Uma borboleta não é apenas um lindo inseto voador, mas também uma criatura simbólica. Muitas pessoas associam borboletas à facilidade da vida, à pureza da alma e ao desejo de transformação. É por isso que imagens desses insetos alados podem ser encontradas em todos os lugares: em roupas, acessórios e decoração de interiores.
A maneira mais fácil decore seu apartamento com uma imagem de borboleta - recorte do papel. O recorte finalizado pode ser usado de diferentes maneiras, por exemplo, colado na parede ou pendurado no teto. Além disso, recortar formas usando moldes é uma excelente maneira de treinar as habilidades motoras das mãos das crianças.
Ferramentas
Para recortar figuras do papel, você não precisará do conjunto mais extenso de ferramentas. Mas é importante que todos eles sejam de qualidade suficiente – assim o trabalho será mais rápido e fácil.
Existem várias maneiras de cortar uma borboleta de papel:
- usando tesouras - o principal é que elas sejam afiadas;
- uma faca de papelaria - é útil para aqueles moldes onde há muitos detalhes pequenos e arredondados;
- um cortador de papel especial - geralmente vendido em conjuntos com diferentes lâminas de reposição;
- um cortador de papel pode ser substituído por um cortador de madeira;
- Um método incomum, mas eficaz, é usar um bisturi.
Padrões simples podem ser cortados com tesouras. É melhor levar aqueles que são feitos para scrapbooking - eles são confortáveis de segurar na mão e são bem afiados.
Quanto às demais ferramentas, elas devem ser utilizadas com extremo cuidado devido ao corte das lâminas. Isto é especialmente verdadeiro para atividades criativas com crianças.
Para cortar borboletas você também precisará de:
- lápis ou marcador para desenhar o contorno;
- papel vegetal ou papel carbono, caso seja necessário redesenhar a imagem;
- tapete de corte, papelão grosso, folha de madeira compensada ou tábua de corte (se o molde for cortado com um cortador).
Em muitas papelarias e oficinas de artesanato você pode encontrar estênceis grossos especiais com diversos desenhos para venda. Um desses estênceis pode conter vários tipos de borboletas.
Outro passo importante é escolher o papel para recortar as borboletas. Para a criatividade das crianças, vale a pena escolher opções em cores brilhantes, mas densas o suficiente para que a criança não rasgue o molde com um movimento desajeitado. Para uma criatividade mais significativa, você pode comprar materiais incomuns.
A borboleta pode ser recortada nos seguintes tipos de papel:
- papel de escritório padrão;
- papel colorido para a criatividade das crianças e cartolina colorida;
- papel ondulado de diferentes tipos;
- papel de parede com estampas interessantes;
- papel de embrulho;
- jornais e revistas.
Para praticar suas habilidades, você pode usar o papel que já tem em casa – restos de papel de parede, revistas desnecessárias, sobras de presentes. Embora esses materiais também possam brilhar com novas cores nas mãos de uma pessoa com pensamento de design.
Papel e papelão para a criatividade das crianças devem ser de alta qualidade (melhor ainda se você puder descobrir a certificação desses produtos). Lençóis coloridos não devem “desbotar”, manchar as mãos da criança, ter cheiro químico desagradável ou rasgar facilmente.
Aula magistral
Para aqueles que estão apenas começando sua jornada criativa, a maneira mais fácil é usar master classes detalhadas. O primeiro modelo deve ser escolhido de forma simples, onde você possa sentir o papel, se acostumar com a tesoura na mão ou outra ferramenta.
Com tesoura
Existem várias maneiras muito simples de cortar uma borboleta de papel. Para eles, você precisará de papel, um molde e uma tesoura.
Primeiro método:
- Uma folha de papel é dobrada ao meio;
- Na metade resultante, desenhe uma asa de borboleta (a parte adjacente ao corpo deve estar localizada na dobra do papel), metade do corpo, uma antena;
- O desenho é recortado ao longo do contorno;
- O fragmento recortado é endireitado - obtém-se uma borboleta inteira simétrica.
Dessa forma, você pode recortar não apenas borboletas, mas também quaisquer outras figuras e formas simétricas. O mesmo princípio funciona ao cortar flocos de neve: aqueles que são bons nessas ideias podem incluir o contorno de uma borboleta em um floco de neve de papel.
Segunda via:
- Desenhe o contorno completo da borboleta no papel. Isso pode ser feito por meio de um método de transferência - por meio de um monitor de computador ou tela de smartphone, usando papel carbono ou papel vegetal (papel manteiga fino);
- Use uma tesoura para fazer um furo na parte mais larga do molde (por exemplo, no centro do desenho ou em uma das asas);
- Corte um "caminho" até o contorno em linha reta;
- Comece a recortar a borboleta ao longo do contorno desenhado a partir deste mesmo lugar.
Ambos os métodos são adequados para cortar borboletas simples de papel ou papelão não muito grosso.
De papel ondulado
Cortar uma borboleta de papel ondulado também é muito fácil, mas esse artesanato ficará impressionante. Aqui, além do material e da tesoura, você precisará de uma linha e uma agulha, ou fio dental simples (se a espessura do papel permitir).
O princípio de funcionamento é o seguinte:
- Um retângulo de 10x7 cm é recortado em papel ondulado. O tamanho pode variar dependendo do resultado desejado;
- O retângulo é franzido no centro como uma sanfona (para maior comodidade, pode-se usar uma agulha);
- Um nó é dado no centro;
- Em seguida, a base da borboleta resultante é dobrada ao meio;
- As futuras asas são colocadas firmemente uma contra a outra, todas as dobras são esticadas;
- Da borda superior das asas, são cortadas 2 tiras - as futuras antenas;
- De forma improvisada, as asas são cortadas no formato desejado (você também pode usar um molde pronto);
- A borboleta se endireita, as antenas se enrolam em tubos (elas também podem ser enroladas em espiral).
Depois de endireitar as asas, elas podem ser levemente dobradas nos locais desejados, dando mais volume ao artesanato. Antes de começar a trabalhar com papel, você deve entender em que direção pode esticar o material e como dar a ele um formato côncavo.
Você também pode fazer uma borboleta com várias camadas - por exemplo, duas asas grandes e duas menores no topo.
No estilo de vytynanka
Vytynanki são figuras e imagens vazadas recortadas em papel, papelão fino ou papel alumínio. E embora o nome da técnica não seja encontrado com muita frequência, muitas pessoas estão familiarizadas com ela. O exemplo mais simples são os flocos de neve.
Você só pode cortar uma borboleta de papel no estilo vytynanka com um estilete afiado ou um estilete. Neste caso, você definitivamente precisará de um suporte em forma de material que não seja danificado por cortes. Um substrato especial, uma tábua de corte de vegetais ou uma placa de cortiça grossa servirão.
Aula mestre passo a passo sobre como cortar uma borboleta-vytynanka:
- Selecione uma folha de papel do tamanho e espessura necessários (iniciantes podem praticar em folhas de escritório A4 simples);
- Imprima ou transfira o molde da borboleta que você gosta para o papel. Para seu primeiro trabalho, vale a pena escolher um design com detalhes vazados maiores;
- Coloque a folha com o molde sobre o suporte, prenda-a (com alfinetes ou pequenos pedaços de fita adesiva) nos quatro lados;
- O corte do molde começa pelos menores detalhes, depois passa para as partes maiores e finalmente para o contorno externo;
- O cortador deve ser segurado em um ângulo de aproximadamente 45°, para que fique confortável. A linha de corte é contínua de ponto a ponto.
É importante que a mesa de trabalho seja confortável - a mão que trabalha deve ter apoio, a luz deve iluminar toda a área do desenho. Não deve haver sombras profundas sobre a mesa durante o trabalho, pois isso impedirá que você veja o contorno do modelo com clareza.
Além disso, você precisa posicionar suas mãos corretamente ao recortar essas imagens. A mão que trabalha, além do ponto de apoio, deve ter contato mínimo com o desenho. Além disso, não apoie a palma da outra mão no corte - o papel pode ficar sujo ou rasgar acidentalmente.
Se você colar uma borboleta vazada em uma janela ou em um abajur, sua sombra aparecerá nas paredes com um efeito interessante. Essas decorações são adequadas para interiores de quartos de crianças ou para criar uma atmosfera especial durante as férias.
Uma borboleta neste estilo pode ser usada para um cartão feito à mão. Além disso, você pode recortar o contorno do inseto no centro da capa do cartão postal ou criar uma borboleta que se estenda além do contorno do retângulo, como se estivesse voando para longe.
Ideias originais
Até mesmo uma borboleta recortada usando o molde mais simples pode ser feita de forma original de diversas maneiras.
Por exemplo:
- criando multicamadas;
- usando papel incomum;
- usando uma borboleta de uma forma original.
As camadas são o que adicionam volume a qualquer formato recortado. Para conseguir esse efeito, você pode usar dois moldes de asas idênticos, asas idênticas de tamanhos diferentes ou moldes de borboletas completamente diferentes presos um ao outro.
Quanto ao uso de papel incomum, as ideias aqui são limitadas apenas pela imaginação do mestre.
Aqui estão algumas boas ideias:
- Folhas de jornal com grande volume de texto. Se você tiver jornais muito antigos ou estrangeiros em mãos, isso tornará a figura de borboleta recortada original e permitirá que você a use em scrapbooking ou decoração de interiores.
- Revistas brilhantes com fotografias, desenhos e padrões brilhantes. Além de estampas inusitadas, as borboletas também terão textura agradável e brilho intenso. As folhas de revista podem ganhar volume adicional pressionando-as nos lugares certos.
- O papel artesanal é um dos materiais mais populares para artesanato. As borboletas feitas com ele adquirirão um estilo vintage especial. Além dos detalhes recortados, você pode adicionar renda, pérolas e elementos de caligrafia.
As lindas e incomuns borboletas de papel resultantes podem ser usadas de diversas maneiras. Por exemplo, crie uma composição na parede – recortes em várias camadas ficarão especialmente impressionantes.
Outra opção é decorar flores no peitoril da janela com borboletas de papel. Elas também podem ser penduradas em fios ou linhas de pesca de um lustre ou usadas para criar uma cortina original e leve.
Borboletas recortadas em papel grosso podem ser fixadas em roupas ou acessórios. Por exemplo, no vestido de uma menina para uma matinê – qualquer princesinha vai adorar esse acessório. Você também pode usar borboletas em uma faixa de cabeça ou em sapatos.
Vídeo sobre como recortar borboletas em papel
Como cortar uma borboleta de papel: