Você pode tricotar um suéter feminino jovem com agulhas de tricô usando diferentes padrões - desde um simples espinha de peixe ou elástico até padrões jacquard complexos com elementos entrelaçados. O processo de montagem em si tem etapas gerais que podem diferir ligeiramente em alguns detalhes. Por exemplo, elementos de punho, juntas de fixação, tricô de um tecido comum ou com costura, etc.
Modelos jovens de suéteres femininos
Entre os modelos da moda para meninas, há diferentes opções de suéteres femininos para jovens.
Suéter feminino jovem com decoração.
Ferramentas e materiais necessários
Antes de tricotar suéter feminino agulhas de tricô, eles tentam escolher os materiais necessários e de alta qualidade para o trabalho.
Primeiro, decida que tipo de agulhas de tricô você precisará para o trabalho:
- Um par de agulhas de tricô retas será necessário para fazer a parte reta – a parte de trás e a frente do suéter.
- Agulhas curtas circulares presas a um cordão (às vezes uma linha de pesca) podem ser usadas para tricotar em círculo, criando mangas e golas. Os mesmos elementos podem ser feitos com agulhas de tricô retas, mas usando uma técnica de tricô diferente.
- Dependendo do padrão escolhido, você pode precisar de agulhas de tricô curtas adicionais para tricotar as peças.

A espessura das agulhas de tricô para o trabalho é selecionada com base na sua experiência. Os tricoteiros iniciantes seguem os conselhos dos especialistas, que recomendam seguir a regra geral de selecionar a espessura das agulhas de tricô 1 unidade a mais que a espessura do fio. Você também pode prestar atenção às recomendações para seleção de ferramentas na embalagem do fio, onde o número de agulhas de tricô corresponde à espessura em mm.
Às vezes, eles podem escolher deliberadamente agulhas de tricô 2-3 mm mais grossas que o fio para produzir um tecido mais arejado. Se as agulhas de tricô forem muito finas em relação ao fio, o tecido ficará muito apertado.
Para trabalhar com tecidos largos, escolha agulhas de tricô longas. O material das agulhas de tricô depende do tipo de fio escolhido.
- Metal para lã e acrílico.
- Bambu e madeira para trabalhar seda e viscose. Também adequado para tricoteiros iniciantes devido ao seu peso leve.
- Os de plástico são adequados para qualquer trabalho e são especialmente escolhidos quando se trabalha com telas grandes.
O tipo de fio é escolhido para um produto específico, onde a composição determina o quão quente o item ficará. É aconselhável que iniciantes dêem preferência a fios simples e uniformes.
Selecionando o tipo de fio
Fio | Para que serve, nuances. |
Fibras mistas (melange) | Adequado para iniciantes devido à coloração variada, que mascara imperfeições no trabalho. |
Lã (qualquer) | Para suéteres quentes. Não deixa passar o frio. Fios macios (mohair) podem ficar emaranhados durante o trabalho. Uma composição com alta porcentagem de lã acaba sendo espinhosa. Pode causar alergias e encolher quando lavado. |
Lã e acrílico (mistura em diferentes proporções) | Para suéteres.
Menos fios quentes, mesmo que pareçam volumosos. |
Acrílico | Para suéteres infantis.
Itens menos quentes do que aqueles que contêm lã. Eles podem ficar eletrificados. Eles não causam alergias, não encolhem quando lavados e não são danificados por traças. |
Algodão e linho | Para suéteres de verão, capas.
Origem vegetal, absorve bem a umidade, não causa alergias. Os itens são confortáveis para usar em climas quentes. |
Viscose (brilho metálico nos fios) | Para suéteres de verão ou decorativos. |
Microfibra | Blusas de verão ou infantis.
O material seca rapidamente, é macio e confortável em climas quentes. |
Para calcular a quantidade de fio necessária para um produto, observe a espessura convencional - este indicador é o número de gramas de fio em 1 novelo. Os fabricantes de fios sempre fornecem essas informações. Quanto maior o comprimento, mais fino o fio e maior o consumo. O valor médio é considerado de 250-300 m por 100 g.
Antes de começar a trabalhar, verifique a qualidade do tingimento dos fios. Corte um pouco do novelo, molhe o fio em água morna e seque-o em um pano branco. Se o fio estiver soltando pelos, a cor pode começar a sair já na água ou durante o processo de secagem.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Um suéter feminino juvenil é tricotado em partes: primeiro as costas são tricotadas, depois a frente e as mangas. No final, todas as partes estão conectadas.
O produto é montado pelas costas, já que você pode selecionar o tamanho do produto com base na largura do peito e dos ombros. Durante o processo, cada peça pode ser feita com padrões diferentes, criando um produto único.
Antes de começar a trabalhar, tire medidas do modelo para determinar o tamanho do suéter. Esse tamanho determina quantas voltas precisam ser feitas para todas as partes.

A principal medida para fazer um suéter é a circunferência do peito. Ela é medida com uma fita métrica ou fita métrica, que depois é aplicada a uma régua. As medidas são tiradas usando um sutiã para garantir medidas precisas.
A fita métrica é colocada sob as axilas em um nível horizontal. O modelo deve ficar em pé ereto e não respirar profundamente.
As costas são tricotadas na seguinte sequência:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô para criar a largura da parte de trás, sem esquecer dos pontos laterais.
- Tricotar o número necessário de carreiras, formando o padrão desejado do fragmento.
- As costas são formadas na altura da linha dos ombros, não atingindo 3 cm. Não é recomendado que iniciantes façam cavas nesta fase, pois esse processo pode ser complexo e confuso. Recomenda-se fazer as primeiras peças com as mangas abaixadas.
- Ao atingir a altura dos ombros, começam a tricotar o pescoço.
Quando as costas estiverem prontas, começam a tricotar a parte da frente do produto, deixando-a um pouco mais larga se necessário (caso o peito seja maior que o tamanho C).
Tricotar a parte da frente da mesma forma que as costas, mas não tricotar 5 cm até a borda dos ombros. Em seguida, o pescoço é formado, mas o cálculo dos laços pode mudar um pouco para o entalhe desejado.
Ao tricotar mangas caídas, as alças são fechadas no final do trabalho. Monte o número necessário de pontos para a largura da manga e tricote de 7 a 9 carreiras com um elástico para formar o punho.
Em seguida, passe a tricotar o padrão principal, aumentando as laçadas em cada carreira da frente, se necessário. Tricotar todo o comprimento da manga e fechar as alças. A segunda manga é feita da mesma maneira.

Na fase final de confecção de um suéter ou blusão, todas as peças são montadas. Primeiro, elas são deixadas de molho em água e secas em uma toalha para que todas as partes fiquem formadas corretamente.
Depois, elas são conectadas de qualquer maneira conveniente, primeiro costurando as costuras dos ombros, depois fixando as mangas e, por último, as costuras nas laterais. Todas as costuras são passadas a ferro.
No suéter pronto, tricote o decote com agulhas de tricô circulares, começando pelo meio das costas. Tricotar a orla com um elástico, como no punho. O número de laçadas não é reduzido, pois este elástico é elástico.
Suéter em ponto meia com punho elástico
Um suéter feminino juvenil é tricotado com 2 padrões diferentes para a parte principal do produto e para as mangas, o pescoço é formado por último e então todas as partes são conectadas ao longo da costura. O processo básico de composição do produto é descrito acima para o esquema geral de trabalho.

As costas e a frente do suéter são tricotadas com a superfície frontal, com o padrão em uma direção. Para fazer isso, disque o número necessário de voltas de acordo com o cálculo descrito acima e, em seguida, forme o padrão passo a passo.
Para maior conveniência, os laços no diagrama são indicados por abreviações (laços frontais - k, laços traseiros - i, laçada - n, remover o laço sem tricotar - s).
Linha | Descrição das ações |
1 | Todos - l. |
2 | Isso é tudo. |
3 | Repita as ações até o final. |
As mangas também são tricotadas em ponto meia, mas os punhos e a gola são feitos com um padrão mais elástico - canelado inglês (1*1). Este é um padrão de dois lados que tem a mesma aparência tanto na frente quanto no verso.
Para punhos ou golas, monte o número ímpar de pontos necessário e comece a formar o padrão.
Linha | Descrição das ações |
1 | *1l, n, 1s* (* — repita até o final da carreira), 1l. |
2 e mais | n antes de cada i, i - remova e não tricote. |
Para tricotar o pescoço, comece a tricotar como se fosse um elástico largo de dois lados (semelhante aos punhos), mas tricote as alças da frente e de trás alternadamente.
Quando as últimas 4 carreiras estiverem formadas, mude para agulhas de tricô mais finas. Neste caso, no tricô circular, em cada carreira a laçada da frente é removida, como no método da frente, e puxada através da laçada. Os pontos meia são tricotados no sentido meia. Todas as alças da última carreira são presas com uma agulha.

Suéter de mohair
O suéter de teia de aranha neste exemplo é feito de fio merino kid mohair. Para um produto feminino jovem de tamanho russo 42, são usados cerca de 80 g de fio, enquanto o produto é tamanho único e pode até servir no tamanho 48.
No processo, use agulhas de tricô circulares nº 5 e trabalhe de baixo para cima.

O trabalho é realizado na seguinte ordem:
- Monte 180 pontos e tricote com a frente na altura desejada de 30 cm até o nível das axilas. Deixe essa parte do tricô de lado.
- Para fazer as mangas, monte 60 pontos nas agulhas de tricô circulares e tricote os tubos até as axilas.
- As mangas e a parte principal são montadas em uma agulha de tricô e tricotadas na seguinte ordem: nas juntas (deve haver 4 delas), as alças são diminuídas - 2 juntas, 1 frente, 2 juntas. Em cada linha, diminua a altura necessária de acordo com este padrão.
- Comece a diminuir bruscamente as alças, formando os ombros: 2 juntos, 2 da frente, 2 juntos.
- As laçadas que sobrarem depois de todas as reduções são tricotadas com o ponto da frente por mais 15-20 cm de altura, formando uma gola.
- Para formar os punhos das mangas, faça 3 carreiras de pontos baixos usando 2 fios de lã.
Suéter com gola alta e punhos
Um suéter de tricô para mulheres e jovens pode ser feito com uma malha mais densa para criar uma peça quente para o dia a dia na estação fria. O decote justo e a adição de punhos tornam o produto com uma aparência mais original.
Este método é mais adequado para artesãs com pouca experiência em tricô.
Neste exemplo, trabalhamos com fio de alpaca 11 x 50 g em agulhas de tricô retas nº 4 e nº 3.25. Cálculo do fio para tamanho 42.

Eles começam a trabalhar fazendo as costas, para isso eles montam 139 laçadas (para os tamanhos 44, 46, 48, 50 o número correspondente de laçadas é 149, 154, 164, 169). Em seguida, eles começam a formar o desenho.
Para maior comodidade, os laços no diagrama são indicados por abreviações (laços frontais - tricô, laços traseiros - tricô, 2 laços juntos, laço frontal - 2ВмЛ, laçada - n).
Linha | Descrição das ações |
1 (lado da frente) trabalhar com agulhas de tricô nº 3, 25 | 2l, *1i, 1l* (* — repita 3 vezes), 3l, *2i, 3l* (* — repita até as últimas 8 laçadas, *1l, 1i* (* — repita 3 vezes), 2l. |
2 | 2 l, *1i, 1l* (* — repita 3 vezes), 3i, *2l, 3i* (* — repita até as últimas 8 voltas), *1l, 1i* (* — repita 3 vezes), 2l. |
Próximas 25 linhas | Repita o algoritmo anterior, terminando com uma primeira fila. |
28 (lado avesso) | 2L, *1i, 1L* (* — repita 3 vezes), 2i, *2L, 3i* (* — repita 1 vez para tamanhos maiores), *2VmL, 3i* (* — repita 22 vezes, para tamanhos maiores — adicione 26, 25, 29, 30 de cada vez), *1L, 1i* (* — repita 3 vezes), 2L. |
29 trabalhos com agulhas nº 4 | 2l, *1i, 1l* (* — repita 3 vezes), l – até os últimos 8 laços, *1l, 1i* (* — repita 3 vezes), 2l. |
30 | 2l, *1i, 1l* (* — repita 3 vezes), e – até os últimos 8 laços, *1l,1i* (* — repita 3 vezes, 2l. |
Conjunto 20 cm | Repita o algoritmo das últimas 2 linhas. Adicione 1 ponto no final de cada carreira. |
Coloque marcadores nas extremidades da fileira para marcar o topo da fenda lateral. Em seguida, a partir da carreira da frente, tricote em ponto meia até a altura das costas atingir 39 cm (para um produto de tamanho maior, adicione 1 cm). Os ombros e o pescoço são formados de acordo com o padrão geral, e a parte frontal do produto é tricotada separadamente.

Comece a formar as mangas – monte 66 pontos nas agulhas de tricô nº 3.25 (para um tamanho maior, adicione 2 cm). Em seguida, trabalhe de acordo com o diagrama abaixo.
Linha | Descrição das ações |
1 | 2l, *2i, 3l* (* - repita até as últimas 4 laçadas), 2i, 2l. |
2 | 2i, *2l, 3i* (* — repita até as últimas 4 voltas), 2l, 2i. |
Próximas 19 linhas | Tricotar para formar o elástico do punho. |
22 | 2 e, *2BmL, 3 e* (* — repita até os últimos 4 laços), 2BmL, 2 e. |
23, 24 | Meia de malha. |
25 | 3l, n, l – até os últimos 3 laços, n, 3l. Continue tricotando as carreiras, adicionando 1 laçada no final de cada 4ª e 5ª carreiras até obter 85 laçadas em uma carreira. Então, até que haja 97 laçadas na 6ª carreira. |
As mangas crescem até 45 cm de altura. | Esquema semelhante. |
Forme a parte superior da manga | Feche 7 laçadas no início da carreira.
Depois, 6 laçadas no início das próximas 12 carreiras. Feche as (25) alças restantes. |
Eles começam a montar o produto. Para fazer isso, passe todas as partes por uma gaze úmida e conecte-as com um ponto de vai e vem.
Para formar a gola, tricote 14 pontos no lado esquerdo do pescoço da frente, 29 pontos no comprimento do pescoço da frente, 14 pontos no lado direito do pescoço da frente e 44 pontos na parte de trás.
Então trabalhe de acordo com o esquema:
Linha | Descrição das ações |
1 | 2º, *aumento no próximo. laçada, 3 e * (* - repita até as últimas 3 laçadas), aumente na próxima. laço, 2 e. |
2 | 2 l, *2i, 3l* (* - repita até as últimas 4 laçadas), 2i, 2l. |
3 | 2i, *2l, 3i* (* — repita até os últimos 4 loops), 2l, 3i. |
Monte 9 cm dessa maneira e feche todas as laçadas do elástico. Em seguida, conecte o ombro esquerdo e a costura da gola. Costure todas as costuras laterais, as costuras das mangas e deixe 2,5 cm na borda superior. As mangas são costuradas nas cavas resultantes.
Pulôver de malha com padrão "patas de urso"
Um suéter feminino juvenil de malha em estilo livre e vazado é feito de acordo com o padrão clássico, com atenção especial à formação do padrão.

Neste exemplo, as alças são adicionadas em cada fileira mais perto da parte inferior das costas e da frente, e também nas mangas, mais perto dos punhos, para fazer com que a peça pareça mais cheia. Se desejar, esses elementos podem ser executados de forma direta, sem aditivos.
O padrão é repetido em 24 linhas e 18 voltas. O número desses raglans é calculado para todo o produto ou eles são inseridos apenas em parte do suéter, por exemplo, apenas na frente ou apenas como um elemento de cinto no peito e nas costas.
Para maior comodidade, os elementos no diagrama são indicados por abreviações (laçadas frontais - k, laçadas traseiras - i, laçada - n, 2 laçadas juntas na laçada frontal - 2ВмЛ, 2 laçadas juntas na laçada traseira - 2ВмИ).
Linha | Descrição das ações |
1 | 5 litros, 2 V mL, 6 litros, 2 V mL, 5 litros. |
2 | 6i, 2VmI, 4i, 2VmI, 6i. |
3 | 7l, 2Vml, 2l, 2Vml, 7l. |
4 | 8i, 2BmI 2BmI, 8i. |
5, 9 | n, 4l, 2Vml, 6l, 2Vml, 4l, n. |
6, 10 | n, 5i, 2BmI, 4i, 2BmI, 5i, n. |
7 | n, 6l, 2Vml, 2l, 2Vml, 6l, n. |
8, 12 | n, 7i, 2BmI, 2BmI, 7i, n. |
11 | n, 6l, 2Vml, 2l, 2Vml, 6l, n. |
13, 15 | n, 6l, 2Vml, n, 8l, n. |
14, 16 | n, 8i, n, 2VmI, 6i, n. |
17 | 7l, 2Vml, n, 9l. |
18 | 9i, n, 2BmI, 7i. |
19, 21, 23 | 3l, *2vml, n* (* — repita 3 vezes), 5l. |
20, 22, 24 | 5i, *n, 2BmI, 2i* (* - repetir 3 vezes), e. |

Segredos para Iniciantes
Tricotar um suéter juvenil pode ser mais fácil se você seguir algumas dicas simples de artesãos experientes:
- Antes de começar a trabalhar, estude cuidadosamente o padrão de tricô e a conexão de todas as partes, pois as descrições usuais de uma determinada fonte podem ser diferentes. Se você não levar esse ponto em consideração antes de começar a tricotar, terá que refazer o trabalho.
- Se a descrição contiver várias recomendações para grades de tamanhos diferentes, o fragmento necessário será destacado com um marcador para não se distrair com informações desnecessárias durante o processo de trabalho.
- Para calcular o número necessário de laçadas e carreiras, tricote um pequeno quadrado com antecedência (aproximadamente 10*10 cm). Usando este exemplo, calcule quantos quadrados são necessários para 1 produto. O número de loops no exemplo e no diagrama também é comparado. Se houver mais laçadas, tente tricotar mais apertado ou use agulhas de tricô menores. Se a amostra tiver menos laçadas, use agulhas de tricô maiores.
- Se você estiver fazendo um suéter pela primeira vez, tente escolher um estilo mais solto e passe para modelos mais complexos quando tiver experiência em fazer laçadas uniformes.
- Use anéis ou alfinetes de marcação para marcar onde os pontos são aumentados, diminuídos ou outros pontos importantes. Ao final do trabalho, esses marcadores podem ser facilmente removidos da tela sem danificá-la.
- Utilize agulhas de tricô com limitadores ou faça você mesmo para que as laçadas não escorreguem durante o tricô.
- Para facilitar a contagem de linhas ao fazer padrões complexos, use um contador de linhas.
- Ao trabalhar com agulhas de tricô circulares, você pode amolecer a linha ou o cordão mergulhando-os em água fervente.
- Um pano branco colocado sob o trabalho ajuda a desenrolar as laçadas do fio escuro.
- Trabalhar com agulhas circulares alivia a tensão dos seus braços.
- É conveniente usar uma agulha de crochê ou um alfinete para esconder as pontas dos fios no final do tricô de um suéter juvenil feminino.
Vídeo sobre como tricotar um suéter feminino juvenil
Suéter feminino com agulhas grandes de tricô.