícil porque, ao fazer o ponto alto, você deve primeiro passar a linha por baixo e depois por cima dos pontos da 1ª carreira para criar um entrelaçamento das linhas.
O ponto cabra, feito passo a passo à mão para fins decorativos, pode decorar o produto final. 2ª variação do ponto cabra duplo – ponto duplo com entrelaçamento. O início da costura é realizado da mesma forma que para uma costura simples na etapa 1. Para finalizar a costura, costure um ponto diagonal. Ela deve ser direcionada para o fundo da carreira, e a linha deve ser passada por baixo do ponto. Em seguida, a agulha é inserida no ponto 4 e removida no ponto 1.
Depois disso, você precisa repetir os passos descritos anteriormente, enquanto a agulha deve ser passada por baixo dos pontos diagonais de todas as cruzes. Para começar uma nova carreira, você precisa trazer a ferramenta para a parte da frente, na parte superior da costura, no ponto A. A agulha deve estar localizada acima do primeiro ponto de perfuração do tecido. Depois disso, um ponto diagonal é costurado em direção à linha inferior. A agulha deve estar no ponto B e, em seguida, ela deve ser trazida para a frente a partir do ponto B.
Depois você deve passar a agulha por baixo do 2º ponto da 1ª cruz da carreira anterior e puxar a linha com cuidado. Em seguida, a ferramenta é inserida no ponto G e trazida para a frente no ponto D. Deve ser realizada sob o ponto com os pontos B - G. Completando 1 ponto na 2ª carreira, a agulha é inserida no ponto E. Para continuar a linha de tecelagem, é necessário repetir todos os passos descritos anteriormente.
Executado de forma decorativa
A Cabra Dupla pode ser decorada não apenas com 2 pontos entrelaçados, mas também de várias outras maneiras. Por exemplo, nas extremidades da costura você pode costurar pequenos pontos em uma cor contrastante. A base da costura é um ponto cabra regular, e a 2ª parte cobre todas as cruzes com fios de uma cor diferente. A linha deve ser presa à esquerda na parte inferior da costura e então é usada para cobrir a cruz inferior. Em seguida, a agulha é puxada ao longo do lado de trás até a cruz superior e sai no lado da frente, à esquerda.
Esta cruz se sobrepõe da mesma forma que a primeira. Continuando a costura, você precisa ir até todas as cruzes da linha.
O ponto cabra também pode ser decorado com pequenas borlas. A base da costura é a clássica costura Kozlik, e a adição são pequenas borlas nas cruzes da costura. Elas podem ser feitas com fios de uma cor diferente. Para fazer a 2ª opção de ponto decorativo, você deve primeiro bordar a linha do ponto cabra e depois decorar cada cruz com borlas. Cada borla pode ter de 2 a 5 pontos simples.
Todos os pontos que estão localizados nas cruzes saem de 1 furo no tecido. O ponto cabra bordado à mão e passo a passo pode ser usado para muitas finalidades. Você pode usá-lo para decorar a borda de uma blusa ou qualquer outra peça de roupa. Pode ser usado para fixar a borda de um produto. Para tornar o ponto mais decorativo, ele pode ser complementado, por exemplo, com pequenas borlas nos pontos cruz.
Vídeo sobre como fazer o ponto cabra à mão
Como fazer ponto cabra, versão manual: