Inicialmente, os sultões envolviam meninas durante jogos esportivos para apoiar os atletas. No entanto, depois de algum tempo, o dispositivo começou a ser usado em jardins de infância para a realização de matinês e outros eventos.
O produto pode ser feito com suas próprias mãos, usando enfeites de Ano Novo, fitas, papel., sacos de lixo e outros materiais que estejam à mão.
Ferramentas e materiais necessários
Para fazer um dispositivo fofo, você pode usar não apenas material de linha destinado ao tricô.
Para criar sultões, é permitido usar:
Material | Ferramentas |
Folhas de papel de vários tons e texturas | Blanks para enrolar material de linha ou fixar outros tipos de material |
Enfeites de Ano Novo com chuva | Lápis com régua e borracha |
Pedaços de pele | Tesoura |
Sacos de lixo e compras | Material do fio |
Guardanapos de papel | Fio fino |
Material de tecido em forma de feltro, tule | Cola |
Frustrar | Fita decorativa para fixar a parte central do produto |
Como fazer sultões com enfeites de Natal em um palito?
Você pode fazer suas próprias sultões para o jardim de infância com enfeites de Ano Novo. Para fixar o dispositivo, é aceitável usar um bastão de plástico usado para segurar um balão.
Se você não tiver um, pode usar um espeto de madeira, uma caneta hidrográfica ou um palito de sorvete.
Produtos feitos de chuva têm uma aparência inteligente e brilhante. Muitas vezes, é usado material fino para o trabalho, que farfalha e se desfaz durante o movimento.
Para fazer o dispositivo, você precisa preparar bastante enfeites finos de Ano Novo, cerca de 5 pacotes padrão. O material pode ser de qualquer tonalidade.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Em relação ao comprimento do futuro produto, dobre o material em 4 camadas. Muitas vezes o tamanho da vassoura do aparelho não ultrapassa 25 cm. Neste caso, o material disponível é dobrado em um novelo de 50 cm.
- Fixe a peça de trabalho com o material da rosca no centro. Primeiro, amarre o enfeite firmemente com um pedaço de linha e, em seguida, enrole a parte central com fita transparente estreita para garantir uma fixação segura.
- Para fazer 1 dispositivo, prepare vários buquês de enfeites de Ano Novo, cerca de 4 peças. Isso permite que você organize os cachos no mesmo nível. Caso contrário, o produto terá uma aparência assimétrica.
- Combine vários maços de enfeites e amarre-os no centro com um fio forte. Corte as bordas. Para deixar o produto mais volumoso e bonito, você pode fazer mais cachos.
- Fixe os feixes preparados no bastão. Para fazer isso, você pode usar fita adesiva ou uma pistola de cola quente especial.
Além disso, você pode cobrir a base onde o sultão é segurado com enfeites de Ano Novo. A área onde o material será fixado pode ser escondida com fita colorida ou fita de cetim colorida.
Como fazer passas com fitas?
Para o jardim de infância, os sultões podem ser feitos com fitas multicoloridas, que têm uma aparência elegante e brilhante. Um dispositivo criado por suas próprias mãos pode ser usado em uma dança na véspera de Ano Novo, bem como em qualquer outro evento festivo.
Muitas vezes o material utilizado são fitas de cetim. Entretanto, esse material não é durável devido ao desfiamento frequente das bordas. Nesse caso, o contorno da fita deve ser processado. Para isso, as bordas do material devem ser cauterizadas com vela, fósforos ou isqueiro. Isso evitará que as fitas se desfiem.
Em vez de fitas de cetim, é aceitável usar um material emborrachado que não seja tecido e que não solte fios nem desfie. Por exemplo, neste caso você pode usar um macacão velho de bebê ou uma capa de chuva para se proteger da chuva. Este material é um pouco farfalhante, fino e parecido com borracha, mas não se desfaz.
Instruções passo a passo para criar o dispositivo:
- Material de fita no valor de 6 peças. dobre em uma pilha. Depois, dobre a peça ao meio. A borda onde a dobra está localizada servirá como base do futuro produto.
- Mantenha 5 cm da base do produto sem cortar. Isto servirá como alça do futuro dispositivo.
- Usando uma régua e uma caneta hidrográfica, desenhe uma linha até onde você precisa cortar as tiras. Ao cortar as fitas, a largura das tiras não deve ser maior que 2 cm.
- Enrole a peça de trabalho formando um tubo. Enrole o material bem apertado para evitar que se desfie.
- Use fita adesiva para prender a alça do dispositivo. Uma ferramenta de papelaria não funcionará porque não será capaz de segurar a peça de trabalho.
- Para deixar os sultões lindos, recomenda-se decorar a alça com sobras do material da fita.
De sacos de lixo
Você pode fazer suas próprias passas para o jardim de infância usando sacos de lixo. Graças a esse material, os produtos ficarão muito exuberantes e volumosos. Essa opção é considerada fácil e econômica, pois as sacolas estão sempre à mão em casa. O dispositivo criado é adequado para apresentações não apenas em pré-escolas, mas também em outras instituições.
Para fazer este artesanato, você precisará preparar 30 sacos de lixo grandes. Neste caso, o material deve ser de tonalidades diferentes. Além disso, você precisa usar fita adesiva, alfinetes e tesouras.
Método de criação do produto:
- Empilhe os sacos de lixo um por um para que as cores se alternem. Fixe a peça de trabalho com pinos.
- Corte cuidadosamente as costuras de cada lado para criar camadas separadas da peça de trabalho.
- Dobre os quadrados ao meio. Sem chegar ao meio, corte a franja em tiras.
- Desdobre o material e enrole firmemente a parte central formando um tubo. Como resultado, deve haver franjas em cada lado.
- Enrole o suporte formado com fita adesiva.
- Para criar um dispositivo fofo e volumoso, separe cada tira da outra.
De papel ondulado
É permitido fazer sultões para o jardim de infância com suas próprias mãos a partir de material de papel ondulado.
Além disso, você precisa preparar:
- modeladores macios;
- tesouras para cortar metais;
- Fita adesiva com lápis e régua;
- ferro.
A fita deve ser larga e fina. É necessário um ferro de passar para endireitar o material, pois o papel é vendido em rolos. Na fabricação do produto, o material corrugado deve ser dividido em 2 partes ao longo de todo o seu comprimento. Ao utilizar um rolo inteiro, é aconselhável cortar o papel enquanto ele ainda estiver desenrolado.
Processo passo a passo para criar um artesanato:
- Dobre a folha de papel cortada em pedaços em uma pilha e prenda-a ao longo da borda longitudinal. Para isso você pode usar espuma de borracha e uma agulha.
- A partir da borda fixa, faça um recuo de 2 cm para aplicar uma faixa usando um lápis, que servirá de guia.
- Corte a peça de trabalho em tiras ao longo da linha desenhada. A largura das listras dependerá do resultado final.
- Para fazer um produto, são necessárias várias camadas de papel, cuja largura deve ser de pelo menos 10 cm.
- As camadas inferior e superior devem ser fixadas adicionalmente com fita fina para tornar a fixação mais segura.
- Modeladores de cabelo, 1 peça. corte em 2 partes usando uma tesoura de metal. Esta ferramenta específica é necessária porque a espuma de borracha contém arame em seu interior. 1 modelador é adequado para criar 2 passas.
- Enrole uma folha de papel firmemente em volta da metade do modelador. Para consertar, use fita estreita ou larga.
- Coloque a peça de trabalho preparada na espuma de borracha. No entanto, inicialmente faça um corte em forma de cruz para aprofundar a borda do enrolamento.
- O produto final é adequado para uso posterior.
De fios de pano
Para fazer um dispositivo fofo, é permitido usar material de linha, que é usado no processo de tricô de esponjas de banho. Este material é fácil de usar e está disponível em vários tons. Para criar 1 produto, você precisa preparar um novelo de linha no valor de 1 peça.

Descrição passo a passo do trabalho:
- Vire uma cadeira de 4 pernas de cabeça para baixo.
- Enrole 2 pernas com material de linha.
- Faça um nó forte no centro do enrolamento.
- Corte as alças resultantes em cada lado.
- Usando fita e linha, prenda o suporte.
- A alça pode ser decorada de qualquer maneira conveniente.
sultões de feltro
Hoje em dia, as folhas de feltro são muito procuradas devido às suas cores ricas e brilhantes e à facilidade de uso. O material pode ser costurado com linhas, colado e também cortado com tesoura.
Antes de criar um dispositivo fofo, você precisa preparar várias folhas de feltro, que podem ser compradas em uma loja especializada na venda de acessórios de costura.
Se você também precisar fazer um suporte, precisará preparar um palito de plástico para segurar o balão. Se necessário, o suporte pode ser encurtado pela metade. Este dispositivo para sultões é lindo e fácil de usar.
Uma opção para fazer um artesanato para o jardim de infância:
- Se o material for grande, corte a folha de feltro em vários retângulos da largura desejada.
- Crie uma franja ao longo das bordas usando uma tesoura. Não corte o material completamente.
- Depois desdobre a peça de trabalho e enrole-a formando um rolo.
- Prenda a área central com material de linha.
- Junte os dois lados na parte inferior. Além disso, prenda o nó ao redor do círculo com um fio. O resultado deve ser um pacote com uma laçada no topo.
- O dispositivo pode ser fixado a um bastão de plástico usando o laço. O artesanato criado também é adequado para decorar um ambiente como uma guirlanda. Para isso, recomenda-se fixar o produto a uma linha de pesca.
De guardanapos
Os sultões para o jardim de infância podem ser feitos com suas próprias mãos usando guardanapos de papel comuns, que são uma alternativa econômica ao papel crepom e ao papel de seda.
Os guardanapos são caracterizados por uma estrutura fofa e macia, por isso são ideais para decorar um aparelho de ar. Entretanto, esse material é muito frágil e não resiste bem a deformações mecânicas.
Artesanatos feitos com guardanapos brancos são perfeitos para uma decoração de Ano Novo. Se você fizer os espaços em branco pequenos, eles podem complementar o enfeite com flocos de neve.
Processo de fabricação passo a passo:
- Guardanapos na quantidade de 10-15 peças. empilhe um em cima do outro.
- Enrole o material dobrado no centro com fios brancos.
- Ao aparar as bordas, tente dar à peça de trabalho o formato de uma bola.
- Alise todas as folhas para obter um produto uniforme.
O volume do futuro artesanato depende do número e do tamanho dos guardanapos. Se você precisar fazer pequenos dispositivos, é recomendável usar guardanapos de mesa comuns dobrados em 4 camadas.
Feito de tule
Quase qualquer material de tecido é adequado para fazer sultões. O principal é que esse material não se esfarele muito. Usando o tule para esses fins, você pode dar aos seus acessórios uma aparência requintada, leveza e leveza.
Lista de materiais e ferramentas:
- fio ou fio forte;
- tesoura;
- um bastão de plástico para segurar, ou um fio ou linha para pendurar o produto;
- strass para decoração;
- material de tecido com 150 cm de largura e 220 cm de comprimento (essa quantidade é suficiente para fazer 10 sultões).
Descrição passo a passo do trabalho:
- Enrole o pedaço de tecido preparado em volta de papelão ou de uma folha de papel dobrada em várias camadas. A largura da folha deve corresponder ao diâmetro do futuro produto.
- Retire cuidadosamente o tecido da folha de papel ou papelão.
- Enrole a peça de trabalho no meio com material de linha ou arame.
- Em cada lado, faça um corte nas partes laterais da peça de trabalho.
- Solte o produto. Se necessário, apare o contorno caso as bordas estejam irregulares.
- Aplique strass no artesanato usando cola.
- Amarre a parte central do produto a uma linha ou barbante de pesca e pendure-o. Você também pode usar um palito de plástico para segurar a estrutura.
De papel crepom
Ao contrário do material ondulado, o papel crepom é fino, enrugado e delicado. Devido a isso, a embarcação terá uma estrutura compacta e também será capaz de manter sua forma. O produto final terá bordas lisas que serão endireitadas em diferentes direções. No entanto, as sultanas serão pesadas e, portanto, é necessário preparar uma estrutura forte de fixação ou suspensão.
Ao criar dispositivos tridimensionais, você precisa monitorar o andamento do trabalho para que as bordas do papel fiquem limpas e uniformes. Para esses fins, é permitido usar moldes especiais que permitem eliminar o excesso de arestas, dando à peça um formato arredondado ou pontiagudo.
Processo de fabricação passo a passo:
- Corte uma folha grande de papel crepom em pedaços pequenos, cujo tamanho pode ser 50x60 cm ou 30x40 cm. Para criar uma esfera de papel, você precisará de 8 peças.
- Dobre cuidadosamente todas as folhas em forma de leque, de modo que a largura da dobra não seja maior que 2 cm. Como resultado, 8 espaços em branco separados devem ser criados.
- Alise bem as bordas das peças. Neste caso, os dispositivos são conectados entre si com fios metálicos. Fixe as estruturas na área dobrada, caso contrário o sultão ficará irregular e sem graça.
- Passe um fio fino, linha de pesca ou trança pela curva formada para criar um laço. Usando um laço, a estrutura pode ser pendurada, fixada na parede ou combinada com outros sultões para criar um artesanato mais volumoso.
- Usando um triângulo ou semicírculo, apare cuidadosamente as bordas da folha. Se você escolher um semicírculo para esses propósitos, as bordas serão arredondadas.
- Solte todas as camadas de material crepe. Levante cada tira da seção central para criar um produto exuberante e volumoso.
- Se a franja não ficar reta e cair, é recomendável tratar as listras com cola PVA. A camada de adesivo deve ser bem fina para que a peça fique leve e arejada.
- Além disso, verifique se não há vestígios de cola nas bordas.
Sultões brilhantes e coloridos são muito procurados em jardins de infância, porque são adequados para quase todos os eventos festivos. Ao mesmo tempo, é permitido fazer um dispositivo fofo com suas próprias mãos para economizar dinheiro.
Vários papéis, guardanapos, tecidos, sacos de lixo e muito mais podem ser usados como materiais improvisados. A escolha depende da sua imaginação e desejo.
Vídeo sobre como fazer sultões