Esse tipo de nó tem uma história rica: a humanidade começou a usá-lo ativamente há 2 séculos. O nome do nó vem do método que os marinheiros usavam para capturar macacos. Hoje em dia, ele é usado para prender barcos a píeres e na decoração de casas. Antes de começar a tecer passo a passo o nó Monkey Fist, você precisa comprar materiais de alta qualidade: um cordão de 1 m de comprimento e uma pequena bola que permitirá dar ao nó um formato arredondado.
História da aparência e finalidade do nó
No século XIX, o nó era usado por marinheiros em navios à vela, e eles frequentemente o utilizavam como meio de autodefesa: eles o usavam em batalhas com piratas ou em brigas de rua. Para tornar esta arma mais conveniente, uma corda com um nó era amarrada no pulso; Isso ajudou a colocar o pacote com a carga no bolso e levá-lo com você.
O principal uso do nó é fornecer peso à corda. Quando um navio estava no porto e precisava ser amarrado de alguma forma, os marinheiros usavam uma corda com esse nó. O nó do punho de macaco foi jogado na praia, depois preso a outra corda e puxado completamente para a praia. A segunda corda permite que o navio fique mais firmemente preso à costa: os marinheiros o amarram em postes nas margens. Esse método de fixação é usado hoje em dia.
Como dito anteriormente, o nó era usado para autodefesa em brigas, mas esse método de autodefesa é atualmente proibido na Federação Russa e nos países da CEI. Seu uso é permitido na escalada: os escaladores usam o Punho de Macaco para criar segurança durante a escalada, colocando nós em fendas. Outra opção para usar o nó é decorar itens de interior.
Por exemplo, um nó pode ser um prendedor de cortina, um chaveiro, uma peça de roupa ou um talismã. Se você pegar uma corda forte e tecer um nó de Punho de Macaco nas duas pontas, poderá fazer um novo brinquedo para seu animal de estimação.
O nó do punho de macaco, que é criado passo a passo a partir de uma corda ou cabo, também pode ser usado como um meio de resgatar pessoas que estão se afogando em corpos d'água. Para fazer isso, você precisa colocar uma bola oca na base do nó, o que permitirá que o nó fique mais flutuante.
Alguns fatos relacionados a esse tipo de nó podem ser colocados na tabela abaixo:
Fato interessante sobre o nó | Descrição detalhada |
O Monkey Fist Knot é um símbolo importante para pessoas em situação de rua nos Estados Unidos. | Os americanos consideram esse nó um símbolo de solidariedade com as pessoas que se encontram nas ruas. Algumas instituições de caridade arrecadam dinheiro vendendo joias com o motivo do punho de macaco. Vale ressaltar que uma parcela significativa das joias foi criada pelos tutelados dessas organizações. |
O uso do nó na prática Poi da Nova Zelândia. | Uma prática realizada pelo povo Maori é chamada Poi e envolve um membro da tribo fazendo malabarismos com bolas nas pontas de cordas curtas. A prática é considerada uma tradição muito importante entre os Maori e permite o desenvolvimento de agilidade e força. Os europeus usam essa técnica para se preparar para shows de fogo. |
O nó do punho de macaco como um contêiner para contrabandistas. | Para transportar pedras preciosas de forma secreta e segura, os contrabandistas podiam usar esse tipo de nó como contêiner. |
Utilização do nó durante a reabilitação após lesões. | Se dois nós de punho forem dados nas pontas de uma corda curta, esse dispositivo se torna um brinquedo, um treinador que deve ser torcido nos dedos de uma maneira especial. Tais máquinas de exercícios, begleri, são usadas para desenvolver habilidades motoras e restaurar a capacidade de trabalho após lesões nas mãos. |
Como é o nó?
O diagrama passo a passo de como tecer o nó Monkey Fist mostra que é um nó redondo. A aparência do nó lembra um punho cerrado. O nó consiste em várias voltas ao redor de uma bola, o que dá forma ao nó.
A quantidade de vezes que você enrola o Punho de Macaco na base depende da espessura do cordão ou corda e do tamanho da base.
Prós e contras do nó
O nó Monkey Fist é bem fácil de tecer passo a passo – é adequado para iniciantes. Outra vantagem é sua aparência elegante: devido à espessura da corda, as voltas são dispostas ao redor da base da mesma maneira. Portanto, como escrito acima, o nó se assemelha a um punho cerrado.
Para tornar o nó mais volumoso, você pode adicionar cordas ou fios adicionais durante a tecelagem. O peso do Monkey Fist também é facilmente ajustável: bolas ou esferas adicionais podem ser adicionadas à base. Outra vantagem do nó é sua versatilidade.
Então, o nó Punho de Macaco pode se tornar:
- Um acessório para um carro – uma substituição para componentes chineses que atualmente adornam os interiores dos carros.
- Botões, fechos de pulseira.
- Suporte para cortinas.
- Decoração de roupas.
- Talismã.
- Um chaveiro, um pingente de chave, uma arma de autodefesa.
O nó Monkey Fist é tecido passo a passo de forma bem lenta, apesar de sua simplicidade. Esta é uma desvantagem deste nó: ele não pode ser tecido rapidamente e usado imediatamente na vida cotidiana. Além disso, se a corda for muito grossa e rígida, a pessoa que faz o nó terá problemas para criar esse tipo de nó. Além disso, uma desvantagem do Punho de Macaco é que ele não pode ser usado como arma de autodefesa - em vários países esse método de defesa é proibido.
Padrão geral de tricô
Antes de começar a tecer, você precisa determinar em qual mão o nó será dado. Então, se uma pessoa for canhota, ela deve enrolar o nó na mão direita, mas se ela for destra, o nó deve ser feito na mão esquerda. Os dedos desta mão devem estar esticados e firmemente cerrados, não deixando espaço livre entre eles.
O nó Monkey Fist é tecido de acordo com o seguinte padrão:
- Enrole a corda em volta dos seus dedos 3 vezes. Neste caso, as voltas devem ser esticadas entre os dedos da mão. Os laços resultantes desta etapa são a base do nó.
- Puxe os dedos para fora do nó para que as laçadas principais não se desfaçam.
- Passe uma ponta do cordão pelos laços finalizados transversalmente. Nesse caso, você precisa esperar. As voltas do cordão devem ser abertas para que um objeto possa ser passado por elas e dar forma ao nó.
- Insira uma bola ou qualquer objeto disponível no nó e aperte. É preciso ter cuidado para deixar espaço para outra camada.
- Passe a segunda ponta da corda entre a bola e as alças de cima. Depois disso, desdobre-o e passe-o pelas alças inferiores.
Nó Punho de Macaco - Como fazer passo a passo. - Enrole a corda restante ao redor da bola 3 vezes e puxe as pontas. As voltas do nó devem ficar bem justas ao redor da bola na base do nó e cobri-la completamente. Para evitar que o nó se desfaça mais tarde, o cordão ou corda é cauterizado e cortado.
Tecendo um nó de uma corda
O nó Monkey Fist pode ser feito com uma única corda e uma bola na base. O comprimento mais adequado de corda ou cabo para criar um nó é de cerca de 1 a 2 m. O elemento que dá forma ao nó pode ser uma pequena bola ou algum objeto de formato quadrado.
O diagrama passo a passo para dar um nó em uma corda é assim:
- Pegue a corda na mão, apertando a ponta entre os dedos. Faça 3-4 voltas ao redor dos dedos da sua mão.
- Depois de fazer a última volta, enrole a ponta da corda nas voltas feitas.
- Enrole o cordão ao redor da base 3-4 vezes e depois insira-o nas alças iniciais. Para isso você pode usar qualquer agulha de crochê ou tricô. O futuro nó deve ser removido dos dedos, enquanto o segura.
- Em volta dos laços já feitos, você deve enrolar 3-4 voltas nos laços anteriores. Isso ajudará a fixar o formato do nó. Além disso, para deixar o nó mais organizado, você pode inserir um objeto pequeno, como uma bola, dentro das laçadas.
- Para finalizar o Punho de Macaco, aperte as alças uma a uma até que todas estejam firmemente enroladas na base.
Tecendo um nó com duas cordas
Para tecer com 2 cordas, você precisará de 2 pedaços de corda ou cordão do mesmo comprimento. A cor das cordas não é importante: você pode usar pedaços da mesma cor ou cordas de cores diferentes. Neste caso descreveremos a tecelagem com cordões de 2 cores diferentes: marrom e laranja.
Como tricotar:
- Ambas as cordas devem ser amarradas juntas em uma extremidade. Recomenda-se queimar primeiro as pontas das cordas com um fósforo para que elas não desfiem e interfiram no processo de tecelagem.
- A tecelagem começa na mão. Você precisa segurar as cordas firmemente com os dedos indicador e médio.
- Jogue o cordão laranja para o lado e enrole o cordão marrom 3 vezes em volta de dois dedos da mão que segura as pontas desses cordões.
- Passe o cordão laranja pelas voltas marrons 3 vezes. Remova a parte resultante do nó dos seus dedos.
- Gire o nó de modo que as laçadas fiquem visíveis e passe o cordão laranja primeiro sobre as laçadas laranja e depois sob as laçadas da mesma cor. Repita esta ação mais 2 vezes. Nesta fase, devem ser feitas 6 voltas laranja e 3 marrons.
- Ao finalizar a tecelagem, você deve apertar todos os fios de uma vez, certificando-se de que o nó não se desfaça e fique bem cuidado. Você também pode colocar uma pequena bola ou qualquer outro objeto na base do nó para adicionar peso.
A tecelagem de nós com cordas e cordões sobreviveu até hoje. Para tecer o nó Punho de Macaco passo a passo, você não precisa de muitos materiais. A coisa mais importante que qualquer mestre deve lembrar é precisão e atenção. Seguindo as instruções, você pode tecer um nó que se tornará um item decorativo ou uma peça de roupa, como um botão de camisa.
Vídeo sobre como fazer um nó de punho de macaco
Como fazer um nó de punho de macaco: