Foram realizadas pesquisas em revistas de artesanato, nas quais se constatou que os flocos de neve ocupam uma posição de destaque como decoração de Ano Novo. Os itens de crochê são especialmente populares porque, além de decorativos, podem ser funcionais. Para criar um floco de neve assim, você precisa de um padrão especial e de uma descrição para ele.
Floquinho de crochê para árvore de Natal
Para decorar a árvore de Ano Novo, você pode tricotar vários flocos de neve simples, mas bonitos, usando o mesmo padrão.
Instruções passo a passo:
- Você precisa fazer o primeiro laço com um nó.
- Faça 2 voltas de ar através dele.
- Você precisa fazer 11 pontos com um arremesso através do primeiro anel.
- O anel é apertado, as colunas são conectadas em um círculo usando um laço de ar. A base do pequeno floco de neve está pronta. Agora precisamos adicionar alguns raios. Eles terão o formato de uma estrela. É necessário projetar 6 dessas extremidades de maneira semelhante.
- Após a conexão, são feitos 3 laços de ar.
- Então o mesmo valor é coletado novamente.
- Agora você precisa descer até a última laçada feita no passo 5 e inserir a agulha nela. Essa técnica é chamada de "pico". É necessário criar um pequeno laço no final da viga.
- Após o picot, são coletadas 3 novas alças de ar.
- Em uma base redonda, pule uma coluna e insira o gancho. O raio e o círculo estão conectados.
- Para terminar de tricotar as pontas do floco de neve, repita os passos 5 a 9.
Quando 6 raios estiverem prontos, o tricô estará concluído com uma coluna de conexão. O fio é passado novamente por ele e um laço é puxado, cujo comprimento é suficiente para pendurar o floco de neve em um galho de uma árvore de Natal. O laço é preso com um nó e o excesso de linha é cortado. Só falta passar o produto no vapor com um ferro e a decoração de Ano Novo pode ser considerada pronta.
Este trabalho leva cerca de 4 minutos. tempo. Portanto, você pode fazer rapidamente vários flocos de neve de uma só vez para decorar uma árvore de Ano Novo, fazer uma guirlanda ou costurá-los nas bordas de uma toalha de mesa.
Para brincos
Fazer flocos de neve de crochê, cujos padrões são apresentados abaixo, não levará muito tempo, mas exigirá precisão. Para criar joias de crochê você precisará de linhas finas e uma agulha número 1 ou 2.
Opção nº 1:
- Faça 6 alças de ar, fechando-as em um anel.
- Após a coluna de conexão, 4 laços de ar são coletados, o último, 5º, se torna o de conexão. Esta é a ascensão para a segunda fileira.
- 2 alças de ar são tricotadas, a 3ª se torna uma coluna com uma laçada, que será conectada à linha inferior do tricô.
- O ponto n.º 3 é duplicado. Laços de ar, coluna com laçada, laçadas.
- As linhas inferior e superior serão conectadas por uma coluna com 2 lances. Em seguida, tricote uma alternância de 2 laçadas e colunas com uma laçada, 2 vezes cada. Após cada 2 colunas com 1 laçada passando por 2 laçadas de ar, segue-se uma coluna com 2 laçadas. Como resultado, na segunda linha deve haver 6 colunas com 1 laçada e 2 colunas com duas.
- Para começar a tricotar a 3ª carreira, você precisará fazer 9 laçadas de ar.
- Agora eles são enrolados em um anel e uma coluna com 1 laçada é tricotada, que deve conectar a 2ª e a 3ª linhas. O anzol é passado pela junção da 2ª linha.
- Você precisa tricotar mais 3 dessas colunas sem pular laçadas na 2ª carreira.
- Uma laçada inferior é pulada, uma coluna com uma laçada é tricotada, uma laçada é pulada novamente e o tricô de novas colunas começa. Você precisa fazer 4 colunas com 1 arremesso.
- Monte 6 pontos altos duplos.
- A agulha é inserida na laçada onde a última coluna foi tricotada e uma nova é tricotada. Eles devem vir de um ponto.
- 3 colunas são adicionadas com o lançamento.
- Novamente, pule 1 laçada inferior, tricote uma coluna com uma laçada, pule uma laçada e depois uma coluna novamente.
- Agora você precisa repetir os passos 8 a 9 até que o anel da 3ª carreira esteja fechado.
- A 4ª fileira começa onde a 2ª fileira começou. Nas alças onde há 9 colunas de ar, você precisa contar a partir do início a 3ª e inserir a agulha nela.
- Faça 1 laçada de ar e depois meia coluna.
- O próximo é uma meia coluna com uma manta.
- Agora tricote uma coluna com 1 laçada.
- Em seguida vem uma coluna com 2 lances.
- São feitos 3 laços de ar. Não falta nada abaixo.
- Novamente uma coluna com 2 lances, com 1, uma meia coluna com um lance, uma meia coluna simples.
- Faça 2 pontos corrente e uma coluna de 2 laçadas que se unirão à coluna de laçadas inferior.
- Novamente, faça um ponto corrente e uma coluna de 2 pontos começando do mesmo ponto do anterior. Deste ponto saem mais 2 elementos iguais, alternados através de uma alça de ar. No meio, você pode fazer um pequeno arco de alças de ar para marcar o local de fixação do fecho.
- Agora tricote 2 alças de ar.
- Repita os passos 17 a 24 até que a linha esteja completa.
- A etapa final do tricô será a coluna de conexão.
Só falta passar o floco de neve no vapor ou engomar e prender com um prendedor em forma de gancho fino. Um brinco de floco de neve está pronto, o segundo é tricotado usando o mesmo padrão.
Opção n.º 2 - você pode fazer brincos pendurados. Para fazer isso, você precisará tricotar 2 flocos de neve de acordo com 1 padrão e 2 de acordo com a descrição do título anterior. Você precisa conectá-los usando uma coluna de conexão. O floco de neve maior deve ficar em cima e o menor em baixo.
Hexagonal
Como fazer um floco de neve de crochê com 6 cantos:
- É feito um anel com um nó.
- Em seguida, são coletados 3 pontos de ar.
- 2 laçadas são tricotadas através do anel.
- Um arco é feito de 3 laços de ar.
- Novamente, são tricotadas 2 colunas com uma laçada. Na 1ª linha deve haver 6 arcos e 11 colunas com um lance. Quando a linha estiver pronta. O anel é apertado, a linha é completada com uma coluna de conexão.
- A 2ª carreira começa com 1 ponto corrente. Agora tricote 2 colunas cruzadas com uma laçada, entre as quais você precisa fazer 5 laçadas de ar, sem pular a laçada inferior.
- Após a segunda coluna, é tricotado um arco de 4 alças de ar. Devem sobrar 3 laçadas da carreira de baixo puladas por baixo dela.
- Novamente, 2 pontos cruzados são tricotados com uma laçada, com uma laçada entre eles.
- Os passos 6 a 8 são repetidos até que a linha esteja completa.
- A 3ª carreira começa com um conjunto de 3 laçadas de ar e tricotando uma coluna com 2 laçadas saindo de um ponto.
- Tricotar 2 laçadas de ar.
- Agora você precisa inserir a agulha na 2ª laçada do arco inferior e tricotar colunas cruzadas com um fio ali. Eles devem ocupar o 2º e 3º arcos, ou seja, ficar no meio.
- Você precisa fazer 2 alças de ar novamente.
- 2 laços são pulados na parte inferior. Serão cortadas 2 colunas com lances que entram no ponto superior do pequeno arco de ar.
- Tricotar 3 novas alças de ar.
- Novamente, você precisa fazer 2 colunas com uma laçada, que sairá da mesma laçada de onde saíram as anteriores.
- Os passos 10 a 15 são repetidos até que a linha esteja completa.
- A 4ª carreira começa com 2 colunas cruzadas, sobre as quais você precisa fazer um arco de 5 laçadas de ar, enrolando-o em um anel.
- Em seguida, são tricotadas 3 alças de ar, que também assumem o formato de um anel.
- Duas novas alças de ar são montadas e a coluna cruzada é tricotada novamente. Isso continua até que a linha esteja completa.
O floco de neve hexagonal de crochê é obtido conforme mostrado no diagrama.
Obra aberta
Para tricotar um floco de neve vazado, você precisa:
- Faça um anel com um nó e faça 3 laçadas de ar.
- Faça 11 pontos com uma laçada no anel, substituindo-os a cada 1 laçada de ar.
- Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.
- A 2ª carreira começa com um conjunto de 5 alças de ar. Você precisa formar um arco a partir delas inserindo o gancho na alça de ar da fileira de baixo.
- É necessário fazer 12 arcos desta forma, até completar a 2ª carreira.
- A 3ª fileira começa com 3 colunas de conexão que sobem até o topo do primeiro arco. A partir daqui você precisa fazer 5 alças de ar e formar um arco. Ele será fixado no meio do arco inferior, ou seja, na 3ª laçada a partir do seu início.
- 12 arcos são tricotados em um círculo com uma conexão semelhante. Eles devem ser escalonados em relação ao resultado final.
- Ao tricotar a 4ª carreira, você precisa tricotar arcos de 6 laçadas. Todas as conexões permanecem idênticas ao ponto anterior.
- A próxima carreira é tricotada com arcos de 8 laçadas, assim como a última carreira. Mas depois de montar cada uma das 4 laçadas, você precisa montar mais 3 e enrolá-las formando um anel. Depois continue tricotando e conectando os arcos. Em outras palavras, deve haver um pequeno laço acima de cada arco na última fileira.
O resultado é um floco de neve simples e bonito com um padrão vazado.
Volumétrico
Os flocos de neve de crochê, cujos padrões são descritos abaixo, são considerados de nível de dificuldade médio. Aqui os flocos de neve ganham volume, que ficará ainda mais magnífico se você usar um fio grosso e uma agulha fina.
Instruções passo a passo:
- É feito um laço de aperto e 5 laços são montados.
- Através deste anel é feita uma coluna com um lance.
- Alterne 2 laçadas e 1 coluna com uma laçada até o final da carreira. Deve haver 6 colunas.
- O laço deslizante aperta. Uma conexão normal é feita.
- Agora tricote uma coluna simples, depois 3 colunas com 1 laçada e uma coluna regular. O tricô deve ficar abaixo da linha da parte inferior. Continue até completar a carreira.
- A 3ª linha começa com um laço de conexão, após o qual 3 laços de ar são coletados.
- Elas precisam ser colocadas atrás das pétalas resultantes, formando uma coluna de conexão entre elas. Você precisa repetir essa ação 5 vezes, pegando cada vez novos laços.
- A 4ª carreira é tricotada sob o arco formado. Primeiro, é feita uma coluna sem laçada, depois uma laçada simples e, por fim, uma coluna com laçada. Em seguida, tricote mais 1 laçada, 3 colunas com 2 laçadas, alternando através de uma laçada de ar, e novamente uma coluna com 1 laçada e sem ela. Toda a linha precisa ser processada dessa maneira.
- A 5ª linha começa com um laço de conexão. Em seguida, 8 alças de ar são recolhidas e inseridas no centro da pétala obtida ao tricotar a 4ª carreira.
- 3 alças de ar são coletadas e enroladas em um picô.
- Depois você precisa fazer um picô com 5 laçadas, e depois com 3. Esse será o canto superior do floco de neve.
- Uma coluna de conexão é tricotada. O gancho é inserido no ponto onde o primeiro picô começou.
- Novamente, 8 alças de ar são coletadas e o tricô de 3 picots em cada parte superior é repetido.
O floco de neve ganha volume devido à espessura dos fios e às camadas múltiplas. Seu centro ficará projetado para fora.
Dois tons
Para fazer um floco de neve em 2 cores, você precisará de fios azul e roxo:
- Primeiro você precisa fazer um anel com um nó, faça 3 laçadas com um fio azul.
- O tricô da 1ª carreira deve começar com 2 colunas com uma laçada, após o que é feito um fio de 3 laçadas de ar.
- Os pontos de laçada e o arco são tricotados novamente. Serão 6 arcos no total.
- A segunda carreira começa com um ponto baixíssimo e 3 pontos com uma laçada. Monte 5 novos pontos e tricote 3 laçadas. Repita os passos até que a linha esteja completa.
- Uma nova carreira começa com arcos de tricô com 3 laçadas e 2 colunas com uma laçada.
- Você precisa criar um arco longo de 5 voltas de ar. Em seguida, faça 3 colunas com laçadas, alternando com 3 laçadas de ar.
- Todos os raios do floco de neve são processados dessa maneira. Por fim, o fio é amarrado em um nó e o excesso é cortado.
- Agora você precisará de um fio roxo. O laço com o nó é torcido e o gancho é inserido onde termina o fio azul.
- O floco de neve é amarrado na borda com colunas sem arremessar. Quando chegar ao ponto mais alto da viga, você precisará fazer 3 laçadas de ar, enrolá-las em um picô e continuar amarrando.
O floco de neve bicolor está pronto.
Castiçal e suporte em formato de floco de neve
Os flocos de neve de crochê, cujos padrões são apresentados abaixo, devem começar medindo o diâmetro da manga da vela. Se você planeja amarrar um castiçal, primeiro amarre a vela com colunas regulares, sem arremessar. Ao tricotar o suporte, o lugar do castiçal pode ser substituído por um padrão de colunas alternadas com laçadas e arcos de ar.
Descrição passo a passo do castiçal floco de neve:
- Depois que a manga estiver amarrada, você pode começar a criar o molde. Do centro até a base do floco de neve, você precisa fazer 2 aumentos de laçada para expandir o círculo. A vela é amarrada em um círculo com colunas com 2 lances.
- A 2ª carreira é tricotada com pontos baixos.
- A 3ª e 4ª carreiras devem ser tricotadas com colunas cruzadas com 1 laçada.
- Em seguida, eles começam a criar a 5ª linha. Primeiro, são feitas 3 colunas cruzadas. Em seguida, são coletados 3 laços de ar. Pule 3 laçadas da parte inferior e tricote uma coluna com 2 laçadas. Monte 9 laçadas de ar e tricote uma coluna com 2 laçadas novamente, inserindo a agulha na mesma laçada de onde saiu a coluna anterior. É assim que essa linha precisa ser finalizada.
- Uma nova linha começa com um laço de conexão, após o qual 3 laços de ar são coletados.
- Cada raio do floco de neve é amarrado com colunas com 2 arremessos. Primeiro, 4 colunas são tricotadas. Pule 1 laçada da parte inferior. Recruto 3 novos e os adiciono ao pico.
- Em seguida, tricote 3 colunas e o mesmo picô.
- Uma das 3 novas colunas começa no mesmo lugar que a anterior. Desta vez você precisa fazer 3 picots, cada um com 3 alças de ar.
- A segunda parte da viga é finalizada realizando os passos inversos dos pontos 7 a 5. Você precisa amarrar todas as vigas do floco de neve.
O castiçal em formato de floco de neve está pronto. Só falta engomar. Para manter a forma correta. Se uma almofada térmica foi feita de acordo com esse esquema, após cada lavagem o processo de engomagem precisará ser repetido.
Pegador de panela em formato de floco de neve
Para tricotar um pegador de panela em forma de floco de neve, você precisará de fio grosso em duas cores e uma agulha de crochê adequada.

Procedimento:
- Faça um ponto baixíssimo e faça 3 pontos corrente.
- Termine a carreira alternando 3 pb e um arco de 4 correntinhas.
- Aperte a alça deslizante e conecte a 1ª carreira.
- 2ª linha comece conectando colunas que levam ao início do arco. Faça 4 colunas com 2 laçadas.
- Faça 6 alças de ar e o próximo arco. Repita os passos até o final da carreira.
- Na 3ª carreira, repita o passo 5, adicionando 1 nova coluna e 2 alças de ar.
- Na 4ª carreira, você precisa tricotar 6 colunas através do arco com 2 laçadas. Através das 3 primeiras colunas você precisa fazer um arco de 6 alças de ar. Complete a carreira inteira dessa maneira.
- A última carreira é tricotada ao redor das bordas do floco de neve usando pontos baixos.
- Agora você precisa mudar a cor do fio e amarrar todo o floco de neve com colunas com 1 laçada. Você precisa tricotar 3 dessas carreiras. Na última. No topo de um dos 6 raios do floco de neve, você precisa fazer um arco de 12 laços de ar. Esta será uma alça para pendurar o pegador de panela no gancho.
O passo final é passar o pegador de panela.
Como decorar flocos de neve com miçangas
Decorar flocos de neve de tricô com miçangas ou miçangas pode ser feito de três maneiras.
Opção nº 1
Durante o processo de tricô, as contas funcionarão como um elevador para a próxima carreira.
Como exemplo, abaixo está um fragmento da descrição do padrão de floco de neve com miçangas:
- Faça 12 pontos corrente e coloque-os no anel.
- Crie um ponto corrente e depois faça 11 pontos baixos no centro.
- Termine a carreira com um ponto baixíssimo, que deve ser puxado mais longo que o normal.
- Coloque uma conta de cor pérola no laço. Enganche o fio e faça 1 ponto corrente.
Como tricotar um floco de neve com miçangas:
- Coloque o número necessário de contas no fio e faça um anel.
- Faça colunas sem laçadas, passando o fio entre as contas.
- Ao tricotar cada nova carreira, substitua as alças de ar nos arcos pelo mesmo número de contas.
Este método de decoração é considerado um dos mais confiáveis. As contas se tornam parte do floco de neve finalizado e a probabilidade de perder a decoração é reduzida a zero.
Opção nº 2
A segunda maneira de decorar flocos de neve com miçangas é costurá-las no produto.
Como fazer corretamente:
- Selecione uma linha que combine com a cor do produto.
- Usando uma agulha fina, coloque o número necessário de contas no fio e faça um ponto.
- A agulha deve ser inserida no furo do laço, colocando a conexão atrás dela.

Se você precisar adicionar uma conta pequena em determinados lugares, é melhor usar o terceiro método.
Opção nº 3
Contas individuais podem ser coladas usando cola quente ou Moment:
- Uma pequena gota de cola é aplicada em uma área específica.
- As contas são aplicadas cuidadosamente com pinças.
- O cordão deve ser fixado até que a cola esteja completamente seca.

É mais conveniente começar a decorar os flocos de neve depois de engomá-los.
Como engomar flocos de neve
O crochê de flocos de neve, cujos padrões foram apresentados acima, é concluído com um procedimento especial que ajuda o produto a manter o formato correto.
Como engomar corretamente flocos de neve tricotados:
- Dissolva 1 colher de sopa em 500 ml de água morna. eu. amido de batata ou de arroz.
- Coloque o recipiente em banho-maria. Mexa até a mistura começar a engrossar.
- Retire a solução do fogo e deixe esfriar até 40 graus.
- Mergulhe o produto de modo que fique completamente saturado com a mistura.
- Retire e aperte o floco de neve, depois endireite-o e deixe-o secar na superfície da mesa.



Existem várias outras maneiras de adicionar dureza a um produto. Se o floco de neve foi tricotado com fios coloridos, as partículas de amido permanecerão visíveis. A tabela abaixo lista os ingredientes para misturas fortalecedoras que funcionam com flocos de neve brancos ou coloridos.
Brancos | Sal, amido, cola PVA, leite |
Colorido | Açúcar, gelatina, clara de ovo, agentes químicos especiais |
Se o floco de neve for moldado a partir de fios finos com um padrão vazado, ele será endireitado sobre uma placa de cortiça, prendendo o padrão com alfinetes.
Devido à sua aparência incomum, funcionalidade versátil e praticidade, os flocos de neve de crochê são populares. É impossível quebrar os produtos ou se machucar com eles. Essas decorações são adequadas para famílias com crianças pequenas. Além desses benefícios, cientistas provaram que tricotar esses padrões de acordo com diagramas acalma os nervos.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre flocos de neve de tricô
Flocos de neve de crochê - padrões neste vídeo: