Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Um moletom é uma peça de vestuário da moda, feita de material de média densidade (jersey, angorá, bouclé), que se diferencia de um suéter pela tecnologia de produção e pela possibilidade de aplicar diversos padrões (estampas) ao produto.

Um moletom geralmente é costurado a partir de tecido de malha usando equipamento de costura, diferentemente de um suéter de malha. Como regra, um raglan tão leve não tem gola; seu pescoço é finalizado com um forro feito de um material mais elástico, ou seja, o tecido principal do produto. Um moletom feminino estiloso é um item versátil e confortável que pode complementar qualquer look casual.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Você pode costurar um moletom feminino usando um molde selecionado de acordo com seu tamanho, mesmo sem ter experiência em fazer roupas. A variedade de modelos de moletom permite que você escolha a opção certa para mulheres de diferentes tipos físicos e os use como roupa esportiva, para o escritório ou para usar em casa.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
O moletom é um modelo de roupa popular hoje em dia, tanto no guarda-roupa feminino quanto no masculino e infantil.

Dependendo do padrão escolhido, o moletom pode ser:

  • equipado com mangas embutidas;
  • com manga raglan;
  • com capuz;
  • estilo oversized;
  • com ombro caído.

Combinar estilos permite criar opções originais, e a possibilidade de usar diferentes tipos de tecidos torna essa peça universal tanto para passeios de verão quanto para uso na estação fria.

Bons tecidos para um moletom

Um moletom feminino, cujo molde já foi selecionado, pode ser costurado com diferentes tecidos, dependendo da finalidade da peça.

Material (tecido) do produto Modelos adequados Finalidade do moletom
Velo de três fios com lã ou laçada
  • com capuz;
  • superdimensionado.
Produtos esportivos para caminhadas em clima frio
Rodapé de dois fios Adequado para qualquer modelo, dependendo da impressão Moletons esportivos leves, opções para caminhadas e visitas a amigos
Angorá Modelos ajustados com mangas embutidas ou raglan, com ombros descobertos Versão Office do produto, moletom para sair
Velo Reto ou ajustado com qualquer tipo de manga Como roupa íntima em climas frios, roupas esportivas
Malha meia e interlock Qualquer modelo Pijamas, roupas de verão, roupas de casa
Ribana/Kashkorse Todos Necessário para acabamento da parte inferior, mangas e decote, são uma alternativa ao acabamento com o tecido principal

Como costurar um moletom, regras de corte

Você pode costurar um moletom de qualidade de diferentes maneiras: usando vários tipos de eletrodomésticos ou usando uma máquina de costura. A melhor maneira é costurar todas as costuras usando um overlock e finalizar os punhos e a gola com uma máquina de ponto de cobertura.

Ao costurar em uma máquina de costura comum, você precisa usar vários tipos de pontos:

  • ponto reto;
  • ponto zigue-zague em todas as bordas abertas para evitar que a malha se desfie e o moletom se deforme;
  • Ponto duplo para acabamento do decote, punhos e barra da peça.

O produto deve ser cortado rigorosamente ao longo da linha dos grãos. Ela está localizada ao longo da tela, de cima para baixo. Se o padrão for aplicado sobre o tecido, o produto ficará deformado após a primeira lavagem e será impossível corrigir isso.

É importante lembrar que ao costurar qualquer produto, cada costura deve ser cuidadosamente passada a ferro imediatamente após a costura. Isso facilitará a costura e dará ao moletom um visual finalizado.

Moletom feminino faça você mesmo. Opção simples

Um moletom feminino, cujo molde consiste em costas, frente, mangas e detalhes de acabamento, é o mais fácil de costurar, especialmente para iniciantes. Linhas retas, ausência de detalhes adicionais e elementos complexos tornam esta opção ideal para iniciantes e para aqueles que precisam de um produto simples, mas elegante.

Padrão com explicações

O molde para um moletom simples inclui 6 partes:

  • Parte de trás do produto, no meio da qual há uma dobra. Esta peça é aplicada sobre uma peça de malha dobrada ao meio; a linha central deve estar localizada na dobra do tecido e ajustada firmemente a ele.
  • Prateleira ou parte frontal, que deve ser recortado da mesma forma que o verso.
  • Manga do produto. É importante levar em conta que as peças precisam ser cortadas em espelho, já que a frente e o verso da manga são significativamente diferentes. É importante transferir as marcações do molde para o tecido para garantir que as peças estejam alinhadas corretamente.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Moletom feminino simples - molde
  • Decote voltado para cima. Uma peça é cortada com uma dobra, dependendo da preferência, sua largura pode ser ligeiramente aumentada. Para tecidos quentes, usa-se ribana ou kashkorse, para tecidos finos - conforme desejado.
  • Punho da manga. Duas peças com uma dobra, para tecidos grossos recomenda-se cortar em malha canelada ou ribana.
  • Punho inferior. Uma peça com dobra, a largura pode variar dependendo da vontade do futuro dono.

Todas as peças devem ser cortadas com margens de costura obrigatórias, cuja largura é de 5-7 mm.

Costurando as costas e a frente

O primeiro passo para fazer um moletom é unir as costuras dos ombros.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Primeiro, as costas e a frente do moletom são costuradas ao longo das costuras dos ombros.

As peças da frente e das costas devem ser colocadas frente a frente, os cortes dos ombros devem ser unidos e costurados: o corte direito da parte da frente com o corte direito das costas, os da esquerda da mesma forma. O resultado será uma peça única com um recorte para a cabeça.

Costura lateral e manga

A segunda etapa é costurar a manga na cava. Depois de conectar as marcas nas partes da frente, de trás e das mangas, você precisa prendê-las com cuidado para evitar que o tecido se mova durante a costura. A parte frontal da manga é alinhada com a parte superior do corte lateral da frente, e a parte traseira é alinhada com as costas. As peças devem ser costuradas com cuidado, distribuindo uniformemente a manga ao longo da cava.

Em seguida, você precisa dobrar o moletom do jeito que ele ficará quando pronto, combinando os cortes laterais e os cortes abertos das mangas. Prenda com cuidado do início da manga até a área da axila e terminando na parte inferior da peça.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Na segunda etapa, as mangas são costuradas nas cavas.

Esta parte do moletom é costurada com uma costura; na área de dobra, você precisa tentar alinhar os cortes o máximo possível em uma linha.

Costurando a tira inferior

Antes de costurar a tira inferior ao produto, ela precisa ser costurada em um anel. Para fazer isso, os atalhos são colocados frente a frente e costurados. Em seguida, o punho é dobrado ao meio com o lado direito voltado para fora e colocado dentro do moletom virado do avesso, de modo que suas bordas abertas coincidam com a borda aberta da parte inferior da peça.

Fixar a abertura uniformemente permitirá que ela seja costurada perfeitamente.

Costurando um punho em um moletom

O punho da manga é costurado da mesma forma que o inferior, repetindo completamente o algoritmo de ações.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Em seguida, os punhos são costurados no moletom.

Ao costurá-lo, ele precisa ser esticado levemente para que suas bordas fiquem na mesma altura das bordas da parte inferior das mangas. A largura difere porque no produto final os punhos devem estreitar o produto no pulso.

Costurando o decote no moletom

A costura do decote é a etapa mais importante; para garantir um acabamento perfeito, recomenda-se alinhavá-lo primeiro à mão.

A costura ocorre em várias etapas:

  • O lado do pescoço é costurado em um anel, depois é dobrado ao meio com o lado direito voltado para fora;
  • O anel é dividido em 4 partes iguais, em cujas bordas devem ser feitas marcas, estas serão as linhas de alinhamento para distribuição uniforme.
Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Costurar o decote no moletom é a etapa mais importante

O forro é colocado dentro da peça, as bordas abertas são alinhadas com o decote e as marcas são alinhadas:

  • costura em anel com o meio das costas;
  • a marca oposta está no meio da prateleira;
  • marcas laterais com costuras nos ombros.

Esticando uniformemente o forro, ele deve ser costurado na gola da peça. Para um acabamento mais perfeito, a costura do decote traseiro pode ser finalizada com agulha dupla para dar um acabamento perfeito à peça.

Moletom com capuz

Um moletom com capuz é uma opção esportiva, e o capuz também pode ter uma função decorativa. Dependendo do tecido escolhido, você pode adicionar um cordão ao capuz para dar um acabamento ou adicionar um acabamento contrastante.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Padrão com explicações

O molde para um moletom com ombros caídos e capuz é composto por 8 peças:

  • frente e verso com uma linha de dobra no centro;
  • manga, você precisa cortar 2 pedaços;
  • capuz, você precisa cortar 2 pedaços;
  • capuz com prega;
  • punho das partes frontal e traseira da parte inferior do produto, recomenda-se cortá-lo a partir do canelado;
  • punhos das mangas, recomenda-se cortá-los a partir do canelado.
Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Moletom feminino - molde de modelo com capuz

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Ao cortar, é importante transferir todas as marcas do molde para a malha, elas precisarão ser alinhadas para que as bordas das peças se encaixem uniformemente umas nas outras durante a costura. O molde já tem margens de costura, então não há necessidade de fazer recuos adicionais.

Costurando as costas e a frente

O primeiro passo é costurar as costuras dos ombros da frente e de trás da peça. Para isso, as peças são dobradas frente a frente e os cortes dos ombros são alinhados. Depois de fixá-los previamente, você precisa costurar os lados direito e esquerdo.

Costura lateral e manga

A manga deste modelo deve ser costurada com cuidado especial, alinhando todas as marcas existentes nos detalhes da frente, costas e cava da manga. Se você tem pouca experiência em costura, é preciso alinhavar as peças à mão antes de costurá-las na máquina.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Fazendo um bolso para um moletom

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampaDepois de costurar a manga, o moletom é dobrado do avesso, as bordas abertas são alinhadas e a costura é alinhavada da parte inferior da manga até a parte inferior da peça. É importante que os pontos de união da manga com a frente e as costas coincidam, caso contrário uma das partes ficará mais comprida.

Costurando a tira inferior

As duas partes da tira inferior são conectadas e dobradas ao meio com o lado direito voltado para fora, após o que, esticando uniformemente, o punho deve ser costurado na parte inferior do moletom.

Para isso, você deve colocar o punho para dentro do moletom, colocando as bordas abertas na parte de baixo, face com face. As costuras laterais do produto devem coincidir com as costuras das partes da tira, e a tensão uniforme durante a costura permite que você faça uma costura limpa e uniforme.

Costurando um punho em um moletom

O punho da manga neste modelo é significativamente mais estreito que a manga em si, por isso, antes de costurá-lo, deve-se alinhavá-lo, esticando-o ao longo da largura da parte inferior. Depois de conectar as pontas do punho formando um anel, ele deve ser dobrado ao meio, com o lado direito voltado para fora.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

O punho é colocado na manga, as bordas abertas são alinhadas e depois ele pode ser costurado.

Costurando um capuz em um moletom

O capô, composto por duas partes, deve ser unido. Para fazer isso, as peças são colocadas frente a frente, presas com alfinetes e costuradas ao longo da borda externa. O revestimento é dobrado ao meio horizontalmente, com o lado direito para fora, e então distribuído uniformemente sobre o lado aberto do capô, face a face.

Após a costura do forro, o capuz é costurado no pescoço em várias etapas:

  • o moletom está virado do avesso;
  • o capô está virado do avesso;
  • o capuz é colocado dentro do moletom frente a frente, e a costura traseira do capuz deve coincidir com o centro das costas;
  • a parte inferior do capuz é conectada uniformemente ao pescoço, sem tensão;
  • do lado da prateleira o capô se sobrepõe, as partes frontais se sobrepõem levemente;
  • O capuz é costurado em círculo, começando pela parte de trás.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Depois de virar o produto do avesso, ele fica limpo, todas as costuras ficam para dentro, não há necessidade de processamento adicional. Se desejar, você pode processar o local onde o punho é costurado e o forro do capuz com uma agulha dupla.

Moletom oversized

Um moletom feminino cujo padrão é especialmente popular: oversized. Este produto tem linhas retas nas laterais e o corte solto permite esconder imperfeições da silhueta.

Padrão com explicações

O padrão consiste em 6 partes:

  • detalhes de prateleira e costas com dobra;
  • um detalhe da manga que deve ser recortado em duas cópias, imagem espelhada;
  • detalhes dos punhos das mangas e da parte inferior do produto;
  • um capuz que pode ser substituído por um revestimento regular, se desejado.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Moletom feminino - modelo oversize

Ao cortar, não se esqueça da direção da linha dos veios; o tecido deve ser colocado estritamente ao longo da tela.

Costurando as costas e a frente

As costas e a frente são dobradas frente a frente, as costuras dos ombros são unidas e costuradas usando overloque ou máquina. Primeiro, você precisa juntar os pedaços para garantir que os cortes das duas metades coincidam exatamente.

Costura lateral e manga

Graças à costura caída do ombro, costurar a manga é fácil; ela deve ser colocada frente a frente sobre a peça esticada, alinhando o centro da manga com a costura do ombro, e as bordas com o início da cava das costas e da frente. As peças são costuradas com uma linha reta.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
A peça em branco é dobrada com a parte da frente para dentro e fixada com alfinetes do início da manga até a parte inferior do moletom. Muitas vezes é necessário alfinetar ou alinhavar na área onde a manga vira para o lado para evitar que o tecido fique amassado ao costurar. Uma linha é costurada em cada lado.

Costurando a tira inferior

A tira inferior é costurada em um anel e dobrada ao meio, colocada dentro do produto em direção à borda aberta e costurada ao moletom com tensão uniforme.

Costurando um punho em um moletom

O punho da manga é costurado da mesma forma que o fundo: costurado em um anel, dobrado ao meio e colocado dentro, alinhando as bordas abertas. O punho deve ser alinhavado, esticado na largura da manga e depois costurado na máquina.

Costurando um decote ou capuz em um moletom

Dependendo do top selecionado, o método de costura difere:

  • As peças do capuz são dobradas e costuradas, depois o capuz é virado para o lado direito e colocado no moletom.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

A costura traseira do capuz coincide com o centro das costas, distribuindo uniformemente o corte aberto com o decote, o capuz é costurado ao produto. A borda aberta do capuz é dobrada para trás em 1,5 cm e costurada com agulha dupla.

  • Decote voltado para cima. Recorta-se um retângulo cuja largura é de 5 cm e o comprimento é igual à circunferência do pescoço, multiplicado por 0,8. O revestimento é dobrado ao meio e inserido no produto, as bordas abertas combinadas são costuradas, enquanto a peça de revestimento é esticada uniformemente na largura do produto.

Moletom ombro a ombro

Os modelos com ombros caídos são costurados com tecidos leves, não necessitam de punhos e o produto final tem aparência leve e elegante. A conexão das peças é completamente semelhante à de um simples moletom e não causará dificuldades nem mesmo para iniciantes.

Padrão com explicações

Para obter um molde de moletom com ombros caídos, você precisa ajustar o molde do modelo oversized.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Passo a passo:

  • no centro da prateleira, recue 1,5 cm do pescoço e faça uma marca;
  • na costura do ombro, recue 3 cm do decote e faça uma marca;
  • conecte suavemente as marcas para criar uma linha semelhante ao decote;
  • no centro das costas, recue 1 cm do decote e faça uma marca;
  • faça uma marca na costura do ombro da mesma forma que na prateleira;
  • conectar marcas suavemente
  • exclua o capuz do padrão.

O resultado é um novo decote, graças ao qual o moletom deixará um dos ombros expostos. O revestimento desse pescoço depende do tecido escolhido; em alguns casos não é necessário, o produto fica com aspecto acabado e com corte aberto. Na parte inferior da peça e nas mangas, você precisa adicionar 2 cm para a bainha.

Costurando as costas e a frente

A costura começa com a união dos cortes abertos dos ombros das costas e da frente, que devem ficar frente a frente.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Moletom feminino - molde de modelo com ombro caído
Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Modelagem de Ombro Caído

Antes de costurar na máquina, prenda as peças com alfinetes.

Costura lateral e manga

A manga é costurada na cava aberta:

  • a parte da frente da manga é aplicada na parte da frente e fixada com alfinetes;
  • a parte de trás é presa com alfinetes nas costas;
  • a marca central é alinhada com a costura do ombro e presa com um alfinete;
  • Esticando a cava uniformemente, a manga é costurada nela usando um overloque ou máquina de costura.

As costuras laterais e as mangas são conectadas com uma linha; para fazer isso, você precisa varrer as bordas abertas da parte inferior da manga até a parte inferior do moletom, colocá-las em uma linha reta e costurá-las.

Processamento da parte inferior e das mangas

Para evitar que as bordas abertas desfiem, elas precisam ser processadas com overloque ou ponto zigue-zague.

Depois disso, a parte inferior é dobrada 2 cm e costurada com agulha dupla, certificando-se de que não haja tensão no tecido.

Costurando o decote no moletom

A necessidade de um decote depende da preferência pessoal; pode ser feito do mesmo tecido da peça ou com nervuras, podendo ser usada também renda.

O comprimento do revestimento é calculado em função do material selecionado:

  • o revestimento da nervura para um pescoço largo é igual ao comprimento do próprio pescoço, multiplicado por 0,85;
  • o forro feito do tecido do produto difere ligeiramente da largura do decote, basta multiplicar o comprimento do corte aberto por 0,9 para obter um ajuste suficiente;
  • O cálculo da renda para debrum depende de sua elasticidade e é selecionado individualmente.

A peça de revestimento, dobrada ao meio, é inserida na peça com a borda aberta voltada para o decote, distribuída uniformemente e fixada com alfinetes, após o que é costurada.

Moletom com mangas raglan

Um moletom feminino, cujo padrão leva em conta as características da figura e enfatiza suas vantagens, se ajustará especialmente bem à figura.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa
Moletom feminino - padrão raglan

A manga raglan é adequada para mulheres com ombros largos, suavizando-os um pouco, e também para quem prefere esse estilo de roupa.

Padrão com explicações

O padrão consiste em 7 partes:

  • prateleira e encosto com dobra no centro;
  • manga – 2 peças;
  • voltado para o pescoço;
  • punhos das mangas e parte inferior.

Ao cortar, é necessário adicionar margens de costura de 0,5-0,7 mm, bem como uma margem para bainha do produto na parte inferior e nas mangas. Este moletom é costurado sem punhos, então a parte inferior e as mangas serão finalizadas com uma margem de costura de pelo menos 2 cm de largura.

Costurando as peças principais e mangas

Costurar um moletom com manga raglan difere do modelo clássico; em primeiro lugar, as partes da manga são conectadas às partes traseira e frontal.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Para fazer isso, você precisa executar duas etapas:

  1. Pegue a manga e prenda-a com o lado curto na parte da frente. Depois que os cortes estiverem distribuídos uniformemente, as partes são costuradas e o mesmo é repetido com a segunda manga.
  2. Os lados longos da manga são unidos à parte de trás, presos com alfinetes para evitar tensão irregular durante a costura e costurados.
  3. O mesmo com a segunda manga.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

O blank resultante é dobrado em um produto acabado com o lado avesso para fora e preso com alfinetes ou alinhavado com uma agulha da parte inferior da manga até a parte inferior do produto, passando pelo local onde a manga é conectada às partes principais.

Costure com uma linha, e o local onde as partes são conectadas deve estar alinhado o máximo possível em uma linha.

Costurando o decote no moletom

A parte do pescoço é costurada em um anel e dobrada ao meio, com o lado direito para fora. O detalhe é colocado por dentro do moletom, na parte frontal, com a borda aberta voltada para o decote.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

É necessário esticar a peça de revestimento uniformemente ao longo do decote para evitar dobras e vincos desnecessários no tecido e, em seguida, fixá-la no lugar. As peças são costuradas com uma leve tensão na frente, começando pelo meio das costas.

Processamento da parte inferior das mangas e do produto

Os punhos são costurados em um anel e colocados dentro da peça, o punho da manga é colocado dentro da manga e o punho inferior é colocado ao longo da borda inferior. Ao esticar uniformemente, os punhos são unidos à borda aberta, presos com alfinetes e costurados com leve tensão.

Se desejar, você pode processar a costura adicionalmente com uma agulha dupla para dar ao produto uma aparência finalizada. Independentemente do modelo do moletom, estampas originais ajudam a tornar o produto único.

Moletom feminino. Molde com bordado, manga raglan, capuz, estampa

Você pode decorar um moletom feminino, costurado de acordo com um molde, com uma imagem de diferentes maneiras:

  1. Aplicação de transferência térmica – imagem de filme que é transferida com ferro de passar e permanece no tecido. Esta opção é adequada para qualquer tecido e dura muito tempo.
  2. Sublimação. Para aplicá-lo, é necessário um tecido sintético; lã serve. Ao passar a ferro, a imagem fica embutida nas fibras do tecido.
  3. Um cupom pronto com a imagem que você gosta, impressa na malha desejada. Neste caso, basta recortar o produto e costurá-lo.

Um moletom feminino, cujo padrão já foi encontrado, pode se tornar uma peça única combinando cores diferentes: a popular técnica de "bloco de cores" permite combinar 2 a 3 cores de tecido, modelando detalhes de triângulos e losangos de diferentes tons.

Vídeo sobre costura de moletom

Moletom feminino. Padrão:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho