Coletes de malha quentes será útil para meninos durante a estação fria. Uma jaqueta sem mangas é uma peça de roupa elegante e bonita que não restringe os movimentos. Há muitas variações do produto - tricotado em jersey simples ou em um padrão bonito.
Ferramentas necessárias
Até mesmo uma costureira novata pode tricotar um lindo colete para um menino. O item pode ser criado em algumas noites.
Para diferentes versões da jaqueta sem mangas, você precisará das seguintes ferramentas:
- agulhas de tricô de diferentes diâmetros (circulares em linha, retas ou meia-calça);
- o gancho é útil tanto para tecer quanto para levantar elos ao longo da borda do produto ou para processar bordas;
- uma fita métrica para fazer medições e então calcular os parâmetros de um item com base em uma amostra;
- tesoura;
- uma agulha com ponta romba e um orifício largo para unir peças de malha e enfiar o excesso de linha;
- marcadores para marcar um lugar específico;
- pinos especiais para fazer laços ao criar feixes;
- coletor de loop;
- governante;
- alfinetes de costura;
- contador de linhas.
Qual modelo escolher dependendo da idade
Os coletes de malha para meninos vêm em estilos diferentes. Para bebês, são indicados modelos com zíper em todo o comprimento do produto ou com capuz. Para crianças mais velhas, você pode preferir uma opção com botões ou completamente aberta. Para crianças de 5 a 10 anos, um colete original tricotado com cordões ou com um padrão de fantasia serve.
Os principais critérios para escolher um estilo:
- praticidade, para crianças pequenas e ativas o item não deve restringir os movimentos;
- É melhor quando o produto é um pouco maior que o tamanho real, essa característica dará uma sensação de conforto;
- quanto mais nova for a criança, menos elementos desnecessários você precisa usar.
Tricotando um colete de crochê para um bebê de 1 a 2 anos
Para fazer uma jaqueta sem mangas para um bebê de 1 a 2 anos, você precisará de fio acrílico fino - 80 g de tom azulado e 60 g de tom areia (em 100 g - 380 m), hastes de tricô nº 3, agulha nº 2.5 e 4 botões bege.
Valores convencionais de loops:
- circuito de ar - pol. p.;
- ponto baixo – st. não.
Nas agulhas de tricô, faça um elástico 1x1 (alternando 1 p. da frente, 1 p. de trás).
Densidade de tecelagem: 10 cm contém 23 pts de elástico e 19 pts de motivo de fantasia.

Pordescrição passo a passo do processo:
- Para as costas, passe 75 pontos nas agulhas de tricô com linha azul e tricote 3 cm em ponto canelado.
- Em seguida, continue trabalhando com uma agulha de crochê de acordo com o padrão, fechando uniformemente 14 pontos na 1ª fileira. Você receberá 61 st.
- Passados 21 cm da carreira inicial, diminua para as cavas dos dois lados em cada carreira 3 p. - 2x2 colheres de sopa, depois 1 colher de sopa. Serão 45 st. esquerda.
- Tendo tricotado 12 cm a partir do início da cava, para o decote, termine os 21 pontos do meio e diminua 2x1 ponto. em ambos os lados. Restam 10 colheres de sopa. em cada cabide. Termine o trabalho a uma altura de 35 cm da borda inferior.
- Para a metade frontal direita, monte 35 pontos usando agulhas de tricô e tricote 3 cm com um elástico.
- Continue tecendo com uma agulha de crochê, fazendo diminuições regulares na 1ª carreira. – 6 colheres de sopa. Restarão 29 pontos, que serão tricotados de acordo com o padrão.
- Após passar 21 cm, modele a cava a partir da borda lateral, seguindo o mesmo princípio do painel traseiro. Ao mesmo tempo, no outro lado, para o pescoço, diminua a cada 2 carreiras. 11x1 p. Você receberá 10 colheres de sopa. Finalize o trabalho a uma distância de 35 cm do fundo.
- Entrelace o painel frontal esquerdo simetricamente.
- A montagem consiste em costurar as seções dos ombros, depois, com a ajuda de uma linha azul, levantar todas as células das cavas para as agulhas de tricô, tricotar 2 cm com um elástico e finalizar os pontos com o ponto da frente. Use o mesmo método para amarrar o debrum do decote e a linha de fixação.
- Costure as laterais.
- Na tira da esquerda, faça 4 aberturas para encaixes (marque 1 p.). Coloque o primeiro furo a uma altura de 1 cm do fundo, e o último no ponto onde será formado o pescoço. Coloque os laços restantes uniformemente. Fixe os botões.
- Molhe levemente o produto e seque-o.
Colete de crochê para menino de 3-4 anos
Coletes de malha para meninos de 3 a 4 anos são feitos de fios naturais, por exemplo, Pekhorka. Para o produto você precisará de 200 g de linha azul, agulha nº 2.5 e agulhas de tricô nº 3.
Primeiro, você deve tirar as medidas do bebê:
- largura dos ombros;
- comprimento do produto (do pescoço até o ponto selecionado);
- comprimento da linha inferior até o nível da cava.
Para determinar a densidade da trama, deve-se fazer uma pequena amostra. Em seguida, descubra quantos centímetros são obtidos no número de células coletadas e calcule quantas alças precisam ser coletadas.
Execução passo a passo da coisa:
- Para as costas, monte o número calculado de pontos e costure com um pedaço reto de tecido. não. até o nível da cava. Reduza 6 colunas de uma só vez. O ângulo resultante será suavizado após a amarração.
- Continue trabalhando até a altura desejada, 2 cm antes de finalizar você precisa encurtar as colunas centrais para dar forma ao pescoço. Primeiro feche ¼ do volume e depois reduza 2 colheres de sopa em cada camada. Tricotar desta maneira até atingir a altura desejada.
- Faça o painel frontal da mesma forma que o traseiro, só que com um recorte mais profundo. Ela começa a ser criada da mesma forma, mas 6 cm antes.
- Umedeça levemente as peças acabadas, seque-as e depois costure os cortes dos ombros e laterais.
- Em seguida, monte pontos ao longo do decote, da cava e da parte inferior da peça. Trabalhe com um padrão de nervuras (alterne 2 pontos da frente, 2 pontos de trás) por 10 carreiras. e finalizar o trabalho com equipamento elástico especial.
- Se desejar, decore o colete com um aplique fofo.
Com capuz
Para um colete com capuz versátil para o dia a dia, você precisará de fio com 40% de acrílico e 60% de algodão, hastes de tricô nº 4 e 4 botões. O padrão é apresentado para crianças de 2-4-6-8-10 anos. Em uma amostra de 10x10, há 17 pontos e 24 carreiras. ao tricotar com a superfície frontal.
Procedimento de registro:
- Para as costas, faça um conjunto de 57-61-67-69-75 ms/pts e tricote 3 cm com um elástico 1x1.
- Continue trabalhando com a malha da frente até formar a cava – 18-20-23-24-27 cm. Se desejar, o produto pode ser variado com listras. Neste caso, você deve alternar 6 carreiras. uma sombra e 6 p. fios de uma cor diferente.
- A cava é desenhada da seguinte forma: em cada 2ª carreira. faça diminuições de acordo com o tamanho: 1x3 p, 2x1 p/reduza os próximos 3 parâmetros de forma idêntica – 1x3 p, 2x2 p, 3x1 p/e a última opção – 1x3 p, 3x2 p, 2x1 p.
- Em seguida, para o ombro, feche após 2 carreiras de ambas as bordas. 2x6 pts e modele o decote.
- Para a metade da frente, monte 27-29-32-33-35 ms/pts e tricote 3 cm em ponto canelado.
- Depois, continue tricotando da mesma forma que o avesso, mas é recomendável garantir que as listras das partes combinem.
- A cava nos painéis frontais é criada da mesma forma que na metade traseira. Para o decote, tricote 32-36-41-43-47 cm a partir da parte inferior e diminua os elos em cada 2ª carreira. por tamanho – 2x5 p./1x5 p., 1x6 p./2x6 p./1x6 p., 1x7 p./2x7 p.
- Para o capuz, monte 83-87-93-97-101 ms e tricote 2 cm com um elástico.
- As próximas 2 camadas são tricotadas com fios de um tom diferente.
- Tendo tricotado um pedaço de tecido de 16-17-18-20-20 cm, divida-o em 2 segmentos iguais e, tendo marcado o centro, comece a diminuir: 1x1 p., tendo passado por mais 1 carreira. faça 4x1 p.
- Finalize o trabalho a uma distância de 22-23-24-26-26 cm da borda inferior.
- Nas prateleiras, utilize um elástico para criar uma faixa de fixação de 3 cm de largura.
- Costure o capuz, costure os ombros e as laterais. Monte pontos ao longo da borda da cava e tricote 3 cm com um elástico.
- Em uma parte da tira, faça laçadas uniformemente e costure os encaixes na outra parte.
Com relâmpagos
Coletes de malha para meninos criarão um visual estiloso e manterão você aquecido em climas frios. Uma jaqueta quente sem mangas com zíper é tricotada com fio infantil de lã ou semilã.
Para uma criança de 2 anos você precisará de:
- 200 g de linha de espessura média;
- agulhas de tricô nº 4.5;
- Zíper separável de 35 cm.
A peça é confeccionada com dois padrões: “fantasia” e “arroz”. O 1º motivo é tricotado em forma de losangos de acordo com o padrão. A 2ª opção é tecida alternadamente com 1 pessoa. pág. e 1 fora. p., e em níveis pares de pessoas. pág. são tricotados de dentro para fora. pág. e vice-versa.
Densidade de tricô: em uma amostra de 10x10 há 16 pontos e 20 carreiras. A jaqueta sem mangas é composta por uma parte traseira e duas partes frontais simétricas.
Design passo a passo:
- Para o painel traseiro, monte 53 pontos e tricote as primeiras 4 camadas com um padrão de “arroz”, isso evitará que a peça estique.
- Em seguida, passe para um padrão de fantasia e teca 22 cm em um pano uniforme.
- Após atingir o comprimento especificado, forme a cava. Em ambos os lados, diminua 1x3 p, 2x1 p. Como resultado, restarão 43 pontos.
- Continue trabalhando em linha reta com a tecelagem figurada. Quando o decote da manga atingir 14 cm, transfira todos os elos para uma agulha de tricô adicional e deixe-os nessa posição por um tempo.
- Para a prateleira direita, faça 27 pontos. A peça é feita junto com a barra, suas células já estão incluídas no cálculo. Os 4 níveis iniciais são tricotados com um padrão de “arroz”, depois os primeiros 3 pontos, excluindo a borda, continuam a ser tricotados com este tricô, e os laços restantes são tricotados com um motivo figurado.
- Faça a cava da mesma forma que nas costas. Os elos são fechados a partir da borda esquerda e depois continua-se tricotando até 30 cm. Nesta fase, o decote é formado. No lado direito diminua 1x5 p, 2x2 p, 1x1 p. Restarão 12 pontos na ferramenta de tricô.
- Após passar 36 cm do fundo, coloque a peça de trabalho de lado. Em seguida, a prateleira esquerda é feita em imagem espelhada.
- A montagem consiste em unir as alças abertas dos ombros (12 ms/pts em cada peça) com um ponto chamado “laçada a laçada”. 18 pontos do painel traseiro são novamente transferidos para a agulha de trabalho.
- Monte 24 pontos em cada prateleira. O resultado será 66 pts.
- Conecte as células resultantes com um motivo de “arroz” a uma distância de 8 cm e conclua o trabalho de uma só vez.
- Ao longo da borda da cava, faça laçadas e costure com um padrão de “arroz” 2 carreiras, depois feche-as.
- Costure as laterais e prenda o zíper nas tiras.
- Vire a parte externa da gola e prenda-a ao decote.
- Lave o produto e coloque-o sobre uma toalha para secar.
Em botões
Até mesmo costureiras novatas podem fazer coletes de tricô para meninos. Por exemplo, uma opção simples de camisa social que combina listras brilhantes. O modelo é apresentado nos tamanhos 68/80/92.
Para trabalhar, você precisa de fio composto por partes iguais de algodão e acrílico (em 50 g - 140 m) - 50 (100) 100 g de vermelho, azul e azul escuro, bem como agulhas de tricô nº 3,5 e 4. Para o fecho, você precisa de 3 botões azuis (diâmetro 1,8 cm).
Padrões usados:
- Elástico 1x1 (alternando 1 p. frente, 1 p. trás) na ferramenta #3.5;
- ponto meia (todas as camadas são tricotadas com o ponto da frente);
- camisa de rosto (alternando fileiras da frente e de trás);
- As listras são tecidas assim: * 2 vermelhas, 6 carreiras. azulado, 4 p. azul escuro*, de *para* fazer repetição constante. Ao trocar a tonalidade, o fio é puxado livremente para cima ao longo da borda.
A densidade do tricô é: uma peça 10x10 é tricotada a partir de 20 pontos e 26 carreiras.
Cadastro passo a passo:
- Para as costas, coloque 64/72/80 pts de fio azul escuro nas hastes #3.5 e costure com um elástico de 4 cm.
- Após tricotar a distância indicada, transfira o trabalho para agulhas de tricô mais grossas e continue tricotando. ponto cetim, alternando listras ao mesmo tempo, de acordo com as instruções.
- Após passar 18/22,5/27 cm da parte inferior, diminua 2 ms/pts em ambos os lados e, em cada 2ª fileira subsequente, feche 4x1 ms/pts em ambas as bordas. Restarão 52/60/68 pontos.
- Termine o trabalho a uma altura de 30/35/40 cm da carreira de baixo. Os 26/30/34 pontos centrais são para o decote, e os 13/15/17 pontos externos formam os ombros.
- Para a prateleira esquerda, use as hastes nº 3.5 e o fio azul escuro para montar 30/34/38 pontos e arremate com um elástico.
- A uma distância de 4 cm do fundo, transfira o produto para as hastes nº 4 e tricote com o tecido da frente, alternando as listras.
- Para a cava, a uma altura de 18/22,5/27 pts da borda inferior do lado direito de trabalho, diminua 2 pts a cada 2 carreiras. feche 4x1 p.
- Ao mesmo tempo em que moldamos a cava, para o decote do lado esquerdo em cada 2ª carreira subsequente. diminuir 11/13/15x1 p. Tricotar as carreiras restantes em linha reta.
- Após passar 30/35/72 cm da parte inferior, feche as alças restantes (13/15/17) para os ombros.
- Tricotar o lado direito em imagem espelhada.
- Umedeça levemente as peças, estique-as de acordo com o molde e depois seque. Finalize as seções dos ombros com um ponto colchão. Costure as laterais e as costuras das tiras usando o mesmo método.
- Para as laterais ao longo da borda do pescoço e as frentes, enfie uniformemente 139/163/187 pontos nas agulhas de tricô n.º 3.5 com linha vermelha e tricote em ponto meia, enquanto faz 3 aberturas para o botão no fecho da frente direita. Eles são desenhados da seguinte forma: tricotar 6 pontos na carreira da frente e depois diminuir 1 ponto. Tricotar as células restantes da carreira. No próximo nível de tricô, nos locais de diminuição, monte novos elos. Tendo tricotado 7 carreiras. tábuas para finalizar o trabalho.
Com padrão jacquard
Para tricotar um colete jacquard para meninos de 3 meses/6 meses/1 ano/2 anos, você precisará de 2 novelos de fio bege claro e 1 novelo de fio cinza, roxo e branco. Sua composição é 40% lã, 30% poliamida e acrílico (125 m em 50 g). Trabalhar com agulhas de tricô nº 3/3,5. Para prender, selecione 5 botões de tamanho médio.
Padrões usados:
- Elástico 1x1 nas agulhas de tricô nº 3;
- camisa de rosto (alternando rosto e costas);
- padrão jacquard em hastes nº 3.5, tricotado com tecido de rosto de acordo com as instruções de contagem para um tamanho específico.
Densidade da amostra para jacquard: 10x10 cm – 25 ms e 26 carreiras. nas agulhas nº 3.5.
Procedimento de registro:
- Para as costas, monte 59/65/69/77 pontos com as agulhas de tricô nº 3 em fio bege claro e tricote 2 cm em canelado. Em seguida, transfira o trabalho para as hastes nº 3.5 e continue trabalhando com o padrão jacquard. Desenhe as cavas e o decote usando o padrão de contagem.
- Para o lado esquerdo, enfie 27/31/33/37 pts nas agulhas de tricô nº 3 com linha bege claro e tricote 2 cm com um elástico, adicionando 1 pt na última fileira (apenas para o menor tamanho). Você obterá 28/31/33/37 pontos. Em seguida, mude para a ferramenta de tricô nº 3.5 e tricote o jacquard de acordo com as instruções de contagem e faça o pescoço e a cava de acordo com elas.
- O lado direito é tricotado simetricamente.
- Para 2 tiras do painel frontal, monte 63/71/77/89 pontos na cor principal, tricote 2 cm em ponto canelado e deixe células.
- O debrum do pescoço é composto por 102/105/109/113 pts de fio bege claro, decore com um padrão emborrachado de 2 cm e reserve também os elos.
- Para 2 punhos, monte 85/89/95/101 pontos com o fio da cor principal, tricote 1 cm com um elástico e deixe laçadas.
- Para montar, você precisa costurar as seções dos ombros. Em seguida, conecte as prateleiras e tiras com um ponto overloque e prenda os punhos e a gola da mesma maneira.
- No fecho esquerdo, afastando-se 1 cm da borda, faça 5 furos para os botões. Coloque as aberturas inferior e superior a uma distância de 1 cm das bordas e distribua o restante uniformemente. Os laços são formados puxando fios horizontais.
- Por fim, costure os botões.
Com tranças
Para o tamanho 104-110, você precisa de 220 g de fio de lã fina, bem como agulhas de tricô nº 2,5 e 4. Especialistas aconselham costureiras inexperientes a criar inicialmente um padrão. Isso ajudará a determinar se o trabalho está indo na direção certa. É aconselhável aplicar periodicamente a trama firmemente ao molde.
Padrões usados:
A parte inferior da jaqueta sem mangas, o decote e as cavas são tricotados com um padrão elástico 2x2 (alternando 2 alças frontais e 2 alças traseiras). A parte principal do produto consiste em 2 motivos (os diagramas são apresentados abaixo). Na parte da frente, é criado um padrão de “trança” e a parte de trás é tricotada de acordo com o padrão.
Descrição passo a passo do modelo:
- Para as costas, monte 112 pontos usando agulhas de tricô finas e tricote 4 cm com um elástico.
- Em seguida, transfira as células para agulhas de tricô grossas e continue trabalhando com um desenho padronizado.
- Adicione ambos os motivos. Em seguida, tecer nesta ordem:
Método de tricô | Repita, quantidade |
borda | 1 |
Padrão #1 | 2 |
Motivo nº 2 | 1 |
Esquema nº 2 | 2, em imagem espelhada |
Borda | 1 |
Próximo:
- Após passar 24 cm da linha de baixo, modele as cavas. Primeiro diminua 1x10 pts em ambos os lados, depois 2x6 pts, restarão 68 pts. Continue tricotando.
- Depois de tricotar mais 11 cm, faça cortes nos ombros. Para fazer isso, feche 1x6 p. Finalize o trabalho a 40 cm do fundo.
- A metade da frente é feita da mesma forma que a de trás, só que você precisa fazer um recorte.
- Tendo tricotado 28 cm do tecido principal, feche os 2 elos centrais e depois tricote os dois fragmentos separadamente.
- A partir da borda interna do pescoço, reduza 16x1p. As inclinações dos ombros são projetadas da mesma forma que no painel traseiro.
- Umedeça levemente as peças acabadas com água e seque ou passe a ferro.
- Costure os ombros e as laterais.
- Por fim, amarre o decote e as cavas com um elástico.
É muito fácil criar lindos coletes para meninos. Os produtos de malha são originais e únicos. A principal condição é escolher o padrão e o fio adequados. A melhor opção são fibras naturais de cores diferentes.
Vídeo sobre como fazer coletes de malha para meninos
Colete de tricô com agulhas de tricô para menino: