Crochê Tunisiano Rápido está ganhando popularidade entre as artesãs, graças aos padrões simples, designs incomuns e à capacidade de obter um tecido uniforme e denso.
Noções básicas de crochê tunisiano
Apesar do nome, que indica que esse tipo de tricô teve origem na Tunísia, a mesma técnica era usada por costureiras no Afeganistão e por mulheres na Inglaterra medieval, França, Itália e Espanha. Portanto, não se sabe ao certo onde e quando surgiu o crochê tunisiano.
As tricoteiras sabem que ao tricotar com uma agulha de crochê comum, consome-se mais fio do que, por exemplo, ao tricotar com agulhas de tricô. O crochê tunisiano, por outro lado, permite economizar até 20% de linha.
O tecido do crochê tunisiano é muito denso, o que o distingue de outras técnicas na criação de bolsas, cobertores, tapetes e agasalhos. Quando lavados e usados, os itens de malha não esticam, o que significa que as mangas de suéteres ou casacos não precisam ser reforçadas com forro.
Itens feitos com fios de cores diferentes no estilo jacquard ficam especialmente impressionantes.
Se a ideia é decorar o item com ponto cruz ou miçangas, os padrões tunisianos são ideais para esse tipo de decoração.
Para trabalhar você precisa de um gancho especial, que é diferente do usual, pois é mais longo.
O tricô é feito somente pela frente. Não há necessidade de virar o item ao passar para a próxima fileira.
Como o tricô em si é denso, atenção especial deve ser dada à tensão do fio. A linha deve ter tensão média ou fraca. Recomenda-se que antes de começar a trabalhar no produto, você tricote uma amostra de 10 cm x 10 cm para determinar o consumo de fio e praticar a tensão.
O que você precisa saber sobre o crochê tunisiano?
O crochê tunisiano, cujos padrões podem ser assustadores para uma costureira despreparada, é na verdade muito fácil de dominar.
Gancho
O crochê tunisiano requer um tipo especial de agulha. Seu comprimento pode ser de 35 a 45 cm, parece uma longa agulha de tricô, de um lado da qual há um gancho e do outro um fecho especial. A função da trava é evitar que as alças escorreguem do gancho durante o trabalho.
Se o tricô for de uma largura grande que não caiba na agulha, então ele deve ser trocado por uma agulha com linha de pesca. Além disso, os modelos com linha de pesca costumam ser mais longos que os anzóis comuns (15-20 cm) e algumas costureiras estão mais acostumadas a tricotar com eles.
Além disso, o crochê tunisiano usa uma agulha de duas pontas, que tem uma cabeça arredondada em ambos os lados. É usado quando o produto é composto por várias cores ou para tricotar em círculo. Para itens com diâmetro maior, é conveniente usar dois anzóis conectados por uma linha de pesca.
Independentemente do material do qual o anzol é feito, ele deve ser plano e liso.
O tamanho de um anzol tunisiano corresponde ao seu diâmetro. Como o tricô é muito denso, ao escolher uma agulha, você deve se concentrar na espessura do fio. É desejável que seja 2 vezes mais grosso que o fio.
Fio
Não há fio que não seja adequado para o tricô tunisiano. Como qualquer produto de malha é capaz de manter bem sua forma, até mesmo fios difíceis como, por exemplo, viscose e bambu, que são facilmente esticados na primeira lavagem e deformam durante o uso, são adequados.
Por outro lado, é necessário selecionar cuidadosamente modelos e produtos nos quais serão utilizados fios grossos e já densos. É melhor usar esses fios na produção de itens de decoração para casa ou bolsas.
Técnica
No crochê tunisiano, cada carreira na verdade consiste em 2 carreiras. A primeira é tricotar as laçadas diretamente das laçadas da carreira de baixo. O trabalho é realizado da direita para a esquerda. Depois, sem desdobrar o tecido, faz-se uma carreira com agulha de crochê na qual se prendem as laçadas. Esta linha condicional deve ser passada da esquerda para a direita.
Qualquer trabalho em um produto começa com o tricô de alças de ar (AL). É importante lembrar que nos diagramas essa cadeia geralmente não é indicada como linha 1.
A última fileira também é sempre a mesma. Consiste em um ponto baixo (PB), que pode ser substituído por meio ponto alto (PA). Ela é realizada da direita para a esquerda, após o que o fio é cortado e preso.
Crochê tunisiano em carreiras retas e reversas
O crochê tunisiano (os padrões para crochê para frente, para trás ou circular são descritos mais adiante no artigo) é sempre feito de acordo com o mesmo padrão. Primeiro, os laços são montados. Em seguida, na mesma carreira, prenda as laçadas até restar apenas uma laçada. Isso permite que a linha seja fixada primeiro no plano horizontal do produto e depois no plano vertical. O resultado é um tecido de malha denso.
Executando tricô reto:
- É necessário conectar uma cadeia composta por VP. O último laço servirá como transição para a segunda linha.
- Sem mudar a posição do tricô, você deve montar as laçadas na agulha. O primeiro laço do conjunto deve passar pelo penúltimo VP. Os laços resultantes não precisam ser tricotados. Eles devem permanecer no anzol.
- Depois que todas as laçadas estiverem no gancho, você pode começar a prendê-las. Deixando o tricô na posição original, pegue e puxe a linha através das 2 últimas laçadas. Cada vez que você tricota 2 laçadas, você precisa passar por toda a carreira. No final, restará 1 loop.
- Depois de terminar uma carreira, não há necessidade de virar a peça.
- A próxima fileira será reta novamente. A partir deste ponto, você não precisa mais fazer um VP de elevação no início das carreiras. Para montar pontos em uma carreira, passe a cabeça da agulha sob o fio posicionado verticalmente na carreira de baixo e puxe o fio para fora. As laçadas da carreira não devem ser tricotadas - elas devem permanecer na agulha.
- Depois de terminar a carreira reta, você precisa fazer um VP e, em seguida, tricotá-lo simultaneamente com a última laçada da carreira reta. Ao longo de toda a carreira de fechamento, você precisará tricotar 2 pontos, para que no final reste apenas um na agulha.
- Você precisa continuar tricotando o tecido, repetindo os pontos 5 e 6.
O crochê tunisiano (os padrões podem ser quaisquer) sempre começa com as mesmas carreiras básicas. Os padrões de tricô geralmente começam na 2ª carreira reta e dependem de onde a agulha vai nas carreiras inferiores e se laçadas são adicionadas ou diminuídas.
Peculiaridade na confecção do laço da borda esquerda
O objetivo das laçadas na borda esquerda do tecido é formar uma borda uniforme e bonita, por isso elas devem ser feitas de uma determinada maneira. Depois de tricotar a penúltima laçada da carreira de baixo em uma carreira reta, a agulha deve ser inserida atrás do primeiro fio vertical da laçada de baixo, depois passar a agulha entre os dois fios verticais de trás e, pegando o fio de trabalho, puxar a laçada.
É importante garantir que os tamanhos dos laços das bordas direita e esquerda correspondam, pois isso afeta a aparência do produto.
Protegendo os laços
Quando a peça estiver tricotada no tamanho e formato desejados, o tricô precisa ser finalizado. A última fileira deve ser reta. Ela deve ser tricotada da mesma forma que uma carreira reta normal, mas cada laçada deve ser tricotada. Isso significa que a agulha deve ser inserida atrás do primeiro fio vertical da laçada inferior, pegar o fio de trabalho e, então, tricotar duas laçadas de uma vez, tendo feito primeiro uma laçada. No final desta carreira deve sobrar 1 laçada, que precisa ser presa e o fio cortado.
Crochê tunisiano em redondo
As carreiras circulares são usadas quando você precisa fazer um tecido fechado sem costura. Uma peça tricotada dessa maneira será mais resistente quando usada, terá uma aparência mais elegante e tricotará mais rápido. Para luvas e chapéus, você pode usar um anzol de duas pontas e, para, por exemplo, um suéter, anzóis conectados com uma linha de pesca. O tricô circular também pode ser feito com uma agulha tunisiana, mas ela deve ter uma linha de pesca na ponta.
Como montar pontos?
É necessário começar a trabalhar com uma cadeia tradicional composta por VP. A corrente deve ser fechada em um anel. Depois, você precisa fazer uma carreira reta, semelhante ao que é feito no crochê tunisiano tradicional - puxando a laçada através do fio vertical da laçada de baixo para cima.
Ao chegar na 1ª volta do círculo, você deve puxar a volta da carreira reta através dela. Depois, usando uma laçada, tricote duas laçadas. Portanto, você precisa tricotar a carreira inteira. No final, devem restar 2 laçadas.
Para prender o círculo e passar para a próxima carreira, você deve alargar a penúltima laçada e, em seguida, puxar a agulha para fora de 2 laçadas. Ele precisa ser inserido através de 2 laços nas paredes horizontais. Em seguida, você precisa colocar a penúltima laçada no gancho. Se tudo for feito corretamente, restarão 3 laçadas. Todos eles precisam ser tricotados com uma laçada.
A carreira circular estará finalizada, mas no ponto de fechamento se formará um espaço feio entre as alças externas, para removê-lo você deve:
- puxe o laço, remova o gancho,
- insira a agulha primeiro atrás da parede vertical externa da última laçada da carreira circular, depois na laçada mais externa dessa carreira, depois use o dedo para colocar a laçada removida na agulha e tricotar as laçadas na agulha. Isso completa a linha circular. O próximo precisa ser tricotado da mesma maneira.
Consertando
Para finalizar o trabalho e prender a última fileira de laçadas, você precisa fazer uma meia coluna. Quando restar a última laçada, ela deve ser presa e o fio cortado.
Símbolos e padrões de crochê tunisiano
Os símbolos mais comuns para laçadas no tricô tunisiano são:
⸰ | Ar |
ǀ | Coluna de linha reta |
᷈ | Encerramento |
O seguinte também pode ser encontrado nos diagramas:
Um exemplo de um padrão de crochê tunisiano seria assim:
Motivos e padrões de crochê tunisiano
Apesar da aparente simplicidade de fazer laçadas no crochê tunisiano, há muitas variações de padrões que podem ser obtidos. A única coisa que não pode ser criada usando essa técnica é tecido vazado. Mas se necessário, você pode tentar combinar o crochê tunisiano com o crochê regular para obter efeitos mais interessantes.
Padrão de folhas (para contraste, o tecido é tricotado com fios de 2 cores):
O próximo padrão é uma gaiola:
Listras em relevo podem ser feitas usando o seguinte padrão:
Se você deseja obter o efeito de um tecido de malha, então este motivo servirá:

Tricô Tunisiano
É melhor começar a dominar uma nova técnica com produtos simples, mas eficazes. Por exemplo, você pode fazer um broche no formato de uma flor brilhante ou tricotar um colete para o clima frio em algumas noites.
Flores decorativas
Pétalas de flores são tricotadas juntas formando um círculo. Um fio fino é amarrado na borda da pétala, permitindo que a flor mantenha o formato desejado. O meio é tricotado separadamente. Se você usar fio de "grama", não precisará fazer estames adicionais.
As folhas precisam ser tricotadas uma a uma e depois tricotadas todas formando um galho.
Depois que todas as peças são conectadas, elas são primeiro montadas em uma flor e depois em um buquê.
Xadrez
O crochê tunisiano (qualquer padrão serve), graças à densidade do tecido resultante, é especialmente popular na confecção de cobertores. O tamanho do cobertor azul com "saliências" em relevo é 155 * 93 cm. O cobertor é composto por motivos alternados: com relevos (lã azul-turquesa) e melange (tricotado em duas cores - azul-acinzentado e azul-claro).
Para trabalhar você precisará de:
- Fios de 3 cores - azul turquesa (800 g), azul cinza (800 g), azul claro (400 g).
- Anzol tunisino com linha de pesca na ponta (nº 7).
Etapas do trabalho:
- O quadrado bicolor é tricotado usando o padrão básico tunisiano. Para fazer isso, você precisa fazer uma corrente de 31 VP. O quadrado terá 25 linhas de altura. O efeito mescla é obtido pela alternância de fios de cores diferentes.
- 1ª carreira reta - fio azul,
- 1ª carreira de fechamento – fio cinza-azulado,
- 2ª carreira reta - fio cinza-azulado,
- 2ª carreira de fechamento – fio azul,
- A 3ª e as subsequentes fileiras são uma repetição da 1ª e 2ª fileiras.
- Para o quadrado com "saliências" dispostas em forma de estrela, você também precisa montar 31 pontos com fio azul-turquesa. Para obter as “saliências”, você precisa alternar o tricô tunisiano básico com colunas exuberantes e tricotar de acordo com o padrão.
O diagrama mostra apenas metade do motivo, a segunda parte é feita de forma semelhante, mas em imagem espelhada. O quadrado deve ter 25 linhas de altura.
- No total, você precisa fazer 8 quadrados de melange e 7 “com cones”. Você pode conectá-los usando sc. Neste caso, primeiro você precisa conectar os quadrados em listras que irão ao longo do cobertor e, depois, tricotar os motivos transversalmente.
Para que o cobertor pareça finalizado, você precisa amarrá-lo ao redor do perímetro. A primeira carreira será feita de pb, depois uma carreira de pb. Para evitar que os cantos fiquem enrolados, ao fazê-los, você precisa fazer várias colunas no laço da linha anterior.
Baixada
O snood, tricotado com a técnica tunisiana, a partir de fios felpudos, é agradável ao toque, tem um padrão original e é exuberante. As dimensões do produto acabado são 60 cm * 180 cm.
Para trabalhar você precisará de:
- Fio de pelúcia em 2 cores - 300 g cada.
- Anzol longo nº 10.
Padrão básico.
- O padrão no início, após a corrente VP, deve ser tricotado de acordo com o padrão clássico. Como o produto utiliza 2 cores de fio, a 2ª cor deve ser tricotada na fase da carreira fechada, quando as duas últimas laçadas da carreira são tricotadas.
- Ao fazer a 2ª laçada da 2ª carreira reta, você precisa puxar o fio, inserindo a agulha no primeiro espaço entre as paredes verticais através da parede horizontal. Em seguida, repita o padrão até o final da carreira reta. Nas últimas 2 laçadas da carreira de fechamento, você precisa trocar o fio novamente para uma cor diferente.
- A próxima carreira deve ser tricotada da mesma forma que a 2ª, mas na carreira reta a agulha deve ser passada no segundo espaço entre as paredes verticais.
- Continue tricotando até atingir o comprimento necessário do tecido, alternando as carreiras 2 e 3.
Você precisa começar a trabalhar com uma corrente de VP, cujo comprimento deve ser de 60 cm. Em seguida, o trabalho é feito com o molde principal até o comprimento atingir 180 cm. Depois disso, as bordas curtas do tecido devem ser costuradas. É necessário atentar para que a primeira e a última carreiras do tecido sejam tricotadas com fios de cores diferentes.
Chinelos com sola
Para trabalhar você precisará de:
- Fios em 3 cores (é conveniente usar sobras de fios para chinelos).
- Gancho longo.
Execução da obra:
- Você precisa montar uma corrente de 15 laçadas usando fio rosa. Em seguida, você deve tricotar o tecido usando o padrão de crochê tunisiano.
- O padrão começa na 3ª carreira, então seguindo o desenho esquemático, você precisa adicionar um fio vermelho.
- Este detalhe é a parte de trás e as laterais dos futuros chinelos, então o padrão à direita e à esquerda deve ser o mesmo. Dependendo do tamanho do pé, você deve fazer 3 ou mais pares de folhas em cada lado; você pode verificar aplicando a peça no seu pé enquanto trabalha. Deve estar na altura em que o pé encontra o tornozelo.
- Depois disso, você precisa começar a tricotar a ponta dos chinelos. É realizado de acordo com o esquema
- Em seguida, você precisa cortar a sola do feltro. Para isso, basta pegar uma palmilha pronta do tamanho desejado e cortar o feltro de acordo com ela. Ou você pode tentar encontrar uma palmilha de feltro pronta e adequada.
- Primeiro, a palmilha deve ser feita em crochê formando um círculo usando uma agulha de crochê comum. Nem mesmo feltro fino pode ser perfurado com uma agulha de crochê, então você pode usar uma agulha grossa ou um furador.
- Para garantir que os chinelos sejam resistentes, é preciso garantir que a distância da borda até o local do furo seja de pelo menos 1 cm e que os furos estejam a uma distância de 1 a 1,5 cm um do outro.
- Para amarrar a sola, você precisa inserir a agulha no furo, pegar a linha, puxá-la pelo furo de modo que se forme uma laçada na agulha, depois pegar a linha novamente e tricotar a laçada. Você precisa fazer 4 dessas colunas em cada buraco.
- Entre os grupos de colunas você deve fazer 1 PV.
- Onde o arredondamento começa, você precisa adicionar uma 5ª coluna em cada buraco.
- Depois de amarrado o feltro, é preciso “costurar” a parte superior do chinelo na palmilha usando pb.
Colete estilo étnico
O crochê tunisiano (os padrões ajudarão você passo a passo a tricotar coisas bonitas, não piores do que as vendidas nas lojas) é adequado para agasalhos e roupas quentes. Para quem é novo nesse tipo de tricô, é recomendável escolher um colete como primeira peça. As opções de coletes são apresentadas abaixo.
O crochê tunisiano é interessante pela variedade de padrões e motivos, pela presença de grandes possibilidades na hora de tricotar roupas e itens de interior. Além disso, exige menos consumo de linha em comparação ao crochê clássico.
Autor: Vorobyova Nadezhda
Vídeo de Crochê Tunisiano
Crochê Tunisiano para Iniciantes:
Obrigado, interessante.
Olá! Quero te dizer que você é uma garota incrível!!!! É ótimo que você aprenda e ensine aqueles que estão interessados.