O outono e o inverno são a estação do aconchego, do calor e chapéus de malha estilosos, que, de acordo com as tendências da moda, podem complementar e decorar qualquer visual. Do clássico ao esportivo, os chapéus de malha modernos surpreendem pela variedade, ideias inovadoras e conforto macio.
Paleta de cores da moda
Na área de chapéus, tricotados ou feitos em crochê à mão, aplicam-se as mesmas regras e tendências das passarelas mundiais. Em particular, isso diz respeito à forma, textura e cor.
Os chapéus de malha, tendências da moda cuja paleta de cores é descrita a seguir, hoje não têm apenas uma finalidade funcional, mas também são um enfeite, completando a imagem como um todo. Para cada estilo e preferência de gosto, você pode escolher seu próprio esquema de cores para o enfeite de cabeça e acessórios que complementarão o conjunto de tricô.

As seguintes cores podem ser consideradas elegantes nesta temporada:
- Verde. Esta é uma cor profunda e complexa. Verde escuro com tons de azul ou malaquita, verde garrafa - esses são os tons que mais podem ser encontrados nas coleções de designers da moda nesta temporada.
Acessórios de cabeça nesses tons combinam com roupas de quase todas as cores. O verde brilhante, em tons mais claros, também segue as tendências da moda moderna. Os gorros de malha nesses tons parecem frescos e modernos.
- Vermelho. Essa cor deve ser profunda e rica. Tons de bordô e cereja são mais populares.
- Hortelã. Por várias temporadas consecutivas, esse tom vem despertando a imaginação de designers e estilistas. No campo de chapéus de malha, ele também é muito popular.
- Azul. Aqui é importante prestar atenção à complexidade da tonalidade. Um tom azul claro com um toque acinzentado vai estar em sintonia com as tendências da moda desta estação.
- Azul. Pode ser índigo ou azul escuro, quase ameixa, tom roxo profundo.

- Terracota e laranja. Essas cores não saem de moda há muito tempo. O laranja deve ser próximo ao marrom, um tom rico e pesado.
- Tons em pó. Tons suaves, delicados e femininos de pó com um tom rosado ou bege ficam elegantes em gorros e acessórios de malha.
- Cinza. Tons claros ou escuros, ou a combinação deles em um só produto, são muito relevantes hoje em dia.
- Branco e preto. Esses tons clássicos ficam ótimos tanto individualmente quanto em combinação.
As tendências da moda também incluem gorros de malha fofos e sem padrões complexos. A simplicidade do formato e a maciez do fio criam uma sensação de aconchego e feminilidade. Tricô grosso ou renda delicada, ponto cetim regular e ponto meia - toda essa variedade de métodos de execução da moda torna possível escolher a opção apropriada.
Malha grande
Os tricôs grandes estão na moda há muito tempo e não vão perder seu lugar. Os chapéus feitos com essa técnica são fáceis de tricotar e lindos de usar. Eles sempre parecem muito elegantes e texturizados.
O fio escolhido para elas não é fino. Você pode tricotar com semi-lã, lã ou acrílico, além de algodão ou mohair.
A tabela abaixo mostra possíveis opções de fios para gorros grandes de malha com metragem, composição e tamanho de agulha recomendado:
Algodão | Lã | Acrílico | Mohair | Fio misturado | |
Composto | 100% algodão | 100% lã (alpaca, merino). | 100% acrílico | 50-70% lã, 50-30% acrílico. | Qualquer porcentagem de lã e acrílico ou algodão e acrílico. |
Imagens de vídeo | Não mais fino que 120 m por 50 g | A partir de 150 m em 100 g | A partir de 200 m por 100 g | Aproximadamente 500 m por 100 g. Pode ser tricotado com 2 fios. | Aproximadamente 150-100 m por 100 g. |
Número de agulhas | 4,5-5 | 5-6 | 5-6 | 5-6 | 5-6 |
O número de agulhas de tricô deve ser selecionado com base nas características do tricô. Geralmente eles pegam um número um pouco menor do que aquele que tricotam com fios do mesmo comprimento para um suéter ou outra peça de roupa.
Os gorros de malha, cujas tendências da moda permitem que sejam criados com grandes padrões de fios grossos, geralmente são feitos muito rapidamente. O chapéu mais bonito é um chapéu grande de malha com um elástico regular de 1x1 ou 2x2.
Hoje em dia esse é o padrão mais popular. É melhor tricotar esse chapéu com lapela. Muito populares são os grandes chapéus de malha feitos de mohair com elástico 2x2. Abaixo discutiremos como tricotar esse modelo.
Para trabalhar você precisa preparar:
- mohair 100 g (metro 500 m por 100 g);
- Agulhas de tricô circulares em cordão de 40 cm nº 4.5.
Primeiro, você deve calcular o número de laçadas com base na densidade do seu tricô e na circunferência da cabeça. Para fazer isso, tricote uma amostra e meça o número de laçadas em 1 cm em estado livre. Depois multiplique pela circunferência da cabeça.
Você precisa fazer assim:
- Monte o número necessário de pontos na agulha de tricô usando qualquer método. Para um acabamento bonito, você pode usar elástico. No exemplo são 80 pts +1 para fechar em círculo.
- Tricotar com um elástico 2 x 2 até a altura desejada sem alterar o número de laçadas. Como o chapéu foi planejado com lapela dupla, você terá que tricotar 40 cm de altura antes de diminuir as laçadas. Se você precisar de um chapéu com uma lapela, tricote 31 cm.
- Depois diminua os pontos. Primeiro, tricote todos os pontos das tiras 2 em tricô juntos. Depois uma carreira de acordo com o padrão. Na próxima carreira, tricote todas as tiras da frente, 2 laçadas juntas. E novamente uma carreira de acordo com o padrão. Em seguida, tricote todas as 2 laçadas juntas e puxe as laçadas restantes pela carreira.
Você pode cobrir o topo da sua cabeça de qualquer maneira conveniente. Para tricotar um gorro desses, você pode usar qualquer padrão, qualquer esquema. Por exemplo, tranças, torniquetes. Os motivos vazados não são muito adequados para grandes chapéus de malha.
gorros
Os gorros de malha (as tendências da moda confirmam isso) são muito populares entre jovens e mulheres de todas as idades. O modelo mais popular é o gorro.
É adequado tanto para adolescentes quanto para adultos. Você pode tricotá-lo de várias maneiras. A maneira mais fácil é através de carreiras mais curtas.
Para trabalhar você precisa preparar:
- O comprimento do fio é de aproximadamente 200 m por 100 g.
- Agulhas de tricô retas nº 3.
Faça assim:
- Monte 53 pontos.
- Tricotar o gorro inteiro em ponto meia (um ponto meia em cada carreira).
- O chapéu é tricotado usando as chamadas cunhas com carreiras encurtadas. Cada cunha é composta por 12 fileiras.
- A primeira carreira é tricotada sem terminar 6 laçadas, o trabalho é virado. Tricotar todas as carreiras em meia como de costume, com pontos tricô. 3ª carreira não tricotar 5 laçadas. 5ª carreira não termine de tricotar 4 laçadas. 7ª carreira – 3 laçadas. 9ª carreira – 2 laçadas. Linha 11: tricotar todos os pontos em meia.
- Repita isso 12 vezes. O número de cunhas depende da densidade do trabalho e da circunferência da cabeça.
Só falta fazer uma costura em todo o comprimento do chapéu. Ele pode ser usado com a coroa para baixo ou para cima e o chapéu pode ser usado na cabeça.
Boinas
A maneira mais fácil de fazer boinas de crochê é usar uma agulha de crochê. Eles geralmente começam no topo da cabeça e usam qualquer padrão circular.
Você pode tricotar usando o padrão clássico de pontos altos duplos, tricotando cones periodicamente. Esse elemento está muito popular ultimamente. Para boinas leves e vazadas, padrões de guardanapos ou quaisquer motivos redondos são adequados.
Existem várias maneiras de tricotar uma boina:
- Começando pelo topo da cabeça. Então você precisa usar um conjunto de 5 agulhas de ponta dupla.
- Começando pela base da boina. Então você precisará fazer uma costura traseira no final do trabalho. Primeiro, a parte principal é tricotada sem alterar o número de laçadas e, em seguida, o tecido é expandido. Quando a parte mais larga estiver tricotada, você precisa começar a diminuir as laçadas. Normalmente, uma boina é tricotada dessa maneira a partir de várias cunhas.
Este tipo de chapéu é universal. Pode ser tricotado para o verão, primavera-outono e até mesmo para o inverno.
Baixada
Um laço ou uma gola são geralmente usados como acessórios de pescoço, mas se desejar, podem ser jogados sobre a cabeça e usados como toucado. Este é o tipo mais fácil de cachecol ou touca de fazer.
Ele pode ser tricotado em agulhas circulares, montando o número desejado de pontos e tricotando o tubo na largura desejada usando qualquer padrão de acordo com o diagrama, ou como um cachecol regular na largura desejada e depois costurando a costura. O laço é tricotado em tamanhos diferentes. Pode ser usado em 1 volta ou 2 voltas.
Com pompons
Um chapéu com pompom pode ser de qualquer modelo. Tudo o que você precisa fazer é escolher o formato e o padrão que você gosta, tricotar o item e então selecionar um pompom de acordo com o tamanho e a cor. Os pompons podem ser amarrados no topo do chapéu com uma fita. Isso é muito prático, pois você pode desamarrá-lo se quiser.

Os pompons podem ser de pele ou de linha. Você pode fazer seu próprio pompom no tamanho ou fio desejado. Para isso, você pode usar um dispositivo especial ou uma tira comum de papelão da largura necessária.
É importante enrolar os fios firmemente na base, puxar firmemente no meio e dar um nó apertado. Depois, você deve cortar todos os fios de um lado com uma lâmina. A densidade do pompom neste caso depende do número de voltas do fio.
Com orelhas
Para as crianças, você pode tricotar um gorro com orelhas.
Isso pode ser feito de duas maneiras:
- Primeiro, tricote as orelhas, depois conecte-as em uma única peça, montando o número necessário de laçadas entre elas e continue tricotando.
- Primeiro, tricote um gorro com lapela usando um elástico 1 por 1, por exemplo. Depois disso, levante as alças ao longo da borda da lapela nos locais marcados. Para isso, basta levantar apenas aqueles que estão tricotados. Tricotar as orelhas.
Calculamos a localização das orelhas da seguinte forma:
- Divida o número total de voltas por 5.
- Selecione 1 parte dos laços para as orelhas. Deixe mais 1 parte para a parte de trás da cabeça e 2 partes para a testa.
Os chapéus Ushanka podem ser tricotados de maneira semelhante para crianças e adultos. Essas regras se aplicam ao tricô e ao crochê.
Bonés
Os gorros ficam muito interessantes na versão de verão, em crochê. Para fazer isso, tricote a viseira separadamente usando o padrão de ponto alto. Em seguida, a parte principal do gorro é tricotada e os detalhes são costurados.
Alguns reforçam a viseira, fazem-na dupla e colocam uma base de papelão dentro. O gorro pode ser decorado com bordados ou flores de tricô.
Turbante e tiaras
A faixa de cabeça é tricotada em forma de uma tira no formato de um retângulo longo com a largura desejada e comprimento igual à circunferência da cabeça. Para a faixa de cabeça, você pode usar um padrão de combinação de tranças e cordões.
Para criar um turbante, você pode tricotar 2 tiras usando ponto meia. Prenda uma na outra com um laço e costure ao longo das bordas.
Bandana
Uma bandana ou cachecol é um ótimo acessório de cabeça para o verão. Pode ser feito em crochê usando qualquer padrão que você desejar. É tricotado em forma de triângulo. Você pode amarrar laços nas bordas.
Depende do modelo. Também é muito fácil tricotar esse acessório com agulhas de tricô. Você pode usar qualquer padrão ou ponto meia comum.
Decoração atual
Além do método de tricô, modelo e cor, uma decoração adicional pode decorar um cocar de malha. Fica especialmente bom em chapéus tricotados com ponto cetim ou com um elástico simples.
Aqui estão as opções mais elegantes para decorar um chapéu:
- Contas, pedras, strass. Grandes quantidades de pedras, miçangas, pérolas ou strass ficam brilhantes e ousadas na lapela ou na frente do chapéu. É importante escolher a cor, o tamanho e a textura das contas para que elas harmonizem entre si e com o fio e o método de tricô.
- Lantejoulas. Hoje em dia está na moda bordar um chapéu fofo ou liso com lantejoulas da mesma cor. Deixe que sejam um pouco mais brilhantes que o tom do fio. Glitter não é recomendado aqui. É melhor escolher lantejoulas foscas ou aquelas que tenham um brilho perolado suave.
- Bordado em ponto cetim contrastante. Qualquer ornamento, desde florais até padrões escandinavos, ficará bonito e moderno em um chapéu tricotado com ponto cetim. O bordado pode ser usado para decorar a lapela ou o tecido principal do chapéu.
- Correias, fivelas. Hoje em dia, chapéus com copa alongada, que podem ser dobrados para trás de alguma forma, são muito populares. A lapela pode ser presa com uma tira ou fivela, o que não só terá uma finalidade funcional, mas também se tornará uma decoração elegante.
- Patches, divisas, etiquetas. Qualquer chevron ou etiqueta de mestre pode ser costurada na frente ou na lateral da lapela. Esse detalhe acrescenta estilo.
- Pompons de pele. Pompons de pele exuberantes, volumosos, mas leves e arejados decorarão qualquer gorro de malha. Eles podem combinar com o fio ou ser contrastantes. O pompom geralmente é amarrado no topo da cabeça com fitas. Pode ser removido se desejado.
Ao escolher a decoração, você deve ter um cuidado especial e não exagerar. Você não deve combinar várias opções em um produto, a menos que tenha certeza de que elas se complementam harmoniosamente e têm um visual elegante. Como as tendências da moda confirmam, os gorros de malha nunca perderão sua popularidade e relevância. Nesta temporada, há uma grande variedade de modelos, tons e decoração da moda.
Vídeo sobre chapéus da moda em 2024
Gorros de malha - tendências da moda 2024: