Você pode dar uma segunda vida às suas roupas mudando levemente sua aparência. Você pode dar um novo visual a um vestido costurando novas mangas nele – de renda, de couro, longas ou curtas. Para que o experimento seja bem-sucedido, você precisa entender como o padrão deve ser construído corretamente.
Versão clássica
Padrão de manga de vestido O bastão clássico é criado com base no molde traseiro. Você mesmo pode criar um diagrama básico usando medidas. O entalhe do decote na parte de trás vai até uma profundidade de 2-2,5 cm. O entalhe na parte traseira é feito de acordo com a seguinte fórmula.
Raio do entalhe = 1/6 da circunferência do pescoço +1. Com base nos dados obtidos por essa fórmula, o decote é construído ao longo das costas, mas o formato em si é criado individualmente a cada vez, dependendo do estilo do vestido.
Encontre o ponto de canto do ombro e faça um recuo de 1 cm para cima a partir dele. Desenhe uma linha ao longo do padrão através desta marca, que é igual ao comprimento do ombro. Marque o comprimento dos ombros e o comprimento da manga no molde.
Estenda a linha a partir da borda da manga no sentido do comprimento, usando a fórmula ½ da circunferência do pulso de acordo com a medida + adicione para a dobra. A partir da linha de dobra, desenhe uma linha arredondada para o lado, conectando a linha lateral do vestido e a manga. É aqui que a costura será feita, criando o efeito de manga asa de morcego.
Mangas tipo asa de morcego
O molde para a manga de um vestido estilo morcego é bastante simples e não requer a criação de pinças adicionais, com exceção da criação de um detalhe para roupa de menina com busto grande. Esta opção é adequada para mulheres com qualquer tipo de corpo.
O tamanho de um vestido com mangas morcego é escolhido com base no tamanho dos quadris. Ao construir um molde, certifique-se de prestar atenção à sua conformidade com o comprimento total do produto.
Para garantir que o molde da manga corresponda ao comprimento do vestido, siga estas instruções:
- Meça a saia a partir da cintura ao longo da linha lateral. Uma medida semelhante é tomada no molde da manga. Se necessário, você pode estender a costura central ou lateral, ou encurtar o molde para que os comprimentos coincidam.
- Eles medem o comprimento da manga de acordo com a figura. Você pode se concentrar no comprimento da marca lateral no pescoço até a marca do comprimento desejado, levando em consideração o cotovelo dobrado.
- O número resultante, correspondente ao comprimento da manga, é transferido para o molde. Se você precisar fazer uma manga de ¾ de comprimento ou qualquer outra marcação de comprimento de manga incompleta, faça uma dobra ao longo do molde paralela à parte inferior.
Ajuste solto
Algumas costureiras usam a própria palma da mão para construir um molde de manga. Primeiro, desenhe uma linha horizontal em uma folha de papel previamente preparada. Um ângulo reto é desenhado a partir desta linha. A largura da base da manga é calculada com base nos dados da frente e de trás. A manga é conectada às cavas da frente e das costas. A intersecção das linhas no papel marcará o ponto médio da manga.
A palma da mão aberta é colocada sobre o papel de modo que a base da palma fique no ponto onde as linhas se cruzam e o dedo médio passa. O ponto final de cada dedo é marcado no papel. Usando um molde ou à mão, conecte as marcas em uma linha curva e ondulada. Esta linha marcará os limites da manga. A mão esquerda ajuda a construir o padrão para a manga do lado direito.
No molde, marque as partes que pertencem à frente ou às costas. Uma linha de uma cor distinta é usada para marcar a linha no molde onde a costura será feita, e o molde é cortado neste ponto.
As peças são coladas na ordem inversa. Um padrão semelhante é usado como base para costurar uma manga de acordo com as medidas pessoais. Este método é especialmente popular entre as costureiras que não gostam do processo de corte.
Outra opção para construir um molde para uma manga de corte livre é modelar uma manga sem assento. A peculiaridade desse tipo de manga é que, quando a manga é costurada na cava, a tampa não é ajustada para caber na manga.
Esse tipo de manga é frequentemente modelado com tecidos de malha, já que esse material se ajusta melhor do que outros tecidos na hora de modelar uma manga. A manga mais comum encontrada em camisas esportivas e camisas polo é uma manga antiderrapante.
Vestido com mangas curtas
O molde para um vestido com mangas curtas é composto por 2 peças: a base do vestido e um molde de manga com 1 costura. O vestido é feito para ficar justo e deixa uma margem de cerca de 1,5 cm.
Estágio | Progresso do trabalho |
Fazendo a frente do vestido | 1. Corte a base do vestido na cintura. 2. A pinça da saia da parte da frente é movida para o lado. 3. Determine a linha do quadril e meça 8 cm para baixo a partir deste ponto. A partir deste ponto, estreite a parte da frente da saia em 1,5 cm. 4. Meça o comprimento da saia a partir do nível da cintura. Tem aproximadamente 70 cm. 5. A profundidade do decote é aumentada em 1-2 cm. 6. A partir da lateral da cava, meça 5 cm para baixo. A partir daqui, desenhe uma linha de conexão com o centro do peito. 7. Feche a pinça pela área do peito, mova-a para o lado e reduza-a em 1,5 cm. 8. Faça uma costura adicional ao longo do pescoço, com 3 cm de largura. |
Fazendo as costas do vestido e as mangas | 1. O decote nas costas do vestido é aumentado em 1 cm.
2. Faça um estreitamento na parte de trás da saia semelhante ao da frente (passo 3). 3. Faça um corte nas costas a uma altura de 23 cm. 4. O decote é feito separadamente no papel. 5. Para fazer a manga, pegue o molde da costura com 1 costura e encurte-a. A partir do ponto extremo do ombro, o comprimento da manga será de 33 cm. |
Corte do produto | 1. Corte 1 pedaço para o corpete frontal e a parte frontal da saia. 2 partes para as costas e mangas. São feitas 2 partes do decote nas costas e 1 parte do decote na frente, menos a vista.
2. As peças são dispostas no material ao longo da linha dos grãos. As peças são recortadas considerando uma margem de 1,5 cm para costuras. As partes inferiores das mangas e da bainha são cortadas com uma margem de 4 cm. |
Manga longa de uma peça
A aparência de um vestido acabado com manga de uma peça é influenciada pelo formato do corte superior. Ao escolher um corte horizontal, o resultado é um corpete macio e volumoso. O corte chanfrado dá ao vestido um visual formal. Modelos de vestidos semelhantes são feitos com uma lateral cortada ou com a adição de um reforço para que os movimentos não sejam restringidos.
Construindo uma base para um padrão | Use o molde básico do vestido. Primeiro, verifique se o padrão corresponde às suas medidas. A silhueta clássica de um vestido com modelagem ajustada pode ser transformada em um modelo mais solto. Para isso, a área de contato livre é aumentada. Todos os aumentos de tamanho são distribuídos uniformemente entre a parte de trás, a frente e a cava. |
Construindo o Ombro | Do ponto extremo do ombro, desenhe uma linha reta até o comprimento desejado da manga. O comprimento médio é de 55-56 cm, muitas pessoas se concentram nesse número. Se o vestido for feito com ombreiras, a altura dos ombros é elevada até o nível do forro. A largura média da manga é considerada 36 cm, calculada usando a fórmula ½ circunferência do pulso + 2 cm de aumento. O aumento pode ser alterado à vontade. Determine o meio do segmento e a partir deste ponto faça um recuo lateral de 5-7 mm. As bordas da manga são conectadas através deste ponto com um padrão. A partir da borda inferior da manga, desenhe uma linha paralela à linha superior da manga. Conecte esta linha com a costura lateral do produto. |
Manga raglan
Uma maneira de cortar uma manga é fazendo um raglan. Com esse método, a manga é cortada junto com as costas e a frente. A peculiaridade desse método é que a cava da manga começa no pescoço, como uma manga embutida. Mas, diferentemente do tipo embutido, aqui a cava é mais funda. As áreas dos ombros das costas e da frente são preenchidas com uma manga, e uma costura de conexão é usada no lugar da costura do ombro.
Essas mangas são modeladas ao criar produtos a partir de material com alto teor de elastano, já que o molde não possui pinças no peito e costuras auxiliares. A elasticidade do material compensa a falta de pinças e, portanto, o produto resultante se ajusta à figura.
Etapas da modelagem da manga:
- O molde para uma manga com 1 costura é usado como base. Transfira para o papel a linha do meio da manga, a linha do cotovelo e os pontos de controle da manga. A partir da borda frontal, a linha da manga é aumentada em 0,6 cm.
- A linha do meio da manga muda – ela é novamente desenhada através do ponto 0,6.
- A altura da manga é aumentada em 2-4 cm. Para isso, os valores necessários são medidos a partir do nível da tampa. Novas marcas são conectadas à linha da cava com linhas suaves. Um modelo é usado para isso.
- O dardo do cotovelo é reduzido em 0,6 cm. O nível inferior da manga no lado do cotovelo é levantado na mesma proporção.
- O nível do meio da manga é elevado em 0,6 cm a partir do topo. Uma linha horizontal é desenhada neste ponto.
- As partes superiores pré-preparadas da manga são aplicadas nas partes da cava de modo que fiquem conectadas no novo ponto do topo (elevado em 0,6 cm).
- A manga é cortada ao longo da linha do meio da manga. É assim que as linhas da frente e de trás são criadas.
- Transfira os novos moldes para o papel e você obterá os moldes das mangas raglan.
Para seios grandes
O molde das mangas do vestido pode mudar se houver uma grande diferença nas medidas dos comprimentos das costas até a cintura e do peito até a cintura. Neste caso, o molde precisa ser ajustado à prateleira, tirando as medidas da altura do peito e determinando seu centro.
- No molde, encontre o ponto extremo do ombro e recue 3 cm deste local.
- Desenhe uma linha reta para baixo, que forma a linha da manga. O comprimento desta linha é determinado pela fórmula: altura do peito menos 1 cm.
- Determine o ponto central da prateleira e a partir deste local faça um recuo para a direita de ½ do centro do baú, onde o centro é o ponto mais alto do baú. A partir deste ponto, desenhe uma linha pontilhada no molde em direção à costura inferior da manga.
- O molde é recortado ao longo das linhas especificadas e transferido para a medição individual do comprimento da frente do corpo até o nível da cintura.
- O local onde a pinça é formada na área da prateleira é marcado no molde ou imediatamente transferido para a área de montagem no tecido na forma de uma dobra ou de uma prega franzida.
Com uma linha de ombros arredondada
Um padrão com uma linha de ombros arredondada resulta em um ângulo mais acentuado. Diferentemente da versão clássica com ombro caído, esta é mais estreita e mais parecida com um raglan, mas é feita sem costura.
Para criar um molde com manga morcego com ombro arredondado, use o molde das costas como base:
- Faça um recuo de 1 cm da borda do ombro para a direita.
- Uma linha é desenhada para baixo através desta marca e ligeiramente estendida em comprimento. É feito um recuo da medida ao longo da linha, usando a fórmula: comprimento do ombro + comprimento da manga, indicado em um ângulo.
- A parte inferior da manga é desenhada em ângulo reto. O comprimento da manga nesta parte é igual a ½ da circunferência do pulso com um aumento. A quantidade que você precisa adicionar é determinada com base no estilo do produto e no material.
- Encontre o ponto da marca da cava inferior nas costas e faça um recuo de 4 a 10 cm. Deste local sairá a costura inferior da manga que irá para a lateral do vestido.
Sem costura no ombro
O molde da manga do vestido estilo asa de morcego pode ser feito sem costura no ombro. Para fazer isso, a linha da manga é desenhada a partir do ponto extremo do ombro, não para baixo, mas estendida horizontalmente. A largura da manga é medida usando a fórmula ½ da circunferência do pulso mais o extra.
Para cortar a frente e as costas do vestido, o tecido é dobrado ao meio e virado. Para deixar o vestido com um visual mais ajustado, são feitas várias pinças adicionais na cintura, na parte de trás e na parte da frente. Usando um padrão semelhante, a área da cintura pode ser modelada com ou sem costura.
Sem costura lateral
Para criar um molde para um vestido com mangas morcego, mas sem adicionar uma costura na lateral, calcule com antecedência para que haja material suficiente na cava. Este molde de costura foi criado considerando que não há costura lateral na manga, mas há uma na área da cintura.
Comece a cortar a manga da mesma forma indicada nas instruções da manga clássica. Encontre uma marca na cintura e de lá desenhe uma linha de manga para cima em um ângulo de 45°. Levando essa linha em consideração, meça o comprimento do ombro e da manga.
Encontre a marca extrema do ombro, faça um recuo de 1 cm para cima e a partir daqui desenhe uma linha curva paralela à parte inferior da manga. A parte inferior permanece reta, esticada para cima, a parte superior é curvada. A largura da manga na parte inferior é calculada usando a fórmula ½ da circunferência do pulso mais.
Prepare moldes para as costas do vestido e para a frente, mas sem costura na lateral. Ambas as partes são dispostas de modo que se juntem em uma só parte. O vestido pode ser ajustado fazendo várias pinças nas costas, na cintura e na frente. Ao cortar, não se esqueça de deixar espaço para margem em todos os lados (cerca de 1,5 cm).
Lanterna
Para fazer uma manga “lanterna” para um vestido, primeiro desenhe um molde onde todos os elementos são representados paralelamente uns aos outros, é assim que o franzido e o volume na manga são formados.
Para garantir que cada peça seja montada corretamente, elas são conectadas uniformemente. Para fazer com que a manga pareça volumosa apenas na parte externa, os franzidos são espalhados na parte central. Na parte superior, a manga nem sempre fica comprimida na área de franzimento; às vezes só restam dobras.
Topo elevado
O molde da manga do vestido é construído de forma que o aumento do tamanho necessário seja desenhado nele. Para simular essa elevação na manga, a elevação é cortada e dividida ao meio.
Suas partes externas permanecem presas à linha dos ombros, as peças são elevadas de 1 a 3 cm e conectadas pelos cantos das partes centrais. No molde, marque a linha da nova elevação e faça espaços em branco no material, concentrando-se na nova marca.
Outra opção para construir um molde para um ombro levantado é modelar uma manga com franzido ao longo da cava. Para fazer essa manga, use a versão clássica de modelagem de uma manga com 1 costura. A parte finalizada é cortada ao meio e afastada até uma largura de 6 cm. O punho é fornecido com uma largura de 6 cm e, portanto, o comprimento da manga é reduzido pela metade da largura do punho.
Tulipa
Utilize uma manga clássica pronta para uso em volume. Desenhe uma linha curva ascendente da parte inferior da manga para cima, na diagonal. A parte resultante é recortada e a mesma parte é feita em forma refletida.
Ambas as partes são conectadas (é melhor colar as partes) no local onde começa a parte inferior da manga. Todas as áreas cortadas são processadas e cobertas na parte superior. As peças são dobradas de modo que uma parte não cubra completamente a outra.
Peteca
A base é uma manga clássica em branco. Se você estiver fazendo uma manga com babados que seja mais longa que o cotovelo, faça uma marca horizontal do comprimento desejado ao longo da parte inferior da manga. Se você planeja cortar uma manga abaixo do cotovelo, desenhe uma linha curva arbitrária.
O detalhe da manga é dividido em várias partes (a quantidade é determinada a seu critério, o número de dobras depende do seu número). O molde é cortado ao longo das linhas marcadas, não completamente, deixando uma distância de 0,3 cm. Todas as peças são afastadas de modo que a distância entre elas seja de 3 a 6 cm.
Desinflado
Para construir um molde para uma manga caída, pegue um molde de construção raglan e um molde de blusa. Além disso, pegue uma folha simples de papel de escritório.
- Na seção de prateleira, a pinça no peito é convertida em uma pinça na cintura.
- Desenhe uma linha de conexão que se estende do topo da manga, passando pela cava, até a frente.
- Marque o ponto onde o nível da manga cai na borda superior da seção frontal da manga. Normalmente a manga é abaixada a uma distância de 4-6 cm do ponto extremo do ombro. Esta seção é conectada com uma curva à linha da cava para criar um ângulo reto no corte superior da manga.
- Marque o ponto onde o ombro cai nas costas. Aqui, este ponto é 1-1,5 cm mais baixo do que na prateleira. Quando as peças são costuradas, a diferença no comprimento desaparece devido ao corte do ombro ficar assentado nas costas.
- Corte as partes da frente e de trás seguindo as linhas obtidas.
- Eles modelam a manga e cortam suas partes. Eles conectam suas partes frontal e traseira. Durante o processo, certifique-se de que a linha do cotovelo, o corte da manga e sua parte inferior estejam alinhados.
O processo de criação de um molde para uma manga de um vestido de qualquer estilo é um esquema único. O processo de modelagem de uma manga difere apenas em nuances, como levantar ou deslocar os pontos extremos, calcular a largura da manga ou o ângulo da manga. Seguindo instruções simples, costureiras iniciantes e experientes podem criar de forma independente um molde para qualquer manga de um produto.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre padrão de manga
O diagrama de padrão de manga mais simples: