Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Para fazer padrões de crochê, primeiro você precisa fazer nós. Primeiro você precisa saber como executar essa técnica. A técnica principal é apresentada na forma de um laço de ar e uma corrente a partir dele. É aconselhável que costureiras iniciantes se familiarizem com onde e como esses laços são usados, bem como com a técnica passo a passo de criação.

Definição deste tipo de loops

As laçadas de crochê (para iniciantes, são apresentadas técnicas passo a passo para fazer o nó inicial e a corrente) denotam uma série de elementos consecutivos formados quando o fio é puxado pela laçada anterior com uma ferramenta.

A técnica de tricô é realizada diretamente no ar e livremente, enquanto os nós não estão presos a nada. Nesse sentido, elas são chamadas de aéreas, e a sequência uma após a outra é chamada de cadeia aérea.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

O laço de ar é considerado o elemento inicial de qualquer produto de malha, por exemplo, um vestido, chapéu, cachecol, guardanapo. Se a técnica for executada corretamente, a composição ficará elegante, o que também afetará a correção do processo posterior.

Uma trança ou corrente é apresentada como um grande número de elementos amarrados juntos. Para tricotar você só precisa preparar uma agulha e linhas. Este último pode ser comprado em qualquer loja de artesanato, onde há uma grande variedade de fios disponíveis.

A principal característica de um anzol é a sua quantidade, que está diretamente relacionada ao seu diâmetro. Para que o trabalho pareça arejado e elegante, é necessário usar uma ferramenta com diâmetro pequeno. Iniciantes usam principalmente anzóis com diâmetros que variam de 3 a 5 mm.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Ganchos feitos de vários materiais estão disponíveis para venda. Os instrumentos grandes são feitos de bambu, os médios de alumínio e outras ligas metálicas leves, e os finos de aço.

Ao escolher o fio para crochê, é recomendável considerar as seguintes características:

O que procurar Como verificar
Resistência dos fios Para verificar, o fio deve ser esticado. Se o trabalho final for de tonalidades diferentes, os fios devem ser idênticos em elasticidade e material de fabricação. Caso contrário, o produto não terá uma aparência muito atraente.
Composto Deve ser levado em conta em relação ao resultado final. Recomenda-se seguir os requisitos da fonte esquemática. O fio pode ser fofo, liso, artificial ou natural. Tudo dependerá do produto final.
Solidez da cor Para testar a durabilidade do pigmento, recomenda-se molhar a ponta do fio com água, colocá-lo sobre um tecido leve e passá-lo com ferro quente. Se os itens forem lavados com bastante frequência, eles devem ter um tom durável.
Grossura As linhas devem corresponder ao número do anzol. Geralmente é exibido na embalagem. Caso não esteja disponível, você precisa prender o fio na agulha. Se parte da rosca tiver penetrado na barba da ferramenta ou estiver saliente, ela deverá ser substituída. O fio deve ser do tamanho da farpa da agulha.

Tricotar com alças de ar não causa dificuldades, pois é necessário repetir as mesmas ações o tempo todo. Usando uma agulha de crochê, você pode criar lembrancinhas ou brinquedos infantis, além de detalhes de interiores ou roupas.

Designação no diagrama

Cadeias de ar com laços são mostradas em diagramas como arcos, pontos, círculos preenchidos ou vazios e também pequenas ovais, que podem ser preenchidas ou vazias.

Exemplos de exibição de nós em diagramas:

  • Ovais, pequenos círculos e pontos funcionam como alças de ar ou de elevação. Seu cálculo deve começar no início do trabalho, caso o autor do esquema não os tenha calculado previamente.
  • Um anel enorme com um número no centro. O número é a quantidade de correntes que estão no formato no meio da imagem.
  • A cadeia de nós localizada entre as colunas é representada por um arco. O número de voltas que precisam ser feitas geralmente é indicado acima dela.

Basicamente, os diagramas sempre vêm com explicações. Se estiverem ausentes, é necessário lembrar como os nós de ar simples podem parecer no diagrama.

Regras para contagem em cadeia

Ao criar um produto usando correntes de ar, o número necessário de nós deve ser calculado corretamente. Na etapa de tricotar as correntinhas, a contagem deve ser feita a partir do elemento inicial. O loop que está no instrumento não deve ser levado em consideração. Ele atua apenas como um fixador do produto ao estoque.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto
Regras para contagem em uma corrente de alças de ar em crochê

Após discar um certo número de nós e pegar uma nova linha, a contagem deve começar pelo lado do anzol, sem levar em conta o laço localizado na ferramenta. O primeiro laço é o que está localizado na frente dele. O último é considerado o elemento original, que foi feito logo no início.

Algoritmo de trabalho

Os pontos corrente de crochê (para iniciantes, instruções passo a passo sobre como fazer correntes de crochê e segurar o fio) são considerados o início do tricô, por isso é muito importante dominar essa técnica. A corrente é apresentada como um elemento simples no crochê. O primeiro e todos os outros nós são muito fáceis e rápidos de fazer se você escolher o fio e a ferramenta certos.

Para tricotar na fase de aprendizagem, recomenda-se usar uma linha leve, não muito fina e uniforme, pois é mais fácil e muito mais confortável de interagir. Para este tipo de fio, são adequados os ganchos de tamanho #3 e #4. A etiqueta com o fio sempre indica qual ferramenta é mais adequada para aquele tipo de fio.

Posição do gancho

Há duas maneiras de segurar a ferramenta na mão: como uma faca de mesa ou um lápis. Você precisa escolher o método que parece mais conveniente. Se seus dedos ficarem cansados, você pode mudar a posição do anzol na sua mão.

Loop inicial

Para costureiras iniciantes, é melhor usar aulas magistrais passo a passo, que descrevem em detalhes a técnica de fazer crochê nas alças de ar iniciais e subsequentes. Após o treinamento, o processo será rápido e fácil.

Para tricotar a laçada inicial, você precisa fazer o seguinte:

  • Jogue a linha para formar um laço. A parte encurtada do fio deve ficar em cima.
  • Insira o gancho no laço por baixo, segurando a ferramenta de forma que não cause desconforto. A posição pode ser alterada se necessário.
  • Cruze as partes longas e curtas do fio. Abaixe a ponta curta da linha e levante a ponta longa. Segure a parte estendida do fio com o dedo indicador. Coloque a linha sobre o dedo e puxe-a levemente para que as laçadas não fiquem muito grandes.
Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto
Crochê com alças de ar para iniciantes
Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto
Crochê com alças de ar para iniciantes
  • Pegue o fio com a ferramenta. Segure a área onde os fios se cruzam com os dedos médio e polegar.
  • Passe o fio fixo pelo nó.
  • Aperte um pouco o elemento puxando a ponta encurtada do fio.

O resultado deve ser o primeiro nó de ar. Para tornar o produto mais denso, os laços devem ser estreitos.

Sequência de trabalho

Abaixo são apresentados passo a passo os pontos de crochê para iniciantes:

  1. Faça o primeiro nó e pegue o fio de trabalho com a ferramenta.
  2. Puxe-o através do nó inicial para criar o primeiro elemento de ar.
  3. Para criar as seguintes cadeias, execute ações semelhantes. Use a ferramenta para pegar o fio de trabalho e puxá-lo através do nó de ar.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Como resultado, uma cadeia deve ser formada. Ele deve ser tricotado no comprimento necessário para criar a largura desejada do produto. Na etapa de cálculo do número de nós, cada elemento de ar atuará como um elemento. O nó e o laço originais da ferramenta não devem ser levados em consideração.

Embora a cadeia de nós sirva de base para a primeira fileira, ela não é considerada uma fileira. Deve ser tricotado frouxamente, sem apertar os nós.

Posição da rosca

Ao segurar a ferramenta com a mão direita, você precisa controlar o fluxo do fio de trabalho com a mão esquerda. A linha deve ser mantida esticada e tensionada uniformemente o tempo todo. Recomenda-se fixar o fio no dedo indicador esquerdo, segurando-o com o dedo mínimo e o anelar. Durante a fase de tricô em cadeia, o fio deve ser segurado com os dedos médio e polegar.

Aplicativo

Loops de ar são usados ​​para construir colunas. Estes últimos estão incluídos nos nós da fileira anterior e, logo no início do trabalho, na ausência de uma fileira, sua função é desempenhada por uma corrente.

Para levantar

Para obter uma borda perfeita nas laterais do produto, são utilizadas alças de elevação. Eles são representados pelos nós iniciais de cada linha do produto, permitindo que ele suba até a altura necessária para criar outra linha. Inicialmente, o número de alças de elevação será adicionado ao número necessário de nós na corrente original.

O volume dos elementos de elevação será diferente para as colunas, já que seu comprimento sempre será diferente: a coluna de conexão será curta, com um fio sobre – alto. Quanto mais longo o poste, mais alças de elevação você precisará. Se não houver número suficiente, o produto será puxado junto de cada lado. Se houver muitos deles, a borda lateral ficará irregular.

O volume ideal de alças de elevação é definido em relação à altura da coluna:

  • meia coluna - não é necessário para isso;
  • ponto baixo – 1 elemento necessário;
  • Coluna com laçada – requer 2 elementos.
Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto
Alças de Crochê para Iniciantes: Alças de Elevação
Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto
Alças de Crochê para Iniciantes: Alças de Elevação
Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto
Alças de Crochê para Iniciantes: Alças de Elevação

A contagem na corrente deve ser realizada a partir do nó líder, que está localizado na ferramenta. Contudo, isso não deve ser levado em consideração. Se a nova carreira for composta de pontos baixos, o primeiro ponto será trabalhado no segundo nó da trança.

Executando uma cadeia dupla

Os laços de ar do crochê (para iniciantes, a tecnologia de criação de uma corrente dupla é descrita passo a passo) podem atuar como um elemento independente na forma de um cordão ou uma conexão para padrões em renda irlandesa. Eles também podem ser usados ​​para engrossar a ponta do tecido ou para dar mais volume ao produto.

Para isso, é necessário fazer uma corrente dupla, o que requer uma cauda bem longa. Para calcular seu comprimento, recomenda-se dar 10 nós de ar. O local onde o trabalho foi concluído deve ser marcado. Ao desenrolar o tecido, você precisa ficar de olho na área onde a corrente começou.

É necessário determinar o tamanho da cauda necessária para 10 nós e, em seguida, recalcular seu tamanho, levando em consideração a quantidade necessária. Neste caso, é aconselhável fazer uma pequena reserva.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Para fazer uma corrente dupla, você precisa fazer o seguinte:

  1. Deixe uma ponta e faça um nó inicial.
  2. Intercepte o fio de modo que a tensão do fio de trabalho seja controlada pelo primeiro e terceiro dedos, e não a do fio de trabalho pelos dois últimos dedos.
  3. Coloque a tela no segundo dedo da sua mão.
  4. Insira a ferramenta entre as roscas abaixo da rosca livre. Pegue o trabalhador e puxe-o para o nó, que está localizado no inventário.

Anel

Para tricô circular, é aceitável começar com um círculo de pontos correntes ou um ponto baixíssimo. Na primeira versão, o tecido será vazado; no segundo, o nó é apertado sem deixar um buraco no centro.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Para criar um anel, você precisa tricotar o número necessário de nós e conectá-los ao primeiro laço com uma meia coluna. De acordo com o diagrama, as colunas da primeira linha podem ser tricotadas no meio do anel ou diretamente nos nós.

Pico

Um picô é um pequeno elemento decorativo usado na criação de guardanapos. Para criá-lo, primeiro tricote a coluna desejada pela imagem e depois uma corrente de número ímpar. No final, uma meia coluna é tricotada na base. O cone decorativo que eventualmente aparece é chamado de pico.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Se esse elemento terminar com um ponto baixo que foi amarrado no primeiro nó, ele ficará assimétrico. Portanto, é necessário estudar a imagem detalhadamente, como e onde ela deve ser coberta.

Malha de filete

Para criar um enfeite vazado em forma de grade, é necessário alternar pequenas colunas com correntes.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Pode ser feito em qualquer formato ou geometricamente correto. Essa técnica é frequentemente usada em tricô de filé e na confecção de guipura entrelaçada.

Erros comuns

Iniciantes geralmente cometem erros comuns que resultam em laçadas de tamanhos diferentes, uma trança torcida de nós de ar ou a linha não sendo completamente capturada. Para evitar tais erros, é necessário executar cerca de 50 a 100 peças. tais nós.

Laços de tamanhos diferentes

A irregularidade dos nós não é um erro grave. Neste caso, o produto ficará irregular e desleixado. Somente a prática ajuda a obter nós de tamanhos idênticos. Neste caso, é preciso sentir quantas vezes e com que força você precisa puxar o fio do nó anterior. A altura do laço deve ser tal que somente a ferramenta possa passar por ele.

Para fazer nós do mesmo tamanho, você precisa usar 2 dedos: o dedo médio direito e o polegar esquerdo. Este último é necessário para segurar o tecido acabado ou o nó previamente dado.

O do meio prende todos os fios que estão no anzol. É isso que impede que os nós se estiquem. Devido a isso, os seguintes elementos não se afastam e sai a mesma quantidade de fio. Como resultado, todos os loops terão o mesmo tamanho.

Se a trança estiver torcida

Se a cadeia de nós de ar estiver torcida, isso é considerado um erro grave. Como resultado, você terá que desfazer completamente a parte torcida.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto
Laços de tamanhos diferentes

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Há vários motivos pelos quais esse erro ocorre:

  • o tricô foi interrompido durante a formação de nós de ar, que após a retomada do processo não foram endireitados, e a agulha foi inserida pelo lado avesso;
  • não há fixação do tricô com o polegar esquerdo;
  • Ao tricotar a corrente, a ferramenta saiu e foi inserida do lado errado.

A ferramenta deve ser inserida exclusivamente pela parte frontal do tricô. Ao desfazer o nó, o tricô deve estar voltado para a frente. O anzol deve ser inserido no elemento longe de você e não na parte de trás do nó.

Ao tricotar, o fio não é capturado completamente

O fio pode não ser completamente capturado se um fio não for preso na empunhadura, ou se o fio na ferramenta não tiver sido puxado por todos os fios do nó.

Alças de ar em crochê para iniciantes passo a passo. Foto

Para resolver o problema, você pode quebrar o fio e puxar o fio, o que não ficará muito visível na imagem. No entanto, isso pode causar outras consequências graves. Não é recomendado usar força ao tricotar. Todos os nós devem ser desfeitos facilmente e sem esforço. Se força for aplicada, significa que o fio está seguindo a trajetória errada.

Dar esse nó indica que o fio está quebrado e que o fio foi puxado através do nó. Como resultado, um furo aparecerá nesta seção, porque o fio ficou muito mais fino. Neste caso, esta seção será muito mais difícil de dissolver. Para estes fins, não é recomendado o uso da força; você deve tentar desembaraçar o fio. Se você puxar com muita força, a linha pode quebrar.

Iniciantes, para criar qualquer tecido de crochê, precisam inicialmente dominar os elementos básicos do tricô - alças de ar e correntes delas. Para isso, você pode seguir master classes passo a passo, que descrevem detalhadamente a técnica de tricô.

Vídeo sobre tricô

Alças de ar de crochê para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho