Ao dominar os princípios básicos do tricô, você pode tentar fazer meias, porque é muito fácil criar o produto você mesmo, e esse tipo de coisa pode ser usado no dia a dia. No entanto, costureiras inexperientes podem encontrar problemas na criação do salto.
Ferramentas e materiais necessários
Tricotar saltos de meias requer uma abordagem especial na escolha do material da linha. O fio deve ter tonalidade estável, ser higroscópico, elástico, confortável, durável e higiênico. As propriedades listadas referem-se aos requisitos gerais para tricotar roupas.

Critérios adicionais para o material da linha dependerão da finalidade do item:
- lã de camelo ou ovelha com náilon ou poliamida é adequada para criar meias grossas projetadas para baixas temperaturas;
- para tricotar meias de presente para casa, recomenda-se usar veludo, angorá, mohair para roupas com tramas, tranças, arans, bem como acrílico para criar um padrão jacquard;
- para fortalecer o dedo do pé e o calcanhar, é melhor usar fios de meia de polipropileno ou poliéster como um aditivo aos fios principais, para que não fiquem torcidos, fofos e de tons diferentes;
- Penas de coelho com fio de algodão são adequadas para roupas infantis;
- O fio de algodão com materiais sintéticos é adequado para tricotar roupas de verão com padrão vazado.
Para tricotar meias, você precisa usar um conjunto especial de agulhas de tricô, composto por 5 peças. Neste caso, as ferramentas devem estar afiadas em ambas as extremidades. O comprimento deve ser de 20 cm, o diâmetro dependerá da espessura dos fios, mas geralmente são utilizadas agulhas de tricô de 3 mm.
O material das agulhas dependerá do tipo de material da linha:
Ferramenta | Fio |
Feito de madeira | Corresponde aos fios de seda, viscose, que são muito escorregadios. |
Feito de metal | Adequado para acrílico e diversas lãs. |
Feito de plástico | Agulhas de tricô de plástico são uma ferramenta versátil. |
A técnica de tricotar um salto de meia requer a preparação de ferramentas adicionais:
- para separar as laçadas na fase de tricô, você precisa preparar um alfinete de segurança grande ou uma agulha de tricô adicional com 2 pontas;
- ao fazer tranças e pontos aran, é necessária uma agulha de tricô encurtada com um entalhe no centro para lançar as laçadas;
- para marcar as extremidades das linhas ou o número necessário de laçadas, você precisará de marcadores de plástico;
- para evitar que as laçadas escorreguem, é preciso colocar pontas nas pontas das agulhas de tricô;
- Para distribuir o fio ao criar um padrão jacquard, você precisará de um dedal com ranhuras.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Para meias de tricô com agulhas de tricô É necessário calcular corretamente os loops estudando o esquema de seu aumento e diminuição. Se forem cometidos erros nesta etapa do processo, o produto final não poderá ser usado porque a meia não se ajustará corretamente ao pé. Existem várias opções para criar esta peça de roupa com agulhas de tricô. É aconselhável que tricoteiras inexperientes se familiarizem inicialmente com técnicas mais simples.
Salto reto
Depois que o elástico da meia com o tornozelo estiver formado em 5 agulhas de tricô, você pode começar a criar o calcanhar. Neste caso, os elementos precisam ser divididos igualmente e tricotados não em 4, mas em 2 ferramentas - 1 e 4. As agulhas restantes não são usadas no processo.
A fileira da frente é decorada com pontos tricô, e a fileira de trás com elementos correspondentes.
Primeiro, você precisa tricotar parte da meia ao longo da altura. Quando o número de elementos de borda da borda acabada corresponde ao número de laçadas em uma ferramenta, é permitido começar a finalizar o calcanhar.
Existem vários parâmetros da altura do salto do dedo do pé:
- 5 cm – para mulheres;
- de 6 a 7 cm – para homens;
- de 3 a 4 cm – para crianças.
Instruções passo a passo:
- Quando atingir uma certa altura, permaneça na primeira carreira, diminuindo dentro da carreira para deixar a peça mais volumosa. Neste caso, divida o número total de voltas por 3. Se não for possível dividir, adicione o restante à área localizada no centro.
- Se houvesse 18 elementos nos instrumentos, deveria haver 10 no meio e 9 nas laterais. Para diminuir, faça 1 carreira pelo avesso. Após tricotar a carreira da primeira parte, prossiga para a área principal, na qual o elemento externo é tricotado junto com o primeiro elemento da terceira metade.
- Na primeira fila, comece a trabalhar a partir da seção 3, que será a primeira. Os elementos devem estar voltados para frente. O último elemento da seção central é conectado com o primeiro da área lateral.
- Continue tricotando até ter tricotado um conjunto de seções laterais com os últimos elementos da área central.
- Quando você tiver apenas a peça principal na agulha de tricô, termine de criar o calcanhar com uma carreira da frente.
- Passe a borda da peça tricotada na ferramenta, tricotando em redondo usando 2 agulhas adicionais.

Depois que a parte do calcanhar estiver pronta, a meia precisa ser tricotada em círculo. Os elementos desnecessários devem ser diminuídos no final da 1ª e no início da 4ª ferramenta em cada 2ª carreira, para que o mesmo número de laçadas permaneça em todas as agulhas de tricô.
Depois, você precisa continuar tricotando em redondo com os elementos da frente até o final do dedo mínimo. Então você pode começar a desenhar o dedo do pé.
Técnica Bumerangue
Tricotar os calcanhares das meias com agulhas de tricô pode ser feito usando a técnica do bumerangue. Como resultado, o produto final não terá uma cunha no peito do pé, ao contrário de um salto reto.
O produto deve ser criado em círculo em 4 agulhas. Quando o elástico com a parte do tornozelo estiver finalizado, o tecido precisa ser dividido igualmente, transferindo ½ da parte para as agulhas 2 e 3.
Opção de tricô:
- Na metade de trabalho, desenhe a primeira fileira com elementos frontais. Na 2ª carreira, faça uma laçada dupla, puxando o fio pela primeira. Tricotar uma carreira terminando com um elemento duplo.
- Sem tricotar, retire as laçadas duplas e aperte com o fio de trabalho. O procedimento é realizado até que o número de elementos que havia inicialmente seja reduzido em 2 vezes. Este é considerado o centro do calcanhar. Continuar o trabalho na região central.
- Tricotar a carreira meia da seção central com o primeiro elemento duplo. Desdobre o tecido, pegando 1 laçada de cada ferramenta lateral.
- Na próxima linha o primeiro elemento deve ser duplo. Faça a laçada frontal e adicione 1 novo elemento em cada lado. Na próxima linha, os elementos duplos são projetados como se fossem simples.
- Essa técnica é chamada de rotativa. Inicialmente, os elementos da seção central são reduzidos por meio de aperto, depois são adicionados com o uso gradual das alças laterais, que ficam localizadas em agulhas não utilizadas anteriormente.
- Quando os 4 instrumentos tiverem o mesmo número de elementos com os quais o processo começou, o calcanhar pode ser concluído.
Mais adiante, a peça é simplesmente tricotada em círculo, sem aumentar ou diminuir, até a ponta do pé.

tricô francês
A técnica de tricô francesa é semelhante ao desenho de um salto reto, pois envolverá 3 partes do tecido na criação desta peça de roupa. No entanto, a área central será menor em tamanho.
O calcanhar deve ser tricotado a partir de uma parede com um segmento giratório. Para criar a parede, você pode usar padrões diferentes, mas para a parte de virar, é necessário o ponto meia.
A técnica de tricô francesa envolve usar apenas as laçadas da sola. Seu volume deve ser igual ao número de elementos na parte externa.

Instruções passo a passo:
- Divida os elementos salvos para o trabalho em 3 segmentos. Deve haver um número par no meio e um número ímpar nas laterais, aumentados em 1 unidade.
- Inicialmente, faça 9 carreiras no centro. Vire a tela em um ângulo reto, fazendo um levantamento perpendicular do lado esquerdo.
- A partir da borda da seção central, tricote uma carreira da frente, usando o elemento perpendicular. Vire a meia e faça uma laçada, tricotando uma carreira em tricô.
- Capture o segundo elemento perpendicular novamente. A partir das duas peças laterais, levante os elementos perpendiculares até que a altura das laterais e do meio fiquem iguais.
- Depois de terminar, passe a tricotar usando 4 agulhas de tricô.
A técnica "Klondike"
Tricotar o calcanhar das meias utilizando a técnica do lenço, que se caracteriza pela utilização de 3 partes da sola. Como resultado, um canto é formado no meio, lembrando um lenço.
Descrição passo a passo:
- Inicialmente, no trabalho, mantenha ½ dos elementos que estão localizados na lateral do solado. Transfira as laçadas restantes para as agulhas de tricô 2 e 3.
- Usando ponto meia, tricote um quadrado até uma altura que contenha um certo número de carreiras igual ao número de elementos restantes no centro.
- Divida a área de trabalho do produto em 3 segmentos. Deve haver 1 elemento a mais no meio do que nas laterais. A parte principal é desenhada em ponto meia, durante o qual 1 elemento é reduzido de cada lado. Execute manipulações semelhantes até que as ferramentas com peças nas laterais estejam vazias.
- Depois que o calcanhar estiver pronto, comece a moldar a cunha do peito do pé usando os pontos da 2ª e 3ª agulhas de tricô e adicionando novos pontos a eles para criar uma certa altura.
- A dimensão da altura pode ser realizada individualmente.

Salto holandês
Para criar um salto de meia no estilo holandês, você precisa montar 72 pontos na carreira 1.
Descrição passo a passo:
- Divida o número de elementos na carreira por 4. Com uma agulha de tricô, tricote o primeiro quarto das laçadas. Pule o último quarto da linha para a outra extremidade da ferramenta. Esses elementos são destinados ao calcanhar.
- Divida os dois quartos restantes em 2 agulhas de tricô e deixe-os, pois eles são destinados ao peito do pé. Para a parte do calcanhar, nunca tricote o primeiro elemento. Decore as fileiras com elementos da frente e de trás, um de cada vez. O número de linhas deve ser igual ao número de elementos no instrumento. A última carreira deve ser composta de pontos tricô.
- Vire o calcanhar, crie 22 laçadas frontais e faça um draw through com uma volta. Tricotar 9 elementos em meia e 2 em meia juntos, fazer uma volta, tricotar 9 laçadas frontais, fazer um puxador com uma volta. Repita os passos acima até que todos os elementos estejam tricotados. A última carreira deve ser feita com pontos tricô.
- Tricotar a metade de trás dos elementos, completando a parte do calcanhar. Mova todos os laços de elevação para 1 ferramenta.
- Usando uma agulha visual adicional, tricote os pontos restantes do calcanhar e 18 pontos na lateral do calcanhar.
- Usando a segunda ferramenta, tricote as alças de elevação.
- Com a 3ª agulha, tricote 18 elementos na lateral do calcanhar e na primeira metade dos elementos do detalhe.
- Tricotar em redondo até o final do pé.

Salto escalonado
Ao tricotar o calcanhar das meias com agulhas de tricô, é permitido desenhá-las em forma de degraus para que o produto final se ajuste perfeitamente ao calcanhar. Se a parede for criada usando um padrão de reforço, a parte do calcanhar não estará sujeita à abrasão.
Opção de design:
- Crie a primeira parte da parede tricotando metade das carreiras com qualquer padrão. O número de fileiras de toda a parede deve ser igual à metade do número total e também deve ser arredondado para um número par.
- O segundo degrau deve ter altura igual à do primeiro, mas ser menor em número de elementos. Para determiná-los, divida o número total de loops em 4 partes. Se não for possível dividir uniformemente, arredonde para baixo.
- 2 partes atuarão como seção central do calcanhar giratório, as bordas terão 1 parte cada. Transfira as últimas peças para agulhas de tricô figuradas ou auxiliares ou alfinetes de segurança.
- Decore a segunda parte da parede com elementos da parte central. A altura da parede deve ser igual à metade dos laços originais.
- Tricotar os arredondamentos usando carreiras encurtadas.
- Quando a última carreira da seção central estiver tricotada até o fim, puxe os elementos das últimas carreiras da borda, prendendo-os sob duas paredes para que não se formem grandes buracos. De forma semelhante, alcance os laços que foram lançados na ferramenta adicional.
- Coloque o elemento externo elevado sobre o primeiro e puxe-o através do primeiro removido.
- Desdobre o tecido quando chegar ao final da carreira. Recolha os elementos que faltam dos últimos, tricotando juntos o último estendido e o inicial dos elementos retirados deste lado.
- Decore o copo de forma semelhante, usando todas as alças disponíveis. Para fazer isso, tricote pares de elementos juntos a partir das pontas.

Como resultado, um salto escalonado deve se formar. Depois, você precisa discar o número que falta nos elementos da borda extrema, continuando a trabalhar de acordo com o padrão fornecido.
Segredos para Iniciantes
Segredos para iniciantes:
- Para garantir que as meias tenham uma longa vida útil, você precisa escolher uma piza forte, macia e agradável ao toque para tricotar. Tal coisa pode suportar qualquer carga e lavagens frequentes.
- O produto elástico consegue reter calor e também se ajusta bem à perna. Para isso, recomenda-se escolher fios de acrílico, mistos ou de lã com adição de fios sintéticos.
- Fios de lã são adequados para tricotar meias médicas. O produto é bastante áspero e tem uma vida útil longa.
- É permitido moldar o calcanhar em diferentes agulhas de tricô. O tricô pode ser feito com 4 agulhas ou usando ferramentas circulares. Ao mesmo tempo, há agulhas de tricô circulares curtas disponíveis para venda. Usando uma ferramenta circular, o produto ficará mais bonito, enquanto as juntas não esticarão, a tela ficará lisa e sólida.
- O calcanhar, diferentemente do restante da meia, é mais suscetível à abrasão, por isso precisa ser reforçado. Para isso, recomenda-se dobrar o fio utilizado para decorar o produto ao meio, ou utilizar fio de mohair, seda ou náilon, por ser mais resistente. Também é aceitável usar material de fio de corda usado na produção de calçados.
- Para criar um salto de meia, você pode usar o ponto meia ou a técnica do elástico.
- O calcanhar pode ser tricotado com fios que terão tonalidade diferente da parte principal da meia. Também é possível tricotar o produto separadamente do calcanhar, conectando posteriormente as 2 partes. Com este método, você pode remover o salto gasto a qualquer momento e substituí-lo por um novo.
Depois de dominar técnicas simples de tricô de meias com agulhas de tricô, é permitido prosseguir para padrões mais complexos e designs diferentes. O produto, feito de lã, pode aquecer você no tempo frio e servir como uma alternativa aos chinelos.
O processo de tricotar saltos permitirá que um mestre novato ganhe experiência. Isso tornará mais fácil dominar vários métodos de tricô de golas, frentes e mangas de roupas.
Vídeo sobre como tricotar facilmente um salto para meias com agulhas de tricô
Aprendemos a tricotar um salto. Uma master class detalhada para iniciantes.