Esquemas com descrição tricô com padrão de laço Com a aproximação do tempo frio, elas se tornaram populares entre as costureiras. Os historiadores conhecem a palavra “snood” desde o século VIII, porque era assim que chamavam uma rede para cabelos longos.
O acessório era obrigatório para todas as classes, e sua qualidade e o material de que era feito determinavam o status social da mulher.
Ferramentas e materiais necessários
O padrão de tricô para um snood, cujo diagrama com descrição é frequentemente encontrado em revistas temáticas da moda sobre artesanato, entrou na moda moderna na década de 1940. e suavemente transformado de uma rede de cabelo em um chapéu e depois em um cachecol tubular.
O snood tem muitos nomes populares. Por exemplo, também é chamado de cachecol sem fim, laço, tubo, aquecedor de pescoço, jugo ou gola alta. Traduzida do inglês, a palavra significa "coleira".
A versão moderna do snood é um cachecol redondo e sem costura, feito de lã, mohair, cashmere ou algodão. Às vezes você também pode encontrar produtos de pele. A popularidade deste acessório se deve à sua versatilidade.
Pode ser usado como:
- lenço;
- chapéu;
- capuz;
- cabo;
- bolero;
- principal;
- saia;
- vestir.
É igualmente adequado para mulheres e homens. Ao mesmo tempo, este acessório moderno combina com qualquer estilo de roupa, seja ela profissional, de escritório, casual ou de noite.
Para fazer um cachecol tubular quente, os especialistas recomendam escolher fios como:
- "Alpaca";
- "Angorá";
- "Caxemira";
- "Merino";
- "Mohair".
Alpaca é o nome dado ao fio feito de lã de lhamas das montanhas sul-americanas. Cada animal adulto produz no máximo 3 kg de lã por tosquia. Fio puro feito desse material natural raramente é encontrado à venda, pois é muito caro.
Produtos feitos de lã de lhama são quentes, leves e repelentes de sujeira. Para dar volume ao fio e reduzir seu peso, geralmente é adicionado fio acrílico. Existem dois tipos de alpacas: suri e huacaya. Os primeiros são animais muito raros, enquanto 95% do fio vendido é feito de lã de huacaya.
O fio de angorá é feito de penugem de coelhos chineses. O material se distingue por sua pilha macia, fina e muito fofa, e 1 animal produz mais de 1,5 kg de material por ano. A penugem animal em sua forma pura é difícil de consertar, por isso ela é misturada com acrílico e outros materiais para lhe dar as qualidades desejadas.
Os produtos angorá retêm bem o calor, são leves e muito fofos. Além disso, o fio é facilmente tingido, podendo assumir qualquer cor desejada. A desvantagem é que, com o tempo, as fibras finas caem do produto, deixando apenas o tecido quente usual.
A caxemira é considerada um material de elite. O fio é obtido do subpelo de cabras montesas que vivem no Nepal, China e Índia, e cada animal produz no máximo 0,2 kg de penugem por vez.
O fio de cashmere puro é mais fino que o cabelo humano, por isso os produtos feitos com ele são leves, macios e delicados. Além disso, o fio tem um brilho nobre e levemente perceptível. Os itens de caxemira são finos, duráveis e resistentes ao desgaste, e é por isso que são muito valorizados no mundo da moda.
O fio merino é um material obtido da lã da ovelha merino, de velo fino, encontrada no Norte da África, Espanha, Austrália e Ásia Menor. A principal diferença entre esse material e outros de lã é que ele absorve bem a umidade, permanecendo seco.
Produtos feitos com fio merino são respiráveis, retêm calor e são elásticos. O material é hipoalergênico e não irrita a pele sensível. Os itens feitos com ele são resistentes ao desgaste e fáceis de lavar.
Mohair é outro fio natural adequado para tricotar peças de inverno. O fio é feito de lã de cabras turcas que vivem nas montanhas da província de Angorá. O mohair era anteriormente chamado de angorá, mas após o surgimento do fio chinês com o mesmo nome, ele foi renomeado para evitar confusão.
Os produtos de mohair retêm bem o calor e, ao mesmo tempo, permitem que o corpo respire livremente. O material não causa irritação nem alergias. O mohair não amassa e é quase não inflamável, o que o torna um dos materiais preferidos para criar roupas quentes.
Os especialistas recomendam na hora de escolher o fio:
- Amasse a bola em suas mãos.
- Sinta o cheiro do material.
- "Afofe" a ponta do fio.
- Leia os ingredientes no rótulo.
- Descubra como cuidar de um produto feito com o material selecionado.
Na hora de comprar, você precisa pegar o novelo na palma da mão e amassá-lo levemente. O teste mostrará como o material se comporta em contato com a pele e quais sensações ele causa.
Você precisa entender o cheiro do fio para determinar sua qualidade. Se o novelo tiver um cheiro químico desagradável, velho ou quase imperceptível, então não vale a pena comprá-lo.
Especialistas recomendam afofar a ponta do fio. Para isso, ele é colocado entre o polegar e o indicador. Ao mexer no material, você pode determinar a rapidez com que ele se desfaz e quanto tempo um objeto feito com ele vai durar. O teste também permite verificar a qualidade do enrolamento do fio e entender se a fibra é homogênea.
Antes de comprar qualquer item, você deve sempre se familiarizar com sua composição. Dessa forma, é determinada a qualidade do fio e a quantidade necessária para criar um cachecol tubo. Além disso, o fabricante costuma indicar na etiqueta o diâmetro adequado das agulhas de tricô ou da agulha que podem ser utilizadas para trabalhar com o material.
Você precisa perguntar ao vendedor como cuidar de itens feitos com o fio que você gosta. Isso é necessário para prolongar a vida útil das coisas e torná-las mais confortáveis.
Depois de decidir a escolha dos fios, prossiga para a seleção das agulhas de tricô e ferramentas auxiliares adicionais. O laço geralmente é tricotado com agulhas circulares. Dessa forma, o item é feito em uma única peça, sem costuras. Algumas pessoas usam agulhas separadas e no final do trabalho costuram as duas metades usando um ponto colchão.
Para selecionar o diâmetro correto da agulha de tricô, você precisa fazer um furo no papel e passar a linha por ele. Se passar livremente e não ceder nem prender nas bordas, o diâmetro da ferramenta de tricô foi selecionado corretamente.
As agulhas podem ser feitas de metal, plástico ou madeira. O principal é que suas pontas não sejam nem muito afiadas nem muito rombas. Além de agulhas de tricô, costureiras experientes recomendam ter vários alfinetes marcadores de plástico, uma fita métrica macia, uma agulha e uma tesoura.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Um padrão para um snood tricotado com agulhas de tricô, um diagrama com uma descrição que pode ser de complexidade variável, pode ser selecionado tanto por costureiras experientes quanto por iniciantes. Os cachecóis são feitos com vários tipos de laços.
Nome | Como tricotar |
facial | tricotar puxando o fio de trabalho através do olho direito por trás |
purl | criado puxando o fio de trabalho através do olho esquerdo da frente |
borda primeiro | sempre removido desamarrado |
última borda | tricotar em meia ou meia (dependendo das recomendações) |
laçada | feito entre as laçadas, jogando o fio de trabalho na agulha de tricô e tricotando na próxima carreira |
Também no tricô existe um conceito chamado “Rapport”, que significa repetição de um padrão. Geralmente é marcado com um asterisco "*" nos diagramas. Eles o colocam do início ao fim do desenho.
Além disso, existem algumas abreviações em artesanato. Por exemplo, “лп” é um laço frontal e “ип” é um laço traseiro. O ponto de borda é designado como “kr.”, e o ponto alto é designado como “nak.”
Os padrões mais populares para snoods são:
- "elástico inglês";
- "Árvore de Natal";
- "Célula";
- "Ponto meia";
- "Favos de mel".
Cada uma das técnicas listadas usa laços frontais e traseiros. Os moldes são fáceis de fazer e até uma costureira iniciante consegue fazê-los.
Antes de começar a tricotar a gola, você precisa tirar algumas medidas.
Para fazer isso:
- Coloque um centímetro da cavidade entre as clavículas até o queixo. Medir a altura do seu pescoço ajudará você a calcular a largura confortável do seu cachecol. O valor resultante deve ser multiplicado por 2,5.
- Abra os braços para os lados e coloque um centímetro da ponta dos dedos de uma mão à ponta dos dedos da outra. Este é o comprimento mínimo do grampo de 2 voltas.
Especialistas observam que, para adultos, a largura do laço geralmente varia de 25 a 30 cm. O comprimento do produto varia de 140 a 160 cm.
elástico inglês
"Elástico inglês" é uma das técnicas simples, onde um certo número de laçadas frontais são alternadas com laçadas em tricô e laçadas. Para tricotar um cachecol sem fim usando este padrão, você precisará de 0,15 kg de fio, agulhas de tricô com linha de pesca do diâmetro necessário e tesouras.
Para criar um acessório moderno você precisa:
- Monte 181 pontos.
- Comece a trabalhar em ponto meia, onde as carreiras 1 e 3 são tricotadas somente com pontos meia.
- Tricotar as carreiras 2 e 4 em tricô.
- Alterne as carreiras da frente e de trás até que o tecido tenha 2,5 cm de altura.
- Continue trabalhando usando a técnica do elástico inglês.
- Tricotar a carreira 1, alternando laçada, ponto deslizado, ponto meia, laçada, ponto deslizado. Repita o relatório até o final da linha.
- Coloque um marcador colorido no final da linha para facilitar a navegação.
- Crie a carreira 2 tricotando a laçada em tricô, fazendo uma laçada e deslizando o próximo ponto sem tricotar. Repita a alternância até o final da carreira.
- Tricotar a carreira 3, onde o 1º é uma laçada, seguido de um ponto deslizado, e tricotar a laçada da carreira anterior, e assim por diante até o final da carreira.
- Na carreira 4, repita o padrão da carreira 2.
- Tricotar a carreira 5, onde o padrão repete a carreira 3.
- Na linha 6, o padrão se parece com as outras linhas pares.
- Tricotar a carreira 7 como a carreira 5.
- Alterne o trabalho com o padrão das carreiras 1 a 7, seguindo a repetição do padrão até o tecido atingir 25 cm.
- Tricotar mais 2,5 cm da mesma forma que no início do trabalho, em ponto meia.
- No final do trabalho, feche as alças.
O produto resultante não precisa ser costurado. Você pode experimentar, lavar e usar.
árvore de Natal
O padrão para um laço tricotado com agulhas de tricô, cujo diagrama com a descrição também é frequentemente encontrado em publicações de tricô, é chamado de "espinha de peixe" ou "rabo de peixe". Após o trabalho, um padrão triangular característico aparece no tecido.
Para fazer um cachecol snood, você precisará de 0,1 kg de fio, agulhas de tricô separadas de diâmetro adequado, uma agulha e uma tesoura.
Para tricotar uma gola com um padrão moderno, você precisa:
- Monte 50 pontos.
- Tricotar a carreira 1, alternando 4 pontos meia, 1 meia, 1 meia, 1 meia, 4 pontos meia. Repita o relatório até o final da linha.
- Forme a carreira 2 tricotando pontos de acordo com o padrão do tecido.
- Tricotar a carreira 3, alternando 5 pontos meia, 1 ponto meia, 1 ponto meia, 1 ponto meia, 5 pontos meia.
- Tricotar todas as carreiras pares de acordo com o padrão formado no tecido.
- Tricotar a carreira 5, alternando 6 pontos meia, meia, meia, meia, 6 pontos meia.
- A carreira 7 consiste em repetir 7 pontos meia, tricô, tricô, tricô, 7 pontos meia.
- Tricotar a carreira 9, alternando tricô, 7 tricô, tricô, 7 tricô.
- A carreira 11 consiste em repetições de tricô, tricô, 7 tricô, tricô.
- Tricotar a carreira 13, alternando tricô, tricô, tricô, 7 tricô, tricô.
- Forme a carreira 15 repetindo tricô, tricô, tricô, tricô, 6 tricôs.
- A carreira 17 consiste em 2 tricôs, meia, tricô, meia, 5 tricôs. Repita o relatório até o final da linha.
- Tricotar a carreira 19, alternando 3 pontos meia, tricô, tricô, tricô, 4 pontos meia.
- Feche as laçadas quando o comprimento do tecido for 140 cm.
Antes de experimentar o produto, costure-o unindo as bordas livres do cachecol.
Célula
Um diagrama com a descrição de um padrão para um laço tricotado com agulhas de tricô chamadas "Cage", fácil de executar. É adequado para quem deseja decorar seu cachecol com um elegante padrão xadrez.
Para o escravo, você precisará de 0,1 kg de fio, agulhas de tricô separadas, uma agulha e uma tesoura.
Para tricotar um acessório da moda, você precisa:
- Monte 44 pontos.
- Tricotar a carreira 1, alternando 4 malhas, 4 tricô, 4 malhas, 4 pontos baixos.
- Forme a carreira 2 e as carreiras pares restantes seguindo o padrão do tecido.
- Repita o padrão da 1ª carreira na carreira 3.
- Tricotar a carreira 5, alternando 4 pontos meia, 4 pontos meia, 4 pontos liga, 4 pontos meia.
- Repita a carreira 5 na carreira 7.
- Tricotar a carreira 9 como 1ª, alternando 4 pontos meia e 4 pontos meia.
- Repita o padrão da 9ª carreira na carreira 11.
- Tricotar alternadamente quadrados em meia e meia até o cachecol medir 150 cm.
- Feche os laços.
Ao final do trabalho, eles iniciam a montagem da pinça. Para fazer isso, costure as pontas livres, torcendo o tecido para criar uma onda.
Ponto meia
Você também pode fazer um cachecol tubular usando ponto meia. Apesar da simplicidade da execução, o padrão na tela parece impressionante.
Para tricotar, você precisará de 0,15 kg de fio e agulhas de tricô separadas. Você também precisará de uma agulha e uma tesoura.
Para tricotar uma gola usando um padrão simples, você precisa:
- Monte 45 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com pontos meia.
- Forme uma carreira de 2 pontos tricô.
- Tricotar todos os 160 cm de tecido com pontos tricô em carreiras pares e ímpares.
- Feche as alças no final do trabalho.
Para finalizar o trabalho no laço, você precisa costurá-lo. Para fazer isso, use uma agulha e linha para conectar as duas pontas livres do tecido. Para facilitar a costura do cachecol sem se preocupar que o nó inicial fique visível, você precisa deixar mais 20 cm de fio livre para trabalhar depois de fechar as laçadas. Depois disso, passe-o na agulha e faça pontos uniformes, unindo as bordas.
Favos de mel
O padrão "Favo de mel" fica lindo em fios grossos. Contém elementos do elástico inglês.
Para trabalhar você precisará de 0,2 kg de fio, agulhas circulares de tricô e vários alfinetes grandes.
Para tricotar um acessório quente e moderno para o inverno, você precisa:
- Monte 160 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com pontos meia.
- Forme a carreira 2 de acordo com o padrão do tecido.
- Tricotar, alternando os padrões da 1ª e 2ª carreiras até uma altura de 2 cm.
- Comece a criar um padrão.
- Tricotar a carreira 1, alternando ponto meia e 1 ponto deslizado atrás do trabalho.
- Forme a carreira 2 e as carreiras pares restantes com pontos meia.
- Tricotar a carreira 3, alternando entre ponto meia e ponto deslizado.
Repita alternadamente as carreiras 1 e 2 até que a peça tenha 35 cm de altura.
No final do trabalho, os laços são fechados.
Segredos para Iniciantes
O padrão de tricô para um snood, cujo diagrama com a descrição é popular nesta temporada, pode ser grande ou pequeno. A escolha do padrão depende não só da espessura do fio, mas também do tipo de rosto de quem vai usá-lo.
Os designers de moda aconselham as meninas com traços grandes a optarem por modelos com pequenos detalhes de tricô, pois isso equilibrará a silhueta e deixará a imagem harmoniosa. O mesmo método de escolha é adequado para pessoas com outros tipos de aparência.
Os designers recomendam escolher a cor do fio com base no seu tipo de aparência. Por exemplo, pessoas com tons de pele e olhos quentes preferem cores de linha quentes e não chamativas. Pessoas com aparência fria devem escolher as mesmas cores nas roupas e acessórios.
Existem vários segredos para tricotar um cachecol moderno.
Os iniciantes devem saber que:
- Você sempre precisa de mais fio fino do que fio grosso.
- Padrões simples ficam melhores em fios grossos.
- Um elástico de qualquer tom é um enfeite universal para um cachecol.
- Os "canos" largos podem ser usados como touca.
- Um produto duplo é mais quente que um simples.
- Antes do tricô principal, você precisa criar uma pequena amostra de fio nas agulhas de tricô.
- As agulhas circulares devem ter uma transição suave entre o metal e o fio.
- Ao tricotar em redondo, trabalhe apenas com as carreiras externas.
- O laço pode ser decorado com miçangas, botões, borlas e franjas.
- É melhor levar o fio com uma pequena reserva.
Um diagrama com uma descrição do padrão para um laço tricotado com agulhas de tricô será útil para tricoteiras iniciantes. Quanto mais cuidadosamente a costureira seguir as recomendações, melhor será o produto que ela fará. Ao mesmo tempo, você não precisa ter medo de experimentar ou fazer seus próprios ajustes, o que tornará o cachecol infinito ainda mais único e individual.
Vídeo sobre padrões de snood
Snood com agulhas de tricô. O padrão perfeito para um cachecol: