Antes de começar a tricotar com qualquer agulha modelos de suéter para meninas você deve escolher um modelo, fio adequado e método de trabalho (corte, padrão). Existem várias opções de corte e, consequentemente, métodos de tricô, que serão discutidos abaixo.
Você pode escolher um design de seu gosto ou dentre aqueles sugeridos na descrição. Cada método tem suas características e dificuldades, por isso é importante seguir todos os conselhos e sutilezas do trabalho que são recomendados.
Com um jugo redondo
Um suéter para menina pode ser tricotado com agulhas de tricô de duas maneiras principais, que são descritas em detalhes na tabela.
Tricotar de cima para baixo sem costuras | Tricotar de baixo para cima em partes separadas | ||
Com um jugo redondo |
| De acordo com o padrão clássico com mangas embutidas. |
|
Raglan de cima |
| Raglan de baixo para cima |
|
O suéter com jugo redondo é tricotado de cima para baixo, sem costuras, em agulhas de tricô e linha de pesca. Esta é uma maneira bastante simples de trabalhar, já que o suéter inteiro é tricotado em uma única peça, não há necessidade de lembrar e marcar aumentos ou diminuições e depois costurar. Durante o trabalho, você pode experimentar o produto e ajustar os cálculos.
A dificuldade desse método está apenas no cálculo dos aumentos ao tricotar uma canga redonda. Geralmente elas já estão incluídas na descrição do modelo.
Um suéter para uma menina pode ser feito de uma maneira interessante - tricotado de cima para baixo em um círculo com um jugo brilhante com um padrão jacquard. Tais modelos estão ao alcance de quem tem alguma experiência em tricô. A dificuldade está em seguir rigorosamente o padrão e alternar cuidadosamente fios de vários tons. Mas o resultado final será um suéter que valerá o esforço.
Selecionando fios
Para um suéter com jugo redondo, é melhor escolher fios com uma metragem grande para que sejam bem finos e se encaixem bem nas laçadas.

Se o padrão envolver a alternância de vários tons de linha, o fio deverá ser ainda mais fino para que o jugo não fique denso. Para esse suéter, você pode escolher fios com metragem não superior a 150 m por 50 g.
Para uma criança, você deve comprar um fio que não seja espinhoso. Se você planeja criar um item de inverno, pode escolher semilã com acrílico, algodão ou seda. Ou opte por lã 100% alpaca ou merino premium, que é considerada a mais macia.
O suéter também pode ser tricotado em algodão. Pode ser 100% algodão ou conter acrílico, seda, bambu, viscose. Qualquer um desses fios será macio. Para agulhas de tricô, é adequado fio de 200-150 m por 50 g.
Camisola "Agnes" com jugo redondo vazado
Para criar este suéter você precisará de:
- Fios DROPS SKY da Garnstudio 150-200 g.
- Agulhas de tricô nº 4 em linha de 40 e 60 cm.
- Conjunto de 5 agulhas de tricô de ponta dupla nº 4.
Você precisa fazer assim:
- Para idades de 3/4 - 5/6 - 7/8 - 9/10 - 11/12 anos, monte 62-66-70-76-82 pontos e tricote 4 carreiras (ponto meia). Feche o círculo. Trabalhe em agulhas de tricô com 40 cm de comprimento de linha.
- Faça um jugo conforme o diagrama A1, de acordo com o tamanho (por idade), devem sobrar 208-224-240-252-270 laçadas nas agulhas. Aumente então os pontos em 4-4-2-2-4, resultando em 212-228-242-254-274 pontos.
- Agora você precisa dividir o tecido em partes da frente e de trás e 2 mangas. Tricotar 62-66-70-75-75 laçadas para as costas, depois, em uma agulha ou linha adicional, 44-48-51-53-62 laçadas para a manga, tricotar 62-66-70-74-75 laçadas para a frente e transferir 44-48-51-53-62 laçadas para uma agulha ou linha adicional para a segunda manga.
- Finalize em círculo, expandindo uniformemente o tecido de acordo com o molde. No final do trabalho, tricote 4 carreiras em ponto meia.
- Finalize as mangas separadamente, afinando o tecido uniformemente. Termine com apenas 4 carreiras de pontos tricô.
Este suéter pode ser tricotado com fios semelhantes, de composição e metragem semelhantes. Você pode fazer isso com um fecho, fazendo o trabalho não em círculo, mas em carreiras regulares para frente e para trás. Depois disso, você só precisará projetar a faixa de fixação.
Blusa raglan
Um suéter para menina pode ser tricotado sem costura a partir do topo em um círculo com um corte de manga raglan. Para trabalhar nisso, você precisa usar agulhas de tricô em uma linha de pesca.
O princípio básico deste método de tricô é um tecido sem costura, que é feito a partir do pescoço em um círculo e expandido adicionando ao longo das linhas raglan até as axilas, e então o trabalho é dividido na parte principal e nas mangas, que são finalizadas separadamente.
A única dificuldade aqui pode estar no cálculo do número de voltas e na formação do broto.O cálculo dos laços deve ser feito como em qualquer outro método de trabalho, tendo previamente tricotado uma amostra. Com isso, você precisa calcular o número de laçadas por 1 cm e multiplicar pela circunferência do pescoço.
Depois você deve subtrair do total de laçadas aquelas que são destinadas para 4 linhas de raglan; pode haver um número diferente deles, dependendo da ideia. Depois disso, divida o número restante de laçadas em 3 partes. Separe 1 parte para a frente e costas e divida a terceira parte ao meio para as mangas.
Este é o princípio básico do cálculo de loop. Pode ser ligeiramente modificado dependendo do modelo. Por exemplo, se você precisa de um suéter com decote em V. Aqui, os laços não são levados em consideração na parte frontal; o conjunto é feito sem elas, mas no trabalho há um aumento uniforme em ambos os lados do braço.

Até que o decote esteja tricotado, o tricô não é feito em círculo, mas em carreiras retas e reversas. Depois que o pescoço estiver formado, você pode passar para o tricô circular. Para cada modelo, o cálculo do número de loops e o método de trabalho geralmente são indicados separadamente na descrição.
As linhas originais do raglan podem ser usadas como decoração para esses suéteres. Nos modelos mais simples, geralmente são 1 ou 2 laçadas em cada linha, ao longo das bordas das quais, na 2ª segunda carreira, são feitos aumentos. Em outros casos, podem ser tranças, tranças ou outros padrões ou ornamentos.
Em seguida, o número total de laçadas do padrão selecionado é multiplicado por 4, já que devem haver 4 linhas de raglan, e a soma dessas laçadas é usada no cálculo. As linhas raglan são tricotadas sem alterações do pescoço até a cava. Os aumentos são sempre feitos em ambos os lados de cada linha, independentemente do padrão escolhido para eles.
Quando o trabalho chega às cavas, as laçadas das linhas do raglan são fixadas nas costas e na frente. Depois, você precisa remover as alças das mangas e colocá-las em agulhas de tricô ou linhas adicionais e continuar trabalhando na parte principal. Entre as alças da frente e de trás, você pode montar de 2 a 4 alças para fazer cortes inferiores.
Para formar um broto, se necessário, depois de montar as laçadas e fechá-las em um círculo para o pescoço, vale a pena tricotar várias carreiras encurtadas em carreiras retas e reversas, capturando gradualmente várias laçadas sem ponto da carreira anterior, dependendo do cálculo.
Se o modelo raglan, que é tricotado de cima para baixo, for planejado com botões, então tricotar em redondo não funcionará aqui. Você precisa trabalhar em carreiras retas e reversas e, de resto, seguir os princípios e cálculos descritos acima.
Suéter Sky Stripes com Top Raglan
Para criar esse suéter, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:
- Fios DROPS SKY da Garnstudio 100-150 g azul celeste e 50-100 g branco.
- As agulhas são retas e possuem um cordão n.º 4.
Você precisa trabalhar assim:
- Para alturas de 92 - 98/104 - 110/116 - 122/128 - 134/140 - 146/152 cm, monte 84-88-92-96-100-104 pontos com linha azul nas agulhas de tricô circulares. Tricotar 4 carreiras com um padrão elástico 1 x 1.
- Selecione 1 laçada para cada raglan, dividindo todas as laçadas conforme descrito acima.
- Trabalhe assim até o final das linhas do raglan conforme os esquemas A 1 e A2. Neste caso, você precisa alternar fios de tons diferentes a cada 8 carreiras.
- Quando a altura do tecido atingir 13-14-15-16-17-18 cm, divida o trabalho em frente e verso, transfira as mangas para os fios auxiliares.
- Finalize o corpo e as mangas separadamente.
Este suéter pode ser listrado ou liso, dependendo da sua preferência.
Com garganta
Um suéter de gola alta para menina pode ser tricotado de diferentes maneiras: com uma parte superior raglan, uma parte inferior raglan ou com uma manga embutida em peças separadas.
Se você começar a trabalhar de cima para baixo, tricote o pescoço primeiro. Depois de calcular o número de laçadas, você precisa montar e fechar todas as laçadas do pescoço em um círculo e tricotar de 15 a 20 cm com um elástico ou outro padrão. Depois disso, passe a tricotar o raglan. A transição do pescoço para o raglan pode ser normal ou com uma imitação de laçada.
Para fazer isso você precisa:
- Duplique o número de laçadas: 1 frente, 1 trás a partir da laçada e continue assim até o final da carreira. É importante que você faça um número par de laçadas e a carreira deve terminar com uma laçada em tricô.
- Em seguida, faça 4 carreiras de elástico oco: alterne carreiras em que as alças da frente são tricotadas primeiro e as alças de trás são removidas; depois, as alças de trás são tricotadas e as alças da frente são removidas. Repita essas 2 carreiras novamente.
- Na próxima carreira, retorne o número original de laçadas, diminuindo todas as laçadas montadas (todas as laçadas da frente). Você precisa tricotar os pontos tricô e da frente juntos com um ponto tricô. Isso criará uma trança texturizada, imitando uma trança.
- Faça a última carreira com pontos tricô em círculo.
Esse método de transição do pescoço para o tecido principal fica muito bonito no produto, deixa-o elegante e parece um produto comprado e de qualidade.
Ao tricotar de baixo para cima com raglan ou em partes separadas, o pescoço é tricotado somente após a montagem das partes, quando o pescoço é formado. As alças são levantadas ao redor do pescoço e o pescoço é tricotado até a altura desejada. Pode ser um suporte sem dobra ou com uma dobra em 2 dobras. Aqui você também pode simular um decote costurado.
Outra maneira de criar um suporte é costurá-lo. Então você precisa tricotar uma gola alta em 1 ou 2 dobras e costurá-la no pescoço usando qualquer método (ponto tricô ou ponto laçada)
Com um padrão vazado
É melhor tricotar um suéter para uma menina com um padrão vazado usando um fio bem fino. Todo o trabalho vazado cria um lindo tecido de renda que parece interessante a partir de um fio fino, cuja metragem não é inferior a 200 m por 100 g de fio. Caso contrário, ao laçar, formarão-se transições densas ou buracos muito grandes.
Você pode usar 1 ponto vazado para todo o suéter ou fazer uma combinação de padrões de acordo com seu gosto. Suéteres com aberturas na frente e nas costas e mangas lisas ou com mangas caneladas ficarão elegantes e modernos. Aqui você pode usar qualquer método de trabalho, seja um raglan na parte superior ou tricô separado da parte inferior com uma manga clássica embutida.
Suéter "Eirlys"
Este é um suéter muito estiloso e fácil de fazer, adequado para meninas de 2 a 12 anos. Tem um padrão simples. É tricotado com partes separadas: costas, frente e 2 mangas. As costas e a frente têm um padrão vazado, as mangas são em ponto cetim.
Para trabalhar você precisa:
- Fios DROPS AIR da Garnstudio 150-250 g.
- Agulhas de tricô nº 5.5, retas e em linha de pesca.
Faça assim:
- As costas e a frente são tricotadas em uma única peça, em redondo, até as cavas. Para fazer isso, você precisa montar 104-108-116-120-128-136 pontos e tricotar 4 carreiras em ponto meia.
- Em seguida, trabalhe de acordo com os moldes A1, A2, A3 de acordo com o tamanho.
- A uma altura de 32-35-38-42-46-50 cm, divida o trabalho em frente e costas, finalize separadamente, formando o decote.
- Para as mangas, monte 28-28-30-30-32-32 pontos e tricote de acordo com o padrão em ponto meia regular até a altura atingir 27-32-36-40-44-48 cm.
Depois você precisa costurar as mangas e finalizar as costuras dos ombros.
Com tranças
Suéteres com tranças parecem muito interessantes e elegantes. Hoje em dia, a moda desses modelos dá total liberdade à criatividade. Tranças podem ser incluídas em qualquer design ou você pode fazer um suéter apenas com elas. Você pode decorar o trabalho com uma trança no centro ou tricotar um elástico e um decote com tranças.

O princípio básico de tricotar uma trança para qualquer suéter pode ser considerado o seguinte:
- Para uma trança, você precisa selecionar pelo menos 6 laços e dividi-los condicionalmente em 3 partes iguais.
- Tricotar a trança com alças frontais por 2 carreiras.
- Na próxima carreira, cruze a 1ª e a 2ª partes da trança, deixando as alças da 1ª parte na frente do trabalho, depois tricote as alças da 2ª parte, depois tricote as alças da 1ª parte e da 3ª parte como alças da frente.
- Em seguida, tricote várias carreiras de pontos tricô sem cruzar.
- Agora você precisa cruzar as partes 2 e 3. Para fazer isso, tricote as alças da Parte 1, deixe as alças da Parte 2 atrás do trabalho, tricote as alças da Parte 3 e depois as alças da Parte 2.
- Tricotar várias carreiras sem cruzar e repetir todos os pontos 2 a 6 novamente.
Uma variação da trança pode ser um torniquete, quando apenas 2 partes são cruzadas, ou uma trança para fora, quando 4 partes são cruzadas para fora, à esquerda e à direita do meio.Tranças combinadas com orifícios e um padrão de malha ficam muito interessantes quando as laçadas são tricotadas. Existem muitas variedades dessas tranças. Neles, a malha está incluída entre as tranças ou entre os cruzamentos.
Suéter "Yulva" com tranças raglan na parte superior
Para trabalhar neste suéter você precisará de:
- Fios DROPS AIR da Garnstudio 200-300 g.
- Um conjunto de agulhas de tricô de ponta dupla e agulhas circulares nº 5 e 6.
Faça assim:
- Para os tamanhos 92-98/104-110/116-122/128-134/140-146/152 monte 132-142-150-150-150-160 nas agulhas circulares e tricote em ponto canelado 2x2 por 4 cm.
- Divida o trabalho em partes, destaque as alças do raglan, as mangas e as costas.
- Tricotar as alças das mangas como pontos da frente. Laços frontais e traseiros de acordo com o padrão A3 para tranças, alternando com laços em tricô.
- Quando o trabalho atingir 13-14-15-16-17-18 cm, divida o trabalho em frente e verso, transfira as mangas para os fios auxiliares.
- Finalize o corpo e as mangas separadamente de acordo com o molde.
Um suéter como esse pode ser tricotado com tranças somente na frente ou na frente e atrás.
Listrado
O suéter listrado é muito bom para uma criança. Ele pode ser inteligente, alegre e travesso. Tricotar um suéter desses é bem simples, você não precisa inventar um padrão e depender dos cálculos mais simples. A tira em si se tornará uma decoração do modelo.
A faixa pode ser larga, estreita ou alternar entre as duas. Você pode escolher 2 cores principais e alterná-las, ou escolher vários tons que mudarão em uma determinada sequência.
O suéter listrado pode ser tricotado com a parte superior ou inferior raglan.
O modelo ficará interessante e moderno quando o tecido principal for tricotado em um tom e as mangas forem listradas ou, inversamente, a frente e as costas forem listradas e as mangas forem de uma cor. A tira pode ser realçada com um padrão ou qualquer orifício. Por exemplo, tricote listras de um tom com ponto meia e listras de cor contrastante com ponto vazado.
Com uma imagem
Um suéter com estampa pode ser realmente infantil e colorido. O desenho do produto pode ser tricotado durante o processo ou bordado depois, quando o suéter estiver pronto. Depende do tamanho do desenho e da sua complexidade. O design pode ser na forma de um ornamento ou uma imagem de qualquer enredo ou personagem.
Qualquer padrão jacquard é tricotado no processo de trabalho de acordo com um padrão complexo com alternância de diferentes tons de fios. A dificuldade aqui é introduzir cuidadosamente um ou outro fio no trabalho, deixando-os cruzados na parte de trás com o fio anterior, para que o avesso fique perfeito.

Qualquer enredo ou personagem pode ser tricotado na frente ou nas costas do suéter ou bordado depois. Você pode usar qualquer padrão de tricô ou bordado para seu trabalho.
Pula-pula com um veado
Este suéter é bem fácil de tricotar. É tricotado em peças separadas (costas, frente, 2 mangas) usando um padrão simples. Depois todos os detalhes são costurados. A característica especial é o design do veado. Deve ser tricotado de acordo com o padrão sugerido.
Para trabalhar você precisa:
- Fios DROPS NEPAL da Garnstudio em diferentes tons: 200-400 g vermelho, 50-100 g azul, 50 g cada bege, bege claro, marrom e dourado.
- Agulhas nº 5.
- Anzol nº 4.
Faça assim:
- Primeiro você precisa tricotar as costas. Para fazer isso, monte 54-58-62-66-70-74 pontos com a linha azul, tricote um elástico de 5 cm e depois mude para o ponto meia. Amarre a tira com um fio azul e troque o fio por um vermelho. Tricotar de acordo com o molde.
- Para a frente, monte 54-58-62-66-70-74 pontos com linha azul, tricote um canelado de 5 cm e depois mude para ponto meia. Tricotar de acordo com o padrão, alternando fios de tons diferentes.
- Para as mangas, monte 28-28-32-32-32-36 pontos com a linha vermelha e tricote de acordo com o padrão. Na altura de 26-30-34-38-42-46, feche as alças.
- Monte todas as peças com ponto tricô.
Só falta desenhar o rosto do veado. Para fazer isso, você precisa fazer os olhos e a correntinha em crochê. Faça um pompom para o nariz e costure a franja. Os olhos são tricotados com linha marrom de um anel de amigurumi usando pontos de alargamento.
Um pompom para o nariz pode ser feito com fios vermelhos usando um dispositivo especial ou simplesmente enrolando os fios em uma tira de papelão, puxando-a no meio e cortando-a na borda.
Você pode tricotar qualquer um dos suéteres propostos para meninas seguindo estritamente a descrição ou alterando-a conforme desejar, adicionando um padrão, removendo alguns detalhes, mudando o método de trabalho. O principal é que as coisas feitas à mão têm uma propriedade única: calor e caráter individual.
Vídeo sobre tricô de suéteres infantis
Suéter para meninas com agulhas de tricô:
Você é uma garota inteligente! Tudo é claro e compreensível! Estamos ansiosos pela continuação do vídeo e pela conclusão do trabalho com o coelho. Obrigado pela master class! Ana.