A estação fria significa que é hora de escolher um chapéu. As mulheres têm opções para todos os gostos, de cachecóis a protetores de orelha de pele, mas e os homens? Você pode diversificar o guarda-roupa do seu irmão, pai ou outra pessoa tricotando um chapéu masculino com suas próprias mãos. Para fazer isso, basta pegar as agulhas de tricô e a linha, escolher um modelo e seguir a descrição abaixo do diagrama.
Regras para tricotar chapéus masculinos
Para fazer um homem gostar do chapéu, você precisa considerar o seguinte:
- O material natural é adequado para o chapéu, especialmente se o couro cabeludo for sensível. Angorá, caxemira, lã macia.
- A densidade ideal de tricô deve ser determinada. Um gorro tricotado corretamente é justo, mas não causa desconforto e tem um visual elegante.
- O modelo deve corresponder à estação. Um chapéu com pompom é bom para o inverno, na primavera ou no outono é melhor escolher um gorro.
- A cor deve combinar com o esquema de cores e o estilo da roupa masculina.
Tricotando um chapéu masculino simples com ponto meia e elástico
Para iniciantes, é melhor escolher um modelo simples para dominar as etapas do tricô e não se decepcionar no processo.
Selecionando fios
É importante lembrar que o chapéu será usado por um homem que pode não gostar de linhas com fiapos ou glitter. A descrição da maioria dos padrões de tricô indica os fios recomendados a serem usados e suas espessuras. Se a loja não tiver o fio que você precisa, você pode escolher um com características semelhantes. A composição também é importante.
Fios com teor predominante de fibras naturais conservam por mais tempo o aspecto original do produto. Muitas vezes, fios naturais e artificiais são misturados, resultando em uma combinação benéfica de qualidades. A escolha do material também depende da estação. No inverno, vale dar preferência ao angorá, à penugem de cabra e ao mohair.
Selecionando raios
As principais coisas a serem observadas são o tamanho, o formato e o material das agulhas. A escolha também é determinada pelo estilo de tricô. Agulhas de tricô fechadas em pares são usadas para tricotar tecidos, e agulhas de tricô circulares são usadas para tricotar tanto tecidos quanto peças sem costura. Um conjunto de agulhas de ponta dupla é usado para tricô circular sem costura de peças pequenas.
O tamanho das ferramentas determina a densidade do tricô e depende da espessura do fio e das características de tricô de cada pessoa. As recomendações para seleção estão indicadas na embalagem da linha. Vale a pena considerar que agulhas grossas farão com que as laçadas fiquem maiores e mais soltas, e as finas as farão mais densas e apertadas. O material e a textura das agulhas de tricô dependem do fio. Para fios deslizantes, você deve escolher fios ásperos, para fios felpudos, fios mais lisos.
Medidas necessárias
As medidas do chapéu devem ser tiradas diretamente da cabeça. Você não deve medir um cocar existente, pois a elasticidade do material pode variar. Você precisará de duas medidas principais: circunferência e altura. A linha da circunferência é desenhada acima das sobrancelhas e o ponto convexo na parte de trás da cabeça. Altura é a distância do lóbulo da orelha até o topo da cabeça.
A fita métrica deve ficar bem ajustada em volta da sua cabeça. Dependendo das especificações do modelo, outras medidas podem ser necessárias. Para um chapéu justo - da coroa até o ponto final do futuro produto em todos os lados, para um gorro ou protetores de orelha - a circunferência do rosto.
Conjunto de loops
Para calcular as laçadas para a lateral, você precisa tricotar uma amostra, esticá-la um pouco, calcular o número por 1 cm e multiplicar pelo volume da cabeça obtido a partir das medidas. Para padrões que tendem a esticar, você pode remover 2 cm. A quantidade para o tipo principal de tricô é calculada da mesma forma, sem subtrair o comprimento para alongamento.
Haverá mais loops. Laços extras são adicionados imediatamente após o elástico, tricotando 2 laços de um deles no mesmo intervalo. O método de montagem dos pontos determina a aparência da borda do tecido e sua elasticidade. Depende do padrão e modelo escolhido.
Rolar:
- Tradicional. A borda é limpa e moderadamente solta. É necessário puxar um fio longo, com o dobro da largura do produto. O fio é colocado de modo que a ponta passe ao redor do polegar e fique acima da parte esticada entre os dedos, e a parte principal passe ao redor do dedo indicador. Ambas as extremidades são apertadas com o dedo anelar e o dedo mínimo. As agulhas de tricô devem ser inseridas de baixo para cima, sob o fio do polegar, e trazidas para trás da parte mais próxima do dedo indicador, removendo o fio do polegar e apertando a laçada.
- Loops de ar. Para itens com bordas elásticas, chapéus, meias, suéteres. O primeiro laço é feito à mão. Em seguida, pegue a agulha de tricô e a linha principal na mão esquerda. A ponta da linha deve ser enrolada em volta do polegar, da direita para a esquerda. Desta forma todos os laços são formados. As laçadas são transferidas para a agulha de tricô sem apertar muito.
- Conjunto italiano também usado para criar uma borda livre. Para deixar a primeira carreira mais densa, use agulhas de tricô menores. O primeiro loop regular é executado. A cauda deve ser 3 vezes maior que o produto final na vertical. A linha deve ser esticada entre o polegar e o indicador, cobrindo a agulha de tricô com a parte do polegar. Em seguida, faça uma laçada frontal pegando o segundo fio de cima para baixo e puxando-o por baixo do primeiro. Para o purl, a sequência de fios é alterada. Quando os pontos estiverem reunidos, tricote com um elástico de 2-4 cm.
A parte principal do chapéu
O ponto meia é um tipo simples de tricô, o tecido é uniforme e denso. A essência do processo está na alternância de fileiras de laçadas frontais e traseiras. Ao tricotar pontos de rosto, a linha fica localizada atrás do tecido. O fio é capturado e puxado através do laço. Para um ponto tricô, a linha é colocada na frente do trabalho e é puxada da direita para a esquerda. A primeira laçada não é tricotada, a última é feita na frente.
Tricotar até o topo, 16–18 cm, depois começar a diminuir as laçadas.
A etapa final do tricô
O número de laçadas é reduzido pela metade, tricotando em pares. É possível diminuir ao longo da carreira usando o padrão 5 em ponto meia, 2 juntos, diminuindo o número de pontos em ponto meia. Quando não houver mais de 12 laçadas restantes, o fio é cortado, passado por elas e preso por dentro.
Tricotando chapéus masculinos da moda - descrição e padrões
Para os amantes do original, tricotar um gorro masculino com descrições e padrões pode ser uma maneira de testar suas habilidades. No entanto, é preciso lembrar que um chapéu incomum de viking ou cavaleiro é composto por vários elementos.
Em alguns casos é necessário dividir o tecido em partes e tricotá-las de acordo com padrões diferentes., adicionar ou diminuir pontos, fazer fendas para os olhos ou a boca, usar fios de cores ou texturas diferentes.
Fios de fantasia incomuns também ajudarão a tornar o produto divertido e a se destacar. Fios com nós, pompons, cacheados, bouclé, capim graças à sua textura darão individualidade até mesmo a um modelo comum. Você pode escolher linhas de tingimento seccionais. Aqueles que preferem materiais com aparência tradicional podem gostar de fios volumosos, tweed com inclusões e fios de veludo cotelê.
chapéu Ushanka
O chapéu ushanka original é adequado para homens de qualquer idade.
Para tricotar esse modelo, você precisará de:
- 100 g de fio;
- agulhas de tricô retas, agulhas de tricô circulares, agulha de crochê.
Você pode tricotar usando ponto meia:
- Montar 12 pontos
- Tricotar 8 carreiras, adicionando uma laçada.
- Complete 14 carreiras.
- Adicione 8 pontos ao início e tricote 20 carreiras. Tricotar a segunda peça da mesma maneira.
- Para a viseira, tricote 22 laçadas em 4 carreiras, adicionando 2 laçadas em cada uma. Tricotar mais 24 carreiras.
- Conecte nas agulhas circulares e tricote o número de carreiras de acordo com a altura.
- Diminua uniformemente o número de voltas para 10 e aperte.
Com lapelas
Quando combinado com um cachecol, um chapéu com lapela dobrada fica estiloso e complementa qualquer visual. Tricotado com agulhas de pontas duplas.
Esquema:
- Calcule o número inicial de laçadas e distribua-as igualmente pelas agulhas de tricô.
- Tricotar 25 cm com um elástico 2x2.
- Tricotar uma carreira de pontos tricô juntos, 2 carreiras seguindo o padrão.
- Trabalhe uma carreira com pontos meia juntos, 2 a seguir, de acordo com o padrão.
- Tricotar as carreiras restantes em pares com as alças da frente até restarem 8 alças.
- Passe a linha pelas últimas laçadas e arremate.
- Vire a ponta do chapéu para cima.
gorro
Um gorro ou touca simples e elegante é usado perto da cabeça com a parte superior larga para dentro ou pendurada. Você pode usar ponto meia ou fazer moldes. O gorro é fácil de tricotar em redondo.
Acasalamento:
- Faça medições e calcule os loops.
- Tricotar 5 cm com um elástico 1 x 1.
- Diminua 30 pontos uniformemente em uma carreira.
- Tricotar em ponto meia por mais 15 cm.
- Diminua 8 pontos uniformemente por carreira até que restem menos de 25 pontos.
- Tricotar todas as laçadas em pares.
- Corte o fio e puxe-o através das últimas laçadas. Seguro.
Ziguezague da sorte
Um gorro de malha para homem com padrão em ziguezague é mais complicado, você precisa estudar cuidadosamente a descrição e o diagrama. O padrão é mais em relevo na parte interna. Materiais: 100 g de fio, agulhas circulares de tricô.
Acasalamento:
- Calcule os loops de modo que o número seja múltiplo de seis. Antes da contagem, a amostra deve ser lavada, o padrão irá esticar.
- Monte os pontos usando qualquer elástico.
- Primeiro tricote com um ponto elástico patenteado. 1 carreira alternando laçada, ponto baixo e tricô.
- Conecte a laçada frontal e a laçada, depois a laçada deslizada e a laçada.
- Não tricote a laçada, a laçada e a próxima laçada em meia junto com a laçada.
- Repita alternadamente as carreiras 2 e 3 até a altura atingir 4 cm.
- Para criar o padrão “ziguezague da sorte”, tricote 7 carreiras de acordo com o padrão: laçada, laçada e laçada em meia, tricô.
- Na carreira de transição, faça uma laçada antes do ponto meia.
- Nas próximas 7 carreiras, não tricote a laçada, faça uma laçada, passe a laçada deslizada por baixo da laçada, faça uma laçada e tricote em tricô.
- Transição: laçada, ponto baixíssimo, laçada em meia, puxar o ponto baixíssimo através da laçada, tricô.
- Repita os passos do padrão em ziguezague.
- A altura restante é tricotada com um elástico 1 por 1 feito de laçadas cruzadas. A laçada frontal é tricotada através da parede frontal, colocando o fio de trabalho na agulha de tricô. Neste mesmo setor do produto, são feitas reduções. Para fazer isso, divida o tricô em 6 partes, no início de cada uma, tricote 3 laçadas juntas em uma carreira.
- Quando restarem 24 laçadas, tricote-as em pares.
- Tricotar outra carreira de pontos tricô e finalizar o gorro.
Moldes para chapéus masculinos
Padrão em ziguezague
Um padrão geométrico em ziguezague simples e original permitirá que um chapéu de cor única se destaque entre a abundância de modelos justos.

O padrão é criado por meio de laçadas e padrões de tricô alternados.
Padrão "Losangos"
O relevo é obtido através de laços cruzados. Um número múltiplo de 10 é discado e 2 são adicionados. O início da carreira é de 4 laçadas frontais. Em seguida, cruze 3 laçadas para a esquerda: transfira 2 para agulhas de tricô adicionais diferentes, coloque as agulhas de tricô em lados diferentes do trabalho, tricote na ordem das laçadas, primeiro a terceira, a segunda e depois a primeira. Faça 7 pontos tricô e repita.
A partir da 3ª carreira, diminua o número de laçadas frontais em 1 no início até que haja laçadas cruzadas e, depois, aumente. Depois de tricotar para a direita, cruze 2 laçadas, tricotando a laçada de tricô em volta da primeira, a agulha na frente da primeira e, em seguida, a primeira da mesma forma, sem remover a segunda. Remova ambos. Frente, depois 2 cruzadas para a direita da mesma forma, só que a agulha de tricô fica atrás da primeira laçada. Repita o padrão, reduzindo o número de pontos tricô entre os losangos em 2.
Alterne carreiras com carreiras em tricô. O resultado é um design elegante e sem enfeites.
Padrão de pérola
O padrão granulado também é chamado de "arroz". Até mesmo um iniciante pode criar um desenho volumoso, rico, mas ao mesmo tempo simples. Para fazer isso, você precisa tricotar em meia e meia, mudando a sequência da carreira anterior.
Padrão de xadrez
O padrão xadrez de malha pode ser descrito esquematicamente como uma alternância de quadrados. Um homem vai adorar um conjunto de chapéu e cachecol. Para obter o padrão, alterne a sequência de laçadas da frente e de trás. Por exemplo, com um elástico 6x6, faça 6 carreiras, começando pelas da frente, e depois inverta a ordem. O tamanho dos quadrados pode ser alterado selecionando o número necessário de voltas e linhas.
Crochê
Você pode tricotar um chapéu para um homem não apenas com agulhas de tricô, mas também com uma agulha de crochê. O processo pode parecer mais complicado, mas seguindo a descrição e entendendo o padrão, você pode criar um produto lindo e com alma.
Escolhendo um anzol
A ferramenta certa é a chave para um trabalho bonito. Os ganchos vêm em variedades longas e curtas, dependendo do tipo de tricô. Você pode encontrar ganchos feitos de metal, plástico ou uma combinação de ambos. Os ganchos mais universais e convenientes são feitos de aço. Eles não mancham o fio, não quebram e estão disponíveis em qualquer tamanho. O gancho deve ser compatível com os fios para que o produto fique limpo e uniforme.
Ferramentas finas tornam o tricô mais apertado e vice-versa. A cabeça afiada pode capturar e separar as fibras do fio.
Um dos métodos de seleção é de acordo com a tabela de acordo com o comprimento do fio. Quanto menor for o fio por 100g, maior será o tamanho do anzol. Você pode selecionar o gancho manualmente: você precisa puxar a linha no recesso da cabeça da ferramenta. A linha deve encaixar na barba sem deixar nenhum espaço ou saliência.
Selecionando fios
As linhas de crochê são selecionadas com base no tipo de produto e padrão. É melhor tricotar um suéter com uma combinação de fios finos e elásticos para evitar uma reação alérgica, e para os acessórios você pode escolher fios sintéticos brilhantes. O fio deve ter espessura uniforme e ser forte.
Não é recomendado usar uma linha muito torcida, pois distorcerá o padrão. Se você quiser usar material multicolorido ou estampado, o padrão não deve ser complicado.
Padrões simples de chapéus de crochê
Um padrão simples de crochê para um chapéu masculino: um elástico tricotado em círculo. O padrão é obtido pela alternância de colunas convexas e de relevo simples com um fio por cima. Primeiro, você precisa tricotar várias carreiras e determinar o número de colunas. Depois faça um anel e tricote o toucado em círculo.
Você pode fazer um gorro de crochê. Neste caso, a largura do tecido é calculada com base na altura do produto, e o comprimento com base no volume da cabeça. A tela é costurada. Este tipo de chapéu deve ser tricotado com fios finos, e o padrão deve ser denso para que não perca a forma.
Meia coluna
O número de loops é calculado a partir da amostra. O conjunto para a tela é feito com alças de ar. Você precisa puxar a linha da bola para dentro do primeiro laço deslizante para obter um novo laço. Para um meio ponto alto, o fio é passado por 2 laçadas de uma só vez.
Em uma coluna
O ponto baixo também é tricotado com base em alças de ar. Você precisa pegar 3 laçadas com a agulha. O fio é passado primeiro pelas 2 laçadas externas e depois novamente pelas 2 laçadas restantes.
Ponto alto
Para um ponto alto, coloque o fio de trabalho na agulha e insira-a na quarta laçada. Puxe para fora para fazer 3 laçadas. Tricotar as laçadas resultantes em etapas 2 a 2.
A fase final
Para reduzir o volume do chapéu, você precisa determinar o lado e o padrão ao longo dos quais a redução será feita. Uma opção simples é tricotar 2 pontos por vez em qualquer lugar da carreira. Você também pode diminuir ou aumentar a altura alterando os tipos de colunas. Por exemplo, de meio ponto alto a meio ponto alto com laçadas e assim por diante.
Quando o tecido estiver pronto, a primeira e a última carreiras devem ser conectadas, as laçadas do furo formado na parte superior devem ser recolhidas em um fio e puxadas juntas. Tricotar um gorro com agulhas de tricô ou crochê trará muito prazer se você entender o padrão e seguir rigorosamente a descrição. Todas as dificuldades serão recompensadas quando o homem para quem a artesã se esforçou aceitar o presente e usá-lo com prazer.
Vídeo: tricotando um gorro para homem com descrição e diagramas
Como tricotar um gorro masculino, assista ao vídeo:
Tricotando um chapéu masculino, master class:
Tricotar é impossível sem diagramas e descrições detalhadas – e as costureiras sabem disso. Primeiro, escolho o método e o padrão de tricô e depois decido o que exatamente será tricotado. Peças maiores exigem mais habilidade, mas deixam mais espaço para a imaginação - por exemplo, se você pegar um suéter ou um cardigã, é muito mais fácil usar vários padrões diferentes nele do que em luvas pequenas ou até mesmo em um xale.
Obrigado pelo artigo útil e interessante!
Os homens realmente adoram usar itens feitos pelas mãos carinhosas de mulheres. Os gorros de tricô masculinos são feitos com agulhas de tricô de vários fios, de acordo com diferentes padrões.
Li o artigo e fiquei feliz no início: encontrei o gorro que queria tricotar para meu marido. Comecei a ler a descrição com atenção - e era de um chapéu ushanka completamente diferente, não aquele mostrado na foto. E o padrão fornecido para este chapéu é geralmente para crochê, mas o chapéu é declarado para ser tricotado com agulhas de tricô. O autor simplesmente enviou algumas fotos.